Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 25 de junho de 2020

ARTIGO] O que o Gerenciamento de Projetos nos ensina?


 
Quando estudamos os conceitos dos livros de Gerenciamento de Projetos, observamos que na verdade existem vários processos necessários para a execução de um projeto com efetividade. Então, em que devemos nos concentrar? Na verdade, é preciso olhar para os processos encadeados para que o nosso alvo seja alcançado. Quando traçamos um objetivo, precisamos elaborar um plano de ação para alcançá-lo. Não adianta somente ficar sonhando acordado, pois ele não se realizará sozinho.

Você vai precisar de alguns elementos essenciais: O primeiro deles é o tempo. Se você sabe gerenciar o seu tempo, tem uma rotina e cumpre as suas metas, ótimo. Você certamente está no caminho certo. Mas tenha cuidado com os imprevistos. Você precisa entender que é preciso se reprogramar no caos. O segundo elemento são as pessoas. As pessoas certas para estarem ao seu lado na construção de um projeto precisam ter garra e disciplina, garra para passar por momentos difíceis, constrangedores e turbulentos e disciplina para não desistir no meio do caminho.

O terceiro elemento é saber lidar com dinheiro, pois com a escassez dos recursos no mundo em que vivemos é necessário estarmos atentos aos valores das aquisições que estamos desejando, pois muitas vezes não é necessário e pode impactar diretamente nos custos. O quarto é a comunicação, pois o que você deseja transmitir é essencial para a execução de um projeto com eficiência. 

A qualidade de um projeto está atrelada com a entrega do produto ao cliente, então nunca esqueça do que realmente você precisa entregar para todas as partes interessadas do seu projeto. Se haverá riscos? Claro! Sempre há. Mas a mágica da história é saber gerenciá-los, e para isso é preciso identificá-los e cuidar de cada um deles para que não afetem o cumprimento de seu objetivo.

Mas, o mais incrível de tudo é quando um evento arriscado que não foi identificado anteriormente vem, e você o supera com excelência. Como isso acontece? Você precisa de todos os itens anteriores que relatei para superar as crises, tendo em mente que tudo é possível quando você cuida dos processos.

Então, observe os processos para: cuidar do seu tempo, estabelecendo prazos e cumprindo o cronograma, elaborando listas de atividades; ter pessoas com garra e disciplinadas; gerenciar o que realmente é essencial; saber transmitir a informação da forma correta; e entregar para as partes interessadas o seu produto e gerenciar os riscos.

Profª. Ma. Débora Varela Magalhães
Professora do Curso de Administração da UniAteneu
Mestra em Administração, especialista em Gestão da Qualidade e em Gestão de Contas Públicas e economista


Conheça o Curso de Administração da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/ 

Nenhum comentário: