Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Apresentação] Palco Mucuripe recebe Nayra Costa com tributo a Ella Fitzgerald

 
O Espaço O POVO de Cultura & Arte recebe a cantora Nayra Costa, em mais um Palco Mucuripe, para uma apresentação especial com tributo a Ella Fitzgerald, na próxima quarta-feira, 1º de novembro, às 20 horas. Acompanhada de um trio musical composto por Stenio Gonçalves (guitarra semiacústica), Nélio Costa (baixo acústico) e Márcio Resende (saxofone), Nayra Costa homenageia Ella Fitzgerald, que este ano completaria 100 anos.

Para participar do Palco Mucuripe com Nayra Costa, basta entrar no Instagram da Mucuripe FM (@mucuripefm) e seguir as regras para concorrer a um par de ingressos. Se preferir, pode adicionar o contato da 106.5 no WhatsApp (9 9112 2829) e enviar o nome completo com a frase "Quero Participar".

O Tributo a Ella Fitzgerald reedita o show que conquistou o público no projeto Jazz em Cena, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em apresentação em setembro deste ano, e também lotou o Café Couture, em agosto. Nayra Costa e seus músicos trazem para o público da Mucuripe FM canções como Under my skin, Misty e Someone to watch over me. O show terá transmissão ao vivo pelo Facebook da Mucuripe (facebook.com/mucuripefm).


SERVIÇO:
Palco Mucuripe com Nayra Costa – Tributo a Ella Fitzgerald
Quando: quarta-feira, 1º de novembro, às 20 horas
Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282 – José Bonifácio, Fortaleza - CE)
Transmissão ao vivo pelo Facebook da Mucuripe FM (facebook.com/mucuripefm)

Para participar do sorteio de ingressos: @mucuripefm e WhatsApp (9 9112 2829)

Congresso] Medicina Reprodutiva: Dr.Fábio Eugênio participa de Congresso nos EUA

 

Em constante atualização, o médico, especialista em reprodução humana e proprietário da Clínica Medicina Reprodutiva, Fábio Eugênio Rodrigues, participará do 73º. ASRM Scientific Congress & Expo (Congresso Americano de Reprodução), principal congresso de Reprodução Assistida do mundo. O tema que será debatido este ano é "Avanços da Medicina Reprodutiva para conceber famílias saudáveis", para Dr. Fábio Eugênio a participação no Congresso é uma excelente oportunidade para conhecer as novidades na especialidade “Temos testemunhado nos últimos anos inegáveis avanços na estimulação ovariana, com medicações mais confiáveis, seguras e eficazes. Ao mesmo tempo, o laboratório de fertilização in-vitro (FIV) consegue cada vez mais simular as condições ideais para o pleno desenvolvimento dos embriões humanos antes da implantação no útero. Na medicina reprodutiva é assim. Quando nos arriscamos a dizer que o futuro será fascinante, ele já chegou” conclui Dr.Fábio. O congresso  será realizado de 28 outubro a 01 de novembro na cidade de San Antonio, Texas, EUA.

Beleza Masculina] Fígaro Barbearia tem programação especial no fim de semana

Ações fazem parte da comemoração dos 7 anos de funcionamento do empreendimento

“Fígaro Ano 7”: esse foi o tema que a  Fígaro Barbearia, especialista em serviços de beleza e estética masculina, usou para a série de ações de comemoração de 7 anos de funcionamento do empreendimento. Desde segunda (23), quem passou pelas unidades da barbearia foi presenteado com descontos, sorteios e brindes, além de degustação de bebidas e feijoada. Para o fim de semana, a ação de celebração continua com programação especial.

Confira a programação:
 Dia 28/10 – Sábado
Degustação de feijoada (Boteco original) e Chopp Brahma liberado para clientes na unidade Social Club.
Dia 29/10 - Domingo
Cerveja Liberada na unidade Executive Rio Mar Shopping

Locais:
Fígaro Social Club: Rua Henriqueta Galeno, 603 – Dionísio Torres Fortaleza – CE.
Fígaro Executive: RioMar Shopping – Papicu – Fortaleza – CE.
Fígaro Executive Sul: Av. Washington Soares, 3777 – Imperial Open Mall – Fortaleza – CE.
Telefones: (85) 3244.4020 / (85) 3234.6676 / (85) 3036.0666
Site: www.figarobarbearia.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/figarobarbearia/

Instagram: https://www.instagram.com/figarobarbearia

Feirão] Mãe Rainha Urbanismo participa do primeiro Feirão Imobiliário de Sobral

A Mãe Rainha Urbanismo participa nos próximos dias 27 e 28 (sexta e sábado) do 1º Feirão Imobiliário de Sobral no North Shopping Sobral, das 10h às 22h. O evento é organizado por construtoras e imobiliárias da Região Norte.

A urbanística leva ao evento os empreendimentos Moradas do Planalto II e Condomínio Moradas, ambos localizados em Sobral. Este último é o empreendimento de alto padrão da Mãe Rainha, um condomínio fechado com 368 lotes residenciais, área de lazer completa com piscina, salões de festas e de jogos, além de estrutura completa de saneamento. A empresa possui 16 anos no mercado da construção de loteamentos e condomínios fechados.

Condomínio Moradas

Condomínio fechado localizado no bairro Cachoeiro, em Sobral e possui 368 lotes residenciais a partir de 250m². Conta com estrutura completa de saneamento e área de lazer completa com piscina, sauna integrada, hidromassagem, salões de festas e jogos, pista de cooper, playground, espaço kids, quadra poliesportiva, lago artificial.​

Moradas do Planalto II

Com área total de 225.309,61m² e 564 lotes, oferece iluminação pública, sistemas de água e esgoto, drenagem de águas pluviais, avenida asfaltada e ruas pavimentadas. Além disso, o empreendimento dispõe de áreas verde e de lazer, praça com equipamentos para exercícios físicos e esportivos, playground e espaço para passeio de animais.
Serviço:
1º Feirão de Imóveis de Sobral
Data: 27 e 28/10
North Shopping Sobral

10h às 22h

Outibro] Vicente Pinzón e Antônio Bezerra celebram o Dia das Crianças no último final de semana de outubro

A ação é promovida por meio da parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Ceará

A programação conta com brincadeiras, apresentações artísticas, circenses, palhaços, dança, teatro e contação de histórias, entre outros

No último fim de semana do mês das crianças, mais dois bairros de Fortaleza receberão o “Arte na Praça – edição especial do mês das crianças”. O Vicente Pinzón (Regional II) será contemplado com a ação no sábado (28/10) e o Antônio Bezerra (Regional III) no domingo (29/10). O evento aconteceu no decorrer do mês de outubro nas praças amiga da criança e passou pelos bairros Passaré, Barra do Ceará, Grande Bom Jardim, Conjunto Ceará, Pan-Americano, Conjunto Palmeiras e no Vila Velha.

A iniciativa faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, em parceria com o Programa Fortaleza, Amiga da Criança, coordenado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra. O objetivo é fortalecer o vínculo familiar, comunitário e auxiliar no desenvolvimento das crianças cearenses, além de promover arte, cultura e lazer.

A programação conta com apresentações artísticas, circenses, palhaços, dança, teatro, contação de histórias, brincadeiras, jogos, pintura em tela, além de serviços como corte de cabelo, pintura de unhas, aferição de pressão, emissão de documentos, entre outros. Os pequenos também aproveitarão as oficinas de desenho, karatê, capoeira, de gesso, pintura de rosto e EVA, além de informações para o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A programação tem o apoio e execução do Governo do Ceará, por meio da Casa Civil, Gabinete da Primeira-Dama do Estado, Polícia Militar do Ceará, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Ceará, Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus); e da Prefeitura de Fortaleza, por meio do Gabinete da Primeira-Dama do Município, Secretarias Regionais, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

 Arte na Praça – edição especial do mês das crianças:

Data: sábado (28/10)
Horário: 16h às 19h
Local: Praça da Conquista (Rua Lima Barreto com Brisa do Mar, Conjunto São Pedro – Vicente Pinzón)

Data: domingo (29/10)
Horário: 16h às 19h
Local: Praça Joaquim Nogueira (Rua Padre Perdigão Sampaio, s/n – Antônio Bezerra)


Ceará] Praia Canoé nos Estados Unidos

  

O Complexo Praia Canoé é destaque em feira imobiliária de Phoenix, Arizona neste fim de semana, a participação do complexo no evento é uma parceria da AGC Urbanismo com a Escala Imóveis e International Living. O empreendimento, que já tem mais de 50% dos lotes disponíveis vendidos, foi lançado oficialmente este ano e, devido às paisagens exuberantes e localização privilegiada já sonho de consumo dos cearenses e estrangeiros. O Praia Canoé fica em Fortim - no Oceano Atlântico, esquina com Rio Jaguaribe.

Dragão] Programação cultural do Dragão do Mar de 31 de outubro a 5 de novembro de 2017

 
FUNCIONAMENTO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR

Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Bilheteria: de terça a domingo, a partir das 14h.
Cinema do Dragão: de terça a domingo, das 14h às 22h.
Museus: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábado, domingo e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
Multigaleria: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

OBS.: Às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.

► XVI FEIRA DA MÚSICA

De 1º a 4 de novembro, diversos pontos culturais de Fortaleza receberão a programação da XVI Feira da Música, que destaca-se por ser um espaço de convergência de interesses que, de forma democrática e criativa, estimula a troca de informações e conhecimento, intercâmbio, circulação e geração de negócios para o setor musical. Em 2017, serão 16 atrações que irão reverberar o som da música independente local pela capital cearense através do Teatro Carlos Câmara, Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar e Theatro José de Alencar. A curadoria foi realizada pelos músicos e produtores cearenses George Frizzo, Rafael Bandeira e Ivan Ferraro.

Novo ciclo

A Feira da Música anuncia o novo ciclo, sintonizado com as conquistas e ações realizadas em seus primeiros quinze anos de atuação. O evento volta a olhar para as suas origens, ajustando o foco novamente para a cena local. É hora de reconhecer os avanços que muitas bandas e artistas ganharam, ao longo do primeiro ciclo e voltar os olhares para a nova cena local, revisitando o cenário cearense desta vez com maturidade diferente, novos cenários e oportunidades que devem ser aproveitadas.

“Temos agora uma cena reconhecida e conectada, precisamos aproveitar os frutos do trabalho e rentabilizar, valorizar e criar oportunidades, ajudando novos artistas a alcançarem seu potencial”, comenta Ivan Ferraro, idealizador do evento. O objetivo desta edição é renovar o olhar para o cenário local da música, dando espaço para bandas e artistas que ainda não tiveram a chance de mostrar o seu trabalho e redescobrir essa cena que é famosa por sua criatividade, autenticidade e diversidade.

A Feira da Música

Realizada desde 2002 pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (PRODISC), a Feira da Música é um espaço de convergência de interesses que de forma democrática e criativa, congrega participantes de todo o território nacional, possibilitando trocas de informações e conhecimento, intercâmbio, circulação e geração de negócios para o setor.

A 16ª Feira da Música é realizada com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) por meio do Edital Mecenas, tendo a Enel como empresa apoiadora por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura e apoio do Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Teatro Carlos Câmara.

PROGRAMAÇÃO NO DRAGÃO DO MAR

Dia 1º | Quarta
Debate Regulamentação/legislação
Convidados: André Brayner (mediador), Leonardo Salazar, Henilton Menezes, Bob Mesquita e Amaudson Ximenes.
14h > Auditório > Gratuito

Dia 2 | Quinta
Debate Memória
Convidados: Alênio Carlos (mediador), Nelson Augusto, Frizzo e Dilmar Miranda.
14h > Auditório > Gratuito

Dia 4 | Sábado
Show de Encerramento com Otto e Casa de Velho

Sobre Otto
Após cinco anos de seu último lançamento autoral, o cantor Otto apresenta o álbum “Ottomatopeia”, que levou o mesmo tempo para ser finalizado, e está previsto para sair no final de julho. Produzido por Pupillo (Nação Zumbi), e com participações especiais de Roberta Miranda, Céu, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro, Andreas Kisser e Zé Renato o novo trabalho é considerado pelo cantor o mais completo lançado por ele até hoje.

Composto por 11 faixas, sendo dez autorais e inéditas, o álbum conta com uma versão única da música “Meu Dengo”, de Roberta Miranda, que divide, especialmente, o vocal com o cantor em dueto inédito. Já “Carinhosa” é o resultado da primeira parceria entre Otto e Zé Renato, um dos grandes compositores brasileiros.

“Ottomatopeia” teve inspirações diversas, que atravessam continentes e épocas. O rock como sonoridade e comportamento; a África e a sua cultura ancestral; o romantismo alemão; o trabalho do fotógrafo japonês Araki Nobuyoshi; tortura política; e o mundo contemporâneo são alguns dos elementos que permearam o pensamento do artista para a criação conceitual.

Otto aborda sentimentos e vida; fala dos tempos sociais difíceis, o que caracteriza humanidade ao álbum. “Algumas composições são tão profundas que a compreensão, na verdade, é de quem escuta. Mas geralmente falo de coisas contemporâneas, e o amor continua sendo o tema principal. Por meio do amor vou abrangendo tudo, e falando sobre a vida”, explica.

Estes elementos associados ao tempo em que levou para ser finalizado – os cinco anos em que não apresentou novidades -, atribuem amadurecimento ao álbum. “Acredito que este seja o mais completo, se comparado com os anteriores. Desde a minha criação até a produção de Pupillo, a harmonia de poesia e música, tudo parece estar mais maduro. As interpretações de cada música estão muito viscerais e verdadeiras. Me passa a impressão de algo genuinamente pronto, o que me causa extrema alegria e satisfação”, completa.

A captação do conteúdo teve como base o estúdio Red Bull Station, em São Paulo, além dos estúdios de Pupillo (também em São Paulo) e Audio Rebel (Rio de Janeiro). As cordas, por sua vez, foram gravadas no Recife.

20h > Praça Verde > Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)


// Dias 1º, 2 e 4 de novembro de 2017, no Auditório e Praça Verde.


► XI FESTIVAL PONTO.CE [música]
O Ponto.CE acontece nos dias 3, 4, 5, 10 e 18 de novembro​ ​em​ ​Fortaleza​ ​com 31​ ​shows​ ​e​ ​três​ ​palcos:​ ​Anfiteatro​ ​do​ ​Dragão​ ​do​ ​Mar,​ ​Let's​ ​Go​ ​e​ ​Biruta Nunca na história do Ponto.CE o festival teve tantas edições especiais e mobilização dos fãs pelas redes sociais. Neste ano, o Ponto.CE rolou em Pacatuba, Quixadá, Sobral, no Theatro José de Alencar e, toda quinta-feira, anunciava para o público uma grande atração do festival em novembro.
Foram semanas de suspense, mas também de muitas comemorações. A galera ficou animada com as confirmações dos shows de bandas como Accept, Planet Hemp, Ego Kill Talent, Korzus, Devotos, Vanguart, Vivendo do Ócio e Far From Alaska.
Depois do line-up divulgado, com a programação de datas e locais completa, mais nomes foram adicionados: Supercombo (ES), Cartolas (RS), Daniel Peixoto e Gabrielle Gomes (esta escolhida por votação popular em enquete com participação de quase 6 mil pessoas).
São no total 31 shows e três palcos, em um formato que funcionou muito bem no ano passado e, este ano, se repete. No primeiro fim de semana, dos dias 3, 4 e 5, as apresentações começam no Anfiteatro do Dragão do Mar e, quando terminam, começam as do Let's Go. Os dias 10 e 18 são na barraca Biruta.
A entrada para cada dia é vendida separadamente, e todas já podem ser compradas nas lojas Kangaço e Pranchão e pelo site Ingressando.com.br. A censura do festival é de 16 anos.


PROGRAMAÇÃO NO DRAGÃO DO MAR

Dia 3 | Sexta
Vanguart (MT)
Mafalda Morfina (CE)
Lutherking (Pacatuba)
Procurando Kalu (Sobral)

Dia 4 | Sábado
Dot Legacy (França)
Trampa (DF)
Devotos (PE)
Neto Inácio & Alma Perdida (Quixadá)

Dia 5 | Domingo
Far From Alaska (RN)
Medulla (RJ)
Nafandus (CE)
Projeto Rivera (CE)

INGRESSOS Lote 1

- Pista: Meia R$ 30,00 (obrigatória carteira de estudante)
- Inteira R$ 60,00
- Inteira Social R$ 40,00 + 2kg de alimento
- Passaporte 3 dias R$ 70,00

Dias 3, 4 e 5 de novembro, às 19h, no Anfiteatro Dragão do Mar. Classificação etária: 16 anos.


► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE – PROGRAMA TEATRO INFANTIL
OS BRINQUEDOS NO REINO DA GRAMÁTICA [teatro]

Cia. Camarim de Teatro

O Reino da Gramática está de pernas para o ar. Um rei louco, um cowboy inteligente e um porco faminto por palavras estão envolvidos nesta fantástica e atraente história vivida por brinquedos que lutam contra o analfabetismo. Conseguirá o povo libertar as palavras que estão em posse de um rei analfabeto? A gramática será um país onde novamente o prazer da leitura se tornará um hábito saudável para todos? Saiba destas e de outras respostas neste espetáculo onde os brinquedos têm vida e o maior tesouro é o saber.

// Dias 4, 5, 11 e 12 de novembro de 2017, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Classificação etário: Livre. Duração: 60 minutos.


► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE – PROGRAMA OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS EXPOSITIVOS

EXPOSIÇÃO VOCÊ MERECEU
Marília Oliveira
A partir das rasuras e destroços de uma vingança, elaborar um processo de catarse. Abordando a autonomia sobre o próprio corpo e a divulgação online de conteúdo íntimo sem permissão, a exposição Você Mereceu, de autoria da fotógrafa e educadora Marília Oliveira, tem lançamento marcado para o dia 4 de novembro, às 19 horas, na Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Composta por fotografias, textos e uma série de objetos, a obra sugere profunda imersão na narrativa proposta pela artista.
Para a autora da exposição, transformar as memórias de uma violação em obra artística e partilhá-la com espectadores é partir do autobiográfico para discutir a narrativa de outras mulheres. “Contar a história de um corpo destruído por uma vingança traz a necessidade de deslocar a fotografia para um sentido relacional”, explica Marília, fazendo referência aos diversos materiais que preenchem as três salas da Multigaleria.
No espaço das salas, a artista costura o sensível a partir de fotografias íntimas do próprio corpo clicadas por outra pessoa, imagens de casas em demolição, objetos quebrados, lingeries rasgadas e bilhetes escritos à mão. São pedaços do vivido que se sobrepõem a variadas materialidades e formam um só corpo. “Essa obra é um eterno jogo entre a tentativa de autonomia e como isso volta como pedras que derrubam a todas nós, mulheres”, pontua Marília.
Selecionada pelos Editais Culturais 2016/2017, do Instituto Dragão do Mar, que compõem a Temporada de Arte Cearense (TAC), a exposição Você Mereceu tem classificação indicativa de 18 anos.

Pornografia de vingança
Para Marília, a exposição reflete acerca de clichês que se abatem sobre o corpo das mulheres em forma de amarra. “Essa também é uma história de como a autonomia é negada à mulher. A autonomia de sair de relações, de expor o corpo quando quiser, para quem quiser, no contexto que quiser e isso não ser usado contra ela depois”, enfatiza. Uma das práticas questionadas pela artista é a chamada “pornografia de vingança”, termo que evidencia a violação de privacidade a partir da gravação ou compartilhamento de conteúdo íntimo sem autorização.
Você Mereceu reorganiza as reminiscências de uma violência na tentativa de subverter uma prática de dominação. “Essa história é minha e de outras mulheres, que ainda que não vivenciem a exposição de suas fotos íntimas, lidam com uma série de vinganças e implosões e desapropriações de seus corpos, memórias e trajetórias”, sublinha Marília.

Marília Oliveira
Educadora, fotógrafa e mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Membro fundadora do Descoletivo, coletivo de fotógrafos que realiza ações de intervenção urbana. Ex-diretora do IFOTO – Instituto de Fotografia do Ceará. Junto ao Descoletivo, integrou a mostra coletiva de cearenses no festival “Encontros da Imagem”, em Braga, Portugal. Participou, nos últimos 4 anos, da mostra coletiva “Encontros de Agosto”, na capital cearense. Em 2015, contemplada pelo Centro Cultural dos Correios, realizou a exposição Afetos Urbanos em parceria com Régis Amora, do Descoletivo, com lançamento de livro homônimo. Em 2016, lançou a publicação “Séries sobre o sutil”, contemplada pelo edital do Instituto Bela Vista em parceria com a SECULTFOR. Teve a obra “Remissão”, no mesmo ano, contemplada com a menção de trabalho cearense mais representativo da coletiva Encontros de Agosto. Em 2017, lançou junto ao Descoletivo o fotolivro “Tempo Imperfeito – Uma fotobiografia de Camilly Leycker”, projeto contemplado pelo edital de Cultura LGBT, promovido pela SECULT. Neste ano, expôs a obra Você Mereceu durante a edição de dez anos do Festival de Fotografia de Porto Alegre – FESTFOTO.

// Abertura dia 4 de novembro de 2017, às 19h, na Multigaleria. Acesso gratuito. Classificação etária: 18 anos. Em cartaz de 5 a 30 de novembro de 2017. Visitação: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).


 ► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE – PROGRAMA LEITURAS NO DRAGÃO
FANTÁSTICO LITERÁRIO DE MURILO RUBIÃO
Carlinhos Perdigão

Analisa a produção de Murilo Rubião a partir do componente fantástico – que se relaciona com a questão social –, e suas nuances estéticas. Assim, o elemento extraordinário na literatura deste escritor assume uma função alegoricamente crítica. A leitura é também uma homenagem a este escritor mineiro que, em 2016, se vivo fosse, completaria 100 anos.

// Dias 5 e 12 de novembro de 2017, às 17h, no Auditório. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre. Duração: 90 minutos.


► BIG BAND UFC [música]
A Big Band da Universidade Federal do Ceará é composta por quatro naipes distintos: saxofones, trombones, trompetes e rítmica. O grupo desenvolve em sua abordagem pedagógica o entrosamento entre os diferentes instrumentos musicais, promovendo a valorização da música brasileira em um repertório que envolve ritmos como frevo, choro, bossa nova e samba.

Músicos
Saxofones: Sergio Aquino, Marcelo Loureiro, Ivanildo, Alisson Gaudêncio, Robertinho Santos, Cleisson Bezerra.
Trompetes: Izac Oliveira, Hugo D’Leon (Prof/Coordenador).
Trombones: Daniel Costa, Felipe Giffoni.
Rítmica: Paulinho Santos, Leandro Rodrigues, Egídio de Oliveira, Bruno Silva, Renato Campos.

// Dia 5 de novembro de 2017, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito. Livre.


//// TODA SEMANA NO DRAGÃO DO MAR

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.

Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores animam a criançada.
Todos os domingos, das 16h às 19h, no Ateliê dos Museus (Praça Verde). Gratuito.

Fuxico no Dragão
Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia agitam as tardes de domingo.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

//// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que o Planetário Rubens de Azevedo modernização tecnológica. Está, portanto, temporariamente fechado para atendimento ao público amplo, funcionando apenas para escolas agendadas. Informações: 3488.8639 ou www.dragaodomar.org.br/planetario


//// MUSEU DA CULTURA CEARENSE (MCC)

► Exposição Vaqueiros
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
Mostra de longa duração, no Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a domingo, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.


► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE [artes visuais]
EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS DO FUTURO EM RUÍNAS
Mariana Smith

A Exposição Memórias do Futuro em Ruínas é uma investigação sobre a Praia do Futuro em Fortaleza, a partir das contradições entre um sonho utópico de um futuro hoje falido e as forças naturais que trazem como resistência seus processos corrosivos. Quais são as perspectivas de futuro num mundo em que as esperanças de crescimento e melhoria de condições de vida se esvaem?

A partir dessa perspectiva, os trabalhos apresentados apontam para uma construção de paisagens distópicas em que o homem é vencido pelas forças da natureza, ali passado e futuro se entremeiam, numa proposta de desconstrução dos sonhos de um futurismo tecnológico, para uma possível realidade de um futuro devastado.

A partir de recortes dessa paisagem, vemos uma construção de possíveis ficções de um futuro para esse local em uma instalação com vídeos, fotografias e desenhos. O projeto é resultado da pesquisa em andamento no mestrado de Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e foi selecionado pelos Editais Culturais 2016/2017, do Instituto Dragão do Mar, compondo assim nossa Temporada de Arte Cearense.

// Em cartaz de 27 de outubro a 25 de novembro de 2017, de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.


//// MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ


Fechado para montagem da mostra 32ª Bienal de SP – Incerteza Viva.

Edição] Museu da Fotografia realiza o segundo Fotocine

O Museu da Fotografia Fortaleza realiza, neste domingo, dia 29 de outubro, a segunda edição do Fotocine. O projeto exibe os filmes ganhadores do Oscar de fotografia e traz convidados para um bate-papo com o público. Neste momento, assistiremos ao filme “Aurora”, de 1927, primeiro filme a levar o Oscar de melhor fotografia da história, dirigido por F.W. Murnau, um dos diretores mais importantes do cinema mudo e do Expressionismo Alemão.

“Aurora” é considerado, pela revista francesa Cahiers du Cinéma e pelo American Film Institute, como um dos mais belos filmes da história do Cinema. Os diretoresFrançois Truffaut e Martin Scorsese consideram a maior obra prima da Sétima Arte. A produção rendeu, ainda, à atriz Janet Gaynor, o Oscar melhor atriz.

Convidados:
Beatriz Furtado – Professora da UFC, tem Pós-Doutorado em Cinema e Arte Contemporânea pela Universidade de Paris, Doutorada em Sociologia pela UFC, autora dos livros “Imagens Eletrônicas e Paisagem Urbana” e “Imagens que resistem”. Apaixonada pela obra do diretor Friedrich Murnau, do filme “Aurora”.

José Augusto Lopes – Cinéfilo, Crítico de Cinema desde os jornais Tribuna do Ceará e Diário do Nordeste, Editor do Caderno 3 do DN, trabalhou nas maiores agências publicitárias do Ceará, com Barroso Damasceno e Assis Santos. Escreveu e lançou, recentemente, o livro “Legados Inesquecíveis”. Este ano, em novembro, completa 60 anos de jornalismo e amor pelas artes, principalmente pelo Cinema.

Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult) e de Educação do Estado (Seduc) e às Secretarias Municipais da Educação (SME) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social, Pedagogia e Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFC), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Serviço:
Fotocine – 2ª edição: domingo, 29 de outubro
Local de realização: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota – Fortaleza / CE
Horário: 10h
Mais informações: (85) 3017-3661
*Evento gratuito, sem necessidade de inscrição.


Tecnologia] Claro inicia pré-venda do iPhone 8

A Claro, operadora com o 4G mais rápido do Brasil, anuncia a chegada do lançamento da Apple, o iPhone 8. Os interessados deverão acessar o site da loja online da Claro - www.claro.com.br/iPhone8 - e realizar a reserva do modelo. O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus estarão disponíveis nas lojas físicas a partir dia 03/11. Para mais informações sobre os modelos, visite www.claro.com.br.

Sobre a Claro Brasil

A Claro Brasil faz parte de um dos maiores grupos do segmento de telecomunicações do mundo, com presença em 25 países e que garante a conexão de mais de 892 milhões de pessoas.  No Brasil, é líder em convergência com as marcas NET, Claro e Embratel, somando mais de 100 milhões de clientes, com soluções para os mercados residencial, pessoal e empresarial.

Corrida] São Gonçalo realiza 4° Corrida Outubro Rosa

 
A ação marca o encerramento da programação em alusão ao Outubro Rosa no município

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante através da Secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira (31) a 4ª Corrida Outubro Rosa, a partir das 15h. A ação tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, facilitando o tratamento e reduzindo a taxa de incidência de óbitos, causados por câncer de mama em homens e mulheres.

O percurso será de 2 km, com início em frente à Policlínica Municipal. A ação ainda conta com aula de alongamento e Zumba ao som da banda Cemus, que estará presente durante todo o evento animando a programação.  A corrida conta com três categorias: Paraolímpica, feminina e masculina, com premiação surpresa para os três primeiros colocados nas duas últimas categorias.

Na avaliação do prefeito Claudio Pinho a adesão nos últimos anos sobre a campanha tem sido cada vez maior. “A secretaria de Saúde tem recebido diversas solicitações de outros departamentos públicos para realizar ações de conscientização e prevenção, em todos os distritos. Trabalhamos forte nesses últimos anos para que as mulheres do município tomem consciência da importância de se prevenir e realizar o autoexame.”, afirma o prefeito.

A corrida faz parte do encerramento da programação realizada pela pasta responsável durante todo o mês de Outubro, que contou com exames gratuitos como: mamografia, Papanicolau e oficinas sobre autoexame nos postos de saúde. O evento contará com a abertura da Campanha Novembro Azul, que faz um alerta para a prevenção e tratamento da próstata.  

Serviço
Data: 31 de Outubro de 2017
Horário: 15h
Local: Policlínica Municipal

Av. Coronel Doca Paraíba, s/n

Espetáculo] A Hora da Estrela completa 40 anos e ganha adaptação para o teatro musical

 Macabéa e o rádio
Foto: Mauro Angeli
  
Espetáculo baseado no último livro de Clarice Lispector faz temporada de apresentações na CAIXA Cultural Fortaleza

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 02 e 05 e 09 e 12 de novembro de 2017, o espetáculo A Hora da Estrela - O Musical, baseado na obra da inconfundível Clarice Lispector. O livro, que em 2017 completa 40 anos de lançamento, foi publicado um pouco antes de sua morte e é uma espécie de despedida, em que passagens de sua própria vida são transcritas de forma instigante e envolvente, mas com um toque de melancolia e solidão.   

As letras foram escritas pelo cineasta Allan Deberton, que também produz o musical, e conta com a parceria de André Araújo na adaptação do texto. O espetáculo, dirigido por André Gress, possui músicas e letras inéditas, além de uma adaptação no tempo e espaço. O trabalho é uma mistura de vários gêneros culturais, entre teatro, música e literatura.

“O grande desafio da adaptação é o desenvolvimento do novo. A visão da historia já tão conhecida pelo livro e releituras para o cinema e TV ganham uma nova narrativa atrelada à música. Nesse espetáculo, vamos brincar muito com o imaginário da plateia, trazendo todos, literalmente, para o mundo de Macabéa. Cenas icônicas são trabalhadas dentro da linguagem do absurdo e com narrativas musicais. Esse projeto é muito importante, pois é mais um passo nosso no desenvolvimento de espetáculos inéditos de teatro musical no país”, explica André Gress.
  
Os sonhos de Macabéa

A Hora da Estrela gira em torno da personagem Macabéa, uma jovem virgem, do interior, órfã de pai e mãe, inocente e muito ignorante, que vai para a cidade grande com apenas dezenove anos, sonhando com uma vida melhor. O texto reflete sobre os sonhos, as manias e os conflitos internos da garota, aproximando-se dos espectadores justamente por possuir muitos elementos típicos da cultura nordestina.

Trata-se de uma obra incomum de Clarice Lispector, em que ela aborda uma vertente mais regionalista, retratando as dificuldades enfrentadas pelos migrantes nordestinos em busca de uma vida melhor na região Sudeste. A miséria, o subdesenvolvimento e o impacto da falta de educação, por exemplo, são temas recorrentes na narrativa, mostrando uma Clarice muito engajada os temas sociais.

“Essa é uma adaptação inédita do livro. Existe o filme, existem outras peças, mas agora estamos fazendo algo novo, revisado, nada igual visto antes.  Temos nas mãos um livro importante, muito amado no Brasil e no mundo. Neste musical, queremos divertir e emocionar”, explica Allan Deberton.

Montagem

Depois de uma disputada seleção, os atores selecionados para compor a peça são: a paulista Tuane Toledo, que interpretará Macabéa; e os cearenses: Germana Guilherme (Glória, Madama Carlota), Vinícius Cafer (Rodrigo S.M, Olímpico) e Larissa Góes (Garota da Rádio). O espetáculo tem músicas e direção musical da renomada diretora musical Liliane Secco, que em seu portfólio, traz a montagem de inúmeros musicais no Rio de Janeiro e São Paulo para artistas e diretores como Miguel Fallabela, Marília Pêra, Diogo Vilela e Wolf Maya.

Clarice Lispector

Clarice Lispector (1920-1977) foi uma escritora e jornalista brasileira, de origem judia,  reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX.  O seu talento é reconhecido por meio de contos como Laços de Família (1960) e A Legião Estrangeira (1964), além das obras A Maçã no Escuro (1961), A Paixão Segundo G.H. (1961) e Água-Viva (1973). A Hora da Estrela foi seu último romance publicado em vida. Clarice Lispector morreu no Rio de Janeiro, no dia 9 de dezembro de 1977.

Sobre Allan Deberton

Produtor, diretor e roteirista, é formado em Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Dirigiu os premiados Doce de Coco (CE, 2010), O Melhor Amigo (2013), Os Olhos de Arthur (2016), que juntos participaram de mais de 100 festivais nacionais e internacionais. Trabalhou na preservação de filmes 35mm, 16mm e Super8 do Acervo do Cinema Brasileiro da Cinemateca/ CTAv-Minc. Em 2014, produziu o espetáculo carioca “Amor Confesso”, de Claudia Ventura e Alexandre Dantas, que também passou por cinco cidades do interior cearense. Em 2014, teve aulas com o guru   de roteiros de Hollywood, Robert Mackee, no Programa Globosat de Roteiristas. É produtor executivo do longa-metragem Do Outro lado do Atlântico (2015), de Daniele Ellery e Márcio Câmara, que estreou no 37º Festival de Havana 2015. Foi Júri da Seleção Oficial do Festival Aruanda de Cinema Brasileiro (PB, 2010), Curta Taquary (PE, 2012), For Rainbow (CE, 2012) e Noia – Festival de Cinema Universitário (CE, 2015). Em 2015, produziu o primeiro musical da Broadway no Ceará, Avenida Q (Avenue Q), e, em 2016, produziu a segunda temporada com patrocínio da Caixa. Desde 2013, produz o projeto "Broadway Brasil", em parceria com André Gress. Em 2017, produz a série “Lana & Carol”, contemplada no PRODAV 9/15, e o espetáculo inédito “A Hora da Estrela – O Musical”, baseado no romance de Clarice Lispector. Em 2018, filmará seu primeiro longa-metragem "Pacarrete", contemplado no edital Longa BO Sav/Minc/FSA.

Sobre André Gress

Diretor do espetáculo Avenida Q - O Musical da Broadway (2015/2016), realizado em Fortaleza/CE. Em 2016, trabalhou na equipe Rio 2016, durante na realização das Cerimonias de Abertura e Encerramento das Olimpíadas e Paralimpíadas. Estudou Teatro Musical na New York Film Academy (NY) e participou de workshops e masterclasses com profissionais artísticos de grandes espetáculos, entre eles Andy Blankenbuehler (In the Heights), Tony Meola (Wicked), Chris Buck (FROZEN), Jeremy Dobrish (Curious George), John Basil (Passages), Grady Barker (Paper Mâché Monkey) e Judi Lewis Ockler (Stage Combat). Foi o primeiro selecionado internacional a integrar a equipe da BROADWAY DREAMS FOUNDATION, onde trabalhou como assistente de direção dos diretores Stafford Arima, Dan Knechtges, Otis Sallid. Em 2013, juntamente com Allan Deberton, desenvolveu o projeto 'Broadway Brasil'.


Ficha Técnica:
Direção: André Gress
Letras: Allan Deberton
Adaptação: Allan Deberton e André Araújo
Músicas e Direção Musical: Liliane Secco
Cenário: Rodrigo Frota
Iluminação: Solon Farias Neto
Figurinista: Beatrice Melo
Atores: Tuane Toledo, Germana Guilherme, Vinícius Cafer e Larissa Góes.
Patrocínio: CAIXA Econômica Federal e Governo Federal
  
Serviço:
Musical: A Hora da Estrela
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 02 a 05 e 09 a 12 de novembro de 2017
Horários: Quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Duração: 90 minutos
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Classificação indicativa: 12 anos
Vendas a partir do dia 01/11, para sessões de 02 a 05/11, e a partir do dia 08/11, para sessões de 09 a 12/11, das 10h às 20h, na bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno
  
Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770



Cinema] SESSÃO ESPECIAL DOS 25 ANOS DO ANIMA MUNDI ACONTECE NESTE SÁBADO (28)

 
O Circuito Itinerante Anima Mundi exibe curtas nacionais e internacionais até domingo (29 de outubro) na 
CAIXA Cultural Fortaleza

Uma seleção de curtas que marcaram os 25 anos do Anima Mundi será exibida neste sábado, 28 de outubro, às 19 horas, na CAIXA Cultural Fortaleza. A programação integra o Circuito Itinerante Anima Mundi, que é um dos mais importantes festivais de cinema de animação do mundo. O acesso é gratuito.

Entre os dez curtas que serão exibidos nesta sessão comemorativa, estão os brasileiros “Passo”, de Alê Abreu, “Guida”, de Rosana Urbes e “O Projeto do Meu Pai”, de Rosária Moreira. Nesta seleção também estão produções da Alemanha, Reino Unido, França, Portugal, Suíça e Argentina. A classificação indicativa é 14 anos e o acesso é gratuito.
Também neste sábado, o público poderá conferir duas retrospectivas canadenses film bord, uma às 15h para o público infantil, e uma às 17h com classificação indicativa 14 anos. Nesta, são destaques “Special Delivery” (Entrega Especial), de John Weldon e Eunice Macaulay, vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação em 1978, e “Bob's Birthday” (O Aniversário de Bob), de David Fine e Alison Snowden, vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação em 1995.

O Circuito Itinerante Anima Mundi acontece até domingo, 29 de outubro, com sessões às 15h, 17h e 19h. No sábado e domingo será realizada uma oficina de animação na técnica Pixilation, das 13h às 19h. A inscrição é feita na hora, por ordem de chegada. Toda a programação é gratuita.


PROGRAMAÇÃO NO SÁBADO E DOMINGO:

DIA 28/10

15h - SESSÃO: RETROSPECTIVA NATIONAL FILM BOARD INFANTIL
The Cat Came Back / O Gato Voltou (Cordell Barker. Canadá. 00:07:41)
Le Château de Sable / O Castelo de Areia (Co Hoedeman. Canadá. 00:13:19)
The Tender Tale of Cinderella Penguin / A Doce História da Cinderela Pinguim (Janet Perlman. Canadá. 00:10:02)
Christopher, Please Clean Up Your Room / Christopher, Por Favor Arrume Seu Quarto (Vincent Gauthier. Canadá. 00:07:02)
When the Dust Settles / Quando a Poeira Baixa (Louise Johnson. Canadá. 00:07:15)
How Dinosaurs Learned to Fly / Como os Dinossauros Aprenderam a Voar (Munro Ferguson. Canadá. 00:06:01)
The Owl who Married a Goose / A Coruja que Casou com um Ganso (Caroline Leaf. Canadá. 00:07:42)
Every Child / Toda Criança (Eugene Fedorenko. Canadá. 00:06:13)

17h - SESSÃO: RETROSPECTIVA NATIONAL FILM BOARD   

(*14 anos)
The Big Snit / A Grande Picuinha (Richard Condie. Canadá. 00:09:54)
Special Delivery / Entrega Especial (John Weldon; Eunice Macaulay. Canadá. 00:07:11. Vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação em 1978)
Le Phare / O Farol (Pierre Veilleux. Canadá. 00:08:09)
My Financial Career / Minha Carreira Financeira (Gerald Potterton. Canadá. 00:06:41. Indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação em 1962).
La Faim / Fome (Peter Foldès. Canadá. 00:11:26)
The Bead Game / O Jogo das Miçangas (Ishu Patel. Canadá. 00:05:42. Indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação em 1977).
When the Day Breaks / Quando o Dia Amanhece (Wendy Tilby; Amanda Forbis. Canadá. 00:09:39. Vencedor do Grande Prêmio de Annecy 1999 e indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2000).
Bob's Birthday / O Aniversário de Bob (David Fine, Alison Snowden. Canadá. 00:12:23. Vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação em 1995)

19h - SESSÃO: ANIMA MUNDI 25 ANOS
(*14 anos)
Passo / Passo (Alê Abreu. Brasil. 00:03:40)
The Present / O Presente (Jacob Frey. Alemanha. 00:04:18)
Guida / Guida (Rosana Urbes. Brasil. 00:11:18)
Manipulation / Manipilação (Daniel Greaves. Reino Unido. 00:06:20)
La Queue de la Souris / A Cauda do Rato (Benjamin Renner. França. 00:04:09)
Feral / Feral (Daniel Sousa. Estados Unidos; Portugal. 00:12:46)
Bon Voyage / Boa Viagem (Fabio Friedli. Suíça. 00:06:14)
O Projeto do Meu Pai / O Projeto do Meu Pai (Rosária Moreira. Brasil. 00:05:39)
Luminaris / Luminaris (Juan Pablo Zaramella. Argentina. 00:06:00)
How to Cope with Death / Como Lidar com a Morte (Ignacio Ferreras. Reino Unido. 00:03:10)

DIA 29/10

15h - SESSÃO: INFANTIL 2      
Dimitri à Ubuyu / Dimitri em Ubuyu (Agnès Lecreux; Fabien Drouet; Ben Tesseur; Steven de Beul. França;Bélgica;Suíça. 00:27:18)
Diário de Areia / Diário de Areia (Sarah Carvalho. Brasil. 00:06:26)
Compte les moutons / Contando ovelhas (Frits Standaert. França;Bélgica. 00:07:00)
Por que vemos colorido? / Por que vemos colorido? (Fabiano Bomfim; Marcela Werkema. Brasil. 00:03:08)
Mese / Conto (Attila Bertóti. Hungria. 00:07:00)
The Elephant and the Bicycle / O Elefante e a Bicicleta (Olesya Shchukina. França;Bélgica. 00:09:04)

17h - SESSÃO: INFANTIL 1
Chika, die Hündin im Guetto / Chika, o Cachorro no Gueto (Sandra Schießl. Reino Unido. 00:16:20)
Three Little Ninjas Delivery Service / Serviço de Entrega Três Pequenos Ninjas (Kim Claeys; Karim Rhellam. Bélgica. 00:11:38)
A Primeira Flauta / A Primeira Flauta (Simon Brethé; Ricardo Poeira. Brasil. 00:03:47)
Neighbourwood / Vizinho Cara de Pau (Fynn Grosse-Bley; Eddy Hohf; Patrik Knittel. Alemanha. 00:04:00)
La Cage / Dentro de Uma Gaiola (Loic Bruyere. França. 00:05:46)
O Fim da Fila / O Fim da Fila (William Figueiredo Côgo. Brasil. 00:02:47)
The Orphan and the Polar Bear / O Órfão e o Urso Polar (Neil Christopher. Canadá. 00:08:47)
I am not a Mouse / Eu Não Sou Uma Ratinha (Evgenia Golubeva. Reino Unido. 00:02:01)
Tiger / Tigre (Kariem Saleh. Alemanha. 00:04:03)
Eggschange / Chocante (Hee Won Ahn. Estados Unidos. 00:01:55)

19h - SESSÃO: PREMIADOS ANIMA MUNDI 2017
(*14 anos)
Sob o véu da vida oceânica / Sob o véu da vida oceânica (Quico Meireles. Brasil. 00:08:38)
Melhor Curta-Metragem Brasileiro
Modern Love, A Kiss Deferred / Amor Moderno - Um Beijo Adiado -
(Marie-Margaux Tsakiri-Scanatovits; Dave Prosser; Daniel Chester. Alemanha. 00:03:46)
Melhor Portfolio
Surpresa / Surpresa (Paulo Patricio. Portugal. 00:08:49)
Melhor Roteiro
Mr. Madila / Mr. Madila (Rory Waudby-Tolley. Reino Unido. 00:08:37)
Melhor Curta-Metragem - Rio de Janeiro
Revolting Rhymes / Rimas Revoltantes (Jacob Schuh;Jan Lachauer. Reino Unido. 00:29:11)
Melhor Curta-Metragem - São Paulo
Negative Space / Espaço Negativo (Ru Kuwahata; Max Porter. França. 00:05:30)
Grande Prêmio de Curta-Metragem


Serviço

Cinema: Circuito Anima Mundi em Fortaleza
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema
Data: 27 a 29 de outubro de 2017 (abertura no dia 27 às 20h)
Sessões: 28 e 29 de outubro, às 15h, 17h e 19h

Ingressos: Entrada gratuita, com distribuição de senhas com uma hora de antecedência

Classificação indicativa: Conferir individualmente na programação.
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Paraciclo disponível no pátio interno


Oficina Pixilation

Data: 28 e 29 de outubro

Horário: das 13h às 19h

Inscrições: Por ordem de chegada, nos dias das oficinas
Vagas: Grupos de até 5 pessoas, a cada 15 minutos
Classificação indicativa: 6 anos

Bilheteria CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770


Evento] Governança da Água e Segurança Hídrica para Usos Múltiplos serão os temas centrais do O2017

Evento ocorrerá 6 a 8 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará

A relação do homem com a natureza e as conseqüências que isso vem causando geram discussões em todo o mundo. No Ceará não é diferente, principalmente em virtude do cenário de seca dos últimos anos. A busca de soluções e de debates qualificados ganha relevância e poderá ser vista, em Fortaleza, durante a VIII edição do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. O evento é uma realização do Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB) e ocorre de 6 a 8 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. Em 2017, o O2 terá como tema central “Governança da Água e Segurança Hídrica para Usos Múltiplos”. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site: http://www.ihab.org.br/o2017/. 

“O encontro reúne pessoas do Ceará e diversas partes do mundo que estão interessadas no futuro do planeta, no que diz respeito à água, terra, floresta e ar. O foco principal é a água, pois sem ela não há vida. A partir disso, são apresentadas discussões de temas transversais, por meio de trabalhos sistêmicos. Em suma, o O2reúne pessoas que pensam globalmente e agem localmente a fim de melhorar essa relação homem-natureza”, explica Clodionor Araújo, presidente conselho estratégico do IHAB e coordenador do O2.

A programação é voltada para engenheiros, geólogos, geógrafos, agrônomos, pesquisadores, jornalistas, empresários, lideranças políticas, estudantes e pessoas comprometidas com o assunto. O O2 é um encontro bianual com sede permanente em Fortaleza buscando despertar na sociedade o interesse pela proteção da água, do meio ambiente, do turismo ecológico, da eco arte cultura, com discussões de questões de desenvolvimento sustentável, ressaltando as atuais condições, os estudos e experiências realizadas e as ações a serem implantadas e implementadas para o manejo geoecológico da natureza no nível local e global.

O evento é composto por conferência, mesa redonda, fórum de líderes, cursos, oficinas  e apresentação de casos exitosos com visão sistêmica, em temas variados como gestão das águas, construção sustentável e reuso de águas para fins potáveis. Além disso, ocorre exposição de estandes, balcões de artesanato e o evento Eco Arte e Cultura.

 A Conferência Magna, que ocorrerá no dia 6 de novembro, às 16 horas, será proferida pelo Dr. Oscar de Moraes Cordeiro Netto, professor da Universidade de Brasília (UNB), ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) e ex-presidente da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Hídricos) que será condecorado como Embaixador O2 para a Natureza 2017 e terá Francisco Teixeira, Secretário de Recursos Hídricos do Ceará, como presidente.

Um dos destaques da programação será o Fórum de Líderes Internacionais, que reunirá representantes de diversos países para discutir “Os Futuros da Água e Soluções – Procurando os Caminhos para atingir a Segurança Hídrica em 2030/2050”. O espaço será coordenado por Alberto Palombo, Secretário Executivo da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH). O fórum terá presença de outros nomes importantes como Blanca Jimenez-Cisneros, secretária do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO, Christopher A. Scott (EUA) – diretor do Udall Center for Studies in Public Policy, da Universidade do Arizona, e Dhesigen Naidoo, CEO da Water Research Commission, a única instituição dedicada de direção e financiamento da pesquisa de água da África do Sul.

 Dentro do O2, ocorrerá ainda a 8ª edição do Eco Arte e Cultura, evento promove e conscientiza ecologicamente a população em geral, através do dialogo das artes integradas com a ecologia. Ao longo dos três dias, os participantes verão feira de artesanato com produtos naturais, oficinas, exposição fotográfica, apresentações musicais, mostra de vídeos e exposições.

O O2 e suas iniciativas complementares reunirá lideranças empresariais e políticas, executivos de organizações públicas, privadas e da sociedade civil, cientistas, pesquisadores, professores e educadores, entidades culturais, estudantes, artistas de diversas linguagens e interessados nas questões ambientais para apresentarem alternativas de como preservar a natureza, como resultado do Dialogo do Futuro da Água no Brasil, Cenários de Segurança Hídrica a 2030 – 2050.

O  O2 é uma iniciativa do Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB), com planejamento e organização da RESULT e promoção da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RiRH - WRN) e do Rotary Distrito 4490. O patrocínio é do Banco do Nordeste (BNB), Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Sistema FIEC e Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE). O evento tem apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (SengeCE).
  

Audiovisual] Inscrições abertas para o 3º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste

  
Apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, BNDES e BNB, o evento acontece em Fortaleza de 13 a 18 de novembro de 2017. As inscrições são gratuitas 
e podem ser feitas até o dia 6 de novembro.

Abertas até o dia 6 de novembro, as inscrições para as Rodadas de Negócios do 3º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste, que acontece em Fortaleza de 13 a 18 de novembro. Antes restrito ao mercado cearense, o evento este ano expande sua atuação aos nove estados da Região, conferindo a mais produtoras independentes de conteúdo audiovisual a oportunidade de troca de experiências e de negócios com players (canais ou plataformas de exibição) locais, regionais, nacionais e internacionais.

Marcus Ligocki profere palestra sobre "Coprodução Internacional e Distribuição"

Vera Zaverucha ministra curso e lança livro "Desvendando a Ancine"

Lançado em 2015 durante o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, o MAN surgiu com o intuito de unir os protagonistas do audiovisual e promover a troca de experiências e a geração de negócios.  A terceira edição é apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, BNDES e BNB, e realizada pelo 27° Cine Ceará e CONNE - Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Tem o patrocínio vip do Beach Park Studios, apoio institucional da Agência de Desenvolvimento do Ceará - ADECE, a Câmara Setorial Audiovisual – CSA, a Universidade Federal do Ceará, Casa Amarela Eusélio Oliveira, Associação Cultural Cine Ceará, BRAVI e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult, através do Mecenato Estadual. Apoio cultural:  UNIFOR. Parceria: Bucanero Filmes e Magote Produções.

Sediado no BNB Passaré, o 3º MAN, além de rodadas de negócios, contará com palestras e discussões sobre a produção audiovisual e o mercado do conteúdo independente, e debates sobre as políticas de desenvolvimento do mercado audiovisual e suas potencialidades. Nos dias 13, 14, 16 e 17 vão acontecer as palestras, painéis, debates e os “players”, que são as apresentações dos canais com informações sobre produtos produzidos, perfil de público do canal e perfil de projetos almejados para aquisição. As Rodadas de Negócios serão realizadas no dia 18. Não haverá programação no dia 15 (feriado).

Entre os canais nacionais e internacionais confirmados que vão fazer suas apresentações e participar das rodadas de negócios estão: ZooMoo, FoxPremium, National Geographic, NatGeo Kids, A&E Ole Networks - A&E, History, Lifetime e H2, Canal Brasil, Box Brazil Tv e Globo Filmes.

Inscrições

Para participar da Rodada de Negócios, cada produtora de audiovisual pode inscrever quantos projetos desejar, mas estes devem ser inscritos para cada player (empresas de comunicação) individualmente. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site: www.mercadoaudiovisual.com.br. As inscrições são gratuitas.

A inscrição dos projetos nas Rodadas de Negócios não garante a realização de reuniões, uma vez que os próprios players selecionam os projetos adequados aos seus perfis e necessidades. Após a seleção feita pelos players, as empresas produtoras de audiovisual inscritas receberão até o dia 16 de novembro a agenda de reuniões dos projetos no 3º MAN.

SERVIÇO:

3º MAN - Mercado Audiovisual do Nordeste – Inscrições abertas até o dia 6 de novembro para o evento, que acontece de 13 a 18 de novembro de 2017 no BNB Passaré (Av. Dr. Silas Munguba, 5700, Passaré – Fortaleza/CE). Informações:  contato@mercadoaudiovisual.com.br. Site: www.mercadoaudiovisual.com.br. Tel: (85)3055.3465.