Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 12 de junho de 2020

JUNHO] Profissionais das artes visuais lançam campanha do Projeto PROTEJA VIDAS, PRESERVE ARTE


Zenon Barreto


Recém-lançado o Projeto PROTEJA VIDAS, PRESERVE ARTE reúne um grupo de voluntários profissionais brasileiros das artes visuais com o objetivo de levantar recursos para apoiar, inicialmente, 20 artistas visuais do Ceará e mais outra cota a ser revertida a uma organização civil de ações socio-culturais com foco em pessoas transvestigêneres do Estado do Ceará.


Anderson Medeiros - Sobral-CE


A ação se dá por meio de doações que terão como recompensa máscaras de proteção facial com impressões de desenhos de artistas apoiadores e beneficiados pelo Projeto, em edição limitada. Os dados sobre o Projeto estão no site https://panoderoda.wixsite.com/protejavidasarte, onde a campanha criada para  financiamento coletivo via Cartase, pode ser acessada, e ao clicar em “doe agora” se é direcionado às opções de valores a contribuir e às respectivas recompensas, a serem entregues em agosto.

Entre os envolvidos no PROTEJA VIDAS, PRESERVE ARTE estão a pesquisadora e curadora de artes visuais Jacqueline Medeiros, os artistas Efrain Almeida, Junior Pimenta (co-editor da  Revista Reticências), Laura Villarosa (RJ) com a colaboração da crítica, curadora independente e também editora da revista Reticências Ana Cecilia Soares, como ainda a artista Cleo do Vale do coletivo Wà e do sobralense Anderson Medeiros.

Assim, os artistas a serem beneficiados pelo Projeto PROTEJA VIDAS, PRESERVE ARTE, selecionados a partir de indicação de artistas locais das regiões do Cariri, Norte do Estado e de Fortaleza, não contemplados pelos editais lançados a nível estadual ou nacional, receberão o valor líquido arrecadado de forma igualitária.

Além dos beneficiados pelo Projeto, vários artistas em diversos estágios de carreira e de diferentes estados do Brasil e de Portugal  foram convidados a doar uma imagem de um trabalho, inédito ou não, para compor a variedade das recompensas aos doadores. Entre os artistas que até o momento já doaram trabalhos artísticos para impressão nas máscaras de recompensas estão: Alex Cerveny (SP), Aline Albuquerque (CE), Anderson Morais (CE), Diego de Santos (CE), Efrain Almeida (CE/RJ), Elvis Almeida (RJ), Erika Verzutti (SP), Laura Villarosa (Itália /RJ), Leda Catunda (SP), James Kudo (SP), Jonas Sampaio (CE), Junior Pimenta (CE), Maria Fernanda Lucena (RJ), Rian Fontenele (CE), Rute Rosas (Porto-PT), Wà Coletivo (Cleo do Vale, Rose Severo, Shayna Moura, Élida Gomes), Zenon Barreto (CE). Outras novidades virão em breve!

“Neste momento de estagnação da atividade artística de forma presencial, e considerando o grau elevado de informalidade dos trabalhadores das artes, particularmente no estado do Ceará, é que buscamos amenizar os impactos socioeconômicos das restrições estabelecidas pela pandemia da COVID-19. Sabemos que alguns editais emergenciais importantes foram realizados, no entanto são incapazes de darem conta de um universo tão grande”, expõe Jacqueline Medeiros.

Wa Coletivo



Diego dos Santos


Junior Pimenta


Maria Fernanda _ RJ

Leda Catunda

Laura Villarosa
Italia-RJ

Elvis Almeida

Efrain Almeida

James Kudo - SP

Erika Verzutti - SP











Mais do PROTEJA VIDAS, PRESERVE ARTE no site:
https://panoderoda.wixsite.com/protejavidasarte .

Mais também no instagram:
 https://www.instagram.com/p/CAx08EcjYvf/?igshid=9qqhapmtx91g


Nenhum comentário: