Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 10 de setembro de 2016

Internet] Site de casamentos inova e oferece confirmação de presença automática


Na plataforma Willu, os noivos criam o site da festa com lista de presentes inteligente, monitoram confirmações de presença, interagem com os convidados e muito mais

Organizar um casamento é algo trabalhoso, sempre com muitos detalhes para se pensar e nada pode sair errado. O Willu, site e aplicativo totalmente focado no mercado de casamentos, oferece uma nova plataforma com ferramentas inéditas para facilitar a vida dos noivos e dos convidados. Muito mais que um site de casamento, o Willu usa tecnologia para fornecer uma lista inteligente de presentes na qual o casal recebe na sua conta, de forma segura, o valor dos itens comprados. Além de oferecer uma novidade: a opção de confirmação ativa de presença por telefone com áudio personalizado pelos noivos.

O Willu ainda oferece inúmeros benefícios para o casal que adquirir o plano único, que tem duração de um ano: fotos em tempo real feitas pelos próprios convidados, com a # dos noivos; lista de presentes em loja; presentes ilimitados; divulgação de eventos (chá de panela, despedida de solteiro etc);  história do casal com galeria de fotos e vídeos; depoimentos de pessoas que fazem parte da vida do casal; timeline social, e ainda inclui uma capinha de celular da marca Gocase para a noiva por tempo limitado.

O aplicativo já está disponível para download em Android e iOS,  também podendo ser acessado pelo site: https://www.willu.com.br/. No Willu, os noivos têm acesso a outros casamentos realizados pela plataforma onde podem se inspirar e entender melhor como tudo funciona, além de terem 15 dias gratuitos para teste. Para maior privacidade, os noivos podem optar por criar um perfil privado onde apenas os seus convidados poderão interagir e visualizar o conteúdo.

Lista de Presentes Inteligente

Segundo os desenvolvedores do aplicativo, uma das principais vantagens que os noivos buscam na plataforma é a lista de presente fictícia, na qual o valor do presente se transforma em dinheiro e é transferido para a conta do casal. Eles podem acompanhar todas as compras efetuadas por meio do painel no perfil do casamento e, quando desejarem, podem solicitar a transferência do valor acumulado para sua conta bancária. “É bem melhor porque eles recebem a quantia e fazem o que bem quiserem. Mais cômodo do que receber vários presentes repetidos ou indesejados, por exemplo”, explica Leonardo Rocha, um dos diretores.

Outro diferencial é que a lista oferecida pelo Willu é inteligente e totalmente personalizável. Quando os noivos criam o casamento, eles fornecem uma série de informações e com isso, o aplicativo gera uma lista de presentes adequada para cada perfil. Os noivos também podem adicionar ou retirar presente da lista, editar o nome, o valor e também aumentar ou diminuir o número de cotas disponíveis para cada item. A transação é feita pelo Mercado Pago, plataforma de pagamentos bastante utilizada no Brasil, garantindo uma maior segurança ao usuário.

RSVP Online
          
        O termo RSVP é a abreviação de “Répondez S'il Vous Plaît”, uma expressão francesa, que traduzida para o português significa "Responda, por favor". Termo muito utilizado em convites de grandes eventos para a confirmação da presença dos convidados, para que exista um maior controle e o corte de gastos desnecessários com convidados ausentes. Pensando nisso, o Willu oferece uma ferramenta inédita para confirmação de presença ativa que o próprio aplicativo liga para confirmar a presença.

            Entenda como funciona RSVP ativo: o casal grava uma mensagem de voz no app, seleciona os convidados na agenda telefônica do celular, confirma e, em seguida, o software faz as ligações de forma automática com um áudio personalizado dos noivos. “O RSVP ativo traz como vantagem uma aproximação entre os noivos e os convidados para um convite formal da cerimônia. Além disso, a ferramenta fornece um maior controle evitando gastos desnecessários com convidados ausentes”, afirma Leonardo Rocha.












Serviço
Willu Casamentos
Site: www.willu.com.br
Disponível para download em: http://bit.ly/willucasamentos
Atende sistemas operacionais Android e IOS.

Informações: (85) 98181-0444 e pelo email contato@willu.com.br

Turismo] Conheça o UTV - nova sensação na Praia de Canoa Quebrada, no litoral cearense


Um passeio em Canoa Quebrada, no Ceará, para descobrir vistas, sons e cores inteiramente únicos deste lugar. Não espere para ver as praias deste litoral, pois são maravilhosas fontes naturais que merecem uma . Para acompanhar o trajeto do passeio, a Arriégua Adventure apresenta o UTV, também conhecidos como side-by-sides, uma vez que os ocupantes vão lado a lado. Eles têm os mesmos princípios de um quadriciclo convencional, mas concepção similar a dos automóveis e fazem o maior sucesso na América do Norte e Europa.

Os UTV's chegam à Praia de Canoa Quebrada, e com a Arriégua Adventure os clientes têm a oportunidade de conhecer toda a extensão da Praia de Canoa Quebrada, o antigo vilarejo de pescadores dos Esteves, o símbolo da lua e estrela, a Broadway e, a vila de Canoa Quebrada, além das grandes dunas brancas e toda a diversão do inesquecível “sandboard e skibunda” nas lagoas da região, e oásis.

A empresa é referência nacional e internacional, tendo como missão, proporcionar a liberdade e satisfação com toda segurança, qualidade e carinho de fazer os melhores passeios da região. Além de proporcionar a diversão e a união de seus clientes – principal objetivo por trás da ideia –, a Arriégua Adventure fortificou o turismo em Canoa Quebrada.




Categoria que mais cresce em todas as competições

A aceitação do UTV é tamanha que de acordo com dados da Confederação Brasileira de Motociclismo, que regulamenta as competições envolvendo os UTVs, hoje, eles representam a categoria que mais cresce em todas as competições.

Podendo alcançar até 130 km/h, os UTVs começaram a fazer parte das competições de motociclismo brasileira no dia três de dezembro de 2011, durante o Rally dos Amigos, válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally, em uma prova de apresentação.

Os UTVs vieram dos quadriciclos. A estrutura, designer e o motor são os mesmos, só que ganhou mais segurança com uma “gaiola” de proteção para o piloto, e isso tem atraído novos pilotos e feito com que alguns que andam de quadriciclos migrem para o modelo.

SERVIÇO:

Arriégua Adventure
Rua Principal, Broadway, - Canoa Quebrada, Aracati
Telefones: (88) 999324.0404 | 99613.3345
E-mail: reservas@arrieguaadventure.com.br

Site: www.arrieguaadventure.com.br

Dragão do Mar] Programação cultural de setembro de 2016

FUNCIONAMENTO DO DRAGÃO DO MAR

// Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h.
// Bilheterias: de terça a domingo, das 14h às 20h.
// Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: de terça a domingo, das 14h às 22h.
// Museus: terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
// Multigaleria: terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

// Atenção: às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar



► Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão

Todos os sábados, grupos de instrumentistas destacados da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) fazem belas apresentações gratuitas ao pôr do sol, na Arena Dragão do Mar. A cada edição, uma formação diferente surpreende o público. Confira a programação do mês de setembro:

03/09 – Duo Marcio Resende e Tarcísio Sardinha
Tem como proposta musical divulgar a Música Popular Brasileira, tendo como compositores homenageados Pixinguinha, K-Ximbinho, Dominguinhos, além de uma incursão pelo trabalho autoral de ambos os intérpretes.

10/09 – Félix Quarteto
Formado pelos músicos Alisson Félix, Ednar Pinho, Marculino Oliveira e Bruno Vasconcelos, o grupo tem uma abordagem focada na música instrumental, passando por vários gêneros como Choro, Jazz e outros estilos brasileiros, além de tocar composições dos membros do grupo. Atualmente montando um show com composições do integrante Alisson Félix.

17/09 – Mimi Rocha
Músico, arranjador e produtor musical. Com 30 anos de carreira, acompanhou artistas do quilate de Fagner, Belchior, Dominguinhos, entre tantos outros em shows e gravações. Atualmente, dirige o projeto Encontros, com shows temáticos de artistas cearenses. Lançou recentemente o CD Bom de Ouvir, com composições próprias e releituras e o DVD Bom de Ouvir ao Vivo, gravado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Mais informações no site: www.mimirocha.com.br.

24/09 – Show Bob em Pessoa
O show Bob em Pessoa apresenta o trabalho que o instrumentista e compositor Ayrton Pessoa – mais conhecido como Bob – vem desenvolvendo com música instrumental e trilhas sonoras. O repertório traz composições recentes arranjadas para o trio (clarinete, viola e teclado/synth/acordeom), bem como algumas adaptações transportadas do universo mais tradicional do seu primeiro disco (Manual Prático da Saudade) e do grupo Argonautas.

O repertório valoriza a sonoridade do grupo em busca de atmosferas alternativas através da experiência de escuta. A poética que se desenha neste processo parte da noção de “temporalidade”, com abertura a passeios por literatura, mitologia, ciência, memória, sonho, experiência urbana, repetição e cotidiano: questões disparadas pela utilização
enfática do tempo como processo fundamental das músicas. Nessa busca, o músico lança mão de estratégias de composição, orquestração, improviso e inserções sonoro- eletrônicas.

Ayrton Pessoa Bob (1980, Fortaleza) atua também como instrumentista em apresentações e gravações de diversos grupos e intérpretes, incluindo Paula Tesser, Caio Castelo, Marta Aurélia e Gustavo Portela. Costuma trabalhar em colaboração com artistas de várias linguagens, principalmente artes cênicas e visuais. Como compositor, seu trabalho é voltado principalmente para música instrumental, trilhas sonoras e instalações. Suas principais influências são: música latina, renascentista, minimal e eletrônica.

Foi integrante do grupo Argonautas (1999), produziu e co-dirigiu o espetáculo cênico- musical “Encarnado, preto e branco” e lançou, em 2012, o álbum Manual Prático da Saudade. Entre os trabalhos mais recentes para teatro, estão as trilhas sonoras de Baldio (do coletivo Pavilhão da Magnólia, 2015), Calígulas (Comedores de Abacaxi, 2015), Fatzer - Diga que você está de acordo! (Teatro Máquina, 2014), A Mão na Face (Grupo Bagaceira, 2013), Hamlet: Solo (Coletivo Soul, 2013), Ivanov (Teatro Máquina, 2011), e Otelo (Coletivo Cambada, 2011).

Dias 3, 10, 17 e 24 de setembro de 2016, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.


► Teatro Infantil [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “A Vaca Lelé”
Grupo Bandeira das Artes

Matilde, uma vaquinha que vivia fugindo do curral, era cheia de sonhos e curiosidades. Tinha sede de conhecer a vida e seus segredos. Ela consegue ampliar seus conhecimentos quando se torna amiga do velho espantalho, que tudo sabe e tudo vê. A  história fala de vontades, de liberdade, de voos felizes, de ir à luta para não se acomodar, de sonhos impossíveis e de muito amor.

Tudo isso acontece numa linguagem simples. O espetáculo tem uma linha sertaneja, as personagens têm sotaque e as músicas regionais completam o clima. Matilde, a Vaca Lelé, como era chamada, tem um objetivo: conseguir asas e voar. O destino da nossa vaquinha fica em aberto. Para onde foi a Matilde? Fugiu pelo pasto? Voltou para o curral? Foi parar num açougue? Ou realizou seu sonho de voar, nem que fosse dentro do seu coração?

Na história, cada personagem que a Matilde conhece é uma lição de vida e assim nossa protagonista cresce. Aprende a cantar com a Cigarra, a ser simples e ter personalidade como o Pardal, a não ser inconveniente como a Mosca, a ter ambição vendo a Galinha tão acomodada, a brilhar como os Vagalumes, a ser forte como o Touro. Mas o que a Matilde não sabia era que, para ter tanta felicidade, precisaria conhecer o outro lado da vida, o lado ruim das coisas. E Matilde acaba conhecendo o medo. O musical “A Vaca Lelé” é um momento feliz de teatro para a criança. Um espetáculo imperdível e inesquecível.

Dias 3, 10, 17 e 24 de setembro de 2016, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação Livre.


► Teatro da Terça [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “A raposa das tetas inchadas”
Cia Teatro Novo
Uma Raposa e suas crias vivem em uma casa subterrânea longe de tudo e de todos. É assim que a Matriarca, uma velha progenitora, mantém dois filhos presos a um mundo criado conforme seus ideais e mentiras. Numa relação paradoxal de possessão e amor, os filhos ainda dividem matrimônio com a mesma mulher, Rosemary, que os trata como animais submissos. Nesse cotidiano surreal, um par de botas, a arte como refúgio e um mundo de segredos são desvendados com a chegada de um novo professor de artes. Uma família e uma vida obscura. Amarras que não se desfazem por um ciclo de dependência.

Dias 6, 13, 20 e 27 de setembro de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito. Classificação 12 anos.


► Debate com Ginga

O Debate com Ginga é realizado uma vez por mês no Auditório do Dragão do Mar, proporcionando discussões de temáticas que se relacionam com a capoeira. Realizado pelo Grupo Capoeira Brasil, promove ainda oficinas e vivências de manifestações afro-brasileiras ou relacionadas com a capoeira. O debate promove a troca de saberes ao convidar pessoas oriundas de diversos setores da sociedade e de campos do saber.

“O Debate com Ginga é uma proposta de ir além dos espaços mais tradicionais da capoeira, instigando os capoeiristas a buscarem ampliar suas fontes de conhecimento e suas visões das temáticas que atravessam nossa arte”, afirma Luciano Hebert, corda marrom do Grupo Capoeira Brasil e coordenador do projeto.

A Capoeira e o Grupo Capoeira Brasil
A origem da Capoeira ainda hoje é discutida por diversos estudiosos da área, mas acredita-se que ela remonta aos tempos da escravidão, sendo criada provavelmente pelos negros escravos aqui no Brasil, na ânsia de se libertarem. A capoeira atravessou diversas fases e inúmeras adversidades, sendo até considerada uma prática ilegal e proibida.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Capoeira encontra-se presente em todo o território nacional e em mais de 150 países, tornando-se inviável contabilizar o número de praticantes. A Capoeira hoje é incentivada e amparada por Lei Federal e em 2008 foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, sendo candidata a tornar-se patrimônio da humanidade.

O Grupo Capoeira Brasil, fundado em 1988 (ano de comemoração dos 100 anos da Abolição da Escravatura), na cidade de Niterói, pelos mestres Paulinho Sabiá (Niterói – RJ), Boneco (Barra - RJ) e Paulão Ceará (Fortaleza - CE), surgiu com o objetivo de incentivar, divulgar e resgatar a cultura e a arte da Capoeira, valendo-se desse instrumento como um meio de transformação e incentivando os praticantes a se tornarem cidadãos críticos.

Dia 7 de setembro de 2016, às 19h, no Auditório. Gratuito.


► Mostra de Dança Experimental [Temporada de Arte Cearense]

Espetáculo “Acqua: Dançar de um corpo-espaço”
Cia Milza Gama
A montagem tem origem nas explorações dos processos criativos advindos da especialização da bailarina, atriz e pesquisadora Milza Gama, em Análise do Movimento Laban, ministrada por Regina Miranda, e cuja obra “Corpo e Espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento” foi tema de grandes debates. Mergulhadas nessa onda de Corpo que se funde com seu Espaço, Milza Gama e Aline Monteiro caminham e dialogam entre dança e poesia, entre mar e areia, entre o tu e o eu, embebidas pela imagem poética e dialogal e pelo encontro entre as conexões Corpo e Espaço, essência humana e natureza.


Espetáculo “TransiTO”
Dyego Stefann
Um corpo em dança. Que dança. Move-se de lá para ali. Dali para lá. Quais são suas questões?! Haverá alguma?!


Espetáculo “Equilibrista dos Ventos”
Rafael Abreu
A técnica de equilíbrio é mobilizada pelo intérprete-criador na construção de imagens cotidianas do homem do cangaço. Assim, o figurino característico, com gibão e o simbólico chapéu de couro, é trazido ao palco a serviço da cena, além de oferecer ao público um novo olhar estético a situações cotidianas do homem que dribla a seca no Nordeste brasileiro. Além da dança, o experimento utiliza-se de técnica de circo, do teatro e de um conceito estético musical que potencializa a narrativa da transformação da personagem, dando uma nova ressignificação ao aparelho circense bola de equilíbrio e aos truques executados no decorrer das cenas.

Dias 7, 14, 21 e 28 de setembro de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação livre.
 

► Quinta com Dança [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “Dispositivo Móvel”
Experimentus Cia de Dança – Coreografia: Paulo Lima
Sobre a desconexão entre a imposição de normas e a realidade do governo nas cidades brasileiras, frente aos últimos acontecimentos e as manifestações nas ruas, referindo-se às relações de poder apresentadas por Michel Foucault e Giorgio Agamben.

Dias 8, 15, 22 e 29 de setembro de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação 14 anos.


► Leituras no Dragão [Temporada de Arte Cearense]
Confissões de Adolescente
A Invenção da Mônica
Os passos de Confissões de Adolescente são os seguintes: leitura dos diários publicados por editoras, breve discussão sobre benefícios de se escrever um diário e a confecção de um diário, através do uso de cadernos, canetas coloridas, adesivos etc.

Dias 8 e 15 de setembro de 2016, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.


► Batalha do Dragão
A Batalha do Dragão é um projeto do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, mediado por Erivan Produtos Do Morro, sonorizado por DJ Robson Além da Ideia e produzido por Flaviene Vasconcelos. O evento conta com o apoio da Bronx Street Culture e tem como objetivo promover o encontro de MCs para um duelo de rimas de improviso. O local escolhido para a realização do evento é o largo onde se encontra a estátua do grande poeta cearense Patativa do Assaré, já proclamado o padroeiro da batalha.

Mediador: Erivan Produtos do Morro
DJ: Robson Além da Ideia
Produção: Flaviene Vasconcelos
Tema da edição: Batalha do conhecimento, com temas previamente escolhidos a serem sorteados na hora.

Rapper convidado: Dextape
Estudante e pesquisador do Instituto Federal do Ceará, Dextape é um MC da região do Cariri. Um artista/ativista focado na valorização da música em sua totalidade e na experimentação de novos conceitos. Começou no rap em 2009, no grupo Monastereo e em 2011 começou seu projeto solo. Em 2015, lançou seu primeiro disco solo, o (EP) intitulado #ciclopeestavacerto. Suas músicas dialogam com a luta do movimento negro e com as metalinguagens fazendo uso de um estilo que ele chama de “experimental ácido”.

Programação
18h - Abertura das inscrições
18h30 - Apresentação Dextape
19h - Início da Batalha
21h - Intervalo com apresentações diversas
21h20 - Retorno da Batalha
21h30 - Anúncio do vencedor da Batalha do Dragão e foto oficial do campeão com a crew toda reunida

Premiação
1º lugar – 3 beats e 3 gravações no estúdio Produtos do Morro – Produções de Rap + Kit Bronx
2º lugar – 1 beat e 1 gravação no estúdio Produtos do Morro – Produções de Rap + Camisa da Bronx
3º lugar - 1 beat + 1 boné da Bronx
Classificação etária: Livre

Perfis em redes sociais:
Fanpage Erivan Produtos do Morro > https://www.facebook.com/erivan.produtosdomorro/
Twitter Erivan produtos do Morro > https://twitter.com/protdutosdomorro
Link do evento no facebook > https://www.facebook.com/events/1064357946944783/

Dia 9 de setembro de 2016, às 18h, no Espaço Patativa do Assaré. Acesso gratuito.


► Workshop de Geofilosofia & Meditação
Aula prática de Meditação & de Geofilosofia, que busca resgatar a herança cultural dos povos antigos para auxiliar-nos a viver de maneira mais consciente e inteligente, trazendo soluções milenares para problemas modernos. No dia 9 de setembro, será abordado o tema “Autoconhecimento & Realização com aulas práticas de meditação”. Já no dia 23 de setembro, a palestra falará sobre “Viagem Astral & Sonhos Lúcidos com aulas práticas de meditação”.

Dias 9 e 23 de setembro de 2016, às 19h, no Auditório. Gratuito. 12 anos.


► Polifonias [Temporada de Arte Cearense]
Calé Alencar – show “SambaZilOas”
O projeto Calé Alencar – SambaZilOas apresenta parte da produção musical criada para o ambiente carnavalesco. O objetivo é dar visibilidade aos temas e ritmos criados no período de 20 anos de atuação ininterrupta. Acrescenta ainda obras de compositores cearenses que também se dedicaram a criar peças musicais a partir de variações do samba e das loas de maracatu.

Gustavo Portela – show “Gustavo em Barlavento”
A "Caminhada Barlavento" é um passeio a pé feito por Gustavo Portela pelo litoral norte do Ceará, fazendo o caminho inverso de chegada dos primeiros habitantes do nosso estado como um mergulho às nossas origens em busca de algumas verdades pouco conhecidas na história do nosso estado. “Barlavento” é um termo náutico usado para dizer do lado de onde sopra o vento. Com uma caminhada que teve início no litoral de Caucaia para reconhecimento do trajeto nômade dos índios e através do depoimento de alguns moradores do litoral, foi colhido o material que gerou a representação imagética e sonora desse mergulho. Será o segundo passo desse projeto abordar como esses índios chegaram às terras cearenses há mais de 700 anos e como quase foram dizimados até seu reconhecimento em meados dos anos 70 do século XX. A caminhada permitiu a criação de uma performance chamada Barlavento, um disco "Gustavo em Barlavento" e um videoclipe que conta com imagens do Ceará e Cabo Verde.

Dia 10 de setembro de 2016, às 20h, no Anfiteatro. Entrada: 1 kg de alimento não-perecível, destinado a Casa Amigos de Jesus. Classificação Livre.

► Beatles na Favela
Com a banda All You Need Is Love e AfroReggae
O Grupo Cultural AfroReggae une forças com a banda ALL YOU NEED IS LOVE para criar um dos mais incríveis espetáculos já realizados sobre a banda The Beatles: o Beatles na Favela. Esta megaprodução será composta por grande estrutura de cenário, efeitos especiais, números circenses, dança contemporânea, trapézios e uma orquestra tocando os clássicos dos Beatles. Além disso, ALL YOU NEED IS LOVE interpretará ao vivo grandes sucessos do quarteto de Liverpool. A videografia e o cenário são criações da Vortice Dance Company, companhia portuguesa de dança contemporânea respeitada mundialmente. Exclusivamente para a preparação desta montagem, o grupo está no Brasil há três meses. Já os artistas circenses, orquestra e bailarinos são do núcleo do Grupo Cultural AfroReggae que trabalha com jovens carentes, entre 14 a 25 anos, da Favela do Cantagalo, na sede do Criança Esperança, no Rio de Janeiro.

http://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,musical-beatles-na-favela-tera-banda-cover-e-afroreggae-,1857820 http://canalbis.globo.com/programas/ao-vivo/materias/canal-bis-exibe-o-espetaculo-beatles-na-favela-ao-vivo.html http://www.midiorama.com/afroreggae-se-une-a-companhia-portuguesa-e-grupo-musical-para-criar-novo-espetaculo https://www.facebook.com/Beatlesnafavela/?fref=ts https://www.facebook.com/events/217602451968647/

Dia 10 de setembro de 2016, às 22h, na Praça Verde. Ingressos: R$ 80 e R$ 40 (meia). Classificação Livre.


► Sax in Cena [Circuito de Música Erudita]
Primeiro quarteto de saxofones profissional do Ceará, o grupo Sax in Cena apresenta obras de compositores franceses e peças de Alberto Nepomuceno.

Dia 11 de setembro de 2016, às 18h, no Auditório. Acesso gratuito.


► Eugênio Leandro e Márcio Catunda [Música no Dragão]
Show Escrito nas Jangadas
O programa Música no Dragão inicia nova edição em 2016, lançando o show Escrito nas Jangadas, dos artistas cearenses Eugênio Leandro e Márcio Catunda.

Dia 11 de setembro de 2016, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.


► Golpe de Vista #23
Ciclo mensal de conversas sobre fotografia traz um tema a cada edição e convidados do meio para palestras, além de oficinas gratuitas no sábado seguinte ao encontro.

Dia 14 de setembro de 2016, às 19h, no Auditório. Gratuito.


► Dragão das Letras
Dragão das Letras é um programa voltado para o debate entre as/os fazedores/as do universo do livro, leitura e literatura, e também na divulgação da cena literária cearense. Toda edição, um tema novo é colocado à mesa.

Dia 16 de setembro de 2016, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.


► Dragão Instrumental [Temporada de Arte Cearense]
Syntagma – show “Solos Nordestinos”
Solos Nordestinos traz o grupo de câmara mais antigo do Ceará em espetáculo instrumental inédito, interpretando com os timbres da música antiga o cancioneiro nordestino. Música erudita renascentista, barroca e medieval, em uma hora de apresentação.
Dias 16 e 30 de setembro de 2016, às 19h, no Auditório. Acesso gratuito. Classificação Livre.


► Fórum Harmônicas Brasil 2016

Realizado desde 2005, o Fórum Harmônicas é o único evento com esse formato no Brasil e integra os calendários oficiais do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza. A realização é da 4Blues Produções e Instituto Nordeste 21, com apoio do Governo do Ceará, InvestNE, Diogo Farias Microfones Artesanais, Instituto Dragão do Mar através do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O Fórum Harmônicas Brasil festeja, em 2016, a 12ª edição, trazendo ao Centro Dragão do Mar nomes de peso nos cenários local e nacional da gaita. O festival faz este ano uma referência especial ao gaitista gaúcho Edu da Gaita (1916-1982), marcando os 100 anos de nascimento do instrumentista – a maior referência brasileira da gaita de boca.

O repertório do evento é amplo: blues, rock, country, MPB, samba, tango, reggae, gospel, erudito, bossa nova, chorinho, xote e baião. Todos os sons, tons e sotaques da música cabem no instrumento – pequeno, mas com imensas possibilidades.

De 16 a 18 de setembro, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, o Fórum Harmônicas terá apresentações de cinco gaitistas de estilos marcantes: do Ceará, André Reis e Vitor Leão; de Goiás, Rodrigo Brasileiro; de Pernambuco, Jehovah da Gaita; e, da Argentina, Xime Monzon. Todos os shows são gratuitos.

Além das apresentações, o Fórum Harmônicas realizará workshops sobre gaita no auditório do Centro Dragão do Mar, no dia 17 de setembro (sábado), das 14 às 18h. A participação é aberta ao público, mediante a doação de um livro em bom estado, de qualquer gênero, para repasse à biblioteca comunitária em Canoa Quebrada (Aracati).

