Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 6 de junho de 2020

JUNHO] Sistema Verdes Mares realiza São João do Ceará Solidário a partir do próximo sábado (06)


A abertura da programação acontecerá em formato inédito e digital, com transmissão pela TV Verdes Mares e portal Gshow. Durante a exibição, o público poderá realizar doações aos mais atingidos pela pandemia.

As tradições juninas ganham vida a partir do próximo sábado (06), com o início da programação do São João do Ceará Solidário. A iniciativa, realizada pelo Sistema Verdes Mares (SVM), terá a abertura transmitida pela TV Verdes Mares (canal 10), afiliada Globo no Ceará, e pelo portal de entretenimento Gshow (gshow.globo.com), logo após a novela Fina Estampa.

Este ano, o evento, que traz em sua história sete edições lendárias, será comandado pelos apresentadores Lucas Fernandes e Niara Meireles, em um formato 100% digital, seguindo as recomendações de distanciamento social adotadas diante da pandemia do novo coronavírus.

Entre as atrações já confirmadas no evento, estão: Waldonys, Ávine Vinny, Renno Poeta, Solange Almeida, Noda de Caju, Brasas do Forró, Forrozão Tropykália, Rita de Cássia, Zé Cantor, Taty Girl, Samyra Show, Chico Pessoa, Mastruz com Leite, Sirano e Sirino, Líbanos, Eliane, Anthony Carvalho e Iara Pamella.

Durante a exibição do São João do Ceará Solidário, o público telespectador poderá realizar doações aos mais atingidos pela pandemia. Através do QR Code que ficará visível na tela da TV,  o telespectador será direcionado à plataforma "Para quem Doar" (paraquemdoar.com.br), que conecta quem deseja contribuir a instituições que trabalham na distribuição de donativos aos mais necessitados, em todo o país.


O Sistema Verdes Mares

O Sistema Verdes Mares foi criado em 1960 e é um dos mais sólidos e completos grupos de comunicação do país. Formado pela TV Verdes Mares, TV Verdes Mares Cariri, jornal Diário do Nordeste, TV Diário, Rádio Verdes Mares, FM 93, Recife FM, Rádio Tamoio, Portal Verdes Mares e G1 Ceará, o grupo se consolida pela qualidade do conteúdo e pela abrangência de sua rede de transmissão, estando presente em todos os municípios do estado do Ceará.

Desde 2018, o SVM funciona em uma redação integrada, reunindo todo o jornalismo do grupo, materializando um projeto pioneiro no Brasil que o coloca na vanguarda da imprensa mundial e representa um marco no jornalismo da América Latina.

.: Serviço

Exibição do "São João do Ceará Solidário"
Pela TV Verdes Mares (canal 10) e Gshow (gshow.globo.com)
Data: 06 de junho (sábado)
Hora: logo após a novela Fina Estampa


JUNHO] Iniciativa social para combate à pandemia é lançada por fotógrafos cearenses


Através da venda de fotografias doadas, a campanha “FOTOGRAFIAS PELO CEARÁ” arrecada recursos para ajudar fotógrafos e demais trabalhadores da cultura em situação de vulnerabilidade devido a pandemia

Sejamos luz com foco no bem. Foi daí que surgiu a ideia para da campanha “Fotografias pelo Ceará”, iniciativa criada por um grupo de produtores de fotografia cearenses para reforçar essa onda de solidariedade através da fotografia no Estado. Inspirados por ações semelhantes em São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará e Minas Gerais, é a vez do Nordeste colocar os olhares sensíveis e talentosos de seus fotógrafos à disposição de uma causa maior. Nesse momento desafiador, precisamos nos unir e apoiar quem mais precisa. Os encontros e abraços estão suspensos por enquanto, mas a inspiração e a criatividade de cada um de nós pode ser luz em tempos difíceis.

Diferentemente das outras iniciativas, o projeto cearense conta com parceria de mais de 130 fotógrafos e fotógrafas não só do Ceará, mas de todo o Brasil. A campanha “Fotografias pelo Ceará” leva força e esperança a quem precisa, somando forças de todos os cantos do país, porque para a solidariedade não existe barreiras físicas que nos impeçam de chegar longe.

Do valor arrecadado, serão descontados os custos de impressão e viabilização da campanha. Após descontados os custos, o montante será revertido para os fotógrafos em situação vulnerável e aos demais trabalhadores da cultura através da iniciativa Unidos Venceremos, que vem apoiando os trabalhadores desde o início da pandemia em Fortaleza.

Nos créditos de fotografias cedidas, nomes como Nair Benedicto, José Diniz, Ed Viggiani, Beto Skeff, Elza Lima, Chico Gomes, entre outros renomados fotógrafos cearense e brasileiro marcam presença nesta campanha de arrecadação que estará disponível de 05 de junho de 2020 até 15 de julho de 2020 no site e redes sociais do projeto.

COMO REALIZAR A COMPRA SOLIDÁRIA

Para conferir as imagens cedidas, basta acessar www.FOTOGRAFIASPELOCEARA.com.br ou conferir pelo Instagram do projeto @FotografiasPeloCeara. As fotos tem valor fixo de R$ 150 (cento e cinquenta reais), acrescido apenas o valor do frete, sugerido de acordo com os Correios no momento da compra solidária. Feito a doação, você recebe a foto com selo da ação no tamanho 20x30cm, impressas em fine art, com pigmentos minerais em papel photo rag, 308gsm, hahnemuhle, 100% algodão, com prazo de até 40 dias da compra.

SERVIÇO

Campanha FOTOGRAFIAS PELO CEARÁ
Site: www.fotografiaspeloceará.com.br
Instagram: @FotografiasPeloCeara
Período da Campanha: De 05 de junho a 15 de julho, arrecadação solidária através da venda de fotografias

Link para material complementar: https://drive.google.com/drive/folders/1uwU2AVEVc3BOia8W3Mu9I5Xzh-BBCUOs?usp=sharing


ARTIGO] Emitir moeda: será que é bom?


 
O ministro Paulo Guedes há algumas semanas atrás falou sobre “emitir moeda”. Eu me proponho a tentar explicar de maneira bem simples o que esse “economês” pode significar, mas também é necessário, além do conhecimento de Economia, um pouco de história também. Essa é uma ferramenta de política monetária, ou seja, ela deve ser usada na gestão da moeda e o que ela representa. Não se esqueçam que a quantidade de reais circulando, no caso do Brasil, ou de dólares no caso dos Estados Unidos, ou libra na Grã Bretanha, representam a riqueza que existe em cada um desses países. Então cada real, dólar ou libra representa uma fração da riqueza desses países.

Ora, se há mil notas de uma moeda representando a riqueza de um país, cada moeda representa um milésimo da riqueza desse país. Logo, se forem emitidas mais mil moedas desse país, cada moeda (mil mais mil são duas mil) passa a representar dois milésimos da riqueza total desse país. Olha só! Cada moeda se desvalorizou. Elas estão valendo só a metade do que valiam antes da emissão. Deu para ter uma ideia como isso é perigoso? O risco de se gerar inflação é enorme. Porém, essa inflação que nos atormentou durante décadas pode ser um remédio contra a retração da Economia. E se esse remédio amargo for usado, somente se sairá da inflação se houver geração de riqueza que compense essa emissão. Tem que ser muito competente!

Os Estados Unidos usaram e usam a emissão de moeda. Duas ocasiões são históricas: na Depressão de 29 (Keynes propunha que em situações críticas era melhor colocar cédulas em garrafas, enterrá-las e mandar o povo atrás porque isso mantinha a ideia de trabalho, mesmo criando o paradigma da produtividade); e no Plano Marshall, para reconstruir o mundo. Logo em seguida dessas duas ocasiões, houve crescimento na geração de riqueza.

Aí vem o caso do Brasil il il... JK (Juscelino Kubtschek) mandava o ministro da Fazenda, José Maria Alckimim, emitir moeda para pagar o “progresso”. Lembram dos “50 anos em 5”. Quando o seu governo acabou, tínhamos Brasília, estradas, a indústria automobilística consolidada e... inflação, déficit fiscal, descontrole estatal e corrupção. Essa relação espúria que existe entre empreiteiras e governo teve seu auge nesses tempos. Eu não vou considerar os últimos tempos para não cair em discussão política.

Depois, houve a época do milagre econômico. Nesse tempo, o Brasil crescia como a China cresce hoje. O país se endividou com juros flutuantes para financiar esse crescimento, e por causa da primeira crise do petróleo, as taxas de juros foram para patamares inéditos. Uma das tentativas de manter a Economia ativa foi através de mais emissão (não parou desde o governo JK), que ainda mais descontrolada levou à hiperinflação. Ouso concordar que hoje esse novo Coronavírus é um cometa que nos atingiu, mas acho que é hora de algo diferente e criativo. Há base teórica para isso.

O estudo da Economia se desenvolveu muito no Brasil porque tínhamos um laboratório no nosso quintal (quando a inflação chegou a 1.800% ao mês). Eu acho que a emissão de moeda só se justificaria num modelo monetarista ou liberal. Acho que é hora de pensar diferente. Acho que vale revisitar Celso Furtado em vez de Roberto Campos.
  
Prof. Me. Leonel Credidio
Professor do Curso de Recursos Humanos da UniAteneu
Mestre em Administração e em Comércio Exterior e especialista em Administração de Marketing


Conheça o Curso de Recursos Humanos da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/


JUNHO] "Lives do Conhecimento": obra de Portinari é o centro da próxima conversa virtual promovida pela Unifor


João Candido Portinari, filho único do renomado artista, é o convidado de mais uma edição do projeto Lives do Conhecimento
Foto: Davi Maia

Filho do renomado artista plástico é o convidado da transmissão, que tem “A paixão segundo Portinari” como tema.

Na próxima terça-feira (09), às 16h, o projeto “Lives do Conhecimento”, realizado pela Universidade de Fortaleza, uma instituição da Fundação Edson Queiroz, trará uma conversa carregada de história, arte e emoção sobre um dos maiores pintores brasileiros - Candido Portinari. “A paixão segundo Portinari” é o tema do encontro virtual, que será transmitido nas redes sociais da Universidade e receberá como convidado João Candido Portinari, filho único do renomado artista.

Mediado pela professora Adriana Helena, que é gestora do Espaço Cultural Unifor, o momento irá revisitar algumas obras do artista plástico, que possui mais de 5 mil pinturas, desenhos e gravuras em seu nome. Destes itens, 29 telas fazem parte da Coleção Fundação Edson Queiroz, tornando Portinari um dos nomes de maior destaque no acervo artístico da instituição. Algumas obras são “Menina com Fita” (1939), “Mulher e Crianças” (1940), “Homem com Chapéu” (circa 1945), “Mulher Chorando” (1955) e “Espantalho” (1959).

Nascido em 1903, no povoado de Brodowski, em São Paulo, Candido Portinari é reconhecido como um dos principais pintores de seu tempo. Demonstrando talento para as artes desde criança, chegou a cursar Belas-Artes no Rio de Janeiro e mudar-se temporariamente para Paris. A partir de 1931, quando volta para o Brasil, foca sua arte no retrato da cultura nacional - das belezas naturais e simplicidade camponesa à pobreza e dor de um povo marcado pela desigualdade social. Nos anos 1950, criou os painéis “Guerra e Paz” (1952-1956) para a sede da Organização das Nações Unidas. Faleceu em fevereiro de 1962, devido à intoxicação por tintas.

João Candido Portinari, por sua vez, é o único descendente do pintor. Matemático, escritor e doutor em Engenharia de Telecomunicações, fundou, em 1979, o Projeto Portinari - iniciativa voltada para o resgate e disponibilização ao público (por meio do levantamento, organização, pesquisa e digitalização) da ampla obra de Portinari, antes dispersa em domínios particulares.

Lives do Conhecimento
O projeto “Lives do Conhecimento” realiza a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza, reforçando a sua missão de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a Unifor estimula o diálogo com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, contribuindo para o intercâmbio de ideias não só em salas de aulas, mas também em ambientes virtuais, de modo a ampliar os horizontes de alunos, professores e do público em geral.

Serviço
“Lives do Conhecimento”
Tema: “A paixão segundo Portinari”.
Convidado: João Candido Portinari.
Dia 09 de junho de 2020, terça-feira, às 16h.
Transmissão pelas redes sociais da Unifor (@uniforcomunica, Facebook e YouTube) e pela TV Unifor (canal 181 da NET).
Aberto ao público.


JUNHO] SBOT-CE completa 55 anos em 2020


 
A Regional Ceará da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) completa 55 anos neste mês de junho e celebra a missão de congregar e valorizar os ortopedistas e traumatologistas cearenses, além de atuar na divulgação e conscientização da sociedade sobre saúde.

Sob a presidência do Dr. José Atualpa Pinheiro Jr. (o 23º desde a criação da entidade), a SBOT-CE reúne cerca de 360 ortopedistas no estado e é responsável por um dos programas de residência médica mais completos do Brasil, além do preparo de residentes para as provas de obtenção do título de especialista em Ortopedia e Traumatologia. Há quatro anos consecutivos, todos os residentes do Ceará são aprovados no exame nacional, realizado em Campinas (SP).

A SBOT-CE realiza há mais de 20 anos o Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (COTECE) e foi anfitriã de três edições do Congresso Anual da SBOT.

JUNHO] Invicto lança linhas de lava-roupas e sabão em barra


  
Uma das marcas da Asa Indústria e Comércio, a Invicto está com um novo visual, nova logomarca, e lançamentos no mercado. Entre as novidades estão o Lava-roupas Invicto, nas versões Sports, Coco e Lavanda, e o sabão em barra, que garante limpeza com segurança, nas versões Coco, Neutro e Branco Total. São produtos inovadores que já nascem com a garantia de qualidade da Asa.


O novo Lava-roupas Invicto Sports é ideal para esportistas e para quem pratica algum tipo de atividade física, pois foi desenvolvido com tecnologia exclusiva, com ativos que limpam e reduzem a percepção de mau odor de suor das roupas. Sua fórmula, com fragrância que traz segurança e bem estar, mantém a roupa esportiva com mais frescor e limpa por mais tempo.

Já o novo Lava-roupas Invicto Coco, com uma fragrância que conquista, tem um desempenho superior e é ideal para roupas finas e delicadas. Ele limpa, remove as manchas e perfuma, preservando as cores e devolvendo o branco. Tudo isso com proteção total aos tecidos. Testados dermatologicamente, os novos produtos dissolvem fácil e rápido e não deixam resíduo.

Outro lançamento da marca é o sabão em barra, que pode ser encontrado nas versões Coco, Branco Total, e Neutro. Ideal para casa, roupas e louças, tem alto poder de limpeza. Dermatologicamente testado, possui glicerina, que protege as mãos, e tem excelente espumação e alto rendimento.

“Buscamos inovar, atender as novas demandas de consumo e oferecer as melhores soluções. Em novos tempos, de ainda mais valorização dos hábitos de limpeza, vamos oferecer mais opções de produtos para nossos consumidores”, diz Wagner Mendes, diretor de marketing da ASA.

Presente em quase todas as regiões do Brasil, a ASA conta com mais de 1.500 funcionários e possui um portfólio com oito marcas e mais de 250 itens. Além da Invicto, é proprietária das marcas Palmeiron, Vitamilho, Bomilho, Bem-te-vi, Baby & Baby, Casa de Vinhas, Certo e Flamengo. Veja mais informações e receitas deliciosas no site: www.asanet.com.br 

JUNHO] Líder de mercado no Ceará - Bem-te-vi lança sabão em barra perfume de coco e lava-roupas de dois litros


  
A família Bem-te-vi aumentou e está com novas opções de produtos. Agora, os consumidores podem contar também com o novo Lava-roupas Bem-te-vi na embalagem de dois litros, nas versões Coco, Lavanda e Perfume das Flores. Já o tradicional sabão em barra agora oferece também a versão Bem-te-vi Perfume de Coco, cuidado estendido. Marca preferida dos consumidores, a Bem-te-vi, da ASA Indústria, é sinônimo de qualidade há 90 anos. É líder de mercado no Ceará.

Na embalagem de dois litros, o novo Lava-roupas Bem-te-vi é muito econômico e rende mais que dois quilos de sabão em pó. Com alto poder de limpeza, penetra com facilidade nas fibras dos tecidos, removendo toda sujeira. Possui um anti-repositante que impede que a sujeira volte para a roupa, garantindo uma limpeza eficaz. Também remove gorduras, manchas, suor do corpo, maquiagem, e outras substâncias, deixando uma camada de proteção que cuida da cor dos tecidos.

Com uma fragrância delicada, o novo sabão em barra Bem-te-vi Perfume de Coco tem alto poder de remoção de sujeiras pesadas, removendo o encardido e trazendo o branco de volta. Nas roupas coloridas, realça e dá vida às cores. Dermatologicamente testado, possui tecnologia que cuida das mãos no momento do uso, deixando-as hidratadas. Para louças, é potente na ação desengordurante e tem excelente espumação. O sabão em barra Bem-te-vi também está disponível nas versões Comum, Floral, Neutro, Limão, Lavanda e Eucalipto.

"Fabricamos o melhor produto de limpeza, além de ser o mais fácil de encontrar nos milhares de pontos de venda. Nesses novos tempos, nos mantermos próximos da dona de casa é o nosso maior compromisso", diz Wagner Mendes, diretor de marketing da ASA.

Presente em quase todas as regiões do Brasil, a ASA conta com mais de 1.500 funcionários e possui um portfólio com oito marcas e mais de 250 itens. Além da Bem-te-vi, é proprietária das marcas Palmeiron, Vitamilho, Bomilho, Invicto, Baby & Baby, Casa de Vinhas, Certo e Flamengo. Veja mais informações e receitas deliciosas no site: www.asanet.com.br

 




JUNHO] Mastruz com Leite lança corrente virtual para saudar o São João nas redes sociais



O maior grupo de forró do país, a banda Mastruz com Leite lançou uma corrente virtual de São João nas redes sociais. A iniciativa traz uma arte gráfica com a frase "Eu Amo São João" para o público incluir na foto do perfil e tem o objetivo de saudar, ainda que somente digitalmente, uma das épocas mais animadas do ano.

A campanha faz parte de uma série de ações de comunicação para a Live do “Maior São João de Todos os Tempos”, que será transmitida no dia 27 de junho no canal oficial da Mastruz Com Leite. Colecionando grandes sucessos por toda a carreira, a banda promete animar o público canções como “Olhinhos de Fogueira” “Explode Coração”, “Festa na Roça”, entre outros.




Saiba como baixar o novo filtro da banda Mastruz com Leite:

Alterando no PC

- Acesse esse link https://twibbon.com/support/são-joão-mastruz-com-leite-2 e faça o login com o seu perfil no Facebook.

- Depois, ajuste a corrente na sua foto e clique em Create Twiboon for Facebook

- Faça o download da nova foto e troque a imagem do seu perfil no Facebook ou em qualquer rede social com a corrente temática de São João;

Alterando no Celular

- Acesse esse link https://twibbon.com/support/são-joão-mastruz-com-leite-2 e faça o login com o seu perfil no Facebook.

- Após o login, faça o download da nova foto e entre no seu perfil do Facebook.

- Ao entrar no seu perfil, clique no ícone da sua foto e selecione a opção foto de perfil.

- Selecione a imagem da campanha de São João e troque a foto do seu perfil do Facebook e nas redes que preferir com a corrente temática!

30 anos de Mastruz com Leite

Com trajetória de grandes sucessos, a banda Mastruz com Leite se consolida como a Maior Banda de Forró do País. Em seus 30 anos, o grupo revolucionou o gênero, sendo a criadora do forró eletrônico. No repertório, a banda coleciona sucessos que embalaram gerações principalmente no ritmo junino, onde o público curtiu canções como “São João na Terra”, “Olhinhos de Fogueira”, “Explode Coração”, “Festa na Roça”, entre outros. Atualmente, a banda soma números expressivos nas principais plataformas digitais. Ao todo, o grupo conta com mais de 51 milhões de visualizações no Youtube, 294 mil ouvintes mensais no Spotify e 834 mil seguidores no Instagram. 

JUNHO] Arrasta-pé online: confira a programação deste final de semana do São João de Todos


 
O “São João de Todos” segue neste final de semana com diversas atrações que prometem levar toda a animação dos festejos juninos. O arraiá, que será gravado no Sesc Iparana, em parceria com a plataforma Sua Música, principal aplicativo de música do Nordeste, será totalmente digital, reafirmando o mote de que, mesmo em tempos de pandemia do Covid-19, #VaiTerSãoJoão.

De sexta-feira a domingo, dias 05, 06 e 07 de junho, o público poderá conferir, de casa, as apresentações de Eric Land, Samyra Show, Taty Girl, Gleydson Gavião, Guilherme Dantas e Junior Vianna. As lives, gravadas diretamente da fazendinha do Sesc Iparana, serão transmitidas no Youtube da Sua Música.

 Além de se divertirem com os artistas, bem no clima de São João, os espectadores poderão contribuir com doações, por meio de um QR code, para o programa Mesa Brasil Sesc, que atua na área de segurança alimentar e nutricional em todo o Brasil. Mais dois outros projetos também serão beneficiados pela ação: Nordeste sem Fome e Sons do Bem. Lembrando que o “São João de Todos”, cuja organização está por conta da produtora Caixa de Evento, será realizado durante todo o mês de junho, sempre de quinta a domingo.

Sobre o Mesa Brasil

O Mesa Brasil é um programa do Sesc que atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e inclusão social. Presente no Ceará desde 2001, ainda com o nome “Amigos do Prato”, o programa atende no Estado mais de 430 instituições sociais, que juntas totalizam o atendimento a cerca de 280 mil pessoas, por meio de doações de alimentos e atividades educativas. Desde sua implementação, o Mesa Brasil Ceará já distribuiu mais de 49 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com centenas de empresas doadoras.


Sexta-feira (05)



19h – Abertura

19h05 – Eric Land

20h40 – Intervalo

21h – Samyra Show



Sábado (06)



17h30 – Abertura

17h35 – Taty Girl

19h40 – Intervalo

20h – Gleydson Gavião



Domingo (07)



17h – Abertura

17h10 – Guilherme Dantas

18h50 – Intervalo

19h – Junior Vianna



SERVIÇO: São João de Todos – Final de Semana

Período: 05 a 07 de junho

Horário: conferir programação

Transmissão:   Youtube Sua Música (https://www.youtube.com/user/suamusicabr)



Mesa Brasil Sesc Ceará

Doações: mesabrasil@sesc-ce.com.br | (85) 99662.9158



JUNHO] PROGRAMA SENAC COMÉRCIO É LANÇADO DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DO TUDO EM CASA FECOMÉRCIO


 
Baseado nas demandas do setor, o Senac Brasil apresenta 110 novos cursos na área do Comércio, voltados para inovação, por meio do programa Senac Comércio. O lançamento local acontece nessa semana no Tudo Em Casa Fecomércio, que traz programação temática. Na Semana de Gestão e Negócios, de 08 a 12 de junho, as lives e os vídeos divulgados no Instagram @senacce e na plataforma http://www.tudoemcasafecomercio.com.br/ antecipam temas desses cursos. Destaque para a live com o consultor de negócios Rogério Magalhães, na quinta-feira (11), às 17h, sobre o Fator X do Seu Negócio – Diferencial Competitivo.

O Senac Comércio apresenta um portfólio diverso de cursos de aperfeiçoamento profissional para gestores e colaboradores nas áreas de Finanças, Logística, Comércio Exterior, Marketing e Vendas, no setor do comércio de bens, serviços e turismo. Resultado do Fórum Setorial do Comércio, o programa foi elaborado para atender as necessidades do empresário, por meio de formações rápidas e estratégicas para seus negócios.

A nova programação de cursos engloba as principais tendências do comércio, como Redes Sociais e Vendas, Design Thinking e E-Commerce. “Desenvolvidos por consultores especialistas, esses aperfeiçoamentos profissionais focam em tecnologia, inovação e inteligência em negócios para aumentar as vendas e o engajamento dos clientes”, explica o gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac, Sidarta Cabral.

Programação Tudo em Casa Fecomércio - Semana de Gestão e Negócios



Segunda-feira (08)

Tema: Planeje suas vendas para a retomada e o novo mercado!

Com Jean Ricardo, instrutor do Senac



Tema: Redes Sociais

Com Wesley Leite, instrutor do Senac



Terça-feira (09)

17h – Live – Tema: Projeto Gestão da Retomada, do Sistema Fecomércio Ceará

Com Isaac Coimbra, Consultor de Negócios Estratégicos do Senac no Cariri



Quarta-feira (10)

Tema: Experiência do Consumidor

Com Marcia Santos, instrutora do Senac



Quinta-feira (11)

17h – Live – Tema: Qual fator “X” do seu negócio – Diferencial Competitivo

Com Rogério Magalhães, Consultor de Negócios



Sexta-feira (12)

Tema: Tendências dos negócios e soluções para o mundo novo

Com Bononi Roriz, instrutor do Senac



Tema: O futuro do setor de finanças nas empresas

Com Paulo Braga, instrutor do Senac



Mais informações: @senacce



JUNHO] ibyte reabre lojas de Fortaleza com medidas de segurança para clientes e colaboradores


 
A ibyte, varejo especializado em eletrônicos e tecnologia, retorna suas atividades em todas as lojas físicas em Fortaleza a partir da próxima segunda-feira (8), seguindo as normas do Plano de Retomada divulgado pelo Governo do Estado do Ceará. A marca realiza todas as medidas de segurança e higienização, priorizando a vida de clientes e colaboradores.

O sistema de delivery continuará funcionando com a abertura das lojas, além do drive-thru disponibilizado nas lojas das Avenidas 13 de Maio, Dom Luís e Rui Barbosa. A ibyte deseja proporcionar para o cliente diferentes formas de compras neste período. “Queremos oferecer opções para o consumidor que ainda não se sente totalmente seguro ou está no grupo de risco. Nossos serviços garantem toda a segurança no momento da entrega, para clientes e funcionários”, explica o diretor de marketing, Nelson Gurgel.

A higienização dos espaços das lojas será realizada de forma minuciosa, com limpeza constante de produtos, pisos e superfícies. “Faremos a redistribuição de todos os itens, para que eles fiquem exposto de uma maneira que incentive a circulação. Neste primeiro momento, a entrada de clientes será reduzida e estaremos monitorando o distanciamento social exigido e também a organização das filas que podem ser formadas”, comenta Nelson.

O uso de máscaras será obrigatório para clientes e também para os colaboradores, que terão acompanhamento diário de saúde. A ibyte também disponibilizará totens com álcool em gel na entrada e em diversos pontos de cada loja. “Cada funcionário receberá máscaras de tecidos, onde caixas e técnicos também serão reforçados com o uso de protetores faciais. Queremos que todos se sintam seguros, pois estamos realizando todas as medidas necessárias”, finaliza Nelson.

ibyte

A ibyte é uma rede de varejo especializada em eletroeletrônicos, tecnologia e serviços de assistência técnica com 42 unidades em todo o Brasil, contemplando mais de 3.500 produtos entre smartphones, TVs, notebooks, desktops, impressoras, áudio & vídeo, acessórios e serviços. A ibyte também atua no e-commerce (ibyte.com.br), com entrega de produtos para todo o país e atendimento por meio de WhatsApp ou telefone pelo número 4020.5000 (número único para todo o Brasil). 

JUNHO] Shopping Del Paseo tem abertura gradual a partir da próxima segunda-feira (08)


 
O Shopping Del Paseo vai retomar suas atividades a partir da próxima segunda-feira (08), com horário inicialmente reduzido de 12h às 20h, conforme prevê o Plano de Retomada Econômica formulado pelo Governo do Estado do Ceará. A abertura das lojas acontecerá de forma progressiva, respeitando a data indicada para cada setor. As operações que permanecerem fechadas ao público geral, poderão dar seguimento ao atendimento através de serviços de delivery. De acordo com o superintendente do empreendimento, Eizon Said, "as equipes trabalharão para cumprir os protocolos e recomendações emitidos pelo poder público a fim de receber os clientes de forma segura", garante.

Lembramos que as lojas consideradas de caráter essencial estão funcionando: Mercadinhos São Luiz, de 7h às 20h | Extrafarma, de 7h às 19h | Caixa Econômica Federal, de 08h às 14h | Lotérica, de 10h às 16h | Lojas Americanas de 10h às 20h | Loja Baby Dog Pet Shop, de 10 às 18h | Loja Sementes de 10h às 20h.

O Shopping Del Paseo, desde o início das primeiras notícias relacionadas à disseminação do novo Coronavírus (COVID-19), acompanha de forma atenta a evolução do tema e permanecerá obedecendo às orientações das autoridades de saúde do Estado para garantir o bem-estar de todos.

JUNHO] MIS-CE lança projeto Memórias Compartilhadas nesta terça, 9/6


 
Dialogando com o passado, presente e futuro, o projeto convida as pessoas a compartilharem fotografias, conteúdos audiovisuais e texto para lembrar o que fizemos e vamos fazer com imagens, que também são memórias.

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), lança nesta terça-feira, 9/6, o projeto Memórias Compartilhadas, que convida as pessoas a compartilharem memórias por meio de texto e imagens. A ideia é formar um grande acervo coletivo de imagens feitas em casa, para ajudar a pensar o passado, o presente e o futuro da sociedade. A iniciativa integra as ações realizadas online pela Rede de Equipamentos Culturais da Secult, em tempo de enfrentamento da Covid-19. O lançamento acontece com um bate-papo ao vivo sobre o projeto, às 20h, na página de Youtube da Secult (@SecultCearaGov).  Mais informações estão disponíveis no site: www.mis-ce.art.br.

“Olhe aquela caixa de sapatos, cheias de fotos; procure rever os álbuns e filmes. Envie e conte uma historinha compartilhando lembranças simples, pois a simplicidade é algo que precisamos valorizar. A memória é um substantivo feminino com a capacidade de criar, cuidar, recuperar, evocar sensações e sentimentos que não devemos esquecer” - este é o convite feito pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará, a partir do projeto Memórias Compartilhadas.

A ideia fundamental para a elaboração do projeto partiu de uma pergunta que põe em xeque a democratização do acesso às novas tecnologias: que fotografia familiar você verá no futuro se você não for de um grupo hegemônico? O diretor do MIS, fotógrafo e professor Silas de Paula, destaca que a fotografia vernacular (amadora) é essencial para revisitar e compreender o mundo.

“Grande parte do que sabemos, sobre hábitos e costumes do passado recente, vem da fotografia vernacular (amadora). São álbuns de família, ou fotos do cotidiano guardadas em caixa de sapatos e revividas em reuniões familiares, mas eram imagens íntimas que circulavam somente entre parentes e amigos próximos. Historiadores, pesquisadores e artistas perceberam sua importância e deram a elas outra dimensão”, comenta o gestor do MIS.

As fotografias impressas em papel, as filmagens gravadas em fita, ou mesmo em CDs, DVDs e HDs em casa são passíveis de sumir, de ter um fim. Por isso, o projeto surge também como meio de preservar o conteúdo da memória coletiva. “Com os dispositivos tecnológicos atuais que imagens serão encontradas e vistas daqui há dez ou vinte anos? Por mais que se fale em democratização de acesso a esses dispositivos, a realidade é outra. Nos processos analógicos nunca precisamos de nada, além do olho humano, para ver a imagem - em papel ou película. Dos álbuns de família, que eram editados e possuíam uma narrativa da vida familiar criada pela mãe ou pai, passamos para um banco de dados no computador ou celular. Imagens virtuais que exigem um dispositivo tecnológico para vê-las, além de serem mais suscetíveis ao desaparecimento. Como arquivá-las para o futuro? Isso tem custo e a maioria das pessoas não pode pagar, ou não se interessam por isso, pois pensam nelas como algo efêmero disponibilizado em redes sociais”, ressalta Silas.

O projeto Memórias Compartilhadas também tem o propósito de refletir não só sobre as memórias e a tecnologia, mas sobre nossas próprias vidas. “A pandemia, o isolamento social, nos levou a pensar o passado e sonhar com um futuro melhor. As imagens e sons podem nos afetar e ajudar a encontrar o caminho”, frisa também o gestor.


O Novo MIS

O Projeto Memórias Compartilhadas acontece online enquanto o MIS-CE passa por ampliação do espaço e de seu conceito. O novo Museu da Imagem e do Som do Ceará será um novo equipamento cultural, capaz de receber exposições e armazenar mais de 160 mil itens do acervo formado por discos, fotos, filmes, VHS, DVDs, contemplando a cultura popular, o teatro, o artesanato, o cinema e a música. O Novo MIS abrigará também uma biblioteca, sala de pesquisa, auditório, salas multiuso, salas de pesquisa e um café. O total de investimento da obra do Novo MIS, e de reparo e manutenção da casa onde funciona o equipamento é de mais de R$15 milhões.



Serviço

Museu da Imagem e do Som do Ceará

Projeto Memórias Compartilhadas

Acesse: www.mis-ce.art.br

Data de lançamento: Terça-feira, 9/6, às 20h, com bate-papo ao vivo no Youtube da Secult.

Participantes: Fabiano Piúba (secretário da Cultura do Estado do Ceará); Silas de Paula (Diretor do MIS-CE); Patrícia de Filippi (Consultora do MIS-CE)


INTERATIVE BRASIL – SP/JUNHO] Com mensagem de motivação aos jovens, rapper Hungria e Alok lançam "Psicose"



Lançamento vem acompanhado de lyric vídeo no YouTube


Sempre engajado em questões sociais com músicas que trazem mensagens de fé, esperança e superação, o rapper Hungria impressiona mais uma vez e lança “Psicose”, música em parceria com Alok, em todos os aplicativos de música.

Composição de Hungria, Alok e Luan Padal, a música se assemelha aos anseios dos jovens que buscam a realização de seus sonhos por meio do jogo Free Fire que, na verdade, é muito mais que um jogo, existe todo um cunho social por trás.

“Na real, essa música se associa muito com o jovem que está se encontrando, tá ligado? A evolução do jovem, as neuroses, o medo que eles têm do futuro. A relação dela com o Free Fire é que a nossa vida é uma luta diária, caiu tem que levantar, sacou? O combate no jogo é o que a gente vive, até porque eu acho que a vida é um combate, todo dia um novo desafio.” - Hungria

A parceria inédita reflete o sucesso da união entre gêneros musicais e aproxima diferentes públicos.

“Eu tô muito feliz com o resultado, é a primeira vez que produzo algo nessa vertente do RAP. Por trás dessa música existe uma mensagem de motivação aos jovens que se sentem pressionados, inseguros, e as vezes com depressão, talvez por não saber pra onde e como ir. É uma verdade do Hungria, minha e de muitos desses jogadores, mas não é uma música focada em Free Fire, ela passa por isso de forma subjetiva, onde uma pessoa que não joga também consegue entender a mensagem. ”  - Alok

Além do lançamento nas plataformas digitais, Hungria disponibilizou em seu canal oficial do YouTube um lyric vídeo especial .

Veja aqui:


Hungria Hip Hop e Alok são considerados fenômenos da música brasileira, e juntos somam bilhões de visualizações no YouTube.

“De vez em quando bate a psicose, mas dizem que a bad é bem normal! Essa é uma frase da música, que passa uma mensagem muito bonita de crescimento, obediência e preocupação da mãe e do filho. Ela é progresso! ” – Finaliza Hungria.

JUNHO] Granja Regina apoia o evento virtual Halleluya Solidário


 
A Granja Regina é uma das patrocinadoras do projeto virtual Halleluya Solidário, que acontece neste domingo (7), a partir das 17 horas, no Youtube. A ação solidária recebe diversas atrações da música Católica, com o objetivo de arrecadar doações para instituições.

O apoio é uma das diversas ações sociais realizadas pela Granja Regina, que faz parte do grupo Pole Alimentos. “Sempre buscamos participar e ajudar ações solidárias e instituições, principalmente neste momento tão complicado que vivemos. Como empresa, queremos ajudar com o alimento não somente do corpo, mas também da alma. Não podíamos ficar de fora desse evento que é tão lindo, que se reinventou para a atual situação que vivemos, mas como o mesmo objetivo de ajudar vida”, comenta a diretora da Pole Alimentos, Tissiana Studart.

O Halleluya Solidário será transmitido pelos canais da Comunidade Shalom (www.youtube.com/comshalom), do Festival Halleluya (youtube.com/festivalhalleluya) e da banda Missionário Shalom (youtube.com/missionarioshalomoficial).

Sobre a Pole

A Pole Alimentos é líder na produção de frangos e embutidos no estado Ceará.  Os produtos da empresa estão presentes no dia a dia dos cearenses e suas marcas já conquistaram um lugar especial no mercado regional, são elas: Granja Regina, Merci e Gostosinha.  A Pole Alimentos investe constantemente em logística e distribuição, atuando fortemente no varejo de Fortaleza e com presença marcante em todos os municípios do Estado. A estratégia de atuação local garante a oferta de produtos de primeira qualidade em todo o Ceará, diferente dos concorrentes nacionais, que priorizam o atendimento nas grandes cidades.

A força da Pole Alimentos vem da sua essência, dos valores de gente simples, que acredita no trabalho e sabe o valor da união. A empresa tem como missão: alimentar a vida, não só com os alimentos que nutrem o corpo, mas também com ousadia empresarial que alimenta o desenvolvimento de novos produtos e a cultura varejista. A responsabilidade social também é outro pilar dessa missão de alimentar a vida, neste caso, levando comida e esperança às pessoas em situação de vulnerabilidade. A empresa feita por cearenses para os cearenses, com o compromisso de fortalecer o mercado com produtos que trazem o sabor da nossa terra, o frescor da produção local, a variedade e a qualidade que o consumidor tanto quer e precisa.


JUNHO] Em meio à pandemia da Covid-19, Unimed Fortaleza adota atendimentos por telemedicina


 
O momento atual decorrente da pandemia do novo coronavírus trouxe muitos desafios, em especial para os serviços de saúde. Neste cenário, a Unimed Fortaleza tem trabalhado diariamente para oferecer o melhor atendimento possível para seus clientes. A operadora tem adotado diversas ferramentas de telemedicina para atender os pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Nos últimos dias, foi implantado o serviço de teleconsulta, tanto para clientes que estão se tratando em casa como para atendimentos na emergência do Hospital Unimed.

Apesar das teleconsultas terem iniciado recentemente, a Unimed Fortaleza tem oferecido, gratuitamente, desde o dia 17 de março, o serviço de teleorientação através da Central de Atendimento Coronavírus 24 horas, voltado exclusivamente para atender as dúvidas sobre Covid-19. Com a carteira do plano de saúde em mãos, o cliente liga para o número 0800 940 7800 e conversa diretamente com um médico para obter as devidas orientações. De acordo com avaliação médica o paciente pode ser orientado a ficar em casa e receber instruções sobre cuidados durante o isolamento. Nesses casos, o médico orienta ainda que o cliente ligue para a central a cada 48h ou quando houver alguma alteração no seu quadro clínico. Dependendo da complexidade do caso, o médico pode encaminhar também para uma teleconsulta ou indicar que o paciente se dirija para alguma unidade de saúde.

Caso seja indicada a teleconsulta, o cliente receberá uma ligação da Unimed Fortaleza para agendar dia e horário, bem como um e-mail com o termo de consentimento para ser respondido pelo paciente confirmando que está ciente do seu tipo de atendimento. O documento traz as informações para acessar o link da consulta, que pode incluir anamnese, diagnóstico, prescrição e atestado médico. Segundo o presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Elias Leite, um dos principais benefícios nesta modalidade é a segurança e comodidade para o cliente. “Através do encaminhamento da central de atendimento o paciente tem acesso à sua consulta com a garantia do jeito de cuidar da Unimed Fortaleza”, reforça.

Telemonitoramento

Visando auxiliar no controle de uma possível evolução da doença, a operadora tem realizado ainda o serviço de telemonitoramento daqueles pacientes que foram identificados como suspeitos ou que tiveram a confirmação do diagnóstico para Covid-19. Segundo Dr. Elias Leite, os pacientes que estão sendo acompanhados por telemonitoramento são aqueles que realizaram a coleta de exame SWAB PCR nos laboratórios da Unimed Fortaleza, realizaram uma teleconsulta ou foram a um pronto atendimento e estão em tratamento em casa. “Um profissional de enfermagem, da equipe da Medicina Preventiva, entra em contato por telefone e realiza o monitoramento, a distância, dos parâmetros de saúde e da doença, deixando o cliente ciente da evolução do seu caso e avaliando todas as possibilidades no tratamento”, detalha Dr. Elias.

As três modalidades de telemedicina (teleorientação, teleconsulta e telemonitoramento) foram implantadas pela Unimed Fortaleza com o objetivo de auxiliar neste momento sensível, visando um acompanhamento mais próximo e personalizado para cada caso. As iniciativas têm sido muito importantes a fim de evitar idas desnecessárias às emergências para diminuir o risco de contaminação e para evitar a sobrecarga nos hospitais. “Sem dúvidas, esse cenário é muito desafiador para todos, mas a Unimed Fortaleza está empenhada em oferecer o melhor atendimento para seus clientes e a tecnologia tem sido uma forte aliada neste momento para que possamos seguir firme no compromisso de manter o cuidado e a qualidade no atendimento de cada paciente”, finaliza o presidente da cooperativa.




JUNHO] Ivo Brown participa de live-show solidária em prol do turismo de Jericoacoara


 
Destaque pela energia e animação nos palcos, o cantor Ivo Brown participa de live-show solidária na praia de Jericoacoara, no dia 27 de junho. Convidado pelo Grupo Cidade de Comunicação, o cantor se apresenta com um formato sunset, em um visual de uma das principais praias do Ceará, com um repertório especial de grandes sucessos que promete animar o público em casa. A iniciativa ainda tem como idéia de ajudar os profissionais do turismo, que devido a pandemia do novo coronavírus precisaram paralisar os trabalhos na vila. O público poderá acompanhar a partir das 17 horas, no canal do Portal CNews através do link: https://www.youtube.com/user/portalcnewsoficial.

Sobre Ivo Brown

Acreano radicado no Ceará, o cantor e compositor Ivo Brown é sinônimo de agito por onde passa. O artista, que traz um estilo marcado pela irreverência e interação com o público, é presença marcante nos principais eventos de Fortaleza com um repertório repleto de hits! Ivo começou a carreira aos 12 anos de idade em apresentações na escola e continuou com apresentações amadoras até o período da faculdade, onde ficou sendo o "artista" do grupo de amigos. Atualmente, com 15 anos consolidados no mercado da música, sendo 7 deles em carreira solo,  o cantor é um dos mais requisitados para festas de grande público e corporativas a exemplo do Fortal, um dos maiores eventos de música do Brasil; e Bloquinho de Verão, um dos maiores pré-carnavais do Brasil


Ivo Brown Na WEB

Facebook: https://www.facebook.com/Ivo-brown-320706024625855/

Instagram: https://www.instagram.com/ivobrown/?hl=pt-br

Sua Música: https://www.suamusica.com.br/ivobrown

Youtube: https://bit.ly/2T4klYB


JUNHO] Diageo lança guia com dicas para happy hours online


Guia do Bom Anfitrião Virtual apresenta as melhores sugestões sobre consumo responsável e como ser um ótimo organizador de celebrações virtuais

Confira o vídeo:
 

A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Ypióca e Tanqueray, está lançando o Guia do Bom Anfitrião Virtual, criado para fornecer dicas para as pessoas que realizam happy hours virtuais.

Por meio de uma série de animações curtas, o guia sugere aos organizadores de reuniões online dicas como: definir um tema para as celebrações, escolher uma playlist de músicas, lembrar os participantes de servirem a dose correta ao prepararem as suas bebidas, entre outras.

“À medida que todos enfrentamos os desafios da pandemia do Covid-19, queremos ajudar as pessoas a serem boas anfitriãs virtuais enquanto socializam com amigos e familiares. Este guia oferece ótimas dicas em um formato acessível e contribuirá com as pessoas a fazerem escolhas positivas e responsáveis sobre o álcool em casa”, comenta Ewan Andrew, diretor global de Sustentabilidade da Diageo.

Lançado nos perfis globais da companhia no Instagram, Facebook e Twitter, o Guia do Bom Anfitrião Virtual conta também com uma versão local nas páginas brasileiras do Instagram e Twitter. A iniciativa faz parte do compromisso da Diageo em promover o consumo responsável de bebidas alcoólicas.

As principais dicas da Diageo para ser um anfitrião virtual responsável são:


1. Planeje um tema para a ocasião;

2. Defina a lista de convidados perfeita. Às vezes, uma lista menor pode ser melhor;

3. Separe um tempo para comer. A comida é sua amiga;

4. Compartilhe as músicas e playlists preferidas;

5. Se optar por beber, faça isso com moderação. Qualidade é mais importante do que quantidade;

6. Não está falando? Coloque o microfone no mudo;

7. Intercale as bebidas alcoólicas com as não alcoólicas;

8. Aprecie o momento.


Todas as dicas e o guia completo estão disponíveis para visualização no YouTube (https://youtu.be/858R9GIJxyk). Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DRINKiQ.com.br.

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente as cachaças Ypióca e Nega Fulô. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DRINKiQ.com.br.

Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

JUNHO] Ensino a Distância facilita a vida dos alunos do Grau Técnico


Os alunos do Grau Técnico contam com todo apoio para continuar seus cursos profissionalizantes nesse tempo de pandemia do coronavírus. As disciplinas podem ser feitas pelo  Ensino a Distância (EAD), através de celular, tablet ou notebook, a qualquer dia ou horário, sem custos adicionais para os estudantes. Todo o material didático está disponível nas plataformas on line e os alunos contam com o apoio dos coordenadores pedagógicos, que estão à disposição para orientar e esclarecer dúvidas pelo WhatsApp, e-mail ou pelo Portal Acadêmico. Para completar, os alunos do Grau Técnico têm acesso gratuito à  Jornada de Cursos profissionalizantes, uma plataforma interativa que oferece 500 Cursos Livres para o aprimoramento profissional. As plataformas online foram desenvolvidas para Gamificação e em parceria com o Porto Digital.

