Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 24 de junho de 2020

JUNHO] Dia Nacional do Diabetes é alerta para controle e combate à doença


O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiram o dia 26 de junho como o Dia Nacional do Diabetes. A data serve como um alerta de combate e controle da doença. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 12 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. A estimativa é que em 2040, 642 milhões de pessoas ao redor do planeta estejam com a doença.

Neste período de pandemia devido à Covid-19, ser diabético faz com que o paciente integre grupo de risco e tenha mais chances de complicações caso diagnostique positivo para o novo coronavírus. De acordo com a endocrinologista Ana Flávia Torquato, a incidência de diabetes vem crescendo no Brasil, principalmente por conta do envelhecimento da população e dos maus hábitos como alimentação de má qualidade e sedentarismo.

Pessoas com diabetes podem desenvolver quadros mais graves da Covid-19. Outros doenças infecciosas também podem se apresentar de maneira mais severa, pois o diabetes altera o sistema imunológico. Ana Flávia afirma que este risco é proporcional ao controle glicêmico, ou seja, quem está com a glicemia mais alta tem maior risco de complicações. Mais um motivo para que as pessoas busquem o controle glicêmico.

Conforme dados da OMS, diabetes também é uma das principais causas de amputações no País. De todas as amputações que acontecem no Brasil, 70% são em decorrência desta doença. Os números no restante do mundo também são alarmantes: a cada um minuto três pessoas ao redor do mundo são amputadas por causa de complicações do diabetes. As pesquisas mostram ainda, que o número de pessoas diagnosticadas é maior em faixas etárias mais altas.

“Tanto o diabetes tipo 1 como 2 trazem risco de complicações crônicas como perda visual, neuropatia e risco de amputações, insuficiência renal, e doença cardiovascular. O controle da doença é fundamental para evitar as complicações”, destacou a especialista.


Nenhum comentário: