Assim como ocorreu com a música e
o teatro durante a Maloca Dragão 2017, encontro entre diretores e críticos de
festivais com grupos de dança cearenses quer fomentar a circulação dos artistas
pelo País
A 11ª edição da Bienal
Internacional de Dança do Ceará é a oportunidade para apresentação de
espetáculos e formação com grandes nomes, nacionais e internacionais, que vêm
para o evento. Este ano, a Bienal também inclui, pela primeira vez, uma rodada
de negócios entre os grupos de dança cearenses e críticos e diretores de
festivais brasileiros. É o Conexões Dança, que será realizado nesta sexta-feira
(27), das 14h às 17h, no Porto Iracema das Artes. A participação é aberta a
todos os artistas da dança cearenses ou residentes no Ceará.
Realizada pelo Instituto Dragão
do Mar, através do Centro Dragão do Mar e Porto Iracema, em parceria com a
Bienal de Dança do Ceará, a iniciativa segue o modelo bem sucedido do Conexões
Maloca, que promove o encontro entre artistas da música e do teatro cearense
com programadores e produtores de festivais e de centros culturais espalhados
pelo Brasil. Com a terceira edição realizada, em abril deste ano, durante o
festival Maloca Dragão, o Conexões agora se desdobra em Conexões Dança, durante
a Bienal, reunindo nomes da crítica e da curadoria de festivais para análise de
portfólios e propostas de espetáculos de coreógrafos e bailarinos do Ceará.
Foram convidados: Erivelto Viana
(MA), Cássia Navas (SP), Cristina Castro (BA), Joubert Arrais (CE) e Henrique
Rochelle (SP). “O objetivo é aproximar os artistas do Ceará de curadores e
críticos de outras partes do País para fomentar a circulação desses grupos em
festivais Brasil afora. É uma receita que vem dando certo em outras linguagens,
como a música e o teatro, e tem tudo pra funcionar muito bem com a dança”,
acredita a coordenadora do Programa de Dança do Porto Iracema, Cláudia Pires.
O diretor de Ação Cultural do
Dragão do Mar, João Wilson Damasceno, destaca ainda a importância que um
intercâmbio desses têm para o artista. “É uma oportunidade única ter à frente
reconhecidos realizadores do mercado cultural. Ainda que uma parceria não seja
firmada de imediato, o artista pode explorar junto dos convidados os caminhos
estratégicos para alcançar seus objetivos, enquanto grupo artístico”, afirma.
SOBRE OS CONVIDADOS
Erivelto Viana
Desenvolve projetos e
articulações para a dança, teatro e performance que integram o Bemdito
Coletivo, formado por artistas/produtores. Desde 2008 realiza, em São Luís
(MA),o Festival Conexão Dança - Selecionado no programa “Rumos Itaú Cultural
Dança 2012-2014” ,
na carteira Formadores em Dança, e também “Rumos Itaú Cultural 2013-2014” com o projeto Conexão
Espaço Habitação - Espaço para Interventores/Convidados e Artistas/Residentes.
Atualmente vem apresentando os trabalhos “Sintética Idêntica ao Natural”
(Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança/2012); Travesqueens (Prêmio FUNARTE
Klauss Vianna de Dança/2010) em parceria com Ricardo Marinelli/PR; e BATUCADA
de Marcelo Evelin/Demolition INCORPORADA e as Performances TRANSfigura#1 e
TRANSfigura #2. Integra, ainda, o “Patuanú” – Núcleo de Pesquisa em Dança de
Ator, coordenado por Carlos Simione | Lume Teatro UNICAMP/SP.
Henrique Rochelle
Crítico de dança, Doutor e Mestre
em Artes da Cena e Bacharel em Estudos Literários pela Unicamp, com estágio
doutoral na Université Paris 8. Foi produtor do Programa Dança: Encontros
Notáveis, fez parte de equipe de pesquisa dos DVDs de aniversário de 45 anos do
Balé da Cidade de São Paulo, e foi monitor do módulo de Formação Extensiva do
PIRAPRODANÇA. Professor de História da Dança, foi pesquisador convidado a
colaborar com a Enciclopédia Dança em Rede, foi secretário-geral dos Seminários
Aller-Retour: Dança Brasil-França, editor assistente do ARJ - Art Research
Journal, e organizador do livro “Dança, História, Ensino e Pesquisa”. É autor e
editor dos sites “Da Quarta Parede” e “Criticatividade”, e membro da Comissão
Dança da APCA.
Carolina Castro
Criadora e diretora do Vivadança
Festival Internacional (2007), que acontece anualmente na cidade de Salvador,
Bahia, em diversos espaços culturais com ações de difusão, intercâmbio e
networking para a dança. Integra o colegiado de programação e gestão do Teatro
Vila Velha onde dirige o programa de residências artísticas internacionais, e o
projeto Pé de Feijão – arte e educação, que promove espetáculos de artes
cênicas para público infanto-juvenil. Criou em 2017 o PAVIO – arte e negócios,
plataforma para a difusão e comercialização de produtos gerados pelas artes
cênicas de artistas baianos. Diplomada pela Universidade Federal da Bahia no
curso de licenciatura em dança. Premiada
pela Unesco com o Prize for the Promotion of the Arts. Fundou em 1998 a cia Viladança,
assumindo a direção geral, pesquisa e criação de trabalhos coreográficos.
Joubert Arrais
Professor, dançarino e crítico de
dança. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUCSP), mestre em Dança
(PPGDanca/UFBA) e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (UFC), com
formação e estágios artísticos pelo Centro Em Movimento (c.e.m /
Lisboa-Portugal). Professor efetivo do Instituto Interdisciplinar em Cultura e
Arte, lecionando no bacharelado em Jornalismo, da Universidade Federal do
Cariri (UFCA - Juazeiro do Norte). Desenvolve, desde 2012, o projeto itinerante
Crítica com a Dança, contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna
2011, que resultou na publicação colaborativa "Dança com a Crítica"
(Fortaleza: Expressão Gráfica, 2013), com patrocínio parcial do Programa de Cultura
Banco do Nordeste / BNDES 2011. Artista premiado com Bolsa Interações Estéticas
- Funarte 2013 e Programa Iberescena 2012, com criações de solos autorais de
dança e performance, como "Eu Danço Sambarroxé" (2007-2011),
"Virar Bicho" (2010-11) e Projeto Masculina (2013-14), com
participação em encontros e festivais de dança no Brasil. Membro-fundador da
Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), coordenando o comitê
temático Produção de Discurso Crítico sobre Dança (2011-12, 2013-14, 2017-18).
Escreve no seu site www.enquantodancas.net.
Cássia Navas
Professora do Pós-Graduação em
Artes da Cena/Instituto de Artes/UNICAMP, é graduada em direito (USP), doutora
em dança/semiótica (PUC/SP), pós-doutora em artes (ECA/USP), especialista em
gestão/políticas culturais (UNESCO/Université de Dijon/Ministère de la
Culture/France). Curadora e consultora de vários programas em dança, foi
pesquisadora da Equipe de Artes Cênicas/IDART/Secretaria Municipal de Cultura
(SP), coordenadora da REDE Stagium e da Oficina Cultural Oswald de Andrade (São
Paulo). Autora de Imagens da Dança em
São Paulo, Dança Moderna, Dança e Mundialização: políticas da cultura no eixo
Brasil-França, Vem Dançar, Cisne Negro Companhia de Dança, de Teatro do Movimento,
um método para o intérprete-criador e de
Arte da Composição, os dois últimos
juntamente com Lenora Lobo, assinou as pesquisas dos vídeos Como Dança São
Paulo, Memória Presente: Klauss Vianna e do CD ROM Informação e Memória de
Dança no Brasil. Conferencista, vem ministrando palestras e seminários em
várias instituições, como no Impulstanz
(Viena, 2013), SP Escola de Teatro (São Paulo, 2014-15), Centro Cultural São
Paulo (2015-17), Projeto Brasil, Mousonturm (Frankfurt, Alemanaha, 2016) e
Centro de Formação e Pesquisa, SESC São Paulo (2016). Uma de suas pesquisas-
Teoria Geral (do Estado) da Dança, aborda temas transdisciplinares entre dança
e outras áreas, investigando a construção do sentido nas fronteiras estéticas
da arte. Parte de seus textos está publicada no site www.cassianavas.com.br .
SERVIÇO:
Conexões Dança
Quando: sexta-feira (27)
Hora: das 14h às 17h
Onde: Estúdio de audiovisual do
Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema – Fortaleza /
CE)
Gratuito e aberto aos grupos e
artistas da dança interessados
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