Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Evento] Maior evento de gestão de pessoas do Norte e Nordeste prepara sua 10ª edição

  

A CearáRH reúne diversos profissionais da área nos dias 19 a 20 de outubro, no Shopping RioMar Fortaleza

 

A CearáRH chega à sua décima edição, nos dias 19 e 20 de outubro, reunindo grandes nomes locais e nacionais do setor no Shopping RioMar Fortaleza. O congresso, que é considerado o maior do Norte e Nordeste com foco em gestão de pessoas, celebra sua primeira década, tendo como tema "Pessoas que desenvolvem, pessoas reinventam negócios". As inscrições já estão abertas no site oficial, por intermédio do link: https://abrhce.com.br/inscricao/.


 


Com realização da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Ceará (ABRH- CE), a CearáRH vai contar com diversas novidades na ambientação do evento, promovendo uma expansão da área onde ficam concentrados os expositores, novas salas para uma melhor imersão durante as palestras e um espaço diferenciados para as experiências a serem geradas nas ativações de marcas em destaque. 

“O nosso objetivo é promover um debate ainda mais amplo acerca do tema, além de promover para o nosso público uma edição muito especial, celebrativa desta jornada de dez anos, e que coloca o evento em uma nova fase, cheia de novidades”, afirma Janete Bezerra, presidente da ABRH Ceará.

 

Rebranding da marca do evento

 

Além das alterações na estrutura, há novidades envolvendo o rebranding da marca da ABRH Ceará e a construção do novo site. “Para identificar mais a nossa região, a nossa gente, decidimos que estava na hora de uma mudança e escolhemos esse momento tão especial, a 10º edição desse evento tão lindo, para fazê-lo acontecer. A nova marca traz elementos para que fique ainda mais limpa, elegante e com personalidade, porém, sem deixar de lado nossa história”, afirma Lia Carvalho, diretora de marketing da ABRH Ceará. 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

Evento] Imobiliária Guaramiranga Blog participa como patrocinadora da corrida de rua Guaramiranga Fest Run

 
 

A Imobiliária Guaramiranga Blog participou como patrocinadora da corrida de rua Guaramiranga Fest Run, que aconteceu no último dia 2 de setembro. A competição juntou mais de 400 corredores na região mais charmosa do Maciço de Baturité. 

"Acreditamos e incentivamos a prática de esporte, além de ser um evento que movimentou a cidade, gerando renda para as pessoas, bem como fomentando ainda mais o turismo", disse a empresária Patrícia Leitão, proprietária da Imobiliária Guaramiranga Blog. Como forma de reconhecimento, a empresa recebeu da organização da corrida de rua uma placa em homenagem ao incentivo à Fest Run. 

É importante destacar que os corredores passaram por paisagens encantadoras e sentiram o clima ameno que Guaramiranga proporcionou durante a competição. Os trajetos variavam de 5 km a 12 km. 

"A nossa intenção, enquanto empresa, é participar de ações esportivas, sociais e de sustentabilidade. Temos tudo a ver com a serra", destaca a empresária.

  

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

Rock e samba-rock] Hytti Pub está de cara nova e abre para o público a partir desta sexta-feira (8)

 

Foto: @Theharisson


Espaço está com novo ambiente e nova programação musical. O rock de Silvestre e a banda Sulamericana são as atrações da sexta, dia 8. Já no sábado (9), o som fica por conta da Batuque do Dipas e da Ni Groover. 

Sexta e sábado vai ter rock sim, bebê! O Hytti pub está de casa nova. Ou melhor, de cara nova. O endereço é o mesmo, mas com uma programação inédita que acompanha a mudança no visual do novo ambiente. 

Além da transformação na estrutura e no estilo musical, o cardápio de bebidas, drinks e petiscos também traz novidades. 

Na última sexta-feira (1), o Hytti Pub promoveu um soft open para convidados e imprensa. Para o público geral a casa abre nesta sexta-feira, dia 8, ao som de muito rock com Silvestre, além da banda Sulamericana. Já no sábado (9), quem comanda o line-up é a Batuque do Dipas e o samba-rock da Ni Groover.

 



Fotos: @Theharisson

O pub vai abrir às sextas e sábados a partir das 20h. Não será cobrado valor de entrada, apenas R$30 de couvert artístico, pagos no final da conta. O novo ambiente acomoda 150 pessoas sentadas em mesas de 2, 4 e 8 lugares. Para reservas e informações basta entrar em contato com o número 85 9 8186.1122.

  

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa. 

Show] Mickey Safari e muito Rock 'n' Roll: um domingo mágico no Hard Rock Cafe Fortaleza

 


No dia 10 de setembro, domingo, o Hard Rock Cafe Fortaleza promove programação especial. No início da manhã, a turma do Mickey Safari entra em cena às 09 horas, no American Breakfast, para dar vez à magia que contagia o palco do restaurante com uma apresentação lúdica e interativa.


“Essa apresentação foi pensada especialmente para os nossos mini fãs, mas os adultos também têm diversão garantida na programação do Cafe. Ao longo do dia teremos muita música!”, Fernando Barros (Pepo), General de Marketing do Hard Rock Cafe Fortaleza.

Além da apresentação, o sabor da Disney também estará presente em um café da manhã americano com panquecas, waffle, refil de café e outras delícias. No almoço, a turma do Mickey Safari deixa o palco para dar lugar a uma apresentação rock and roll da banda Love Gun, cover do Kiss.


Juntamente com a apresentação artística, o Hard Rock Cafe Fortaleza ainda promove uma tarde temática para as crianças. Trazendo os mini rockstars para o cenário da música com maquiagem artística, bem no estilo Kiss. A música e a arte como um todo liberam a criatividade, contribuindo para o desenvolvimento e é um estímulo para a comunicação da criançada.


Seguindo a apresentação da Love Gun. Ao pôr do sol, as festividades de domingo continuam com MonoVib subindo ao palco às 19h30 para cantar os maiores sucessos do rock pop. Para acompanhar o show, o Hard Rock Cafe disponibiliza o happy Hour, durante a noite inteira, com preços especiais para chopps e drinks diversos.







Serviço


Data:10 de setembro

Horário: A partir das 09 horas

Local: Hard Rock Cafe Fortaleza - R. Des. Lauro Nogueira, 1500 (Shopping RioMar Papicu)


Instagram: @hrcfortaleza


Reservas e mais informações: (85) 99726-6195*


*Este número é WhatsApp


*Você também pode realizar a sua reserva por meio do Instagram do Hard Rock Cafe Fortaleza (@hrcfortaleza)
 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

Show] Nova edição da Kiss Me, label de Felipe Amorim, promete parar Fortaleza-CE neste sábado (9)

 
 Caio DJ, Felipe Amorim e Kaleb Capitão.


Cantor divide o palco com os parceiros Caio DJ e Kaleb Capitão. O trio é dono do sucesso "Toca o Trompete". Festa acontece no Colosso a partir das 22h

  

Os baladeiros de Fortaleza não falam em outra coisa a não ser em Kiss Me. Um dos eventos mais importantes do cantor Felipe Amorim promete parar a capital cearense neste sábado (9). Após rodar por algumas das principais cidades do Nordeste, ele agora retorna para onde tudo começou; e o Colosso foi o local escolhido para receber mais uma edição da label que, além de entregar muita música, oferece uma experiência inesquecível ao público presente. 

Apresentada em maio de 2022, em Fortaleza-CE, a primeira edição da Kiss Me misturou o piseiro de Felipe Amorim com outros estilos musicais como trap, funk e pop. O resultado? Sucesso absoluto! No Colosso, ele não vai fazer diferente. Isso porque Felipe vai dividir o palco com nada mais, nada menos os parceiros Caio DJ e Kaleb Capitão. 

 

Os ingressos estão à venda e os fãs podem adquirir entradas para o frontsage ou para o open bar. 

 

Atualmente Felipe Amorim vive uma grande fase e vem se consolidando como um dos maiores hitmakers do país. O seu sucesso mais recente é a música “Toca o trompete”, que atualmente ocupa o primeiríssimo lugar entre na plataforma Deezer; e chegou à segunda posição no Top 200 do Spotify, caminhando para a liderança. Além disso, Felipe também mais de 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify e ultrapassou a marca de um milhão de inscritos no youtube, lá, o clipe de ‘Toca o Trompete’ já tem quase 40 milhões de views. 

O cantor também comemora o sucesso do seu CD promocional mais recente, na plataforma Sua Música. Em poucos meses já são mais de 30 milhões de plays, deixando o trabalho entre os principais já lançados pelo artista.

  

Serviço

 

KISS ME FORTALEZA 

Data: 9 de setembro de 2023 

Horário: 22h 

Local: Colosso - Av. Hermenegildo Sá Cavalcante, s/n - Edson Queiroz, Fortaleza/CE 

Classificação: 16 anos no frontstage e 18 anos no open bar 

Valores: A partir de R$190 

Venda de ingressos: Óticas Diniz (Centro, Iguatemi, Jóquei, Harmony Center, Messejana, Montese e North Shopping 

Ingressos online: https://brasilticket.com.br/kiss-me-felipe-amorim-fortaleza.html

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

Turismo] Conheça a Pousada do Lago: nova opção de hospedagem premium de Guaramiranga

 


Uma excelente opção de hospedagem com muito contato com a natureza, clima ameno, tranquilidade, conforto e qualidade premium. Essa é a proposta da Pousada do Lago, o mais novo empreendimento da Construtora Brasterra, inaugurado em Guaramiranga.

A unidade está situada no Guaramiranga Park, complexo que agrega diversão, lazer e uma série de opções gastronômicas na serra mais charmosa do Maciço de Baturité. 

Buscando ser um refúgio em meio a natureza, a pousada conta com 12 suítes com acabamento refinado, em tamanhos variados, inclusive suíte família para até seis pessoas.  "São quartos incríveis, confortáveis, aconchegantes e com uma belíssima vista para o lago. Um verdadeiro charme para quem tem bom gosto", afirma o diretor da Brasterra, Luís Nunes. 

As opções de hospedagem estão divididas em: quatro suítes com varanda, cinco suítes para casais e três suítes para famílias. Os valores das diárias variam de R$ 450 a R$ 650, incluso café da manhã. 

Junto à pousada estão, em início de funcionamento no Guaramiranga Park, algumas lojas como a cafeteria MontBlanc Coffee e loja de conveniência Armazém Cordel. E está em fase de negociação, para inaugurar em breve, um restaurante que vai oferecer menu harmonizado. 

Também já se encontram em funcionamento a imobiliária Terras Guaramiranga e uma loja de móveis rústicos. Em breve, o lago servirá de cenário para a prática de pesque-pague, tirolesa ou mesmo pedalinhos. 

O Guaramiranga Park torna a experiência de hospedagem ainda mais atrativa com tantas opções de lazer num mesmo lugar.

 


 


Para conhecer mais detalhes e fazer reserva, confira o Instagram: https://instagram.com/pousadadolagoguaramiranga?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

Feriado] Mercadinhos São Luiz tem ofertas no feriado de 7 de setembro

  

Descontos ultrapassam 50% em itens selecionados e se estendem até domingo

 

 

No feriado da Independência do Brasil, comemorado neste 7 de setembro (quinta-feira), o Mercadinhos São Luiz estará com diversos produtos - entre bebidas, congelados, mercearia e outros - em oferta. Os descontos ultrapassam 50% e estarão disponíveis em todas as lojas da rede. As ofertas são válidas até domingo (10/09).

 

 

Confira:

 

 

Vinho Branco Levity Verde 750 ml - De R$ 55,25 por R$ 39,90 

 

Espumante Chac Chac 750 ml - De R$ 59,25 por R$ 39,90 

 

Cachaça Aviador Original Ouro 500ml - De R$ 67,65 por R$ 29,90 

 

Gin Beefeater 750ml - De R$ 159,90 por R$ 69,90 

 

Doce de Leite Aviação 600g - De R$ 32,90 por R$ 28,90 

 

Mini Coxinhas Sucré Queijo 375g - De R$ 26,90 por R$ 19,99 

 

Mais detalhes das ofertas podem ser conferidos no site e redes sociais do Mercadinhos São Luiz nos links: https://www.mercadinhossaoluiz.com.br/ e https://instagram.com/mercadinhossaoluiz?igshid=YmMyMTA2M2Y=.

 

 

Sobre Mercadinhos São Luiz

 

O Mercadinhos São Luiz atua há 50 anos no Ceará. O que começou na década de 1970 como um armazém de secos e molhados, hoje é uma das principais redes de supermercados do Brasil. São 23 lojas atendendo no varejo, oferecendo variedade, qualidade e praticidade aos cearenses, além do e-commerce. O conceito de inovação é muito utilizado no contexto empresarial, e em se tratando de Mercadinhos São Luiz, inovação deixou de ser um conceito e passou a ser uma prática diária. É buscando novos caminhos, oferecendo novos serviços, observando as mudanças de hábitos, diversificando seus produtos, profissionalizando e humanizando ainda mais seu atendimento, que a rede de supermercados tem conseguido crescer e agregar um público tão fiel. Baseado nos valores de confiança, união, simplicidade, transparência, o São Luiz atende seus clientes de forma única e sempre com orgulho e felicidade, o que o faz ser reconhecido, principalmente, pelo atendimento diferenciado.

  

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Trabalho] Flexibilidade é um dos fatores que mais importam no novo formato de trabalho após a pandemia; Coworkings fazem parte dessa nova realidade

Uma pesquisa recente realizada pelo Infojobs e pelo Grupo Top RH, entre abril e maio de 2023, buscou ouvir a opinião dos profissionais sobre as mudanças de formato de trabalho. Nesse contexto, revelou-se que 85% dos 1.008 profissionais entrevistados consideram o Home Office uma opção atraente e estariam dispostos a trocar de emprego para ter essa flexibilidade. O estudo mostrou que essa crescente demanda dos trabalhadores por uma maior liberdade de escolha em relação ao local de trabalho cresceu após a pandemia do COVID-19.

 

No entanto, o Home Office também tem seus contratempos e por isso muitos profissionais e até mesmo empresas optam pelo trabalho remoto em coworkings. As contrariedades de trabalhar em casa estão ligadas ao barulho, à dificuldade do profissional se concentrar nas demandas quando tem outros afazeres domésticos, falta de infraestrutura, dentre outras situações que podem prejudicar o trabalho no lar. Uma solução ideal para os profissionais que desejam trabalhar remotamente, mas que também buscam um espaço de trabalho inspirador e equipado, são os coworkings.

 

Em Fortaleza, por exemplo, o escritório por assinatura Unijuris, que é exclusivo para advogados, torna-se uma alternativa moderna e versátil para aqueles que buscam um ambiente colaborativo e profissional. “A Unijuris oferece uma infraestrutura completa para o trabalho dos advogados, com espaços compartilhados, salas privativas, salas de reunião equipadas, internet de alta velocidade, serviço de recepção e uma série de comodidades que garantem o máximo de produtividade e conforto. Além disso, o nosso ambiente estimula a criatividade e proporciona oportunidades de networking com outros profissionais do mesmo segmento. Aqui, sem dúvidas, é um espaço onde o advogado consegue se concentrar no trabalho, reduzir os seus custos, trabalhar remotamente e aumentar o seu network.”, explicou Matheus Brito, sócio-diretor da Unijuris.

 

Ainda segundo a pesquisa, 64,4% dos profissionais que retornaram ao trabalho presencial após o período trabalhando remotamente relataram uma deterioração na qualidade de vida em decorrência da nova rotina de deslocamentos em meio a transportes públicos. Apenas 14,2% dos profissionais relataram uma melhora na qualidade de vida após o retorno ao trabalho presencial. Muitos desses resultados estão vinculados à falta de flexibilidade de horários que os funcionários não possuem quando estão trabalhando presencialmente e até mesmo o tempo de deslocamento que o profissional leva para chegar até o local de trabalho.

 

Outra característica marcante da Unijuris é a flexibilidade. Os profissionais podem optar pelo plano que mais se adapte às suas demandas, usando as horas contratadas de forma totalmente flexível, conforme sua conveniência e necessidade. Assim como a Unijuris, outros coworkings no Brasil também possuem serviços parecidos e voltados para nichos específicos como marketing, contabilidade, dentre outras profissões. Essa é uma tendência que se consolida cada vez mais no mercado de trabalho, pois os profissionais e as empresas buscam mais autonomia, praticidade e economia. Os coworking são a solução perfeita para atender a essa demanda, pois oferecem planos flexíveis, infraestrutura completa e oportunidades de networking.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação.

Cursos] Escola de Gastronomia Social oferta 195 vagas para cursos gratuitos em setembro

  

São cinco cursos gratuitos que acontecerão nas modalidades on-line e presencial no mês de setembro

  

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), oferta 195 vagas em cinco cursos gratuitos no mês de setembro. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas no site gastronomiasocial.org.br em dois ciclos e os interessados nos cursos devem se inscrever nos dias 05 e 06 de setembro para o ciclo 1, e dias 12 e 13 de setembro para o ciclo 2.

  

Os cursos disponíveis no ciclo 1 são "Pizzas, esfirras e calzones" (presencial/noite), "Sobremesas Comerciais” (presencial/noite) e "Culinária com técnicas de congelamento" (on-line/tarde). No ciclo 2, serão ofertados os cursos "Sanduíches e Hambúrgueres" (on-line/noite) e  "Básico em Panificação" (presencial/noite). O resultado de cada ciclo será divulgado no site e redes sociais da Escola nas seguintes datas: 11 de setembro para o ciclo 1 e 15 de setembro para o ciclo 2.

  

“Essas formações de curta duração, que acontecem mensalmente, estimulam a reflexão sobre a cadeia produtiva de alimentação, além de valorizar os saberes e insumos locais. Os Cursos Básicos também promovem o desenvolvimento de habilidades essenciais para atuar como empreendedor ou no mercado de trabalho”, afirma Selene Penaforte, superintendente do equipamento.

 

Para participar da seleção, os candidatos precisam ter a partir de 17 anos completos, incluindo adultos e idosos, disponibilidade para participar das aulas no período da tarde, das 13h30 às 17h, ou noite, das 18h30 às 21h. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, seguindo critérios estabelecidos em edital. As pessoas selecionadas serão contatadas por WhatsApp, sendo necessário ter atenção no momento de preencher o formulário.

  

 

Sobre a Escola

 

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

  


 

SERVIÇO: Processo Seletivo – Cursos Básicos (Setembro/2023)

 

Ciclo 1: Dias 05 e 06/09 - inscrição on-line | Dia 11/09 - resultado on-line | 11 a 15/09 - período das aulas

 

Ciclo 2 - Dias 12 a 13/09 - inscrição on-line | Dia 15/09 - resultado on-line | 18 a 22/09 - período das aulas

 

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

 

Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto (Mucuripe).

 

Mais informações:  www.gastronomiasocial.org.br | @escolagastronomiasocial

 

E-mail: coordenacaopedagogica.gastronomiasocial@idm.org.br

 

WhatsApp: (85) 99295-6179 | (85) 99295-2122

 

Chamada pública e inscrições: www.gastronomiasocial.org.br


Fonte: Assessoria de Comunicação

 

Estilo] Ferrovia Eyewear celebra 29 anos e lança linha comemorativa Terra do Sol

 
 

A Ferrovia Eyewear completa neste mês de setembro 29 anos de história. Para celebrar esta data tão importante, a empresa lança a linha comemorativa Terra do Sol.

 

O objetivo é homenagear os Estados onde a Ferrovia possui lojas, no Norte e Nordeste, entre eles Ceará, Pará e Piauí. Para isso, além das novas peças, a marca criou uma estampa exclusiva, retratando os principais pontos turísticos de Fortaleza, Belém e Teresina.

 

"O mês de setembro é muito especial para nós, pois marca o começo da Ferrovia há 29 anos. O maior presente para nós é a satisfação dos nossos clientes em usar a nossa marca", destaca a empresária Clecilda Beserra, CEO da Ferrovia.

 

No mix de óculos da linha Terra do Sol estão itens clássicos e de categoria premium, elaborados com materiais de acetato, bambu ou polarizado. São mais de 14 modelos disponíveis para compra, além de óculos de grau com mola.

 

Detalhe: na compra de um óculos da linha Terra do Sol, os consumidores ganham uma bag e a case para o item. Na aquisição de outro óculos, sem ser da coleção, por apenas R$ 9,90 o cliente pode também levar a bag personalizada.

Show no FERIADÃO] Cantor e compositor Evaristo Filho faz show especial no Cineteatro São Luiz quarta, 6/9, às 19h, celebrando 25 anos do disco "Lua Nova", marco da geração 90 da música no Ceará. Ingressos no Sympla e nas bilheterias

 

 

O Cineteatro São Luiz promove na quarta-feira, 6 de setembro, às 19h, pelo projeto "Dentro do Som", que reúne artistas e público no palco, o show "Lua Nova Revivido - 25 Anos", do cantor e compositor cearense Evaristo Filho.

 

Um dos mais destacados autores da cena musical cearense a partir dos anos 90, Evaristo Filho compôs clássicos da música de nosso Estado, como "Miragem" e "Canto sem eira nem beira", ambas parcerias com Edmar Gonçalves e canções premiadas em festivais e presentes no disco "Lua Nova", lançado em 1998 e um dos trabalhos mais marcantes da chamada "Geração 90" da música do Ceará.

 

Os ingressos para o show do dia 6 de setembro já podem ser adquiridos nas bilheterias do Cineteatro São Luiz e no site Sympla: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia. Na apresentação, o artista estará ao lado de Robson Gomes (teclado e acordeom), Alan Kardec (violão, bandolim e guitarra), Rogério Franco (violão) e Paulinho Santos (bateria). Além dos convidados especiais Edmar Gonçalves e Edvando Menestrel, artistas que participaram de mais faixas do disco "Lua Nova".

 

Evaristo Filho lançou diversos álbuns autorais e gravou um DVD ao vivo no Teatro Via Sul, em Fortaleza, contando com diversos convidados, como Edinho Vilas Boas, Eugênio Leandro e o grupo Vocal Cinco em Ponto. "Lua Nova" foi o primeiro CD, um trabalho coletivo, reunindo vários intérpretes, instrumentistas e convidados especiais.

 

Agora, o artista apresenta o show "Lua Nova Revivido - 25 Anos", celebrando o disco que marcou época a partir de Fortaleza, incluindo a canção-título, parceria de Evaristo e Edvando Menestrel, a pioneira música daquela geração a tocar nas rádios comerciais, na voz de Davi Duarte, com arranjo de mestre Aroldo Araújo e arranjo vocal de França, além dos saudosos Tarcísio Sardinha (violão) e Luizinho Duarte (bateria), do teclado de Zé do Norte, dos vocais de França e Jaqueline e da percussão de Evilázio Bilas. Uma bossa fazendo sucesso no rádio, em Fortaleza, e antecipando a chegada de compositores como Kátia Freitas, Edmar Gonçalves, Paulo Façanha, entre outros, às rádios comerciais, ainda hoje um desafio na cena cearense.

 

"Em uma noite de lua cheia, eu estava namorando no Bar do Zé Pinto. Na verdade, era o quintal do famoso artista plástico, que ele transformava em bar para os amigos. Apaixonado e louco pra dar um presente pra namorada, ofereci a Lua, e ela aceitou. Escrevi a letra em um guardanapo. No outro dia fui à casa do Edvando, sabendo que resultaria numa bela canção", conta Evaristo, sobre a faixa-título do álbum que contou ainda com participações como as da saudosa cantora Ana Fonteles e as de Cristiano Pinho na guitarra e de Evilázio Bilas na percussão.

 

Além de "Lua nova", o álbum traz outras parceiras de Evaristo e Edvando Menestrel ("O brilho do cantor" e "Lira dos desenganos", na voz de Edvando; "Da realidade eu sou o sonho", interpretada por Chico Pessoa. Evaristo e Edmar Gonçalves assinam "Canto sem eira nem beira", premiada no Festival Canta Nordeste, e "Boi da noite", ambas presentes no CD "Lua nova", na voz de Edmar.

 

De Evaristo e Edson Freitas o disco traz "Meu pai", a única cantada pelo próprio Evaristo Filho. Téti se faz presente em "Zé", de Evaristo e Mano Alencar. E Evaristo assina sozinho, música e letra, três canções: "Perfil", interpretada por Edvando Menestrel, "Desconexo", com vozes de Ana Fonteles e Ricardo Black, e "Retrato em alto relevo", registrada na interpretação de Rogério Franco.

  

Limitada a 80 lugares, pelas características do projeto "Dentro do Som", concebido para o Cineteatro São Luiz pelo produtor cultural e compositor Dalwton Moura, a apresentação promete um clima de intimismo e de diálogo direto dos músicos com os espectadores. Tudo enriquecido pela belíssima iluminação e pelo cenário sem igual da decoração artística e das cadeiras vermelhas do Cineteatro São Luiz, que passam de lugar da plateia a fundo-palco. Todos vivenciando a emoção do show de bem perto. Dentro do som.

 

 

SERVIÇO:

Show "Lua Nova Revivido - 25 Anos", de Evaristo Filho. Quarta-feira, 6 de setembro, às 19h, no Cineteatro São Luiz. Convidados especiais: Edmar Gonçalves e Edvando Menestrel. Ingressos: R$ 30,00 inteira, R$ 15,00 meia, nas bilheterias do Cineteatro São Luiz e no site Sympla. Classificação livre. Mais informações: redes sociais do Cineteatro São Luiz e de Evaristo Filho.

Show] TJA recebe sexta, 8 de setembro, às 19h, estreia do projeto Temporada Autoral, com show de Abidoral Jamacaru, Edmar Gonçalves, Rebeca Câmara e Dalwton Moura. Com apoio do CCBNB. Ingressos no Sympla

 

Um novo projeto musical, focado na valorização da produção autoral e da cena cearense, abrindo espaço para os compositores e compositoras, em apresentações coletivas e formações enxutas, em que a canção tem lugar de destaque. 

 

Assim é o Temporada Autoral, que estreia em grande estilo, na sexta-feira, 8 de setembro, às 19h, no Theatro José de Alencar, palco nobre das artes do Ceará, reunindo dois artistas de grande bagagem e dois autores mais jovens - promovendo um encontro de gerações, outra característica do projeto, além do objetivo de reunir artistas de diferentes regiões do Estado, chamando atenção e ao mesmo tempo contribuindo para amenizar um pouco a dificuldade de circulação dos músicos cearenses pelo próprio Ceará.

 

O mestre Abidoral Jamacaru, 74 anos, do Crato, a grande referência dos compositores do Cariri, com quatro discos lançados, um álbum em homenagem a sua obra, prêmios em inúmeros festivais e autor e várias canções gravadas por outros intérpretes; o cantor e compositor Edmar Gonçalves, de Juazeiro do Norte, radicado em Fortaleza desde os anos 80, que conta com três discos lançados, participações em mais de 30 álbuns coletivos e é vencedor de vários festivais, tendo sido gravado por expoentes como Flávio Venturini; a jovem compositora, cantora e violonista Rebeca Câmara, que lançou dois discos autorais, foi "afilhada" musica de Luizinho Duarte e tem músicas tocando em rádio em Fortaleza, e o compositor Dalwton Moura, idealizador do projeto, artista premiado em diversos festivais, autor de três discos autorais e dois EPs autorais, em parceria com Rogério Franco, Luciano Franco, Rodger Rogério e Osmar Milito, são as atrações deste primeiro show do projeto.

 

Os ingressos podem ser obtidos através do Sympla e na bilheteria do Theatro José de Alencar, ao preço de R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia. A realização é do projeto Futuro e Memória - Música do Ceará, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Fortaleza e o projeto Jazz em Cena e com apoio do Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido em conjunto com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

 

Mais sobre Abidoral Jamacaru:

 

Natural do Crato, Abidoral Jamacaru, é cantor, compositor e um dos mais reconhecidos representantes da música popular caririense. “Bida”, como é carinhosamente chamado pelos fãs, passeia por estilos diversos, que vão do blues ao coco e do rock ao forró. Em geral suas canções abordam elementos que descrevem situações políticas, sociais, humanas e referentes à cultura popular tradicional, mas que, paralelamente, também lançam olhares para realidades diversas, nas quais novos campos de significação coabitam, traçando em um mesmo contexto, um paralelismo entre o antigo e o contemporâneo. Sua principal fonte de inspiração do artista é a Chapada do Araripe, podendo ser vista em vários momentos de sua obra.

Abidoral estreou nos palcos nos anos 70 no auge dos Festivais da Canção Regional, ganhando por três vezes o prêmio do concurso. O artista fez parte de outros festivais nacionais e teve participação no conjunto de movimentos artístico-culturais, em especial do Movimento de Contracultura, que eclodia em todo o país, no qual alguns jovens buscaram uma nova lógica artística baseada em rupturas e descontinuidades, assentadas no esforço de mover as fronteiras e aproximar o regional do universal, a música erudita e popular, hibridizando distintos elementos, sempre em busca da construção de uma ou algumas identidades musicais brasileiras. Característica que continua fazendo parte das músicas de Abidoral.

Ao longo de sua carreira o seu trabalho foi reconhecido por grandes nomes da música brasileira como Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, Cássia Eller e Nelson Motta. Abidoral possui em sua discografia quatro álbuns antológicos gravados e que se tornaram símbolos da cultura regional: “Avallon” (1986), “O Peixe” (1998), “Bárbara” (2008) e "Abidoral Jamacaru" (2018), além de um disco coletivo em homenagem a ele, produzido por Eugênio Leandro: "Dádiva - Amigos e Canções de Abidoral Jamacaru".

Abidoral Jamacaru circulou pelo país na década de 70 (Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Piauí, Distrito Federal), na década de 80 (Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais) e todos os shows que se sucederam foram realizados no Ceará e na Paraíba. Suas canções já foram objeto de estudo de trabalhos acadêmicos, em especial, da URCA e da UFCA).

Aos 74 anos, Abidoral Jamacaru continua morando em Crato, compondo e vivendo de forma introvertida, recebendo diariamente em sua residência amigos, fãs e entusiastas de sua música. Entre os parceiros de composição estão Cleivan Paiva, Rosemberg Cariry,Geraldo Urano, Lifanco Kariri, Luiz Carlos Salatiel, Alano Freitas, J. Flávio Vieira e seu irmão Pachelly Jamacaru.

 

Mais sobre Edmar Gonçalves:

 

Natural de Juazeiro do Norte e radicado em Fortaleza desde os anos 80, Edmar Gonçalves começou a cantar quando ainda era um menino, entre seus sete e oito anos de idade, enquanto se balançava na rede. Sua paixão pela música aconteceu em paralelo ao seu desenvolvimento nas artes plásticas.

Edmar começou cantando MPB na noite, em bares e restaurantes, e assim foi durante 12 anos, cantando melodias de canções conhecidas do grande público, mas fazendo intervenções pessoais, para dar sua identidade a cada música. Passou então a se apresentar também em teatros, abrindo shows de artistas como Alceu Valença, e então rapidamente começou a fazer seus próprios shows. Participou de diversas edições do festival Canta Nordeste, então apoiado por uma grande rede de televisão. Em 1993 se apresentou com “Saberei”.

Em 1994 foi o vencedor no Ceará, com a música “Canto sem Eira nem Beira”, parceria com Evaristo Filho. Em 1996, novamente premiado com "Miragem", também composta com Evaristo. Para Edmar, as artes plásticas são elementos mais reservados, uma obra de arte fica dentro de casa para você e seus convidados contemplarem, enquanto a música é algo que você aproveita em conjunto, com diferentes energias reunidas em um só lugar. “É muita energia que você recebe naquela hora, sabe... É todo mundo te olhando, te aplaudindo, se emocionando, então você tá recebendo uma carga de energia muito boa ali”, revela o artista, reconhecido por grandes composições como parceiros como Marcos Lupi e também pela privilegiada condição de intérprete, do intimista ao performático, do timbre diferenciado ao corpo inquieto e criativo em cena. Condição que também o levou a participar de mais de 30 discos coletivos, de projetos especiais e de coletâneas.

Edmar Gonçalves é um dos participantes do projeto "Futuro e Memória - Música do Ceará", idealizado e coordenado por Rogério Franco e Dalwton Moura, que desde 2018 vem reunindo várias gerações da cena cearense, tendo lançado dois discos e um especial audiovisual, além de realizar diversos shows. Mais recentemente, teve sua canção "Em cima do tempo", parceria com Marcos Lupi, gravada por Flávio Venturini, que a escolheu para dar nome a  uma turnê.

 

Mais sobre Rebeca Câmara:

 

Rebeca Câmara vivenciou a música desde muito cedo, tocando nas festas de família, com seu avô, Sinésio, bandolinista. Desde muito cedo teve a música presente em sua vida através do bandolim. Aos 14 anos passou a ter seu violão como companheiro. Licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará, Rebeca é professora do instrumento e ministra oficinas de sensibilização musical.

Teve a oportunidade de estudar, conviver e dividir o palco com mestre Luizinho Duarte, fazendo parte, com ele e com outros grandes nomes da cena musical cearense, como a pianista Lu Basile, da Gargalhada Choro Banda. Apresentou-se em eventos como o Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga, e o Rio Mar Music Festival (abrindo shows de Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci), tendo também a alegria de dividir o palco com Guinga, a convite do aclamado violonista e compositor, em uma apresentação em Fortaleza.

Lotou o Teatro Ceará Show para o lançamento de seu primeiro disco autoral, em 2017, e de seu segundo álbum, também autoral, "O Melhor de Mim", de 2022, com arranjos em colaboração entre ela e o pianista Thiago Almeida.  Jovem e já com uma considerável trajetória, Rebeca Câmara conquistou espaço  inicialmente como uma aplaudida violonista, tocando com cantores como Marcos Lessa e Lia Veras, instrumentistas como Marcio Resende, Heriberto Porto, Cainã Cavalcante, Tito Freitas e Carlinhos Patriolino, além de diversos grupos com quem atuou em palcos e estúdios.

Da força de uma instrumentista reconhecida pelos colegas e pelo público, com influências do choro, da MPB, da música instrumental brasileira, Rebeca mergulhou forte no universo da canção. Foi principalmente como compositora e cantora que lançou seu primeiro disco, em 2017, lotando o show de estreia do álbum, despertando elogios e obtendo espaço para algumas das faixas em rádios de Fortaleza. A ambiência sonora comunicativa, o acento "MPBístico com um pé no pop", a criação de canções de destacados caminhos melódicos são características do trabalho da artista que se confirmam no segundo álbum.

 

Mais sobre Dalwton Moura

 

Dalwton Moura é compositor, produtor cultural, jornalista, parceiro de composição de artistas como Rodger Rogério, Rogério Franco, Luciano Franco, Paulo Façanha, Davi Duarte, Gilmar Nunes, do mestre da bossa nova Roberto Menescal, de Kátia Freitas, Cristiano Pinho, Tarcísio Sardinha, Luizinho Duarte, Pingo de Fortaleza, Melquíades, Sergio Oliva, Pedro Rogério, Alan Mendonça, Caio Castelo, Fladiana Ruiz, entre outros. Lançou os discos “Futuro e Memória” 1 e 2 e o especial audiovisual "Futuro e Memória 2", em parceria com Rogério Franco e com intérpretes cearenses de várias gerações, circulando com um show reunindo nada menos que 15 desses artistas, e “Sonho ou Canção”, em parceria com Luciano Franco, com intérpretes do Ceará, de São Paulo, Rio de Janeiro e dos Estados Unidos, com shows de lançamento em Fortaleza, São Paulo e no Rio.

Lançou os EPs “Velho Menino”, com Rodger Rogério, celebrando os 75 anos do grande mestre da música do Ceará para o Brasil, e “MilitoFrancoMoura”, com Luciano Franco e o mestre Osmar Milito, pianista de jazz e bossa nova, nome histórico da música. Venceu o II Festival da Música de Fortaleza, em 2019, com "Canção pra lhe encontrar", parceria com Roberto Menescal, o I Festival de Música do Cais Bar da Redonda, com "Atrás do tempo", parceria com Davi Duarte, na interpretação de Cyda Olímpio.

