Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 23 de junho de 2020

JUNHO] FESTIVAL BARULHINHO CHEGA À SUA TERCEIRA EDIÇÃO COM PROTAGONISMO DAS MULHERES NA MÚSICA


 
Com versão totalmente virtual, o Barulhinho Delas inicia atividades em Julho com etapa formativa voltada para o empoderamento feminino na cena musical

Com o fortalecimento da participação de mulheres na cena musical como inspiração, o Festival Barulhinho chega à sua terceira edição com a chamada “Barulhinho Delas”. O evento ocorre em 02 etapas: uma agora em Julho, com foco formativo e outra prevista entre Setembro e Novembro, quando mostra o hibridismo de suas ações reunindo shows, feiras, mostras e demais ações com temas relacionados ao lugar das mulheres nessa cena.

A idéia original do evento é reunir projetos musicais autorais que apostam na inventividade, nas narrativas e experimentações sonoras, conectando a produção cearense com outros estados brasileiros e como música se interliga a outras possibilidades artísticas, territoriais e temporais. Agora, em sua terceira edição, a proposta é seguir dando visibilidade a esta cena musical, ampliando seu alcance e assumindo a necessidade de aumentar o espaço para a música produzida por mulheres, acentuando e proporcionando a visibilidade da cena feminina. Segundo Nádia Sousa, coordenadora geral do evento, “o recorte na produção feminina parte do entendimento de que, ainda que a criação das artistas mulheres seja intensa no campo da música, mesmo assim, os festivais de música têm pouco equilíbrio entre homens e mulheres na sua programação.”

Nesta primeira etapa formativa, o jornalista José Norberto Flesch, a advogada Cecília Rabelo e a publicitária Juliana Lotif são facilitadoras dos primeiros cursos lançados nesta semana gratuitamente pelo “Barulhinho Delas” com pautas como Comunicação, Portfólios, Técnica e Legislação voltadas ao cenário musical. Ao longo do mês, novos cursos serão lançados totalizando 10 ações formativas. Mais informações bem como inscrições para os cursos podem ser encontradas através de https://linktr.ee/mercuriogestaoeproducao

SOBRE OS CURSOS OFERTADOS:
👉 06 a 09 de julho, de 18h às 20h30 - Comunicação para projetos de música, com José Norberto Flesch
👉13 a 15 de julho, 18h às 20h30 - Legislação aplicada à área musical, com Cecília Rabelo
👉 27 a 29 de julho, 18h às 20h30 - Criação de portfólio, com Juliana Lotif

SOBRE OS FACILITADORES E FACILITADORAS

     JOSÉ NORBERTO FLESCH
Pouca gente tem tanta informação e gera tanta expectativa sobre o mercado de shows e festivais do país quanto José Norberto Flesch. Formado em Comunicação Social, tem em seu currículo a cobertura de shows de Michael Jackson e Madonna em Buenos Aires, já foi colunista de turismo para o Jornal Folha da Tarde nas cidades de Washington, Nova York e Orlando. Fez a cobertura do Festival Iinternacional de Música, MIDEM, em Miami e dos bastidores da Fórmula 1 para a revista Sexy em 2006, e desde 2016 cobre a Comic Con de Nova York.

    CECÍLIA RABÊLO

Advogada, sócia-fundadora do escritório Saraiva & Rabêlo Advocacia, especializado em Economia Criativa; mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) e Instituto Itaú Cultural (Brasil); especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC); atualmente está como Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCult, Vice-Presidente da Comissão de Direitos Culturais da OAB/CE e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (CNPq/UNIFOR).


    JULIANA LOTIF

Sertaneja, mãe e caririense de coração. Atua profissionalmente como professora de Comunicação Visual no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri. É graduada em Comunicação Social- Publicidade e Propaganda (UNIFOR- 2003), com especializações em Comunicação e Novas Tecnologias (UNIFOR – 2004), e Ergonomia (UFPE – 2007) e mestrado em Design (UFPE- 2007).

Hoje em dia cursa um Programa de doutorado em Design na Universidade de Lisboa.


TERCEIRA EDIÇÃO - BARULHINHO DELAS
Lançado em novembro de 2019 com os shows da banda paulista Rakta e da cearense Ouse, o evento contará com shows, Feira do Barulhinho (com exposições de moda, gastronomia, fotografias, venda de produtos de bandas locais), Cine Barulhinho (mostra de filmes), podcasts sobre a cena musical e os 10 cursos já iniciados voltados para mulheres, realizados em plataformas de difusão virtual, ainda por conta das necessidades de distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19.

Também integrarão a programação do evento a Mostra Arte Delas, com as ilustrações de artistas mulheres que serão utilizadas nos cards de divulgação e a Conversa do Barulhinho, lives sobre temas diversos que possam contribuir para reflexões sobre o tema do Festival. Integram a equipe do Festival 80% de mulheres, incluindo técnicas, professoras e artistas.

SOBRE O FESTIVAL BARULHINHO:
O Festival Barulhinho nasceu com a ideia de realizar uma mostra da cena da música autoral e independente da capital cearense. O projeto é realizado pela Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas, produtora da cidade de Fortaleza que, dentre tantos projetos, mantém também o selo Mercúrio Música, responsável por lançar mais de 20 trabalhos de diversos artistas do estado do Ceará.

Nas edições anteriores, realizadas em 2017, o Festival Barulhinho escalou bandas como Talude (RN), ARmandinho (PE), Ivan Timbó (CE), Maquinas (CE), Carne Doce (GO), Astronauta Marinho (CE), Clau Aniz (CE), Casa de Velho (CE), dentre outras, além de contar com a participação de nomes como Raisa Christina (CE), Grupo Acidum (CE) e Alexandre Matias (SP).


SERVIÇO
3ª Festival Barulhinho - Barulhinho Delas
Cursos gratuitos para o público feminino
Inscrições e mais informações: https://linktr.ee/mercuriogestaoeproducao
Contato: Mercúrio Gestão e Produção: @mercuriogestaoeproducao ou mercurioproducao@gmail.com




Nenhum comentário: