Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 9 de abril de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO] Segurança da informação


 
Em um cenário formado por empresas mantendo e transmitindo seus dados para nuvem na Internet, se tem como segurança de dados a área que envolve um conjunto de medidas necessárias para garantir que a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados de uma empresa ou de um usuário, preservando-os de acordo com necessidades específicas. Temos como exemplo as normatizações do setor financeiro.

A ISO/IEC 27001 é uma norma elaborada a fim de prover um modelo que estabelece, implementa, opera, monitora, analisa criticamente, mantém e melhora um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). A implantação de um SGSI deve ser relativa a necessidade estratégica de uma empresa. Logo, a especificação e implementação são influenciadas pelos objetivos, exigências de segurança, os processos empregados e o tamanho da organização.

No estado da arte desta área encontra-se a composição de estratégias de segurança alinhados aos procedimentos de DevOps, dando origem a um novo segmento chamado DevSecOps que significa integrar a segurança ao desenvolvimento de aplicativos do início ao fim. Essa integração no processo necessita que as empresas tenham um novo ponto de vista e novas gestões. Desta forma, toda equipe de DevOps deve automatizar a segurança para proteger o ambiente e os dados em geral, assim como processos de integração e entrega contínua como explana Rodrigo Ferreira no blog da Caelum.

Percebe-se então que o ramo da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está em constante dinamismo na composição de serviços, soluções, produtos, paradigmas e demais aspectos. Isso torna esse mercado bastante aquecido por demandas de profissionais capacitados dentro dos assuntos supracitados. Logo, para tal formação torna-se mandatório, no ensino de cursos de tecnologia, priorizar a formação de altíssimo teor teórico, frente a estas novas demandas no mercado profissional. Tais abordagens estão presentes dentro das estratégias pedagógicas do Centro Universitário UniAteneu.

Prof. Me. Paulo Honório Filho
Professor do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação da UniAteneu
Mestre em Ciências da Computação

Conheça o Curso de Gestão da tecnologia da Informação da UniAteneu.
Acesse: http://uniateneu.edu.br/
  

Nenhum comentário: