Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 12 de junho de 2020

ARTIGO] Testes para Covid-19: Qual eu devo realizar?


 
Atualmente, muito se tem analisado sobre os Coronavírus, abordando temáticas sobre a sua cascata citotóxica, seu tipo de replicação viral, técnicas de identificação e possíveis vacinas. No entanto, apesar de todo o estudo dedicado ao seu conhecimento e funcionamento, ainda há muito que se precisa saber sobre suas ações no organismo humano, visto que esse vírus, aparentemente instável, continua surpreendendo a humanidade diariamente.

Sob essa perspectiva, a RT-PCR é uma técnica que visa detectar a presença de material genético viral (RNAm), sendo um ensaio rápido, confiável e preciso. Desse modo, deve ser realizada logo quando surgirem os primeiros sintomas, ou seja, nos primeiros 7 dias da doença, período que normalmente coincide com a replicação do vírus, sendo essencial para detectar o início dessa infecção. Entretanto, esse método ainda apresenta algumas desvantagens a serem enfrentadas, referentes à matéria prima importada e de alto custo. Convém salientar que, por possuir elevada sensibilidade, esse exame raramente revela falsos positivos.

Ainda referente à essa temática, torna-se imprescindível esclarecer que os testes sorológicos são ensaios que detectam a presença de anticorpos, também chamados imunoglobulinas. No caso da Covid-19, os anticorpos analisados são os do tipo IgA, IgG e IgM. O ideal é que essa dosagem seja realizada a partir do sétimo dia de infecção, visando o tempo suficiente para a sua produção por parte do organismo humano. Sendo assim, constituem testes simples, rápidos e de baixo custo. Porém, por seu resultado depender da resposta imunológica do indivíduo, o resultado gerado por essas provas poderá ser inconsistente, dificultando o diagnóstico, caso a RT-PCR não tenha sido realizada.

Diante disso, pode-se afirmar que, as provas sorológicas juntamente com a RT-PCR podem não só confirmar o diagnóstico para Covid-19 como também predizer o tempo de infecção do paciente, classificando em qual fase da infecção o indivíduo está, se na fase inicial, ativa, tardia, passada ou se o teste foi um falso positivo. Logo, é necessário dizer que, tanto a RT-PCR quanto os testes sorológicos são importantes para o diagnóstico da Covid-19.


Profª. Drª. Nila Maria Bezerril Fontenele
Professora do Curso de Farmácia da UniAteneu
Doutora em Bioquímica e mestra em Saneamento Ambiental


Conheça o Curso de Farmácia da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/

Nenhum comentário: