Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 8 de junho de 2020

JUNHO] Em meio à pandemia da Covid-19, Unimed Fortaleza adota atendimentos por telemedicina


 
O momento atual decorrente da pandemia do novo coronavírus trouxe muitos desafios, em especial para os serviços de saúde. Neste cenário, a Unimed Fortaleza tem trabalhado diariamente para oferecer o melhor atendimento possível para seus clientes. A operadora tem adotado diversas ferramentas de telemedicina para atender os pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Nos últimos dias, foi implantado o serviço de teleconsulta para clientes que estão se tratando em casa.

Apesar das teleconsultas terem iniciado recentemente, a Unimed Fortaleza tem oferecido, gratuitamente, desde o dia 17 de março, o serviço de teleorientação através da Central de Atendimento Coronavírus 24 horas, voltado exclusivamente para atender as dúvidas sobre Covid-19. Com a carteira do plano de saúde em mãos, o cliente liga para o número 0800 940 7800 e conversa diretamente com um médico para obter as devidas orientações. De acordo com avaliação médica o paciente pode ser orientado a ficar em casa e receber instruções sobre cuidados durante o isolamento. Nesses casos, o médico orienta ainda que o cliente ligue para a central a cada 48h ou quando houver alguma alteração no seu quadro clínico. Dependendo da complexidade do caso, o médico pode encaminhar também para uma teleconsulta ou indicar que o paciente se dirija para alguma unidade de saúde.

Caso seja indicada a teleconsulta, o cliente receberá uma ligação da Unimed Fortaleza para agendar dia e horário, bem como um e-mail com o termo de consentimento para ser respondido pelo paciente confirmando que está ciente do seu tipo de atendimento. O documento traz o termo de consentimento para ser respondido pelo paciente confirmando que está ciente do seu tipo de atendimento, que pode incluir anamnese, diagnóstico, prescrição e atestado médico.

Segundo o presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Elias Leite, um dos principais benefícios nesta modalidade é a segurança e comodidade para o cliente. “Através do encaminhamento da central de atendimento o paciente tem acesso à sua consulta com a garantia do jeito de cuidar da Unimed Fortaleza”, reforça.

Telemonitoramento

Visando auxiliar no controle de uma possível evolução da doença, a operadora tem realizado ainda o serviço de telemonitoramento daqueles pacientes que foram identificados como suspeitos ou que tiveram a confirmação do diagnóstico para Covid-19. Segundo Dr. Elias Leite, os pacientes que estão sendo acompanhados por telemonitoramento são aqueles que realizaram a coleta de exame SWAB PCR nos laboratórios da Unimed Fortaleza, realizaram uma teleconsulta ou foram a um pronto atendimento e estão em tratamento em casa. “Um profissional de enfermagem, da equipe da Medicina Preventiva, entra em contato por telefone e realiza o monitoramento, a distância, dos parâmetros de saúde e da doença, deixando o cliente ciente da evolução do seu caso e avaliando todas as possibilidades no tratamento”, detalha Dr. Elias.

As três modalidades de telemedicina (teleorientação, teleconsulta e telemonitoramento) foram implantadas pela Unimed Fortaleza com o objetivo de auxiliar neste momento sensível, visando um acompanhamento mais próximo e personalizado para cada caso. As iniciativas têm sido muito importantes a fim de evitar idas desnecessárias às emergências para diminuir o risco de contaminação e para evitar a sobrecarga nos hospitais. “Sem dúvidas, esse cenário é muito desafiador para todos, mas a Unimed Fortaleza está empenhada em oferecer o melhor atendimento para seus clientes e a tecnologia tem sido uma forte aliada neste momento para que possamos seguir firme no compromisso de manter o cuidado e a qualidade no atendimento de cada paciente”, finaliza o presidente da cooperativa. 

Nenhum comentário: