Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 9 de abril de 2020

ABRIL] McDonald’s doa refeições para profissionais de saúde em 28 cidades brasileiras


  
Em Fortaleza o Hospital da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand foi beneficiado pelo papel fundamental dos profissionais de saúde no combate ao Coronavírus por meio do programa Bom Vizinho

Desde a descoberta do Coronavírus, a população no mundo inteiro tem contado com a dedicação e o trabalho incansável dos profissionais de saúde, que lutam para salvar vidas e manter o bem-estar de mais de 400 mil pessoas afetadas globalmente até agora.

Pensando em apoiar essas pessoas que estão na linha de frente dessa grande batalha, a Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald's no mundo, doou refeições aos profissionais de saúde de instituições distribuídas por todo o país. Com a ação, instituições de 28 cidades receberam produtos da rede nesses últimos dias.


Em Fortaleza, o Hospital da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand recebeu 100 combos de sanduiche e refrigerante, que foram distribuídos aos seus profissionais de saúde por meio do programa Bom Vizinho, uma iniciativa da Arcos Dorados que busca contribuir em diversas frentes com as comunidades onde a companhia atua.


“Os nossos colaboradores responsáveis pelo preparo das refeições têm enviado mensagens de apoio e agradecimento junto às entregas. Essa é uma atitude que nos enche de orgulho e reflete o caráter humano que buscamos ressaltar no dia a dia de nossa companhia”, comenta Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados. “Acreditamos na união de forças para que o país possa superar esse período crítico causado pela pandemia” complementa.

As doações tiveram início na final de março, com a entrega de produtos em São Paulo, e foram expandidas para outras praças brasileiras por meio do programa Bom Vizinho, uma iniciativa de voluntariado e apoio à comunidade que tem mais de 15 anos de atuação, contabilizando mais de 100 mil ações. Por meio do programa, a Arcos Dorados busca utilizar sua escala e relevância para promover o bem. O incentivo ao voluntariado entre seus colaboradores, formados em sua grande maioria por jovens altamente engajados em contribuir de forma positiva nas regiões onde a companhia atua, já é uma tradição na companhia. Entre as ações já realizadas, há desde a arrecadação de agasalhos, plantio de mudas, visita à asilos até a atual ação de apoio aos profissionais da saúde.

As entregas estão sendo realizadas em veículos de grande capacidade, evitando a circulação excessiva de motos e entregadores nos hospitais.

Medidas para segurança de seus colaboradores

Tendo como prioridade proteger a saúde e bem-estar de seus funcionários e clientes, a companhia implementou um comitê focado especialmente em monitorar e agir em torno de diversos assuntos relacionados ao tema.

A empresa estabeleceu um protocolo especial para a operação de seus serviços que serão mantidos, como Delivery e Drive-Thru, incluindo a demarcação de áreas de distanciamento social nos restaurantes, disponibilização de produtos para higienização das bolsas dos entregadores e lavagem de mãos, cuidado no condicionamento de produtos, além do reforço dos protocolos de higiene em todos os restaurantes da rede, como aumento na frequência da limpeza de equipamentos, ampliação do número de dispensers de álcool em gel, entre outras ações.

Além disso, a empresa vai seguir a recomendação de uso de máscaras feita pelo Ministério da Saúde. Já foram adquiridas máscaras descartáveis e de tecido e também serão instaladas, a partir de 10/04, barreiras acrílicas para proteção física entre atendentes e clientes nas cabines Drive-Thru.

Entre as iniciativas já implementadas pela empresa, estão o home office ou licença remunerada para seus colaboradores que pertencem ao grupo de risco, em todos os setores, inclusive restaurantes, e a recomendação de trabalho remoto para todos os funcionários da sede administrativa.

Apoio a micro e pequenos empreendedores

Acreditando na união de forças para que o país possa superar esse momento causado pelo novo Coronavírus, o McDonald’s decidiu apoiar micro e pequenas empresas do setor de alimentação no Brasil, abrindo turmas de formação gratuita e online voltadas a profissionais que atuam nesse segmento.

Os cursos contam com uma grade dividida em três pilares principais: Segurança Alimentar, Higiene e Desenvolvimento Sustentável, áreas em que a companhia é reconhecida internacionalmente por sua excelência. Essas são esferas fundamentais para garantir medidas de prevenção de contaminação por microrganismos, incluindo o novo Coronavírus.

A primeira turma contou com mais de 740 inscritos e teve início na final de março, 27/03, com o módulo básico de Segurança do Alimento. A gravação de cada módulo está sendo disponibilizada na plataforma, por meio do site https://trilhas.info/, para que os novos interessados possam acompanhar o conteúdo.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema quanto em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.200 restaurantes McDonald’s com mais de 90.000 funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO).  Para saber mais sobre a Companhia visite a seção de Investidores de nosso site: www.arcosdorados.com/ir.

ABRIL] Mallory doa ventiladores para centenas de idosos de instituição beneficente no Ceará


  
Após lançar campanha temática sobre consumo consciente, a Mallory, uma das principais fabricantes de eletroportáteis do país, segue com ações de responsabilidade social neste período delicado de combate à Covid-19. A empresa, que adotou uma iniciativa solidária em incentivo ao uso de ventiladores para deixar os ambientes mais arejados de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde para evitar proliferação do novo coronavírus, iniciou a série de doações pelo Ceará, estado que sedia sua fábrica.


Na última quinta-feira (9), a Mallory beneficiou 220 idosos do Lar Torres de Melo, uma das instituições mais reconhecidas no cuidado com esse grupo de risco, com a entrega de ventiladores para 40 quartos da entidade. "Conhecemos o trabalho sério do Lar Torres de Melo há muito tempo e sabemos o quanto eles precisam de atenção em períodos delicados como esse. Soubemos que eles não tinham ventiladores o suficiente para todos os assistidos e fizemos questão de entregar esses 40 aparelhos para proporcionar um maior conforto que tem impacto direto na saúde de cada um deles", reforça Ronaldo Moura, Gerente de Marketing e Comunicação da Mallory.


Consumo consciente e disponibiliza frete solidário

Atenta ao contexto social de seus consumidores nesse período de combate ao novo coronavírus, a Mallory está com uma campanha de conscientização e medidas para tornar o e-commerce mais prático. Tendo como pano de fundo a defesa da não-estocagem de produtos, a Mallory reforça o posicionamento com o pedido para que o público “compre apenas o que precisar”. No vídeo-manifesto, a marca intensifica essa recomendação estimulando o olhar para o próximo e o cuidado com a saúde mental neste momento. Confira: https://www.instagram.com/p/B-dbLocBUBe/

Também em cumprimento às medidas de contenção do cenário atual, a Mallory segue atuando via delivery e plataformas de e-commerce de parceiros. Para tornar mais prática a compra dos clientes, a empresa disponibilizou Frete Solidário para todos os clientes de todo o Brasil, que não terão custos com o transporte dos produtos para não precisarem sair de suas residências neste momento de recomendação ao isolamento social.

De acordo com a CEO do grupo, Annette de Castro, as ações tomadas pela marca são de grande importância, pois levam em consideração o contexto atual do país em vários âmbitos. “A nossa preocupação, nesse momento é com o bem estar e a segurança dos clientes e colaboradores, além de incentivar ações de responsabilidade social e cuidado com o outro. Estamos fazendo a nossa parte e contribuindo para que todos possam atravessar esses desafios da melhor maneira possível, com saúde e esperança de dias melhores”, finaliza.


ABRIL] Jardins Open Mall promove live musical com show de pop rock com artistas cearenses


 
O Jardins Open Mall promove uma série de programação especial nas redes sociais para o público aproveitar durante o período de isolamento social em combate ao novo coronavírus. No próximo sábado (11), a partir das 16h30, o instagram do shopping mais verde da cidade será animado por uma live musical com os cantores Jeyson Menezes e Dudu Santos.

 A dupla vai trazer um repertório embalado pelos maiores sucessos do pop rock nacional e internacional. Na ocasião, o Jardins Open Mall vai disponibilizar um link do Pag Seguro para pagamento de couvert solidário de incentivo para o trabalho dos músicos nesse período de quarentena.


“Estamos nos esforçando para nos manter sempre perto do público nesse período delicado. São conteúdos de positividade e entretenimento para que possamos levar uma mensagem do bem e na expectativa que vamos sair com muita força dessa situação”, reforça Raquel Carioca, gente de marketing do Jardins Open Mall.

Operações via delivery

Seguindo as recomendações de segurança durante o período de combate à proliferação do novo coronavírus, os estabelecimentos que trabalham com serviços de alimentação do Jardins Open Mall seguem funcionando a partir de operações de delivery. Os pedidos podem ser feitos pelos aplicativos de entrega especializados como iFood e Rappi e também pelo WhatsApp.

Os restaurantes do Grupo Geppos disponibilizam entregas ou os clientes também buscar seu pedido no estabelecimento com toda segurança. O Geppos Italiano está com atendimento para as refeições de almoço e jantar, assim como o especializado em carnes, com cortes especiais, Cabanã del Primo. Já o Misaki, de culinária oriental, está com seu cardápio à disposição exclusivamente para o jantar. O POT, que tem expertise em alimentação saudável, está fazendo entrega para todas as refeições do dia para pedidos, tanto por aplicativos, quanto pelo pelo WhatsApp: 98122.9551, com taxa grátis a partir de R$ 30,00 e desconto para pedidos pelo Whatsapp.

A Lugano, marca de chocolates finos, também está operando por delivery para pedidos realizados em canais virtuais. O Jardins Open Mall foi escolhido pela marca para a sua primeira loja no Ceará, que abrirá tão logo encerre o período de quarentena contra a COVID-19. A Lugano está entre as marcas mais consumidas em seu segmento em todo país. Antes de sua abertura oficial, a loja de Fortaleza realiza sua operação via delivery para pedidos a serem realizados via direct no instagram (@chocolatelugano.fortaleza) e Whatsapp pelo número (85) 99690.9915. Após liberação de abertura, os clientes poderão ser atendidos na loja física para conferir todas as delícias da marca.


ARTIGO DE OPINIÃO] Segurança da informação


 
Em um cenário formado por empresas mantendo e transmitindo seus dados para nuvem na Internet, se tem como segurança de dados a área que envolve um conjunto de medidas necessárias para garantir que a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados de uma empresa ou de um usuário, preservando-os de acordo com necessidades específicas. Temos como exemplo as normatizações do setor financeiro.

A ISO/IEC 27001 é uma norma elaborada a fim de prover um modelo que estabelece, implementa, opera, monitora, analisa criticamente, mantém e melhora um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). A implantação de um SGSI deve ser relativa a necessidade estratégica de uma empresa. Logo, a especificação e implementação são influenciadas pelos objetivos, exigências de segurança, os processos empregados e o tamanho da organização.

No estado da arte desta área encontra-se a composição de estratégias de segurança alinhados aos procedimentos de DevOps, dando origem a um novo segmento chamado DevSecOps que significa integrar a segurança ao desenvolvimento de aplicativos do início ao fim. Essa integração no processo necessita que as empresas tenham um novo ponto de vista e novas gestões. Desta forma, toda equipe de DevOps deve automatizar a segurança para proteger o ambiente e os dados em geral, assim como processos de integração e entrega contínua como explana Rodrigo Ferreira no blog da Caelum.

Percebe-se então que o ramo da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está em constante dinamismo na composição de serviços, soluções, produtos, paradigmas e demais aspectos. Isso torna esse mercado bastante aquecido por demandas de profissionais capacitados dentro dos assuntos supracitados. Logo, para tal formação torna-se mandatório, no ensino de cursos de tecnologia, priorizar a formação de altíssimo teor teórico, frente a estas novas demandas no mercado profissional. Tais abordagens estão presentes dentro das estratégias pedagógicas do Centro Universitário UniAteneu.

Prof. Me. Paulo Honório Filho
Professor do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação da UniAteneu
Mestre em Ciências da Computação

Conheça o Curso de Gestão da tecnologia da Informação da UniAteneu.
Acesse: http://uniateneu.edu.br/
  

ABRIL] Iniciativa da Fecomércio, por meio do Senac, remunera costureiras para produção de máscaras que depois serão doadas para instituições sociais


 
Campanha “Costuras do Bem”, que também conta com a participação do Sesc, tem o objetivo de ajudar os que mais precisam por meio de uma oportunidade de geração de renda. As inscrições têm início nessa quinta-feira (09)

O Ministério da Saúde orientou recentemente aos brasileiros o uso de máscaras caseiras como forma de criar mais uma barreira de proteção ao Covid-19. Além de ser um auxílio no combate ao Cononavírus, essa medida visa preservar as máscaras cirúrgicas e N95, que devem ser destinadas apenas aos médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e demais profissionais da área de saúde. E foi justamente por isso que a Fecomércio-CE, por meio do Senac, deu início à campanha “Costuras do Bem”, cujo objetivo é oferecer mais uma oportunidade de geração de renda. 

A campanha funcionará da seguinte maneira: o Senac abrirá, a partir dessa quinta-feira (09/04), um edital para cadastrar 137 costureiras para a produção de máscaras. As profissionais, por sua vez, serão remuneradas pela confecção desses produtos, que, posteriormente, serão distribuídos para instituições cadastradas no Mesa Brasil, programa do Sesc que atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e inclusão social.

As costureiras inscritas deverão entregar no mínimo um e no máximo cinco lotes, contendo 200 máscaras cada. Essa quantidade deverá ser assinalada no próprio formulário disponível no site da Fecomércio-CE. As inscrições seguem até o dia 12 de abril, ou ao término do preenchimento de 137 vagas.

“Nesse momento em que todos precisam se unir ainda mais, a Fecomércio, o Senac e o Sesc unem forças em prol da saúde da população que mais precisa da nossa atenção. A campanha ‘Costuras do Bem’ também é uma forma de oferecer essa oportunidade de geração de renda, priorizando os alunos e egressos formados pelo Senac, além de demais profissionais autônomos e MEI. Juntos, venceremos mais esse desafio”, explica Maurício Filizola, presidente da Fecomércio-CE.     

Serviço: Campanha Costuras do Bem
Período de inscrição: 09 a 12 de abril, por meio do site www.fecomercio-ce.com.br
Confira o edital e as especificações técnicas: https://bit.ly/2UXAwHs
  

ABRIL] “Feminismos para o fim do mundo” é tema de live com Helena Vieira nesta sexta-feira nas redes do Porto Dragão


 
A partir das 18h30, Helena Vieira estará ao vivo no perfil do Instagram do Porto Dragão em conversa sobre

“Feminismos para o fim do mundo” em 10/4

Em live nesta sexta-feira (10/4), o perfil do Instagram do Porto Dragão realizará um momento ao vivo com a pesquisadora, transfeminista e escritora Helena Vieira, a partir das 18h30. O tema proposto é “Feminismos para o fim do mundo”, convidando a discutir o status da crise que estamos vivendo da perspectiva do Feminismo. Como os feminismos, enquanto possibilidade teórica, nos ajudam a pensar um fim do mundo que não seja a tragédia, mas que instaure novas possibilidades de realização dos sujeitos?

"O feminismo para o fim do mundo seria um feminismo que conseguisse pôr um novo funcionamento do mundo que não seja marcado por uma economia significante masculinista. A ideia é entender que a crise humanitária global que enfrentamos hoje também é uma crise de gênero, porque ela apresenta vulnerabilidades de gênero, perspectivas de gênero e é constituída também no conjunto de relações de gênero que atravessam as relações sociais”, explica Helena.

O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT) gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará. Além da live citada, os episódios do programa Porto Dragão Sessions vem sendo publicados semanalmente no canal do Youtube do equipamento como parte dos conteúdos disponibilizados para os tempos de quarentena.

Sobre Helena Vieira

Helena Vieira é pesquisadora, transfeminista e escritora. Estudou Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo (USP). Foi colunista da Revista Fórum e contribuiu com diversos meios de comunicação como o Huffpost Brasil, Revista Galileu (matéria de capa sobre transexualidade), Cadernos Globo (Corpo: Artigo Indefinido), Revista Cult e Blog Agora É que São Elas da Folha de São Paulo. Foi consultora na novela a Força do Querer. Recentemente, foi co-autora dos livros " História do Movimento LGBT" organizado por Renan Quinalha e James Green, " Explosão Feminista" organizado por Heloísa Buarque de Holanda, "Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil", organizado por Rosana Pinheiro Machado e "Ninguém Solta a Mão de Ninguém: Um manifesto de resistência", da editora Clarabóia. Dramaturga, fez parte do projeto premiado pela Focus Foundation na categoria  Artes Cênicas" Brazil Diversity", em Londres, com a peça "Ofélia, the fat transexual". Desenvolveu junto ao Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes, pesquisa dramatúrgica intitulada "Onde estavam as travestis durante a Ditadura?.


SERVIÇO

10/4, sexta-feira, às 18h30

LIVE com Helena Vieira sobre "Feminismos para o Fim do Mundo"

no perfil do Instagram @PortoDragaoCE


ABRIL] Mercadinhos São Luiz realiza ação com influenciadores para estimular Páscoa em família, mesmo à distância


Pedro Pucci

Cinco pessoas receberam ingredientes em suas casas, para preparar o prato preferido da época

O Mercadinhos São Luiz realiza nesta semana uma ação com influenciadores, para estimular a Páscoa em família, mesmo em meio ao período de isolamento social. A arquiteta Zely Ramos, o advogado Pedro Pucci, a defensora pública Roberta Quaranta, a empresária Anna Macêdo, e a personal stylist Monique Sales receberam em suas casas uma lista de ingredientes para prepararem seus pratos favoritos da época. Em paralelo, um familiar escolhido por eles recebeu também um mimo de chocolate, como forma de dizer que, mesmo distantes, o período pode e deve ser comemorado.



“Nossa intenção é reforçar a memória familiar nesse momento em que não será possível comemorar a Páscoa com todos reunidos. Os pratos que fazem parte da tradição das famílias poderão ser preparados, e algum familiar recebe um presente, como forma de dizer: não podemos estar juntos, mas podemos demonstrar amor”, explica Ana Luiza Ramalho, gerente de Marketing do Mercadinhos São Luiz.

Os influenciadores têm publicado a iniciativa em suas redes sociais, contagiando, assim, outras famílias a fazerem o mesmo, de forma que a Páscoa seja mais uma vez um momento de alegria e comunhão, ainda que de uma forma diferente.


ABRIL] Mercado Vida Saudável traz dicas de alimentos para diminuírem a ansiedade


 
O medo, a tensão e a irritabilidade são sintomas de ansiedade que muitas pessoas podem estar sentindo devido à quarentena. Mas você sabia que a forma como nos alimentamos interfere na forma como nos sentimos? Para ajudar a combater a ansiedade, o Mercado Vida Saudável traz dicas de alimentos que diminuem os níveis de estresse.

A Castanha do Pará é o primeiro deles. Rica em selênio, é um dos nutrientes que reduzem a inflamação e contém propriedades antioxidantes, benéficas para o tratamento da ansiedade. Além dele, o chocolate também pode diminuir os sintomas da ansiedade, especialmente o chocolate amargo, que é fonte de magnésio. No Mercado Vida Saudável tem vários tipos de chocolates veganos e sem açúcar, trazendo ainda mais benefícios para o corpo e a mente.

Os temperos que utilizamos nos nossos alimentos também podem ajudar a diminuir a ansiedade. A cúrcurma, por exemplo, que pode ser encontrada nos produtos à granel do Mercado Vida Saudável, contém nutrientes que reduzem a inflamação e o estresse.

"É importante pensar em como estamos nos alimentando, especialmente neste momento de tensão em que muitos descontam na comida. Assim, precisamos saber como nos alimentar de forma a nutrir o nosso corpo para trazer bons impactos à nossa mente, também", esclarece o nutricionista do Mercado Vida Saudável, André Luiz.

Alimentos antioxidantes, que protegem as células sadias do organismo, como frutas vermelhas, além de gengibre, podem reduzir o cortisol, hormônio do estresse. No Mercado, um dos itens que contém esses ingredientes é a Kombucha, uma bebida que equilibra a flora intestinal e tem propriedades calmantes.

Delivery

O Mercado Vida Saudável, espaço com produtos e refeições plant based, seguindo as medidas orientadas pelo Governo do Estado, segue operando apenas com plataforma de delivery durante o período de quarentena. O serviço é gratuito para 10 bairros da cidade e os pedidos podem ser feitos através do Ifood e do WhatsApp do Mercado, no número (85) 98160.0292, ou pelo telefone (85) 2180.6349.


ABRIL] Linha Supra da Pardal Sorvetes traz picolés com cobertura, crocantes e saborosos


 
A Páscoa se aproxima, e com ela, a vontade e tradição de comer doces dos mais variados tipos. Para quem gosta de tomar um sorvete após o almoço, mas não abre mão do sabor e da crocância do chocolate, a linha Supra, da Pardal Sorvetes, é uma das opções de sobremesa.

Reconhecida como uma linha premium da Pardal, a Supra é a união do sorvete e do picolé. Com cinco sabores diferentes, a linha impressiona pelas texturas e sensações. Para a Páscoa, a aposta da Pardal é o Supra Chocolate, feito com sorvete de chocolate e uma cobertura crocante do mesmo sabor. 

Para os indecisos, o Supra Napolitano é uma opção para apostar sem erro. O picolé une os sabores morango, chocolate e nata, com uma deliciosa cobertura de chocolate, proporcionando uma explosão de sabores na boca. O picolé mais vendido da Pardal Sorvetes também tem uma versão na linha Supra: o de Castanha é crocante por fora e macio por dentro, com todo o sabor já reconhecido pelos cearenses.

Para quem ama os sabores regionais que a Pardal carrega na marca, os sorvetes e picolés da linha Original são os mais indicados. Castanha, Açaí com Banana e Tapioca são opções que agradam a todos os perfis. A Linha Clássicos é para aqueles que não abrem mão dos sabores tradicionais, como Chocolate, Flocos e Morango. Já a linha Fun conta com Sundae em dois sabores, além de sorvetes em sabores diferenciados, como Churros e Três Chocolates.

Os produtos estão disponíveis em quatro aplicativos de entrega (Ifood, Rappi, Uber Eats e James), além do Whatsapp. As entregas estão disponíveis em mais 10 bairros, entre eles Parque Manibura, Aldeota e Parangaba. Com site próprio para delivery, por meio do www.queropardal.com.br também é possível fazer o pedido. Basta escolher em qual aplicativo e bairro.


ABRIL] Novos episódios de "Os Cearenses - Canto de Um Povo" estarão disponíveis nesta sexta-feira


 
Nonato Luiz, Marcus Lessa e Roberta Fiúza são alguns dos artistas que podem ser vistos a partir desta semana

Todas as sextas-feiras de abril, o público pode conferir no site fdr.org.br/os-cearenses novos episódios de "Os Cearenses - Canto de Um Povo".  Mais uma opção ofertada pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) para as pessoas assistirem em casa, durante a quarentena.

No total são 32 clipes, sendo liberados oito por semana. Para a segunda semana do mês, os artistas e as respectivas canções são: Marcos Lessa - “Mundo Melhor de Pixinguinha”; Lídia Maria - “Bloco da Solidão”; Nonato Luiz - “Carioca”; Zé Dazefa - “Pedras que Cantam”; Roberta Fiuza - “Brigas”; Nonato Luiz - “Valsa Latina”; Edu Santos - “Que queres tu de mim”; Nonato Luiz - “Esquina do Brasil - Instrumental”.

A curadoria é assinada pelos jornalistas Cliff Villar e Marcos Sampaio.

Abaixo, a lista completa de veiculações:

Dia 3 de abril
Saimonn Rocha - “Revelação”
Renegados - “Tango para Tereza”
Nonato Luiz - “A volta da Asa Branca”
Di Ferreira - “Bárbara flor do sertão”
Felipe Cazaux - “Cavalo Ferro”
Nonato Luiz - “Afonsina”
Ivonilo Praciano - Esquina do Brasil”
Khalil Goch - “Morena Penha”

Dia 10 de abril
Marcos Lessa - “Mundo Melhor de Pixinguinha”
Lídia Maria - “Bloco da Solidão”
Nonato Luiz - “Carioca”
Zé Dazefa - “Pedras que Cantam”
Roberta Fiuza - “Brigas”
Nonato Luiz - “Valsa Latina”
Edu Santos - “Que queres tu de mim”
Nonato Luiz - “Esquina do Brasil - Instrumental”

Dia 17 de abril
De Blues em Quando - “Sentimental Demais”
Marcelo Justa - “Enquanto engoma a calça”
Nonato Luiz - “Eu sonhei que tu estavas tão linda”
Argonautas - “Mucuripe”
Lorena Nunes - “Artigo 26”
Nonato Luiz - “Flor do Sertão - Instrumental”
Mel Mattos - “Asa Partida”
Nonato Luiz - “O Porto”

Dia 24 de abril
Rebeca Câmara - “Meninas do Brasil”
Nayra Costa - “Somos Iguais”
Nonato Luiz - “Cantigas”
Pedro Frota - “O Trovador”
Camila Marieta - “Alguém me disse”
Nonato Luiz - “Um dia, um sonho”
Bidu Noronha - “O Conde”
Nayara Rodrigues “Traduzir-se”


ABRIL] Especialista alerta para cuidados com os olhos em meio à pandemia de Covid-19


Dr Edmar Guedes

Uma das grandes dificuldades para combater a disseminação do novo coronavírus é o fato de ele ter um alto poder de contágio. A transmissão pode ocorrer pelo ar, por contato pessoal através da saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mão com a pessoa infectada ou ainda pelo toque em superfícies e objetos contaminados, seguido de contato com a boca, os olhos ou o nariz. Segundo oftalmologista da Unimed Fortaleza, Dr. Edmar Guedes, como os olhos são um ponto potencial de contaminação, é preciso alguns cuidados com essa parte do corpo, bem como com óculos e lentes de contato.

De acordo com o especialista, o vírus tanto pode sair dos olhos como entrar no organismo por eles. “A lágrima pode carrear o vírus e contaminar outras pessoas. Da mesma forma, se o vírus entrar em contato com os olhos a pessoa pode ser contaminada. Por isso, é importante evitar levar as mãos ao rosto principalmente quando não tiver certeza de que as mesmas estão bem higienizadas”, alerta Dr. Edmar.

Outro importante cuidado deve ser observado com os óculos e com as lentes de contato. Segundo o especialista, os óculos, pelo mecanismo de barreira, podem oferecer uma certa proteção física à contaminação pelos olhos, mas, para isso, eles precisam estar bem higienizados. “É necessário ter muito cuidado ao manipular os óculos ou as lentes de contato, sendo fundamental fazer a higiene das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% antes de manipulá-los”, reforça o médico.

Além de ser porta de entrada para o coronavírus, os olhos também podem ser afetados caso a pessoa seja contaminada. Segundo estudos, após relatos de pacientes com a Covid-19, a conjuntivite aparece como mais um sintoma da doença. Contudo, de acordo com Dr. Edmar, ainda não há descritos sobre formas graves deste tipo de inflamação.

O oftalmologista alerta ainda sobre outro aspecto relacionado à saúde dos olhos em tempos de coronavírus. “Em virtude do maior tempo em casa por conta do isolamento, há uma maior tendência de realizar atividades que requeiram esforço visual como leitura, uso de computador, televisão ou de smartphones. Por isso é importante evitar a fadiga visual com repouso da visão por pelo menos cinco minutos a cada hora e meia de esforço visual. A fadiga visual pode causar dor nos olhos, cefaleia e enxaqueca”, finaliza.


ABRIL] TAC estabelece regras para remarcação de eventos e shows


Iniciativa envolve a Senacon, a Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor, o MP do Distrito Federal e a ABRAPE e tem o objetivo de garantir o direito dos consumidores, mantendo em atividade o setor de cultura e entretenimento, um dos mais impactados pelas ações de isolamento social e quarentena

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, a Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (Mpcon), o Ministério Público do Distrito Federal e a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos - ABRAPE estabeleceu as regras para a remarcação de eventos adiados ou cancelados em virtude da pandemia de coronavírus (Covid-19). O setor de cultura e entretenimento foi um dos mais impactados pelas ações de isolamento social.

O documento define, também, os direitos dos clientes que já compraram ingressos e a qual a política para a restituição de valores, em caso de necessidade. “A iniciativa tem o objetivo garantir os direitos do consumidores, sem desconsiderar os efeitos provocados pelos cancelamentos de eventos e shows no país”, explica o presidente da ABRAPE, Doreni Caramori.

Veja o que o TAC estabelece:

1- Quais as regras para remarcação de eventos?

De acordo com o TAC, a produtora terá até seis meses, a contar do final da pandemia, para remarcar os eventos cancelados e até 12 meses para realizá-los. A programação deve contar com as mesmas atrações principais previstas inicialmente e, em caso de ausência justificada, devem ser substituídas por outras do mesmo estilo musical e reconhecimento.

2- Quais as opções do cliente em caso de evento remarcado?

O TAC estabelece as seguintes opções para o cliente que já havia comprado ingressos para eventos cancelados:

● usar o ingresso na nova data;

● transferir para terceiros (a produtora do evento terá que aceitar, mesmo que seja nominal);

● pedir, no prazo de 60 dias da data da assinatura do TAC, para trocar por outro evento

realizado pela mesma produtora, não pagando diferença de preço caso a diferença seja de até 10%;

● solicitar a conversão do valor em crédito pela produtora, para utilização em outro evento no prazo de 12 meses;

● caso comprove que não pode ir na nova data, pedir a restituição dos valores pagos.

3- O que acontece se evento for cancelado?

Caso o evento seja cancelado, a única opção é a restituição dos valores.

4 - Como deve ser realizada a restituição de valores dos ingressos?

O TAC estabelece que os valores dos ingressos devem ser restituídos, descontando-se eventual taxa de conveniência (quando houver), bem como sendo permitida ao produtor o desconto de até 20% para abater as despesas não recuperáveis do promotor do evento . A devolução deve ocorrer no prazo de seis meses a contar da confirmação do cancelamento definitivo e/ou do final do prazo de seis meses para remarcação, em até seis parcelas.

5 - Como uma empresa pode aderir ao TAC?

Todos os associados da ABRAPE podem aderir ao TAC. Para isso, basta uma assinatura do Termo de Adesão, em modelo próprio fornecido pela ABRAPE.

6 - O que acontece com a empresa que não aderir ao TAC?

Ao não aderir ao TAC, a empresa fica sujeita às regras gerais de trâmite de reclamações administrativas e/ou entendimento das entidades regionais de defesa dos consumidores. Importante destacar que, quem adotar o TAC e não cumprir as disposições, está sujeito a multa diária no valor de R$ 1 mil até a regularização.
  
ABRAPE
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada
11 - 3230-7434 / 13 – 3304.7437


ABRIL] Novo Nativa SPA Rosé torna a rotina de autocuidado ainda mais especial


Lançamento conta com sabonete líquido que contém pétalas naturais inteiras em seu interior

A rotina mudou e o abraço apertado precisa esperar. A forma mais indicada de se cuidar, por enquanto, é ficar em casa. E para esse cuidado ficar ainda melhor, O Boticário traz uma novidade – Nativa Spa Rosé, uma combinação exclusiva de ingredientes que nutrem profundamente a pele e combatem o ressecamento, promovendo um momento único de cuidado de dentro para fora. Sua fórmula conta com um exclusivo blend de rosas e óleo nutritivo de quinoa para recuperar a vitalidade da pele e dos cabelos na 1° aplicação, deixando os fios mais luminosos e a pele do corpo cheia de viço e maciez. É o ritual da beleza perfeito para renovar as energias mental e física nesse momento.

A nova família conta, pela primeira vez, com o Sabonete Líquido Pétalas que contém pétalas naturais inteiras em seu interior. As flores são delicadas, e por isso passam um processo de fabricação específico e inovador que as mantém intactas. Colheita e triagem são totalmente manuais e as pétalas são selecionadas e isoladas uma a uma. O produto é capaz de tornar a higienização e lavagem correta das mãos muito mais especial e hidratante. O processo deve durar aproximadamente 20 segundos, lembrando que é importante manter a torneira fechada durante esse período.

Em Nativa SPA Rosé, a fragrância envolvente das rosas proporciona um momento único, tornando o hábito de autocuidado ainda mais prazeroso. Para um dia de spa em casa, complemente com a Loção Revitalizante Desodorante – com óleo nutritivo de quinoa e ácido hialurônico – que proporciona uma pele com viço e cheia de vida.

Outro aliado essencial neste cuidado consigo mesma é o Óleo Precioso Multibenefícios para corpo, rosto e cabelos. Com 95,8% de ingredientes naturais, dentre eles o óleo nutritivo de quinoa e a rosa mosqueta, suas gotas podem ser aplicadas em várias partes do corpo para resultados surpreendentes. O mesmo produto, quando usado no rosto, ilumina e reduz linhas finas. No corpo, hidrata, nutre e uniformiza a pele. Já nos cabelos, deixa os fios mais luminosos, reduzindo a quebra em 7,6 vezes.

“Com fórmula exclusiva, Nativa SPA Rosé tem diversos atributos sustentáveis, além de todos os itens serem veganos. Suas embalagens foram desenvolvidas utilizando PET reciclado e plástico vegetal, material derivado da cana de açúcar. É um lançamento criado especialmente para pessoas que querem melhorar o aspecto de ressecamento, que buscam vitalidade na pele e cabelos e não deixam de se preocupar com o meio ambiente”, conta Vanessa Machado, gerente de Cuidados Pessoais do Boticário.

Todos os produtos para o corpo e cabelos da linha Nativa SPA possuem óleo nutritivo de quinoa em sua fórmula. O grão passa por um processo exclusivo de produção. O óleo extraído possui alto poder de atividade na pele, potencializando a hidratação, que ajuda a combater a falta de elasticidade e aumenta a produção de colágeno da pele.

Com frete gratuito, todas as novidades da linha Nativa SPA Rosé estão disponíveis no e-commerce da marca desde 30 de março.


Serviço:

Nativa SPA Rosé Loção Revitalizante Desodorante
Preço sugerido: R$ 59,90 (400ml); R$ 39,90 (200ml)

·       Óleo nutritivo de quinoa e ácido hialurônico;

·       Devolve toda a vitalidade da pele entregando o viço na primeira aplicação;

·       Fórmula com 95% dos ingredientes naturais;

·       Fórmula vegana.

Nativa SPA Rosé Óleo Precioso Multibenefícios
Preço sugerido: R$ 62,90 (50ml)

·       Reduz rugas e linhas finas do rosto;

·       Deixa os fios 2 vezes mais luminosos e reduz a quebra em 7,6 vezes desde a primeira aplicação;

·       Hidrata, nutre e uniformiza a pele do corpo.

Nativa SPA Rosé Sabonete líquido Corporal Pétalas
Preço sugerido: R$ 47,90 (175ml)

·       Com pétalas naturais;

·       Exclusiva combinação de rosas e gotas nutritivas de quinoa que deixam a pele visivelmente macia e suave desde a primeira aplicação.

Nativa SPA Rosé Sabonete Barra Massageador
Preço sugerido: R$ 10,90 (90g)

·       Um banho de delicadeza que limpa e deixa a pele macia e suave.

Nativa SPA Rosé Body Splash Desodorante Colônia
Preço sugerido: R$ 62,90

·            Fórmula com 94,2% de ingredientes naturais;

·            Fórmula vegana.

Nativa SPA Rosé Shampoo, Condicionador e Máscara de Vitalidade e Proteção
Preço sugerido: Shampoo R$ 41,90 (300ml); Condicionador R$ 44,90 (300ml); Máscara R$51,90 (200ml)

·       Com proteína de quinoa;

·                Devolve a vitalidade para cabelos opacos, quebradiços e sem vida;

·                Fórmulas veganas;

·                Shampoo: Fórmula com 89,8% de ingredientes naturais;

·                Condicionador: Fórmula com 92,3% de ingredientes naturais;

·                Máscara: Fórmula com 91,6% de ingredientes naturais.


Boti Recicla

O produto acabou? Por meio de seu programa de logística reversa – o maior do país em pontos de coleta – O Boticário recolhe e destina para reciclagem as embalagens pós-consumo. Todas as mais de 3.700 lojas da marca estão preparadas para receber e direcionar esse resíduo para cooperativas homologadas.

Sobre O Boticário 

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Comprometido com a beleza das pessoas e do planeta, O Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos para torná-los cada vez mais sustentáveis.


ABRIL] Dragão do Mar realiza bate-papo online sobre Humor com Leo Suricate e Aurineide Camurupim, nesta sexta-feira (10)




Na conversa, que será transmitida ao vivo pelo Instagram do Dragão, os humoristas falarão sobre "Humor e suas 
Múltiplas Potencialidades"

A campanha digital #NaRedeComDragao, iniciativa do Dragão do Mar para compartilhamento de conteúdos sobre arte e cultura continua e traz, nesta semana, outros dois convidados para conversa ao vivo, que será transmitida pelo Instagram do centro de arte e cultura. Nesta sexta-feira (10), a partir das 20h, os humoristas Leonardo de Souza, mais conhecido como Léo Suricate, e Luis Antônio dos Santos, criador da personagem Aurineide Camurupim, falarão sobre o "Humor e suas Múltiplas Potencialidades".

Nacionalmente reconhecido como celeiro de talentosos humoristas, o Ceará vem revelando novos nomes, que têm se destacado em diferentes estilos humorísticos. Mais do que uma arte de fazer graça, o humor também tem se legitimado com um importante espaço de provocação e reflexão. Diante de um contexto de polarização política, viralização de memes, um forte debate social sobre questões diversas e pandemia, os convidados abordarão, na conversa ao vivo, as perspectivas e os desafios da linguagem.

Léo Suricate

Leonardo de Souza é um dos co-criadores do Suricate Seboso, página originalmente criada no Facebook, em 2012, que utiliza um personagem para retratar a cultura nordestina com humor, trazendo falas, costumes e situações do cotidiano, e hoje acumula mais de 6 milhões de seguidores e alcança até 30 milhões de pessoas por semana. Em 2013, a página venceu o prêmio do Youpix de melhor página do Brasil na categoria Vox Populi. Morador do Jangurussu, Leo Suricate, como é mais conhecido, começou a utilizar sua influência digital para debater a cultura de periferia. Em parceria com outros influenciadores da periferia de Fortaleza e com o coletivo Nigéria Filmes, lançou a série cearense 'La Casa Du'z Vetin', uma sátira à famosa série espanhola, com a versão tomada pelo ˜cearensês˜. Integrante do Vetinflix, projeto audiovisual voltado para produção em regiões periféricas, assinou o clipe remix de “Cabeça de Papel”, dos grupos BaianaSystem e Tropkillaz, gravado no Conjunto Residencial José Euclides, onde mora.

Aurineide Camurupim

Luis Antônio Costa dos Santos é o criador da personagem Aurineide Camurupim. Com 27 anos de estrada, iniciou sua carreira fazendo graça entre os amigos. Convidado para dividir os palcos com Paulo Diógenes, despontou e, com a personagem Aurineide, conquistou espaço entre casas de show, teatros e eventos corporativos e particulares. A parceria rendeu a montagem de duas peças: "Três donzelas em busca da fama" e "Donzelas até certo ponto”, ambas sucesso de público. Encenou muitas outras peças, como "No Ceará é assim" e "A Frexcura da Maçã". Na televisão, participou de programas locais e nacionais, entre eles: Legendários, Escolinha do Gugu, Show do Tom Cavalcante, Eliana, Astros, Xuxa, Profissão Repórter e Sílvio Santos. Foi um dos vencedores do Festival de Humor do Teatro Bar Chico Anysio. Recentemente, teve um de seus vídeos viralizado, com a música ˜Libera Logo esses R$ 600", paródia que Aurineide faz sobre a liberação do auxílio emergencial durante a pandemia.

Cultura em Casa

Na última sexta-feira (3), também durante entrevista transmitida ao vivo, o rapper Erivan Produtos do Morro falou sobre ˜Música como Instrumento de Conscientização Social˜. No dia 27 de março, data em que é comemorado o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro, a conversa sobre as artes cênicas no Ceará contou com a participação de Maria Vitória, Sâmia Bittencourt, Rodrigo Ferrara (Mulher Barbada) e Dênis Lacerda. Além de entrevistas, também podem ser conferidas nas redes sociais do Dragão sugestões culturais para serem consumidas durante o período de distanciamento social.

Assim como o Dragão o Mar, outras instituições ligadas à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará vêm compartilhando conteúdos gratuitos para serem acessados online sobre a arte e cultura cearense, em cinema, literatura, música, artes cênicas, gastronomia, cultura, infância e muito mais. As publicações podem ser acessadas nas redes sociais e no site www.secult.ce.gov.br.

Serviço:

Bate-papo ao vivo com os humoristas Léo Suricate e Aurineide Camurupim - O Humor e suas Múltiplas Potencialidades

Data: 10 de abril

Hora: 20h

Instagram @dragaodomar


ABRIL] Mercado do Café oferece opções de almoço com frutos do mar na Semana Santa via delivery


  
A partir de sexta-feira (10), até domingo (12), o Mercado do Café oferece um Menu de Almoço diferenciado com peixes e frutos do mar. O cardápio, feito para para o feriado da Semana Santa, conta com seis pratos que podem ser pedidos para duas ou três pessoas.

Entre os pratos, destacam-se o Bacalhau ao molho bechamel com presunto em cubos, azeitona preta, batata inglesa em rodelas e cebola em pétalas gratinadas.

O Peixe ao Molho de Camarão, feito com filé de peixe salteado servido em um delicioso molho cremoso de camarão, é uma das opções para quem gosta do crustáceo. O prato acompanha arroz branco e batata gratinada. Além dele, o Fettuccine dos campos também contém camarão ao molho curry com maçã verde.

