Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 24 de março de 2017

ENEM] Inscrições para Academia Enem batem recorde em pouco mais de 24 horas

Foi registrada uma frequência de cerca de oito inscrições por minuto

As inscrições da edição 2017 do Projeto Academia Enem encerraram-se em tempo recorde, nesta sexta-feira (24/03), com pouco mais de 24 horas. São 8 mil vagas para o curso gratuito, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria da Juventude. Foi registrada uma frequência de cerca de oito inscrições por minuto e, entre os matriculados, 66% são do sexo feminino e 31% são usuários do Bolsa Família.

A inscrição conta com duas fases: a primeira, na qual os interessados realizaram o preenchimento do formulário online, e a segunda, que será a validação da matrícula, cujas informações serão divulgadas posteriormente.

Esta é quinta edição do projeto, que já beneficiou cerca de 40 mil estudantes e possui vagas preferenciais para alunos do ensino médio da rede pública. Para participar, é necessário que o jovem esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio para realizar a matrícula.

O objetivo do projeto é orientar e preparar os estudantes para o ingresso no ensino superior por intermédio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso terá, em média, 30 encontros e simulado ao longo de 2017. Os alunos terão direito a uniforme do projeto, material didático, lanche e vale-transporte, para os dias de aula. Todo o material é gratuito.

Juventude Sem Fronteiras

Em 2016, a Prefeitura de Fortaleza disponibilizou pela primeira vez o programa de estudo e vivência internacional Juventude Sem Fronteira, exclusivamente para alunos do Academia Enem, egressos da rede pública de ensino e com as melhores pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão enviados os 100 melhores alunos para o Canadá ou Espanha, para uma experiência internacional.

Lançamento] Nova edição da revista Morar Bem O POVO

  

O lançamento da nova edição da revista Morar Bem O POVO será próxima segunda-feira, 27 de março, no Lounge Manhattan, no Shopping RioMar Fortaleza. A publicação composta por 188 páginas traz projetos residenciais, comerciais e de design de interiores, a publicação apresenta os trabalhos de diversos profissionais que atuam em Fortaleza e fora do Ceará.

”Dentro dos títulos das Revistas O POVO, nasce uma nova Morar Bem O POVO, capaz de inspirar consumidores finais de projetos arquitetônicos e de design de interiores e promover um melhor diálogo entre os trades das mesmas áreas”, destaca Adailma Mendes, editora-executiva das Revistas O POVO.

Prevista para chegar às bancas de revistas de diversos bairros da Capital e nas livrarias Cultura no início de abril, a atual edição, composta por criações de cerca de 20 profissionais, tem em sua capa apartamento assinado pelo arquiteto e urbanista Rodrigo Maia. O imóvel, situado em Nyhavn (Copenhagen, na Dinamarca), no qual mora um casal sem filhos, foi pensado para que os dois moradores recebessem amigos para jantares e festas.

“Quando fui chamado para decorar o apartamento, ele já estava reformado. Meu trabalho consistiu em escolher todos os móveis, objetos, obras de arte, tapetes e etc e fazer a ambientação”, explica Rodrigo, que optou por um estilo contemporâneo. Nele, o design escandinavo e italiano foi valorizado, destaca.

 “Com a nova Morar Bem, queremos criar vínculo ainda mais forte com os profissionais das áreas de arquitetura e design. Além disso, fomos ao encontro de um projeto gráfico que valoriza fotografia e acredito que, com isso e outros elementos, conseguimos dar um upgrade na publicação”, declara André Benevides, articulador O POVO nas áreas de arquitetura e design.

 A revista conta também com imagens de peças de design criadas por Sérgio Matos e Leonardo Bueno e cujas ideias de concepção estão inspiradas, respectivamente, no duo Amazônia e Nordeste. O arquiteto Valter Costa Lima também está na revista. Para Morar Bem, ele  abre as portas de sua casa e revela sua galeria de arte particular.


SERVIÇO
Lançamento da revista Morar Bem O POVO
Segunda-feira, 26 de março, às 19 horas
Local: Lounge Manhattan, no RioMar Fortaleza

Publicação à venda a partir de abril por R$ 12,90

Evento] Semana da Empregabilidade Studart RH no Del Paseo

O Shopping Del Paseo sedia, no período de 27 a 31 de março, das 10h às 20h, o evento “Semana da Empregabilidade Sturdat RH”. A ação é focada na procura e oferta de empregos. A programação conta com ciclo de palestras com temas voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional, a Studart RH realiza cadastramento de currículos gratuitamente no seu site de empregos e atendimento a clientes que buscam serviço de Recolocação Profissional. As atividades acontecem no piso L1 do Shopping.

Além disso, o Del Paseo está com a promoção Estacionamento Grátis. A cada R$ 35 em consumo na praça de alimentação, nos espaços gourmet, ou na loja Baby Dog, o estacionamento sai gratuitamente. A promoção é válida para os pisos S2 e S3, de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, e sábados e domingos, o dia todo.


Serviço:
Shopping Del Paseo
Av. Santos Dumont, 3131
(85) 3456.5500
www.shoppingdelpaseo.com.br
Facebook.com/delpaseo
Twitter e Instagram: @delpaseo


Chamamento público] Encerrado nesta segunda-feira, chamamento público para a Maloca Dragão 2017 teve 703 inscritos

 
Número é mais que o dobro do ano passado. Categorias que mais receberam inscrições foram a Música, com 301 projetos, e a área de Produção Cultural, com 216 profissionais inscritos


O chamamento público da Maloca Dragão 2017 teve 703 inscritos entre projetos artísticos de diversas linguagens e profissionais da área de Produção Cultural. Encerradas na última segunda-feira, dia 20 de março, as inscrições superaram em 118% o número de inscritos no ano passado. A Maloca Dragão celebra o aniversário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – que completa 18 anos no próximo dia 28 de abril – e a pujante produção artística cearense. A quarta edição do festival será realizada nos dias 28, 29 e 30 do mês que vem.

Esta é a segunda vez consecutiva que o Centro Dragão do Mar usa o processo de chamamento público para compor parte da programação da Maloca e a primeira vez em que assim formará também o quadro de profissionais técnicos e de produção para o festival. Foram inscritos 301 projetos inéditos de Música, 86 de Teatro, 27 de Dança, 23 de Circo, 23 de Literatura, 19 de Arte Urbana e 8 de Culturas Populares. Já o número de profissionais inscritos foi de 216, entre produtores culturais, roadies e técnicos de iluminação, som e cenotecnia.

O número total de 703 inscritos é mais que o dobro do montante de 2016, quando foram inscritos 322 projetos no chamamento. O crescimento de 118% reforça o reconhecimento e a importância da Maloca Dragão para o cenário cultural cearense. Firmado no calendário do Estado como o maior festival de artes integradas do Ceará, a Maloca recebeu quase 170 mil pessoas, no ano passado.

Banco de dados

As inscrições compõem um verdadeiro banco de dados de projetos artísticos e de profissionais da cultura do Estado por meio da plataforma do Mapa Cultural do Ceará. Em 2016, cerca de 60% das mais de 140 atrações da Maloca Dragão foi composta por trabalhos selecionados nesse banco.

Muitos dos inscritos não selecionados nessa etapa, porém, foram convidados para programas diversos do Dragão do Mar, tais como Praça do Rock, Pôr do Som, Dragão Blues e Fuxico no Dragão. Também neste ano, o banco de projetos formado com o chamamento alimentará essa programação.

A seleção de projetos artísticos para a Maloca Dragão baseia-se nos critérios de ineditismo, na cidade ou só no festival, sendo o primeiro de maior peso; qualidade do trabalho artístico proposto; e, por fim, o artista ou grupo têm que ser cearense ou residente no Ceará.

 Junto da Diretoria de Ação Cultural, curadores em cada linguagem farão essa triagem. São eles: Rogério Mesquita, no Teatro; Carol Holanda, no Circo; Ernesto Gadelha, na Dança; Rafael Lima Verde, na Arte Urbana; Fernanda Meireles, na Literatura; e Ivan Ferraro, na Música.

 O resultado do chamamento público se dará no lançamento oficial da programação da Maloca Dragão, na primeira semana de abril. Além disso, todos os inscritos receberão um e-mail de confirmação ou não de participação no festival.


Produção cultural

Novidade neste ano, o chamamento contemplou também produtores culturais, roadies, técnicos de iluminação, som e cenotecnia. Os selecionados receberão qualificação gratuita através do Lab Maloca, curso de formação realizado pelo Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC), em parceria com o Dragão do Mar e Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação do Ceará, ligada ao Instituto Dragão do Mar. Os workshops serão iniciados a partir do dia 3 de abril.

Antes, no dia 23 de fevereiro, Dragão e Porto realizaram ainda um encontro aberto para escuta das demandas formativas e elaboração da grade dos cursos a serem ofertados.

A reciclagem do conhecimento dos profissionais técnicos da Maloca foi iniciada já em 2016, com cursos gratuitos nas áreas de Produção, Técnicas de Sonorização, Iluminação, Montagem Sub (Subs), Técnicas de Mixagem e Roadies, mas a experiência com a oferta de vagas visa tornar ainda mais democrático o processo de contratação da força de trabalho do festival, além de estimular o interesse por essas áreas que, com a expansão do mercado cultural e de entretenimento, tornam-se cada vez mais promissoras como geradoras de emprego e renda.


Mapa Cultural

As inscrições no Chamamento da Maloca Dragão 2017 foram feitas exclusivamente no endereço eletrônico http://malocadragao.com.br/, de 6 a 20 de março. Para efetivar a inscrição e ter acesso ao formulário on-line, todos os proponentes tiveram de se cadastrar no Mapa Cultural do Ceará (http://mapa.cultura.ce.gov.br), plataforma digital que integra uma rede de agentes culturais do nosso Estado.

Entre os inúmeros benefícios gerados, a participação no Mapa proporciona ao agente cultural a visibilidade aos seus trabalhos, formação de networking, o acompanhamento da agenda cultural e a consulta a outros projetos culturais.

Nos dias 14 e 16 de março, foram realizadas oficinas de tira-dúvidas, no Auditório do Dragão, para as pessoas com dificuldade em concluir o processo de inscrição.


O festival

A Maloca Dragão celebra o aniversário do Dragão do Mar que, em abril de 2017, completa 18 anos a serviço da democratização do acesso à arte e à cultura. Além de marcar os anos de história do Dragão, esse grande festival de artes integradas festeja a efervescência da produção artística cearense, realizando uma mostra de lançamentos e estreias de várias linguagens artísticas, seja de novos artistas e grupos, seja de artistas já conhecidos com novos projetos, como também atrações nacionais e internacionais.

Balanço Chamamento Público da Maloca Dragão 2017

703 inscritos
Crescimento de 118% em relação ao ano passado

Inscrições por categoria
Música – 301
Teatro – 86
Dança – 27
Circo – 23
Literatura – 23
Arte Urbana – 19
Culturas Populares – 8
Profissionais da área de Produção Cultural – 216


SERVIÇO
Maloca Dragão 2017
Quando: dias 28, 29 e 30 de abril
Onde: em vários espaços do Dragão do Mar e Praia de Iracema

Site: http://malocadragao.org.br

Musical] Ceará Show: O Musical apresenta sessão extra para pessoas atendidas pela APAE, Caps de Maracanaú e Instituto Pintando o 7

 
A sessão especial foi realizada na última quinta-feira (23), no Teatro Ceará Show

Sucesso desde a estreia e atingindo a marca de 100 apresentações neste mês de março, o Ceará Show: O Musical tem feito a alegria de cearenses e turistas que procuram alternativas para se divertir nas noites de Fortaleza. Com um formato lúdico e interativo, utilizando cores, músicas e muito movimento, na última quinta-feira (23), pessoas atendidas pelo Centro de Integração Psicossocial do Ceará (CAPS) de Maracanaú, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) e Pintando o 7 tiveram a oportunidade de assistir ao primeiro espetáculo musical permanente do estado, em uma sessão exclusiva.

O Beach Park desenvolve atividades permanentes de responsabilidade social com várias instituições beneficentes de todo o estado. Realizado pelo Beach Park Entretenimento, o Ceará Show torna-se mais um canal disponível para as ações do calendário anual do empreendimento, com cerca de 15 ações com crianças e famílias de ONGs que necessitam de atenção especial. Ainda em março, o Ceará Show recebeu os alunos das escolas de arte e dança Edisca e Tapera das Artes para uma sessão extra do espetáculo.

O Ceará Show é um espetáculo musical permanente, que conta a história do Ceará e enaltece grandes nomes da literatura e de figuras que estão na memória e imaginário dos cearenses, como a índia Iracema, de José de Alencar; Seu Lunga; Dragão do Mar e Jovita Feitosa.

Serviço
Ceará Show
Local: Teatro Ceará Show – Av. da Abolição, 2323
Dias e horários: de quinta-feira a domingo, às 20h30
Bilhetes: Setor A: R$90,00; Setor B: R$80,00; Setor C: R$60,00; Setor D: R$50,00; Setor E: R$40,00
Vendas: www.cearashow.com.br ou na bilheteria do Teatro Ceará Show
Site: www.cearashow.com.br
Facebook: facebook.com.br/ocearashow
Instagram: @ocearashow

Sobre o Beach Park
Com mais de 30 anos de história, o Beach Park é uma empresa genuinamente cearense que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia do Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos turistas do país inteiro. Atualmente, ocupa mais de 160 mil m² e reúne um parque aquático, três resorts, um hotel, além de Restaurante de Praia e a Vila Azul do Mar, espaço de convivência e serviços, ambos abertos ao público. O parque aquático, que conta com 18 grandes atrações, recebeu no último ano a notável marca de um milhão de visitantes, com a inauguração do brinquedo Vaikuntudo, maior toboágua na categoria tornado do mundo. Também foi eleito o 5º melhor parque aquático do mundo e o melhor da América Latina pelos usuários doTripAdvisor, em 2016. O empreendimento oferece mais que um destino de férias e, hoje, se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio, a TV e a Revista Beach Park; o Beach Park Studios - estúdio de animação próprio; e a recente criação do Ceará Show, primeiro espetáculo musical permanente no estado. Com a preservação do meio ambiente sendo uma de suas prioridades, o Beach Park também acaba de ganhar um reconhecimento internacional de gestão ambiental, o selo ISO 14.001 - norma adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental e ampliar os negócios.

Serviços Beach Park:
Site: www.beachpark.com.br
Blog: http://blog.beachpark.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/BeachParkBrasil
Instagram: https://instagram.com/beachpark
Twitter: https://twitter.com/beachpark

Youtube: https://www.youtube.com/user/tvbeachpark

Dragão do Mar] Programação cultural de 27 de março a 2 de abril de 2017

FUNCIONAMENTO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR


Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Bilheteria: de terça a domingo, a partir das 14h.

Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: de terça a domingo, das 14h às 22h.

Museus: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábado, domingo e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

Multigaleria: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


OBS.: Às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.



► INSCRIÇÕES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E POLÍTICAS CULTURAIS // ÚLTIMOS DIAS

O Instituto Dragão do Mar, que gere, entre outros equipamentos, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, firmou parceria com o Itaú Cultural e a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, da Universidade de Girona, na Espanha, e agora traz a Fortaleza, pela primeira vez, o mais renomado Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais do Brasil. As inscrições seguem abertas até a próxima segunda-feira, dia 27 de março. São ofertadas 41 vagas, 6 delas reservadas para candidatos autodeclarados negros. A ficha de inscrição pode ser acessada no link https://itaucultural.formstack.com/forms/curso_especializacao_2017.

A formação conta com direção acadêmica do Prof. Dr. José Teixeira Coelho Netto, consultor do Observatório de Política Cultural do Itaú Cultural; professor emérito da Universidade de São Paulo; autor de diversos livros sobre cultura e arte, entre eles o clássico “Dicionário Crítico de Política Cultural”, e do Prof. Dr Alfons Martinell Sempere, diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação; professor titular da Universidade de Girona; codiretor do Laboratório de Investigação e Inovação em Cultura e Desenvolvimento com sede na Colômbia e na Espanha; especialista nos campos de formação de gestores culturais.

Segundo o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, a iniciativa visa ao atendimento de uma demanda crescente nas regiões Norte e Nordeste. “O mercado cultural e de entretenimento dessas regiões vem evoluindo e é, atualmente, um dos que mais crescem, com grande potencial de geração de emprego e renda, por isso, é fundamental que a oferta de formação acompanhe o ritmo. Agora, os produtores culturais não precisarão mais se deslocar para receber qualificação de ponta. Esse é, sem dúvida, o melhor curso da área, porque leva em conta as necessidades contemporâneas da formação em gestão e política e traz no corpo docente alguns dos mais renomados profissionais do mundo”, afirma Linhares.


Pré-requisitos

Para participar da seleção, o candidato deverá estar vinculado profissionalmente a uma instituição cultural, pública ou privada; ter atuação comprovada de três anos, no mínimo, em instituição cultural, pública ou privada; ser formado preferencialmente na área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais aplicadas; apresentar carta da instituição onde trabalha com o compromisso de ser liberado para realizar as aulas presenciais. Também é necessário conhecimento do idioma espanhol (leitura e compreensão oral) para acompanhamento do curso.


Processo Seletivo

Os interessados passarão por seleção, que consistirá em análise do currículo e de um texto do candidato sobre tema a ser indicado. A divulgação dos pré-selecionados acontece em 30 de maio e o resultado final será divulgado em 20 de julho. Ambos os resultados serão divulgados no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br).


O Curso

O aluno terá de frequentar cinco módulos presenciais no Instituto Dragão do Mar, que somam 380 horas/aulas, entre setembro de 2017 e junho de 2018, além de participar de disciplinas a distância, totalizadas em 310 horas/aulas. As aulas presenciais acontecerão no Auditório do Dragão do Mar e a frequência mínima exigida é de 80% nas disciplinas presenciais.

A Universidade de Girona outorgará um certificado de conclusão do curso correspondente a seu Diploma de Posgrado en Gestión y Políticas Culturales, que segue as normas europeias de ensino universitário.

Conteúdo programático
O curso abordará, entre outros temas, "Cultura e teoria da cultura" (conceitos fundamentais, novas abordagens, a cultura que é objeto da política cultural); "Política cultural" (história, fundamentos, política cultural comparada; a instituição cultural: tipos, problemas, soluções); Ação cultural (modalidades, metodologia, melhores práticas) e "Novos modos da cultura e os meios digitais de informação e comunicação".

Calendário de Encontros Presenciais
27, 28 e 29 de setembro de 2017
5 e 6 de dezembro de 2017
27 e 28 de fevereiro de 2018
2 e 3 de abril de 2018
26, 27 e 28 de junho de 2018

Inscrições até o dia 27 de março de 2017, no site https://itaucultural.formstack.com/forms/curso_especializacao_2017. Gratuito.



► Teatro da Terça [Temporada de Arte Cearense] última apresentação!
O CANTIL 10 ANOS
Teatro Máquina
O Cantil surge de uma leitura bastante específica de "A exceção e a regra", de Bertolt Brecht, onde a palavra é suprimida para que o gesto seja enfatizado e o trabalho dos atores possa ser refuncionalizado pelo exercício de demonstração e manipulação. Trata, portanto, de uma viagem sem espaço nem tempo definidos. Dois homens seguem à procura de algo. Para o patrão, a viagem é urgente e aterradora; para o empregado, é apenas objeto de seu ganha-pão. Entre os dois, se estabelece uma relação nos extremos da desconfiança total e da pura subserviência, relação essa transfigurada pela ausência/presença do cantil.
Dia 28 de março de 2017, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação: 12 anos.


►Espetáculos circenses [Temporada de Arte Cearense] última apresentação!
CABARÉ DA DESGRAÇA
Cia As 10 Graças de Palhaçaria

São Crisóstomo declara de saída que as burlas e o riso não provêm de Deus, mas são uma emanação do diabo e nós, humanos, somos tonéis mal ajustados prestes a explodir, pois estamos sempre na incessante fermentação da piedade e do temor divino. O riso! Não é uma brincadeira e não temos a menor intenção de renunciar a ele. O Cabaré da Desgraça é um convite à libertinagem e aos excessos. Exceder, transgredir e deformar estão na ordem do espetáculo, uma variedade de números e absurdos onde celebramos o inacabado, a mudança e a vida, pois o que importa é o agora!

Dia 29 de março de 2017, às 20h, no Teatro do Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Classificação: 18 anos.


►Nas Ruas do Dragão [Temporada de Arte Cearense] última apresentação!
A SAGA DE JESUS CRISTO
Cia Epidemia de Bonecos

Zé Cariri e Matusalém apresentam uma história que mostra os momentos significativos da vida de Jesus: no deserto, Jesus é tentado pelo demônio. Encontra seus discípulos e outros seguidores. Enquanto acontece o sermão da montanha, os homens sábios da Galileia estranham o poder que aquele homem tinha, arrastando multidões com suas palavras. Após a festejada entrada de Jesus em Jerusalém, é chegada a hora da santa ceia. Enquanto isso, Judas conspira contra Jesus. E no monte das oliveiras acontece à sua prisão... Ele é espancado e morto. Depois, ressuscita e sobe ao céu.

Dia 30 de março de 2017, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito. Classificação livre.


► Quinta com Dança Experimental [Temporada de Arte Cearense]
UM CORPO JOGADO AO MAR última apresentação!
Bruno Gomes

Uma queda brusca de um corpo em médio transe rasga o espaço, desloca-se. Encarnado na figura de uma deusa. Deusa mostra. Deusa e Diabo. Grito seco, grito mudo de uma mãe oceano. O mar como testemunha de um ato brutal e como território para este acontecimento, entre a realidade e o que se pode inventar. O mar dorme fiel, sobre seus túmulos. A deusa faz a terra cantar! Ela faz a terra ranger os dentes! Olhem para o seu quadril de lá saem o céu e o inferno.


► Quinta com Dança [Temporada de Arte Cearense]
ANATOMIA DAS COISAS ENCALHADAS última apresentação!
Silvia Moura
A relação com o descartável. Através do uso, da manipulação dos objetos fazemos uma análise das nossas relações pessoas. Em cena a trajetória de cada um na luta pela convivência com o outro. Uma busca pelo entendimento das relações como modo de operar a vida, um chamado a observação do consumo desenfreado de objetos e ao uso das pessoas com parte de uma cadeia de consumo.

Dia 30 de março de 2017, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação: livre.

  
► [Literatura] Lançamento do livro "Transforme isto em outra coisa – um percurso pelas histórias de Fernanda Meireles"
Da autora Naiana Gomes

Livros também podem ser caixas de surpresas, plataformas de lançamento de foguetes, mapas do tesouro com as coordenadas para mais mapas do tesouro, flechas de longo alcance e alta precisão, portais para cidades amadas, convites para sair pelo mundo. É o que livro “Transforme isto em outra coisa - Um percurso pelas histórias de Fernanda Meireles” deseja ser - Sim, um livro que deseja! A publicação será lançada em primeiro de abril, sábado, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Gratuito e aberto ao público, o evento contará com uma programação criada para celebrar encontros vividos em Fortaleza: os que resultaram no livro lançado, mas não só.
Baseando-se na trajetória de Fernanda Meireles, após inúmeros encontros ao longo de dez anos e de entrevistas realizadas entre 2015 e 2016, a jornalista Naiana Gomes projetou e escreveu um livro-reportagem que costura passado, futuro e muito tempo presente. Fortaleza exposta aos tempos surge, portanto, deste livro como tela, ateliê e tema, ponto de encontro e de transformação.
A produção dialoga com a imaginação fecunda da artista, tanto no texto bem humorado, quanto oferecendo ferramentas que expandem a aventura da leitura para além das páginas. São cartões postais, fanzines e estênceis – uma pequena amostra da vasta e diversificada obra de Fernanda, - alinhavados por um projeto gráfico primoroso, assinado pela designer Deborah Meira.
No lançamento do livro, se reunirão ao trio composto por Naiana, Fernanda e Deborah, o grafiteiro Marquinhos Abu, a artista Aspásia Mariana e o jornalista Demitri Túlio, para a roda de conversa “Encontros incríveis na construção da Cidade Solar”. Em seguida, Fernanda, que também é baixista, e o guitarrista Rafael Viana apresentarão o pocket show “Música para corações ocupados”. Continuando a festa, os participantes poderão brincar de desenhar e redesenhar a relação que têm com Fortaleza, em um grande mapa da Cidade criado por Fernanda e fixado no chão do Dragão do Mar.

A história de Fernanda Meireles atravessa a Cidade, falando com ela, dela e para ela, em cartões postais, fanzines, quadros, livros, porcelanas desenhadas, adesivos, grafites e mais uma infinidade de artes espalhadas no tempo e no espaço. Contar destes percursos é deparar com uma extraordinária rede de encontros em contínua expansão.

“Transforme isto em outra coisa” é um livro, mas deseja ser mais. Como lembra uma das frases de Fernanda: “Acreditar que é, já é, metade de ser”. A outra metade desse caminho será percorrida com o leitor.
Programação
> Roda de conversa "Encontros incríveis na construção da Cidade Solar", com Naiana Gomes, Fernanda Meireles, Deborah Meira, Demitri Túlio, Aspásia Mariana e Marquinhos Abu.
> Pocket show "Música para corações ocupados", com Fernanda Meireles no baixo e Rafael Viana na guitarra.
> Traçar percursos: apresentação de um grande mapa de Fortaleza desenhado por Fernanda Meireles e colado no chão do Dragão do Mar para as pessoas brincarem de desenhar nele um pouco da relação com a Cidade.

> Momento para autógrafos.

Dia 1 º de abril de 2017, às 17h, no Auditório e Espaço Mix. Gratuito. Livre. Valor do livro: R$ 80,00.



► [Música] Liniker e os Caramelows

Ícones da música brasileira alternativa, Liniker e os Caramelowsrealizam show único em Fortaleza dia 1º de abril (sábado), no palco da Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema. O primeiro lote de ingressos começou a ser vendido no dia 7 de março na bilheteria do Dragão e no site Bilheteria Virtual.

Realizado pela Multi Entretenimento, o show promete reunir os principais sucessos da banda, conhecida pela potência das letras e pela presença de palco irreverente. Depois do sucesso do EP “Cru”, lançado em 2015 e que conseguiu milhões de visualizações no Youtube, Liniker e os Caramelows apresentam o repertório do primeiro disco “Remonta”, lançado em setembro do ano passado.

Produzido por Marcio Arantes, o trabalho traz as conhecidas faixas do EP de estreia e outras já cantadas nos shows com uma nova roupagem. Além disso, quatro músicas inéditas foram gravadas. É o caso de “BoxOkê”, que foi registrada com a rapper Tássia Reis e a banda instrumental Aeromoças e Tenistas Russas. Mais nomes enriquecem a ficha técnica de “Remonta”. Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz e As Bahias e a Cozinha Mineira foram alguns dos artistas que passaram pelo estúdio para fazer participações especiais.

Todas as letras do disco são de autoria da cantorx e compostitorx Liniker, enquanto a parte musical foi pensada em conjunto por Marcio Arantes e o grupo Caramelows – formado por Rafael Barone (baixo), William Zaharanszki (guitarra), Pericles Zuanon (bateria), Márcio Bortoloti (trompete) e Renata Éssis (backing vocal).

As apresentações também foram totalmente remontadas, com novos figurinos, cenografia e repertório. Outra novidade é a presença de mais três músicos de apoio: Fernando TRZ (teclados), Marja Nehme (percussão) e Eder Araújo (saxofone).

Dia 1º de abril de 2017, às 20h, na Praça Verde. Ingressos 1º lote: R$ 60 e R$ 30 (meia). Classificação etária: 16 anos.

Pontos de venda:
*Bilheteria na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Terça a domingo, das 14h às 20h (fechado às segundas e feriados)
*Site BilheteriaVirtual.com
Formas de pagamento:
*Site: cartões de crédito Hipercard, Visa, Master e Diners.
*Pontos de vendas físicos: Dinheiro; Cartões de crédito MasterCard, Visa, Diners Club e Hipercard e Cartões de débito Visa Electron, MasterCard débito.


// TODA SEMANA NO DRAGÃO DO MAR

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.

Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores animam a criançada na Praça Verde.
Todos os domingos, das 16h às 19h, na Praça Verde. Gratuito.

Fuxico no Dragão
Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia agitam as tardes de domingo.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.





// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que o Planetário Rubens de Azevedo passa por manutenção corretiva. Está, portanto, temporariamente fechado para atendimento ao público.
  

// EXPOSIÇÕES

► Exposição "Miolo de Pote: a cerâmica cearense primitiva e atual" [Salas 3 e 4]

Reúne uma série de peças feitas de barro, a mostra apresenta o dinamismo e vivacidade desta arte ancestral e milenar, no Ceará, além de trazer ainda a contribuição de artistas plásticos e visuais como Bosco Lisboa, Gentil Barreira e Tiago Santana.

Potes, panelas, alguidar, caco de torrar café, brinquedos. A exposição Miolo de Pote revela um Ceará uno e múltiplo, similar e diverso, em dia com as heranças indígenas, africanas, ibéricas. “Primitiva e atual, a arte no barro mantém características próprias em cada localidade ou região, seja no tipo de material, no desenho, nas técnicas, seja no resultado final”, define a curadora Dodora Guimarães. Além dela, a mostra tem ainda a contribuição curatorial da historiadora e diretora de museus do Centro Dragão do Mar, Valéria Laena.

Miolo de Pote reúne, sobretudo, duas coleções públicas: a do Museu da Cultura Cearense (Instituto Dragão do Mar), feita entre 1997 e 1998, que cobriu a Região do Cariri, Saboeiro e Iguatu; e a da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Governo do Estado do Ceará), adquirida em 2005 e 2006, durante o Projeto Secult Itinerante, que percorreu todo o Estado. Algumas peças advindas do Projeto Comida e da exposição O Fabuloso Mundo do Barro, ambos do MCC, enriquecem a mostra que conta ainda com a participação dos artistas plásticos e visuais Bosco Lisboa, Gentil Barreira, Liara Leite, Sabyne Cavalcanti, Tiago Santana, Tércio Araripe, Terry Araújo e Túlio Paracampos.

Instalação de Bosco Lisboa
Em julho, o MCC e o artista Bosco Lisboa desenvolveram uma oficina gratuita, aberta ao público, cujas peças produzidas agora são parte de uma instalação inédita, nesta exposição. Nas aulas ministradas de 19 a 22 de julho, no ateliê da Praça Verde do Dragão do Mar, o artista ensinou as técnicas para se trabalhar com argila.

Natural de Juazeiro do Norte (CE), Bosco desenvolveu, por mais de dez anos, uma pesquisa com artesãos do Sítio Touro e do bairro Tiradentes, tradicionais redutos da cerâmica de sua cidade natal. Em 1994, passou a moldar o barro tendo em vista sua relação com o cotidiano. Por seu trabalho, recebeu menção honrosa no Salão dos Novos em 1993, em Fortaleza. Entre as exposições coletivas de que participou, destacam-se 1ª Bienal do Cariri (Juazeiro do Norte, 2001), Bienal Naif’s (Sesc Piracicaba, 2004) e Projeto Abolição Tudo É de Barro, no Centro Cultural do Abolição (Fortaleza, 2005).

Acessibilidade
Essa exposição oferece recursos acessíveis para proporcionar autonomia ao público. Disponibilizamos: textos em Braille, textos com letras ampliadas, peças que podem ser tocadas, vídeo de Libras e mediação especializada.

Em cartaz dia 30 de abril de 2017, no Piso Intermediário do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
  

► Exposição "Narrativas e Alteridade – O outro de nós" [Encontros de Agosto 2016]

A partir do tema “Narrativas e Alteridade”, o festival Encontros de Agosto 2016 propôs que fotógrafos dos nove estados do Nordeste fossem além das próprias fronteiras, trazendo e potencializando imagens de lugares e sujeitos imaginados. O público poderá contemplar na exposição questões universais a partir das realidades locais, percebendo aproximações e diferenças.

Esta exposição é composta de mostras coletivas de fotógrafos cearenses e dos demais estados do Nordeste. “As narrativas visuais têm como fundamento a alteridade, traduzida e discutida pelo olhar de 54 fotógrafos, sendo 23 deles cearenses. É uma oportunidade única dos espectadores verem essa rica produção nordestina em um só local. São mais de 300 fotos”, explica a coordenadora geral do evento, Patricia Veloso.

Os intercâmbios abrem canais de comunicação para circuitos nacionais e internacionais. Após a exibição no Ceará, as mostras serão adequadas para uma exposição itinerante. Mais sobre o Encontros de Agosto: www.encontrosdeagosto.com.

Em cartaz até dia 30 de abril de 2017, no Piso Superior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.



► Exposição Vaqueiros [Mostra Permanente]

Em exibição no Museu da Cultura Cearense desde 1998, a Exposição Vaqueiros arrebata o público que nela identifica traços de sua cultura e costumes. A exposição ao longo dos anos enriquece os saberes, instiga reflexões, desperta emoções. Nela revelam-se inúmeros elementos que possibilitam rememorar e reconstruir o que se compreende como o universo sertanejo.

Na exposição, você conhecerá o vaqueiro como profissional, sertanejo, trabalhador, conhecedor de inúmeras funções e do meio em que habita, capaz de inúmeros feitos, viajará pelas humildes manifestações do cotidiano, religiosidade e festividades e testemunhará particularidades como a habilidade com o artesanato do couro, as práticas da derrubada e da cria do gado, dentre outras.

No Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.



++ O Museu de Arte Contemporânea estará fechado a partir do dia 27 de março para montagem de nova exposição.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante] Hemoce no Pecém

 

Em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, a unidade do Hemoce vai estar na UPA 24h do Pecém nesta sexta-feira (24).  A ação faz parte da campanha “Doar é Compartilhar Vida”. Para participar da campanha e ser doador de sangue, basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50kg, ter entre 16 e 69 anos e portar um documento oficial com foto. O atendimento acontece das 9h às 16h, sem intervalo.

Feriado] Shopping Parangaba tem funcionamento normal no feriado da Data Magna

 
Neste sábado (25), quando é comemorado a Data Magna do Estado do Ceará, o Shopping Parangaba terá seu funcionamento normal, das 10h às 22h. Em parceria com a Cia Mix da Alegria, das 16h às 20h, serão oferecidas diversas atividades infantis, como: pintura no rosto, brincadeiras, oficina de arte, teatro de bonecos e muito mais. As atividades acontecem na loja do “Parangaba é Show”, piso L2, em Frente à Ban Ban Calçados.

Além disso, estão acontecendo no shopping uma série de atrações para públicos de todas as idades, como o Club dos Patins e a exposição Gigantes da Era do Gelo. Confira:

Club dos Patins

A pista de patinação “Club dos Patins” está localizada no piso L2. A pista tem capacidade para receber até 50 patinadores, com idades entre 5 e 60 anos. As crianças de 5 a 7 anos deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Os ingressos para uso da pista custam R$ 10,00 por 30 minutos. Já aqueles que desejarem locar um patins e utilizar a pista pagam R$ 20,00 também por 30 minutos. A atração funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h30 e aos domingos e feriados das 14h às 20h30.

Labirinto Muito Louco da Turma da Mônica

Dentro de um grande e enigmático labirinto de espelho, poderão ser encontradas diversas pegadinhas. O espaço tem capacidade para receber até 20 participantes por vez, e é monitorado por câmeras e transmitido para quem está do lado de fora. A atração fica localizada no piso L1, com valor de R$15,00 por pessoa e combo de R$ 25,00 para três pessoas. Crianças de até um metro não pagam, mas devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

 Exposição “Gigantes da Era do Gelo”

Os clientes e visitantes do empreendimento terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Pré-História, com réplicas de animais da Era Glacial em tamanho real, extintos há mais de 12 mil anos. Ao total, são 11 criaturas de até 4 metros de altura. A visitação é gratuita e segue até o dia 30 de abril, das 10h às 22h (segunda a sábado), e das 11h às 20h30 no domingo.

Hoverboard

O brinquedo futurístico é uma espécie de skate elétrico, a pista de está localizada no piso L2, em frente à Ban Ban Calçados e  tem capacidade para receber 15 pessoas, e conta ainda com um circuito plano com alguns obstáculos, além de monitores e instrutores. A atração funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingo das 14h às 20h. O valor é de R$ 20,00 para vinte minutos, e R$ 30,00 para trinta minutos.

Clubinho do Mar


O Clubinho do Mar é um espaço de recreação totalmente dedicado aos pequenos com segurança, conforto e muita diversão. A espaço fica localizado no piso L2, ao lado da loja Riachuelo, e segue o horário de funcionamento do shopping.  O espaço conta com: cama elástica, piscina de bolinha, pula-pula, vídeo game, fantasias de princesas, cineminha, área baby, bomboniere, entre outras opções. O valor é de R$ 36,00 por uma hora de permanência e R$ 18,00 o tempo mínimo de 30 minutos.

Teatro] Porto Iracema convida: Master Class "O fazer teatral como exercício diário da construção de uma utopia", com Márcio Marciano

 

No Dia Mundial do Teatro (27/03, segunda), o dramaturgo e diretor teatral, Márcio Marciano vai conduzir a Master Class "O fazer teatral como exercício diário da construção de uma utopia", no Porto Iracema das Artes. O artista vai abordar os procedimentos desenvolvidos na escrita de uma dramaturgia dialética que parte do trabalho do ator enquanto compositor da própria cena. O evento vai acontecer às 19h no auditório da escola e será aberto ao público, com entrada gratuita.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Agenda] Shopping Del Paseo divulga agenda da semana



De 25 a 31 de março, o Shopping Del Paseo recebe diferentes serviços e eventos que vão desde show infantil a ação voltada a empregabilidade. Confira a programação:

Evento da Sociedade Psicanalítica de Fortaleza. No dia 25 de março acontece a palestra "A questão do manejo na clínica contemporânea", ministrada pelo Dr. Wagner Widille, psicanalista de São Paulo. Organizada pela Sociedade Psicanalítica de Fortaleza, o evento acontece na sala 02 do Cinema, a partir das 10h. 

Entrega dos kits da Corrida “Correndo da Pólio”. Também no sábado, 25, é realizada a distribuição dos kits aos participantes inscritos na corrida, com a estimativa de público de 700 pessoas. A entrega acontece das 10h às 20h. O posto de trocas está localizado no piso L1. Para mais informações acessem www.correndodapolio.com.br.

Show da Luna. No domingo, 26, o grupo Cia Mix da Alegria apresenta a atração Show da Luna. O espetaculo é um cover da série de tv infantil criada por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. A atração acontece as 17h no piso L1 do Shopping.

Semana da empregabilidade Sturdat RH. O Del Paseo sedia, no período de 27 a 31 de março, das 10h às 20h, o evento “Semana da Empregabilidade Sturdat RH”. A ação é focada na procura e oferta de empregos. A programação conta com ciclo de palestras com temas voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional, a Studart RH realiza cadastramento de currículos gratuitamente no seu site de empregos com o objetivo de disponibilizar vagas de clientes e parceiros no mercado de trabalho e atendimento a clientes que buscam serviço de Recolocação Profissional. As atividades acontecem no piso L1 do Shopping.

Serviço:
Shopping Del Paseo
Av. Santos Dumont, 3131 – Fortaleza / CE
(85) 3456.5500
www.shoppingdelpaseo.com.br
Facebook.com/delpaseo

Twitter e Instagram: @delpaseo

Ação] Prefeitura de Fortaleza realiza ação de limpeza no bairro Vicente Pinzón

Como parte de ações preventivas contra alagamentos durante o período chuvoso, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional II e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), realiza a limpeza do Morro do Pilão, no bairro Vicente Pinzón.

Cerca de 80 agentes municipais de todas as Regionais estão participando desta ação, que tem como meta retirar o grande acúmulo de resíduos sólidos, despejados irregularmente em toda a extensão do morro que mede aproximadamente 40m de altura.

O titular da Secretaria Regional II, Ferruccio Feitosa, afirma que esta ação de limpeza é necessária para evitar alagamentos, como também, prevenir doenças. “O acúmulo irregular de lixo na encosta dos morros do bairro Vicente Pinzón é um risco para a saúde da população. Com as chuvas, todo este lixo é levado para as galerias de água pluvial, o que ocasiona alagamentos, além ampliar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, como também de roedores que transmitem a leptospirose”, conclui o secretário.


Além da limpeza do Morro do Pilão, várias ruas do bairro também estão recebendo remoção de resíduos sólidos e capinação, além da revisão na iluminação, recapeamento asfáltico e desobstrução e recuperação das tampas das caixas coletoras de água pluvial.

Moda] OFF Outlet Fashion Fortaleza funcionará no feriado da Data Magna do Ceará

  
No próximo sábado (25), feriado da Data Magna do Ceará, o OFF Outlet Fashion Fortaleza terá funcionamento normal, com abertura às 9h e fechamento às 21h, oferecendo a todo o público, a oportunidade de aproveitar, durante mais um dia, os descontos da campanha “Movimento Desconto Pega Bem”, em vigor até o dia 16 de abril. Além de produtos de desejadas marcas nacionais e internacionais com até 80% de desconto em destaque, o OFF Outlet Fashion é uma ótima opção para quem deseja aproveitar o feriado com a família e os amigos. O empreendimento oferece 1.300 vagas de estacionamento gratuitas, praça de alimentação climatizada, um mix completo de produtos e lojas de diversos segmentos com preços e descontos imperdíveis, unindo moda com economia em um ambiente aconchegante e acolhedor.


Sobre o OFF Outlet Fashion Fortaleza
Primeiro Outlet do Estado do Ceará e o maior da região Norte/Nordeste, o OFF Outlet Fashion Fortaleza é um amplo e agradável centro de compras localizado a uma distância de apenas 15 quilômetros da capital cearense. O outlet conta com marcas nacionais e internacionais, oferecendo ao consumidor descontos de até 80% o ano inteiro. São mais de 90 marcas de moda, incluindo grifes renomadas nacionais e internacionais, acessórios, cama, mesa e banho, óticas, artigos esportivos e alimentação. A estrutura conta ainda com praça de alimentação climatizada, fraldário, ambulatório e estacionamento gratuito para 1.300 veículos.

Serviços OFF Outlet Fashion Fortaleza
Endereço: Rodovia BR 020 - KM 12 – 4º anel Viário. Bairro: Campo Grande
Funcionamento: Segunda a sábado, das 09h às 21h, e aos domingos, das 11h às 19h
Site: http://www.offoutletfortaleza.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/OffOutletFortaleza
Instagram: https://www.instagram.com/OffOutletFortal/

Telefone de contato: (85) 3401.0600

Música] Clipe de Samyra Show e Wesley Safadão alcança quase meio milhão de visualizações




"Um Beijo Pra Você" está disponível, há uma semana, no canal da cantora no YouTube

O clipe da música "Um Beijo Pra Você", uma parceria entre Samyra Show e Wesley Safadão, foi lançado no último dia 16 (quinta-feira) e, em uma semana, já atingiu quase meio milhão de visualizações. Com letra de Django, Leo Targino e Rob Tavares, a música fala sobre um cara que sofreu pelo abandono da amada, sofreu, mas superou e agora manda um beijo pra quem o deixou. O vídeo está disponível no canal oficial da cantora do YouTube pelo link: 



A participação do Safadão foi um dos destaques na gravação do DVD “Samyra Exclusive no Paraíso”, que aconteceu em dezembro de 2016, no iPark Complexo Turístico. Além da participação do forrozeiro, o projeto também contou com a presença de Xand Avião, com a música “Dança do Desprezo”. O clipe com o vocalista da banda Aviões do Forró foi divulgado em janeiro e já alcançou mais de um milhão e trezentos de visualizações no YouTube.


UM BEIJO PRA VOCE

Django/ Leo Targino/ Rob Tavares

Acordar com sorriso de bom dia
Fazer o primeiro amor do dia
A se essa cama falasse

Falaria que agente sempre se amou
Mas você me abandonou
E o motivo não me disse

Se põe aqui no meu lugar
Eu fiz tudo pra te amar
E mesmo assim cê foi embora

Um brinde pra você que me deixou uô uô
Valeu o favor uô uô
Queria te agradecer
Mas não posso descer
Um beijo pra você iê iê iê

Serviço
Clipe “Um Beijo Pra Você” com Samyra Show e Wesley Safadão
Canal do YouTube Oficial Samyra Show:
https://www.youtube.com/channel/UCIO5OBZHW5Ebhc2zPTRwgow
Fanpage: /oficialsamyrashow

Instagram: @samyrashow

Música] Happy Hour ao som de blues na InkLoad

 
O complexo criativo InkLoad Creative Dock recebe nesta quinta,23, a partir das 19h o músico cearense Cláudio Oliveira tocando o melhor do Blues. No repertorio do cantor de voz poderosa estão músicos famosos como Eric Clapton, BB King, Albert King e Freddie King. A InkLoad está localizada na Rua João Alves de Albuquerque, 341, Parque Manibura.

A Inkload Creative Dock respira as novas possibilidades de interações entre públicos e abriga: galeria de arte, estúdio de tatuagem, produtores de artesanato, food trucks, coworking, café, bar e cursos de aperfeiçoamento. O complexo está instalado na região Sul da cidade em uma área de 700m², com espaços criados em containers redesenhados para comportar cada tipo de ação.

Adoção] North Shopping Fortaleza recebe ação permanente de adoção de gatos

 
O North Shopping Fortaleza recebe neste sábado, dia 25, mais uma edição do evento de adoção de gatos. Os interessados em adotar um bichinho podem conferir o evento, gratuito, das 16h às 20h,  no Acesso C (próximo do Super Lagoa), no Piso 1.

A ação torna-se permanente e se realizada durante todo o ano sempre no último sábado de cada mês.  São gatos adultos e filhotes que foram resgatados e retirados de situação de maus tratos e esperam por um novo lar. Todos os animais disponíveis para adoção estão saudáveis, vacinados e vermifugados, e os filhotes, com castração garantida abaixo do custo.

A ação é desenvolvida pelo grupo Protetores Independentes de Fortaleza, composto por pessoas físicas e que te​m como principais ações o voluntariado junto a ONGs de proteção animal, o cuidado dos animais nos próprios locais de abandono, o fornecimento de Lar Temporário (LT) para animais de rua resgatados, que precisam de cuidados especiais, e a busca de parceria para a realização de eventos de adoção desses animais.

Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. O adotante passa por uma entrevista, preenche um cadastro e assina um termo de compromisso.
 
Serviço:
Adoção de gatos. Gratuito.
Dia 25/03 (sábado), das 16h às 20h.

Local: Acesso C (Próximo ao Super Lagoa), Piso 1

Marcha] Fortaleza participa da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose

Pela primeira vez, a capital cearense participará da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose, que acontecerá no próximo sábado, 25 de março, a partir das 9h, na Praça do Ferreira. A EndoMarcha ocorrerá simultaneamente em cerca de 60 países. No Brasil, será realizada em 13 cidades de 11 estados.

A marcha é uma realização nacional do blog “Endometriose e Eu”. No Ceará, a mobilização é coordenada pelo Grupo de Apoio às Mulheres Portadoras de Endometriose do Ceará (GAMPECE), com apoio do Centro de Reprodução Humana Evangelista Torquato. O objetivo é dar visibilidade a dor das portadoras dessa doença crônica, conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce e da necessidade de política públicas que possibilitem o tratamento digno e humanizado para as pacientes.

Liana Herculano, coordenadora da marcha no Ceará, é portadora de endometriose. Além da dificuldade em ter o diagnóstico correto para a doença, ela só conseguiu ter acesso ao tratamento porque tem um plano de saúde. “Nós estamos marchando por políticas públicas, para que as pacientes tenham acesso ao tratamento adequado pelo Sistema Único de Saúde”, ressalta.                 

A endometriose atinge cerca de 200 milhões de meninas e mulheres no mundo todo. No Brasil, estima-se que mais de seis milhões são portadoras desta doença crônica. Uma em cada 10 mulheres tem endometriose e todas aquelas que menstruam correm o risco de desenvolver a doença, que pode causar dor pélvica e até infertilidade.

De acordo com o Dr Evangelista Torquato, a endometriose é caracterizada pela presença de endométrio, camada uterina que se renova mensalmente pela menstruação, em locais fora do útero. Manifesta-se em quatro estágios (mínima, leve, moderada e severa) e não tem cura.

O especialista alerta que as mulheres devem ficar atentas a dores que aumentam de intensidade conforme o transcorrer dos ciclos menstruais. “Quanto mais cedo se detecta a doença, mais rápido um tratamento adequado poderá ser iniciado. Precisamos olhar essa paciente em sua integridade: buscando devolver a qualidade de vida que a endometriose tirou”, destaca o Dr. Evangelista Torquato.

Além da dor pélvica, a endometriose é responsável por cerca de 40% a 50% da infertilidade feminina. Portanto, caso você esteja enfrentando dificuldades para engravidar, é fundamental buscar um médico de confiança e investigar.



Serviço:

EndoMarcha 2017 - Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose

Dia 25 de março de 2017, às 9h, na Praça do Ferreira.


Inscrição: Junte-se a nós! Não precisa ser portadora de endometriose para marcar presença na EndoMarcha 2017. Mulheres, homens, crianças e idosos: sua participação será um apoio para milhões de portadoras e famílias. Acesse o link: http://bit.ly/2gAXqAn.

Nota] Entrega de fardamentos



A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria da Educação, realizou entre segunda-feira (20) e quarta-feira(23), a entrega de fardamentos escolares para 2.905 crianças, de 2 a 5 anos. Ao todo, 10 Centros de Educação Infantil (CEDI’s), localizados nos distritos da Sede, Pecém e demais localidades, serão contemplados com a ação.

Nota] Projeto que cria "botão do pânico" em ônibus de Fortaleza é aprovado

 
Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Fortaleza, nesta quinta-feira (23), o projeto de indicação 0022/2017, de autoria do vereador Célio Studart (SD), que cria o "Botão do Pânico" nos transportes coletivos do município.

Caso seja sancionado, as empresas concessionárias e permissionárias de transporte coletivo do Município de Fortaleza deverão efetuar a instalação do botão do pânico e dispositivo de localização global por satélite (GPS) em todos os veículos de transporte público, devendo a instalação ser preferencial nas linhas com maior índice de violência.

Segundo Célio Studart, o botão do pânico só deverá ser utilizado pelo motorista quando se constatar a ocorrência de algum crime, ato de violência ou irregularidade nos transportes coletivos, devendo ficar em local de fácil acionamento pelo motorista, porém não visível para terceiros.

“De acordo com dados do Sindiônibus, Fortaleza registra sete assaltos coletivos por dia, o que é um número bastante elevado e que exige políticas públicas efetivas a fim de combater a criminalidade. Além disso, segundo dados da ONG mexicana Seguridad, Justicia y Paz, Fortaleza é a cidade mais violenta do Brasil, outro fator que corrobora na necessidade de combate à violência”, ressalta o vereador.


O “botão do pânico” já existe cidades como Natal/RN e chegou a reduzir a 33% o número de assaltos a coletivos no Município.

Beleza] Últimos dias para concorrer às 500 maletas de maquiagem da coleção Modern Asia, de O Boticário

 
Quem adora maquiagem não pode perder essa chance. Termina no próximo domingo (26), o prazo para concorrer ao sorteio de 500 maletas com produtos Make B. Modern Asia, do Boticário.

Para participar do concurso, basta comprar um item da linha Make B. nas lojas O Boticário, incluindo a coleção Modern Asia. Inspirada no brilho do Oriente, a linha conecta as consumidoras às últimas novidades do mundo da beleza, aliando tecnologia, sofisticação e o brilho da Ásia Pop para deixar a mulher brasileira um passo à frente nas tendências desse universo.

Confira o regulamento do concurso no site oboticario.com.br/promocaomakeb. Os sorteios são semanais, certificados pela Caixa Econômica Federal, nº 4-3443/2016. Ficam fora da promoção kits de edições limitadas e coleções anteriores. 


O Boticário

O Boticário é uma empresa do Grupo Boticário. Inaugurado em 1977, em Curitiba (Paraná), tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do Brasil, com 3.760 pontos de vendas em cerca de 1.750 cidades brasileiras e mais de 900 franqueados. Líder no mercado de perfumaria, segundo o Instituto Euromonitor, seus produtos têm preços acessíveis, sofisticação e tecnologia de ponta. São mais de 850 itens, entre maquiagem, perfumaria e cuidados pessoais, como cremes, protetores solares, loções, desodorantes, shampoos, sabonetes, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Centro de Relacionamento com o Cliente O Boticário – 0800-413011 (chamada gratuita) – ou pelo site www.oboticario.com.br