Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 23 de agosto de 2014

Teatro] A poética do cancioneiro popular no espetáculo Fela da Gaita





A companhia de Tocantins une dança, teatro e música nesta montagem, que engloba pesquisas sobre a “commedia dell'arte”. Apresentações de 28 a 31 de agosto na Caixa Cultural Fortaleza

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 28 a 31 de agosto, o espetáculo "Fela da Gaita", do grupo tocantinense Lamira Artes Cênicas. Uma poética elaborada em torno do universo do Romanceiro Popular do Nordeste, a montagem agrega dança, teatro e música numa mesma intenção: enaltecer a genialidade dos artistas do Nordeste brasileiro. Além do espetáculo, a companhia vai ministrar uma oficina.

A obra leva ao palco situações do cotidiano dos repentistas, histórias que são comumente retratadas nos cordéis, no teatro de mamulengo, nos repentes, situações estas criadas pelo poeta cantador, o aboiador e outros. “A proposta é fazer uma releitura que relaciona o universo do Romanceiro Popular, com o universo urbano e globalizado da atualidade. Nosso intuito é produzir uma nova experiência estética para o nosso público”, explica a diretora geral do espetáculo, Carolina Galgane.

João Vicente, diretor artístico do espetáculo, explica que o processo de montagem de "Fela da Gaita" englobou pesquisas sobre a commedia dell'arte, o uso de máscaras para construir personagens e a movimentação articular existente na manipulação de títeres (marionetes). “Colocamos em cena vários elementos do teatro, da dança, da literatura e da música para compor esse espetáculo que é, na verdade, uma grande homenagem aos artistas populares nordestinos e suas ricas obras”, explana Vicente.

Sobre a Lamira: As produções da Lamira Artes Cênicas partem do trabalho conjunto entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural. Desde seu início, a Lamira constrói espetáculos que servem de referência estética a Palmas, capital onde está inserida, e vem representando a produção cênica tocantinense pelo Brasil em mais de 25 estados.

 
SERVIÇO:

ESPETÁCULO
Fela da Gaita - De 28 a 31 de agosto de 2014 na CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema). Horário: Quinta a sábado às 20h, domingo às 19h. Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Duração do espetáculo: 45 minutos. Classificação indicativa: Livre. Vendas a partir do dia 27 de agosto, das 10h às 20h. Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais. Informações: (85) 3453-2770.


Novidade] HBO terá sinal aberto na NET



Os assinantes da operadora contarão com livre acesso à programação dos canais de 22 a 24 de agosto

Os canais HBO terão sinal aberto de 22 a 24 de agosto para os clientes da NET (www.net.com.br), maior empresa de serviços convergentes de telecomunicações e entretenimento via cabo da América Latina. A abertura inclui todos os canais: HBO (HD), HBO2 (HD), HBO Plus (HD), HBO Plus*e, HBO Family, HBO Signature (HD), Max (HD), Max HD (versão SD), MAX Prime e MAX Prime*e.

Os assinantes da NET poderão assistir, na HBO, à estreia – no dia 24, às 21h - da segunda temporada de O Negócio, produção original da HBO, que mistura sedução e ação, acompanhando a trajetória de personagens que decidem aplicar estratégias de marketing nada convencionais em um serviço de acompanhantes.

Para quem ainda não assistiu à primeira temporada da série, a mesma estará disponível na Degustação HBO dentro do NOW > Programas de TV, aberto para todos os clientes NET HD, entre os dias 22 a 31 de agosto. Já os clientes que possuem os canais HBO HD, poderão rever os episódios da 2ª temporada, a partir do dia seguinte à exibição da série no canal. Basta acessar NOW > Programas de TV > HBO.

Entre os destaques da programação no período estão filmes como o longa-metragem de ação O Homem de Aço, que tem direção de Zack Snyder e conta com Henri Cavill, Amy Adams, Diane Lane, Russell Crowe, Kevin Costner e Laurence Fishburne no elenco. O filme estreia no canal, no dia 23 de agosto, às 22h. E no dia 24 de agosto, a animação infantil Tá Chovendo Hambúrguer 2 e o drama/romance O Grande Gatsby, com Leonardo Di Caprio, Tobey Maguire e Carey Mulligan.

SOBRE A NET

A NET é a maior empresa de serviços convergentes via cabo da América Latina e uma das dez maiores operadoras de cabo do mundo. Presente em mais de 170 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Brasília, Goiânia, Salvador, Maceió e João Pessoa, oferece pacotes de serviços que reúnem TV por assinatura, banda larga, telefonia fixa e celular de forma verdadeiramente convergente.

A NET é líder em TV por assinatura e banda larga no Brasil, com mais de 8 milhões de domicílios conectados. Também lidera o crescimento da telefonia fixa, sendo a empresa que mais recebe números portados de outras operadoras. Para mais informações sobre a NET, acesse www.net.com.br.

Oficina] Dragão da Criação: Mingo Araújo ministra oficina de percussão





Um dos mais renomados percussionistas do país, Mingo Araújo, é um dos convidados do Porto Iracema das Artes para o "Dragão da Criação", programação de aniversário da escola que acontece durante todo o mês de agosto. O músico ministra oficina de percussão no período de 22 a 24, das 14h às 17h. Podem participar instrumentistas, estudantes de música e amadores que já iniciaram a prática de tocar instrumentos de percussão. São 40 vagas. As inscrições são gratuitas e estarão abertas por meio do site www.portoiracemadasartes.org.br. Os inscritos deverão levar seus instrumentos de percussão.

Mingo Araújo

Mingo cresceu  na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, ouvindo os tambores do Bambelô, Côco Zambê (Pau-Furado), Centros de Umbanda (Casas de Xangô) e Tribos de Índios (blocos carnavalescos), rabecas e pandeiros do Boi de Reis, os ganzás dos Emboladores de Côco das feiras livres e das beiras de praias, a cadência precisa das preacas dos Caboclinhos (Cabocolinhos) e os zabumbas e caixas dos Ternos de Zabumbas ou da Dança dos Espontões (Negros do Rosário).

Autodidata, iniciou sua carreira aos 14 anos de idade, trilhando os caminhos das bandas de músicas com suas retretas em coretos, procissões religiosas, forrós em pisos de barro-batido, orquestras de frevo e conjuntos de baile se aproximando assim, mais ainda, das manifestações musicais de rua. Em 1980, forma com cinco amigos o grupo FLOR DE CACTUS, que teve três discos gravados na RCA VICTOR. O grupo acabou, mas o artista continuou residindo no Rio de Janeiro, onde deu continuidade à sua carreira de instrumentista.

Com assinatura musical própria, Mingo Araújo vem trabalhando do início da década de 80 até os dias de hoje em concertos ou em inúmeras gravações ao lado de grandes nomes da MPB e da Música Instrumental Brasileira como: Azymuth, Caetano Veloso, Cássia Eller, Chico Buarque, Cristóvão Bastos, David Ganc, Dominguinhos, Edu Lobo, Egberto Gismonti, Elza Soares, Erasmo Carlos, Fausto Nilo, Gal Costa, Geraldo Azevedo, Gonzaguinha, Jaques Morelenbaum, Jota Moraes, Joyce, Martinho da Vila, Maria Bethânia, Mauro Senise, Milton Nascimento, Nana Caymmi, Nando Carneiro, Nivaldo Ornelas, Oswaldinho do Acordeon, Pascoal Meirelles, 14 Bis, Raimundo Fagner, Simone, Sivuca, Victor Biglione, Wagner Tiso e Zé Ramalho entre outros. Todos esses trabalhos levam Mingo Araújo em turnês pelo Brasil, Estados Unidos, Japão, Europa, Ásia, África, América do Sul e União Soviética.

Depois de gravar o CD “RHYTHM OF THE SAINTS” (89/90), do compositor e cantor norte americano Paul Simon segue na mega tour mundial (156 concertos), “BORN AT THE RIGH TIME” (91/92), onde participa do célebre concerto no Central Park, New York, onde se reuniu um público de 750 mil pessoas, originando o CD e vídeo “PAUL SIMON’S CONCERT IN THE PARK” (Ago/91) ao vivo. Ainda com Paul Simon participa da abertura do “GRAMMY” (1992), no Radio City Music Hall (N.Y. City); “THE CONCERT EVENT OF A LIFETIME” (1993), com a participação de Art Garfunkel (22 concertos com lotação esgotada) no Paramount Theatre (N.Y. City); Paul Simon in Concert Benefiting The American Foundation for AIDS Research (1994), no Morton H. Meyerson Symphony Center (Dallas/USA).

Mingo Araújo trabalhou com Michael Brecker, Steve Gadd, Don Grolnick, Richard Tee e Dave Weckl. Participou ainda de gravações com Ladysmith Black Mambazo (South African), Willie Nelson (USA), Edie Brickell (USA), Bill Cunliffe (USA).

No Cinema Brasileiro, tem estado presente nas trilhas sonoras dos filmes: TIÊTA de Cacá Diegues (música de Caetano Veloso), GUERRA DE CANUDOS de Sérgio Resende (música de Edu Lobo), BELA DONNA de Fábio Barreto (música de Dori Caymmi), IREMOS À BEIRUTE de Marcos Moura (música de Manassés de Sousa) e OS DESAFINADOS de Walter Lima Jr. (música de Wagner Tiso).

Atualmente compõe o Grupo Cama de Gato (Pascoal Meirelles, Mauro Senise, Jota Moraes, André Neiva e Mingo Araújo), trabalhando ainda com o maestro, arranjador, compositor e instrumentista Wagner Tiso e com o compositor, cantor e instrumentista Edu Lobo, se consolidando como disseminador da boa música brasileira.


SERVIÇO
Oficina de Percussão com Mingo Araújo
Quando: De 22 a 24 de agosto, das 14h às 17h
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar 160, Praia de Iracema)
Inscrições: Gratuitas por meio do site www.portoiracemadasartes.org.br
Informações: 85-3219.5865.

Casa Cor Ceará 2014] CASA COR CEARÁ 2014 REALIZA 1º CICLO TOUR




A Casa Cor Ceará inicia antecipadamente suas ações para o ano de 2014 com o primeiro Ciclo Tour, um passeio ciclístico que promete colorir a cidade e incentivar a prática de atividades físicas. O evento acontece neste dia 24 de agosto, às 7h, na sede da Casa Cor Ceará deste ano (Av. Barão de Studart, 598 - Meireles). O intuito da ação é ajudar a incentivar atividades que façam a população ocupar as vias públicas e aproveitar a sua cidade.

O passeio tem percurso de 8km com largada e chegada na sede da Casa Cor Ceará. Para participar basta confirmar presença na fanpage do evento (facebook.com/ciclotourcasacorceara), levar ou alugar no local uma bicicleta e vestir uma roupa com sua cor favorita. Durante o evento, além do circuito ciclístico acontece: sorteio de brindes e exposição com bicicletas antigas.

Para mais informações, basta acessar e curtir a fanpage do evento: facebook.com/ciclotourcasacorceara. Lá o público também encontra dicas para participar do evento de forma saudável e divertida. A Casa Cor Ceará informa que este evento é uma ação antecipada, e que abre oficialmente para visitação de 30 de outubro à 9 de dezembro, de terça a domingo, incluindo feriados, dás 16h até 22h.


Serviço:
1º Ciclo Tour - Casa Cor Ceará 2014
Data: 24 de agosto de 2014
Horário: 7hs (com largada às 8hs)
Local: Casa Cor Ceará – Av. Barão de Studart, 598 – Meireles
Informações: facebook.com/ciclotourcasacorceara

Moda] Fábrica da Fill Sete recebe visita da fashion blogger Carla Lemos




Após se encantar com a proposta arrojada e inovadora da Fill Sete e dos projetos sociais desenvolvidos pela empresa, a fashion blogger Carla Lemos veio do Rio de Janeiro conferir de perto o trabalho da empresária Thaty Rabelo em Fortaleza. A autora do site Modices saiu da Cidade Maravilhosa e está viajando pelo Brasil e registrando o que cada cidade tem de melhor. Em sua passagem pelo Ceará, ela conheceu a fábrica da Fill Sete e um dos projetos sociais da empresa, o Grafitando Emoções. Lá, teve a oportunidade de aprender um pouco da arte do grafite, colocando em prática a sua paixão pelo grafite, e personalizar seu próprio short. Há um ano e meio, o projeto Grafitando Emoções é realizado pela empresa junto a jovens cearenses. O objetivo é transformar o grafite em arte e gerar de renda, além de contribuir para a formação profissional de futuros artistas.
Com o projeto, a marca quer mostrar que as temáticas ligadas ao grafite envolvem, além de sentimentos, exclusividade. As peças são grafitadas uma a uma. Os shorts, blusas e acessórios trazem detalhes, cores, formas e aspectos individuais. A intenção é mostrar, por meio das peças grafitadas, o estilo revolucionário da arte como referência de moda.

Lançamento] NOW lança, com exclusividade, SEXO in the City




Produção com conteúdo humorístico é assinada pelo mesmo grupo de Hermanoteu na Terra de Godah

A NET (www.net.com.br), maior empresa de serviços convergentes via cabo da América Latina, acaba de disponibilizar, com exclusividade, SEXO in the City, produção da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo. O NOW, serviço revolucionário da NET que permite ao cliente assistir ao conteúdo de sua preferência na hora em que quiser, está disponível para todos os clientes NET HD e NET HD MAX.
SEXO in the City é assinado pelo grupo de humoristas, responsável por sucessos na internet e nos palcos como os espetáculos Hermanoteu na Terra de Godah e Notícias Populares. SEXO in the City estreou em março de 1996 em Brasília e vem lotando os teatros pelo País, Portugal e Estados Unidos. No NOW, o espetáculo é o mesmo gravado em DVD durante apresentação em Nova York, dividido em quatro esquetes (A Indústria do Sexo, Amor Possessivo, Adultério, Chantagem e Swing) e um grand finale.
A produção estará disponível no NOW, com exclusividade, até o final do mês de setembro. Outros conteúdos como Hemanoteu na Terra de Godah e Notícias Populares também já constam do NOW.
A Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo contabilizou mais de 3 milhões de espectadores nos últimos 10 anos, soma mais de 250 milhões de acessos no Youtube e ultrapassou as marcas de 50 mil seguidores no Twitter e de 400 mil no Facebook.

Programação] DRAGÃO DA CRIAÇÃO: Literatura, jogos e fotografia são destaques da semana no Porto Iracema das Artes




O "Dragão da Criação", programação comemorativa de aniversário do Porto Iracema das Artes, continua com atividades diversas nesta semana.


X PRÊMIO PIERRE VERGER DE VÍDEO ETNOGRÁFICO - I ITINERÂNCIA

De quarta a sexta (20 a 22) o Porto Iracema das Artes recebe o X PRÊMIO PIERRE VERGER DE VÍDEO ETNOGRÁFICO - I ITINERÂNCIA, com mostra de vídeos etnográficos, conferência “Filme Etnográfico, Webdocumentário e Antropologia Compartilhada” e oficina de Produção Visual e Sonora em Antropologia. O O Concurso de Vídeo Etnográfico foi criado em 1996 pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), com o objetivo de premiar produções que apresentem qualidade técnica reconhecida e são considerados exemplos de divulgação do conhecimento antropológico.

I ENCONTRO GAMER
No sábado (23) acontece o I Encontro Gamer, que visa promover a cultura e o desenvolvimento de jogos no Estado do Ceará. É um evento realizado pela Coordenação do Curso Técnico em Animação para Jogos Eletrônicos da Escola Porto Iracema das Artes, em parceria com a União Cearense de Gamers (UCEG). Será um dia inteiro de programação, das 10h às 22h, com jogos eletrônicos, jogos analógicos (tabuleiro), palestra e campeonato de MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), com os jogos Dota2 e LoL (League of Legends).

Lançamento do livro "PAVÕES MISTERIOSOS"

"PAVÕES MISTERIOSO - 1974-1983: A EXPLOSÃO DA MÚSICA POP NO BRASIL” de André Barcinski, é o livro que será lançado no sábado (23), às 19h, no CENA 15. Participam da mesa o autor André Barcinski (Jornalista, cineasta e produtor), Luciano Almeida Filho (Jornalista e crítico musical), George Frizzo (Músico e pesquisador) e a cantora Mona Gadelha como mediadora.

Oficina Construção de Narrativas com SOCORRO ACIOLI

De segunda a quinta (18 a 21) a escritora cearense Socorro Acioli ministra a oficina "Construção de Narrativas". O objetivo é oferecer as ferramentas básicas para que o aluno possa compreender os mecanismos da ficção; analisar, contextualizar e criar histórias; entender os processos narrativos do passado, presente e futuro; e captar o projeto artístico de cada narrativa. A oficina acontecerá no CENA 15 - Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes (Rua José Avelino, 495 - Praia de Iracema), das 18h às 22h. Socorro Acioli tem 20 livros publicados e recebeu vários prêmios e menções, com destaque para o primeiro lugar no Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (CBL), categoria literatura infantil com o livro “Ela tem olhos de céu”, em 2013.

Oficina Desenhos Híbridos com DIEGO DE SANTOS

De segunda a quarta (18 a 20) o artista plástico Diego de Santos ministra a oficina Desenhos Híbridos no Espaço Barravento no Porto Iracema das Artes, das 14h30 às 17h30. Diego participou da primeira turma do Laboratório de Artes Visuais da Escola com o projeto "Lá é onde ele está", e acaba de ganhar, por voto popular, na versão online do prêmio PIPA, o mais conceituado do campo das Artes Visuais no Brasil.

Oficina de Percussão com MINGO ARAÚJO

De sexta a domingo (22 a 24), quem ministra oficina é um dos mais renomados percussionistas do país, Mingo Araújo  Podem participar instrumentistas, estudantes de música e amadores que já iniciaram a prática de tocar instrumentos de percussão. São 40 vagas em duas turmas. As inscrições são gratuitas e estarão abertas por meio do site www.portoiracemadasartes.org.br. Os inscritos deverão levar seus instrumentos de percussão.

SERVIÇO
Dragão da Criação - Programação de aniversário do Porto Iracema das Artes - durante todo o mês de agosto. Local: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81) e outros espaços. Informações:  www.portoiracemadasartes.org.br e 85-3219.5865.

Teatro] 21° FNT leva a Guaramiranga um panorama da produção teatral do Nordeste












Cinco dos nove estados nordestinos estarão representados no Festival, que tem o patrocínio da Oi e apoio do Oi Futuro.

As temáticas e gêneros são diversos, assim como as técnicas, influências e propostas de cada trabalho. Os nove espetáculos que vão compor, no próximo mês, a Mostra Nordeste do FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, traçam um panorama abrangente da atual produção teatral da região.

As montagens serão apresentadas na 21ª edição do Festival, que acontece de 06 a 13 de setembro na cidade serrana cearense. A Comissão de Seleção foi composta por Izabel Gurgel, diretora do Theatro José de Alencar, Nelson Albuquerque, ator, diretor e produtor cultural, diretor do Grupo Pavilhão da Magnólia, e Vanéssia Gomes, atriz e socióloga, uma das fundadoras do Grupo Teatro de Caretas.

Numa realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga - AGUA, o FNT figura entre os grandes eventos culturais do País e tem se firmado, no segmento teatral do Nordeste brasileiro, como importante polo de difusão, circulação e formação.

O tema da edição de 2014 é “O teatro e seus públicos”, buscando promover uma reflexão sobre as relações do Teatro com seus públicos existentes e potenciais. O 21° FNT é uma realização da AGUA, com apoio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura (Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006) e Funarte. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Turismo e SESC/CE. Apoio cultural do Oi Futuro e Patrocínio da Oi.

OS ESPETÁCULOS da MOSTRA NORDESTE

"ORLANDO" - Grupo Expressões Humanas (CE)
Dia 06, às 21h30. Local: Escola Municipal Prof. Júlio Holanda

Adaptação de Herê Aquino e Rafael Barbosa, a partir da obra homônima de Virgínia Woolf. A história narra, de forma poética e quixotesca, a vida de uma personagem apaixonante e enigmática através do tempo não cronológico, mas subjetivo. Ela muda de sexo, vive mais de 300 anos e nos enriquece com reflexões acerca da arte, dos sexos e da vida. Herê Aquino assina a encenação e direção geral do espetáculo, que tem a direção musical de Juliana Veras, que compõe o elenco ao lado de Marina Brito e Murilo Ramos.

Fundado em janeiro de 1990, o Expressões Humanas é um grupo cujo objetivo maior é ampliar o leque de possibilidades de chegar ao homem, de interagir com ele, de despertar caminhos que não leve só a inteligência. A meta é por um teatro que desperte os sentidos e que atinja o homem em sua plenitude: Inteligência, instinto, sentimentos, sonhos, nervos e coração. A pesquisa está centrada na construção da poética do espaço cênico e no homem em situação de representação, fundamentando-se em estudos de Antonin Artaud e Jerzy Grotowski.

"GUERRA, FORMIGAS E PALHAÇOS" - Grupo Estação de Teatro (RN)
Dia 07 às 19h. Local: Teatrinho Rachel de Queiroz

Dois militares, últimos remanescentes de um batalhão de combate, se encontram perdidos em uma guerra. Ao tenente e ao soldado cabe agora a tarefa de defenderem o pequeno território ainda não tomado pelas forças inimigas. Os dois sabem que a única forma de saírem vivos da situação é a possível chegada de reforços. Porém, quando todas as saídas parecem se fechar, um fato inusitado acontece: o batalhão de dois homens finalmente se depara, estupefato, diante daquele que pode carregar o último fio de esperança.

O Grupo Estação de Teatro foi criado em 2009 em Natal (RN) por atores que trazem na bagagem a experiência dos bancos da universidade e importantes de grupos de teatro na capital potiguar, como o Tambor, o B7C e os Clowns de Shakespeare. Em 2013 o grupo estreou “Guerra, Formigas e Palhaços”, espetáculo de autoria de César Ferrario, fundador integrante do Clowns de Shakespeare, e direção de Rogério Ferraz, que divide a cena com Pedro Queiroga e Enio Cavalcante. O texto tem um forte teor político e filosófico, sem abrir mão da ludicidade, da subversão e da comicidade, ingredientes fundamentais para o fazer artístico atual do grupo.

"HAMLET: SOLO" - Coletivo Soul (CE)
Dia 08 às 17h. Local: Escola Municipal Prof. Júlio Holanda

O espetáculo baseia-se na versão in-quarto de "A tragédia de Hamlet - Príncipe da Dinamarca", de William Shakespeare, destacada pela forte teatralidade do texto e pela maior concisão das palavras. A poesia inesgotável do texto é dita praticamente sem cortes pelo elenco, numa busca pessoal de apropriação através de seus corpos, dando-lhe voz própria, borrando as fronteiras entre o artista e sua arte, pessoa e personagem. Hamlet somos todos.


Com direção de Thiago Arrais, "Hamlet: Solo" é o terceiro espetáculo do Coletivo Soul depois de "Ramlet Soul" e "Our Town - Uma peça para Acampamentos". Compõe, junto com  "Ramlet Soul" e "Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos", atualmente em processo, o projeto designado pelo grupo como "Trilogia Hamlet", no qual o mito de Hamlet, forjado em Shakespeare, é revisitado em suas múltiplas possibilidades de interpretação e intervenção. Tem co-direção e produção de Fernando Leão. Co-produção de Ana Luiza Rios. No elenco, Marcos Bruno (Hamlet), Bruno Lobo (Laerte, ator), Geane Albuquerque (Rainha Gertrudes, Guildenstern), Joyce Custódio (Ofélia, coveiro), Bio Falcão (Fantasma, Polônio, Rosencrantz) e Evan Teixeira (Rei Cláudio, Horácio).

"FOGO" - Piauhy Estúdio das Artes (PI)
Dia 09 às 19h. Local: Escola Municipal Prof. Júlio Holanda

Espetáculo teatral que retrata os incêndios criminosos nas habitações de palha da cidade de Teresina na década de 40, sob a ótica da personagem Lucinha (Érica Smith) e dos narradores/personagens (Carlos Aguiar, David Santos e Vitor Sampaio), que relatam a luta pela sobrevivência em uma cidade devastada pelo fogo e pela opressão.

É uma livre adaptação e recriação do conto homônimo de Vitor Gonçalves Neto, com a direção de Adriano Abreu e construção dramatúrgica do diretor Adriano Abreu, que procurou universalizar a temática através de pesquisas e investigações cênicas que consumiram três anos para concretização do trabalho. Em cena, os músicos Adriano Abreu  e Arnaldo Pacovam.


"BR-TRANS" - Coletivo Artístico As Travestidas (CE)
Dia 09 às 21h. Local: Teatrinho Rachel de Queiroz

Processo cênico antropológico-autofágico-esquizofrênico que traz à cena histórias sobre medo, solidão e morte. Histórias que se encontram e se confundem entre si e com a vida e as inquietações do ator. São recortes de vidas, e vidas recortadas a partir de pesquisas e conversas com travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre, pelas ruas e casas de show.

"BR-Trans" é resultante de um processo de pesquisa cênica desenvolvido através do Edital Interações Estéticas 2012 (Funarte/Minc), em residência no Somos Pontão de Cultura LGBT (POA/RS). Foi idealizado pelo ator Silvero Pereira, dentro do coletivo artístico As Travestidas (CE), em compartilhamento com outros profissionais das artes cênicas do Rio Grande do Sul. O texto é de Silvero Pereira, que divide a direção com Jezebel De Carli.  Tendo como interesse temático o universo de travestis, transexuais e artistas transformistas, a pesquisa atua na perspectiva do teatro enquanto instrumento de transformação social e, também, da arte transformista enquanto legítima linguagem cênica e manifestação própria da cultura LGBT. Após 08 meses de estreia o espetáculo realizou mais de 40 apresentações, passou por 04 estados (SP, RS, RN e CE), 05 festivais nacionais e 02 seminários internacionais.

"JACY" - Grupo Teatro Carmin (RN)
Dia 10 às 19h. Local: Teatrinho Rachel de Queiroz

Fruto do "acaso", vestígios encontrados numa frasqueira no lixo, fragmentos de vida de uma mulher nascida em 1920, Jacy, se viva estivesse, teria hoje 93 anos. Fatos curiosos, oras realisticamente, oras de forma fictícia, de maneira que não se sabe muito bem onde termina uma e onde começa a outra. Os atores Henrique Fontes e Quitéria Kelly dividem a cena com o videomaker Pedro Fiúza e toda uma investigação que tem ligação direta com a história de Natal. Um assunto que atravessa décadas e a forma de como a sociedade brasileira trata os mais velhos e suas histórias. Escrita pelos filósofos Iracema Macedo e Pablo Capistrano com dramaturgia e direção de Henrique Fontes, "Jacy" é a primeira montagem em linguagem documental feita pelo Grupo Carmin. O projeto foi contemplado pelo prêmio Funarte Myriam Muniz 2012.

O Grupo Teatro Carmin foi criado  em janeiro de 2007 pelas atrizes Quitéria Kelly e Titina Medeiros, que já trabalhavam juntas desde o ano 2000 e tinham o desejo de pesquisar temas urbanos que pudessem ser retratados de forma cômica. Em 2010 o grupo mergulhou em estudos sobre a exclusão social retratada em obras teatrais clássicas. O texto de "A alma boa de Setsuan" de Bertolt Brecht, levou à montagem do experimento "Olha a água". A partir daí, teve início a pesquisa sobre exclusão na vida doméstica, explorado em "Jacy", que estreou em 2013. O tema da exclusão persiste na pesquisa do grupo, buscando agora uma nova forma de comunicar através da linguagem do Teatro Documental ou documentário, a qual o grupo começa a investigar mais profundamente.

"VELHOS CAEM DO CÉU COMO CANIVETES" - Pequena Cia de Teatro (MA)
Dia 11 às 19h. Local: Teatrinho Rachel de Queiroz

O espetáculo concentrar sua experimentação e pesquisa no desenvolvimento de uma dramaturgia que aborde a dificuldade humana em lidar com as diferenças, utilizando em seu escopo, temas como miséria, exílio e fé. O ponto de partida para essa dramaturgia é o conto de Gabriel García Márquez, "Um Señor muy Viejo com Alas Enormes". A narrativa apresenta um ser alado que cai em um quintal e altera a rotina do morador da casa. O ser humano, em sua labuta diária para conseguir sobreviver à miséria que assola sua família, vive como “Deus quer”, um dia por vez; quando vê sua rotina e a de sua comunidade mudar em detrimento da queda do ser alado, que deslocado, se retrai em detrimento da estranheza que causa aos moradores do local, evidenciando a dificuldade humana em lidar com as diferenças.  O exílio forçoso e a miséria pontuam a trama. Em cena, os atores Jorge Choairy (Ser Alado) e Cláudio Marconcine (Ser Humano).

Com texto e direção de Marcelo Flecha, a encenação de "Velhos Caem do Céu como Canivetes" utilizou, na sua montagem, a metodologia desenvolvida pela Pequena Companhia de Teatro durante a última década, sistematizada no instrumento denominado Quadro de Antagônicos. É através desse instrumento, que indicam os caminhos da dramaturgia e encenação, partindo da oposição física como fundamento para o desenvolvimento do repertório gestual do ator e a construção final das personagens. "Nós compreendemos o teatro como a arte do ator. Assim, a encenação aqui proposta desenvolveu seu trabalho tendo o ator como centro gerador de linguagem", diz.

