O momento atual decorrente da
pandemia do novo coronavírus trouxe muitos desafios, em especial para os
serviços de saúde. Neste cenário, a Unimed Fortaleza tem trabalhado diariamente
para oferecer o melhor atendimento possível para seus clientes. A operadora tem
adotado diversas ferramentas de telemedicina para atender os pacientes com
suspeita ou confirmação de Covid-19. Nos últimos dias, foi implantado o serviço
de teleconsulta para clientes que estão se tratando em casa.
Apesar das teleconsultas terem
iniciado recentemente, a Unimed Fortaleza tem oferecido, gratuitamente, desde o
dia 17 de março, o serviço de teleorientação através da Central de Atendimento
Coronavírus 24 horas, voltado exclusivamente para atender as dúvidas sobre
Covid-19. Com a carteira do plano de saúde em mãos, o cliente liga para o
número 0800 940 7800 e conversa diretamente com um médico para obter as devidas
orientações. De acordo com avaliação médica o paciente pode ser orientado a
ficar em casa e receber instruções sobre cuidados durante o isolamento. Nesses
casos, o médico orienta ainda que o cliente ligue para a central a cada 48h ou
quando houver alguma alteração no seu quadro clínico. Dependendo da
complexidade do caso, o médico pode encaminhar também para uma teleconsulta ou
indicar que o paciente se dirija para alguma unidade de saúde.
Caso seja indicada a
teleconsulta, o cliente receberá uma ligação da Unimed Fortaleza para agendar
dia e horário, bem como um e-mail com o termo de consentimento para ser
respondido pelo paciente confirmando que está ciente do seu tipo de
atendimento. O documento traz o termo de consentimento para ser respondido pelo
paciente confirmando que está ciente do seu tipo de atendimento, que pode
incluir anamnese, diagnóstico, prescrição e atestado médico.
Segundo o presidente da Unimed
Fortaleza, Dr. Elias Leite, um dos principais benefícios nesta modalidade é a
segurança e comodidade para o cliente. “Através do encaminhamento da central de
atendimento o paciente tem acesso à sua consulta com a garantia do jeito de
cuidar da Unimed Fortaleza”, reforça.
Telemonitoramento
Visando auxiliar no controle
de uma possível evolução da doença, a operadora tem realizado ainda o serviço
de telemonitoramento daqueles pacientes que foram identificados como suspeitos
ou que tiveram a confirmação do diagnóstico para Covid-19. Segundo Dr. Elias
Leite, os pacientes que estão sendo acompanhados por telemonitoramento são
aqueles que realizaram a coleta de exame SWAB PCR nos laboratórios da Unimed
Fortaleza, realizaram uma teleconsulta ou foram a um pronto atendimento e estão
em tratamento em casa. “Um profissional de enfermagem, da equipe da Medicina
Preventiva, entra em contato por telefone e realiza o monitoramento, a
distância, dos parâmetros de saúde e da doença, deixando o cliente ciente da
evolução do seu caso e avaliando todas as possibilidades no tratamento”,
detalha Dr. Elias.
As três modalidades de
telemedicina (teleorientação, teleconsulta e telemonitoramento) foram
implantadas pela Unimed Fortaleza com o objetivo de auxiliar neste momento
sensível, visando um acompanhamento mais próximo e personalizado para cada
caso. As iniciativas têm sido muito importantes a fim de evitar idas
desnecessárias às emergências para diminuir o risco de contaminação e para
evitar a sobrecarga nos hospitais. “Sem dúvidas, esse cenário é muito
desafiador para todos, mas a Unimed Fortaleza está empenhada em oferecer o
melhor atendimento para seus clientes e a tecnologia tem sido uma forte aliada
neste momento para que possamos seguir firme no compromisso de manter o cuidado
e a qualidade no atendimento de cada paciente”, finaliza o presidente da cooperativa.
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