Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Festival] CABO VERDE BALLET abre o FESTIVAL DE DANÇA DO LITORAL OESTE 2015







Esta edição do Festival acontecerá em duas etapas: De 30.01 a 03.02, tendo como foco principal a cidade de Paracuru, e no mês de abril em Itapipoca e Trairi, no Ceará.

Três cidades litorâneas cearenses, Paracuru, Trairi e Itapipoca, consideradas importantes polos da dança no estado, abrem a cena para mais uma edição do Festival de Dança do Litoral Oeste. Este ano, o projeto terá inicio no último final de semana de janeiro, tendo como atrações exclusivas companhias de dança do Cabo Verde, e continuará no mês de abril, com apresentações de grupos e companhias de dança selecionados. As atrações do Cabo Verde são: Cabo Verde Ballet, Djam Projects, Ballet de Tarrafal (Fidjus di Bibinha Cabral) e Raiz di Polon.

Esta é a sétima edição do Festival, que tem o incentivo da COELCE, apoio cultural do GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, através da SECRETARIA DE CULTURA (SECULT),  apoio institucional do MINISTÉRIO DA CULTURA DA REPÚBLICA DE CABO VERDE, parceria institucional da PREFEITURA MUNICIPAL DE PARACURU, coprodução da WM CULTURAL. Realização: ASSOCIAÇÃO DE ARTES CÊNICAS DE ITAPIPOCA (AARTI). O acesso é gratuito.

CABO VERDE BALLET em PARACURU

O destaque da programação de abertura do Festival é o Cabo Verde Ballet, que se apresenta em Paracuru no dia 31 de janeiro (sábado), às 20 horas, na Praça de Eventos. O espetáculo é "Cabo Verde Aguarela", coreografia de Mano Preto, diretor artístico da companhia, que tem como professor residente e consultor o coreógrafo cearense Flávio Sampaio.

No dia 1° de fevereiro (domingo), às 20h, ainda em Paracuru, apresentam-se: Djam Projects, criado pelo dançarino Djam, membro do Cabo Verde Ballet. Ele entra em cena com a composição coreográfica "Platô"; o Ballet de Tarrafal (Fidjus di Bibinha Cabral), grupo de jovens da cidade do interior de Cabo Verde, que fazem da dança sua principal ocupação cultural; e Raiz di Polon com o espetáculo "Cidade Velha", coreografada por Mano Preto. O grupo também tem entre os integrantes membros do Cabo Verde Ballet.

ATIVIDADES em TRAIRI e ITAPIPOCA

Apesar do foco principal da primeira etapa do Festival ser Paracuru e em abril a programação se concentrar em Itapipoca e Trairi, estas duas cidades também terão atividades com bailarinos do Cabo Verde. No dia 30 de janeiro (sexta-feira), Djam Projects e Ballet de Tarrafal apresentam-se em Trairi, a partir das 19 horas no CPTA - Centro de Promoções Turísticas Ambientais.
Nos dias 02 e 03 de fevereiro (segunda e terça-feira), em Itapipoca, o Festival promove, respectivamente, ações formativas a partir das 14h e apresentação do grupo Raiz di Polon, às 20h, no Ponto de Cultura Galpão da Cena.

CONVOCATÓRIA para PROGRAMAÇÃO de ABRIL

Em abril, o Festival de Dança do Litoral Oeste 2015 tem continuidade com a segunda etapa da programação, que será sediada em Itapipoca, nos dias 17 e 18 (sexta e sábado) e Trairi, nos dias 24 e 25 (sexta e sábado), onde acontece o encerramento desta edição. Em cena, grupos de dança selecionados dentre os inscritos durante a convocatória, que acontece até o dia 15 de fevereiro. Ao todo serão selecionados 12 trabalhos, 06 para cada cidade. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no seguinte endereço:
https://www.facebook.com/groups/festivallitoraloesteceara/.

O FESTIVAL

O Festival de Dança do Litoral Oeste é um dos principais eventos de dança do estado do Ceará, propondo-se como ação descentralizadora e democrática de circulação da dança, priorizando, sobretudo, a dança cearense na sua diversidade. Os três municípios da região do Vale do Curú e Litoral Oeste do Ceará que sediam o Festival - Paracuru, Itapipoca e Trairi - desenvolvem há mais de 20 anos ações continuadas e permanentes em dança, no âmbito da formação técnica, pesquisa, criação, montagem, mostra e difusão.

Desde a primeira edição o Festival colabora para dar visibilidade à produção cultural, em especial para fortalecer o segmento da dança e para a democratização do acesso à cultura na Região do Litoral Oeste cearense. O Festival vem se desenhando como um espaço privilegiado para a confluência de troca de experiências, convívio e celebração dos afetos que articulam esta arte no Ceará.

Em 2014 o projeto gerou 6.000 atendimentos diretos e contribuiu para o desenvolvimento social e cultural da região através da participação da comunidade e do fortalecimento da economia criativa local.

PROGRAMAÇÃO

- PRIMEIRA ETAPA DO FESTIVAL

30.01 (sexta) - TRAIRI
19h - Djam Projects - Platô
                Balé de Tarrafal (Fidjus di Bibinha Cabral)
Local: CPTA (Av. César Cals, S/N)

31.01 (sábado) - PARACURU
20h - CABO VERDE BALLET - Cabo Verde Aguarela
Local: Praça de Eventos (Rua Raimundo Moreira Lima (Centro)

01.02 (domingo) - PARACURU
20h - Djam Projects - Platô
                Balé de Tarrafal (Fidjus di Bibinha Cabral)
                Raiz di Polon - Cidade Velha
Local: Praça de Eventos (Rua Raimundo Moreira Lima (Centro)

02.02 (segunda) - ITAPIPOCA
14h - Ações Formativas
Local: Ponto de Cultura Galpão da Cena (Rua Raimundo Lopes de Sousa, 331)

03.02 (terça) - ITAPIPOCA
20h - Raiz di Polon - Cidade Velha
Local: Ponto de Cultura Galpão da Cena (Rua Raimundo Lopes de Sousa, 331)

- SEGUNDA ETAPA DO FESTIVAL

17 e 18.04 (sexta e sábado) - ITAPIPOCA
19h - Grupos selecionados

24 e 25.04 (sexta e sábado) - TRAIRI
19h - Grupos selecionados

SERVIÇO:
Festival de Dança do Litoral Oeste 2015 - Primeira etapa: 30.01 em Trairi; 31.01 e 01.02 em Paracuru; 02 e 03 em Itapipoca. Segunda etapa: 17 e 18.04 em Itapipoca; 24 e 25.04 em Trairi. Informações: (85)3046-2744. Facebook: Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará. GRATUITO.

ENDEREÇOS:
CPTA - Centro de Promoções Turísticas Ambientais - Avenida Cesar Cals – Trairi (CE)
Praça de Eventos - Rua Raimundo Moreira Lima - Centro – Paracuru (CE)
Ponto de Cultura Galpão da Cena - Rua Raimundo Lopes de Sousa, 331 – Itapippoca (CE)

Show] Bota Pra Moer na Street Beer Conceito neste sábado (24)




O forró tradicional da banda Bota Pra Moer se apresenta neste sábado (24) na Street Beer Conceito. A festa ‘Vem Pra Sombra’ agita o sábado na capital cearense, e traz ainda o grupo Seu Minino e o DJ Madson Vieira para completarem o evento.

Serviço:
Data: 24/01/2015
Horário: a partir das 22hs
Local: Street Beer Conceito (Av. Jovita Feitosa, 1173 – Parquelândia)
Vendas: No local
Ingressos: R$ 30 (Masculino/Feminino)
Estacionamento próprio: Não
Informações: (85) 8711.1346 ou 9844.5692
Redes Sociais:  StreetBeerConceito

Programação] Canais da NET contam com programação especial na estação mais quente do ano



O mês de janeiro vem sempre recheado de novidades: ano novo, verão e, para algumas pessoas, férias. Para deixar o clima ainda mais gostoso e propício para relaxar e se divertir, os canais da NET aprimoram suas programações com especiais e lançamentos.
                                                
É o caso do GNT que traz novidades para os amantes da decoração, viagens e gastronomia, além de dar uma mãozinha para organizar a casa durante as férias, com os especiais de Casa Brasileira, Bela Cozinha, Cozinha Prática e Santa Ajuda.

O tradicional Saia Justa repete o sucesso com episódios especiais comandados por Dan Stulbach, Xico Sá, Leo Jaime e Du Moscovis, enquanto Ingrid Guimarães viaja até Miami para mostrar, de maneira irreverente, os hábitos de consumo dos turistas, na segunda temporada de Além da Conta.

O canal ainda lança o Lá Fora com Bel Lobo, que traz a busca da arquiteta por ambientes ao ar livre para intervenções criativas e práticas, e o Casando no Paraíso, com cerimonias de casamento em locais paradisíacos, no conceito destination weedings.

O Multishow anima as noites do mês de janeiro com a transmissão ao vivo do Festival de Verão de Salvador 2015, com shows de vários artistas nacionais e internacionais como Claudia Leitte, Kesha, Ivete Sangalo e Caetano Veloso.

A Nickelodeon traz o novo live-action “Henry Danger” a partir do dia 22, novos episódios de Nick, Rick, Dick & Dawn e A Família Hathaway, especiais de ICarly nas noites de quinta e muito Bob Esponja. Chaves e Chapolin são destaques no Boomerang.

Para os amantes do surf, o Off traz o atual campeão mundial, Gabriel Medina, na segunda temporada de Mundo Medina.

Clientes NET ainda contam com a facilidade de assistir aos principais programas dos canais de seu pacote de TV pelo serviço NET NOW, que além de ter acesso rápido, pelo controle remoto (canal 1), agora também está disponíveis no aplicativo para celular, tablets e computadores.


Confira o conteúdo por canal:

GNT

Saia Justa Verão
Presente na grade do canal desde 2002, o "Saia Justa" segue com uma temporada de verão comandada por seu tradicional time masculino: Dan Stulbach, Xico Sá, Leo Jaime e Du Moscovis. O programa continua a ser exibido toda quarta-feira, às 21h30.

Santa Ajuda Verão
A personal organizer Micaela Góes assume a missão de organizar as viagens de verão, deixando tudo mais prático para aproveitar cada segundo das férias. Vai ao ar às quintas-feiras, 22 horas.

Bela Cozinha Verão
Bela Gil apresenta, de maneira descontraída, receitas que provam que manter uma alimentação saudável, sem perder horas na cozinha, é muito fácil. Na edição de verão, o programa agrega ao seu colorido cardápio o frescor necessário para aguentar as altas temperaturas estação. Para deixar a experiência de cozinhar ainda mais gostosa, as receitas são regadas por bate-papos descontraídos, com convidados especiais.
Vai ao ar às terças-feiras, 22 horas.

Cozinha Prática Verão
Na temporada de verão, Rita Lobo traz para sua “Cozinha Prática” pratos rápidos, com preparação simples, saudável e sofisticada, que até os mais leigos na cozinha preparam em um piscar de olhos.

Cada episódio terá três receitas: entrada, prato principal e um drinque, que podem ser consumidas na hora ou ficar armazenadas na geladeira por alguns dias, além de complementarem outras deliciosas criações. Vai ao ar às terças-feiras, 21h30.

Além da Conta
Na segunda temporada do “Além da Conta”, Ingrid Guimarães viaja para Miami, acompanhada de convidadas famosas como Suzana Vieira, Tatá Werneck e Bruna Marquezine, para mostrar de forma irreverente os hábitos de consumo e o comportamento das pessoas na cidade. Os novos episódios vão ao ar às quartas-feiras, 22h30.

Casa Brasileira Férias
A temporada de férias do programa "Casa Brasileira" visita hotéis e resorts Brasil afora para apresentar os hábitos, tradições e particularidades da arquitetura e design dos ambientes que encantam turistas de diferentes partes do mundo. Vai ao ar às 23 horas de domingo.

Casando no Paraíso
Seguindo a tendência dos destination weedings, festas de casamentos em locais paradisíacos, que duram vários dias, série “Casando no Paraiso” mostra a preparação dos casais para o grande dia, desde a viagem dos noivos e convidados até a cerimônia. Vai ao ar às segundas-feiras, 22h30, com dois casamentos por episódio.

Lá Fora com Bel Lobo
Depois de sete temporadas no comando do Decora, a arquiteta Bel Lobo busca ambientes ao ar livre para intervenções criativas e práticas, que podem ser aproveitadas pelo público. A série “Lá Fora” conta com seis episódios, que são transmitidos às quintas-feiras, 22h30.


Multishow
Festival de Verão de Salvador 2015
22/01– quinta-feira - 21h – Capital Inicial, Claudia Leitte, Kesha
23/01– sexta-feira - 21h – Banda do Mar, Caetano Veloso, Ivete Sangalo
24/01– sábado - 20h – Malta, Lucas Lucco, Sublime With Rome, Saulo

Nickelodeon
A Nick possui uma programação variada com desenhos, filmes, seriados e especiais. Tem o personagem favorito das crianças na atualidade, Bob Esponja, e estreias todos os meses. Durante a noite, o bloco Nick@Nite exibe séries clássicas para alegria dos pais!

Bob Esponja e Kung Fu Panda: de segunda a sexta, às 18:30.
#TBT ICarly quintas-feiras, às 22h

Boomerang
O Boomerang traz uma programação em live action e animação para o público infantil e adolescente, exibindo os melhores seriados, filmes e desenhos animados já criados.

Especial Chaves: todos os dias de Janeiro às 15h, com reprise à meia noite. Especial Chapolim todos os dias de Janeiro às 15h30, com reprise às 00h30.                                                                                                      

Off
Mundo Medina: O fenômeno Gabriel Medina, primeiro surfista brasileiro, campeão mundial e já com 10 anos de surfe.

Show] Messias Holanda Anima o Kukukaya




Messias Holanda Anima o Kukukaya

Até quem tem vinte e poucos anos já cantou “Eu quero me trepar num pé de coco, para saber se o coco é oco”. Trilha sonora para brincadeiras e alegria, a música é um emblema na carreira de Messias Holanda e já caiu no domínio popular. E é esse espírito festeiro e cheio de irreverência que o forrozeiro leva para os palcos do Kukukaya nesta sexta, dia 23/1.

Messias Holanda nasceu no fim da década de 1930 e começou a carreira em nos programas de calouros locais, chegando a pertencer ao cast da Perrenove na Era de Ouro do rádio cearense. O forrozeiro já lançou 14 LPs e quatro CDs, além de ter participado de 14 coletâneas, e sua irreverência marcou época, sendo até considerada “imoral” por alguns. Mas se comparada a algumas músicas de forrós mais atuais, as letras de Messias parecem bem ingênuas. Na lista e no palco do Kukukaya, sucessos como “Mariá, vendedora de rapé (Tabaco Bom)”, “Papa de Maisena” e “Pescaria em Boqueirão (Lapa de Minhoca)”. Mas também algumas que ele mesmo considera “mais sérias”.

Aos 67 anos, 46 de carreira, Messias nem pensa em armar a rede e aposentar e está conquistando cada vez mais uma nova geração de fãs.

Serviço: Messias Holanda no Kukukaya, sexta dia 21/1 a partir de 22h
Av Pontes Vieira, 55 - Dionísio Torres – Fortaleza / CE

Show] 'BAILE DAS NOVINHAS': MC ROMÂNTICO FAZ SHOW EXCLUSIVO NA PINK ELEPHANT




 
PELA PRIMEIRA VEZ EM FORTALEZA

Sábado, 24 de janeiro
MC Romântico vem com exclusividade para a Pink Elephant, pela primeira em Fortaleza, apresentar o "BAILE DAS NOVINHAS" que vai, literalmente, abalar as estruturas da boate! As 'novinhas' vão descer até o chão!
 
MC Romântico

De São João de Meriti, interior do Rio de Janeiro, o caçula de uma família de três irmãos, cresceu em uma casa simples, porém cheia de amor e música. Influenciado por seu irmão do meio, músico e professor, Pablo Francisco cresceu cantando pela casa e – como tenor - no coral da igreja, onde também participou de peças de teatro.
Na adolescência, entre uma brincadeira e outra, conheceu o som das ruas, forte, poderoso, que mexia com todo mundo: o funk. Mesmo contra a vontade da irmã mais velha, que não simpatizava muito com a ideia do irmão cantar funk, seguiu adiante e mostrou sua música “Vai sentando na moral” para o DJ Bambam, descobridor de talentos, e não deu outra! Sucesso por todo o Brasil.
MC Romântico vê a cada dia seu público aumentar e ganhar mais força. Lançou mais sucessos: Novinha Sensacional, Equilíbrio das meninas, Vem novinha, Descendo a... entre outras. O MC sonha alto: quer conquistar o Brasil.

SERVIÇO:
Onde?
Pink Elephant Fortaleza
Av. Desembargador Moreira, 1741 – Aldeota

Quando?
Sábado, 24 de janeiro - MC ROMÂNTICO

Quanto?
Ingressos antecipados na Jolie e Agnelli Mix (Virgilio Távora)
Feminino R$ 40 | Masculino R$ 60

Reservas:
(85) 8912.2852

Informações:
(85) 3037.4662

Show] Pablo o “rei da sofrência” se apresenta pela primeira vez em Fortaleza




A banda Solteirões do Forró completa a festa que acontece neste sábado, dia 24, na casa de shows G4.

“É muita sofrência!”. O bordão está na boca do povo e dos fãs das músicas do cantor Pablo e, neste sábado (24), o público de Fortaleza vai poder extravasar o sofrimento ou, simplesmente, curtir as músicas apaixonadas e uma das vozes mais escutadas nas rádios populares de todo o país. O “rei da sofrência” se apresenta pela primeira vez na capital cearense, na casa de shows G4, em uma grande festa que conta também com a banda Solteirões do Forró.

Com a turnê do mais recente disco “É só dizer que sim”, o segundo da carreira solo, o “rei do arrocha”, como o cantor também é conhecido, faz em média de 15 a 24 shows por mês, algumas vezes dois em uma única noite. Pablo é um dos cantores mais requisitados da atualidade e credita isso às letras apaixonadas de suas canções.

No repertório para o show em Fortaleza, Pablo já prometeu que não vão faltar sucessos como “Homem Não Chora”, “Bilu, Bilu”,  “Vingança do Amor”, “Um Dia”, “Tá Tudo Terminado”, “Ao sabor do Vento”, “Não Deu”, “Trapos e Farrapos”, “Fui Fiel”, entre outras.


Serviços:

Quando: 24.01.15
Onde: Galpão 4 – G4 (Avenida Osório de Paiva, em frente ao terminal do Siqueira)
Hora: 22 horas
Vendas:
Óticas Diniz: (85) 3254-4620
Site: www.ingressando.com.br
Valores:
Pista: R$ 27 (meia) | R$ 52,00 (inteira)
Camarote: R$ 52 (meia) | R$ 102,00 (inteira)
Informações: (85) 3230.1917

Cinema Dragão] Programação // 22 a 28 de janeiro de 2015




Iniciada a corrida pelo Oscar, destacamos esta semana três produções que concorrem na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. IDA (representante da Polônia) e LEVIATÃ (representante da Rússia) entram em cartaz. TIMBUKTU (representante da Mauritânia) abre em pré-estreia.

DEPOIS DA CHUVA e ACIMA DAS NUVENS continuam em cartaz.

► PROMOÇÃO DE FÉRIAS – MEIA PARA TODOS (R$ 6) nos primeiros horários de cada sala.
Preparamos uma promoção especial para os nossos espectadores durante o mês de janeiro: Os filmes em cartaz nas primeiras faixas de horários de cada sala, terão ingressos à venda na nossa bilheteria pelo preço de meia (R$ 6).
A promoção é válida entre quarta-feira e domingo.
Na terça-feira, a promoção meia para todos é válida para todas as sessões.

► FILMES E SESSÕES

TIMBUKTU (França, Mauritânia 2014) – PRÉ-ESTREIA
Direção: Abderrahmane Sissako // 97 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Timbuktu está mergulhada em silêncio, portas fechadas e ruas desertas. Já não há música, futebol e nem cigarros. Acabaram-se as cores, os risos, e as mulheres tornaram-se sombras. Extremistas religiosos espalham o terror pela região.
Longe do caos, nas dunas, Kidane leva uma vida tranquila com a mulher e sua a filha. A tranquilidade acaba quando Kidane mata um homem acidentalmente. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
25/01: 20h (Sala 2)



LEVIATÃ (Rússia, 2015) – Estreia
Direção: Andrey Zvyaginstev // 141 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Numa península do Mar de Barents, no Ártico, um pai de família (Aleksey Serebryakov) luta contra os desmandos de um prefeito corrupto. Para enfrentar o político que tenta desalojá-lo, ele recorre a um colega de Moscou.
22/01: 15h e 19h30 (Sala 2)
23/01: 15h e 19h30 (Sala 2)
24/01: 15h e 19h30 (Sala 2)
25/01: 17h20 (Sala 2)
27/01: 15h e 19h30 (Sala 2)
28/01: 15h e 19h30 (Sala 2)

IDA (Polônia, 2014) – Estreia
Direção: Pawel Pawlikowski // 82 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: A jovem noviça Anna (Agata Trzebuchowska) está pronta para prestar seus votos e se tornar freira, só que antes disso, por insistência da Madre Superiora (Halina Skoczynska), vai visitar a única familiar restante: tia Wanda (Agata Kulesza), uma mulher cínica e mundana, defensora do Partido Comunista, que revela segredos sobre o seu passado. O nome real de Anna é Ida, e sua família era judia, capturada e morta pelos nazistas. Após essa revelação, as duas resolvem partir em uma jornada de autoconhecimento, para descobrir o real desfecho da história da família e onde cada uma delas pertence na sociedade.
22/01: 14h30, 18h30 e 20h10 (Sala 1)
23/01: 14h30, 18h30 e 20h10 (Sala 1)
24/01: 18h30 e 20h10 (Sala 1)
25/01: 14h30, 18h30 e 20h10 (Sala 1)
27/01: 14h30, 18h30 e 20h10 (Sala 1)
28/01: 14h30, 18h30 e 20h10 (Sala 1)

DEPOIS DA CHUVA (Brasil, 2015) – 2a Semana
Direção: Claudio Marques e Marília Hughes // 90 minutos // 16 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: No ano de 1984, quando a ditadura militar se enfrequece, dois jovens baianos de 16 anos começam a perceber que estão vivendo uma fase importante do país. A descoberta do contexto político, com as eleições diretas para Presidente, mistura-se às descobertas sexuais e ao fim da adolescência.
22/01: 17h40 (Sala 2)
23/01: 17h40 (Sala 2)
24/01: 17h40 (Sala 2)
25/01: 15h (Sala 2)
27/01: 17h40 (Sala 2)
28/01: 17h40 (Sala 2)



ACIMA DAS NUVENS (França, 2015) – 2a Semana
Direção: Olivier Assayas // 124 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Maria Enders (Juliette Binoche) é uma famosa atriz que fica perturbada com o fato de que JoAnn (Chloë Moretz), jovem estrela de Hollywood, irá interpretar o papel que a fez famosa há vinte anos. Convidada a dividir o palco com a novata, uma insegura Enders viaja até os Alpes para ensaiar e conta com o apoio de sua assistente (Kristen Stewart) no confrontamento com seu passado.
22/01: 16h10 (Sala 1)
23/01: 16h10 (Sala 1)
24/01: 16h10 (Sala 1)
25/01: 16h10 (Sala 1)
27/01: 16h10 (Sala 1)
28/01: 16h10 (Sala 1)


► SOBRE AS SALAS

As novas salas do Cinema do Dragão do Mar, reabertas em setembro de 2013, contam agora com parceria firmada com a Fundação Joaquim Nabuco, cuja sala de cinema no Recife é referência nacional em qualidade técnica e de programação.
A ampliação de possibilidades do espaço do cinema, junto à construção de uma grade de programação que promova reflexão e debate, são os prismas que nortearão a nova proposta de curadoria das salas, realizada a partir da colaboração entre os programadores do Cinema da Fundação Kleber Mendonça Filho e Luiz Joaquim, no Recife, com os curadores adjuntos Salomão Santana e Pedro Azevedo, em Fortaleza. A programação será pensada semana a semana em consonância com a realidade local a fim de suprir as demandas do público, mas também surpreendê-lo.  As duas salas foram totalmente reformadas, ampliadas e adaptadas para contemplar a acessibilidade a portadores de necessidades especiais, além contarem com equipamentos de ponta em som e projeção, novos carpetes, poltronas de couro e assentos especiais que oferecem aos seus frequentadores o máximo de conforto.
O público também pode saborear antes de cada sessão os excelentes cafés do espaço Café Santa Clara Orgânico, inaugurados juntos ao Hall de cada sala.
Dotadas com o que há de mais moderno em equipamentos de som e projeção digital da marca Barco, uma das mais conceituadas no mercado de audiovisual, as salas contam com projetores digitais de dois tipos: o 2K, equipamento convencional, e o 4K, equipamento ainda pouco encontrado na cidade que oferece uma resolução de imagem quatro vezes superior aos televisores tradicionais.
Com o objetivo de oferecer suporte para o maior número de mídias possíveis, uma das salas possui também um projetor analógico Cinemeccanica 35mm.
Com os diferentes sistemas, é possível contemplar os formatos óptico e digital, incluindo DOREMI DCP (Digital Cinema Package).


O novo sistema de som Dolby Digital reproduz filmes nos formatos mono, estéreo, 5.1 e 7.1. Os ingressos para as sessões são vendidos na Bilheteria do Cinema do Dragão - Fundação pelo valor de R$ 12,00 a inteira e R$ 6,00 a meia-entrada. A bilheteria funciona de terça a domingo, das 14h às 22h. Terão direito a ingressos pelo valor de R$ 3,00 (metade da meia-entrada) estudantes matriculados na Escola Porto Iracema das Artes, alunos de audiovisual da UFC, Unifor, Vila das Artes e Escola de Artes Thomaz Pompeu Sobrinho, mediante apresentação de documento com foto.

// INFORMAÇÕES
www.dragaodomar.org.br
www.facebook.com/cinemadodragao
programacaocinema@gmail.com
Programadores: Salomão Santana e Pedro Azevedo
Gerência de Cinemas e Teatro: Lorena Rolim
Bilheteria: (85 - 3219.5899)

Esportes] INSCRIÇÕES PARA CEARENSE DE SPRINT TRIATHLON SOMENTE ATÉ SEXTA (23.01)




A Federação de Triathlon do Estado do Ceará, informa que as inscrições para I Etapa do Campeonato Cearense de Sprint Triathlon que será disputado no dia 07 de fevereiro no Marina Park Hotel, com o Sprint Intermediário e Duathlon Aquático como provas festivas, poderão ser feitas somente até sexta feira (23.01) na sede da Fetriece (Rua Rodrigues Júnior, 89, Centro) até o meio dia, Barcellos Sports Fortaleza (Padre Antônio Tomás, 150, Aldeota), Velo Sports (Av. Washington Soares, 600, Loja 08 (Próx. ao Iguatemi)), Nutrisports – Av. Oliveira Paiva, 2797, Lj. 19, Cid. Funcionários) e  Suplements – Rua Marcos Macêdo, 1211, Lj. 11 B até sábado (24.01). 

A fetriece não irá abrir exceções para inscrições de última hora, por isso garanta já sua vaga.

Espetáculo]SÁBADO NO SIARÁ HALL EM ÚNICA APRESENTAÇÃO OS MELHORES DO MUNDO “MISTICISMO”



 
A Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo é hoje o grupo de teatro cômico de maior sucesso do Brasil.Completa em 2014, 19 anos de carreira com um amplo repertório próprio conquistando um público crescente e fiel, e se orgulha de ter se apresentado em todas as principais cidades do Brasil e em Portugal. Em maio de 2013, concretizamos nossa primeira turnê nos EUA - New York, com a gravação do 3º DVD da Cia eternizando também o espetáculo SEXO – A COMÉDIA, que em fevereiro está sendo exibido no Cine Brasília / Cinema reconhecido nacionalmente pelo seu Festival e em Novembro tivemos pela primeira vez um espetáculo de sucesso da Cia. “Tira Codinome Perigo” transmitido ao vivo para todo o Brasil pelo canal Multishow.

Depois de uma vastíssima divulgação do quadro Joseph Klimber (“A vida é uma caixinha de surpresas...”) pela internet, que consagrou o espetáculo Notícias Populares (já lançado em DVD), a Cia. levou por todo país outro grande sucesso, Hermanoteu na Terra de Godah, que também foi recorde de bilheteria em Teatros como Citibank Hall São Paulo, Canecão no Rio, Teatro Positivo Curitiba, Siará Hall Fortaleza, UFPE Recife, Villa Lobos Brasília dentre outros. Agora retornamos ao palco com mais um grande sucesso do grupo:MISTICISMO!

Sobre MISTICISMO
Era de Aquário, terceiro milênio, objetos voadores e igrejas com seus pastores milagrosos... O que mais nos aguarda? Será que já vimos tudo? Não. Resta-nos Misticismo. Uma comédia que enfrenta as verdades e mistérios destes tantos mundos paralelos que, cada vez mais, se fazem presentes no nosso dia-adia. Misticismo vai transcender por entre seitas e religiões, criaturas fantásticas, fenômenos paranormais,
seres extraterrestres e outros filões que alimentam almas e bolsos por todo o mundo.
Misticismo é um espetáculo de esquetes que, na característica peculiar à companhia de observar o cotidiano, critica com muito bom humor o universo místico que se manifesta ao nosso redor e é tão presente e antigo na vida do ser humano. Trajando figurino básico que se complementa com alguns acessórios, os quadros acontecem num cenário que representa o coro de um templo. **
 

MISTICISMO
Direção, Elenco, Texto, Figurinos, Cenário e Design Gráfico
Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo
Adriana Nunes, Adriano Siri , Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal e Welder Rodrigues
Produção Executiva Carlos Henrique Rocha
Direção Técnica, Iluminação e Trilha Sonora Marcello Linhos
Sonoplastia Luis Pires // Contra Regra Edézio Araújo


SERVIÇO
Data: 24 de janeiro às 22h
Local:  SIARÁ HALL

-Ingressos à venda:    
Bilheteria do Siará Hall de segunda à sábado das 9h às 18h
Quiosque da Bilheteria Virtual no Shopping DEL PASEO no 3º piso.
Casa dos Relojoeiros no Shopping RIOMAR.
Site: www.bilheteriavirtual.com.br
 -Valores: 
Platéia Premium: R$ 90,00 (valor único)
Pista: R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia)
Camarotes 1º e 2º andar: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)
+ R$ 2,00 de TX Adm em cada ingresso

Classificação: 12 anos

Informações: (85) 3261-0665

Dragão do Mar] Programação cultural da semana de 20 a 25 de janeiro de 2015



Natália Coehl


► Bloco Chão da Praça 2015 [pré-carnaval] Os Transacionais e participação de Lorena Nunes

O Bloco Chão da Praça com Os Transacionais e convidados promete mais uma quinta-feira daquelas, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. No dia 22, a convidada especial é a cantora Lorena Nunes, que vai fazer a turma balançar ao som do melhor da música retrô carnavalesca do Brasil. Para agitar ainda mais, abre a noite o teatro de rua “Boteco do Seu Noel”, que revela a vida boêmia do compositor Noel Rosa.

Depois da abertura do Pré-Carnaval do Dragão no dia 15 de janeiro, a festa continua pelos dias 22/1, 29/1 e 5/2, sempre às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Já a montagem cômica e  musical “Boteco do Seu Noel” começa às 19h.  O acesso é gratuito. 

Com um repertório que faz passear no tempo, o Pré-Carnaval d’Os Transacionais une o Brasil das décadas passadas por meio de frevo, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas, em uma peregrinação que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e pelas praias cearenses.

Para este ano, cada quinta-feira trará um convidado diferente, prometendo esquentar ainda mais o bloco. O dia 22 é da cantora cearense Lorena Nunes, uma das mais aplaudidas revelações da música cearense, lançou o disco "Ouvi Dizer que Lá Faz Sol", integralmente dedicado a um repertório de compositores cearenses contemporâneos. Lorena subirá ao palco junto d’Os Transacionais, cantando o Carnaval, em uma apresentação inédita. As demais atrações serão anunciadas a cada semana.


Sobre Os Transacionais
Os Transacionais têm em sua proposta de trabalho fazer releituras da música popular brasileira, principalmente das décadas de 60 e 70, o que convencionaram chamar de “Música Retrô Brasileira”. Dentro dessa perspectiva, além do repertório geral, a banda tem feito alguns projetos específicos dentro desse universo de possibilidades da tão rica música brasileira dessa época.

Dentre esse projetos estão “O Chão da Praça”, trazendo um repertório de antigos carnavais, o “Arraiá Transacional” fazendo a festa de São João bem ao estilo da banda, “Tropicália” reverenciando a música de vanguarda nacional, “Cabaré Transacional” com o melhor do brega, “Dia de Rei”, um tributo a Roberto Carlos, dentre outros.

Atualmente a banda apresenta “Os Transacionais no País do Futebol”, com a proposta de resgatar canções que tratam do esporte que é a grande paixão nacional. Músicas dos melhores compositores de várias épocas da nossa música, indo de Noel Rosa à Jorge Ben, canções inspiradas e feitas para a festa.

 Com a Copa do Mundo no Brasil, esse é o melhor momento da celebração desse repertório e a combinação Transacionais e futebol não poderia ser melhor, unindo o já festivo repertório da banda com a mais pura expressão da canção futebolística brasileira.


Sobre Boteco do Seu Noel
Com direção de Murilo Ramos, a montagem revela a vida boêmia do compositor, sua visão particular de mundo, seus inúmeros casos amorosos e a tuberculose, que o mataria aos 26 anos. E embalado por sambas de Adoniran Barbosa, Bezerra da Silva, Zeca Pagodinho e Luiz Assunção, o espetáculo se desenvolve em torno de um “boteco” improvisado, onde os atores e músicos formam uma roda de samba, composta de improvisação e participação do público.


_ Dia 22, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.

► Made in Ceará [teatro]
Com Edmilson Filho – Direção: Halder Gomes

Imaginem as diferenças culturais entre brasileiros e americanos. Agora, imaginem estas diferenças do ponto de vista do humor cearense, através do olhar criativo e particular de um cearense naturalizado americano. É neste contexto que se insere o espetáculo "Made in Ceará", monólogo protagonizado por Edmilson Filho, premiado ator de cinema, que iniciou sua carreira como humorista. Tocando em assuntos diversos, o ator leva o público a uma viagem fascinante de lembranças e comparações sobre as realidades dos dois países de uma forma engraçada e original.

Da diferença entre um mero diálogo em uma fila da Disney nos EUA e uma fila em um terminal de ônibus qualquer no Ceará a assuntos mais complexos, como as formas de abordagens das professoras infantis aos pais dos alunos, o espetáculo discorre com muito humor e um olhar único e inédito do contraste cultural que, ao contrário do que muitos imaginam, diferenciam drasticamente Brasil e EUA.

Se os EUA tem no Super-Homem, Homem-Aranha, dentre outros, suas referências de histórias de super-heróis, no Brasil temos o Saci-Pererê. Em compensação, quando o Saci resolve lutar, todo chute é uma "voadora".

O espetáculo MADE IN CEARÁ não é só humor, mas um brinde a nossa cearensidade. As sutilezas da vida passam ali, mostrando especificidades nossas que só um cearense entende de verdade. A comparação ao povo americano nos faz pensar o quanto somos diferentes, mas o quanto somos de verdade, o quanto somos a nata do lixo, o luxo da aldeia, somos do Ceará, como diz Ednardo em Terral.

_Dias 22, 23, 24 e 25 de janeiro, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia). Classificação livre.

► Férias Ponto.CE [música]

Dentro da sua proposta de fazer um ano inteiro de atividades, o Ponto.CE apresenta a ação de janeiro: o projeto Férias Ponto.CE. Durante os sábados deste mês, uma banda e um DJ  da cena musical independente se apresentam gratuitamente, no palco do Espaço Rogaciano Leite, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A programação começa sempre às 20h. Nesta semana, o reggae se faz presente com Carlinhos Nação e Convidados e o DJ Mr. Gazos. Carlinhos faz um show com canções autorais homenageando também grandes nomes da música reggae e da MPB tais como: Bob Marley , The gladiators, Alpha Blondy e Djavan.

_Dia 24 de janeiro, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.

 ► Show de Mágica
Com o Mágico Éflem

O espetáculo é repleto de ilusões como mentalismo, aparições de pombos coloridos, sombrinhas, lenços, flores, coelho e um maravilhoso número de levitação, onde a todo o momento o público é surpreendido. Vocês jamais esquecerão esta viagem ao imaginário mundo dos sonhos. Qualquer ocasião é boa para desfrutar em família do espetáculo mais mágico e divertido do momento.

_Dia 25, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação livre.


► Fuxico no Dragão
DJs, exposição de fotografias de artistas locais e uma feirinha com vinte jovens expositores em design, moda, produtos terapêuticos e gastronômicos agitam as tardes de domingo do Centro Dragão do Mar. O programa perfeito para jogar longe o marasmo dominical. Nesta edição, teremos ainda a intervenção “Pachamama”, de Natália Coehl.

// Release sobre a intervenção: “Pachamama” uma entidade já bem conhecida – a mãe-terra –, porém pouco cuidada. Embora sua natureza seja nascer e cuidar para que a vida brote, ela aos trancos e barrancos continua o seu caminhar, mesmo diante de todos os obstáculos que são depositados e construídos em cima dela.

Lixo por todo o lugar. Tendo como base referências reais que encontramos no meio ambiente, o figurino - criado a partir da reutilização de resíduos sólidos encontrados na natureza - vem para sufocar quem vê “Pachamama” passar.

A intervenção Urbana Pachamama surgiu a partir da inquietação da performer Natália Coehl ao ver tanto lixo espalhados pelas ruas, praias, praças, etc. Percebemos que a maioria da população não se afeta ou não sabe o que fazer com tantas embalagens e recipientes que são colocados nas suas vidas. Como gerar essa percepção? Só com muito trabalho.

_Dia 25 de janeiro, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

 ► Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.
_Todos os domingos, das 16h às 19h, na Praça Verde. Acesso gratuito.





► Planetário Rubens de Azevedo
O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia. Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia).

Sessões:
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária crianças fazem uma viagem pelo Sistema Solar. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas. 30min.

Nos Limites do Oceano Cósmico
Usando o poder da nossa imaginação, viajaremos pelo espaço a uma velocidade próxima a da luz até o limite do universo visível, e com a ajuda do planetário, veremos de perto a nossa galáxia e grupos de galáxias muito distante de nós. Será que o universo tem fim? O que vemos no céu é uma ilusão? Você verá que o universo está em expansão e novas estrelas estão surgindo a todo instante.

Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência. 40min.

Origens da Vida
Mergulhando no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano, descobriremos as origens da vida em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas. 30min.

Sessões às quintas e sextas-feiras:

18h - Explorando o Universo
19h - Nos Limites do Oceano Cósmico
20h - Origens da Vida

Sessões aos sábados e domingos:

17h - ABC do Sistema Solar
18h - Explorando o Universo
19h - Nos Limites do Oceano Cósmico
20h - Origens da Vida

Show] Racionais MC’s se apresentam neste sábado (24) na barraca Biruta





Em turnê celebrando os 25 anos de carreira, os Racionais MC's fazem um show com sucessos de sua carreira neste sábado (24), na barraca Biruta, em Fortaleza. 

O grupo formado por Mano Brown, Ice Blue,Edi Rock e KL Jay traz em seu repertório do show, músicas de diversas fases da carreira como "Artigo 157", "Vida Loka", "Negro Drama",  "Capítulo 4 Versículo 3", "Jesus Chorou", entre outras.

A galera da STREET 8, Carlos Gallo, Gabriela Savir, Comunidade da Rima, RDF, CGC, RAP DA UNILAB também fazem parte do show, que tem ainda uma batalha de MC’s com VILÃO e RONY FLOW. Os dançarinos da Efeito de Fé Crew se apresentam ao som dos DJ’s Flip Jay, William e DJ Doido.



Serviços:

Quando: 24.01.15
Onde: Barraca  Biruta (Praia do Futuro S|N)
Hora: 22 horas
Vendas:
420 Friends: (Shopping Via Sul Shopping / 085 3273-6708)
Lojas Pranchão: (Centro, North Shopping Fortaleza e Maracanaú)
BRONX: (Centro / 085 3231-8363)
Valores:
Pista: R$ 35
Frontstage: R$ 50
Camarote: R$ 100
Camarote com duas horas OPEN BAR (Cerveja, Água e Refrigerante)
Mais informações: (85) 3273.6708

Show] MC Guimê volta a Fortaleza com show no #Resenha nesta sexta-feira (24)




A festa já é considerada uma das baladas mais tops da cidade e promete 
reunir muita animação e gente bonita.

O funk ostentação vai invadir Fortaleza. Nesta sexta-feira (23), MC Guimê se apresenta pela primeira vez na casa de shows #Resenha e promete fazer um show que não vai desejar nada a desejar, em relação aos bailes do Rio de Janeiro.

MC Guimê é um dos nomes mais cotados quando se fala em funk no Brasil. O cantor seguiu a linha funk ostentação e faz em média 40 shows por mês. Sua música “País do Futebol” foi uma das mais tocadas em 2014, rendendo-lhe o segundo lugar no “Caldeirão de Ouro”, apresentado por Luciano Hulk na Rede Globo.

Os meninos da The Vibe, Fabinho Lima e DJ Caio completam a festa que vai reunir muita badalação e  gente bonita.


Serviços:
Quando: 23.01.15
Onde: Rua Eduardo Girão, 1265, Bairro de Fátima
Hora: 22 horas
Vendas antecipadas:
Lojas Blinclass (Shopping Iguatemi, North Shopping e Shopping Benfica)
Resenha (Rua Eduardo Girão, 1265, Bairro de Fátima)
Pelo site: www.bilheteriadigital.com
Valores:
Salão VIP: R$ 52
Camarote: R$ 102
Lounge 6 pessoas: R$ 2.500 (Sendo R$1.000 em consumação)
Lounge 10 pessoas: R$ 3.000 (Sendo R$1.000 em consumação)
Faixa Etária: 14 anos (com os pais)
Estacionamento: R$ 20
Mais informações: (85) 3039.8668 | (85) 9732.8914
Instagram e Facebook: @ResenhaFortaleza

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Festa] 'Curtição and Friends' recebe As Coleguinhas e Israel Novaes nesta quinta na Pink Elephant Fortaleza




Quinta, 22 de janeiro

As quintas-feiras de janeiro em Fortaleza já estão dando o que falar! CURTIÇÃO AND FRIENDS é o nome do projeto das férias da Pink Fortaleza, a cada edição, grandes convidados! E nesta quinta teremos As Coleguinhas e Israel Novaes para agitar as estruturas!! Todas as quintas de janeiro sua Curtição é na Pink Elephant Fortaleza! Vai perder?  

Forró da Curtição

A banda nasceu em 2010 e chegou ao mercado forrozeiro com a proposta de trazer uma nova roupagem com seu jeito novo e irreverente de fazer forró.  A Forró da Curtição com a nova vocalista, Márcia Fellipe, preza pela qualidade nas suas músicas,  para compor o repertório único, o que fortalece a banda como uma das principais do mundo forrozeiro e recorde de downloads!


Israel Novaes

Simplicidade, olhar penetrante, jeito cativante e sorriso marcante, essas são as características do paraense, Israel Novaes. Nascido na cidade de Breves -PA- Israel seguiu para Goiânia-GO, para fazer a tão sonhada Faculdade de Direito, que teve de ser interrompida, pois Israel conquistou o Brasil cantando suas músicas.

Com a mistura do ‘arrocha’ dentro do sertanejo, Israel lançou este novo estilo musical que começou com a ‘Dodge Ram’ e fez com que ele conquistasse uma legião de fãs e seguidores que o apelidaram ‘O Cara do Arrocha”. Contratado pela empresa Audio Mix, o maior escritório de artistas sertanejos do país, ele é o primeiro do Grupo Áudio Mix que não canta apenas o sertanejo, mas que faz um mix de ritmos. “Gosto de misturar todos os estilos e de encontrar a verdade musical” – declara o artista.

Para Israel Novaes, a música não se define em gêneros, e sim em artistas que acreditam em seu potencial e na musicalidade que existe dentro deles. Com pouca idade, Israel Novaes ( nasceu em 28 de abril de 1990), vem conquistando o pais com seu gingado que só mesmo um paraense consegue fazer com grande estilo.
 
As Coleguinhas

A dupla Simone e Simaria, "As Coleguinhas", foi formada em fevereiro de 2012, mas a história das irmãs que nasceram predestinadas ao sucesso começou bem antes. As irmãs são hoje fenômeno da música brasileira que revolucionou ao mostrar para todo o país o ritmo forró de um jeito bem diferente.



SERVIÇO

Onde?
Pink Elephant - Av. Desembargador Moreira, 1741 - Aldeota

Quando?
Quinta, 22 de janeiro
Open House: 22h

Quanto?
Ingressos antecipados na Jolie e Agnelli Mix (Virgilio Távora)
Feminino R$ 40 | Masculino R$ 60

Informações e reservas
(85) 3037.4662 | (85) 8912.2852

Escola] Psicopedagoga da Creche Escola Gira Mundo, Andréa Aires, ressalta a importância do processo de adaptação para o início da vida escolar



Aperto no coração, ansiedade, insegurança e, ao mesmo tempo, a expectativa de um mundo de descobertas. São esses alguns dos sentimentos vividos quando os pais decidem apresentar aos filhos a vida escolar. E esse momento fica ainda mais delicado quando acontece já a partir dos quatro meses de vida, especialmente, para a mãe que, até esta data, tem mantido um vínculo único com o bebê numa rotina de muita ligação afetivo emocional. Nessa fase, é muito importante que seja realizado um processo de adaptação, que deverá ser feito da maneira mais tranquila possível, tanto para as crianças quanto para os pais.

Creche ou escola deverão ter um acompanhamento adequado nesse momento tão importante. As crianças não devem ficar de imediato longe dos seus familiares, já que tudo é novo. Ainda com a presença de um dos responsáveis, as crianças vão interagindo por meio de atividades pensadas pela equipe pedagógica, até que ambos os lados se sintam seguros e a separação aconteça gradualmente. O tempo para que isso aconteça pode variar de criança para criança. “É um processo lento, gradativo, principalmente, para aquelas crianças que nunca estiveram em um ambiente escolar. Algumas se adaptam rápido, outras demoram um pouco mais, mas procuramos fazer de tudo para que aconteça da forma mais natural possível”, explica a psicopedagoga da Creche Escola Gira Mundo, Andréa Aires Costa.

A Instituição, fundada há quase 20 anos, recebe bebês a partir dos quatro meses, tendo programa de ensino até o primeiro ano. Para cada faixa etária, o processo acontece de forma diferenciada, respeitando os limites das crianças.  “Sugerimos que nos primeiros dias o tempo de permanência das crianças na escola vá aumentando gradativamente, assim como que, na hora de sair, os pais se despeçam e jamais saiam escondidos, mesmo que a criança chore. É preciso que a criança perceba que há um movimento de ida e vinda de seus pais, aos deixá-los e buscá-los. Isso favorece o desenvolvimento da segurança da criança com as pessoas e o ambiente da escola”.

Um bom processo de adaptação vai trazer bons resultados para a vida escolar como afirma a psicopedagoga. “A criança compreenderá, aos poucos, que estar na escola é bom. A rotina desenvolvida no ambiente escolar dá segurança e orienta a aprendizagem, atendendo a necessidade natural do ser humano de compreender como este mundo que nos cerca se organiza. As relações sociais oferecidas pelo ambiente escolar desenvolvem ao longo de toda a escolaridade infantil a habilidade de se colocar na perspectiva do outro e de se tornar de fato um ser social e, sendo assim, um ser humano”. Por outro lado, quando não realizado da maneira correta pode acarretar alguns danos. “Uma criança que volta para casa ao chorar, que diz quando quer ou não vir à escola, assim como quais atividades quer fazer ou, ainda, que cria a dependência da presença da família na escola não consegue se desenvolver de forma autônoma, pois fica impossibiltada de perceber que o que está à sua volta não foi criado para apenas satisfazer as suas vontades. A escola e a aprendizagem podem se tornar neste caso uma tortura”.

É geralmente no início do ano que acontecem os processos de adaptação por conta do começo do ano letivo, da presença de alunos novatos - tanto para aqueles que estão começando a vida escolar quanto para os que vêm de outras escolas – e até para os veteranos que, depois de um período de férias, precisam se adaptar à nova sala, aos novos professores e à nova rotina. “Ver a escola cheia de crianças, ouvir aqueles permanente burburinho de falas, choros e risadas, assim como acompanhar as aprendizagens que despontam na vida de cada criança e de cada educador, é o que dá sentido à existência da escola. Estamos com saudades disso tudo! Que venha uma nova fase agora, a escola já está pronta para mais um período de acolhida e adaptação”.