A ampliação e fortalecimento do Ensino a Distância é um incentivo do Grau Técnico ao isolamento social e uma ferramenta para que os estudantes possam adiantar todas as matérias sem ter que sair de casa. O EAD está disponível para todas as turmas, mas é opcional e quem preferir pode continuar o curso presencialmente, assim que passar a situação emergencial de combate ao coronavírus. 

As aulas são válidas para todos os cursos e são correspondentes às disciplinas teóricas. A parte prática e as provas serão feitas na escola, após a normalização das atividades. “Nós trouxemos nossas salas de aula para a internet, para os estudantes não percam tempo e possam adiantar disciplinas e se capacitar”, diz Ruy Porto Carrero, presidente do Grau Educacional.

" O Grau Técnico não deixou os seus alunos sem conteúdos durante a Quarentena, pois através de sua plataforma online disponibilizou conteúdos de estudos e cursos livres com certificado gratuito.  Sem falar da disponibilidade da professora em fazer lives e exercícios para nós alunos. Sou estudante e indico a instituição pra você que sonha em ter uma formação e entrar no mercado de trabalho",ressalta Isneane Soares Melo Bezerra, estudante do curso de técnico de enfermagem do Grau Técnico Juazeiro do Norte.

" Mesmo com a Pandemia, o Grau Técnico preocupado com  a aprendizagem de seus alunos disponibilizou em sua plataforma o curso online em EAD, para que, durante a quarentena, os alunos não parassem de estudar. Além das disciplinas, estão disponíveis também os cursos livres gratuitos e com certificados. Ainda tem abordado diversos temas em lives  para seus alunos. Sou aluno e indico. Com a Grau Técnico  você se prepara para o mercado de trabalho", ressalta Espedito Ferreira Lima, aluno do curso de Segurança do Trabalho do Grau Técnico Cariri em Juazeiro do Norte.

Grau Técnico
Maior rede de ensino técnico particular do País, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com mais de 60 unidades, presente nas cinco Regiões do País, o Grau Técnico oferece mais de 20 cursos nas áreas de saúde, negócios, tecnologia e indústria. Os cursos duram de um ano e meio a dois anos, com aulas três vezes na semana. O alunos recebem gratuitamente apostilas técnicas e contam com salas de aula integradas aos laboratórios.

Também integra o Grau Educacional a franquia Grau Profissionalizante (antiga Nível A), fundada em 2015. "A escola da sua profissão", como é conhecida, possui completa estrutura voltada para a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho e conta com mais de 30 cursos profissionalizantes, rápidos e práticos, em áreas como corpo de bombeiro civil, cuidados de idosos, eletricidade, gastronomia, informática, manutenção de smartphones, mecânica de carros e de motos, e refrigeração, entre outras. Veja mais informações no site www.grautecnico.com.br


ARTIGO DE OPINIÃO] Educação em tempos de pandemia


 
Final de 2019. Os primeiros casos do novo Coronavírus começaram a ser divulgados na imprensa mundial com alguma repercussão na imprensa brasileira. A partir de março de 2020, com o aumento exponencial do número de infectados, os sinais de alerta já estavam apresentados e, em abril, a situação passou a ser compreendida como grave no cenário mundial. No Brasil, medidas começaram a ser tomadas com base na Organização das Nações Unidas (ONU). No mesmo mês, a escola brasileira era afetada em cheio, e as ações de isolamento impactaram sobre o cotidiano da sala de aula. A modalidade de ensino presencial, que é a expressividade da educação formal brasileira, é atingida e lançada a um desafio: se adaptar ao cenário onde o contato social estava passando por mudanças sensíveis.

A rapidez como o cenário se alterava exigiu, além das recomendações médicas, mais uma adaptação frente ao “inimigo invisível”, que limita a convivência social. Soma-se a isso a urgência e a cobrança de pais e estudantes, além da responsabilidade das instituições educacionais, pela continuidade da escolaridade, quer no ensino básico, quer na graduação, além de outras instâncias específicas que formam a educação escolar. O que se tem de conhecimento, mais próximo do cenário educacional agora presente, é a modalidade de ensino a distância, conhecida como “EaD”, que, diga-se de passagem, está devidamente consolidada em termos de público, metodologias e qualidade. A pergunta que se faz, quase que intuitivamente, é: e a educação das crianças e adolescentes? Qual a ferramenta? Qual a melhor metodologia?

O cenário estava posto, e era, ou ainda é, desafiador. Mas, como “lutar” em um ambiente aparentemente tão hostil? Existe um adágio popular que muito nos serve nesse momento: “Dos males, o menor”. As gerações da Educação Básica nasceram na sociedade do computador, das redes sociais, das ferramentas de interação, dos recursos do ambiente atraente e desafiador da virtualidade. Já na graduação, há gerações distintas convivendo lado a lado, convergentes para uma característica do ambiente educacional, que é a vontade de aprender e a disponibilidade de aprender rápido.

Considerando as dúvidas tantas que devem ter surgido, um impasse se destaca: a escolha de para qual ferramenta a educação se inclinaria, levando em consideração ser mais adequada, e que se ajustasse ao momento, sem a quebra de qualidade, de confiabilidade e de escala? Naturalmente, a “EaD”, reitero, consolidada, é o melhor “espelho”, considerando um ambiente tão adverso ainda resistente. Apesar de tantas dúvidas surgidas no momento para os educadores e gestores da educação, temos em mãos uma boa herança evolutiva, que deve ser considerada, e da qual podemos lançar mão nesse momento, que é a capacidade de adaptação.

Erros e acertos sempre cercaram a ciência, e no atual momento ela é chamada para serenar as dúvidas e nos proporcionar as respostas mais adequadas ao momento. Adotando ou não metodologias da EaD ou de sua proximidade ou nela espelhada, uma dúvida se destaca: afinal, o que fizemos aproximou ainda mais o ensinar do aprender? Lançar mão dos “velhos” manuais da educação talvez nos dê um caminho, a avaliação da aprendizagem, ela ainda é o melhor meio. E se valendo do sentido da avaliação, ela nos sugere possibilidade para mudar, adaptar e sugerir. Tudo depende de sua boa vontade, e a ciência está aí para ajudá-lo (a).


Prof. Dr. Jeimes Mazza Correia Lima
Professor do Curso de Pedagogia da UniAteneu
Doutor em Educação Brasileira

Conheça o Curso de Pedagogia da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/