Como produtor cultural e militante do campo da cultura, é vice-presidente do Sindicato dos Músicos do Ceará e procura contribuir para o pleno desenvolvimento da cena musical cearense, dialogando com poder público e iniciativa privada, reivindicando e procurando construir melhorias na política cultural e mudanças de mentalidade quanto à valorização da nossa música. É autor do livro “Nos Acordes do Jazz & Blues – Histórias do Festival de Guaramiranga”. Foi repórter e crítico musical no jornal Diário do Nordeste. Foi coordenador de políticas para a música da Prefeitura de Fortaleza e coordenador de comunicação da Secretaria da Cultura do Ceará.

 

SERVIÇO:

Estreia do projeto Temporada Autoral - Shows coletivos destacando os compositores e compositoras do Ceará, valorizando a canção. Estreia sexta-feira, 8 de setembro, às 19h, no palco principal do Theatro José de Alencar, com Abidoral Jamacaru, Edmar Gonçalves, Rebeca Câmara e Dalwton Moura. Realização: projeto Futuro e Memória - Música do Ceará, com apoio do  TJA e do CCBNB Fortaleza. Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia), no Sympla e na bilheteria do TJA. Informações: Instagram @musicadoceara e Whatsapp 85999733054. 

Esportes] Cearenses são destaques no pódio da 11ª edição da Copa de Golf Interclubes

  


O torneio aconteceu neste fim de semana, de 1 a 3 de setembro, no Complexo Aquiraz Riviera.

  

Neste domingo (3), chegou ao fim a 11ª edição da Copa de Golfe Interclubes, maior torneio da modalidade do Norte e Nordeste. O campeonato teve início na sexta-feira (1) e aconteceu no Clube de Golfe Aquiraz Riviera, no Complexo Aquiraz Riviera, em Aquiraz-CE. Por lá, mais de 60 atletas, de diferentes estados, se reuniram em busca de suas melhores tacadas.

 

Atletas profissionais e amadores competiram na modalidade “Stoke Play”, por equipe, em 18 buracos. A comissão de regras foi formada por César Veloso e um árbitro da CBG; já a comissão da competição também fica com César Veloso, mas ao lado de Henrique Belém. O torneio tem a chancela da Confederação Brasileira (CBG) e da Confederação Pernambucana de Golfe (FEPEG).

  

O campo de golfe do Aquiraz Riviera é o único do Ceará com medidas oficiais de padrões internacionais. Possui 80 hectares, com 18 buracos para 72, ocupando 7.322 jardas (1 jarda mede exatos 91,44 cm). O projeto privilegia a natureza mantendo a vegetação natural e aproveita ao máximo a ondulação do terreno para criar o tipo de percurso para golfe estratégico.

 

 

CEARENSES SÃO DESTAQUE

 

Figurinha carimbada no pódio da Copa de Golfe Interclubes, o cearense Max Reis, foi campeão na categoria Gross. Outro cearense, Rafael Monteiro, ficou em 2º lugar na categoria profissionais e levou R$2.000,00 de premiação. Rafael trabalhou no Aquiraz Riviera como auxiliar de golfe e hoje é professor no Golf Ville. Daniel Gostave, Nilson Fernandes e Ana Paula, segundo lugar no feminino profissional, fecham a lista dos cearenses campeões nesta 11ª edição do torneio.

 

Entre os responsáveis por trazer o golfe para o Ceará, Henrique Belém é português e vive há anos por estas terras. Também idealizador e organizador da Copa Interclubes, ele segue a mesma linha de Max Reis e projeta um cenário positivo para o esporte cearense.

 

“O Ceará está bem representado. Hoje é um dos principais destaques do Nordeste, até porque temos alguns dos melhores campos do Brasil. Já somos uma referência nacional, agora o que esperamos é conseguir ser inseridos no campeonato mundial”, concluiu.

 

  

CONHEÇA OS CAMPEÕES:

 

 CATEGORIA PROFISSIONAIS |  MASCULINA

  

Fernando Busso - 1º Lugar na categoria profissionais, ganhou R$ 4.000,00 

Rafael Monteiro – 2º Lugar na categoria profissionais - ganhou R$ 2.000,00 

Luis Silveira 3º Lugar na categoria profissionais - ganhou R$ 1.000,00 

  


Fernando Busso - 1º Lugar na categoria profissionais, ganhou R$ 4.000,00



Rafael Monteiro – 2º Lugar na categoria profissionais - ganhou R$ 2.000,00



Luis Silveira 3º Lugar na categoria profissionais - ganhou R$ 1.000,00

   

CATEGORIA CROSS |  FEMININA

 

Elza Tieko  - 1º lugar 

Carolina Lins – 2º lugar 


Ana Paula - 3º lugar 


 

CATEGORIA CROSS  | MASCULINA

 



Max Lima - 1º lugar


Daniel Gustave  - 2º lugar


Nilson Fernandes - 3º lugar

  

 

CATEGORIA RANKING NET | MASCULINO

 


Francisco Nivaldo  - 1º lugar



João Victor – 2º lugar



Mohamad Cheaitou - 3º lugar

 

CATEGORIA RANKING NET  | FEMININA

 Elza Tieko  - 1º lugar 

Carolina Lins – 2º lugar 

Ana Paula - 3º lugar

 

RESULTADO SINTÉTICO | EQUIPES

 


Caxangá  - 1º lugar



Bahia – 2º lugar



Golf Ville - 3º lugar