Programação

Dia 16/09
André Reis (CE) e Rodrigo Brasileiro (GO)
21h > Anfiteatro > Classificação Livre > Gratuito

Dia 17/09
Workshop sobre gaitas
14h às 18h > Auditório do Dragão > Participação mediante doação de livro em bom estado
Vitor Leão (CE) e Jehovah da Gaita (PE)
21h > Anfiteatro > Classificação Livre > Gratuito

Dia 18/09
Xime Monzon (Arg.)
20h > Anfiteatro > Classificação Livre > Gratuito


► Feira Índice
A Feira Índice é um espaço para um mercado alternativo do Livro, Leitura e Literatura do Ceará. Reunindo Editoras, Sebos, Coletivos, Escritores, a feira é um ponto de venda e fruição de diversas publicações em diversos suportes.

Além dos expositores, a feira tem um palco onde acontecem sessões de Jam Poesia, reunindo compositores e poetas cearenses, fazendo fluir versos e letras, uma mostra vida e dinâmica do que está sendo produzido no atual cenário da poesia cearense.

Expositores
-Editora Substânsia
- Editora Moinhos
- Brechó Literário Rimbaund
- Poeira Virtual
- A Literação
- Meu esquetibuqi
- Escambau
- Templo da Poesia
- Academia Afrocearense de Letras
- Abraço Literário

Dia 17 de setembro de 2016, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


► Quarteto Cearense [Circuito de Música Erudita]
O Quarteto é um dos grupos da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e apresentará repertório que vai do barroco ao contemporâneo.

Dia 18 de setembro de 2016, às 18h, no Auditório. Gratuito.


► Recital e Feira Cordel com a Corda Toda
A tradicional Literatura de Cordel, que hoje está sendo reconhecida pelo IPHAN como patrimônio imaterial, sempre esteve onde o povo está. No chão da feira livre, se fez eco na voz de seus poetas e folheteiros, despertando a curiosidade e prendendo a atenção dos transeuntes. Nos lares nordestinos, emocionou, fez sonhar, chorar e rir a milhares de pessoas e ainda contribuiu largamente com a educação.

Há mais de dois anos, o Projeto Cordel com a Corda Toda canta e encanta no Centro Dragão do Mar. Projeto criado pelo cordelista e ilustrador Klévisson Viana, com a realização da AESTROFE – Associação de Escritores Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, já apresentou muitos dos melhores poetas cordelistas, declamadores, cantadores repentistas e músicos tradicionais daqui e de muitos outros estados.

No dia 18 de setembro, o Projeto Cordel com a Corda Toda apresenta dois veteranos da Literatura de Cordel em nosso Estado: Klévisson Viana e Paulo de Tarso. Os poetas, além de consagrados cordelistas, são habilidosos declamadores, seguidores das escolas dos mestres Catulo da Paixão Cearense, Zé da Luz, Chico Pedrosa, Alberto Porfírio, Patativa do Assaré e outros.

Antônio Clévisson Viana Lima (Klévisson Viana)
É cordelista, cartunista, xilogravador, membro da AESTROFE e da ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel (RJ), publicou 30 livros e quase 200 folhetos de Literatura de Cordel. Seus trabalhos já “passearam” pelos quadrinhos, televisão e adaptações para o teatro. Destaca-se o folheto "A quenga e o delegado", transformado em episódio da série “Brava Gente” da Rede Globo. Tem trabalhos publicados em diversas editoras nacionais e internacionais como Chandeigne – Paris (FR), Editora Leya – Lisboa (PT), Editora Hedra –São Paulo (BR), Nova Alexandria –São Paulo (BR), Editora Demócrito Rocha – Ceará (BR), Editora Amarilys – São Paulo (BR), Edelbra – Porto Alegre (RS), Nova Alexandria – São Paulo (BR) dentre outras. Viajou diversos países levando a literatura de cordel e ganhou vários prêmios importantes, inclusive o Prêmio Jabuti de Literatura.

Paulo de Tarso Bezerra Gomes (Paulo de Tarso, o poeta de Tauá)
Nasceu na Fazenda Confiança, Tauá (CE) é declamador e cordelista com mais de setenta cordéis publicados, com variados temas: Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz. Temas políticos e históricos, com destaque para "A Guerra de Canudos e o Herói Conselheiro", "O Beato Zé Lourenço e o Caldeirão", entre outros. Foi selecionado e premiado no Prêmio Mais cultura “Patativa do Assaré” – Com o Cordel “O Quinze” Baseado na obra da Raquel de Queiroz. Tem dois CDs de poesia, ministra oficinas de cordel, é membro do Centro Cultural dos Cordelistas do Nordeste – CECORDEL e Academia Tauaense de Letras. É um apaixonado pela poesia de cordel e pelo repente dos bons repentistas. É o proprietário da Web Rádio Confiança – O Nordeste em Boas Mãos – 24 horas no ar.

Dia 18 de setembro de 2016, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.

► Dragão Blues
O projeto mensal apresenta grandes nomes do blues cearense e convidados de outros estados. Nesta edição, confira shows de Allysson dos Anjos e banda Puro Malte.

Allysson dos Anjos
É guitarrista e compositor cearense com influências de blues rural, jazz, country, folk e clássicos do rock'n'roll setentista. "Em 2007, foi apontado como uma das revelações do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga" (jornal Diário do Nordeste), participou de festivais como Rock Cordel, Festival Blues do Nordeste 2011 e 2012, Casa do Blues, Mostra de Música Instrumental do Centro Cultural Banco do Nordeste, foi uma das atrações do Festival Literário Rota das Especiarias em 2011 e 2012, Festival Canoa Blues 2012 entre outros, "sempre com ótima repercussão de público e crítica" (jornal O Estado).

Em 2011, concorreu no Festival de Música da Rádio Universitária FM promovido pela Universidade de Federal do Ceará, com sua composição "Blues de Dois", música instrumental que mistura Blues e Baião com guitarras e elementos nordestinos, ficou em 2° lugar na classificação final e fará parte de um CD coletânea. Em 2014, lança o EP intitulado "Violent Climax", lançado no “Festival Jazz e Blues” CE, o trabalho traz quatro faixas autorais gravadas em estúdio e duas faixas bônus, gravadas ao vivo no Festival de Guaramiranga. Em julho de 2015, ministrou o 1° curso sobre a História do Blues, no Espaço Cultural O Povo. Atualmente, prepara novo show com composições inéditas e interpretações de clássicos de Robert Johnson e Jimi Hendrix.

Puro Malte
Como um bom uísque, a Puro Malte visa o deleite e a satisfação de quem tiver a oportunidade de assistir a seus shows, unindo doses generosas do bom e velho Blues, curtido no vácuo das válvulas, com a energia e a virilidade do Rock 'n' Roll, seja em interpretações de clássicos seja em composições próprias que adicionam uma autenticidade e transição indispensável. A banda iniciou suas atividades em 2006 e já participou de alguns dos principais festivais da região do Ceará, como o Festival Jazz & Blues, de Guaramiranga, Canoa Blues, Fábrica do Blues, Rock Cordel, entre outros. Ademais, sempre buscando a satisfação do seu público.

Dia 23 de setembro de 2016, às 19h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.


► Praça do Rock
O projeto mensal Praça do Rock apresenta, a cada edição, duas bandas autorais cearenses de diferentes matizes do rock. Confira em setembro, o som das bandas Trem do Futuro e Fred Oliveira & Os Comparsas.

Fred Oliveira & Os Comparsas
A banda Fred & Os Comparsas traz influências do rock internacional e nacional da década de 1990 e 2000, com uma pitada de blues. As letras falam de amor, política e experiências da vida, tudo isso em uma apresentação recheada de adrenalina e performance. Banda atuante, já participou de diversas apresentações em bares e festivais de música como o 1° Festival de Música da Assembleia em Fortaleza-CE e o Fun Music, que foi realizado em Salvador-BA. Nesse período, a banda chamava-se Ultrasomnica.

A banda é formada por: Fred Oliveira, vocalista e guitarrista; Robson Sousa, back vocal e baixista; e Bruno Vasconcelos, baterista. Links:
https://www.youtube.com/watch?v=8nVueTUtQ0M https://www.youtube.com/watch?v=1PVHaKnwglQ https://www.reverbnation.com/fredoliveiraeoscomparsas

Trem do Futuro
Trem do Futuro completou trinta anos de carreira. Uma das poucas da história do gênero a se manter ativa ao longo de três décadas consecutivas. Desde seu início, no começo da década de oitenta, o grupo traçou uma identidade musical com contornos livres de qualquer temporalidade ou bairrismo, o que, a despeito de ser algo sempre desafiador em terras onde na cultura o apelo ao modismo e ao regional se impõe quase como regra, é a causa de seu trabalho não ter se restringido a um arco de tempo e a um limite geográfico.

Em Fortaleza, local de origem, o reconhecimento veio nos primeiros anos, quando o Trem do Futuro venceu alguns festivais de música na cidade, distinguindo-se devido às suas composições marcadas por letras de forte teor literário, combinadas com arranjos rebuscados em que flauta, violino e teclado dialogam com os instrumentos de base da rock band – aspectos que jamais deixariam o som da banda e que, no decorrer, a tornaria importante representante do rock progressivo brasileiro.

O rock progressivo, no entanto, sempre foi gênero mais artístico do que comercial, de modo que a produção discográfica do Trem não foi de par com sua produção artística, tendo o grupo apenas três registros em CD: Trem do Futuro (1995), O Tempo (2008) e Tr3s (2015), lançado no dia 23 de outubro de 2015, na casa de Show Rock Experience (Rio de Janeiro). Apesar de serem álbuns referenciais do prog nacional, não abarcam o extenso acervo de composições que integram a obra da banda.

Obra cujo mister é o de lapidar a arte per si através de músicas cujas letras e sonoridades, embora componham um universo que é peculiar ao Trem do Futuro e tenha sua própria assinatura, deixam transparecer a influência de grandes luzes da cultura mundial, indo do Realismo Mágico da literatura latino-americana à psicodelia do rock setentista europeu, jamais deixando de fazer jus a tais influências.

E, com efeito, com esses três álbuns, o grupo recebe reconhecimento artístico, dentro e fora do país: com o primeiro CD, o grupo foi capa da conceituada revista A Clava do Som, do Rio de Janeiro. Na Europa, o álbum foi resenhado por algumas publicações especializadas, como a Arlequim, da Itália e a Harmone Magazine, da França. No Japão, o álbum homônimo foi citado numa lista de dez álbuns de rock a serem escutados. Já o segundo CD, que foi lançado num contexto já marcado pela web, foi cultuado em diversas comunidades virtuais, nacionais e internacionais, voltadas para o prog rock, recebendo boas críticas de sites americanos especializados.

O grupo jamais deixou de compor e de realizar shows, em que mantém a vitalidade que sempre marcou suas apresentações, mas com a experiência acumulada que só tem feito bem à sua arte. O terceiro álbum foi lançado em um show único na cidade do Rio de Janeiro, na casa de show Rock Experience, no dia 23 de outubro de 2015, e já está tendo destaque no meio Progressivo Nacional e Mundial.

Dia 24 de setembro de 2016, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.


► Projeto Duetos - Com ED MOTA e TRIO BOSSAMPOP
A 4ª edição do Projeto Duetos apresenta, no Dragão do Mar, shows dos cantores Ed Mota e Trio Bossampop. Desde 2013, quando estreou, o Projeto Duetos une apresentações de nomes consagrados da MPB nacional a grandes cantores cearenses.

Eduardo "Ed" Motta (Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1971) é um cantor, compositor e produtor musical brasileiro. É sobrinho do também cantor Tim Maia e primo do cantor Léo Maia.

Carioca, desde pequeno ouvia música soul e funk, inclinando-se mais tarde para o rock, de que tornou-se profundo conhecedor na época. Participou como vocalista da banda Kabbalah, de hard rock, com influências de Deep Purple, Black Sabbath e outras bandas dos anos 70.

Ainda na adolescência abandona os estudos para dedicar-se à música, agora fascinado pela música negra. Foi DJ e escreveu um fanzine sobre o assunto, até conhecer, em meados dos anos 80, o guitarrista Comprido, com quem mais tarde formou o Conexão Japeri, e gravou o primeiro disco, em 1988.

Daí vieram os primeiros sucessos nacionais, "Vamos Dançar" e "Manuel". Logo em seguida desligou-se do grupo e partiu para a carreira solo, em que pôde desenvolver seu próprio estilo, ligado à musicalidade dos sons produzidos pela voz, mesmo sem letras, fugindo do que considera "a ditadura da letra" na música.

Em 1990, morou em Nova York por um ano. Lá gravou um disco com músicos americanos que ainda não foi lançado. Descobriu os universos da música erudita, o que acabou se refletindo na sua concepção musical.

De volta ao Brasil, compôs algumas músicas em parceria com Aldir Blanc (que tirou seu "trauma" em relação a letras de música), compôs a trilha do filme "Pequeno Dicionário Amoroso" e excursionou pelo exterior. Em 1997, lançou o CD "Manual Prático para Festas, Bailes e Afins", com repertório dançante, mas não se desvinculou de seu compromisso com o jazz e a música tradicional brasileira, apresentando em 2000 o show "Músicas Antigas e Algumas Inéditas".

Foi convidado para interpretar canções de filmes de animação da Walt Disney Pictures: O Corcunda de Notre Dame (1996), Tarzan (1999) e A Nova Onda do Imperador (2000).

No começo do ano 2002, lança "Dwitza", o trabalho mais jazzy e introspectivo de sua carreira, diversificando como poucos sua produção musical.

Em 2005, Ed Motta lança “Aystelum” no qual o artista mantém sua marca registrada: experimentação de estilos e a sofisticação harmônica. "Samba Azul", "Awunism" e "Canção em Torno Dele" são alguns dos destaques.

Agora, Ed Motta se afirma de vez como um dos músicos mais criativos em atividade no Brasil. Com seu estilo já enraizado no funk/soul e disco, com influências de jazz, bossa nova, reggae, rock. Com grande diversidade de estilos Ed Motta possui uma longa carreira nacional e internacional, tendo tocado e gravado com inúmeros nomes do cenário mundial, como Incognito, Bernardie Purdie (baterista do Steely Dan), o grupo português Jazzinho, entre outros. Sobrinho do lendário cantor carioca Tim Maia, Ed Motta ficou conhecido no fim da década de 1980, com as composições "Manuel", e "Vamos Dançar", que gravou com a sua então banda Conexão Japeri. Na década de 1990 retornou às paradas de sucesso com os hits "Fora da Lei", "Vendaval" e "Colombina" (esta, lançada em 2000).

Além de multi-instrumentista, Ed também é colecionador de discos (possui mais de 30 mil títulos), fã de histórias em quadrinhos e notório apreciador de vinhos, cervejas e chás. Lançou em 2008 seu nono álbum de estúdio, Chapter 9, seu primeiro disco totalmente cantado em inglês, onde gravou todos os instrumentos. No segundo semestre de 2009, lançou o álbum Piquenique. Em março de 2010 interpretou o Hino nacional americano na abertura da São Paulo Indy 300. Em 2011, compôs o tema Stress & Relax para o filme de animação Brasil Animado. Em 2012, compôs para a trilha sonora da mini-série Subúrbia da Rede Globo, para criar os temas, se inspirou nas trilhas de soul e funk presente nos filmes blaxploitation dos anos 70.

Além disso, em 2007, Ed compõs arranjos especialmente para "7 - O Musical", da famosa dupla de diretores de musicais, Charles Moeller e Claudio Botelho. O musical teve estrondoso sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em 2012, Ed Motta foi auxiliar da jurada Claudia Leitte na segunda etapa do reality show da Rede Globo "The Voice Brasil". No terceiro dia de etapa ao vivo do The Voice Brasil, Ed Motta e Luiza Possi cantaram na abertura do programa as musicas 'Somewhere Over the Rainbow' e 'Colombina'.

Em 2013, lança o álbum independente AOR, pelo selo LAB 344.

Dia 24 de setembro de 2016, às 21h, no Anfiteatro. Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (meia). Classificação Livre.


► CantArte
Projeto que tem o objetivo de oferecer música de vários estilos diferentes e aproximar a população da arte de cantar.  Nesta edição, confira apresentação que executa repertório de jazz e blues. Os artistas são os alunos profissionais e amadores da Escola de Canto Maninha Motta.

O CanArte faz interseção também com o Projeto Vivência, ao levar ao palco as crianças atendidas pelo programa social. O projeto solidário acolhe crianças de 4 a 12 anos do bairro Vicente Pinzon, as quais recebem orientação gratuita na Escola de Canto Maninha Motta, uma vez por semana. Desde a sua criação, em 2014, o projeto já atendeu cerca de 500 crianças carentes.

Dia 25 de setembro de 2016, às 17h, no Auditório. Gratuito.


► Encontro Cearense de Malabares
Evento destinado à prática livre de malabarismo e outras modalidades circenses, com empréstimo gratuito de equipamentos e monitores para ensinarem, além de um show de malabarismo com fogo. Para os admiradores e aprendizes das artes circenses, é uma oportunidade de experimentação, aprendizagem e treino. Para os praticantes–amadores e profissionais, é uma oportunidade de prática coletiva, compartilhamento de técnicas e novos conhecimentos.

https://www.facebook.com/ciaplural/
https://www.facebook.com/groups/teatroplural/?fref=ts
https://www.instagram.com/teatroplural/
https://twitter.com/teatroplural
https://www.facebook.com/events/1575801412719574/

Dia 25 de setembro de 2016, das 17h às 20h, no Espaço Patativa do Assaré. Gratuito.


► Contação de Histórias [Temporada de Arte Cearense]
O Livro, Meu Amigo
Recontar
Na apresentação “O Livro, Meu Amigo”, as histórias contadas falam de experiências vividas por personagens como Mina, a menina que detestava livros, mas depois de uma grande experiência com a leitura, ficou encantada com o universo mágico do livro. O que será que aconteceu para Mina mudar sua opinião? Conheçam a história de Mina bem como outras histórias e mergulhem no mundo encantado da leitura.

Dia 25 de setembro de 2016, às 17h, na Praça Verde. Gratuito. Classificação Livre.


► Tango na Praça
Venha trocar ideias e dançar junto de admiradores do tango argentino. O projeto mensal traz a prática do tango ao alcance de todos.

Dia 28 de setembro de 2016, das 19h às 21h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


// TODA SEMANA NO DRAGÃO

► Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
De sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.

► Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão
A cada sábado, um grupo destacado da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) apresenta-se no Dragão do Mar.
Todos os sábados, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Fuxico no Dragão
Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia agitam as tardes de domingo.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores animam a criançada na Praça Verde.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Praça Verde. Gratuito.
  

// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia.

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).

Sessões às sextas-feiras, aos sábados e domingos:

O ABC do Sistema Solar, sempre às 18h
Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma "estrela cadente" e logo uma delas faz um pedido: o desejo de fazer uma viagem até a Lua. De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada "Observador". Após superar o medo inicial, elas fazem uma rica viagem pelo Sistema Solar visitando os planetas. Durante a viagem, elas são teletransportadas para Marte e também Vênus, e passam por dentro dos anéis de Saturno. No final, fazem uma perigosa aproximação do Sol.

Origens da Vida, sempre às 19h
Apresenta as recentes descobertas sobre os princípios químicos da origem do Universo através do Big Bang. Trata das questões biológicas da origem da vida na Terra e das pesquisas sobre vida extraterrestre. Com linguagem simples e fantásticas imagens, a sessão apresenta os novos conhecimentos sobre o nascimento, vida e morte das estrelas e dos sistemas planetários. Traz um olhar sobre o início da vida na Terra e a extinção dos dinossauros. "Origens da Vida" é uma viagem fantástica através do tempo, mostrando muitas descobertas feitas no passado recente e faz uma alerta para nossa consciência planetária.



//// EXPOSIÇÕES EM CARTAZ


// MUSEU DA CULTURA CEARENSE


► Exposição O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará

Maciej Antani Babinski (Varsóvia, 1931) é uma lenda viva da arte brasileira. Viva o Ceará que o acolheu e agora desfruta da boa arte produzida por este pintor, gravador e aquarelista que se agiganta ao falar do périplo que percorreu até chegar a Várzea Alegre, onde além de uma família sertaneja ele encontrou o imaginário que o fez pintor.

Com curadoria de Dodora Guimarães, a exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará” celebra a vida e a arte deste artista que, aos 85 anos, se reinventa a cada novo dia.

O artista que conviveu com Oswaldo Goeldi, Augusto Rodrigues e Darel Valença Lins, nos primeiros anos vividos no Brasil, no Rio, e anos mais tarde em São Paulo, com Wesley Duke Lee e Evandro Carlos Jardim, dentre outros expoentes da história da arte brasileira, há 25 anos deixou-se encantar por Lidia, e com ela fincou âncora no Sítio Exu, a poucos quilômetros do centro de Várzea Alegre.

Babinski abriu o seu ateliê para a nova paisagem e a nova figuração do entorno. A este sinal verde, uma corrente migratória humana adentrou, se fazendo presente, impondo-lhe cores novas e ardentes, e exigindo-lhe espaços em crescente expansão. O grafista cedeu ao canto da sereia sertaneja. As dezenove pinturas que deságuam na nova exposição foram todas produzidas após as suas últimas exposições em Fortaleza, no Sobrado Dr. José Lourenço, e em São Paulo, no Museu AfroBrasil, em 2012.  Marcadamente cearenses, são também as 31 gravuras realizadas na técnica da água forte, no seu belo e exemplar ateliê instalado no Sítio Exu.

Para Babinski, “essa exposição é um agradecimento ao ‘novo de sempre’ que encontrou na natureza e no povo do sertão cearense, que fez seu trabalho se desenvolver gradualmente através de um sentido mais humano. É de certa forma o meu agradecimento ao Ceará e ao Brasil, que me tornaram talvez um pouco mais uno e claro”.

O artista, gentilmente, ainda agradece à equipe que viabilizou a mostra: “Também devo agradecer o apoio integral das pessoas que trabalharam para botá-la na parede. Obrigado”, diz.

Em cartaz até o dia 4 de setembro de 2016, no Piso Superior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


► Vaqueiros [Exposição de Longa Duração]

Em exibição no Museu da Cultura Cearense desde 1998, a Exposição Vaqueiros arrebata o público que nela identifica traços de sua cultura e costumes. A exposição ao longo dos anos enriquece os saberes, instiga reflexões, desperta emoções. Nela revelam-se inúmeros elementos que possibilitam rememorar e reconstruir o que se compreende como o universo sertanejo.

Na exposição, você conhecerá o vaqueiro como profissional, sertanejo, trabalhador, conhecedor de inúmeras funções e do meio em que habita, capaz de inúmeros feitos, viajará pelas humildes manifestações do cotidiano, religiosidade e festividades e testemunhará particularidades como a habilidade com o artesanato do couro, as práticas da derrubada e da cria do gado, dentre outras.

No Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito. Livre.

  
// MULTIGALERIA

Exposição Mano Alencar – Entre os Traços e a Cor

O artista cearense Mano Alencar apresenta sua mais recente produção, na Multigaleria do Dragão do Mar. São trinta obras – a maioria inédita – cuja referência é o expressionismo abstrato, movimento artístico da pintura norte-americana, desenvolvido a partir da década de 1940. Com pinceladas inspiradas na emoção sempre à flor da pele, os quadros revelam sentimentos nascidos a partir dos encontros, entre conhecidos, desconhecidos e o artista.

Nascido em Juazeiro do Norte, no ano de 1959, o pintor autodidata realizou sua primeira coletiva aos 20 anos de idade, mantendo-se desde então no circuito artístico e participando de salões e coletivas, com média de uma exposição individual por ano. Mano Alencar já realizou exposições individuais em várias cidades do Brasil, na Itália, França, nos Estados Unidos, em Portugal, na Espanha, Argentina e em Cuba. Como poeta, publicou quatro livros e um CD, com canções de sua autoria e interpretação de jovens talentos da música cearense.

A trajetória de Mano Alencar situa o artista hoje como um dos mais expressivos nomes da produção artística cearense. Seus grafismos saturados de cores e luzes inspiradas na exuberância e beleza do Ceará são festejados nacionalmente por admiradores como Paulinho Pedra Azul, Alceu Valença e Flávio Venturini.

Abertura dia 15 de setembro de 2016, na Multigaleria. Em cartaz até dia 16 de outubro de 2016. Visitação: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


Saúde] Clínica Escola de Psicologia realiza atendimento de plantões emergenciais

A Clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário Estácio do Ceará está realizando plantões emergenciais. O atendimento acontece às sextas- feiras, de 8h as 17h, sem a necessidade de agendamento prévio.

O atendimento visa oferecer aos pacientes suporte inicial, mas se for necessário tratamento a médio ou longo prazo, o paciente é encaminhado para a psicoterapia.


As consultas são gratuitas e destinadas a crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias. Dentre os tratamentos estão a ludoterapia (psicoterapia infantil), orientação profissional, atendimentos individuais e grupais, além de rodas de conversas com grupos da terceira idade. A clínica também realiza atendimento psicológico na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tonando-se pioneira no Estado a oferecer esse tipo de atendimento.

TV] Beach Park é cenário de nova temporada de Malhação

O Beach Park, empreendimento voltado para o entretenimento, em Aquiraz, Ceará, foi uns dos cenários escolhidos para a nova temporada de Malhação - Pro Dia Nascer Feliz. Os protagonistas iniciaram, nesta semana, as deliciosas aventuras da nova trama se divertindo entre as piscinas do parque aquático, os brinquedos, os hotéis e o novo espaço de convivência - a Vila Azul do Mar. A beleza paradisíaca da Praia do Porto das Dunas e a paisagem dos arredores de Fortaleza também estão sendo bastante comentadas pelos telespectadores que estão se deliciando com muito sol e mar.








Sobre o Beach Park
Com 30 anos de história o Beach Park é genuinamente cearense e já se tornou uma das opções de lazer mais procuradas do pelos turistas do país inteiro. Localizado num cenário paradisíaco a somente 17 km de Fortaleza, na praia do Porto das Dunas, o empreendimento que ocupa hoje mais de 160 mil m² reúne parque aquático, três resorts, um hotel, além de restaurante de praia com acesso livre e a Vila Azul do Mar - espaço de convivência, entretenimento e serviços.

O parque, que conta com 18 grandes atrações, recebeu no último ano mais de 970 mil visitantes e inaugurou o brinquedo Vaikuntudo, maior toboágua tornado do mundo. No meio deste ano, foi eleito o 5º melhor parque aquático do mundo e o melhor da América Latina, pelos usuários do TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo.

Com a preservação do meio ambiente sendo uma de suas prioridades, o Beach Park também acaba de ganhar o selo ISO 14.001, um reconhecimento internacional de gestão ambiental. A norma é adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental e ampliar os negócios.

Serviços Beach Park:
Site: www.beachpark.com.br
Blog: http://blog.beachpark.com.br
Face: https://www.facebook.com/BeachParkBrasil
Insta: https://instagram.com/beachpark
Twitter: https://twitter.com/beachpark

Youtube: https://www.youtube.com/user/tvbeachpark