Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 31 de julho de 2020

JULHO] Arte em Rede: Secult e Rede de Equipamentos divulgam resultado final da convocatória com divisão por equipamentos

 

Com a fase de recursos finalizada, a convocatória tem seu resultado definitivo divulgado com encaminhamentos dos projetos divididos por equipamento, complementando suas programações culturais 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), junto a sua Rede de Equipamentos Culturais e o Instituto Dragão do Mar (IDM), divulgam, nesta sexta-feira, 31 de julho, o resultado final do “Arte em Rede”, convocatória para seleção de projetos em formato digital. Com a ampliação de 140 para 165 projetos contemplados, o resultado definitivo inicia a fase de programação dos conteúdos aprovados nas agendas culturais dos cinco equipamentos de difusão da Secult – a Casa de Saberes Cego Aderaldo, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz, o Porto Dragão e o Theatro José de Alencar – de agosto a dezembro de 2020. 


Confira o resultado acessando:

 https://mapacultural.secult.ce.gov.br/files/opportunity/1773/arte_em_rede_-_resultado_final.pdf


Com uma curadoria realizada por uma equipe de 48 avaliadores, envolvendo 08 equipamentos culturais e 04 coordenadorias da Secult, a convocatória Arte em Rede traz esse diferencial colaborativo em seu formato, potencializando a força da rede de equipamentos de difusão. Com a finalização do resultado, os próximos passos agora serão o contato de cada equipamento com os proponentes previstos para a sua programação cultural, a fim de encaminhar processos internos e programar a divulgação dos respectivos projetos que serão veiculados complementando suas agendas até o final de Dezembro. 

Outro diferencial da convocatória Arte em Rede que ganha luz nesta nova etapa é a movimentação criativa contínua, uma vez que 66 projetos aprovados consistem em propostas de criação ou conteúdo e desenvolvimento, fomentando este respiro criativo. 

As mais distintas linguagens artísticas foram contempladas e temáticas variadas como memória e afetividade, diálogos sobre cultura e cidade e outras tantas possibilidades de fazer arte, como os trabalhos experimentais. Em relação às linguagens, a convocatória abrange categorias como Artes Integradas (projetos que contemplem mais de uma linguagem artística, incluindo moda e design), Artes Visuais e Fotografia, Audiovisual e Arte Digital, Teatro, Circo e Humor, Cultura popular; Dança; Humor, Dança e Performance, Literatura, Livro e Leitura, Música, Produção, Gestão Cultural e Apoio Técnico. 

SAIBA MAIS 

O “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses. 

A Convocatória também integra o Programa “Cultura em Rede”, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, para que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará. 

A ampliação do número de selecionados – de 140 para 165 projetos – também é uma ação inédita. Buscando atender o grande número de projetos bem avaliados entre os 865 inscritos, os gestores da Rede de Equipamentos Culturais, em decisão consensual e unânime, fizeram uma revisão do planejamento e realizaram o remanejamento de programações para acolher mais iniciativas culturais do Ceará. Por esse motivo, a programação on-line prevista nos equipamentos a partir dos projetos selecionados também foi estendida até dezembro de 2020. 


JULHO] Skol Forró apresenta live de 30 anos da banda Forró Real

 

O Ceará será palco na noite de hoje dia 31,  de uma live histórica. É a comemoração dos 30 anos da banda Forró Real. E a Skol não podia está fora desta. Durante a live a Skol, principal apoiadora do forró no Nordeste,  terá um espaço exclusivo para entrevistas dos artistas com a imprensa forrozeira. 

A live vai reunir todos os vocalistas que já passaram pela banda. Atualmente, Fernandinho, Manu Castro e Sebasthian estão à frente do grupo. A banda também é conhecida por projetar diversas cantoras de forró, que também estarão nesta live histórica cheia da leveza, união e alegria. Já confirmaram presença Nildinha,Taty Girl, Gil Mendes, Samyra Show, Laninha Show, Neném Cat e Suzy Navarro. Todos estarão unidos nesta grande festa. 

Skol Forró foi lançado no início deste mês. A ideia é deixar a vida dos forrozeiros mais leve, valorizar as parcerias históricas da Skol com o Forró, descobrir novos talentos, e ao mesmo tempo inovar na forma de se consumo do estilo. 

Backstage virtual Skol Forró 

A live de 30 anos da Forró Real acontece no canal oficial da banda no Youtube. O backstage virtual da Skol, estará aberto à partir das 19h na plataforma Zoom. O acesso é exclusivo para a imprensa forrozeira acompanhar os bastidores da live. Só terão acesso à sala virtual os jornalistas que confirmarem presença antecipadamente.

JULHO] CDL de Fortaleza debate reforma tributária proposta pelo Governo

 

Efraim Filho e Assis Cavalcante


O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, e a diretoria da entidade realizam nesta terça-feira, dia 04 de agosto, às 15 horas, mais uma reunião virtual para debater assuntos relacionados ao varejo. O convidado desta vez é o presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviço e Empreendedorismo, deputado federal Efraim Filho (PB), que falará sobre a reforma tributária proposta pelo Governo Federal e como está o debate no Congresso Nacional sobre o tema. O parlamentar também vai tratar sobre o papel do comércio e do setor de serviços para a recuperação da economia brasileira no pós-covid-19.

 


JULHO] DFB Digifest - Terceiro dia do LIVE MODA trouxe desfiles de Rendá por Camila Arraes e dos estilistas Ronaldo Silvestre e Kallil Nepomuceno

 

O DFB Digifest 2020, edição virtual do maior encontro da moda autoral da América Latina, realizou nesta quinta-feira (30) o terceiro dia de transmissões do DFB Live Moda, desfiles promovidos de forma 100% online. O evento virtual aconteceu no canal do Youtube e contou com os desfiles da marca Rendá por Camila Arraes e dos estilistas Ronaldo Silvestre e Kallil Nepomuceno. A série de desfiles será transmitida até sexta-feira (31), pelo endereço: https://www.youtube.com/channel/UCMZ_Dd0g5nLdVgAND_8j5Yw. 

Ronaldo Silvestre  por André Solano e Yan Senna

A ação tem o objetivo de promover a moda autoral, renovando e incentivando o trabalho e a autoestima de criadores e marcas parceiras neste momento de impactos da pandemia. Reconhecida como uma marca que enfatiza o trabalho feito à mão, a Rendá por Camila Arraes abriu a transmissão. Com a coleção “Recomeços”, apresentou peças com foco no conforto, voltada para eventos mais intimistas e para o dia a dia. Com um grande mix de cores, a marca trouxe peças que transmitem boas vibrações e energias positivas. O segundo momento do evento virtual contou com o desfile do estilista Ronaldo Silvestre, que apresentou para o público uma coleção atemporal, com peças em tecidos de sarjas da santanense têxtil, denim da capricórnio têxtil, resíduos têxteis da G. Vallone, que  fortalecem o movimento “Sou de Algodão”, unindo-se ao tule e aos resíduos da indústria de confecção. O desfile do Ronaldo Silvestre foi gravado na sala de modelagem e costura do Instituto ITI, em Belo Horizonte, sendo o único realizado fora de Fortaleza. 


Kallil Nepomuceno por Igor Cavalcante


Fechando o terceiro dia de desfiles, Kallil Nepomuceno apresentou “Aquarelas”. Com tecidos fluidos, a coleção é marcada por traços orientais nas cores e formas. Nas estampas, apresenta traços de pinceladas despretensiosas em aquarelas e contrastes de cores vivas, com max floral vetorizadas e adornos em crochê e macramê, em vestidos despojados, com uma modelagem casulo que sugere uma gueixa contemporânea. 




Rendá por Igor Cavalcante 

O line up do Live Moda conta ainda com outros grandes nomes que já estavam confirmados na edição física e que são consagrados estilistas e marcas do trade da moda autoral: Bruno Olly, Ivanildo Nunes, Lindebergue Fernandes, Coletivo (composto pelos estilistas Bruno Queiroz, Gisela Franck e Bikiny Society); Vitor Cunha e Almerinda Maria, Baba, Marina Bitu e Thereza Montenegro, sendo estas duas últimas estreantes no evento. 

As gravações dos desfiles aconteceram nos dias 18 e 19 de julho, na F3 Produções, cumprindo todos os protocolos de segurança para o casting de modelos e as equipes de produção, beleza e técnica. O DFB DigiFest tem como objetivo principal transportar o clima de criatividade e inovação do DFB Festival para o universo das redes sociais. A iniciativa conta com o patrocínio do Sebrae/CE e da graduação em Design Moda da Unifor. 

  

Link dos vídeos: https://we.tl/t-ssw8fCCGJY.

  

Confira o line-up dos próximos desfiles DFB Live Moda:

  

Sexta, 31/07

 

19h - Marina Bitu

 

19h30 - Thereza Montenegro

 

20h - Baba

  

Ações sociais

 

O evento está doando, junto com a Enel, 200 mil máscaras de longa proteção a domicílios em áreas de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Fortaleza. Outra ação, o projeto Marmita Chic reúne, até 31/07, oito restaurantes da nossa culinária autoral para criar pratos comercializados com preços promocionais e parceria com o aplicativo de delivery James, a Coca-Cola, a Granja Regina e a Mallory. 

O DFB Digifest realizou ainda o Pitstop Contra a Covid-19, que realizou no mês de julho 1.000 exames grátis para a população, em uma espécie de drive-thru instalado no calçadão da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata. Com cadastramento e agendamento do horário dos testes realizado somente no dfhouse.com.br, a iniciativa é uma correalização DFB DigiFest/Enel, realização da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (Coaph Saúde), com patrocínio da Qair, apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza, e do Instituto Iracema, apoio do Senai, Sistema Fiec e Laboratório Régis Jucá, englobando os sindicatos têxteis do Estado: SindRoupas, SindConfecções e Sinditêxtil. 

 

O maior encontro da moda autoral da América Latina

 

O DFB Festival foi criado, em 1999, para possibilitar o diálogo entre as camadas que compõem o trade da moda no Ceará, facilitando o acesso e a visibilidade tanto para profissionais e marcas estabelecidas no mercado, quanto para novos e promissores talentos. Com o avanço das edições, o Evento abraçou fortemente ações de formação, economia criativa e inovação. 

Na edição 2019, o DFB Festival instalou uma estrutura de 27.000m2 nas areias do Aterro da Praia de Iracema, por onde passaram 36 desfiles, 20 shows, quatro balés, feira de design com 60 expositores, 12 palestras e workshops, além de uma mostra gastronômica reunindo 21 bares e restaurantes. 

Celebrando a inclusão de Fortaleza no ranking de Cidades Criativas: Design, outorgado pela Unesco, o DFB Festival 2019 gerou 3.655 postos de trabalho, diretos e indiretos, além da participação voluntária de 132 alunos de 11 instituições de ensino dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, representando as graduações de Design de Moda, Hotelaria, Produção de Eventos e Publicidade & Propaganda.

JULHO] Senac oferta curso de aplicativos do Google para professores

 

Com vagas limitadas, curso também oferece consultoria aos alunos sobre comportamento e técnicas para aulas virtuais

 

Com a necessidade de adaptação às plataformas virtuais, a prática do ensino tem exigido novas estratégias de aprendizado não só do aluno, mas também dos professores. Muito além do que uma vídeo chamada, o processo de construção de uma aula demanda planejamento e o uso de diversas ferramentas. Como utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para uma aula virtual atrativa? Pensando nesses desafios, o Senac Ceará realiza o curso remoto “Aplicativos Google para Professores”, com aulas ao vivo, a partir do dia 03 de agosto, com vagas limitadas.  

Criado por educadores para educadores, o curso apresentará nove aplicativos Google que podem otimizar o dia a dia dos profissionais, sendo eles o Google Sala de Aula, Drive, Meet, Gmail, Agenda, Documentos, Planilha, Apresentação e Formulários. Todo o conteúdo do curso e as práticas serão focadas em situações de aprendizagem para fornecer os instrumentos necessários aos professores e o uso em sala de aula, seja remota ou virtual. 

Além disso, os inscritos também terão um bônus de 6h de consultoria sobre comunicação em ambiente virtual com uma profissional especializada, que demonstrará técnicas de desinibição, imposição de voz para comunicação online, etiqueta na sala de aula virtual, iluminação, sonorização e enquadramento de câmera. 

O curso é realizado de forma remota e com aulas ao vivo, o que torna possível a interação com o instrutor através da plataforma Meet, que será acessada com a conta educacional que o Senac disponibilizará para o aluno, possibilitando a ele acesso gratuito a todos os aplicativos da Suite Google para Educação. Mesmo após o término do curso, o aluno continua com acesso a conta educacional, contemplando ainda um HD Virtual com capacidade de armazenamento ilimitada (nas contas pessoais do Gmail, o limite de uso por usuário é de 15GB). 

“Mesmo considerando o retorno da ‘normalidade’ com aulas presenciais, é um fato de que o binômio tecnologia e educação é indissociável, um caminho sem volta, independentemente de aulas presenciais ou remotas, o professor tem de estar preparado e capacitado para tecnologia, ele precisa entender como a linguagem digital impacta a sua função e o processo de ensino-aprendizagem”, afirma Viviane Olive, consultora de produtos educacionais do Senac Ceará. 

Com início no dia 03/08, as aulas acontecem até o dia 24/08, às segundas, quartas e sextas-feiras, de 08h às 11h. Os interessados podem se inscrever no link https://bit.ly/31cIb6H .  

Sobre Daniel Costa – instrutor do Senac Ceará nos cursos de Informática e Gestão desde 2011, possui experiência em Apps Google for Education desde 2014. Especialista em Docência para a Educação Profissional pelo Centro Universitário Senac Santo Amaro e em Redes de Computadores e Internet pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), Daniel é graduado em Sistemas de Informação (Faculdade de Juazeiro do Norte FJN) e também professor do Curso Técnico em Informática do projeto e-Jovem (2010, Governo do Estado do Ceará).  

 

Serviço 

Curso Aplicativos Google para Professores 

Início: 03/08  

Horário: 08h às 11h – seg, qua e sexta-feira 

Investimento: R$ 59,99 

Inscrições: https://bit.ly/31cIb6H 

Vagas limitadas  


JULHO] Museu do Dragão do Mar promove conversa sobre ansiedade em tempos de quarentena, neste sábado (1)


Bate-papo integra a programação do “Conversas de Canto de Sala”, programa do Museu da Cultura Cearense (MCC) que discute questões relacionadas ao cotidiano, à história e à memória e às diferentes formas de ser, estar e atuar em sociedade. 

Em mais uma edição do programa "Conversas de Canto de Sala", calendário de bate-papos virtuais promovidos pelo Museu da Cultura Cearense, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizará, neste sábado (1º), debate sobre "Ansiedade, procrastinação e produtividade durante a quarentena", a partir das 16h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro). Os educadores do MCC João Paulo Luz e Jessiane Kelly trocam ideias sobre o tema com a Débora Figueiredo, filósofa, professora e Mestre em Psicologia que vem desenvolvendo um trabalho de exercícios terapêuticos, escrita de textos e gravações de vídeo para diminuir o impacto psicossocial do isolamento. 

A ansiedade afeta milhares de brasileiros e, especialmente neste período de pandemia do Covid-19, em meio a um contexto de dificuldades econômicas e de isolamento social, tem desencadeado crises e o surgimento de novos casos. Na contramão do cansaço e da incapacitação gerada pela doença, que muitas vezes leva à procrastinação, a necessidade de manter a produtividade no trabalho, ainda que remotamente. Durante esse período de isolamento social, em que grande parte dos brasileiros foram distanciados de seus espaços de trabalho, os cuidados com a saúde mental requerem maior atenção. Nesse contexto, como a nossa (in)consciência compreende a produtividade? Quais os limites e fronteiras que perpassam a ideia de manter-se em atividade em detrimento do equilíbrio psíquico? Essas e outras questões serão discutidas ao vivo, com participação aberta aos espectadores, a partir do chat.  

 

Sobre os participantes

 

Débora Figueiredo é graduada em Filosofia e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atualmente trabalha como professora universitária e terapeuta holística.


Jessiane Kelly é graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE - e também educadora do Museu da Cultura Cearense.

  

João Paulo Luz é graduando em História pela Universidade Estadual do Ceará – UECE – e educador do Museu da Cultura Cearense.

 


Conversas de Canto de Sala

        O projeto foi idealizado pelo Museu da Cultura Cearense a partir de quatro elementos de grande importância no cotidiano das práticas educativas realizadas pelo Museu, principalmente com grupos agendados para as exposições, e que diz respeito às relações tecidas mutuamente: Diálogo / Transversalidade / Multidisciplinaridade / Espontaneidade. Um programa de diálogos transversais, multidisciplinares e espontâneos, mediados pelo Núcleo Educativo do MCC, realizado através de lives nos canais de comunicação do Dragão do Mar, de forma a exercer, a partir do papel enquanto educadores do referido espaço, a reflexão sobre questões que se relacionam ao cotidiano, à história e à memória da cidade, da aldeia, do campo, do sertão, etc., e das diferentes formas de ser, estar e atuar em sociedade.

  

Serviço: 

LIVE "Ansiedade, procrastinação e produtividade durante a quarentena" 

Data: 1º de agosto de 2020 (sábado) 

Horário: 16h 

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro) 

Acesso gratuito e livre


Acesse o site www.dragaodomar.org.brwww.youtube.com/dragaodomarcentroAcompanhe as novidades nas nossas redes sociais:@dragaodomarFB/dragaodomarTT: @dragaodomar_   

JULHO] Plataforma de compra online criada pela Fecomércio abre para cadastro de empresas

Tá Fácil Comprar só vai ser disponibilizada ao consumidor após finalização do cadastro das empresas 

A plataforma digital criada pela Fecomércio Ceará para facilitar o acesso às compras, via site ou aplicativo, avança em mais uma etapa. Anunciada em maio deste ano, pelo presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, o Tá Fácil Comprar já foi finalizado e está recebendo a inscrição das empresas e seus produtos. Finalizada essa etapa, a plataforma será disponibilizada ao público. 

Para os empresários que desejam aderir ao marketplace Tá Fácil Comprar deve preencher um cadastro  disponível no link painel.tafacilcomprar.com/#/formulario_estabelecimento. Após essa etapa, o empresário receberá por e-mail o login e a senha de acesso da loja on-line táfácilcomprar. 

O layout da plataforma, ou seja, a identidade do Tá Fácil Comprar foi apresentada na última segunda-feira, 27, durante reunião de diretoria da Fecomércio. Segundo o gestor executivo do Sistema Fecomércio Ceará, Henrique Gonzaga destacou, a plataforma pode ser facilmente acessada pelo app ou pelo site. 

De acordo com Henrique Gonzaga, de uns tempos pra cá, os hábitos de consumo mudaram muito. Com a pandemia, o mercado no mundo digital cresceu vertiginosamente. Foram 68,9 milhões de compras online e R$ 27,3 bilhões movimentados na economia. Comprando com 2019, isso representou um crescimento de 82,1% no número de compras e incremento de 71% no faturamento. 

“São números que mostram o poder do e-commerce, reforçando seu potencial alternativo neste momento em que, mesmo com a retomada, ainda se encontram muitas limitações nas vendas presenciais”, destacou Henrique Gonzaga. 

Recursos e vantagens 

O Tá Fácil Comprar conta com tutoriais e contratos disponíveis no próprio aplicativo e nos canais de comunicação (portal do lojista e tafacilcomprar.com), atualização em tempo real dos dados e indicadores dos negócio, facilidade de cadastro para os lojista e para as vendas dentro do app, fácil acompanhamento dos pedidos, diversas categorias de produtos e serviços, pagamento online ou presencial e comunicação fácil, com o cliente podendo entrar em contato com a loja através da opção “fale conosco”. “É uma plataforma bem dinâmica, preparada para todos os cenários o qual o empresário pode se deparar”, observou. 

Além disso, o marketplace da Fecomércio tem vários outros atrativos, como menores taxas do mercado para cada segmento, ampliação imediata da sua cartela de clientes, não possui taxa de adesão, suporte online e presencial, facilidade de cadastro, além de outros. 

O Tá Fácil Comprar permite que o empresário mantenha sua loja atualizada, gerenciando tudo sobre o seu e-commerce como catálogo de produtos, pagamentos, agendamentos e outros. Também dá acesso para o lojista acompanhar o desempenho do seu negócio virtual, e conta ainda com alerta para quando uma venda for concluída e o controle de acompanhar todo o caminho do produto até as mãos do cliente. 

E, para facilitar ainda mais a gestão dos negócios, o Tá Fácil Comprar ainda integra o estoque da loja física ao da loja online e dá a oportunidade do empresário oferecer descontos e promoções quando quiser. 

Segundo Maurício Filizola, a plataforma foi criada pensando nas empresas que não tem acesso ou condições de terem sua própria plataforma digital. Segundo ele, essa ferramenta proporciona benefícios tanto para os empresários, que podem contar com mais uma  forma de vender seus produtos de maneira ágil e articulada, como também para os consumidores, que ganham com a diversidade de produtos e serviços de vários segmentos, tudo em um mesmo lugar, num canal digital moderno, com muitas possibilidades de ofertas e com baixo custo de taxa de entrega por bairro.  

Serviço: 

Cadastro de empresas no marketplace Tá Fácil Comprar 

Link de cadastro:painel.tafacilcomprar.com/#/formulario_estabelecimento 

Para maiores informações entrar em contato com: Fabíola Macedo - Gerente comercial da Fecomércio-Ce 

Fone: (85) 99911-0647

JULHO] Loja da marca Hard Rock Cafe Fortaleza reabre e traz opções únicas com descontos progressivos

 Entre os itens disponíveis na loja estão as mundialmente famosas t-shirts da marca, além de produtos exclusivos para a loja de Fortaleza 

Para celebrar a volta do público ao seu espaço presencial, localizado no shopping Riomar Fortaleza, a unidade cearense do Hard Rock Cafe reapresenta vários itens exclusivos na loja da marca. A Rock Shop traz itens personalizados que são famosos no mundo todo. Para demarcar a reabertura, a loja está com uma promoção de desconto progressivo: comprando um item, o cliente ganha 10% de desconto; adquirindo dois, 20%; de três em diante, o desconto é de 30%. 

“Na Rock Shop, os clientes podem encontrar desde produtos clássicos da marca, vendidos mundialmente, até itens exclusivos da unidade de Fortaleza, como os pins colecionáveis com temáticas locais, disponíveis em versões limitadas”, pontua Lauro Sobreira, gerente de operações do restaurante. Os itens disponíveis na loja vêm de fornecedores do mundo inteiro, que atendem ao padrão de qualidade da marca. 

O Hard Rock Cafe Fortaleza

A capital cearense é a primeira cidade do Nordeste a ter uma unidade do HRC e a terceira do país, por meio VCI SA, investidora da marca Hard Rock Hotel no Brasil. O restaurante traz um espaço de cerca de 1.700 metros quadrados com varanda, área vip, lounge, espaço kids e mais de 50 memorabílias, de grandes artistas do mundo, expostos em um museu nas paredes do Café.

 

Serviço

Rock Shop

Endereço: Shopping RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)

Horário de funcionamento: Das 12h às 23h, de domingo a domingo.


JULHO] Festival QXAS abre inscrições para workshops

Em sua 3ª edição, Festival de Fotografia do Sertão Central traz ampla programação on-line

 

Os amantes da fotografia e das artes visuais já podem comemorar: a terceira edição do Festival de Fotografia do Sertão Central – QXAS está confirmada e, este ano, toda a programação será realizada on-line, entre os dias 11 e 14 de agosto. Conectando participantes de todo o Brasil, a programação do QXAS On-Line 2020 irá manter a proposta formativa e de difusão da fotografia brasileira que está no DNA do Festival desde o seu lançamento. Serão quatro workshops, com vagas limitadas e inscrições realizadas pela plataforma www.sympla.com.br, no valor de R$ 50. 

Os workshops abordarão os seguintes temas: Percepção e a Fala das Imagens, com Pablo Pinheiro; Narrativas Possíveis: Uma Reflexão Sobre Fotografia Digital, com Rafael da Luz; Pandemia: Maneiras de Fotografar Sem Sair de Casa, com Fernando Banzi; Produção de Notícias Para Veiculação em Redes Sociais, com Gustavo Costa. As vagas são limitadas, para garantir a qualidade do aprendizado e das trocas entre os participantes. 

O sertão é dentro da gente 

Com curadoria de Iana Soares e Rosely Nakagawa, a edição deste ano abordará o tema “Sertão em Mim” por meio de palestras, workshops, rodas de conversa e leituras de portfólios, dentre outras atividades que evocam reflexões e expressões dos sertões que cada um traz dentro de si. As atividades oferecidas, com exceção dos workshops, serão gratuitas e de livre acesso do público. 

“O QXAS surgiu com a proposta de descentralizar as ações culturais da capital, capilarizando o acesso aos saberes e à arte a partir do Sertão Central, mais especificamente Quixeramobim e Quixadá. Este ano, por causa da pandemia, as atividades serão realizadas on-line, mantendo o foco no intercâmbio entre a fotografia cearense e produção contemporânea, fomentando a produção cultural e democratizando o acesso à cultura e à arte”, explica Glicia Gadelha, uma das idealizadoras do Festival. 

Em breve, a programação completa do QXAS On-Line 2020 será divulgada, bem como a convocatória para artistas visuais que desejam expor seus trabalhos. O Festival de Fotografia do Sertão Central – QXAS é uma realização da AnimaCult e do iFoto, com apoio da Verve Comunicação, Sistema Maior de Comunicação, Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Instituto Dragão do Mar e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. 

Sobre QXAS Festival 

QXAS é um festival de formação e difusão da fotografia brasileira, realizado nas cidades de Quixeramobim e Quixadá, no Ceará, com uma programação diversificada de formação, exposições, encontros, projeções, vivências, leituras de portfólios, intervenções urbanas e muitas trocas. Tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a fotografia cearense e a produção contemporânea brasileira nos campos da expressão e do conhecimento e fomentar a produção cultural e artística, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e a difusão da fotografia brasileira. O Festival tem como tema em 2020 “Sertão em Mim”.

  

Serviço: 

QXAS On-Line 2020 - WORKSHOPS

 

Data: De 11 a 14/08

 

Inscrições: www.sympla.com.br

 

Valor: R$ 50

  

 

Percepção e a Fala das Imagens, com Pablo Pinheiro

 

Dias 11 e 12 de agosto, das 10h às 12h – 20 vagas

 

Workshop voltado para quem se interessa em aprender ou relembrar a fotografia como fala, memórias e afetos. Serão dinâmicas para conhecer o que é uma leitura da imagem, criação de interligações entre imagens, construção de discurso visual entre suportes e uma reflexão sobre quando o sentir faz sentido.

 

PABLO PINHEIRO – Fotógrafo, produtor cultural, educador, editor e colaborador em publicações voltadas ao campo das artes visuais, Pablo é responsável pela Editora e Produtora Deu na Telha e pelo Círculo da Imagem. Possui trabalhos premiados nacionalmente e já foi representante regional na Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil e no Colegiado Setorial das Artes Visuais Nacional.

  

 

Narrativas Possíveis: Uma Reflexão Sobre Fotografia Digital, com Rafael da Luz

 

Dias 12 e 13 de agosto, das 15h às 17h – 20 vagas

 

Objetiva iniciar os participantes na linguagem da fotografia digital e na construção de zines. Durante as atividades, será possível visualizar a evolução do processo fotográfico, da técnica científica à expressão artística, abordando as mudanças causadas pela tecnologia que alteraram o modo de fotografar e a representatividade da imagem.

 

RAFAEL DA LUZ – Negro, pedagogo e fotógrafo, Rafael conheceu a fotografia analógica quando criança, mas entrou de vez na linguagem através de oficinas artísticas do Curro Velho, para pessoas da Região Metropolitana de Belém. A partir da sua realidade periférica, e convivendo com pessoas invisibilizadas ou silenciadas, vem produzindo ensaios e narrativas fotográficas sobre essas realidades, com os quais já participou de exposições no Brasil e no exterior.

  

 

Pandemia: Maneiras de Fotografar Sem Sair de Casa, com Fernando Banzi

 

Dias 12 e 14 de agosto, das 10h às 12h – 25 vagas

 

Com a pandemia, como é possível pensar no ato fotográfico? Abrir as janelas é preciso, ao mesmo tempo em que se olhar é necessário. O workshop vem como um respiro para poder pensar e colocar em prática o fazer fotográfico, abordando técnicas mais democráticas que utilizam o celular e outros dispositivos em um exercício coletivo de repensar a fotografia em tempos de isolamento.

 

FERNANDO BANZI – Jornalista, pós-graduado em fotografia e fotógrafo freelancer, Fernando é integrante da Goma Oficina Plataforma Colaborativa, onde desenvolve projetos autorais e comerciais. Também é professor de fotografia no Senac São Miguel Paulista (SP). Entre as participações mais recentes em projetos e festivais, podemos citar o Programa Nova Fotografia do MIS em SP, Festival PHotoEspaña, em Madri, Festival Internacional da Imagem Valongo (SP) e Solar Foto Festival (CE).

 

 

Produção de Notícias Para Veiculação em Redes Sociais, com Gustavo Costa

 

Dias 13 e 14 de agosto, das 15h às 17h – 25 vagas

 

Seguindo os princípios da Comunicação Popular para gerar autonomia e empoderamento na construção de narrativas diversas, o workshop tem como objetivo trabalhar a fotografia e a escrita de textos dentro da linguagem jornalística, para que sejam veiculados nas redes sociais.

 

GUSTAVO COSTA – Fotógrafo e estudante de Geografia da UECE, Gustavo já trabalhou com processos de formação em fotografia, participou de festivais e exposições e, junto com o Coletivo Zóio, realizou oficinas de fotografia e comunicação popular nas periferias de Fortaleza. Participou também da produção do documentário ONZE – a maior chacina do Ceará, junto com os Coletivos Nigéria e Voz e Vez das Comunidades.

  

Mais informações: qxasfestival@gmail.com | 85 99691.8458


JULHO] São Gonçalo do Amarante opta por manter ensino remoto em retorno às aulas no dia 3

Embora apresente menor taxa de letalidade da RMF, Secretaria Municipal de Educação avaliou que medida preserva saúde de estudantes e professores, mantendo qualidade pedagógica 


O município de São Gonçalo do Amarante (a 59km de Fortaleza) decidiu manter o formato de ensino remoto no retorno às aulas da rede pública, previsto para a próxima segunda-feira (3/8). A medida foi formulada após reuniões envolvendo um comitê de gestores, educadores, especialistas em saúde etc. O grupo promoveu, ainda, o diálogo com representantes sindicais. 

A manutenção das aulas remotas é um reconhecimento ao caráter excepcional que o mundo enfrenta com a pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, e a observação do crescimento de casos em algumas cidades, estados e países que fizeram a reabertura de diversas atividades, alguns dos quais pareciam ter controlado o surto do novo coronavírus, a exemplo do Japão. 

Apesar disso, as escolas do município estão adequadas para cumprir os requisitos reconhecidos internacionalmente como essenciais para uma eventual retomada de aulas presenciais, ao mesmo tempo em que aperfeiçoaram suas estruturas física, tecnológica e profissional para a continuidade remota do semestre letivo. São Gonçalo do Amarante tem taxa de testagem por mil habitantes superior (80,4) à de países desenvolvidos e a menor taxa de letalidade da Região Metropolitana de Fortaleza (2,33%). 

De acordo com o secretário municipal de Educação, Guerreiro Neto, a partir da decisão de manter o ensino remoto foram estabelecidos dois direcionamentos. “O primeiro é que o ensino remoto fosse produzido a partir da unidade de ensino. Ou seja, os professores, coordenadores e diretores vão estar nas escolas produzindo conteúdos, de modo coletivo e participativo para que se tenha um valor agregado a ele”. 

“Outro direcionamento que nós demos é que as escolas estejam abertas a receber alunos acompanhados de pais e responsáveis, de modo pré-agendado e organizado, para dirimir dúvidas existentes dos alunos quanto ao conteúdo ou para receber alguma dica do professor aos pais sobre como passar um conteúdo para os filhos”, acrescentou lembrando o êxito da modalidade de ensino remoto no primeiro semestre. 

O município foi, ao lado de Miraíma e São Luís do Curu, o melhor avaliado da região administrativa educacional em que está inserido no quesito devolutiva de atividades escolares, nos ensinos infantil e fundamental (I e II), atingindo índice de 100%. 

“Todos os dias, de segunda a sexta-feira, tínhamos aulas, com atividades e explicações dos temas e matérias abordadas. Assim, nenhum aluno se perdia no que foi passado”, conta o estudante Miguel Martins Soares, do 9º ano. 

“Foi uma experiência bem interessante porque ninguém esperava que o ensino durante esse tempo fosse até as nossas casas. Mesmo com a dificuldade de não ser aulas presenciais, os professores se esforçaram muito”, exalta.

 

Suporte às escolas 

Para o segundo semestre letivo, Guerreiro Neto, explica que “em cada escola, de um a três computadores contarão com webcam, microfone, fone de ouvido e HD externo para que possa haver uma melhor qualidade na produção de videoaulas. Além disso, a Secretaria de Educação visitará todas as escolas do município para ver de perto como o ensino está evoluindo”. 

Além de ter como norte as diretrizes municipais, cada escola da rede pública também tem liberdade para desenvolver iniciativas próprias para aprimorar o ensino remoto. Na Escola José Maria Barros de Pinho, localizada no distrito do Pecém, foi criada uma plataforma chamada “Educa Mais” para facilitar a realização de videoaulas, elaboração e resolução de atividades, bem como esclarecimento de dúvidas, além de um canal no YouTube. 

“Até avaliações a gente conseguiu aplicar por meio dessa plataforma. No canal do Youtube, a gente tem mais de 100 vídeos gravados pelos nossos professores, com aulas que realmente transmitem o máximo possível do conteúdo para eles. Criamos, ainda, um perfil no Instagram. A parceria das famílias, nesse momento, também foi bem importante para que pudéssemos dar essa continuidade em nosso processo educacional”, pontua o diretor da escola, Marcos Vinícius Abreu de Macedo. 

Ele assegura também que “a escola está engajada em seguir essas diretrizes, incluindo ampliar hábitos de higiene e limpeza como o uso de álcool em gel e máscaras, promover o distanciamento social e a adequação de ambientes, deixando-os mais arejados, evitando contatos entre as pessoas”.   

quinta-feira, 30 de julho de 2020

JULHO] Go Dream Fortaleza inaugura nesta quinta (30) com programação de exibição de filmes no estacionamento do Centro de Eventos

 

Arena drive-in multiuso também receberá shows, apresentações culturais e transmissão de jogos de futebol do Campeonato Brasileiro 

O espaço de eventos por excelência em Fortaleza será palco de um projeto de entretenimento diferenciado, unindo a paixão pelo cinema a outras opções de lazer, respeitando as regras de distanciamento social. O Go Dream, primeira rede nacional de drive-ins, chega a Fortaleza e iniciará a partir desta quinta-feira (30), no estacionamento do Centro de Eventos do Ceará, sua programação de exibição de filmes, seguindo até o dia 20 de setembro. 

O Go Dream Fortaleza funcionará de quinta-feira a domingo, com três sessões diárias, às 16h30, 19h30 e 22h30. A entrada custará, em média, R$ 65,00 por veículo (valor da meia-entrada solidária), com um máximo de quatro pessoas por automóvel, recomendando-se até duas pessoas para uma melhor experiência. A capacidade é de 100 vagas ao ar livre para veículos. Para garantir as medidas de segurança sanitária, durante a sessão não será permitido sair dos veículos. 

Tanto a compra do ingresso como as compras de alimentos e outros produtos dentro da arena serão por meio de tecnologia de pagamento sem contato, uma opção prática e segura, a partir do aplicativo do evento – que também deverá ser utilizado para agendamento do uso dos banheiros. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.godreambrasil.com.br, onde a programação será atualizada semanalmente. 

Neste primeiro final de semana de exibições, o público de Fortaleza poderá assistir a filmes como: D.P.A. – A Marca da Maldade, Elis e 1917 (quinta-30); Gabriel Medina, BumbleBee e O Chamado (sexta-31); D.P.A – O Filme, Que Horas Ela Volta? e Pulp Fiction – Tempo de Violência (sábado-1/8); Escola de Rock, Central do Brasil e O Auto da Compadecida (domingo-2/8). 

O drive-in de Fortaleza integra o Go Dream, rede nacional de drive-ins da agência de live marketing  Dream Factory e tem como parceira regional a For You Eventos, que convidou outras quatro grandes empresas de eventos do Ceará para se unirem nesse projeto: Celebre, Invoga, Nativa e Social Music. 

Outras cidades brasileiras ganharam arenas semelhantes, como São Paulo (Estádio do Pacaembu), Rio de Janeiro (Barra Shopping), Recife (Shopping Recife) e Nova Lima-MG (Faculdade Milton Campos). As arenas drive-in multiuso serão parques de experiências que, além dos filmes, poderão receber shows, apresentações teatrais, transmissões de jogos do Brasileirão e outros esportes, stand-ups e grupos de comédia, entre outras atrações.

 





Programação com parceria de conteúdo da Globo 

Toda programação será montada a partir de uma parceria de conteúdo com a Globo, através do Globoplay, Telecine, Canal Brasil, Gloob, Globo Filmes, Multishow, Off, GNT, VIVA, canais Premiere e Som Livre, com uma oferta de conteúdo plural, que vai de clássicos a sucessos recentes, com programas para todas as idades. São filmes, séries, programas, documentários, conteúdos infantis e jogos do Brasileirão, assim shows de artistas da Som Livre e talentos da empresa para apresentações ao vivo ou transmissões exclusivas. 

“Através de seus diversos canais e plataformas, a Globo oferece um conteúdo diversificado, com opções para todas as idades e gostos. É mais uma forma de estamos junto do público neste período de distanciamento social, levando inspiração, arte, conexão, alegria e diversão”, afirma Manuel Falcão, Head de Marketing e Operações na Comunicação da Globo. 

As sessões contarão com uma iluminação especial que vai contribuir para transformar o passeio em uma experiência mágica. “Pensamos em toda uma estrutura para oferecer conforto e segurança ao público. Depois de tanto tempo de isolamento social, queremos que as pessoas tenham tranquilidade para sair de suas casas e aproveitar um momento de distração sem preocupações. Sabemos que será especial para todos e temos ao nosso lado os parceiros ideais para transformar a ida ao Go Dream em um passeio memorável”, acredita Duda Magalhães, presidente da Dream Factory. 

Além da venda de ingresso antecipado pela internet e compras dentro da arena somente por meio de um aplicativo, outras medidas de segurança estão previstas. Haverá distanciamento de mais de um metro entre um carro e outro, ou seja, mais ou menos uma vaga vazia. O uso dos banheiros também acontecerá por uma fila virtual com hora marcada via o app, que servirá ainda para quem desejar fazer doações para ações sociais ou conhecer a programação das próximas semanas. 

Para Claudio Romano, CEO da Dream Factory, todo esse protocolo já estabelecido e a possibilidade de realização do evento mostram uma retomada do mercado de entretenimento. “Fomos um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19, mas soubemos nos reinventar para seguir oferecendo alegria para o público. O Go Dream é um ótimo exemplo dos conteúdos que podemos criar para unir marcas e pessoas”, conta.  Gaetano Lops, VP da área de Experience da empresa, concorda: “Temos uma vocação para entender as demandas do mercado e pensar em soluções inovadoras. A drive-in é um exemplo das muitas plataformas de comunicação que podemos desenvolver para nossos clientes”, finaliza.

 

Grandes marcas envolvidas e ações diferenciadas 

O Go Dream tem patrocínio Master da Budweiser e patrocínio da Ame Digital e da BR Distribuidora, marcas que estarão presentes nas arenas oferecendo produtos, serviços e experiências para o público. A AmBev, além de disponibilizar os produtos do seu portfólio, ativará a marca Budweiser com diversas ações, entre elas, o Bud Stage, palco que receberá os shows e os conteúdos ao vivo, e o Pitstop, operação onde o público poderá comprar produtos para levar para casa. A marca também contribuirá com conteúdos e talentos que têm relação com a Budweiser.  

 “Queremos conectar as pessoas com suas paixões mesmo neste momento de cautela e o drive-in surge como a oportunidade perfeita para convidar o público a explorar uma nova relação com o entretenimento e matar a saudade do melhor do esporte e da música”, afirma Ricardo Dias, vice-presidente da Ambev. 

A Ame Digital será o meio oficial de pagamento para a realização de compras e pedidos desde o ingresso até o drive-in, tudo isso com comodidade e segurança. “Neste momento em que as pessoas buscam alternativas de entretenimento seguro, o drive-in é uma excelente opção de diversão. Com tecnologia de pagamento sem contato, via QR Code, a Ame oferece uma opção prática, rápida e, principalmente, muito segura”, diz Thiago Barreira, diretor da Ame Digital. 

Já a BR Distribuidora, por meio de sua franquia de lojas de conveniência BR Mania, será responsável por uma estrutura de alimentação na arena que contará com itens selecionados e toda a excelência de serviço e atendimento característico da rede. “O Premmia, programa de fidelidade dos postos da rede da BR, que troca pontos por ingressos de cinema e espetáculos culturais, e a BR Mania, com os melhores snacks para acompanhar esses eventos, têm total aderência ao projeto Go Dream, que traz diversão na medida certa para esses tempos atípicos que vivemos”, afirma o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da BR Distribuidora, Leonardo Burgos. Os pedidos serão entregues diretamente nos veículos, que, após estacionarem na vaga escolhida por ordem de chegada, receberão um prisma com o número para realização das compras no local.

 

Serviço Go Dream Fortaleza: 

De quinta-feira a domingo, das 16h30 às 00h30.

Local: Estacionamento do Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz

Capacidade: 100 carros.

Sessões: 3 por dia.

Valores: R$ 65 (meia solidária) por veículo

Shows – Ainda a confirmar

JULHO] Instituto Myra Eliane lança "O Cearense Revelado" em live, na próxima terça-feira (04)


A obra, de autoria de Luís Sérgio Santos, é uma continuidade ao ensaio de "O Cearense", do professor e ex-governador, José Parsifal Barroso, e traz uma pesquisa inédita no Brasil sobre a origem do cearense. 

O Instituto Myra Eliane lança na próxima terça-feira (04), às 19h30, através de transmissão  ao vivo, o livro "O Cearense Revelado: uma jornada via DNA desvenda nossa ancestralidade". A obra, de autoria do professor e jornalista, Luís Sérgio Santos, é uma continuidade ao ensaio "O Cearense", do professor e ex-governador, José Parsifal Barroso, publicado em 1969, e reeditado em 2017. 

Com prefácio do empresário e presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, "O Cearense Revelado" mostra, através da pesquisa inédita GPS-DNA Origins Ceará, o padrão genético da composição do cearense. A análise genética foi realizada no Laboratório DDC, em Ohio (EUA), a partir de amostras colhidas em todo o Ceará. 

"Essa é a via que nos permite agora mostrar O Cearense Revelado. Para isso, o apoio de cientistas na pesquisa foi fundamental, notadamente a metodologia desenvolvida pelo professor Eran Elhaik e seu time, que criaram o algoritmo GPS — Geographic Population Structure (Estrutura Geográfica da População), método que permite o rastreamento genético ancestral a partir de amostras de DNA. Essa nova escalada parece-nos somente o início de uma grande revolução na história da humanidade, notadamente no campo da Medicina Molecular", ressalta Igor Queiroz Barroso. 

Desenvolvido em 14 capítulos, o livro traz os temas:  A gênese de O Cearense; Diálogos com Gilberto Freyre; Visões do Ceará; O “cabeça-chata”; A evolução humana; Rastreamento genético via DNA; Os grupos genéticos do cearense; A análise de Eran Elhaik; Fennoscandia e a Era Viking; África Ocidental, entreposto escravagista; América Central, conexão norte-sul; País Basco, o sangue ferve; Arábia: judeus, sírios e libaneses e A fala de algumas amostras. 

A live de lançamento do livro será transmitida pelo Youtube do Instituto Myra Eliane, Facebook (@myraeliane), Instagram (@myraeliane) e contará com a participação do presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso; do autor do livro, professor Luís Sérgio Santos e do colaborador técnico da pesquisa, médico Evangelista Torquato. O biogeneticista Eran Elhaik, professor-doutor da Universidade de Sheffield (Reino Unido), consultor na pesquisa genética e autor da metodologia GPS (Geographic Population Structure), também participará do momento, através de conexão, direto da Suécia. 

Após o lançamento, o livro "O Cearense Revelado: uma jornada via DNA desvenda nossa ancestralidade" ficará disponível para venda na sede do Instituto Myra Eliane, localizada na Av. Desembargador Moreira, 2120, sala 504, Aldeota, Fortaleza/Ce; e através do Whatsapp (85) 99412-3827.

 

Sobre o Instituto Myra Eliane

 

O Instituto Myra Eliane, fundado em 2016 com base em Fortaleza (CE), atua no fomento à educação infantil, com base nos valores humanos. Na frente editorial, já são quatro obras lançadas: a reedição do livro "O Cearense" (Parsifal Barroso), "Olga Barroso - Na vanguarda da vida" (Juarez Leitão), "Parsifal - Um intelectual na política" (Luís Sérgio Santos) e a reedição de Pequena História do Ceará (Raimundo Girão).

Serviço

 

Live de lançamento do livro "O Cearense Revelado"

 

Transmissão: pelas redes do Instituto Myra Eliane - Youtube do Instituto Myra Eliane, Facebook @myraeliane e Instagram @myraeliane

 

Data: 04 de agosto de 2020 (terça - feira)

 

Hora: 19h30 


JULHO] DFB Digifest - Segundo dia do LIVE MODA apresentou desfiles de coletivo com Bruno Queiroz, Gisela Franck e Bikiny Society; e dos estilistas Vitor Cunha e Almerinda Maria

Almerinda Maria por Igor Cavalcante


O DFB Digifest 2020, edição virtual do maior encontro da moda autoral da América Latina, realizou nesta quarta-feira (29), a partir das 19 horas, o segundo dia do DFB Live Moda, transmissão de desfiles de forma 100% online. O evento virtual aconteceu no canal do Youtube e contou com os desfiles do Coletivo composto pelos estilistas Bruno Queiroz, Gisela Franck e Bikiny Society; e dos estilistas Vitor Cunha e Almerinda Maria. A série de desfiles será transmitida até a próxima sexta-feira (31) pelo endereço: https://www.youtube.com/channel/UCMZ_Dd0g5nLdVgAND_8j5Yw




Almerinda Maria por Igor Cavalcante


 A ação tem o objetivo promover a moda autoral, renovando e incentivando o trabalho e a autoestima de criadores e marcas parceiras neste momento de impactos da pandemia. A transmissão iniciou com o desfile do Coletivo composto pelos três estilistas. Bruno Queiroz trouxe ao público a coleção “Entrelaço”, que traz silhuetas abstratas, evocando a substância do sentimento amor. Com tecidos como tafetá, sanjan e shantung, as peças apresentam volumes e cores que arrebatam corações. Gisela Franck apresentou uma coleção atemporal, leve, minimalista, comercial e inspirada na natureza. Em tons crus, contou com tecidos em 100% linho puro, que está no DNA da marca. Completando o trio, Bikiny Society apresentou peças na coleção “Pura Vida”, que em uma criação genuína conta a história de caminhos percorridos por entre praias selvagens da Costa Rica, cachoeiras sem fim, trilhas mágicas entre selva, montanha e florestas. 

O estilista Vitor Cunha apresentou uma coleção que celebra o equilíbrio entre o homem, a natureza e o conhecimento em uma cartela de tons azuis, inspirada na chuva e nos rios, com pesquisa e desenvolvimento na benatêxtil, uma lavanderia industrial especializada em jeans, que surge tanto em peças mais convencionais, como shorts, calças de modelagem comfort e camisas sem manga, quanto em viés de macramês. 





Bikiny Society por Igor Cavalcante




Bruno Queiroz por Igor Cavalcante


Finalizando a transmissão, Almerinda Maria apresentou a coleção “Calmaria”, com cores clássicas de suas coleções anteriores como branco, off white e o nude, mesclando com os tons de rosa pó, verde menta e azul oxigênio. Outro destaque do desfile foram as máscaras de proteção, com um mix de rendas - renda renascença, renda francesa, bordado Richelieu, marca registrada da Almerinda Maria. 

O line up do Live Moda conta ainda com outros grandes nomes que já estavam confirmados na edição física e que são consagrados estilistas e marcas do trade da moda autoral: Bruno Olly, Ivanildo Nunes, Lindebergue Fernandes, Rendá por Camila Arraes; Ronaldo Silvestre; Kalil Nepomuceno; Baba, Marina Bitu e Thereza Montenegro, sendo estas duas últimas estreantes no evento. 




Gisela Franck por Igor Cavalcante

As gravações dos desfiles aconteceram nos dias 18 e 19 de julho, na F3 Produções, cumprindo todos os protocolos de segurança para o casting de modelos e as equipes de produção, beleza e técnica. O DFB DigiFest tem como objetivo principal transportar o clima de criatividade e inovação do DFB Festival para o universo das redes sociais. A iniciativa conta com o patrocínio do Sebrae/CE e da graduação em Design Moda da Unifor. 



Vitor Cunha por Igor Cavalcante


Ações sociais 

O evento está doando, junto com a Enel, 200 mil máscaras de longa proteção a domicílios em áreas de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Fortaleza. Outra ação, o projeto Marmita Chic reúne, até 31/07, oito restaurantes da nossa culinária autoral para criar pratos comercializados com preços promocionais e parceria com o aplicativo de delivery James, a Coca-Cola, a Granja Regina e a Mallory. 

O DFB Digifest realizou ainda o Pitstop Contra a Covid-19, que realizou no mês de julho 1.000 exames grátis para a população, em uma espécie de drive-thru instalado no calçadão da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata. Com cadastramento e agendamento do horário dos testes realizado somente no dfhouse.com.br, a iniciativa é uma correalização DFB DigiFest/Enel, realização da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (Coaph Saúde), com patrocínio da Qair, apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza, e do Instituto Iracema, apoio do Senai, Sistema Fiec e Laboratório Régis Jucá, englobando os sindicatos têxteis do Estado: SindRoupas, SindConfecções e Sinditêxtil. 

Link dos vídeos do segundo dia do Live Moda: https://we.tl/t-1mXlQkl4Qj.

  

Confira o line-up dos próximos desfiles DFB Live Moda:

 

Quinta, 30/07

 

19h - Rendá por Camila Arraes

 

19h30 - Ronaldo Silvestre

 

20h - Kallil Nepomuceno

 

 

 

Sexta, 31/07

 

19h - Marina Bitu

 

19h30 - Thereza Montenegro

 

20h - Baba

 

O maior encontro da moda autoral da América Latina 


O DFB Festival foi criado, em 1999, para possibilitar o diálogo entre as camadas que compõem o trade da moda no Ceará, facilitando o acesso e a visibilidade tanto para profissionais e marcas estabelecidas no mercado, quanto para novos e promissores talentos. Com o avanço das edições, o Evento abraçou fortemente ações de formação, economia criativa e inovação. 

Na edição 2019, o DFB Festival instalou uma estrutura de 27.000m2 nas areias do Aterro da Praia de Iracema, por onde passaram 36 desfiles, 20 shows, quatro balés, feira de design com 60 expositores, 12 palestras e workshops, além de uma mostra gastronômica reunindo 21 bares e restaurantes. 

Celebrando a inclusão de Fortaleza no ranking de Cidades Criativas: Design, outorgado pela Unesco, o DFB Festival 2019 gerou 3.655 postos de trabalho, diretos e indiretos, além da participação voluntária de 132 alunos de 11 instituições de ensino dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, representando as graduações de Design de Moda, Hotelaria, Produção de Eventos e Publicidade & Propaganda.

  

SERVIÇO

 

DFB DigiFest 2020 

Festival Online de Moda, Cultura e Empreendedorismo 

1º de Junho a 31 de Julho de 2020 

Programação online em www.dfbfestival.com.br 

Novidades e atualizações nas redes sociais: @dfbfestival