O Menu conta, ainda, com um Peixe a Delícia, Peixada Tradicional que acompanha arroz branco e pirão, e um Filé de Peixe em Crosta de Pão, acompanhado com arroz branco, legumes salteados e molho cítrico.


Com opções a partir de R$ 55,00, os pedidos podem ser feitos diretamente pelo telefone do Mercado do Café (85) 3283-2419, ou pelas plataformas de entregas Ifood e Rappi.

INTERATIVE BRASIL - RJ] Fiocruz registra o exato momento da infecção do novo coronavírus em célula


Registro em microscopia eletrônica de transmissão, inédito no Brasil, foi produzido durante estudo sobre replicação viral


Imagens de microscopia eletrônica de transmissão produzidas pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) mostram, em detalhe, o momento exato em que uma célula é infectada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Para o registro da imagem, foi usada a infecção em células de linhagem Vero, frequentemente utilizada para ensaios in vitro.


Em outro registro, é possível identificar diversas partículas do novo coronavírus tentando infectar o citoplasma da célula, onde pode ser visualizado o núcleo, responsável por guardar o material genético da célula. Em uma terceira  imagem, partículas virais podem ser observadas dentro do interior da célula.


O registro, inédito no Brasil, foi obtido durante estudo que investiga a replicação viral do SARS-CoV-2, conduzido pelos pesquisadores Débora Barreto e Marcos Alexandre Silva, do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral, e Fernando Mota, Cristiana Garcia, Milene Miranda e Aline Matos, do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo.





Fotos: Débora Barreto/IOC/Fiocruz





ABRIL] DIY com crianças durante o isolamento é a pedida certa para passar o tempo


Com a quarentena e o tempo ocioso, as crianças estão cada vez mais necessitando em atividade. Por isso, a Black+Decker desenvolveu um projeto pensado especialmente em atividades lúdicas e criação de momentos.



Com o isolamento social causado pela pandemia do COVID-19, as crianças estão em casa e pedem cada vez mais por atenção e atividades, não é mesmo? Aproveite o tempo ocioso e use a criatividade! Com a dica fica fácil da Black+Decker vou faz um DIY de  Quebra-Cabeça Gigante!

Cultive a criatividade dos seus filhos e as habilidades para trabalhar em madeira com este projeto familiar que você pode concluir e desfrutar em equipe. Ensine seus filhos a medir, traçar, lixar e pintar, mas mantenha o corte para os adultos.

Você vai precisar de:

MDF 15mm compensado 3,0m x 3,0m
Lápis de carpinteiro
Esquadro/Régua
Tinta acrílica
Spray selador
Pincel
Serra Tico-Tico BLACK+DECKER
Lixadeira BLACK+DECKER


Passo1 - Meça + marque as peças do quebra-cabeça




Crie peças de quebra-cabeça de tamanho uniforme, dividindo a folha de compensado em uma grade. Meça e marque guias verticais e horizontais, neste exemplo 20x20cm, fazendo marcas de escala incrementais a lápis ao longo de cada borda da placa e conectando as marcas com um esquadro/régua.

Você ficará com 15 quadrados de grade para criar cada peça de quebra-cabeça interligada.


Passo 2 - Crie estênceis para os botões do quebra-cabeça




A maneira mais rápida e consistente de criar botões de peças de quebra-cabeça é começar com um estêncil.

Você vai acelerar a produção cortando de quatro a seis formas de uma pasta de arquivos antiga e contando com a ajuda de amigos ou familiares para lidar com os próximos passos. Desenhe formas arredondadas de forma livre ao longo das bordas retas da pasta de arquivo e recorte-as com uma tesoura. Evite fazer formas complicadas com giros abruptos ou várias bordas retas e mantenha a escala em torno do quadrado da grade.

Passo 3 -Marque os botões na grade do quebra-cabeça




Faça os traçados com o auxílio de um lápis em pelo menos três lados de cada quadrado, excluindo as bordas externas. A forma pode ficar voltada para o interior ou o exterior de um quadrado, com a borda reta alinhada com a linha de grade, para criar botões ou entradas de quebra-cabeça clássicas em cada peça. Apenas tome cuidado para randomizar seu padrão e utilizar todas as suas formas de estêncil.



Passo 4 - Corte as peças




Prenda sua peça de madeira compensada contra uma superfície de trabalho ou cavaletes com o quebra-cabeça esboçado voltado para cima. Começando em um canto, corte lentamente ao longo de suas linhas guia com a Serra Tico-Tico. Evite cortar muito rapidamente, o que pode aumentar a fragmentação. Tome cuidado para não girar excessivamente a lâmina ao girar os cantos e sempre mantenha as duas mãos na serra durante todo o tempo de operação.



Passo 5 - Lixe as bordas das peças

Facilite a conexão das peças do quebra-cabeça gigante, arredondando as bordas afiadas de peças individuais com a lixadeira e lixa de granulação 120.



Passo 6 - Lixe a superfície das peças




Depois de lixar as bordas, prepare suas peças de quebra-cabeça montadas para pintar lixando toda a superfície com uma lixa de 220 grãos. Isso removerá quaisquer marcas de lápis ou bordas lascadas resultantes do corte. Remova a serragem de todas as superfícies de cada peça, usando um pano limpo.



Passo 7 - Remonte o quebra-cabeça + trace o desenho



Remonte o quebra-cabeça e esboce um desenho com um lápis antes de pintar com a tinta acrílica. Chame a família para participar.

DICA: Você pode tornar o quebra-cabeça mais desafiador, pintando um padrão menor ou repetição idêntica em peças.



Passo 8 -Passe spray selador




Proteja seu quebra-cabeça pintado com uma leve camada de spray selador. Opte por um selante à prova d'água e pulverize todas as superfícies para proteger contra a umidade.



Passo 9 - Divirta-se! 



  
Traga o quebra-cabeça para uma área grande, como a sala de estar ou o quintal, para você e as crianças se reunirem.



Armazene corretamente seu quebra-cabeça

Mantenha as peças do quebra-cabeça em um local seco e bem armazenado para garantir a diversão por muito tempo.