Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par em Par 2008


COMEÇA NESTA SEXTA (17) O ENCONTRO TERCEIRA MARGEM
Ação formativa da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par em Par 2008 traz ao Centro de Convenções a cia. francesa Maguy Marin, com o espetáculo Umwelt

Começa nesta sexta-feira, 17/10, o Encontro Terceira Margem, ação formativa da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par em Par 2008, que segue até o dia 26 de outubro em diversos espaços de Fortaleza. Para a abertura, a convidada especial é a companhia francesa Maguy Marin, que apresenta o espetáculo Umwelt - do alemão “ambiente”, termo utilizado pela filosofia para abordar a inter-relação e influências estabelecidas entre sujeito e meio. Em Umwelt, Maguy Marin apresenta fragmentos e possibilidades de combinação de situações, num jogo de movimentos que acontecem entre espelhos dispostos ao fundo do palco.

Nascida em Toulouse, a coreógrafa tem formação em dança clássica, integrou o Ballet de Strasbourg e, em 1970, seguiu para a École Mudra em Bruxelas, na Bélgica, onde dançou o “Ballet du XXe siècle”, sob direção de Maurice Béjart. Com a peça “May B”, em 1981, tornou-se um dos mais importantes nomes da “Nova Dança Francesa”. Atualmente, segue com mais de 40 peças compostas e com o trabalho no Centro Coreográfico Nacional de Rillieux-la-Pape.

A Abertura Oficial do Encontro Terceira Margem acontece às 20h, no Centro de Convenções Edson Queiroz. Por questão de organização, as bilheterias abrem três horas antes do início dos espetáculos, para que o público possa retirar os ingressos. A entrada em todas as atividades do Encontro Terceira Margem é gratuita.

O QUE É O ENCONTRO TERCEIRA MARGEM

Com o foco na relação entre corpo e imagem e as possibilidades criadas a partir do diálogo entre as diversas linguagens, o Encontro Terceira Margem, ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par em Par 2008, propõe uma mostra de trabalhos que exploram diferentes suportes de apresentação e volta-se para as artes do corpo, fomentando discussão, formação e pesquisa em torno de trabalhos que tenham na imagem um ponto de re-elaboração da corporeidade.

Para o Encontro, instalações, intervenções urbanas, mostra de vídeos, mini-cursos, mesas-redondas, retrospectivas, debates, espetáculos de companhias e bailarinos convidados e seminário com o tema “Presença e Performance, as linguagens do corpo através da imagem”. Coreógrafos, artistas e pesquisadores cearenses, nacionais e do exterior participam.

ONDE ACONTECE

Serão dez dias de extensa programação em Fortaleza, com maior parte das atividades alocadas nas futuras instalações da Caixa Cultural, prédio da Caixa Econômica Federal tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Antropológico Nacional (IPHAN), que será restaurado para abrigar o Centro Cultural do banco e terá seus 3.000 metros quadrados de área construída ocupados com atividades da Bienal de Dança. Em sua fachada serão exibidos vídeos nacionais e internacionais e em suas salas haverá instalações e intervenções. Além do espaço Caixa Cultural, o Terceira Margem acontece no Centro de Convenções Edson Queiroz, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Centro Cultural Bom Jardim, no Teatro das Marias, no Sesc Senac Iracema e em terminais de ônibus e conta com exibições em fachadas de prédios da capital cearense.

O QUE ACONTECE

ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS E NACIONAIS

Após a abertura com a companhia francesa Maguy Marin, a Bienal De Par em Par 2008 reúne outros grandes nomes da dança internacional e nacional. Da França, Fabrice Lambert traz o espetáculo “Gravité”, uma instalação e uma coreografia para um corpo apoiado sobre um plano de água constantemente atravessado por luz e som, a fim de revelar os menores detalhes dos movimentos, que permite a reverberação numa tela branca situada atrás deste. Lambert foi Artista Associado na Scène Nationale Le Manège à La Roche sur Yon de 2003 a 2007 e colaborou, no trabalho de pesquisa da companhia Expérience Harmaat, com artistas plásticos, videomakers e bailarinos, o que resultou na criação de várias peças.

Edgardo Mercado, da Argentina, participa do Encontro com as performances “Tierra del Mandelbrot” e “Plano Difuso”, ambas tendo como cenário a forma de uma caixa preta produzida pela luz e projeções de vídeo, na qual se reproduzem imagens geradas digitalmente.

Do Brasil, Ricky Seabra e Andréa Jabor apresentam o espetáculo “Isadora.Orb, a Metáfora Final”, uma fábula multimídia sobre o desejo do artista de conhecer o espaço sideral para poder criar poesia e arte em órbita ao redor da terra. Os criadores do espetáculo têm como inspiração a bailarina Isadora Duncan, que revolucionou a dança no início do século XX, e desenvolvem um trabalho que explora a possibilidade de criar arte na gravidade zero.

A instalação “O Banho”, da dançarina e coreógrafa Marta Soares (SP), reflete sobre vida de Sebastiana de Mello Freire, D.Yayá, mulher da elite paulistana, diagnosticada doente mental, e mescla dança, performance e vídeo.

Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, com a videocoreografia “O Nome Científico da Formiga”, discutem e questionam o fazer artístico, falam de liberdade, brincam com a percepção do público.

Seminário Presença e performance: as linguagens do corpo através da imagem

O ponto alto de formação e discussão acerca da relação corpo/imagem no Encontro Terceira Margem acontece no Seminário Presença e performance: as linguagens do corpo através da imagem. Participa como mediador o bailarino, coreógrafo e ator Marcos Moraes. Entre os palestrantes, nomes como Thereza Rocha, Paulo Caldas, André Parente, Felipe Ribeiro e o francês Armando Menicacci. Os cearenses Wellington Júnior, Alexandre Veras e Beatriz Furtado também ministram palestras.

Christine Greiner (SP), professora da PUC e diretora da coleção Leituras do Corpo da editora Annablume, ministra diversos mini-cursos. A bailarina e videomaker uruguaia Tamara Cubas dirige residência de video-dança, de 06 a 17/10, no Alpendre, em Fortaleza. Andrea Jabor realiza a oficina Arquitetura do Movimento e a Construção do Lugar.

Haverá, ainda, a mesa dos festivais de video-dança representados por Silvina Sperling – Festival Internacional de Videodanza de Buenos Aires (Argentina), Roxana de Los Rios – Festival de Vídeo Danza Habana Vieja: Ciudad em Movimiento (Cuba), Paulo Caldas – Festival Dança em Foco (RJ) e Oscar Malta – Play Rec – Festival Internacional de Video-dança do Recife (PE).

Preparações e Tarefas: LETÍCIA PARENTE

Obras de Letícia Parente, pioneira da vídeo-arte no Brasil, que morou muitos anos no Ceará, estarão nas futuras instalações do Caixa Cultural com organização de André Parente (RJ), filho e responsável pelo lançamento do DVD com obras restauradas da artista. A exposição “Preparações e Tarefas” será inaugurada no dia 18/10, às 19h, e estará aberta para visitação entre os dias 19 e 25/10, das 15h às 22h.

INTERVENÇÕES URBANAS, Instalações e Mostra de Vídeos

Intervenções urbanas, instalações e mostra de vídeos também ampliam o caráter formativo durante os dez dias do Encontro Terceira Margem. “Sobreposição” (2008), de Celina Portela e Elisa Pessoa (RJ) e “Relevante” (2007), de Danilo Dilettoso e Thiago Costa (SP), são as duas instalações selecionadas a partir da Convocatória. A Mostra de Vídeos e as sessões da Mostra “Paisagens Coreográficas Contemporâneas” abrem espaço para novas produções que discutem a relação corpo/imagem, em algum nível. Nela serão exibidos os também os trabalhos em video-dança resultantes das oficinas realizadas em agosto e setembro, respectivamente em Itapipoca e Sobral. As intervenções urbanas em fachadas de prédios e terminais de ônibus envolvem ainda mais a cidade no projeto De Par em Par 2008.

PROJETO DE PAR EM PAR 2008

Nos anos ímpares, a Bienal Internacional de Dança movimenta o cenário cearense e nacional com espetáculos, cursos, oficinas, instalações, mostras, entre outras atividades, promovendo a ampliação e a criação na área da dança. Com o objetivo de fomentar ainda mais esta formação e incentivar o aprofundamento continuamente, a Bienal propôs a realização, nos anos pares, de uma série de ações denominadas Bienal De Par Em Par 2008. Desde 2004, são realizadas atividades de caráter formativo e, neste ano, há a formalização de um nome para estas ações. Em 2008, o projeto contempla três programas: 1) Registro e memória (livro, revista e documentário); 2) Circulação (Dança em Palavras e CirculaDança – com residências artísticas); e 3) Corpo/Imagem (ENCONTRO TERCEIRA MARGEM, oficinas, circulação da Mostra Video-Dança/CE, programa de TV com exibição de trabalhos de video-dança do Brasil e do mundo e discussão temática com pensadores). Desde julho deste ano, foram realizadas oficinas de video-dança em Itapipoca e Sobral, com módulos de 80 horas cada. Durante o Encontro Terceira Margem, Fortaleza é sede das atividades de formação e da apresentação dos resultados dos trabalhos concretizados no interior do Estado.




QUEM FAZ A BIENAL

A Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2008 é apresentada pela Petrobras, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura do Governo Federal. Patrocínio: Construtora Queiroz Galvão. Apoio institucional da FUNARTE – Fundação Nacional de Artes, Caixa Econômica Federal, Ministério das Relações Exteriores da França no Brasil, Consulado da França no Recife e da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura de Fortaleza (SECULTFOR). Apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da SECULT – Secretaria da Cultura do Estado. A Bienal integra o Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança ao lado do Festival Panorama de Dança do Rio de Janeiro (RJ), FID – Fórum Internacional de Dança (MG) e Festival Internacional de Dança de Recife.


SERVIÇO
ENCONTRO TERCEIRA MARGEM, ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2008 - De 17 a 26 de outubro, nas futuras instalações da Caixa Cultural (Rua Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema), Centro Cultural Bom Jardim (Rua Três Corações, 400 – Bom Jardim), Centro de Convenções do Ceará (Av. Washington Soares, 1141 – Edson Queiroz), Teatro das Marias (Rua Senador Almino, 233/A – Praia de Iracema), Sesc Senac Iracema (Rua Boris, 90/C – Praia de Iracema), fachadas de prédios e terminais de ônibus. SIte: www.bienaldedanca.com. Informações: (85) 3219.3803. GRÁTIS.

Programação da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par em Par 2008

F O R T A L E Z A

06 a 17/10
14h às 18h – Residência O corpo no olho – Tamara Cubas (Uruguai)
Local: Alpendre


17/10 (Sexta)
20h – ABERTURA OFICIAL: Encontro Terceira Margem – Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2008 e Cia. Maguy Marin (França) – Espetáculo: Umwelt
Local: Centro de Convenções Edson Queiroz


18/10 (Sábado)
9h às 13h – Curso: Christine Greiner (SP) – O Corpo, pistas para estudos indisciplinares
Local: Auditório Centro Dragão de Arte e Cultura (CDMAC)

22h – Ricky Seabra e Andréa Jabor (RJ) – Espetáculo: Isadora.Orb, a Metáfora final
Local: Teatro Dragão do Mar (CDMAC)

21h – ABERTURA da Exposição Preparações e Tarefas, Lançamento de DVD e Catálogo das obras de Letícia Parente e abertura das Instalações Permanentes
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural


19/10 (Domingo)
9h às 13h – Curso: Christine Greiner (SP) – O Corpo, pistas para estudos indisciplinares
Local: Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC)

15h às 19h – Curso: André Parente (RJ) – Preparações e Tarefas
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

15h às 22h – Instalações Permanentes e Exibição da Mostra Vídeo-Dança/CE
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

17h – Wellington Júnior e Projeto Balbucio (CE) – Performance-instalação: Glossolalic Machine # 3 – Bureau
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

19h – Lançamento do Programa de TV Terceira Margem (parceria da Bienal com a TV O Povo) e exibição dos vídeos produzidos nas oficinas de Itapipoca e Sobral e na residência artística de Fortaleza
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

21h – Marta Soares (SP) – Instalação coreográfica: O Banho
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

22h – Pro Dia Nascer Feliz – Convidados: ABERTURA – Roda de capoeira de Gil Pereira; DANÇA/PERFORMANCE – Rubéns Lopes, Datê Cia. de Dança, Tasha Laowsan e Cia. Vatá; MÚSICA – Racional Soul e Meu Amigo Imaginarium e DJ Barbo S.A.
Local: Teatro das Marias


20/10 (Segunda)
9h às 12h – Oficina: Andréa Jabor (RJ) – Arquiteturas do Movimento e a Construção do Lugar
Local: Alpendre



13h às 15h – Mostra Paisagens Coreográficas Contemporâneas
1. L´Homme qui Danse (filme de Rosita Boisseau, Valérie Urréa, 2004, 59´, documentário, com Angelin Preljocaj, Cristian Bourrigault, Dimitri Chamblas, Mark Tompkins, François Verret, Alain Buffard, Kader Belarbi, Josef Nadj e Philippe Decouflé)
2. Josef Nadj – Dernier Paysage (filme Josef Nadj, 2006, 51´, documentário)
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

15h às 22h – Instalações Permanentes e Exibição da Mostra Vídeo-Dança/CE
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

16h – Os Bons Encontros: conversas com coreógrafos e realizadores – Convidados: Andréa Jabor (RJ) e Marta Soares (SP)
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

19h – Marta Soares (SP) – Instalação coreográfica: O Banho
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

22h – Pro Dia Nascer Feliz – Convidados: DANÇA/PERFORMANCE – Centro de Experimentação em Movimentos (CEM) e Carlos Antônio dos Santos (Cia. N∞); MÚSICA – Plastique Noir, Rainha Frágil e DJ de Sade
Local: Teatro das Marias


21/10 (Terça)
9h às 13h – Seminário “Presença e Performance, as linguagens do corpo através da imagem”
Convidados: André Parente (RJ) – Tema: Cinema do Corpo e Armando Menicacci (França) – Tema: O papel da imagem no palco contemporâneo: entre figuras do gesto, vídeo gravado e manipulação das medias em tempo real
Mediador: Marcos Moraes (SP)
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

13h às 15h – Mostra Paisagens Coreográficas Contemporâneas
1. La Danseuse d´Ébène (filme de Seydou Boro, 2002, documentário, com Seydou Boro e Irène Tassmbédo)
2. Odile Duboc, une Conversation Chorégraphique (filme de Laszlo Horvath, 2007, 56´ documentário, com Odile Duboc)
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

16h às 18h – Mesa-redonda: Festivais Internacionais de Vídeo-dança
Convidados: Oscar Malta – PLAY REC – Festival Internacional de Videodança do Recife (PE), Paulo Caldas – Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança (RJ), Roxana de Los Rios – Festival de Video Danza Habana Vieja: Ciudad en Movimiento (Cuba) e Silvina Szperling – Festival Internacional de Video-danza de Buenos Aires (Argentina)
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

15h às 22h – Instalações Permanentes e Exibição da Mostra Vídeo-Dança/CE
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

18h – Wellington Júnior e Projeto Balbucio (CE) – Performance-instalação: Glossolalic Machine # 3 – Bureau
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

19h – Edgardo Mercado (Argentina) – Espetáculos: Tierra de Mandelbrot e Plano difuso
Local: Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)

19h – Marta Soares (SP) – Instalação coreográfica: O Banho
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

19h às 21h – Intervenção Urbana/Convocatória do Encontro Terceira Margem: Estudo sobre Cinderela, de Paulo José (CE)
Local: Terminal da Parangaba

20h – Mostra de vídeo: Trabalhos em vídeo-dança e vídeo-arte que exploram a relação corpo e imagem, selecionados através da Convocatória do Encontro Terceira Margem

1. Vermelho (2006) – Fortaleza (CE) – Direção, concepção e produção Ticiano Monteiro e Luana Veiga Duração 6’
2. Azul (2007) – Fortaleza (CE) – Direção, concepção e intérpretes Themis Memória e Luiz Pretti Concepção coreográfica Themis Memória Produção Alumbramento Duração 6’
3. Abraço Líquido (2007/2008) – Fortaleza (CE) – Direção, concepção e composição coreográfica Ana Cristina Mendes Intérpretes Ana Cristina Mendes e lavadeiras Fotografia Delphine e Ana Cristina Mendes Edição Marco Rudolf Duração 11’14’’
4. Inflável 1 - série Objetos para ação (2005) – Porto Alegre (RS) – Direção, concepção e produção Elcio Rossini Intérprete Caroline Garcia Duração 2’16’’
5. Ora Bolas - série Objetos para ação (2005) – Porto Alegre (RS) – Direção, concepção e produção Elcio Rossini Intérprete Caroline Garcia Duração 2’41’’
6. Contra o fluxo (2008) – Fortaleza (CE) – Direção, concepção e intérprete Ana Cristina Mendes Fotografia e edição Marco Rudolf Duração 15’10’’
7. O Quarto (2006) – Fortaleza (CE) – Direção e concepção Ticiano Monteiro Produção Ticiano Monteiro e Luana Veiga Duração 8’
8. Compartimentos (2008) – Itapipoca (CE) – Direção, concepção e intérprete Gerson Moreno Produção Ballet Baião Duração 13’07’’
9. Sensações contrárias (2007) – Salvador (BA) – Direção e concepção Amadeu Alban, Jorge Alencar e Matheus Rocha Composição coreográfica Jorge Alencar Intérpretes Alici Iannitelli, Andrei Moura, Bruno Serravalle, David Iannitelli, Daniella de Aguiar, Daniel Moura, Fábio Osório Monteiro, Fernando Passos, Leda Muhana, Lia Lordelo, Lucas Valentim, Mab Cardoso, Márcio Nonato, Marcus Desidério, Olga Lamas, Paula Lice, Tiago Ribeiro e Vanessa Melo Produção Dimenti e Santo Forte Duração 5’
10. 257m² (2007) – Fortaleza (CE) – Direção e concepção Thaïs Dahas e Marco Rudolf Intérprete Luiz Otávio Queiroz e Nataly Rocha e outros Produção Maíra Bosi e Wanessa Malta Duração 20’

Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

22h – Pro Dia Nascer Feliz – Convidados: ABERTURA – Caravana Cultural; DANÇA/PERFORMANCE – Tatiane Valente e Maurileni Moreira (Ponto Dança); MÚSICA – Renegados, Jabá Show e DJ Guga de Castro
Local: Teatro das Marias


22/10 (Quarta)
9h às 13h – Seminário “Presença e Performance, as linguagens do corpo através da imagem”
Convidados: Wellington Júnior (CE) – Tema: Do inefável no corpo e Thereza Rocha (RJ) – Tema: De que corpo fala a imagem?
Mediador: Marcos Moraes (SP)
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

13h às 15h – Mostra Paisagens Coreográficas Contemporâneas
1. Les Pieds sur Scéne (filme de Eric Legay, 2006, 52´, documentário, com Companhia Bkack Blanc Beur)
2. Les Ballets de-ci de-là (filme de Alain Platel, 2006, 110´, documentário, com Alain Platel)
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

15h às 22h – Instalações Permanentes e Exibição da Mostra Vídeo-Dança/CE
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

16h – Os Bons Encontros: conversas com coreógrafos e realizadores – Convidados: Ticiano Monteiro, Themis Memória, Ana Cristina Mendes, Thaís Dahas, Marco Rudolf, Fred Benevides, Thaís Campos, Uirá dos Reis e Jorge Alencar
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

19h às 21h – Intervenção Urbana/Convocatória do Encontro Terceira Margem: Estudo sobre Cinderela, de Paulo José (CE)
Local: Terminal da Parangaba

20h – Mostra de vídeo: Trabalhos em vídeo-dança e vídeo-arte que exploram a relação corpo e imagem, selecionados através da Convocatória do Encontro Terceira Margem

1. Cavalo marinho V No meu sertão tem mar (2007) – Fortaleza (CE) – Direção, concepção, composição coreográfica, intérprete e produção Joubert Arraias Duração 3’02’’
2. Mãos (2008) – Rio de Janeiro (RJ) – Direção e concepção Lilyen Vass Composição coreográfica e intérpretes Lilyen Vass e Carmen Valdez Produção Theo Dubeux Duração 4’20’’
3. Ninguém aqui tem portas anti-pânico (2008) – Rio de Janeiro (RJ) – Direção e concepção Fernanda Eugênio, Camila Medina e Renata Garcia Composição coreográfica Lau Vicente Intérprete Fernanda Eugênio Produção Camila Medina e Renata Garcia Duração 7’34’’
4. Hey Wave! (2007) – Suíça – Direção, concepção e produção Maria Dundakova Composição coreográfica e intérprete Carlos Antônio dos Santos Duração 6’30’’
5. Meninos e Homens (2008) – Itapipoca (CE) – Direção e concepção Gerson Moreno Intérpretes Gerson Moreno e Cacheado Braga Produção Ballet Baião Duração 3’23’’
6. Jornada ao umbigo do mundo (2007) – Rio de Janeiro (RJ) – Direção, concepção, composição coreográfica e produção Alex Cassal e Alice Ripoll Intérpretes Ana Poubel, Camila Magalhães, Camila Moura, Fernando Klipel, Guilherme Stutz, Jamil Cardoso, Marcela Donato e Michele França Duração 6’30’’
7. Apnéia (2008) – Fortaleza (CE) – Direção e concepção Henrique Dídimo e Cia. de Luz Composição coreográfica Michele Tajra Intérpretes Daniele Gurgel, Brenner Marques (participação), Ianny Lustosa, Michele Tajra, Rachel Alves e Suzane Vasconcelos Produção Daniela Gurgel, Ianny Lustosa, Mônica Rodrigues, Naiana Cabral e Rachel Alves Duração 5’
8. Entre vírgulas da concepção ao fim (2008) – São Paulo (SP) – Direção e concepção Alex Soares e Luiz Fernando Bongiovanni Composição coreográfica Luiz Fernando Bongiovanni Intérpretes Luiz Fernando Bongiovanni Produção Alex Soares e Jorvam Miguez Duração 18’
9. ... pelo que é difícil encontrar-lhes a saída (2008) – São Paulo (SP) – Direção e concepção Dora Pessoa, Joana Ferraz e João Papa Composição coreográfica e intérprete Joana Ferraz Produção André Soler, Dora Pessoa, Joana Ferraz e Maria Laura César Duração 8’
10. Mexendo nas Partes - Part II (2007) – Porto Alegre (RS) – Direção, concepção, composição coreográfica e produção Diego Mac Intérpretes Douglas Jung, Dani Boff, Fabi Vanoni e Jenifer Guedes Duração 20’

Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

22h – Pro Dia Nascer Feliz – Convidados: ABERTURA – Tambô de Crioula das Marias; DANÇA/PERFORMANCE – Gerson Moreno (Ballet Baião); MÚSICA – Kohbaia, George Belasco & O Cão Andaluz e DJ Bassman’60
Local: Teatro das Marias


23/10 (Quinta)
9h às 13h – Seminário “Presença e Performance, as linguagens do corpo através da imagem”
Convidados: Beatriz Furtado (CE) – Tema: Imagens em suspensão. Investigações sobre a presença e Paulo Caldas (RJ) – Tema: Vídeo-Dança-Contemporânea
Mediador: Marcos Moraes (SP)
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

13h às 15h – Mostra Paisagens Coreográficas Contemporâneas
1. My lunch with Anna (filme de Alain Buffard, 2005, 58´, documentário, com Alain Buffard e Anna Halprin)
2. Cops Accords (filme de Michel Follin, 2002, 59´, documentário, com Anne Teresa de Keersmaeker)
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

15h às 20h – Intervenção Urbana/Convocatória do Encontro Terceira Margem: Edição Extraordinária, de Gilles Weyne Robert
Local: Terminal do Siqueira

15h às 22h – Instalações Permanentes e Exibição da Mostra Vídeo-Dança/CE
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

16h – Os Bons Encontros: conversas com coreógrafos e realizadores – Convidados: Carlos Antônio dos Santos, Joubert Arrais, Fernanda Eugênio, Gerson Moreno, Cacheado Braga, Henrique Dídimo e Michele Moura
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

18h – Intervenção urbana – Prédios: Exibição de vídeos selecionados na Convocatória do Encontro Terceira Margem
Local: A definir

19h às 21h – Acervo Mariposa: Mariposa nos Festivais – acervo especializado em dança
Local: Lounge nas futuras instalações da Caixa Cultural

19h – Compagnie L’Expérience Harmaat – Fabrice Lambert (França) – Espetáculo: Gravité
Local: Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)

20h – Mostra de vídeo: Trabalhos em vídeo-dança e vídeo-arte que exploram a relação corpo e imagem, selecionados através da Convocatória do Encontro Terceira Margem

1. Espuma e osso (2007) – Fortaleza (CE) – Direção e concepção Ticiano Monteiro e Guto Parente Intérprete Ticiano Monteiro Produção Rodrigo Capistrano e Claugeane Costa Duração 20’
2. Antes do sangue (2007) – Fortaleza (CE) – Direção e concepção Thaïs Dahas Duração 8’
3. Horizonte (2007) – Fortaleza (CE) – Direção, concepção, produção e intérprete Guto Parente Duração 9’
4. Isto não é uma lata (2008) – Fortaleza (CE) – Direção, concepção e produção Edlisa Barbosa Peixoto Intérprete menino Duração 8’23’’
5. Ensaio sobre o muro (2008) – Uberlândia (MG) – Direção, concepção e produção Ana Reis Nascimento e Castor Assunção Tavares Intérprete Ana Reis Nascimento Duração 5’
6. Um dia fora do tempo (2008) – Fortaleza (CE) – Direção e concepção Ytallo Rodrigues e Thiago Cavalcanti Intérpretes Thiago Cavalcanti, Felipe Araújo, Ticiana Antunes, Jonathan Coutinho e outros Produção Kennya Mendes Duração 8’
7. MEMORIA (2008) – São Paulo (SP) – Direção, concepção, intérprete e produção Tomás Rezende Duração 9’
8. In Box: Para Edie Sedgwik (2006) – Porto Alegre (RS) – Direção e concepção João de Ricardo Composição coreográfica e intérprete Sissi Venturini Produção Cia. Espaço em BRANCO Duração 2’18’’
9. Abismo (2007) – Rio de Janeiro (RJ) – Direção, concepção, intérprete e produção Marcelo Ikeda Duração 21’

Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

22h – Pro Dia Nascer Feliz – Convidados: DANÇA/PERFORMANCE – Edmar Cândido e Emanuel Breno (Grupo Fuzuê); MÚSICA – URO, Mirella Hipster e IIIDan
Local: Teatro das Marias


24/10 (Sexta)
9h às 13h – Seminário “Presença e Performance, as linguagens do corpo através da imagem”
Convidados: Alexandre Veras (CE) – Tema: Mise en scène e ponto de vista na vídeo-dança e Felipe Ribeiro (RJ) – Tema: Pequeno Tratado da Consistência do Gesto e da Imanência do Transe
Mediador: Marcos Moraes (SP)
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

13h às 15h – Mostra Paisagens Coreográficas Contemporâneas
1. Saburo Teshigawara, Danser l´Invisible (filme de Elisabeth Coronel, 2005, 58´, com Saburo Teshigawara)
2. Dominique Mercy danse Pina Bausch (filme de Regis Obadia, 2003, 56´, documentário)
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

15h às 20h – Intervenção Urbana/Convocatória do Encontro Terceira Margem: Edição Extraordinária, de Gilles Weyne Robert
Local: Terminal do Papicu

15h às 22h – Instalações Permanentes e Exibição da Mostra Vídeo-Dança/CE
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

16h – Os Bons Encontros: conversas com coreógrafos e realizadores – Convidados: Guto Parente, Edlisa Peixoto, Ytallo Rodrigues, Marcelo Ikeda, Mariana Smith, Gracielly Dias, Robério Marqs, Euzébio Zloccowick e Marina de Botas
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

18h – Intervenção urbana – Prédios: Exibição de vídeos selecionados na Convocatória do Encontro Terceira Margem
Local: A definir

19h às 21h – Acervo Mariposa: Mariposa nos Festivais – acervo especializado em dança
Local: Lounge nas futuras instalações da Caixa Cultural

19h – Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira (SP) – Espetáculo: O Nome Científico da Formiga
Local: Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)

20h – Edgardo Mercado (Argentina) – Espetáculos: Tierra de Mandelbrot e Plano difuso
Local: Teatro Dragão do Mar (CDMAC)

22h – Pro Dia Nascer Feliz – Convidados: DANÇA/PERFORMANCE – Cia. Vatá e Elane Fonseca; MÚSICA – Fulô da Aurora & Convidados e DJ Renatinha
Local: Teatro das Marias


25/10 (Sábado)
9h às 13h – Seminário “Presença e Performance, as linguagens do corpo através da imagem”
– Mesa redonda com os convidados – Mediador: Marcos Moraes (SP)
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

13h às 15h – Mostra Paisagens Coreográficas Contemporâneas
1. Le Corps Silencieux (filme de Emmanuel Vantillard, 2005, 7’, ficção)
2. Entropie (filme de Frédéric Dryja, Jerôme Thomas, 2002, 10’, ficção, com Emmanuelle Huynh)
3. Divagations dans une chambre d´Hôtel (filme de Philippe Barcinski, Dainara Toffoli, 2005, 25´, ficção, com Bruno Beltrão)
4. La Madâ´a (filme de Benjamim Silvestre, 2006, 25´, ficção, com Héla Fattoumi e Eric Lamoureux)
5. Pavillon Noir (filme de Pierre Coulibeuf, 2006, 23´, ficção experimental, com coreografia de Angelin Preljocaj)
6. Somewhere in Between (filme de Pierre Coulibeuf, 2004, 67´, ficção experimental, com coreografia de Meg Stuart)
7. Skull Cult (filme de Christophe Bargues, 2002, 24´, adaptação, coreografia de Christian Rizzo para Rachid Ouramdane)
8. One flat thing, Reproduced (filme de Thierry De Mey, 2006, 26´, remontagem, com coreografia de William Forsythe)
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

15h às 22h – Instalações Permanentes e Exibição da Mostra Vídeo-Dança/CE
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

16h – Os Bons Encontros: conversas com coreógrafos e realizadores – Convidados: Edgardo Mercado (Argentina), Gilles Weyne Robert (CE) e Paulo José (CE)

18h – Exibição: DOC Bienal – documentário realizado a partir do material colhido na VI edição da Bienal (2007), refletindo sobre as questões contemporâneas
Local: Futuras instalações da Caixa Cultural

18h – Intervenção urbana – Prédios: Exibição de vídeos selecionados na Convocatória do Encontro Terceira Margem
Local: A definir

19h às 21h – Acervo Mariposa: Mariposa nos Festivais – acervo especializado em dança
Local: Lounge nas futuras instalações da Caixa Cultural

19h – Compagnie L’Expérience Harmaat – Fabrice Lambert (França) – Espetáculo: Gravité
Local: SESC SENAC Iracema

21h – Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira (SP) – Espetáculo: O Nome Científico da Formiga
Local: Teatro Dragão do Mar (CDMAC)

22h – Pro Dia Nascer Feliz – Convidados: DANÇA/PERFORMANCE – Paulo José, Wellington Calaça e Thatiane Paiva; MÚSICA – Sambahempclube & Convidados
Local: Teatro das Marias

(*) Programação sujeita a alterações


SERVIÇO – 1ª edição do ENCONTRO TERCEIRA MARGEM, ação formativa da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2008. De 17 a 26/10 em Fortaleza. Toda a programação é GRATUITA. MAIS INFORMAÇÕES: Rua José Avelino, 495 – Praia de Iracema – Fortaleza/Ceará. Telefone: 55 (85) 3219.3803. E-mail: info@bienaldedanca.com. Site: www.bienaldedanca.com.

Convite


Governo do Estado do Ceará

Secretaria da Cultura

Theatro José de Alencar
Centro de Artes Cênicas do Ceará - CENA

convidam


Dramaturga e professora da UFBa, Cleise Mendes lança livro e ministra curso n'O Riso da Cena - Encontro TJA de Artes Cênicas

Lançamento do livro A gargalhada de Ulisses - A catarse na comédia
sexta-feira, 17 de outubro, 19h30 no foyer do TJA
* Cleise inicia o curso na sessão de lançamento do livro - ** preço do livro: R$ 40,00

Dramaturgia e Comicidade
sábado e domingo, 18 e 29 - 14h às 17h no foyer
grátis

saiba mais:
cleise.mendes@terra.com.br

Sobre A Gargalhada de Ulisses – A catarse na comédia
Cleise Mendes aborda as estratégias utilizadas pelos comediógrafos para captar o interesse e a cumplicidade do seu público, tendo como ponto de partida a experiência da catarse propiciada pelo riso. Como as formas e procedimentos da dramaturgia para atingir o efeito cômico variam em cada época e lugar, a autora examina um amplo e variado painel de realizações do gênero, da antiga comédia grega, marcada pela sátira política, até o polêmico teatro besteirol, que invadiu os palcos brasileiros nos anos 80. Essa abordagem, porém, é feita de modo não linear, de modo a desvelar para o leitor as diferenças, mas também as aproximações, por vezes surpreendentes, entre autores e obras de distantes contextos históricos.
Avaliando a eficácia da comicidade, vista como construção artística destinada a provocar o riso, a autora identifica traços comuns que reaparecem em diferentes dramaturgias, seja a Comédia Nova latina, a comédia romanesca de Shakespeare, a comédia “cortesã” de Molière, as arlequinadas de Goldoni, a “alta comédia” de José de Alencar, a comédia popular de Martins Pena, Artur Azevedo e Ariano Suassuna, e até a comédia “sem riso” de Tchekov.
A Gargalhada de Ulisses traz uma perspectiva inovadora para o estudo da catarse na dramaturgia, ao enfocar esse fenômeno pela ótica da comédia. A abordagem tradicional do efeito catártico, seja no teatro ou na ficção em geral, é feita em relação à experiêmcia da tragédia, mantendo-se fiel à formulação de Aristóteles e ao efeito piedade-e-terror a ser despertado no publico. Para ampliar esse foco exclusivo da catarse, Cleise Mendes revisita criticamente as principais teorias da comicidade e do humor, trazendo nova luz sobre estudos já famosos, como os de Henri Bérgson, Sigmund Freud e Mikhail Bakhtin. Ao mesmo tempo, traz para a discussão do gênero cômico a contribuição de autores como Nietzsche, Charles Mauron e Baudelaire.
Questionando abordagens já tradicionais, esse estudo valoriza tanto os aspectos éticos quanto os componentes afetivos que estão presentes no circuito de produção e recepção da comédia. O pacto que introduz o espectador no jogo cênico depende de certas estratégias dramatúrgicas para celebrar um ritual de cumplicidade entre o comediógrafo e seu público. Mas a catarse, quando acontece, dá-se no embate sempre imprevisível com os desejos de cada platéia, em cada momento.
Pela amplitude das questões que levanta, pela importância dos autores e obras aí analisados, este é um livro destinado não só aos estudiosos do teatro e da dramaturgia, mas a todos os interessados nas questões da comicidade e do riso em diferentes contextos: na arte-educação, nas ciências humanas, na filosofia, na literatura, no cinema.
Cleise Mendes é dramaturga e professora de dramaturgia na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia
****

Theatro José de Alencar
Praça José de Alencar, s/n 60033-976

3101.2582 portaria Praça José de Alencar/lojinha
3101.2583 portaria Praça José de Alencar/bilheteria


Centro de Artes Cênicas do Ceará - Cena (anexo TJA)
Rua 24 de Maio, 600 - 60020-000
Fortaleza Ceará Brasil
(85) 3101.2603 - 3101.2566 - 3101.2583

theatro na rede
www.secult.ce.gov.br
theatrojosedealencar.blogspot.com
www.fotolog.com/imagensdojose
www.fatja.org.br
www.centrodefortaleza.com.br