"O PRÍNCIPE FELIZ" - Cia do Rosário (PB)
Dia 12 às 18h. Local: Teatrinho Rachel de Queiroz

O novo espetáculo da Cia do Rosário foi construído a partir de uma livre adaptação de Chico Oliveira, do conto homônimo de Oscar Wilde. "O Príncipe Feliz" é leitura para crianças de todos os tempos e isso moveu o grupo a transpor para a cena essa delicada estória. Através do pássaro, vem a saudade de outros tempos e lugares. Através do príncipe, a procura por uma realização plena. O espetáculo tem direção de Chico Oliveira. No elenco, Emília France (vários), Cris Leandro (vários), Suellen Maria (Príncipe) e Joana Marques (Ama e Andorinha).

Psicoterapeuta e Psicodramista, Chico Oliveira fez especialização em Playback Theatre (teatro de improviso baseado nas histórias espontâneas de pessoas da plateia) pela São Paulo Playback Theater, onde atuou por oito anos. Foi também playbacker pela Brasilis Playback Theater, em São Paulo, por dois anos. É coordenador, condutor e idealizador da Bodopitá Playback Theater, formada há dois anos com atores de Campina Grande. Ator, diretor, cenógrafo e figurinista, Chico Oliveira coordena o Curso de Formação de Atores do Teatro Municipal Severino Cabral. Dirigiu "Pluft, o Fantasminha" (2008), "O Planeta que era Azul" (2008), com o Grupo Oficina de Sousa (PB). Recentemente dirigiu "Fogo-Fátuo", de Lourdes Ramalho, pelo Teatro Municipal Severino Cabral.


"AS RIMAS DE CATARINA" - Cia Rapsódia de Teatro (BA)
Dia 12 às 22h. Local: Teatrinho Rachel de Queiroz

É um espetáculo que faz uso de técnicas circenses, do teatro de animação e da linguagem clownesca para contar uma divertida história que se passa no mundo do faz- de- conta. O texto do espetáculo foi escrito por Ilma Nascimento, a partir da farsa medieval "A Torta e o Pastelão". O espetáculo foi vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2012 na categoria Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil. A direção é de João  Lima. No elenco, Bira Freitas e Jorge Baía.

A Cia Rapsódia de Teatro surgiu a partir da montagem didática da peça "Terror e Miséria do III Reich - O Espião d Bertolt Brecht", sob a direção de Tânia Flores. A montagem foi selecionada para representar a Bahia na II Bienal de Arte e Cultura da UNE, no Rio de Janeiro. "As Rimas de Catarina" (2011) é o segundo espetáculo infanto-juvenil do grupo. O primeiro foi "A gema do ovo da ema" (2007). Também no repertório do grupo o drama "Deus Danado", vencedor de 13 prêmios, e o espetáculo de rua "A  Árvore dos Mamulengos", tambémpremiado.


SERVIÇO
21º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 06 a 13 de setembro em Guaramiranga/CE. Contatos: (85)3321-1405, fnt@agua.art.br. Site: www.fntguaramiranga.com.br.

Esportes] FETRIECE LANÇA RANKING 2014 DO CEARENSE DE TRIATHLON OLÍMPICO





A Federação de Triathlon do Ceará divulga o Ranking 2014 do Campeonato Cearense de Triathlon Olímpico após a disputa das duas etapas.
No Geral Masculino, José Edson Vitorino de Souza (foto) foi o grande campeão com 200 pontos. Em segundo ficou João Martins Galvão com 160 pontos e em terceiro ficou Vitor Dias Souza Girão com 130 pontos.
No Geral Feminino o título de 2014 foi para Daiane Sousa Mateus (foto) que assegurou o primeiro lugar com 200 pontos. Na segunda posição ficou Andreá de Paula Joventino Queiroz com 170 pontos e em terceiro Josi Celiberto com 140 pontos.

Programação] ESPAÇO O POVO







A programação conta com Ensaio de Cena, O POVO Conta Histórias, Lançamentos, Entrevista Aberta, Encontro de Blogueiros, Leitura em Prosa e Verso e Encontro de Ideias. Lembramos que os participantes dos encontros terão direito a vagas no estacionamento ao lado da sede do O POVO (Av. Aguanambi, 252 A – Fortaleza/CE).

Mojo Band & Patuá
Show com Mojo Band apresentando clássicos do blues e composições autorais.
Data: 29 de agosto (sexta-feira)
Horário: 19 h
Entrada Franca


Encontro de blogueiros
Os avanços da Gastronomia em Fortaleza
Convidados:Emanuel Furtado, repórter e colunista do O POVO; Rodrigo Viriato, empresário e professor de gastronomia da UFC;  Ivan Assunção, presidente da Abrasel-CE
Mediação:Izakeline Ribeiro, jorrnalista e blogueira do “Sabores da Cidade”
Data: 25 de agosto (segunda-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca


Leituras em Prosa e Verso
Preciosidades do Acervo do Instituto Moreira Sales - IMS
Neste encontro, Elizama Almeida, pesquisadora do IMS, fala sobre os acervos de Clarice Lispector, Ana Cristina César, Carlos Drummond de Andrade e Otto Lara Resende em duas noites de bate-papos.
Convidado: Elizama Almeida, pesquisadora da Coordenadoria de Literatura do Instituto Moreira Salles.
Data:  26 e 27 de agosto(terça e quarta-feiras)

Programação
Vamos abrir a caixa de preciosidades Clarice Lispector e Ana Cristina César: livro e manuscritos
Data: 26 de agosto(terça-feira)
Horário: 19 horas

Os três mineiros do coração, donos de baús valiosos: Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos e Otto Lara Resende.
Data: 27 de agosto(quarta-feira)
Horário: 19 horas
Mediação: Fernanda Coutinho, professora do Curso de Letras da UFC. Doutora em Teoria da literatura, com tese sobre as “Imagens da infância em Graciliano Ramos”.
Entrada franca


Encontro de Ideias
Qual o lugar do profissional de Fotojornalismo no cenário de supervalorização da imagem
Convidados: Evandro Teixeira é um dos maiores fotojornalistas do mundo. Várias de suas fotos compõem acervos de museus no Brasil e da Biblioteca do Centro de Artes Georges Pompidou, em Paris. É de sua autoria a famosa foto da Passeata dos 100 mil (no Rio, em 1968) que ganhou vários prêmios. Na ocasião, ele autografa o livro “Evandro Teixeira, um certo olhar”, de Silvana Costa Moreira. Silas de Paula, professor da UFC e coordenador do Grupo de Pesquisa em Cultura Visual.
Mediação: Iana Soares, editora-adjunta do Núcleo de Imagem do O POVO e diretora do Iphoto-CE.
Data: 28 de agosto (quinta-feira)
Horário: 19 horas

Lançamento] A ESCOLA VAI AO CINEMA’ ESTREIA SÉTIMA EDIÇÃO






O projeto já realizou mais de mil sessões de cinema e alcançou público de 80 mil jovens. Na área formativa os alunos participam de oficinas e saem capacitados para o mercado audiovisual

O projeto “A Escola Vai ao Cinema” lança na próxima sexta-feira, dia 15, a sua sétima edição na cidade de Sobral. O evento de lançamento acontece a partir das 15 horas, no Cinema Renato Aragão, com a exibição do curta “O Pescador”, filme de animação dirigido e roteirizado por alunos da escola pública sobralense sob a orientação pedagógica de profissionais do audiovisual. Antes da apresentação será entregue a premiação às melhores redações escritas pelos alunos da rede pública do Município que, ano passado, participaram do concurso.  

As ações de capacitação e exibição também contemplam os estudantes de Limoeiro do Norte, na Microrregião do Baixo Jaguaribe. Nesta edição, entra no circuito a cidade de Quixadá, localizada na Mesorregião dos Sertões Cearenses. O projeto é uma realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social em parceria com a Coelce, Pinheiro Supermercados e a Programadora Brasil. A iniciativa tem o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, Governo Federal, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e das Prefeituras das cidades contempladas.

As exibições acontecem sistematicamente no Cinema Francisco Lucena, de Limoeiro do Norte, Cine Renato Aragão, de Sobral, e Sala de Cinema O Bom Vizinho, em Quixadá.

UM LEGADO DE SUCESSO

“A Escola vai ao cinema” já realizou mais de mil sessões e alcançou público de 80 mil jovens. Os dois municípios cearenses juntos realizaram 1.035 projeções, exibindo exclusivamente películas nacionais. Em Sobral, no período de 2007 a 2011, foram mobilizados aproximadamente 72 mil jovens, em 937 exibições, muitos deles vivendo pela primeira vez a experiência de conhecer uma sala de cinema. No primeiro ano em Limoeiro do Norte, 8 mil jovens estiveram presentes ao projeto, nas 98 sessões realizadas. Ao todo, participaram 2.341 professores nos dois polos.

DESCOBERTA DE TALENTOS

Desde 2007, crianças e jovens do interior cearense vivenciam uma experiência literalmente "de cinema". Em Limoeiro do Norte e Sobral, a “A Escola vai ao Cinema” promove sessões gratuitas destinadas a alunos do Ensino Médio e Fundamental, da rede pública de ensino. Paralelamente, realiza oficinas no núcleo de animação, o Edu.Animação, de onde já saíram curtas que foram selecionados em importantes festivais do país, como o Anima Mundi. A ideia é despertar o senso crítico e a formação intelectual através da apreciação à sétima arte, bem como integrar linguagens, procurando sempre correlacionar áreas do conhecimento em um processo de aprendizado permanente entre alunos e educadores.

"CINEEDUCAÇÃO": FORMAÇÃO CINEMA X EDUCAÇÃO

O projeto segue uma metodologia de educação que envolve o Seminário "CineEducação", para formação de professores, sessões de exibição de filmes brasileiros e atividades em salas de aula. Além deste percurso metodológico, os jovens ainda participam do concurso de redação “Minha escola vai ao cinema” e de outros espaços de criação, como as oficinas de linguagem audiovisual.

"EDU.ANIMAÇÃO": PRÁTICAS AUDIOVISUAIS DESENVOLVENDO TALENTOS

Durante a 6ª edição do evento, em 2013, a boa novidade foi a implantação do Núcleo de Animação de Sobral, "Edu.Animação", na sede da Brinquedoteca, que funciona como espaço de formação, criação e produção, envolvendo jovens na arte do desenho animado. O núcleo conta com tecnologia digital de ponta para assegurar experiências de animação com alunos da rede pública de ensino.


SERVIÇO:
Lançamento da sétima edição do projeto “A Escola vai cinema”
Local: Cine Renato Aragão/ Endereço: Av. John Sanjord, 1800 – Bairro: Junco, Sobral-CE.

Saúde] Nutricionista Daniel Coimbra é consultor da inédita linha fitness da Selecto Ice





Os deliciosos picolés naturais da Selecto Ice acabam de ganhar o reforço da parceria com o nutricionista Daniel Coimbra. A nova linha de produtos será ideal para a turma fitness. Em breve, o Brasil inteiro terá a oportunidade de conhecer os picolés. Genuína e orgulhosamente cearense, a Selecto vai produzir, agora, com o aval e reconhecimento da Equipe de Nutrição Esportiva Daniel Coimbra. A proposta é inovar e trazer para o mercado um sabor irresistível e refrescante.

Feira] 19ª edição da Feira Nacional de Franquias (Franchising Fair) espera gerar R$ 300 milhões em negócios, de 29 a 31 de agosto, no Centro de Eventos, em Fortaleza





Fortaleza está na rota dos principais encontros de negócios do Brasil e do mundo. Pensando nisso que, em 2014, acontecerá, de 29 a 31 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, a Feira Nacional de Franquias (Franchising Fair). Promovida e realizada há 12 anos pela empresa Relance Feiras e Eventos – em três edições ao ano, de forma alternada pelas principais capitais do País –, o encontro é uma vitrine de opções de negócios, destinada a investidores, empreendedores e pessoas interessadas em abrirem seu próprio negócio. A expectativa é de que sejam gerados R$ 300 milhões em negócios, durante e após a feira, que deverá receber 10 mil pessoas de toda a região e contará com mais de 100 marcas expositoras dos mais diversos segmentos, devendo gerar, em média, mais de 500 novos cadastros para cada expositor.

 Após 13 anos sendo realizada, de forma itinerante, pelas principais capitais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a Feira chega ao Nordeste. A ideia é levar centenas de marcas franqueadoras dos mais diversos segmentos e valores de investimento, todas interessadas na expansão de suas redes nesta região em especial. Estão sendo aguardadas 10 mil pessoas de toda a região.

O objetivo principal da Franchising Fair é proporcionar um meio dinâmico de oferta e procura, oportunizando um leque de opções de novos negócios, centralizados em um único espaço, onde empreendedores e investidores encontrarão orientação e oportunidades para alcançarem o sucesso profissional. Além disso, licenciadores e franqueadores já estabelecidos no mercado tem a contingência de ampliar suas redes.

De acordo com o diretor geral do evento, Ademar Pahl, o Ceará foi o Estado escolhido para sediar a feira, “principalmente pelo seu desenvolvimento sócio-econômico, renda per capita e importância estratégica dentro da Região Nordeste como um todo”.

Em 2014, a Franchising Fair comemora a sua 19ª edição, consolidando-se como o maior “canal de prospecção e expansão de negócios” para novas redes franqueadoras, bem como às tradicionais redes franqueadoras já existentes, que utilizam a feira para a expansão de suas redes pelo País. “A Franchising Fair é hoje o mais importante canal de expansão e prospecção de negócios das redes franqueadoras, através do seu sistema único de feiras itinerantes, cobrindo todo o território nacional”.

INSCRIÇÕES
Para participar, o visitante poderá efetuar sua inscrição online, por meio do site oficial da feira: www.franchisingfair.com.br ou adquirir a entrada no local do evento, que dará direito às palestras. Já os expositores que ainda não reservaram seu espaço na feira, devem entrar em contato com a organização do evento.

SERVIÇO
19ª Feira Nacional de Franquias (Franchising Fair)
Data: 29 a 31 de agosto de 2014
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza
Endereço: Av. Washington Soares, 999, bairro Edson Queiroz – Fortaleza / CE
Horário: sexta (29) e sábado (30), das 13 às 21 horas, e domingo (1) das 13 às 19 horas

Exposição] "Patrimônio Imaterial" - a partir de 20 de agosto na Caixa Cultural Fortaleza







A cultura viva do povo brasileiro em exposição na CAIXA Cultural Fortaleza
Lugares, formas de expressão, saberes e ofícios das cinco regiões fazem parte da exposição

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 20 de agosto a 26 de outubro, a exposição "Patrimônio Imaterial – A Cultura Viva dos Povos". Um total de 30 bens imateriais do povo brasileiro – lugares, formas de expressão, saberes e ofícios transmitidos e renovados de geração em geração de todo o país – estarão à mostra em duas galerias do prédio.

Para compor a exposição, os idealizadores Fernanda Pereira (profissional de relações públicas – Porto Alegre), Mirna Brasil Portella (escritora e pesquisadora na área de cultura brasileira – Rio de Janeiro) e Luiz Prado (produtor cultural – Rio de Janeiro), contaram com a curadoria do historiador Luciano Figueiredo, que buscou bens imateriais registrados ao longo de 12 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão do Governo Federal que apoia o projeto por meio do Departamento de Bens Imateriais. Entre o material exposto, estão peças gentilmente cedidas por vários museus do país.

Por meio de textos, fotos, vídeos, músicas, sons e objetos, os bens imateriais apresentados são distribuídos em três blocos, em forma de aldeias circulares que podem ser atravessadas em um percurso livre, de acordo com a vontade de cada visitante. A primeira aldeia representa os povos que construíram a identidade do brasileiro. São imagens de índios, portugueses, italianos, africanos, japoneses e alemães, cujos traços estão miscigenados na população brasileira, que cria e recria suas manifestações culturais.

Na segunda aldeia estão as paisagens, imagens de cidades, aldeias, sítios históricos, cachoeiras e praias que formam o rico patrimônio natural do país. Os ofícios, saberes e fazeres do povo brasileiro estão na terceira aldeia. Eles estão representados na pintura, no tear, na dança, entre outros bens reconhecidos como imateriais. Um exemplo: o Ofício das Baianas do Acarajé é apresentado por meio dos ingredientes usados para o quitute e do tacho onde é feita a massa. “O patrimônio não é o bolinho, mas tudo o que está envolvido na preparação, é essa imaterialidade que queremos passar para as pessoas”, explica o curador.

Os bens expostos: Entre os bens imateriais presentes à exposição estão: a Cajuína, que entrou para o Livro dos Saberes do Iphan no dia 15 de maio de 2014; o modo artesanal de fazer queijo de Minas nas regiões do Serro e das serras da Canastra e do Salitre, em Minas Gerais; e a Cachoeira de Iauaretê, lugar sagrado dos povos indígenas no Amazonas.

“O público poderá ver o barro usado para fazer a panela da moqueca, o processo da confecção, o significado desse trabalho; entender o saber envolvido na elaboração das bonecas Karajás, do acarajé, de uma festa religiosa, e a importância de uma cachoeira mítica", revela Figueiredo. "A maioria dos brasileiros não tem conhecimento sobre esses bens imateriais”, comenta.

Antes de chegar a Fortaleza, "Patrimônio Imaterial - A Cultura Viva dos Povos" esteve em exposição na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Depois de Fortaleza, a exposição segue para Salvador, onde será aberta em dezembro.

O Ceará: No Ceará, algumas manifestações culturais estão em processo de registro pelo Iphan. Em fase final da instrução do processo de registro estão: a Festa do Pau de Santo Antônio de Barbalha e o Teatro de bonecos popular do Nordeste. E mais: Romarias de Juazeiro do Norte, em devoção ao Padre Cícero e Nossa Senhora das Dores; Cocos do Nordeste; Ofício de Vaqueiro; Literatura de Cordel; Matrizes tradicionais do Forró; Romarias de Canindé, em devoção a São Francisco; e o Maracatu do Ceará.