
Com uma comunidade formada por mais de 570mil seguidores, o movimento tem na filosofia uma das formas de iluminar a consciência e ajudar pessoas na trilha do desenvolvimento pessoal
“Epstemia é a epidemia da
episteme; episteme é o conhecimento verdadeiro, o oposto da opinião sem
fundamento.” Oriunda do substantivo feminino que advém da filosofia grega, o
nome da comunidade que reúne mais de 570
mil pessoas no perfil do Instagram @epstemia é um neologismo que tem como
intenção expressar o intuito do paulistano Caio, de 28 anos, de ser um “suporte
para o novo mundo”, que é o ato de renascer de cada ser humano individual,
culminando no renascer de uma sociedade. A marca entra como um “suporte”, no
sentido de cada pessoa aprender e exercitar o servir. Ou seja, se é fé que uma
sociedade precisa, para ir em frente, com a absorção do conteúdo e a prática
dos aprendizados, ela terá todo o aparato necessário para viver os desafios e
assim formar um novo mundo repleto de ação e harmonia.
A marca surgiu em 2015, quando
o projeto musical com viés filosófico de Caio Batista, artista nato, trouxe ao
mundo composições com letras que falam sobre a existência, a jornada do
desenvolvimento pessoal e tudo que envolve os questionamentos de quem trilha o
“caminho estreito” na filosofia, que seria a escolha da reforma íntima como
forma de evoluir e viver a verdade intrínseca.
A fé raciocinada vem pelo
conceito de espiritualidade. Conceitos do budismo, cristianismo, xamanismo,
hinduísmo, taoísmo, estoicismo, entre outros determinam a forma plural que a
Epstemia provoca em sua comunidade.
Ao longo dos últimos sete anos
após o surgimento da marca, assim como a fluidez natural do que é vivo, a
Epstemia se desenvolveu e hoje, conta com 4 pilares que se equilibram assim
como os elementos da natureza: água, fogo, terra e ar. É a verdadeira alquimia
da vida como referência e inspiração para a gestão da marca.
O Fogo é representado pelo
projeto musical, onde as músicas agem como agente transmutador, liberando no
momento que se ouve, as energias intensas que a angústia, a raiva, medo,
ansiedade, e o estresse podem causar. Tem como lema principal, o de queimar,
derreter, transcender e deixar o corpo literalmente falar e extravasar, através
dos acordes, da velocidade e da agressividade. Com pretensões de futuras
apresentações em shows, a marca vem se preparando para embarcar no mercado
musical para cantarEpstemia mundo afora. Enquanto isso, você pode curtir as
canções nas plataformas Spotify, Deezer, Youtube, Youtube Music, Tidal, Amazon
Music, Napster, Pandora, Yandex Music e Amazon.com.
Tá angustiado? Toca a música.
Ela vai te ajudar a derreter esse sentimento e transformá-lo em força de ação.
Assim como a fluidez do
elemento Água, a comunicação é representada pelos cursos ofertados pela marca;
no curso “Introdução à Alquimia Sutil”, é dada a oportunidade de mergulhar de
forma mais profunda e detalhada nos conhecimentos filosóficos compartilhados no
conteúdo produzido pela equipe Epstemia, uma boa opção de ‘boas-vindas’ para
quem está iniciando a jornada de autoconhecimento e deseja uma forma de guia
para iluminar o ‘caminho das pedras’ de forma inicial. O curso é fundamentado
em cima de um tripé: Disciplina, Meditação e Leis Herméticas.
A Disciplina vai ajudar a
manter o foco no objetivo; A Meditação, ajuda a entender o plano mental; As
Leis herméticas fazem compreender o movimento das coisas e entender a ordem
dentro do caos.
Quer entender a filosofia?
Participe do nosso curso e deixe transcender o conhecimento.
Para aterrar, fincar e
estabelecer de forma mais concreta, os produtos Epstemia são a manifestação
física da mensagem da marca como o elemento Terra. Produtos como roupas, quadros e outros podem ser adquiridos pelos
‘sutis’ (assim chamados os seguidores da comunidade).
Quer olhar pra sua casa e
lembrar a direção? Pendure os nossos quadros com os lembretes.
O ar, assim como a água,
reverbera ainda a comunicação da comunidade e é representado no conteúdo
produzido nas redes sociais da marca, que proporciona postagens diárias no que
poderia ser interpretado como um conceito de desenvolvimento pessoal da nova
geração: por meio de um design criativo e atraente, a beleza das palavras que
traduzem pensamentos profundos de forma clara, provocativa e didática conquista
seguidores diários e fiéis que, por meio de comentários e mensagens, criam um
laço cada vez mais forte de troca com seu idealizador.
O suporte emocional que a Epstemia provoca é sentido com palavras de
gratidão, sentimento de identificação e muitos outros, vistos e compartilhados
por quem acompanha o IG.
“Queremos que as pessoas
testem e pratiquem suas ideias e verdades por meio da disciplina e
autorresponsabilidade ao invés de apenas conjecturar do sofá, buscando grandes
culpados. Nosso viés de prática é por meio da arte, que podemos definir como a
vivência de todas as nossas ações, desde as mais triviais do cotidiano.
Acreditamos que se você executá-las com um olhar curioso de um iniciante, vai
se tornar melhor em cada pequena coisa, a cada dia; e assim, evoluirá também
nas grandes questões da vida”, afirma Caio.
Como o geômetra Galileu
Galilei afirmou: “A matemática é o alfabeto no qual Deus escreveu o universo”,
logo, os números traduzem o sucesso dessa ‘epidemia do conhecimento’: são mais
de 10 milhões de contas alcançadas, entre jovens, adultos e em sua grande
maioria, mulheres de diversos estados do país, como também fora do Brasil,
principalmente em Portugal.
Os compartilhamentos
constantes e postagens salvas fazem do IG um queridinho do famigerado algoritmo
da rede social que domina o mundo virtual e provoca um paradoxo: por meio do
incentivo à consciência para a liberdade mental, a Epstemia nos prende nesse
lugar de acolhimento, conforto e verdade, onde, uma vez acessado, não se deseja
mais sair.
É o alcance das profundezas de
si mesmo por meio da conexão e identificação com o outro que liberta, e é essa
consciência que trará um novo mundo – que já existe e está online: @epstemia.
SERVIÇO:
EPSTEMIA – Apresentação
Marca autoral com sete anos de
existência
@epstemia