Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Estreia] CAIXA CULTURAL FORTALEZA APRESENTA DENISE FRAGA NO ESPETÁCULO EU DE VOCÊ

Denise Fraga. Créditos: Cacá Bernardes


Monólogo inspirado em histórias reais estreia no Nordeste com entrada gratuita 


A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 8 a 12 de novembro, a atriz Denise Fraga no espetáculo Eu de Você, que mostra histórias reais, costuradas com pérolas da literatura, música, imagens e poesia. Idealizada e criada pela própria atriz, com direção de Luiz Villaça, a peça estreia no Nordeste com entrada gratuita. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. 

A temporada na CAIXA Cultural Fortaleza terá cinco apresentações, com horários às 20h, de 8 a 11 de novembro, e às 19h, no dia 12 de novembro. Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início dos espetáculos, na bilheteria. 

Denise Fraga apresenta os personagens inspirados em histórias reais: Fátima, Bruno, Clarice, Wagner, além de artistas conhecidos, e tece um bordado de vida, arte e humor cotidiano que leva o público a rir de situações corriqueiras. No palco, Denise Fraga é acompanhada por uma banda de mulheres. 

Além do espetáculo, Denise Fraga conduzirá o workshop O intérprete e a Comunicação do Texto, no dia 10 de novembro, das 10h às 13h30, para 20 participantes. A atividade propõe uma vivência de artistas profissionais de Fortaleza com a atriz, em que poderão experimentar leituras e exercícios cênicos a partir de trechos das obras "A visita da velha senhora", de Friedrich Dürrenmatt e "A vida de Galileu", de Bertolt Brecht. Os interessados podem se inscrever através do site da CAIXA Cultural.

No dia 11 de novembro (sábado), após a sessão, a atriz participa de um bate-papo com o público presente. 

A peça Eu de Você estreou em setembro de 2019, na cidade de Porto Alegre (RS), e passou por São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro, entre outras cidades.

 

Ficha Técnica do espetáculo Eu de você:

 

Idealização e Criação: Denise Fraga, José Maria e Luiz Villaça

 

Com Denise Fraga

 

Direção Luiz Villaça

 

Produção José Maria

 

 

Obra inspirada livremente nas narrativas de Akio Alex Missaka, Anas Obaid, Barbara Heckler, Bruno Favaro Martins, Clarice F. Vasconcelos, Cristiane Aparecida dos Santos Ferreira, Deise de Assis, Denise Miranda , Eliana Cristina dos Santos, Enzo Rodrigues, Érico Medeiros Jacobina Aires, Fátima Jinnyat, Felipe Aquino, Fernanda Pittelkow, Francisco Thiago Cavalcanti, Gláucia Faria, José Luiz Tavares, Julio Hernandes, Karina Cárdenas, Liliana Patrícia Pataquiva Barriga, Luis Gustavo Rocha, Maira Paola de Salvo, Marcia Angela Faga, Marcia Yukie Ikemoto, Marlene Simões de Paula, Nanci Bonani, Nathália da Silva de Oliveira, Raquel Nogueira Paulino, Ruth Maria Ferreiro Botelho, Sonia Manski, Sylvie Mutiene Ngkang, Thereza Brown, Vinicius Gabriel Araújo Portela, Wagner Júnior.

 

 

Texto Final: Denise Fraga e Luiz Villaça

 

Dramaturgia: Cassia Conti, André Dib, Denise Fraga, Fernanda Maia, Luiz Villaça e Rafael Gomes.

 

Colaboração dramatúrgica: Geraldo Carneiro, Kenia Dias, José Maria

 

Colaboração artística (residência no RJ): Artur Luanda e André Curti

 

Direção Musical: Fernanda Maia

 

Musicistas: Ana Rodrigues, Clara Bastos e Priscila Brigante

 

Direção de imagens em vídeo: André Dib

 

Direção de Movimento: Kenia Dias

 

Direção de Arte: Simone Mina

 

Iluminação: Wagner Antônio

 

Programação de Vídeo Mapping: Bruna Lessa

 

Design e operador de som: Carlos Henrique

 

Assistente e operador de luz e vídeo mapping: Ricardo Barbosa e Michelle Bezerra

 

Assistente de produção: Leonardo Shammah e Luiz Renato Ferreira

 

Técnico de Palco: Alexander Peixoto

 

Contrarregra e camareira: Cristiane Ferreira

 

Costureira: Judite de Lima

 

Produção das imagens em video: Café Royal

 

Produtora executiva: Adriana Tavares

 

Fotógrafo: Thiago “Beck” de Vicentis

 

Primeiro assistente de câmera: Diego José Marinho

 

Som direto: Fernando Akira

 

Eletricista: Alberto Ferreira

 

Logger: Hugo Dourado

 

Administração financeira: Evandro Fernandes

 

Fotos para arte: Willy Biondani

 

Fotos de cena: Cacá Bernardes

 

Programação visual: Guime Davidson, Phillipe Marks

 

Assessoria de Imprensa SP: Morente Forte Comunicações

 

Redes sociais: @DeniseFragaOficial

 

Roteiro de Audiodescrição: Letícia Schwartz

 

Consultoria: Luís D. Medeiros

 

Produção Local em Fortaleza: Free Lancer Producções

 

Assessoria de Imprensa em Fortaleza: Divulga Ação

 

Coprodução: Café Royal

 

Produção: NIA Teatro

 

Patrocínio: CAIXA | Governo Federal

 

 

 

 

 

SERVIÇO: 

 

[Teatro] Espetáculo Eu de você 

 

Data: 8 a 12 de novembro

 

Horário: 20h (8 a 11 de novembro) e 19h (12 de novembro)

 

Local: CAIXA Cultural Fortaleza - Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema

 

Ingressos gratuitos: distribuídos na Bilheteria a partir de 01 hora antes do espetáculo. 

 

Classificação indicativa: 12 anos

 

Acesso a pessoas com deficiência

 

Sessões em LIBRAS e Audiodescrição nos dias 10 e 11 de novembro de 2023.

 

Informações: (85) 3453-2770 | Instagram @caixaculturalfortaleza

 

Site da CAIXA Cultural

 

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

 

 

 

[Workshop] O intérprete e a comunicação do texto

 

Data: 10 de novembro

 

Local: Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza - Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema

 

Horário: das 10h às 13h30

 

Carga Horária: 210 minutos

 

Público-alvo: atores, atrizes, artistas profissionais

 

Classificação indicativa: 18 anos

 

Inscrições: site da CAIXA Cultural

 

20 vagas

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Evento] Boulevard Guaramiranga entrará no clima espanhol para festa de Réveillon 2024

 

Uma noite verdadeiramente especial é esperada no Boulevard Guaramiranga, no dia 31 de dezembro. Os visitantes vão sentir a atmosfera da Espanha na festa que promete comemorar em grande estilo a chegada do novo ano.

"Será uma noite especial, com o toque cativante das ruas de Sevilha, Barcelona e Madri, trazendo para o Boulevard Guaramiranga a paixão e  a música que tornaram a Espanha famosa em todo o mundo. À medida que os visitantes percorrem o local, sentirão como se tivessem sido transportados diretamente para as cidades espanholas, repletas de cores", explica a empresária Patrícia Leitão, proprietária da Imobiliária Guaramiranga Blog, organizadora da festa e síndica do Boulevard Guaramiranga.

Os clientes terão acesso à variedade de lojas do empreendimento e da gastronomia. O espaço estará totalmente decorado com símbolos, cores e ícones espanhóis. Ao todo, serão disponibilizados 250 lugares para os participantes. Dentre as atrações para animar estão banda de forró pé de serra, banda Rómulo Santaráy, além de uma apresentação de dança típica espanhola.     

"O Réveillon  no Boulevard Guaramiranga promete uma experiência rica em cultura, sabor e entretenimento, combinando a beleza natural da região com a celebração do Ano Novo", revela.  

Os ingressos são vendidos por mesa, de 4 a 6 lugares, com direito a champanhe e entrada de frios.

Os ingressos serão comercializados neste mês de novembro. Mais informações através no número (85) 99921-9589.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Evento] A alegria tá na mesa: 17ª edição do festival Bar em Bar conta com dezenas de botecos cearenses; confira participantes

  

Evento acontece até dia 12 de novembro em sete municípios e conta com 64 bares com petiscos a preços promocionais  

Mais uma edição do festival dos frequentadores de botecos começou. O Bar em Bar, que em sua 17ª edição tem o tema “A alegria tá na mesa”, começou no dia 26 de outubro e vai até o dia 12 de novembro, com mais de 400 estabelecimentos confirmados em todo o Brasil e 64 estabelecimentos participantes no Ceará, localizados em Fortaleza, Eusébio, Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. 

 

O Bar em Bar é uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), tendo por objetivo valorizar o ambiente e a gastronomia dos bares, dando destaque ao importante papel social que esses locais desempenham na cultura brasileira, promovendo o convívio, a descontração e a riqueza de experiências que só os bares podem proporcionar. 

O presidente da Abrasel no Ceará, Taiene Righetto, lembra que o evento já possui 17 anos de história e se tornou tradicional no calendário gastronômico dos bares no país. "Para os clientes, o Festival é a oportunidade de explorar novos locais, desfrutar de momentos de convívio com amigos e, claro, degustar pratos especialmente preparados para o festival a preços especiais", afirma. 

Dentre as opções de pratos participantes, os clientes terão o prazer de degustar itens como Bolinha de carne com castanha de caju; Ragu na polenta; Bolinho de bacurim; Dadinho de camarão; Travesseirinhos de carneiro e Tacos Cearenses. 

Confira a lista de restaurantes participantes: 88 Bier; Armadillo Burger Grill; Armazém da Esquina; Arupemba; Balcone; Bar da Cidade; Bocca Felicce; Bossa 85; Boteco do Cavaco; Boteco do Imprensa; Boteco Maraponga; Boteco Mercado dos Peixes; Brew Barn; Brewstone Pub; Buteco Bohemio Maraponga; Butiquim do Luiz; Cabana Carnes e Pizzas; Carneiro do Diniz; Cervejaria Turatti - Cambeba; Cervejaria Turatti - Kennedy; Cervejaria Turatti - Papicu; Cervejaria Turatti - Varjota; Cowboy Iguatemi; Cowboy RioMar; Dom Street Burguer; Donkey Head Cervejaria; Du Porto Cervejaria; É Sim; Eita Food; Embaixada da Cachaça; Empório Hot Pizzaria; Espetim do Tio; Fazendinha Country Bar; Floresta Bar; Giz Cozinha; Hey Joe; Hoots Gastropub; Kandô Praia; Katavento; Lekker; Lipsfiha; Lug’s; Maori Beach; Maria Severina; Novos Boêmios; Pastel.com; Patuskela; Pinhões Restaurante; Pirata; Prime Restô; Restaurante Dona Carmo; Restaurante Frederico Meireles; Restaurante Mayú; Restaurante Stilo Mineiro; Restô Jardim; Ronco do Mar; Sabbar; Seu Zé Bodega; Sir Fisher; Tasquinha Portuguesa; Teresa e Jorge; Terra Mia; Velas do Cumbuco; Vila Camaleão. 

Para conferir os pratos de cada estabelecimento participante, bem como os endereços, acesse: www.barembar.com.br. 

 

Serviço: 

Festival Bar em Bar 2023: “A alegria tá na mesa” [@festivalbarembar] 

Data: De 26 de outubro a 12 de novembro de 2023 

Mais informações: www.barembar.com.br 

Realização: Abrasel Ceará [@abraselce] 

Patrocínio: Colorado, Pepsi Black, Ypióca e For You Receptivo 

Apoio: Sistema Fecomercio, Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), Sesc e Senac.

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Oficinas] CAIXA CULTURAL FORTALEZA PROMOVE OFICINA E VIVÊNCIA MODA PRETA AUTORAL

  

Projeto do Quilombo da Xambá, comandado pela Zarina Moda Afro, apresenta histórias no trabalho com tecidos africanos e pesquisas realizadas em Moçambique e África do Sul. 

A CAIXA Cultural de Fortaleza apresenta, de 15 a 18 de novembro, a Oficina e Vivência Moda Preta Autoral, com acesso gratuito mediante inscrição. O projeto traz reflexões teóricas e práticas sobre a moda preta decolonializada, afro-referenciada e afro-diaspórica, tomando como base as experiências de Jéssica Zarina e Rodrigo Zarina à frente da Zarina Moda Afro. O produto é resultado dos intercâmbios culturais dos curadores em países como África do Sul e Moçambique, e, também, com experimentações práticas. As inscrições iniciam dia 07 (terça-feira) e devem ser realizadas pelo site www.caixacultural.gov.br, as vagas são limitadas. 

A concepção do projeto é da Zarina Moda Afro (moda preta autoral pernambucana), do Quilombo da Xambá de Olinda/PE, e os facilitadores, Jéssica e Rodrigo Zarina, estarão presentes, mostrando sua experiência com a moda baseada nos tecidos africanos. A oficina é acessível para pessoas surdas, contando com intérprete de libras em todos os dias de realização. 

“A moda se descreve muito além de uma roupa ou acessório, mas é através da linguagem corporal para além do vestir que ela se manifesta - possibilitando a nossa comunicação com o mundo”, afirma Jéssica Zarina. Assim, o objetivo do evento é apresentar outro ponto de vista da moda afro-brasileira em diáspora, tendo como ponto de partida costumes, expressões, estilos de vida, identidade, afirmação, cultura, ancestralidade e afins. 

 

Zarina Moda Afro: 

A Zarina Moda Afro surgiu em 2015, das mãos de dois artistas pretos da periferia: Jéssica Zarina, 29 anos, mulher negra, candomblecista, bailarina afro, atriz, modelo, produtora cultural e artesã; estilista, e, também de Rodrigo Zarina, 32 anos, homem negro, candomblecista, músico percursionista, produtor cultural, estilista, costureiro e modelista. Juntos, há mais de oito anos, eles têm um ateliê, na sala de casa, no Quilombo de Xambá, em Olinda, na região Metropolitana do Recife. 

 

Decolonizar a moda 

A oficina e vivência Moda Preta Autoral tem por objetivo a construção social e profissional de narrativas negras na moda por meio da valorização e instrumentalização dos saberes ancestrais. 

O racismo se manifesta em todos os segmentos sociais. Na moda, esse cenário também é excludente. A teoria decolonial é uma crítica aos efeitos duradouros e estruturais do colonialismo nas sociedades contemporânea. Dessa forma, é necessária a ampliação da visão sobre a moda negra, o entendimento do valor ancestral, do resgate da identidade e o poder das reflexões sobre situações de violência ou de enfrentamento à exclusão. 

 

 

Serviço: 

Oficina e Vivência Moda Preta Autoral 

Local: Sala de ensaio GA – CAIXA Cultural Fortaleza 

Data: 15 a 18 de novembro de 2023 

Horário: 16h (quinta a domingo) 

Inscrições: gratuita no site: www.caixacultural.gov.br; 

Carga horária: 12 horas 

Classificação indicativa: A partir de 16 anos; 

Capacidade: 20 lugares 

Acesso para pessoas com deficiência 

Informações: (85) 3453.2770 | www.caixacultural.gov.br 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Programação] Governo do Ceará lança I Festival AfroCearensidades com entregas de políticas afirmativas e ampla programação cultural no Estado, em novembro

Assinatura de Decreto regulamenta políticas afirmativas de fomento para a Cultura. Representatividade negra é destaque em mais de 100 atividades pelo estado do Ceará. 

 

O Governo do Ceará lança o “Festival Afrocearensidades - Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará” em celebração ao mês da Consciência Negra, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult). O Festival traz ampla programação distribuída entre equipamentos culturais do Estado, com mais de 100 atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense. 

A Secretaria da Igualdade Racial, juntamente com a Secult Ceará e as organizações sociais Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante de Cultura e Arte, por meio da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) realizam série de ações propostas pelos movimentos sociais, movimento negro e Povos de Comunidades Tradicionais - PCTs (quilombolas e povos de terreiro). "O objetivo central desse Festival é garantir a visibilidade do povo negro, seu potencial criativo e de resistência contra a desumanização que é o racismo", afirma a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira.

 

Combate ao Racismo

 

Dentro das políticas de combate ao racismo e promoção da Igualdade Racial, a Seir é responsável pela concessão do selo Município Sem Racismo, como forma de estímulo e reconhecimento aos municípios que realizam ações e políticas de enfrentamento às desigualdades raciais e de combate ao racismo, e que adotam iniciativas de fortalecimento de comunidades quilombolas, povos de terreiro, indígenas e ciganos. Até o fim deste ano, a Seir pretende iniciar a entrega dos selos. 

No mês de setembro, a Seir assinou um termo de cooperação em parceria com a Secretaria do Trabalho e Sebrae, para desenvolver ações e incentivo para o afroempreendedorismo, acesso ao mercado de trabalho e políticas de crédito para a população negra e PCTs. A transversalidade da temática e ações étnico-raciais também terão parcerias no âmbito da segurança pública, junto à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Secretaria da Educação (Seduc), Superintendência do Sistema Socioeducativo (Seas), Secretaria dos Direitos Humanos e outras áreas que seguem em trativas e desenvolvimento de projetos. 

 

Políticas Afirmativas de Fomento para a Cultura

Um marco importante para a política cultural e para a população negra cearense será a assinatura do Decreto de regulamentação de ações afirmativas e reparatórias de direitos, no âmbito de Fomento Cultural, a que se refere o Art. 53,§ 2º, da Lei nº 18.012 de 01 de abril de 2022, que institui a Lei Orgânica da Cultura do Estado do Ceará. A homologação do Decreto acontece neste mês de novembro, em que o Governo do Ceará vem aprimorar tecnologias e mecanismos legais de promoção da igualdade e da equidade racial, com Políticas de Ações Afirmativas, por meio de Política de cotas, editais e vagas específicas, bônus de pontuação, para candidatos/as negros/as, quilombolas, indígenas, com deficiência, povos e comunidades tradicionais. 

A secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secult Ceará, Gecíola Fonseca, ressalta que as políticas afirmativas são transversais a todos os eixos estruturantes da Secretaria da Cultura, compreendendo: Conhecimento e Formação Artística e Cultural, Patrimônio Cultural e Memória, Artes, Diversidade e Cidadania Cultural. “A Secult desenvolve políticas de ações afirmativas voltadas ao protagonismo de pessoas negras, periféricas, indígenas, ciganas, quilombolas, com deficiência e LGBTI+, que têm como objetivo combater o racismo, a discriminação e as desigualdades.”, afirma Gecíola. 

Ainda de acordo com a secretária, a Secult mantém um diálogo estratégico e político com as representações dessas populações, estabelecendo diretrizes de maior abrangência das políticas afirmativas em todas as ações da Secretaria e da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece). “Essas políticas incluem a reserva de vagas como medida de redução das desigualdades sociorraciais e étnico-raciais, garantindo os direitos desses grupos historicamente discriminados.”, finaliza Gecíola. 

A coordenadora de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural (CODAC) da Secult Ceará, Rosana Marques, reitera a importância de somar esforços com a Secretaria de Igualdade Racial, para  dar visibilidade a iniciativas como o Festival Afrocearensidades. “Abrir espaço e estabelecer agendas comuns entre as pastas é muito importante para valorizar a identidade negra cearense, onde o reconhecimento dos saberes e fazeres promove a valorização das nossas matrizes culturais e reitera a nossa diversidade, sendo o nosso compromisso enquanto  política pública.  Compreender o que a sociedade em si necessita, nesse  caso, é ouvir para entender quais são suas demandas, para poder incluí-las na agenda governamental do Estado", reforça Rosana. 

 

Programação cultural diversa em mais de 100 ações pelo Ceará

 

Shows, teatro, exposições, cinema, mesas de debates, feira de afroempreendedorismo, oficinas, formações, encontros celebrativos nos territórios quilombolas e outras ações ocorrerão durante todo o mês de novembro.  

A programação integrada do Festival Afrocearensidades inicia no dia 3 de novembro (sexta-feira), com apresentação artística do grupo Nóis de Teatro, no Teatro Dragão do Mar; Ocupação Fazeno Rock, no Hub Cultural Porto Dragão e atividade sonora no Museu da Imagem e do Som (MIS), com Elton Panamby. O Festival contará ainda com exibição audiovisual “Salve Iemanjá”, no MIS; Debate “Papo Negro”, na Biblioteca Pública Estadual (Bece); show de Mateus Fazeno Rock no cineteatro São Luís; Feira Negra de Fortaleza; evento “A Coisa tá Preta”;  exposiçao de capoeira; atividade de fortalecimento e pertencimento étnico-racial com quilombolas, em Quixeramobim, Aquiraz, Tururu e em Trairi;  evento é SAL, de sarau, slam e rimas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.  A programação semanal do Festival será divulgada pelas secretarias promotoras do Festival Afrocearensidades. 

A agenda segue ao longo de todo o mês, em diferentes linguagens artísticas e espaços da cidade. No Complexo Cultural Estação das Artes vale destacar a Festa Suor Preto, criada a partir da articulação de empreendedores pretos Em todas as edições, a Suor Preto não apenas prioriza a participação de artistas negros, mas temáticas que possibilitam reflexões de cunho político e social. 

Igualmente realizada por produtores negros, a festa Boom Boom Black promove eventos para reunir o público negro e periférico de Fortaleza e do Ceará. O evento sempre traz referências de figuras importantes na história da luta antirracista e muita música da black music dos anos 70 e 80 até novos ritmos, como Afro House e Afro Beats. 

Um destaque entre a programação cultural é a Feira Negra no Dragão, que acontece das 15h às 21h nos dias 18 e 19 de novembro na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, reunindo mais de 50 pessoas empreendedoras da Feira Negra, Coletivo Elas de Axé e Mulheres Quilombolas. Além da feira de produtos e a feira gastronômica, a programação conta com espaços e tendas com apresentações musicais e temáticas que envolvem beleza negra, saúde e infância. No mesmo fim de semana, integrando a agenda da Feira Negra no Dragão, ainda acontece a 1ª edição do Prêmio Pretas Potências, realizado pelo Preta Hub. 

Também tem Feira Negra no Complexo Cultural Estação das Artes e no Kuya - Centro de Design do Ceará, no dia 12 de novembro, e no Museu da Imagem e do Som, no dia 25 de novembro. A iniciativa é de um coletivo que surgiu com o desejo de garantir visibilidade, espaços de efetivação do empreendedorismo negro, a valorização e a difusão da produção cultural das populações negras da cidade. Hoje são cerca de 30 afroempreendedores envolvidos. 

Ainda como parte da programação do festival, o Museu do Ceará, equipamento gerido pela Secult Ceará, realizará uma intervenção artística na fachada do espaço que atualmente abriga o museu, o Anexo Bode Ioiô, em parceria com o grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação (GMFPA), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), formado por artistas, pesquisadores e educadores. “Os painéis produzidos têm como objetivo celebrar os 20 anos da Lei nº 10.639/2003, que incluiu no currículo oficial do Ensino Nacional a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", abordando  especialmente o Patrimônio Cultural brasileiro em uma perspectiva da valorização e promoção da diversidade racial. Além disso, será apresentado ao público o curta-documentário “Revendo Chico da Matilde” sobre o processo de digitalização de acervo iconográfico do famoso abolicionista conhecido como Dragão do Mar. Essa ação representa, simbolicamente, uma referência a conquista do povo negro em sua luta de seis séculos contra a violência discriminatória no Brasil” ressalta a primeira mulher negra a ocupar direção do Museu do Ceará, Raquel Caminha. A ação está prevista para a segunda quinzena de novembro.

 

Selo Festival Afrocearensidades 

Para acompanhar a programação, o público pode acessar a programação geral do evento que seguirá disponível nos links das bios dos perfis de Instagram da Seir e Secult e também identificar o Selo Afrocearensidades, desenvolvido para indicar os mais de 100 eventos que fazem parte dessa grande mobilização integrada em fortalecimento da cultura negra. 

 

Confira a programação completa: https://docs.google.com/document/d/1vbCJkLTZkLevnWzev4PYlO2BjoxYxSSjnp0dDGPtpVw/edit#heading=h.lwcedqvntotp

 

* Programação sujeita à atualização. 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Evento] Ferrovia Ótica participa do 34º Congresso de Oftalmologia no Seara Praia Hotel

 
 

A Ferrovia Ótica, especialista em óculos sol e grau, marcou presença no 34º Congresso de Oftalmologia, no Seara Praia Hotel. A empresa não apenas apoiou o evento, mas também brilhou com seu próprio estande, onde trouxe inovação e estilo para a audiência entre os dias 26 e 28 de outubro. 

"Demonstramos um compromisso com a comunidade oftalmológica, ao mesmo tempo em que ressaltamos a importância da saúde ocular e da moda dos óculos. O evento proporcionou uma oportunidade valiosa para a empresa mostrar suas últimas criações", disse Allan Sankey, CEO da Ferrovia Ótica.

 

O espaço da empresa no Congresso de Oftalmologia chamou a atenção dos médicos. No total, 200 profissionais visitaram o estande. A Ferrovia também distribuiu ecobags e copos térmicos personalizados com o nome de cada médico oftalmologista. A iniciativa não apenas reforçou a preocupação da empresa com a comunidade, mas também promoveu uma mensagem importante de responsabilidade ambiental. 

"Pudemos também estabelecer conexões significativas com profissionais da área e mostrar seu apoio à saúde ocular. A ênfase na moda e na sustentabilidade deu à nossa empresa uma posição única no evento e ressaltou o nosso compromisso com a inovação e o bem-estar da sociedade", finalizou o empresário. 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Evento] IV Seminário Sesc Etnicidades acontece pela primeira vez em Fortaleza de 8 a 10 de novembro

  

Foto: Ytallo Barreto


Com nomes como Lia de Itamaracá e Nego Bispo, evento é centrado no protagonismo de pessoas indígenas e negras. As inscrições são gratuitas  

O Sesc promove o IV Seminário Sesc Etnicidades, em Fortaleza, de 8 a 10 de novembro. Sob o tema “Os imaginários brasileiros passam por nós: povoar e construir com pessoas indígenas e negras”, o evento conta, em sua programação, com aulas-debate, vivências, apresentações culturais, shows, gira e toré de conversas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Sesc Ceará (https://www.sesc-ce.com.br/sesc-etnicidades/). As conversas acontecem no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE). Já o show de encerramento será na Estação das Artes.  

O seminário sintetiza as trocas artísticas e culturais que estão no Identidades Brasilis, projeto do Sesc realizado em diversos estados durante o ano com o propósito de valorizar e fortalecer as culturas indígena e negra por meio de programações culturais e educativas. A iniciativa é centrada no efetivo protagonismo de pessoas indígenas e negras na composição dos diálogos e das reflexões. 

"Este seminário aborda questões importantes da dinâmica social e evidencia o legado das populações negras e indígenas no país. Por meio dos debates, história, memória e patrimônio imaterial se oferecem como arcabouço conceitual para pensarmos a pluralidade social na contemporaneidade", pontua Janaína Cunha, Diretora de Programas Sociais do Sesc. 

 

Programação 

 

A conferência de abertura vai reunir a mestra cirandeira de Pernambuco Lia de Itamaracá e a Cacique Pequena do povo Jenipapo Kanindé (CE), pioneira entre as caciques mulheres no país. Já os debates, as giras e torés de conversa reúnem pensadores, pesquisadores, escritores e artistas nas áreas de patrimônio imaterial, saberes ancestrais, memória, cultura, educação, diversidade e cidadania.  

 “Estes dois grupos sociais, formados por pessoas indígenas e negras, guardam muitas semelhanças. Ambos foram retirados de suas terras e sofreram tentativas de apagamento de suas culturas, crenças e identidades. Não houve passividade desses povos. Houve, sim, uma brutalidade que precisa ser reparada. Eles foram e são partícipes, lutadores e sujeitos constituintes do território brasileiro. E fatos que atestam isso precisam ser incorporados à nossa história, precisam ser contados", explica Carlos Magno Rodrigues, representante da Rede Sesc de Arte Educação no Sesc Ceará.

 

Vivências e apresentações culturais 

 

O seminário vai proporcionar vivências junto do Maracatu Vozes da África e do povo Jenipapo Kanindé, levando os participantes aos seus territórios. Entre as apresentações culturais e musicais, haverá cortejo com maracatus, projetos coletivos de difusão, ensino e pesquisa com manifestações artísticas, ritmos e batuques de tradições afrodescendentes residentes em Fortaleza.  

Lia de Itamaracá também faz a apresentação de encerramento do evento, junto com a cantora Daúde (BA). Os ingressos para os shows na Estação das Artes vão ser disponibilizados pela plataforma Sympla de forma gratuita, a partir do dia 7 de novembro.  

O IV Seminário Sesc Etnicidades é uma realização Sesc – instituição que compõe o Sistema Comércio – e conta com a parceria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), e do Complexo Cultural Estação das Artes, gerido pelo Instituto Mirante de Arte e Cultura, equipamentos da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará.  

O evento faz parte das ações do projeto do Sesc Identidades Brasilis, que acontece nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Ceará.   

 

Veja a programação completa: https://www.sesc-ce.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Programa%C3%A7%C3%A3o.pdf 

 

SERVIÇO 

 

IV Seminário Sesc Etnicidades  

 

Evento gratuito 

 

Data: De 8 a 10 de novembro

 

Locais: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, BECE e Estação das Artes – Fortaleza (CE)

 Inscrições: Até 8 de novembro pelo site https://www.sesc-ce.com.br/sesc-etnicidades/

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Museus] Saiba a importância da reforma do Museu do Ceará e a origem do recurso que garante esta vitória do povo cearense

Restauro do histórico Palacete Senador Alencar, sede do Museu desde 1990, contará com R$ 4.5 milhões do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID) 

O Museu do Ceará, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), é a primeira instituição museológica oficial criada no estado. Em 2023, completa exatos 90 anos de serviços prestados ao povo cearense. 

Testemunha de inúmeros acontecimentos sociais e políticos, é sinônimo, dentre outras atribuições, de preservação da memória, educação e salvaguarda das raízes do povo cearense. Em outubro, o futuro do equipamento ganhou projeção em diferentes segmentos da sociedade. 

O governador Elmano de Freitas assinou Projeto de Lei que destina R$ 4.5 milhões para restauro e reforma do Palacete Senador Alencar, prédio que sedia o Museu do Ceará desde 1990. O recurso será voltado a modernização do Museu, incluindo a atualização dos espaços de exposição e novas orientações de acessibilidade. 

O aporte advém do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID). A Secretária de Cultura do Estado, Luisa Cela, destacou a longeva relevância do Museu que guarda, como o próprio nome sugere, a memória dos cearenses. 

"O Museu do Ceará tem um acervo extremamente relevante e importante para conhecermos nossa história, contar nossas diversas histórias, pelas diversas perspectivas e povos que ocuparam, construíram e constroem, até hoje, nosso território. Uma ação fundamental da política museal e política de memória que é salvaguardar nossa história, memória e também permitir uma atualização crítica sobre o pensamento do povo e do estado do Ceará nos dias atuais". 

Secular, o imóvel possui significativo valor cultural e arquitetônico. Trata-se de um Monumento Nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A seguir, detalhamos como o FDID impacta no cotidiano dos cearenses e contextualizamos a relevância do restauro e reforma do Museu do Ceará. 

 

Relevância do restauro e reforma 

Há nove décadas na vida dos cearenses, o Museu do Ceará abriga um acervo com mais de 13 mil peças distribuídas em três importantes coleções que revelam a história do Ceará: Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário. 

A Diretora do Museu do Ceará, Raquel Caminha, explica que a importância do Museu reside especialmente na multiplicidade e diversidade de tipologias do seu acervo. Esta rica característica posiciona o Museu como uma instituição de história e memória que precisa ainda ser muito explorada. 

“Mesmo com os 90 anos de criação, possui muito potencial de ações educacionais e culturais com a sociedade cearense. O projeto de restauro possibilitará ampliar essas atividades. Além do restauro do próprio Palacete, trará a modernização daquele espaço físico, adequando-o às novas perspectivas dos museus e instituições museológicas”, descreve a Diretora.

Localizado no bairro Centro, à Rua São Paulo, n.º 51, o Palacete Senador Alencar foi originalmente construído como sede da Assembleia Provincial do Ceará, na época do Brasil Império (1822-1889). No decorrer das décadas, abrigou a Faculdade de Direito, Biblioteca Pública, o Tribunal Regional Eleitoral, o Instituto do Ceará e a Academia Cearense de Letras.

Desde 1990, consolidou-se como a sede do Museu do Ceará. O prédio mantém as características arquitetônicas originais. O estilo neoclássico é demarcado pelas colunas, janelas e o frontão triangular. Nas proximidades estão o Palácio da Luz (atual Academia Cearense de Letras), a Igreja do Rosário e a Praça General Tibúrcio (conhecida como Praça dos Leões). 

Estas construções formam um importante conjunto arquitetônico da capital cearense e ocupam uma área de grande densidade histórica e turística. Para Raquel Caminha, a parceria com o Ministério Público é uma forma de reconhecimento de outras instâncias estatais acerca do valor do Museu e da necessidade do equipamento ser reinaugurado e reaberto ao público. 

“É uma resposta das instituições em reconhecer a relevância do Museu do Ceará, garantindo via FDID, o acesso à cultura, história e memória que são direitos humanos”, completa a gestora e historiadora.

  

FDID é retorno à sociedade

 

A sigla pode até parecer complicada de entender, contudo, guarda impactos reais em diferentes áreas da sociedade. O FDID integra a estrutura organizacional do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), vinculado à Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). 

Segundo informações do site do MPCE, os recursos do FDID são oriundos, principalmente, do recolhimento de “indenizações e multas aplicadas no âmbito de procedimentos administrativos, termos de ajustamento de conduta e ações civis públicas”. 

Durante a cerimônia de assinatura do Projeto de Lei, o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, trouxe um exemplo de como atua o FDID. “A maioria das receitas do Fundo são provenientes das multas aplicadas pelo Decon aos violadores dos direitos dos consumidores”, contextualizou.  

Criado em 2004, O FDID financia projetos sociais voltados a “saúde, educação, assistência social, cidadania, proteção e defesa do meio ambiente, do patrimônio histórico, artístico, estético, cultural, turístico e paisagístico, do consumidor, entre outros direitos e interesses difusos e coletivos”, como define o MPCE. 

Assim, o restauro e reforma do Museu do Ceará se enquadram na proposta de atuação do FDID. Segundo a presidente do Conselho Estadual Gestor (CEG) do Fundo, promotora de Justiça Liduina Martins, existia a expectativa de que os recursos fossem empregados também em projetos de maior dimensão. 

“Esse desejo se transformou em uma diretriz que agora estamos concretizando. É uma forma de também dinamizar a gestão do FDID, sempre com a finalidade de devolver à sociedade cearense iniciativas de maior significado quantitativo e qualitativo. Esse é o primeiro com esse perfil. Há um simbolismo em ser o Museu do Ceará, porque é a nossa identidade histórica e cultural”, ressaltou via matéria publicada pelo site oficial do MPCE. 

“Quando a proposta de destinar os recursos ao Museu do Ceará foi levada ao comitê, a decisão foi unânime. É uma forma de investir na nossa história”, completou o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro. 

Assim, destaca Luisa Cela, a reabertura do Museu do Ceará atende um dos princípios basilares do FDID de retornar e garantir ao povo o direito primordial que é a preservação da memória. 

"Nada mais atual do que nossa memória. É muito importante que possamos sempre trazer a todos os cearenses a importância de atualização da memória no tempo presente. Isso é o que nos faz ser cearenses. É para isso que construímos e fortalecemos a política cultural no Estado do Ceará", finaliza a Secretária da Cultura Luisa Cela.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.