Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 12 de junho de 2020

ARTIGO] Pós-pandemia impulsionará a Engenharia de Produção


 
A Covid-19 é uma doença causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2. A Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) no dia 11 de março de 2020 a declarou como uma pandemia e desde então, tem sido desafiador o seu combate. A pandemia é considerada a crise mais desafiadora enfrentada pelo mundo após a Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre os anos de 1939 a 1945 (NAÇÕES UNIDAS BRASIL, 2020). No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (2020), todos os estados registram casos da doença e mortes.

O isolamento tende a provocar a criação de novos hábitos e comportamentos no universo corporativo, e traz à tona a urgência de rever as reais necessidades de manter alguns processos e estruturas (EXAME, 2020), o que contribui com a estimulação de algumas mudanças na dinâmica de trabalho, acelerando algumas tendências já existentes, como o plano de contingência para diminuir os riscos de contaminação com o vírus.

Em um cenário de crise, é fundamental que seja realizado uma readequação do planejamento profissional do engenheiro de produção, para examinar cuidadosamente os objetivos pretendidos e planejar novas metas, com o intuito de redesenhar as estratégias observando o novo contexto e responder ao questionamento de onde se quer chegar. Assim, dentre outras, as habilidades desenvolvidas nesta engenharia serão essenciais durante e após a pandemia: a) controle de estoque; b) análise e previsão de demanda; c) avaliação e utilização racional dos recursos; d) melhoria dos processos; e) visão sistêmica; f) e por fim, a resolução criativa dos problemas.

O engenheiro de produção, além de se adequar a essa nova perspectiva, deve ter em mente que é necessário o aperfeiçoamento de seus conhecimentos e capacitações, além do desenvolvimento de suas competências comportamentais e sociais, para que ele possa oferecer à organização um conjunto único de habilidades que o tornam o melhor na sua profissão. Convém também destacar a importância do planejamento de sua carreira pós-crise. Algumas especializações da Engenharia de Produção terão ainda mais destaque, como: a melhoria contínua, a indústria 4.0, a ciência de dados do business intelligence (BI) e a automação e a logística, que serão cada vez mais impulsionadas e demandadas pelo mercado de trabalho.


Prof. Me. Victor Hugo Fernandes
Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu
Mestre em Administração


Conheça o Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/



Nenhum comentário: