Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 12 de junho de 2020

JUNHO] Festa Junina do Sistema Verdes Mares continua neste domingo (14)



O "São João do Ceará Solidário Dendi Casa" quer atingir a meta de 300 mil cadastros no site da festa para ajudar a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.

O “São João do Ceará Solidário Dendi Casa”, uma iniciativa dos veículos do Sistema Verdes Mares (SVM) para que o povo cearense celebre a maior festa do nordeste sem sair de casa, continua com muita animação. O evento começou no último fim de semana e prossegue todos os domingos do mês, com a TV Diário e as redes sociais do SVM transmitindo ao vivo apresentações com grandes artistas regionais. A campanha em prol da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, segue a todo vapor. O objetivo do SVM é atingir a meta de 300 mil cadastros no site da festa para que a instituição ganhe uma reforma.

Para se cadastrar é muito simples e não custa nada. Basta acessar o site www.saojoaodocearasolidario.com.br ou apontar o celular para o QR Code que fica o tempo todo na tela da transmissão e preencher alguns dados. Quem quiser ajudar com doações, também pode entrar no site. Os participantes, além de terem seus nomes mencionados em um caderno especial do Diário do Nordeste, terão os nomes colocados em uma placa de homenageados, que será instalada na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.

"Ficamos felizes com esta ação do Sistema Verdes Mares que, com certeza, irá gerar frutos importantes para a Santa Casa. Como todos sabem, o hospital precisa da solidariedade para cobrir suas despesas e nós esperamos que esta iniciativa possa servir, ainda, de inspiração para que muitos se unam em prol da manutenção da Santa Casa", ressalta Luiz Marques, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.

O "São João do Ceará Solidário Dendi Casa" é comandado pelo apresentador Tony Nunes e pela cantora Michele Andrade. Entre as atrações estão: Waldonys, Ávine Vinny, Renno Poeta, Solange Almeida, Noda de Caju, Brasas do Forró, Forrozão Tropykália, Rita de Cássia, Zé Cantor, Taty Girl, Samyra Show, Chico Pessoa, Mastruz com Leite, Sirano e Sirino, Líbanos, Eliane, Iara Pamella e Anthony Carvalho.

Além de acompanhar as apresentações e participar da ação solidária, os telespectadores podem aprender mais sobre a história do São João, da música à culinária, com conteúdos produzidos por artistas, humoristas, historiadores e integrantes de quadrilhas juninas.


SERVIÇO:

"São João do Ceará Solidário Dendi Casa"

Data: 14, 21 e 28 de junho (domingo)

Horário: 18h

Transmissões:


TV Diário

Canal:

• Brasil - Oi TV, canal 129;

• 08 Capitais do Nordeste e Belém do Pará - Net, canal 183;

• Ceará - Sinal aberto, canal 22;

• Fortaleza - Net, canal 22; GVT, canal 322.1; Sky HD, canal 323.1; Multiplay HD, canal 522;

Instagram: tvdiario

Facebook: tvdiariooficial

YouTube: tvdiario


FM 93

Instagram: radiofm93

Facebook: radiofm93


Diário do Nordeste

Instagram: diariodonordeste

Facebook: diariodonordeste

YouTube: diariodonordeste




JUNHO] Laboratório SOPAI disponibiliza teste do novo Coronavírus no Shopping Del Paseo, em loja fixa e serviço de drive-thru


 
O valor da coleta é de R$250 e pode ser parcelado em até 3x nos cartões de crédito

Uma das principais procuras do público durante a pandemia é o teste que verifica se há carga viral de novo coronavírus (COVID-19) no organismo. Para facilitar a busca de quem procura pelo exame, o Laboratório SOPAI, em parceria com o Shopping Del Paseo, vai realizar neste sábado (13) uma blitz de coleta para testes do novo coronavírus (Covid-19) em formato de drive-thru.

A coleta vai acontecer de 08 às 17 horas, em frente ao Shopping, localizado na Avenida Santos Dumont, 3131 – Aldeota. O valor é de R$250 e pode ser parcelado em até 3x nos cartões de crédito. Para mais informações ligar para o Laboratório SOPAI nos números (85) 4005-0736 e/ou 4005-0746.

A iniciativa visa auxiliar o público e manter o distanciamento social com profissionais treinados e qualificados, e sem que haja a necessidade do cliente sair de dentro do carro. Quem não puder ir no sábado (13), poderá contar com uma sede do laboratório dentro do Shopping Del Paseo, instalada em loja no piso L1 (próximo aos elevadores), com funcionamento diário, de 12h às 20h.

O Shopping Del Paseo, desde o início das primeiras notícias relacionadas à disseminação do novo Coronavírus (COVID-19), acompanha de forma atenta a evolução do tema e permanecerá obedecendo às orientações das autoridades de saúde do Estado para garantir o bem-estar de todos.


JUNHO] Planetário Rubens de Azevedo disponibiliza episódio gratuito online neste sábado (13)


 
Iniciativa visa possibilitar aos frequentadores continuarem acessando em casa os conteúdos educativo do espaço
    
     Seguindo as recomendações do Governo do Estado do Ceará para manter o isolamento social, no enfrentamento ao coronavírus, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura segue fechado, mas sempre ofertando conteúdos de arte, cultura e conhecimento promovidos pelos seus equipamentos. Neste sábado, 13 de junho, às 11h, o Planetário Rubens de Azevedo lançará ao público mais uma sessão online gratuita, o terceiro da coletânea "De Olho no Céu". O episódio "O Valor da Tecnologia", que conta a história da utilização do telescópio, desde sua invenção até os dias atuais, é indicado para crianças de 8 a 80 anos e poderá ser conferido no site do Dragão do Mar www.dragaodomar.org.br,

Sinopse episódio "O Valor da Tecnologia"

     Com o avanço da tecnologia, novos telescópios foram construídos com espelhos gigantes, utilizando a “Óptica Adaptativa”. Essa tecnologia permite a correção de distorções nas imagens astronômicas provocadas pela atmosfera da Terra. Esses “olhos gigantes” foram instalados em montanhas muito altas e de clima seco, como o Monte Mauna Kea, no Havaí, e no Deserto do Atacama, no Chile. Os resultados dessas novas tecnologias foram de “tirar o fôlego”. Ao cair da noite, quais os alvos desses “olhos gigantes”? Um par de galáxias a bilhões de anos-luz de distância? Imagens um estrela morrendo, exalando seu último suspiro em forma de nebulosa planetária? Planetas fora do Sistema Solar que podem abrigar vidas? Ou os efeitos dos assustadores Buracos Negros?

A série "De Olho no céu" é composta por 7 episódios, desenvolvidos pelas instituições ESA (Agência Espacial Europeia), IAU (União Astronômica Internacional) e ESO (Observatório Europeu do Sul), feitos especialmente para comemorar os 400 anos da invenção do telescópio e o Ano Internacional da Astronomia, celebrado em 2009.


Serviço:
Disponibilização do episódio online "O Valor da tecnologia" pelo Planetário Rubens de Azevedo
Data: 13 de junho (sábado)
Hora: 11h
Local: Site do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (www.dragaodomar.org.br)


ARTIGO] Prática de atividade física em tempos de isolamento social


 
A promoção e prevenção da saúde se torna fundamental, exigindo uma ação antecipada, com o objetivo de alcançar níveis gerais de saúde e bem-estar e o controle da redução de risco, tendo como base o conhecimento epidemiológico moderno e a garantia da prática de atividade física. Estudos têm reforçado a necessidade de a população continuar ativa fisicamente, mesmo no contexto atual de pandemia.

Suspender a prática de exercícios por duas semanas já é suficiente para desenvolver o que os cientistas chamaram de “perturbações metabólicas”, como o aumento do nível de açúcar no sangue, a diminuição da sensibilidade à insulina, as alterações nos níveis saudáveis do colesterol, além da perda da massa muscular nas pernas e acúmulo da gordura no abdômen.

Essas consequências se mostram mais penetrantes e persistentes em indivíduos idosos. Alguns apresentam importante mudanças no tecido muscular indicando que podem perder massa muscular, e alguns passam a apresentar diabetes do tipo 2 após o período de inatividade. O mais agravante é a constatação das metabólicas indesejáveis não serem revertidas por completo após duas semanas de movimentação normal.

É importante atentar que o estado de confinamento durante a pandemia da Covid-19 que perdura desde março de 2020 irá contribuir para o agravamento da saúde da população. A obesidade é a condição crônica que mais leva pessoas a serem hospitalizadas pelo novo Coronavírus. De acordo com o boletim do Ministério da Saúde, essa doença crônica estava mais presente nos óbitos de jovens que nos de idosos. A inflamação gerada pelo excesso de peso seria a grande responsável pelas complicações nesses indivíduos, sendo a utilização da ventilação mecânica mais necessária entre os obesos graves.

Nesse caso, é importante a prática de atividade física no sentido de colaborar de maneira efetiva para a redução do acúmulo de gordura corporal, além de ser eficaz para a melhora do papel do sistema imune e ser uma contramedida aos efeitos negativos do estresse do confinamento e isolamento.


Profª. Andréa Benevides
Coordenadora do Curso de Educação Física da UniAteneu
Doutora em Educação e mestra em Saúde Pública


Conheça o Curso de Educação Física da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/



INTERATIVE BRASIL – SP/JUNHO] No Dia Mundial do Refugiado, Instituto Adus realiza o evento online: "É Preciso Integrar"


 
Programação conta com bate-papo entre jornalistas e refugiados, além de uma apresentação da cantora Maria Rita

A data 20 de junho é marcada pelo Dia Mundial do Refugiado e, por este motivo, o Instituto Adus, que há mais de dez anos auxilia pessoas que estão em situação de refúgio no Brasil, promoverá o evento online “É Preciso Integrar”.

A live será mediada pelos jornalistas Antonio Prata e Patricia Campos Mello, ambos do jornal Folha de S. Paulo, os quais promoverão um diálogo com três refugiados: Anas Obaidd, da Síria; Leonardo Matumona, da República Democrática do Congo; e Eliezka Garcia Soto, da Venezuela. Eles contarão suas histórias de vida e a experiência com o refúgio, além de dividirem um pouco da cultura de cada região. Ao longo da transmissão os espectadores poderão compartilhar perguntas para interagir.

O evento ainda contará com a presença da cantora Maria Rita, que se apresentará com o músico Matumona nos intervalos do bate-papo. Além disso, serão divulgadas informações sobre o programa Amigo Adus para que os interessados possam conhecer o canal de doações do Instituto.

“O papel do Instituto Adus é atuar na reintegração de refugiados e solicitantes de refúgio que buscam inserção social, econômica e cultural. Nossa missão ganha ainda mais importância em um momento como este que estamos vivendo, com a pandemia da Covid-19. Mais do que nunca é preciso integrar. É preciso falar sobre este tema”, ressalta Marcelo Haydu, fundador e diretor do Instituto Adus.

Cozinha do bem

Para reforçar o apoio aos refugiados, especialmente neste período de isolamento social em que muitos estão sofrendo um impacto na fonte de renda, o Instituto Adus listará nos materiais de divulgação do evento nomes e contatos de alguns profissionais que dependem da gastronomia para sobreviver no Brasil.  Assim, os interessados em adquirir algum item dos refugiados poderão saber qual é a especialidade culinária oferecida e entrar em contato direto com os vendedores para ter mais detalhes e efetuar a compra.


“É Preciso Integrar”

Data: 20 de junho de 2020

Horário: das 20h às 22h

Transmissão: canais oficiais do Instituto Adus no YouTube (https://www.youtube.com/user/adusbrasil)  e no Facebook (https://www.facebook.com/adusbrasil)

Inscrições: sympla (https://www.sympla.com.br/dia-mundial-do-refugiado---e-preciso-integrar__871139)  – o evento é gratuito



Sobre o Instituto Adus

Fundado em 2010, o Adus, Instituto de Reintegração do Refugiado, já auxiliou mais de 10 mil pessoas em situação de refúgio a reconstruírem suas vidas no Brasil. O Instituto oferece aulas de português, cursos de qualificação profissional, inclusão no mercado de trabalho, entre outros projetos. Em 2016, a entidade criou uma escola de idiomas, o Mente Aberta, que oferece cursos de inglês, francês e espanhol, ministrados por professores refugiados, falantes nativos das línguas.

Para conhecer o Adus e colaborar com a causa do refúgio, acesse: www.adus.org.br


INTERATIVE BRASIL - RJ/JUNHO] Trânsito aumentou 20% nas últimas duas semanas, em cinco grandes cidades do Brasil



Análise da Fiocruz, a partir de dados do Waze, mostra como a população voltou a circular mais, antes mesmo do relaxamento oficial nas medidas de isolamento

A equipe de pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, constatou que a população começou a circular mais pelas grandes cidades há duas semanas, antes mesmo de o relaxamento das medidas de isolamento ser efetivamente adotado por alguns prefeitos e governadores. Essa constatação foi feita a partir de dados da intensidade do trânsito de veículos, usando técnicas de big data, a partir do aplicativo Waze.

A equipe do Icict/Fiocruz estudou os dados diários (de 9 de março a 1º de junho) de mobilidade de veículos em cinco regiões metropolitanas, todas com forte incidência de Covid-19 (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife/PE, Manaus/AM e Porto Alegre/RS). O objetivo era mensurar, através do volume de tráfego de veículos, a adesão ao isolamento social nessas cidades.

Usando os sinais de posição (GPS) de telefones celulares para medir a velocidade do trânsito e a ocorrência de engarrafamentos, o estudo constatou que, desde meados de março (quando começou o isolamento social), houve forte redução do trânsito em todas as cinco metrópoles.  Porém, nas últimas duas semanas, registrou-se um aumento médio de 20% nos engarrafamentos de trânsito nessas cinco regiões metropolitanas, notadamente em Manaus e Porto Alegre.  Esses engarrafamentos aconteceram principalmente de segunda a sexta-feira, mas em Manaus e Porto Alegre foi constatado que o trânsito aumentou também nos fins de semana.

Christovam Barcellos, geógrafo, especialista em Saúde Pública e vice-diretor do Icict, diz que essa constatação complementa estudos de outras instituições e informações de jornais que vêm indicando uma queda na adesão ao isolamento social.

“Por que as pessoas estão andando mais de carro? É possível que tenha havido um aumento nas atividades de trabalho, ou na urgência em resolver outras        questões cotidianas, após tantas semanas de isolamento. O ponto é que, em cidades como Porto Alegre e Manaus, observa-se também a ocorrência de engarrafamentos nos fins de semana, o que indica que a população está saindo de casa a lazer”, alerta.

O pesquisador chama atenção para a importância de se estudar o comportamento social na epidemia de Covid-19:

“Nosso sentimento é de que as práticas de investigação epidemiológica vêm se perdendo. Isso deveria ser realizado principalmente pelas prefeituras, com apoio de órgãos centrais, como os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). É preciso ter agentes de saúde, enfermeiros e médicos de família que conversem mais profundamente com os pacientes e seus contatos, para saber como eles podem ter se infectado, por onde andaram e qual a possibilidade de terem infectado outras pessoas. Além disso, é possível usar técnicas mais modernas, como big data, para monitorar a mobilidade da população e identificar situações de risco. Isso foi feito de maneira muito forte na Coreia do Sul e trouxe ótimos resultados na contenção do vírus. Aqui, ainda não sabemos o porquê de o volume de engarrafamentos ter aumentado em Recife, nas sextas-feiras das últimas duas semanas, por exemplo.”

Com o aumento no fluxo no trânsito, também o vírus pode estar circulando com mais intensidade dentro das regiões metropolitanas, e expandindo-se das capitais para as periferias. “Essas capitais podem exportar o vírus e importar doentes graves nas próximas semanas, devido ao relaxamento no isolamento social, como mostram os mapas de fluxo de internação”, explica Diego Xavier, epidemiologista do Icict e participante do projeto MonitoraCovid-19.

O estudo – que utilizou dados disponíveis no sistema MonitoraCovid-19, também desenvolvido pela equipe do Icict/Fiocruz – está publicado na nota técnica Intensidade de trânsito e relaxamento do isolamento social em grandes cidades.
  
MonitoraCovid-19: https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br


JUNHO] Profissionais das artes visuais lançam campanha do Projeto PROTEJA VIDAS, PRESERVE ARTE


Zenon Barreto


Recém-lançado o Projeto PROTEJA VIDAS, PRESERVE ARTE reúne um grupo de voluntários profissionais brasileiros das artes visuais com o objetivo de levantar recursos para apoiar, inicialmente, 20 artistas visuais do Ceará e mais outra cota a ser revertida a uma organização civil de ações socio-culturais com foco em pessoas transvestigêneres do Estado do Ceará.


Anderson Medeiros - Sobral-CE


A ação se dá por meio de doações que terão como recompensa máscaras de proteção facial com impressões de desenhos de artistas apoiadores e beneficiados pelo Projeto, em edição limitada. Os dados sobre o Projeto estão no site https://panoderoda.wixsite.com/protejavidasarte, onde a campanha criada para  financiamento coletivo via Cartase, pode ser acessada, e ao clicar em “doe agora” se é direcionado às opções de valores a contribuir e às respectivas recompensas, a serem entregues em agosto.

Entre os envolvidos no PROTEJA VIDAS, PRESERVE ARTE estão a pesquisadora e curadora de artes visuais Jacqueline Medeiros, os artistas Efrain Almeida, Junior Pimenta (co-editor da  Revista Reticências), Laura Villarosa (RJ) com a colaboração da crítica, curadora independente e também editora da revista Reticências Ana Cecilia Soares, como ainda a artista Cleo do Vale do coletivo Wà e do sobralense Anderson Medeiros.

Assim, os artistas a serem beneficiados pelo Projeto PROTEJA VIDAS, PRESERVE ARTE, selecionados a partir de indicação de artistas locais das regiões do Cariri, Norte do Estado e de Fortaleza, não contemplados pelos editais lançados a nível estadual ou nacional, receberão o valor líquido arrecadado de forma igualitária.

Além dos beneficiados pelo Projeto, vários artistas em diversos estágios de carreira e de diferentes estados do Brasil e de Portugal  foram convidados a doar uma imagem de um trabalho, inédito ou não, para compor a variedade das recompensas aos doadores. Entre os artistas que até o momento já doaram trabalhos artísticos para impressão nas máscaras de recompensas estão: Alex Cerveny (SP), Aline Albuquerque (CE), Anderson Morais (CE), Diego de Santos (CE), Efrain Almeida (CE/RJ), Elvis Almeida (RJ), Erika Verzutti (SP), Laura Villarosa (Itália /RJ), Leda Catunda (SP), James Kudo (SP), Jonas Sampaio (CE), Junior Pimenta (CE), Maria Fernanda Lucena (RJ), Rian Fontenele (CE), Rute Rosas (Porto-PT), Wà Coletivo (Cleo do Vale, Rose Severo, Shayna Moura, Élida Gomes), Zenon Barreto (CE). Outras novidades virão em breve!

“Neste momento de estagnação da atividade artística de forma presencial, e considerando o grau elevado de informalidade dos trabalhadores das artes, particularmente no estado do Ceará, é que buscamos amenizar os impactos socioeconômicos das restrições estabelecidas pela pandemia da COVID-19. Sabemos que alguns editais emergenciais importantes foram realizados, no entanto são incapazes de darem conta de um universo tão grande”, expõe Jacqueline Medeiros.

Wa Coletivo



Diego dos Santos


Junior Pimenta


Maria Fernanda _ RJ

Leda Catunda

Laura Villarosa
Italia-RJ

Elvis Almeida

Efrain Almeida

James Kudo - SP

Erika Verzutti - SP











Mais do PROTEJA VIDAS, PRESERVE ARTE no site:
https://panoderoda.wixsite.com/protejavidasarte .

Mais também no instagram:
 https://www.instagram.com/p/CAx08EcjYvf/?igshid=9qqhapmtx91g


JUNHO] Testes do novo coronavírus (Covid-19) por drive-thru será realizado pelo laboratório Sopai - Hospital Infantil Filantrópico - neste sábado (13) em parceria com o shopping Del Paseo


 
O valor do exame é de R$250 e pode ser parcelado em até 3x nos cartões de crédito.  A ação acontece das 8 às 17 horas, em frente ao shopping Del Paseo (Av. Santos Dumont, 3131 – Aldeota).

Neste sábado, 13, o laboratório do Sopai - Hospital Infantil Filantrópico realiza a segunda ação de coleta para testes do novo coronavírus (Covid-19) em formato de drive-thru. Desta vez, a ação acontece em frente ao Shopping Del Paseo, no bairro Aldeota, das 8h às 17h.

De acordo com o farmacêutico e bioquímico do Laboratório Sopai, Dr. José Mont’Alverne Júnior, qualquer pessoa pode fazer o exame, e o resultado será entregue em até três horas, via WhatsApp, em formato PDF. Segundo ele, a sorologia do teste é qualitativa e aponta a infecção pelo novo coronavírus em um período passado ou atual.

Ele ainda afirma que o Sopai não exige requisição médica para o teste de Covid-19. Quem for fazer o exame deverá apresentar, aos profissionais da saúde que atuam na instituição, nome completo, CPF (pois, em caso de testagem positiva, a entidade deve notificar à Secretaria da Saúde), endereço, nome da mãe e idade. O valor da coleta de sangue é de R$250 e há como parcelar em até 3 vezes nos cartões de crédito.

A coleta acontece das 8 às 17 horas em frente ao Shopping Del Paseo, localizado na Avenida Santos Dumont, 3131 – Aldeota. O valor da coleta é de R$250 e pode ser parcelado em até 3x nos cartões de crédito. Para mais informações ligar para o Laboratório SOPAI nos números (85) 4005 0736 e/ou 4005 0746.

O SOPAI

A missão do SOPAI é cuidar da saúde, do bem-estar e proteger o crescimento de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos. Em maio deste ano, o SOPAI completou 61 anos de atividades.  Os principais pacientes são de bairros adjacentes à região do Grande Pirambu e de municípios da Região Metropolitana, atendendo a maioria por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Fundada pelo pediatra renomado Luis França, a unidade de saúde realiza de 15 a 20 mil atendimentos por mês. A parceria com o Poder Público permite ao hospital atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Luís Eugênio França, diretor administrativo do SOPAI, a unidade é classificada como de média complexidade, mas dispõe de uma grande estrutura. "Nós somos o único hospital filantrópico e infantil da Capital e RMF. Também somos o único do Ceará a tratar de crianças e jovens com dependência química. Temos parcerias com o Hospital Infantil Albert Sabin e com a Prefeitura de Fortaleza. Estamos de portas abertas 24 horas por dia", destaca.


Serviço Drive-thru de testes de Covid-19 do Laboratório Sopai

Avenida Santos Dumont, 3131 – Aldeota – em frente ao Shopping Del Paseo

Sábado (13), das 8h às 17h

R$ 250, possíveis de serem parcelados em três vezes no cartão de crédito

Mais informações pelos telefones (85) 4005-0736 e/ou 4005-0746.





















JUNHO] Nova data para eleições do CREA-CE


 
Informamos que eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, composto pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) e pelas Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua) do Ceará e de cada estado, que seriam realizadas no dia 03 de junho de 2020 foram adiadas para 15 de julho de 2020, conforme Deliberação da Comissão Eleitoral Federal nº 90/2020.

Os profissionais que desejarem confirmar ou alterar seu local de votação poderão fazê-lo até 15 de junho, próxima segunda.


JUNHO] UniAteneu se prepara para a retomada das aulas presenciais com protocolo de segurança e prevenção contra a Covid-19


 
Com a expectativa da retomada das aulas presenciais já no início do 2º semestre letivo de 2020, o Centro Universitário Ateneu se planeja para o retorno das atividades presenciais em todas as unidades acadêmicas, atendendo às recomendações das instituições competentes da área da Saúde com relação às medidas preventivas para evitar a proliferação da Covid-19 entre os alunos, professores e colaboradores.

Atualmente, a UniAteneu prepara a estrutura física das unidades e as suas equipes de atendimento presencial para receber os alunos novatos e veteranos, buscando garantir todo o protocolo de segurança, no sentido de recepcioná-los e atendê-los da forma adequada e de acordo com a necessidade de cada aluno, sendo assim uma IES Covid-Free.

Posteriormente, detalharemos como se dará a recepção e a permanência dos alunos quando da volta das aulas presenciais, com a apresentação do protocolo sanitário institucional com medidas preventivas e emergenciais voltadas para o âmbito individual e coletivo para atender os alunos, professores e o corpo técnico do centro universitário. Abaixo, listamos o que a UniAteneu está a adquirir e a realizar do ponto de vista estrutural para a retomada segura das atividades acadêmicas presenciais no próximo semestre.

- Elaboração de protocolo sanitário institucional com as recomendações de segurança e prevenção para as unidades acadêmicas;


- Atendimento à recomendação do distanciamento humano no espaço institucional;


- Estabelecimento de regras para segurança no ambiente institucional e definição de horário para a permanência dos alunos na unidade.


- Aquisição de produtos e equipamentos para higienização contínua dos ambientes de aprendizagem, de atendimento e de socialização para garantir a segurança sanitária do público;


- Sinalização horizontal e vertical para orientação quanto à logística de acesso e ao fluxo interno, visando diminuir os riscos de contágio;


- Adequação e higienização dos ambientes de acesso e circulação do aluno, com uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool em gel;


- Aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os colaboradores.


- Realização de agendamento para o atendimento presencial em diferentes setores de suporte ao aluno.


- Capacitação e treinamento dos professores e colaboradores para o entendimento de todo o processo de recepção dos alunos e de retomada das atividades presenciais;


- Realizar a comunicação institucional de toda a preparação e o processo de retorno das aulas presenciais.


- Estabelecimento de novo protocolo para a realização das aulas presenciais, no sentido de evitar excesso de aglomeração e garantir a segurança sanitária do corpo discente e docente;


- Definição do plano de aula para cada disciplina dos cursos, atualização do calendário acadêmico para o 2º semestre de 2020 e implantação de metodologias de ensino, considerando o contexto atual.
  

JUNHO] Dragão do Mar lança campanha digital em homenagem aos namorados



Até esta sexta-feira, 12 de junho, o público é convidado a compartilhar uma foto do casal no Dragão. As melhores publicações serão presenteadas, 10 delas com ingressos para a sala virtual do Cinema do Dragão, na plataforma Cinema Virtual, e 3 com as fotos ilustradas pela artista visual Raisa Christina

Em celebração ao Dia Dos Namorados, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lançou nas suas redes sociais a campanha #DragãoDosAmores. Casais participantes concorrerão a ingressos para a sala virtual do Cinema do Dragão, na plataforma Cinema Virtual, e a fotos ilustradas pela artista visual Raisa Christina. Para participar, os interessados devem compartilhar uma foto do casal no Dragão, utilizando a hashtag #DragãoDosAmores, e contar como o centro cultural já foi cenário para o romance, além de seguir o perfil do Dragão do Mar, do @cinemadodragao e do @cinema.virtual no Instagram. Serão analisadas as publicações feitas até as 23h59 do dia 12 de junho, sendo necessário que o perfil esteja aberto para conferência do cumprimento dos pré-requisitos.  

Serão contempladas as publicações que forem consideradas as mais destacadas pela equipe do Dragão do Mar. Dez contemplados receberão os acessos para a sala virtual do Dragão do Mar e Três casais terão suas fotos ilustradas pela talentosa Raisa Christina. Os vencedores serão anunciados até a próxima terça-feira (16), no site e nas redes sociais do Centro Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)

Sobre a artista convidada

Raisa Christina é artista visual e poeta. Nasceu em 1987, no sertão do Ceará, onde aprendeu a desenhar ao som do grunge, olhando os monólitos tomarem forma de rostos e bichos. Fez graduação e mestrado em Artes. Trabalha com ilustração, além de ministrar oficinas de desenho, pintura, história da arte e literatura. É autora de "os lábios os braços os livros" (nadifúndio, 2019), "mensagens enviadas enquanto você estava desconectado" (Editora Substânsia, 2014) e co-autora do livro "DANZA" (nadifúndio, 2018). Realizou exposições individuais e tem participado de mostras coletivas. Mantém a página corposonoro.tumblr.com.

Serviço: Campanha Dragão dos Amores no Instagram
Compartilhe uma foto com seu amor no Dragão, no Instagram, até o dia 12 de junho, utilizando a hashtag #DragãoDosAmores, e conte como o centro cultural foi cenário do seu romance.

É preciso seguir os perfils do @dragadomar, do @cinemadodragao e do @cinema.virtual.
Data limite da participação: 12 de junho
Resultado: 16 de junho
Premiação: 10 ingressos para sessão do Cinema do Dragão na plataforma Cinema Virtual e 3 ilustrações pela artista Raísa Christina.


JUNHO] Giselle Café apresenta sucessos românticos na 'Live do Amor' no Dia dos Namorados


  
Destaque da música romântica, Giselle Café comanda uma live especial para o dia dos namorados, nesta sexta-feira (12), às 20h30. Com o objetivo de cantar canções que embalam os corações apaixonados, a cantora apresenta um setlist especial montado junto com os fãs.  "O show é pra eles. Quero cantar apenas canções que fazem parte da história de amor dos meus seguidores" afirma Giselle. Durante a transmissão, a cantora fará o lançamento dos singles “Mais Amor Por Favor” e “Vai Passar” nas plataformas digitais. A live-show, que será transmitida no canal oficial, também vai arrecadar doações para o Sindicato dos Músicos do Ceará - SINDIMUSCE, afetado diretamente pelo cancelamento de eventos em função da pandemia.

O público poderá acompanhar a live abaixo. É só clicar:


Sobre Giselle Café

Compositora e cantora versátil, Giselle Café conta com longos anos de experiência e uma carreira sólida no segmento de eventos sociais e corporativos no estado do Ceará. Seu nome tem peso graças aos 20 anos de dedicação exclusiva à música de qualidade. Giselle tem aumentado a cada dia sua notoriedade graças a sua voz gigante, criatividade e capacidade de inovação. Seu show personalizado para cada ocasião e o carisma com o público a distingue de muitos, além da produção irretocável que atrai inúmeros clientes, seguidores e a indicação de melhores cerimonialistas, promoters e assessores de eventos do estado.

Serviço:

Evento: ‘Live do Amor Solidária’ de Giselle Café

Local: Youtube / gisellecafeoficial

Horário: 20h30min

Entidade beneficiada: SINDIMUSCE


JUNHO] DFB DigiFest 2020: Concurso New Faces revela novos talentos da moda cearense; vencedora do concurso ganhará 5 mil reais


 
Em função da necessidade de isolamento social, o DFB Festival anunciou uma edição totalmente virtual em 2020: o DFB Digifest. Entre as séries de ações do evento está o concurso New Faces que é correalizado com a influencer Thyane Dantas. A premiação é uma a iniciativa que nasceu para revelar talentos em áreas de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Fortaleza. A primeira colocada ganha um prêmio de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e garante participação no casting da próxima edição física do DFB Festival, em 2021.

Para participar, as interessadas maiores de 16 anos devem gravar um vídeo de até 1 (um) minuto, apresentando sua idade, altura e peso, e respondendo a seguinte pergunta: “Porque eu mereço ser uma das New Faces do DFB?” O vídeo deverá ser postado no feed do Instagram da interessada, com a hashtag #newfacesdigital e marcando o perfil do @dfbfestival. As inscrições podem ser feitas de 05 a 14/06. O resultado do concurso será divulgado no dia 22/06, nas redes sociais do DFB Festival.

Os vídeos serão avaliados por um júri convidado, composto pelos principais scouters do Ceará, além de fotógrafos, formadores de opinião, estilistas e imprensa especializada. Além do prêmio destinado a quem tirar primeiro lugar, as três primeiras colocadas ganharão os seguintes prêmios: Sessão de fotos exclusiva;  Consultoria de beleza assinada por profissionais da Mulher Cheirosa; Curso profissionalizante pela RC Model Agency, agência parceira do DFB Festival, incluindo a possibilidade de serem representadas profissionalmente pela mesma.

De acordo com o diretor geral do evento, Cláudio Silveira, a iniciativa proporciona a inserção dessas jovens no mercado de trabalho do trade da moda e da beleza no Ceará. “O concurso já existe desde 2017, mas agora estamos trazendo para o formato online. O objetivo é manter a missão do DFB Festival de promover o acesso de novos talentos do trade ao mercado, contemplando diversos segmentos das esferas da moda, da cultura, da formação e do empreendedorismo”, ressalta.


JUNHO] DFB DigiFest 2020: Concurso New Faces revela novos talentos da moda cearense; vencedora do concurso ganhará 5 mil reais


 
Em função da necessidade de isolamento social, o DFB Festival anunciou uma edição totalmente virtual em 2020: o DFB Digifest. Entre as séries de ações do evento está o concurso New Faces que é correalizado com a influencer Thyane Dantas. A premiação é uma a iniciativa que nasceu para revelar talentos em áreas de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Fortaleza. A primeira colocada ganha um prêmio de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e garante participação no casting da próxima edição física do DFB Festival, em 2021.

Para participar, as interessadas maiores de 16 anos devem gravar um vídeo de até 1 (um) minuto, apresentando sua idade, altura e peso, e respondendo a seguinte pergunta: “Porque eu mereço ser uma das New Faces do DFB?” O vídeo deverá ser postado no feed do Instagram da interessada, com a hashtag #newfacesdigital e marcando o perfil do @dfbfestival. As inscrições podem ser feitas de 05 a 14/06. O resultado do concurso será divulgado no dia 22/06, nas redes sociais do DFB Festival.

Os vídeos serão avaliados por um júri convidado, composto pelos principais scouters do Ceará, além de fotógrafos, formadores de opinião, estilistas e imprensa especializada. Além do prêmio destinado a quem tirar primeiro lugar, as três primeiras colocadas ganharão os seguintes prêmios: Sessão de fotos exclusiva;  Consultoria de beleza assinada por profissionais da Mulher Cheirosa; Curso profissionalizante pela RC Model Agency, agência parceira do DFB Festival, incluindo a possibilidade de serem representadas profissionalmente pela mesma.

De acordo com o diretor geral do evento, Cláudio Silveira, a iniciativa proporciona a inserção dessas jovens no mercado de trabalho do trade da moda e da beleza no Ceará. “O concurso já existe desde 2017, mas agora estamos trazendo para o formato online. O objetivo é manter a missão do DFB Festival de promover o acesso de novos talentos do trade ao mercado, contemplando diversos segmentos das esferas da moda, da cultura, da formação e do empreendedorismo”, ressalta. 

JUNHO] Novidade para quem está com saudade de Méqui: Casquinha em Casa


Uma das sobremesas mais queridas da marca agora pode ser montada e customizada pelos consumidores no próprio lar

Para que os consumidores do Méqui possam se deliciar com uma das sobremesas mais queridas da rede, a marca criou o Casquinha em Casa. A novidade, pensada para pedidos no Drive-Thru e Delivery, conta com o tradicional mix de baunilha do McDonald’s e cinco unidades da casquinha original, além de complementos como calda, biju e Ovomaltine.

Esta é uma das maneiras que a marca encontrou para proporcionar momentos Méqui em casa. Assim, é possível matar a saudade das casquinhas da rede e ainda se divertir montando e criando suas próprias combinações. Para oferecer os principais itens que o público encontra nos restaurantes e quiosques de sobremesa, o Méqui criou três opções de Casquinha em Casa.

Casquinha em Casa

Para quem está com saudade da casquinha original. Opção com mix de baunilha para rechear cinco unidades e cinco casquinhas. Valor a partir de R$12.90.

Casquinha em Casa Biju

Para quem adora colocar um adicional. Esta opção conta com mix de baunilha, cinco casquinhas, calda e biju. Valor a partir de 15,90.

Casquinha em casa Ovomaltine

Para aqueles que amam Ovomaltine. Esta opção traz mix de baunilha, cinco casquinhas, calda e Ovomaltine. Valor a partir de 17,90.

Os itens que compõem a novidade chegam em embalagens separadas e criadas para garantir a melhor qualidade dos produtos. Para ficar sempre por dentro das novidades, acesse: https://www.mcdonalds.com.br.


Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui quase 2.300 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/3/2020). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com.



JUNHO] Mallory traz descontos em produtos de cuidados pessoais e cozinha focados na onda do 'faça você mesmo' no Dia dos Namorados



 
Em tempos de isolamento social, a Mallory, referência em eletroportáteis no país, traz produtos da Linha de Cuidados Pessoais e de Cozinha como sugestão para os namorados que não querem deixar de presentear no próximo dia 12 de junho. A promoção traz descontos de até 40% em produtos selecionados que podem ser encontrados nas redes sociais e no site da mallory (https://www.mallory.com.br/).





Entre os itens em oferta, estão barbeadores elétricos e cortadores de cabelo, além de pranchas e escovas elétricas. Se a pedida for para produtos de casa e cozinha, a Mallory selecionou produtos como liquidificadores, pipoqueiras elétricas, entre outros.





De acordo com o gerente de Marketing da Mallory, Ronaldo Moura, o intuito da campanha é possibilitar uma comemoração especial e diferente para a data. "Estamos vivendo em uma realidade diferente e todas essas mudanças que passamos nos últimos meses devem ser levadas em consideração também nessa data comemorativa. Então, nossa campanha de Dia dos Namorados este ano tem como foco a ideia de prezar pelo cuidado com o outro, principalmente com a necessidade de intensificar essas rotinas dentro de casa", ressalta.  
 


JUNHO] Lojas do Centro de Fortaleza abrem mais cedo no sábado, dia 13


Em acordo com o plano emergencial de retomada das atividades econômicas do Estado, as lojas do Centro de Fortaleza autorizadas a funcionar vão ficar abertas de 8h às 14h, nos sábados, a partir do dia 13. De segunda-feira a sexta-feira, o funcionamento permanece o estabelecido na fase 1 do plano, de 10h às 16h.

O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, ressalta que, apesar do horário diferenciado no sábado, o protocolo de segurança sanitária deve ser obedecido de forma integral como vem acontecendo desde a reabertura das atividades no último dia 1⁰ de junho. "As lojas de rua e também dos shoppings centers estão preparadas para atender os clientes com segurança. Os colaboradores têm usado EPIs (equipamentos de proteção individual) e estão com cuidado muito grande em cada detalhe do protocolo. Até porque se o consumidor não se sentir seguro naquela loja, ele não compra. Então, é obrigação nossa manter esse padrão", afirma.

Os shoppings centers, por sua vez, abrirão nos sábados e domingos, de 12h às 20h, mesmo horário que já está funcionando de segunda a sexta-feira, na Capital cearense.

JUNHO] Diageo apresenta 3 receitas para celebrar Dia Mundial do Gin em casa


Embaixador da companhia compartilha dicas que vão desde os clássicos Gin&Tonic e Negroni até inovações como Grapefruit Collins. Destilado é indicado para a coquetelaria pois mantém presente seu sabor característico mesmo em drinks com frutas, botânicos, especiarias e outras bebidas

A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária das marcas de gin Tanqueray, Gordon’s e Villa Ascenti, apresenta três receitas para comemorar, neste 13 de junho, o World Gin Day. Todo ano, no segundo sábado de junho, milhares de pessoas em diversos países se reúnem em festas e eventos para conhecer as novidades sobre esse destilado.

Kennedy Nascimento, embaixador de gin da Diageo, ensina três receitas que harmonizam com petiscos, queijos leves e entradas frescas que podem ser apreciadas em casa durante happy hours virtuais. “Queremos ajudar as pessoas a prepararem em casa os mesmos drinks apreciados nas comemorações em bares e restaurantes. Para isso, separamos receitas que vão desde os clássicos Gin&Tonic e Negroni até as inovações de Grapefruit Collins”, destaca.


O Gin&Tonic pode também ser feito com diferentes gins: Gordon’s London Dry, para um gin tônica mais seco, Gordon’s Pink - substituindo limão por morango - para uma opção mais doce e o Villa Ascenti, para quem quer um drink mais aveludado com o sabor mais fresco. Já o Negroni, um dos clássicos da coquetelaria, pode ser reproduzido da forma mais tradicional com a versão London Dry de Tanqueray ou Gordon's ou com uma dose de inovação do Tanqueray Flor de Sevilla.

Mesmo em casa, é sempre importante relembrar da importância do consumo responsável. “Algumas dicas são comer e ingerir água antes de beber e enquanto estivermos consumindo bebida alcoólica”, reforça Kennedy. “Também vale lembrar que, independentemente do tipo de bebida ingerida, seja cerveja, vinho ou destilados, o efeito no organismo é determinado pela quantidade ingerida, e não pelo tipo de bebida. Álcool é sempre álcool.”


Confira as receitas:


Gin&Tônic

• 50ml de gin Tanqueray London Dry, Gordon’s London Dry, Gordon’s Pink ou Villa Ascenti

• 1 fatia de limão tahiti

• Completar com água tônica

• Gelo

• Servir em uma taça


Modo de preparo: Em uma taça com gelo, adicionar 50 ml de gin e completar com tônica. Por fim, finalize com uma fatia de limão tahiti. Se optar pela receita com Gordon’s Pink, substituir limão tahiti por morango.

Graduação Alcoólica: 5,9% em um drink de 400ml


Negroni

• 30ml de gin Tanqueray Flor de Sevilla ou Gordon’s London Dry

• 30ml de bitter

• 30ml de vermute doce

• Laranja

• Gelo

• Servir em um copo baixo


Modo de preparo: Em um copo baixo com gelo, adicionar 30ml de gin, 30ml de bitter, 30ml de vermute doce. Por fim, decorar com uma fatia da casca de laranja.

Graduação Alcoólica: 12,9% em um drink de 200ml


Grapefruit Collins

• 30ml Tanqueray Nº Ten

• 30ml de suco de grapefruit

• 15ml bitter

• 15ml xarope de açúcar

• Completar com club soda

• Servir em um copo longo


Modo de preparo: Adicionar em um copo longo 30ml Tanqueray Nº Ten, 30ml de suco de grapefruit, 15ml de bitter, 15ml de xarope de açúcar e completar com club soda, decorar com fatia de grapefruit.

Graduação Alcoólica: 5,91% em um drink de 350ml

  
Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente as cachaças Ypióca e Nega Fulô. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.


Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.