Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 25 de março de 2020

MARÇO] O POVO promove festival online de músicas com artistas cearenses


 
Com atrações cearenses, O POVO, em parceria com a VC Eventos, promove, entre os dias 28 e 30 de março, um festival de música gratuito e online durante a quarentena resultante da pandemia do novo coronavírus.

Os shows serão transmitidos nas redes sociais dos artistas, com programação especial também as redes sociais do O POVO.

Com artistas como Waldonys, Giselle Café, Marcus Lessa e Aparecida Silvino, o evento será realizado durante três dias. Os shows começam sempre às 18 horas de cada dia.

Conforme a organização, o festival "é uma grande campanha de conscientização e uma grande corrente. Estaremos todos juntos, ligados pela música, porém todos em casa ligados na conscientização desse momento".

O evento endossa as ações de quarentena anunciadas pelo Governo do Estado do Ceará, validas, e prorrogáveis, até o fim deste mês de março.


Abaixo, a programação completa*

Dia 28 de março - sábado
18h: Waldonys
18h30min: Giselle Café
19h: Ária Concertos
19h30min: Sargento Pimenta
20h: Felipe Adjafre
2030min: Aparecida Silvino
21h: Anderson Vass
21h30min: Marcus Lessa

29 de março - domingo
18h: David Simplício
18h30min: Marcelo Leite
19h: Fabio Carneirinho
19h30min: Italo Poeta
20h: Isabela Serpa
20h30min: Thiago Almeida
21h: Pedro Frota

30 de março - segunda-feira
18h: Dudu Santos
18h30min: Wawa
19h: Bella Vox
19h30min: Raphael Alencar
20h: Philipe Dantas
20h30min: Carlinhos Patriolino
21h:  Caike Falcão

*programação sujeita a alterações


MARÇO] Acarape prepara instalação de hospital de campanha com 40 leitos


 
O equipamento vai isolar e atender os paciente com 
casos leves e de Coronavírus

O Governo Municipal de Acarape, por meio de seu prefeito e médico, Franklin Verissimo, anunciou nesta terça-feira (24) a criação de um Hospital de Campanha para isolar os pacientes com suspeita de Coronavírus. O equipamento vai funcionar na escola da rede pública, Padre Antônio Crisóstomo e terá capacidade de 40 leitos de internação e isolamento.

“Pode ser que a gente não precise usar, espero de coração que não seja necessário. Mas se precisar, estaremos prontos. Estamos nos preparando com antecedência, para não fazer de qualquer jeito”, afirma o prefeito Franklin Verissimo.

O munício de Acarape é a primeira cidade de pequeno porte, a criar esse tipo de equipamento para diminuir os impactos da pandemia covid-19. “Nenhum sistema de saúde do mundo está preparado para o surto do Coronavírus. A China teve que construir um hospital imenso em um prazo recorde, porque seus hospitais não tinham condições de receber todos os doentes. No Brasil, muitas capitais já começaram a transformar estádios em hospitais. Cabe aos prefeitos das cidades, buscar soluções em saúde para possíveis aumentos dos casos da doença”, completa o prefeito.

Atualmente, o município encontra-se com um caso de paciente suspeito do coronavírus, sendo acompanhado em hospital municipal. O Governo Municipal na última semana, iniciou a doação de 20 mil máscaras de proteção individual, como durante 90 dias, foi concedido e aprovado pela Câmara Municipal, o desconto de 50% na taxa de iluminação pública.

“Ainda temos que pensar no problema social, pois muitas famílias vivem em casas pequenas, onde moram muitas pessoas, inclusive idosos. Se um paciente contrair Coronavírus, como poderá voltar para sua residência? Por isso, a necessidade também de um hospital de campanha”, disse o vice-prefeito, que também é médico, Dr. Alexandre Magalhães.

"O sistema de saúde brasileiro já estava supersaturado, antes da crise. Estamos na etapa de evitar aglomerações, e nós vamos chegar numa etapa de lotação dos hospitais, sejam de pequenos, médios ou grandes portes.”, finaliza o prefeito.


ARTIGO DE OPINIÃO] A atuação da Fisioterapia na pandemia do Covid-19


Prof. Evaldo Lopes

Já vivenciamos outros casos de pandemia, como a pandemia da Gripe Espanhola (1918-1919), onde aproximadamente um terço da população do planeta foi infectada pelo vírus. Milhões de infectados não resistiram à doença. Outras pandemias ocorreram em 1957, 1968 e 2009. Porém, nenhuma até então tão grave quanto à Gripe Espanhola. Desde então, as políticas públicas e os avanços tecnológicos voltados para o controle e a prevenção das doenças infectocontagiosas melhoraram as campanhas de vacinação e imunização, reduzindo os processos infecciosos por gripe.

Porém, um novo vírus foi descoberto na China e muitos casos de Pneumonia de forma desconhecida, sendo transmitida de pessoa a pessoa. Então, foi detectado o vírus e denominado de Coronavírus (Covid-19). O mundo agora passa a viver uma nova pandemia com sintomas muito semelhantes às gripes anteriores, só que este quadro viral apresenta um dos sintomas mais preocupantes, a Insuficiência Respiratória. Estes casos, inicialmente, estão restritos às pessoas adultas e idosas. Mas, provavelmente, as crianças de pouca idade, os idosos e os pacientes com outras doenças crônicas e de baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves.

Então, como o vírus se tornou uma pandemia e o Brasil infectado, o fisioterapeuta, como profissional atuante em unidades de urgência e emergências, em unidades de tratamento intensivo e leitos de recuperação, tem um papel primordial, seja no fortalecimento e melhoria da capacidade respiratória ou nos atendimentos aos pacientes já hospitalizados. Falar em tratamento fisioterapêutico para os pacientes infectados, remota às experiências com os outros Coronavírus (H1N1, Sars-CoV e Mers-CoV). Os casos de Pneumonia por Coronavírus mostram comprometimentos pulmonares semelhantes aos surtos anteriores (febre, fadiga, tosse seca e sintomas de infecção do trato respiratório superior).

Neste momento, quando os pacientes apresentam dispneia e, em casos graves, progredindo para síndrome do desconforto respiratório agudo, o fisioterapeuta atuará com suporte ventilatório, além da utilização das técnicas de higiene brônquica e reexpansão pulmonar, nos casos hipersecretivos e hipoventilação ou atelectasias. Exercícios precoces durante todo o período de internação para a musculatura dos membros ou para os músculos da ventilação deverão ser realizados para manter ou melhorar a capacidade funcional física e respiratória, no intuito de minimizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Existem várias instruções estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a atuação do fisioterapeuta com o paciente em terapia intensiva, mas cabe ao profissional estar atento e auxiliar no processo de monitoração em conformidade com os demais profissionais de saúde com as precauções padrão, e prover mecanismos de melhoria do processo de controle de infecção, conforme necessário. Portanto, lembre-se dos conselhos simples dado à população em 1918 para evitar o contágio: Lave as suas mãos regularmente; cubra a sua boca e nariz ao espirrar; e um conselho atual, fique em casa.


Fonte: Ministério da Saúde do Brasil; Organização Mundial da Saúde (OMS); Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC); e Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).


Prof. Me. Evaldo Lopes Júnior
Coordenador do Curso de Fisioterapia da UniAteneu
Fisioterapeuta, especialista em Saúde do Idoso e mestre em Ciências Fisiológicas


Conheça o Curso de Fisioterapia da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/





MARÇO] INSCRIÇÕES PARA OS CAMPEONATOS DA FETRIECE



MARÇO] Coronavírus e os mercados globais


 
Nos últimos dias, a preocupação com o surto de Coronavírus se espalhando por outros países trouxe além de imensa preocupação com a saúde global, muita volatilidade aos mercados financeiros. E é absolutamente natural os investidores se questionarem. Os temores a respeito de efeitos mais profundos na economia global do que estavam previstos, levaram as bolsas internacionais a terem quedas bruscas à medida que as cadeias de suprimento se mostraram mais impactadas do que o esperado. Em função da aceleração de novos casos confirmados do Covid-19 na Europa, principalmente na Itália, além de vários casos confirmados em solo brasileiro, o nível de apreensão em torno dos impactos econômicos do Coronavírus atingiu nova alta.

Para alguns analistas de mercado, as primeiras projeções apontam que a economia chinesa reduzirá seu crescimento econômico de 6% a.a. para 5,1%, em 2020. É difícil, entretanto, prever os desdobramentos dessa perda de fôlego sobre os parceiros comerciais da China, já que a situação atual não tem precedente. Para o Brasil, a ameaça do Coronavírus impacta a economia local por meio de três canais distintos:

Desaceleração da demanda global;
Falta de insumos utilizados no processo produtivo;
E a queda no preço internacional das commodities.


A desaceleração do crescimento global, intensificada por causa da disseminação do Covid-19, elevam cada vez mais a probabilidade de mais estímulos monetários por parte dos bancos centrais dos Estados Unidos e China. No Brasil, é importante monitorarmos também a evolução das medidas econômicas e políticas por parte do governo para que ao menos, no cenário local, possamos focar na retomada econômica e possível expansão da doença no território local. Os próximos dias tendem a continuar voláteis, e com um cenário de menor crescimento global. Recomendamos maior cautela com ativos relacionados à economia internacional, como commodities (petróleo, minério de ferro, papel e celulose) e o setor de transportes, como as companhias de aviação.

Com esta preocupação, a palavra da vez é a incerteza. E sobre essas incertezas, são três as principais:



I. A falta de previsibilidade nos próximos dados de atividade econômica por conta da doença;

II. A dúvida sobre quanto tempo o surto do Coronavírus vai perdurar;

III. E qual será o impacto no crescimento econômico no mundo.



Apesar disso, acreditamos que agora o melhor a se fazer é ter cautela, calma e aguardar mais notícias concretas sobre a evolução do vírus no Brasil e no mundo. Por isso, é de extrema importância encaixar a alocação do portfólio dentro da sua realidade, sempre buscando diversificação e proteções para momentos como estes.

 Prof. Me. Antônio Glênio Moura Ferreira
Professor do Curso de Gestão Financeira da UniAteneu
Mestre em Economia


Conheça o Curso de Gestão Financeira da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/
  

terça-feira, 24 de março de 2020

MARÇO] Hospital Veterinário da UECE realizou mais de 20 mil atendimentos e cirurgias em 2019


 
Referência no Norte e Nordeste, o Hospital Veterinário Prof. Sylvio Barbosa Cardoso, um dos equipamentos que integram a Faculdade de Veterinária- Favet, da Universidade Federal do Ceará (UECE), realizou mais de 20 mil atendimentos e cirurgias em 2019. Foram 16.717 consultas e 3.750 procedimentos cirúrgicos. Em 2020, a Favet completa 57 anos, com um total de 2.002 alunos formados nesse período.

A unidade, fundada em setembro de 2016, conta com sala de ultrassonografia, raio X digital, além de especialistas na área de oftalmologia para atender os animais. “Temos um laboratório de patologia clínica, que presta atendimento para exames sanguíneos”, destaca o diretor do hospital, professor Dárcio Teixeira.

Ele cita que o equipamento passou por ampliação para atender grandes animais. “Contamos hoje com atendimentos clínicos para grandes animais e ainda em 2020 contaremos com atendimento cirúrgico. Também realizamos atendimento a animais silvestres que são cadastrados no Ibama”, pontua.

O hospital conta com atendimento de 7h30 às 17h, por meio de distribuição de senhas. São 84 no total, sendo 42 pela manhã e outro montante de 42 à tarde. “O valor da consulta é R$ 25. A cobrança é simbólica e nos ajuda na manutenção da unidade, além de compra de materiais usados em procedimentos no próprio hospital”, destaca.

Contribuição acadêmica

Outro diferencial do Hospital Veterinário Prof. Sylvio Barbosa Cardoso é a contribuição para a comunidade acadêmica. “O hospital auxilia na formação de mão de obra, visto que os estudantes do curso de Medicina Veterinária têm acesso a diversos estudos, procedimentos e patologias que são verdadeiramente explorados pela equipe”, ressalta professor Dárcio.

Para ampliar ainda mais o conhecimento dos alunos, ficando mais próximos, foi implementado no ano de 2019 a Residência Veterinária. “Há um aprendizado muito forte e um rodízio de alunos que permanecem dois anos conosco. Eles acabam se inserindo e conhecendo a vivência de uma clínica, cirurgia, imaginologia, anestesia, patologia clínica, patologia geral, sendo orientados por um especialista”, esclarece. Segundo o professor, estudantes de outras de outras instituições de ensino também buscam a Faculdade de Veterinária para ter know-how.


57 anos da Faculdade de Medicina Veterinária

Em 2020, a Faculdade de Medicina Veterinária completa 57 anos de existência. Ao todo, foram formados 2.002 alunos, além de pesquisas e inovações que contribuíram para o fortalecimento do curso de veterinária no Ceará.

No plantel de destaques aparece o Doutorado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec). O curso forma profissionais, em nível de doutorado, com competência técnica-científica, crítica e reflexiva para atuar no desenvolvimento e validação de bioprodutos e bioprocessos na área de saúde humana e animal.

A Faculdade também possui o Programa de Pós-Graduação de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). Trata-se de uma rede formada por instituições de ensino e pesquisa de todos os estados da Região Nordeste e do estado do Espírito Santo, sendo 38 instituições (universidades públicas e privadas e institutos de pesquisa) dos diferentes estados, e dez delas atuam como pontos focais. Ao todo fazem parte do Renorbio mais de 260 orientadores e mais 850 alunos matriculados, o que faz dessa rede um dos maiores programas de pós-graduação do Brasil.

Também de grande importância é a Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accioly Vasconcelos, localizada no município de Guaiúba. São 300 hectares dedicados ao ensino de graduação e de pós-graduação, além e servir para pesquisa e aos serviços de extensão da Faculdade de Veterinária.


MARÇO] JM Puxado lança a música “Eu Aceito”



Um dos principais nomes da nova geração do forró, o cantor JM Puxado lançou a música “Eu Aceito” em todas as plataformas digitais. Destaque com um repertório embalado por grandes hits, o cantor aposta no ritmo de xote modernizado que já o consagrou, mas com pegada romântica nesta canção. Presente em grandes eventos e investindo no ritmo do xote e pé de serra, com um DNA moderno, o cantor JM Puxado conta com uma sequência de recentes sucessos, como “Coração de Solteiro” e “Sob Medida”.
O novo hit pode ser conferido abaixo, clique:



ARTIGO DE OPINIÃO] A importância da inteligência emocional em uma empresa de gestão de saúde


Profª. Soraia Pereira

Com a crescente valorização do ambiente de trabalho e a sua real importância nas tomadas das decisões, a inteligência emocional surge como uma ciência de resultados consistentes e de grande aplicação no ambiente corporativo. De acordo com a Psicologia, a inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e também de aprender a lidar com as emoções e sentimentos das pessoas a sua volta, com o objetivo de alcançar resultados positivos, não só na vida pessoal, como também na profissional, que é o que vamos focar de forma mais aprofundada neste conteúdo.

Saber gerir as próprias emoções é muito importante para qualquer profissional, pois assim este saberá o que realmente está sentindo, será capaz de entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar o seu desempenho e também o dos outros. Além disso, o desenvolvimento da inteligência emocional facilitará a percepção, por parte de qualquer tipo de indivíduo, do comportamento de cada pessoa com as quais ele trabalha e também com as quais se relaciona de uma maneira geral.

Um profissional calmo, que tem clareza sobre as suas emoções e sentimentos na hora de avaliar determinada situação, bem como a resiliência, e que sabe gerenciar imprevistos e lidar com mudanças repentinas em seu dia a dia de trabalho, tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que aquele que vive estressado e resolve os conflitos pelos quais passa com impulsividade.


Profª. Ma. Soraia Pereira Jorge de Sousa
Professora do Curso de Recursos Humanos da UniAteneu
Mestra em Psicologia e especialista em Administração de Recursos Humanos


Saiba mais sobre o Curso de Gestão de Recursos Humanos da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/





MARÇO] Grand Shopping inaugura série de lives com dicas sobre autocuidado


 
Com o objetivo de trazer informação e entretenimento para o público, o Grand Shopping realiza a partir desta quarta-feira (25), às 14 horas, a Grand Live. A ação consiste em uma série de transmissões ao vivo que acontecerá no Instagram do empreendimento, com temas diferentes a cada edição. A primeira convidada será a influenciadora Mila Vintage, que apresentará dicas de autocuidado neste período de quarentena.

O Grand Shopping permanece fechado até o próximo dia 01 de abril, seguindo as recomendações dos órgãos públicos em combate a pandemia do novo Coronavírus, prezando sempre a saúde e o bem-estar de clientes, lojistas e colaboradores.

MARÇO] Primeira conferência será nesta quarta-feira, às 10 horas


Denise Barroso

O Programa Corredores Digitais, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), vai iniciar uma série de webinars a partir desta quarta-feira (25), para disponibilizar conteúdo relevante aos empreendedores, apoiados pelo programa ou não, durante o período de quarentena em decorrência do novo coronavírus.

Será às 10 horas, transmitido pelo Youtube do Programa Corredores Digitais, com o tema “Como inovar com o relacionamento de clientes em situações atípicas”, com Denise Barroso, palestrante e mentora em estratégias corporativas voltadas a processos de negócios, retenção e relacionamento com clientes internos e externos.

Até o final da semana, mais duas conferências serão transmitidas. Na quinta, às 16h, será conduzida pelo advogado João Victor, sócio do RBA Advogados, para abordar a temática “Direito do Consumidor: Quebra de contratos decorrentes da pandemia”; e na sexta, às 20h, com  Thiago Sena, Head de Vendas e Marketing da Mercadapp. Thiago vai apresentar o Case da Mercadapp, app de delivery que garante a compra de alimentos essenciais sem correr o risco de contaminação de Covid-19.


A série será transmitida pelo link: https://youtu.be/nCxQn5XXPIw.


MARÇO] Covid-19: Agreste Saneamento adota medidas de prevenção


 
Empresa implantou trabalho remoto, reforçou a higienização, a conscientização dos colaboradores e destaca cuidados 
para o enfrentamento da doença

Arapiraca, 24 de março de 2020 - Neste momento de mobilização coletiva para conter o avanço da Covid-19, a Agreste Saneamento assume seu papel no enfrentamento à doença. Para tanto, a empresa - presente em dez cidades alagoanas adotou medidas para que o serviço continue sendo realizado plenamente. Além disso, também implantou práticas de prevenção e conscientização em seus espaços de atuação.

Para garantir que a água continue sendo fornecida com a mesma eficiência e qualidade, a Agreste manteve as escalas que trabalham no tratamento da água e colocou equipes de prontidão para eventuais necessidades. Observando, entretanto, um distanciamento mínimo entre os colaboradores, visando as medidas de prevenção.

Além disso, as atividades, ainda mais relevantes no cenário atual, estão sendo desenvolvidas com uma série de precauções, como a disponibilização de álcool em gel e demais materiais necessários à higienização dos colaboradores nas instalações da empresa. A Agreste também realiza trabalho interno de conscientização sobre a necessidade de os colaboradores aplicarem as medidas de higiene também fora do ambiente de trabalho.

“Estamos utilizando os canais de comunicação interna da empresa para a conscientização dos colaboradores para os cuidados indispensáveis com higiene e aglomerações”, destaca Angela Lins, gestora da empresa.

Ela explica que o cuidado com as pessoas é fundamental, por isso os colaboradores com mais de 60 anos e menores em aprendizagem foram colocados em trabalho remoto.

“Afastamos colaboradores com mais de 60 anos e menores aprendizes, estamos acompanhando os colaboradores que estão nas demais escalas de risco e, além disso, vamos antecipar a vacinação da gripe até final de março. E os treinamentos foram temporariamente suspensos”, aponta Lins.

A gestora salienta ainda que novas ações serão tomadas a depender do panorama na região. Angela acrescenta que o assunto é pauta diária de avaliação dos gestores.

A Agreste Saneamento reforça os cuidados com o bem-estar das mais de 370 mil pessoas beneficiadas por meio da Parceria Público-Privada com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), como também de todos os alagoanos. Por isso, lembra essenciais de prevenção que devem ser adotados por todos, independente da classificação de risco ou faixa etária:

Lave bem as mãos: fazer a higienização correta das mãos e pulsos evita que o vírus chegue ao nosso organismo, para isso, deve ser feita com água corrente e sabão;
Evite aglomerações: esta tem sido uma das principais recomendações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais, a fim de prevenir o contágio;
Uso do álcool em gel: o produto é indicado nos casos onde não é possível lavar as mãos. Não faça estoques. Assim você permite que outras pessoas também tenham acesso ao produto;
Cubra a boca ao tossir e espirrar: a recomendação vale para todos, mesmo os que não estejam infectados com a doença;
Evite tocar em mucosas, boca e nariz: estas partes do corpo são canais para um possível contágio, por isso o contato não é indicado;
Pense no próximo: ajudar o próximo envolve empatia, gentileza e cuidados com a sua saúde, aproveite o momento para exercer a solidariedade. Se puder fique em casa, compre apenas o necessário e contribua para o equilíbrio social.
Sobre a Agreste Saneamento – A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região Agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Sanemento: A Iguá Saneamento, controlada pela IG4 Capital, atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água. www.iguasa.com.br.


Grupo OTO anuncia nova UTI exclusiva para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19; Saiba demais ações


Os Hospitais OTOclínica Matriz (Aldeota) e OTOclínica Sul, ambos localizados na capital cearense, vem sendo buscados para o diagnóstico e tratamento da pandemia Covid-19. Com intuito de prestar melhor atendimento à população e cumprir com a lista de sugestões dos órgãos públicos, o Grupo OTO anuncia nesta terça-feira uma série de ações adotadas nos hospitais.

Uma das respostas mais rápida é a nova Unidade de Terapia Intensiva inaugurada na unidade Matriz. São leitos de UTI exclusivos para atendimentos à casos de pacientes sob suspeita ou confirmação de Covid-19 e que necessitam de internação. Há ainda uma outra UTI, também disponibilizada para estes pacientes, somando duas no total.

Para ambos hospitais foram adotadas: alteração no fluxo de atendimento da emergência, visando isolamento do paciente suspeito; equipe específica para unidade de internação especial; otimização dos fluxos de limpeza da organização; suspensão de visitas aos pacientes internados, com o objetivo de reduzir o fluxo de pessoas nos hospitais; criação de protocolo institucional para manejo de paciente suspeito ou confirmado com o novo coronavírus, que passa por atualização diária; e estabelecimento de fluxos específicos para o serviço de imagem e laboratório nestes atendimentos.

Pandemia

Na noite da última sexta-feira (20), o Ministério Público do Ceará emitiu recomendação que os hospitais particulares de Fortaleza apresentassem plano de contingenciamento e protocolos relativos aos pacientes suspeitos e infectados. Tão logo expedido o documento, o Grupo OTO concluiu a série de providências que já vinham sendo adotadas.

O Ceará é um dos estados do Brasil com mais casos da doença confirmada. A maioria deles está concentrado em Fortaleza. Desde o dia 19 de março de 2020, o Grupo vem divulgando, diariamente, boletins sobre casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 atendidos nas unidades da rede Hospital OTOclínica Matriz e Sul. Os boletins podem ser acessados por meio do perfil no Instagram: @hospital_otoclinica.


Att,
Catharina Queiroz

MARÇO] Lojas da praça de alimentação do Grand Shopping funcionam por meio de delivery durante a quarentena


 
O Grand Shopping segue com funcionamento suspenso até o próximo dia 1º de abril, funcionando apenas com o serviço de delivery na praça de alimentação. Lojas, quiosques e banco estão fechados, de acordo com as orientações dos órgãos públicos diante da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Na praça de alimentação do empreendimento, as marcas Mcdonald's, Pizza Crek e Subway estão atendendo aos clientes por meio de delivery. O Grand Shopping trabalha alinhado com as recomendações de saúde para combater a atual pandemia, prezando pelo bem-estar do público, lojistas e colaboradores.


ARTIGO DE OPINIÃO] As inteligências múltiplas e a aprendizagem


 
Atualmente, observamos as instituições educacionais focarem as suas atenções em instrumentalizar o ensino para alcançar a qualidade. Entretanto, os resultados parecem não condizer com a quantidade de investimentos. Procura-se de todas as formas melhorar a apresentação dos conteúdos, a dinâmica das aulas, os materiais didáticos etc., e nesse entremeio se perde de foco o estudante. Professores imersos em uma gama de atividades periféricas buscam, muitas vezes sem sucesso, conciliar as inúmeras tarefas, e em meio a todas essas expectativas, mais uma vez o educando fica em segundo plano.

É preciso que professores e gestores tenham sempre em mente que o êxito da aprendizagem reside no próprio educando e que os mecanismos periféricos são auxiliares nesse processo. Nesse sentido, podemos considerar, dentre muitos aspectos relacionados à aquisição de conhecimentos, o conceito de inteligências múltiplas. O conceito de inteligências múltiplas foi desenvolvido nos anos 1980, a partir de estudos realizados por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner, e tinha como objetivo identificar as diferentes habilidades do indivíduo.

Essa percepção de inteligência ampliou o conceito difundido pelo pesquisador Alfred Binet (1857-1911), que considerava as áreas de conhecimentos relacionadas à Matemática e à Linguagem identificadas pela medida dos testes de QI (quociente de inteligência). O conceito inicial de Binet passa então por uma complexificação de processos, que extrapolam a linguística e a lógico-matemática, sem deixar de considerá-las. Gardner passa a dar visibilidade às inteligências espacial, pictória, musical, corporal-sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal. Segundo o autor, essas habilidades já estariam presentes no cérebro de todos os indivíduos. Entretanto, algumas seriam mais afloradas que as outras.

A escola, enquanto espaço formal de ensino, deve orientar seus esforços para conhecer mais de perto as habilidades latentes em seus educandos a partir da diversificação de suas práticas pedagógicas envolvendo atividades e avaliações diferenciadas.  Sabemos que os processos de mudanças na concepção e execução de ações pedagógicas ainda são bastante lentos com relação aos estudos que já vem sendo produzidos nesta área, mas por outro lado, os professores podem e devem iniciar essas mudanças buscando alternativas mais atrativas que não se reduzam à produção de atividades escritas.

Nesse ponto, a formação continuada – aprofundamento nas pesquisas sobre inteligências múltiplas – por parte das pedagogas e pedagogos em exercício, é fundamental para impulsionar a visibilidade dessas inteligências e ampliar a diversidade de propostas para o desenvolvimento da aprendizagem e o reconhecimento dessas habilidades.

Profª. Ma. Hele Guerreiro
Professora do Curso de Pedagogia da UniAteneu
Mestra em Educação


Conheça mais sobre o Curso de Pedagogia da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/





segunda-feira, 23 de março de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO] Os números definem o sucesso da sua empresa


Prof. Uilton Luiz

Apurar diariamente os números de uma empresa não se trata mais de um mero capricho ou muito menos de uma obsessão, mas da garantia de sobrevivência no mercado. Isto tornou-se, definitivamente, em uma ferramenta de gestão. O controle dos números da empresa em um mundo já globalizado, no qual as margens de lucro são cada vez menores e o sucesso empresarial depende da tomada de decisões corretas e, necessariamente, lastreadas em levantamentos de dados pretéritos, permite ao gestor planejar o futuro de curto e longo prazo da sua empresa.

Quando os resultados de uma operação não são medidos, dificilmente, ela é gerida com eficiência e com informações relevantes sobre as falhas surgidas, suas possíveis causas e o que pode ser feito para mitigá-las. Do exposto, só nos resta fazer uma pergunta: como deve ser feito este acompanhamento? Fácil. Inicia-se com a identificação dos indicadores a serem medidos: seja o tempo de entrega dos produtos, lead time, os níveis de estoque, o volume de vendas etc. Ou seja, fica ao critério do empresário ou do controlador escolher os números. Depois, cria-se mecanismos que transformem dados em informações e estas últimas, em conhecimento, da mesma forma como se utiliza um termômetro.

Ao se verificar a temperatura corporal de um determinado indivíduo, constatando-se 38º graus, temos um dado, mas sabe-se que 37,5º graus é a temperatura normal do corpo humano. Agora, temos uma informação, ou seja, a temperatura do indivíduo está alta. Compulsando-se os livros de Medicina, verifica-se que 38º graus de temperatura define o que os médicos chamam de febre. Assim, foi gerado o conhecimento. Da mesma forma, acontece nas empresas, seja no estabelecimento de novas estratégias ou no aperfeiçoamento dos processos logísticos. A dinâmica deve ser a mesma, por meio de séries históricas de dados, levantadas e consolidadas em tabelas e gráficos, gera-se o conhecimento.

Ferramentas importantes podem ser usadas nestes processos, como exemplo, temos a Estatística, cada vez mais presente nos escritórios. É mola mestre na definição de metodologias de acompanhamento dos números e da fixação de tendências. Ela permite o desenvolvimento de modelos de gestão que serão aplicados nas diversas atividades da empresa. Métodos matemáticos, como os mínimos quadrados ou as distribuições de frequências, permitem no primeiro que a partir de gráficos de dispersão o gestor dê um norte às curvas de desempenho e estabeleçam equações para inferir resultados futuros; e, no segundo, não menos importante, que se calculem as probabilidades de certos eventos ocorrerem em determinado momento.

A contabilidade e as suas técnicas ganham enorme importância neste processo, à medida que indicadores como ponto de equilíbrio, índices de liquidez, endividamento, rentabilidade e outros são calculados. E a ciência econômica que tem dado a sua decisiva contribuição, quando permite que se calcule a elasticidade da demanda e outros indicadores. É com a junção de metodologias testadas e com o uso de ferramentas que o gestor pode construir o seu modelo de gestão que permita a consolidação, em um único ambiente, das principais informações da empresa. São elas que permitem ao empresário tomar as decisões corretas. É como um Enterprise Resource Planning (ERP), baseado no trinômio: consolidação – análise – decisão. É inegável a importância do levantamento e o tratamento dos números da empresa, permitindo assim que o gestor corrija rumos e conduza a empresa ao sucesso.

 Prof. Uilton Luiz Soares Feitosa
Professor do Curso de Logística da UniAteneu
Economista e especialista em Gestão Pública e Negociação


Saiba mais sobre o Curso de Logística da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/





MARÇO] Shopping Eusébio libera estacionamento para serviços essenciais e algumas operações aderem ao delivery


Foto: George Lucas

Medidas fazem parte do protocolo adotado pelo shopping no enfrentamento ao novo coronavírus e em atendimento ao decreto do governador Camilo Santana

Comprometido e preocupado com o bem-estar de todos, o Shopping Eusébio está seguindo as orientações dos órgãos públicos que objetivam minimizar os riscos de disseminação do novo coronavírus e preservar a saúde e segurança de todos os clientes, lojistas, colaboradores e fornecedores. Desde a última sexta-feira, dia 20, e até o dia 29 de março, as lojas, os restaurantes, a praça de alimentação e os cinemas estão fechados. A decisão segue o decreto do governador do Ceará Camilo Santana que determinou o fechamento de estabelecimentos comerciais para evitar aglomeração de pessoas.

Permanecem abertos apenas os servicos considerados essenciais, como o Supermercado Frangolândia, a Farmácia Dose Certa, o Banco Bradesco,  a Lotérica, a Borbotela (correspondente bancário do Banco Bradesco), o Petshop Pet Place, os Laboratórios Hipólito Monte e a Clínica Immune. Todas essas operações adotaram medidas de higienização constante dos espaços.

Para facilitar o acesso às operações que continuam funcionando, agilizando o atendimento e evitando contatos desnecessários, o estacionamento do Shopping Eusébio está liberado para os clientes que precisam sair de casa para utilizar os serviços essenciais.

Delivery

Algumas operações suspenderam o atendimento presencial, mas estão fazendo entrega em domicílio por meio de canais próprios ou dos aplicativos. Segue a lista das lojas que estão com serviço de delivery com os respectivos horários de funcionamento.



Bebelu – 16h às 22h - (85) 4020.0505

Baby Center – 9h às 17h - (85) 991.524.52

Farmácia Dose Certa – 7h às 23h - (85) 99802-0000

Cacau Show – 10 às 19h - (85) 3260 9311 (loja) / 9.8746.2008 (celular)

Biopremiere Saúde – 10h às 18h - (85) 9.9917.5618

Emporium Pasto e Pizzas – 11h às 23h - (85) 3260-5394 / 9.8617-9506.

Clínica Immune - (85) 9.9440-5130 (central domiciliar)

Bruno Bastos Pneus - (85) 9.8891- 8891 (atendimento móvel)




MARÇO] Mercadinhos São Luiz dá orientações e tira dúvidas sobre funcionamento das lojas



Informação correta é sempre uma grande aliada, especialmente neste momento em que a população enfrenta os efeitos de uma pandemia. Preocupado em orientar corretamente seus clientes, o Mercadinhos São Luiz tem se comunicado pelas redes sociais da empresa, dando dicas, e pedindo a conscientização e colaboração de todos, para que a situação seja enfrentada da melhor maneira possível.  Confira abaixo as informações:

Consumo consciente e higienização:

- Evite estocar grandes quantidades de produtos. Quando você compra muito, pode faltar para alguém;

- As lojas do São Luiz  estão atendendo todas as normas de prevenção exigidas e orientadas pelos órgãos de saúde para garantir a segurança de todos os colaboradores e clientes.

- Respondendo às dúvidas dos clientes em relação ao uso de máscaras e luvas, os colaboradores têm liberdade para utilizar, caso desejem, mas são informados sobre as orientações da OMS e do Ministério da Saúde, de que o uso de máscaras é indicado somente às pessoas com sintomas, e equipes de saúde.

- Colaboradores que apresentam sintomas são orientados a suspender as atividades.

Novos horários de funcionamento:

As lojas estão funcionando normalmente, exceto a do Shopping Riomar, que está fechada. As demais sofreram alteração apenas no horário, que são estes:

7h às 20h - Dunas, Oliveira Paiva, Pontes Vieira, Cocó, Virgílio Távora, Barão de Studart, Cambeba, Praia de Iracema, Alphaville, Edilson Brasil Soares, Pátio Água Fria, Del Paseo, Rui Barbosa, Miguel Dias e Santos Dumont.

8h às 20h - Juazeiro do Norte

10h às 20h - Benfica

Mais dicas: 

- Escolha uma pessoa da família para ir às compras. Assim, evitam aglomerações desnecessárias.

- Evite ir ao supermercado neste período se você apresenta sintomas de gripe, é idoso ou faz parte de qualquer outro grupo de risco.

- Evite trazer crianças às compras.

- Mantenha pelo menos 1 metro de distância de outras pessoas.

- Se tossir ou espirrar, cubra a boca com o antebraço.

- Não cheire frutas e verduras, e evite tocar produtos e devolvê-los à gôndola.



MARÇO] Fundadores e empreendedores do Brasil inteiro compartilham benchmarks e melhores práticas para navegar pelo COVID-19 em material inédito da Endeavor

Em material inédito, Endeavor reúne benchmarks, mentorias online e orientações sobre o COVID-19 com planos de ação das empresas de alto crescimento apoiadas, boas práticas na gestão de trabalho remoto e raio-X da situação global a partir das experiências em 30 países.

Diante do crescimento exponencial no número de casos de coronavírus (COVID-19) ao redor do mundo e no Brasil, empreendedores de todos os tamanhos são diretamente afetados pela instabilidade econômica, disponibilidade de capital e restrição no acesso a mercados internacionais. Para responder a esse desafio, a Endeavor disponibilizou um data room inédito, conjunto de materiais e links úteis, como parte de uma série de medidas de apoio aos empreendedores brasileiros para navegar pela pandemia.

Diante de uma crise atípica no país, não há playbook ou boas práticas que todos podem seguir. Fundadores de negócios em diferentes indústrias perguntam-se se devem demitir, congelar as contratações ou redesenhar as metas do ano. Enquanto o clima de incerteza ganha as ruas, a perspectiva de crescimento é suspensa até o desenrolar das próximas semanas. Nesse momento, a resposta para desafios sem precedentes está na experiência de quem já viveu situações semelhantes.

O conhecimento e aprendizado de 3.000 mentores globais, 60 embaixadores brasileiros e mais de 300 scale-ups apoiados pela Endeavor, são fonte de orientação para tomada de decisão de milhares de empreendedores. Por essa razão, a Endeavor, principal organização de apoio a scale-ups do mundo, lança o Benchmarks Endeavor COVID-19, um data room que explica como as scale-ups estão reagindo ao novo coronavírus. Nele, estão benchmarks de políticas de contenção adotadas pelas empresas apoiadas pela Endeavor, webinars gravados ferramentas de gestão do trabalho remoto e um raio-X da situação no mundo para os empreendedores tomarem as melhores decisões.

O material é vivo, ou seja, será atualizado diariamente com novas informações, a partir do conhecimento coletivo produzido pela rede da organização.

Além disso, a jornada de apoio da organização está sendo migrada para um modelo 100% digital. Enquanto os empreendedores se perguntam que medida tomar e como agir diante desse cenário, a organização reforça a jornada de apoio em um formato 100% digital com mentorias coletivas e individuais acontecendo em oito cidades do país pela internet.

Mas, para além dos desafios de crescimento, os empreendedores se unem também na contenção da disseminação.

·         Dezenas já se comprometeram com o Compromisso pelo combate à propagação do vírus Covid-19 no Brasil. A iniciativa convida líderes e empreendedores de todo país a adotarem medidas de prevenção como trabalho remoto e o distanciamento social. Além da própria Endeavor, organizações da rede como Resultados Digitais, Rock Content, Olist e Loft já aderiram ao movimento.

Esse isolamento social, evitando eventos, reuniões e aglomerações, é, comprovadamente, o melhor caminho para achatar a curva de disseminação, reduzindo a sobrecarga do sistema de saúde no Brasil. Por meio desse compromisso, milhares de funcionários são protegidos de serem infectados ou de disseminar o vírus em transportes públicos, ambientes de trabalho e na própria família, o que é fundamental para a pandemia ser controlada com mais velocidade.


SERVIÇO

Material Online e Gratuito

Benchmarks Endeavor COVID-19: como as scale-ups estão navegando pela crise

Disponível em: https://endeavor.org.br/pessoas/covid-19-como-as-scale-ups-estao-reagindo-ao-coronavirus/



SOBRE A ENDEAVOR


Somos uma organização global sem fins lucrativos com a missão de acelerar empreendedores que aceleram o crescimento do país. No Brasil desde 2000, promovemos um ambiente de negócios que estimule o crescimento e o impacto dos empreendedores à frente das Scale-ups, empresas de alto crescimento com modelo escalável e inovador.

Acreditamos na força do exemplo. Por isso, apoiamos centenas de empreendedores com potencial transformador; e mobilizamos a sociedade para a criação de novas políticas públicas, porque sabemos que para acelerar o crescimento das empresas, precisamos de um ambiente de negócios mais favorável. Dessa forma, os empreendedores geram mais empregos, revolucionam mercados, aumentam a produtividade do país e, juntos, transformam o Brasil.




MARÇO] Bares e restaurantes esperam que governo anuncie socorro nesta segunda


'É um dia muito importante para a credibilidade do governo', diz o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci; governo prometeu ajuda financeira por três meses ao setor

Depois de prever um colapso no setor que emprega seis milhões de trabalhadores, Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, espera que o governo anuncie um pacote de socorro ao setor que incluiria o pagamento de uma espécie de bolsa aos três milhões de trabalhadores de bares e restaurantes durante os próximos três meses. Com o agravamento da crise do coronavírus, com fechamento de comércio e restrições de circulação em todo o país, o setor é um dos primeiros a sentir os impactos econômicos da pandemia.

Se o governo não cumprir o que prometeu, diz Solmucci, o país corre o risco de mergulhar em uma nova crise. “Muitos dos nossos trabalhadores dizem que não sabem como irão viver sem o emprego. É um risco muito grande deixar toda essa gente sem assistência nessa hora”, diz Solmucci.

Para o presidente da entidade, a segunda é também o momento de o governo mostrar ao país que promete o que cumpre. Na semana passada, ele esteve com Jair Bolsonaro e integrantes da equipe econômica. A liberação do socorro foi prometida, mas no fim de semana integrantes do governo deixaram em aberto a situação.

“Esta segunda é um dia muito importante para a credibilidade do governo. Será o fim da picada não cumprir a promessa de socorro ao setor, uma demonstração de que não dá para confiar no que diz o governo”, diz Solmucci.

Fonte: Veja

Link site Abrasel: https://abrasel.com.br/noticias/noticias/bares-e-restaurantes-esperam-que-governo-anuncie-socorro-nesta-segunda/   


INTERATIVE BRASIL - SP] DIÁRIO DE PILAR: SÉRIE DE ANIMAÇÃO TERÁ REPRISE DA PRIMEIRA TEMPORADA NO NAT GEO KIDS





Inspirada nos best-sellers escritos por Flávia Lins e Silva, a série é uma coprodução do canal com a Mono Animation

A audiência do Nat Geo Kids já pode conferir a reprise da primeira temporada de “Diário de Pilar”. A série de animação é uma coprodução do canal de TV Nat Geo Kids com a Mono Animation e leva para a tela a história da menina que fez sucessos nos livros best-sellers de Flávia Lins e Silva.

Um dos destaques da série é sua trilha sonora, que tem direção musical de André Mehmari e canções originais criadas e interpretadas por grandes artistas nacionais como Carlinhos Brown e seu filho Chico Brown, Arnaldo Antunes, Lenine e Céu.

Uma curiosidade da série é que os atores gravaram as vozes originais, que serviu de base para a atuação dos personagens no mundo digital.



A protagonista Pilar é interpretada por Carol Valença. Seu amigo Breno tem a voz de Bruno Dias e seu gato Samba ganha vida por Ítalo Luiz, que também interpreta Edu. A turminha de Pilar se completa com Susana (Bruna Guerín) e Yoyô (Rita Almeida).

Além dos personagens constantes, DIÁRIO DE PILAR conta com a participação de grandes atores brasileiros, que dão voz original a personagens especiais. Dani Suzuki faz Yeh Shen e a Deusa Xi Wang Mu, Daphne Bozaski faz Fang Fang, Mel Lisboa é a voz de Yma e Thiago Lacerda completa o elenco interpretando o Dono da Mina e o Imperador.

Lista de episódios:



23/03

Episódio: O Mistério da Flauta Andina

Episódio: Porcos não são javalis

Episódio: Uma Deusa por um fio

Episódio: Voô Livre



24/03

Episódio: O Chá dos Guerreiros

Episódio: O Mapa do Universo

Episódio: O Monstro do Labirinto

Episódio: Uma Deusa por um fio



25/03

Episódio: Breno Inventor

Episódio: Fazendo Arte

Episódio: O Mapa do Universo

Episódio: Voô Livre



26/03

Episódio: Breno Inventor

Episódio: Espelho, Espelho meu

Episódio: O Gigante dos 100 olhos

Episódio: O Monstro do Labirinto



27/03

Episódio: Fazendo Arte

Episódio: Maratona dos Deuses

Episódio: O Gigante dos 100 olhos

Episódio: Porcos não são javalis



28/03

Episódio: A Cinderela Chinesa

Episódio: A Mina dos Desejos 

Episódio: O Mapa do Universo

Episódio: Uma Deusa por um fio



29/03

Episódio: A Cidade Proibida

Episódio: Breno Inventor

Episódio: Lagartas me Mordam!

Episódio: O Gigante dos 100 olhos



31/03

Episódio: Abraço de Panda 

Episódio: O Mapa do Universo

Episódio: Porcos não são javalis

Episódio: Um Carnaval na China



Confira as sinopses dos episódios:

Episódio: A Mina dos Desejos 

A turma do Goiabão cria uma árvore dos desejos. Pilar convence Breno e Samba a irem aos Andes para realizar o seu. Lá, eles conhecem o Muqui, um guardião das minas, preso por um homem ambicioso. Junto com Yma, eles conseguem libertá-lo.


Episódio: Espelho, Espelho meu

 É aniversário da Susana, mas ela quer cancelar a festa. Para ajudar a amiga, Pilar, Breno e Samba vão à Grécia atrás de dicas de Afrodite, a deusa da Beleza. Lá, conhecem Psiquê, que sofre por Eros, e enfrentam desafios no Reino de Hades.



Episódio: Porcos não são javalis

Um porco surge no Goiabão e a turma precisa se livrar dele, sem machucá-lo. Pilar embarca com Breno e Samba para Cálidon, na Grécia, onde Atalanta, uma jovem criada entre animais selvagens, consegue salvar a cidade do ataque de um javali.



Episódio: Um Néctar dos Deuses

Samba come uma planta venenosa e fica à beira da morte. Pilar viaja com ele e Breno para a China, atrás de um herborista que possa salvar o gato. Lá, eles conhecem o Sr. Bao avô e buscam os pêssegos da vida eterna da Deusa Xi Wang Mu.



Episódio: Espelho, Espelho meu

 É aniversário da Susana, mas ela quer cancelar a festa. Para ajudar a amiga, Pilar, Breno e Samba vão à Grécia atrás de dicas de Afrodite, a deusa da Beleza. Lá, conhecem Psiquê, que sofre por Eros, e enfrentam desafios no Reino de Hades.



Episódio: Lagartas me Mordam!

Uma lagarta devora as folhas da amoreira do Goiabão. Em busca de uma solução, Pilar, Breno e Samba viajam para a China. O trio desembarca em Sichuan, onde conhece a imperatriz Leizu. Um acidente causado por Samba ajuda a descobrir a seda.



Episódio: O Mapa do Universo

Pilar, Breno e Samba vão à Grécia atrás de um mapa de todas as constelações. Lá, conhecem Urânia, a musa inspiradora dos astrônomos, que está desenhando um mapa completo do Cosmos. Quando o mapa é roubado, eles seguem a pista do ladrão.



Episódio: O Tambo dos Incas

Pilar quer ser a anfitriã perfeita, e vai com Breno e Samba aos Andes conhecer os tambos, as pousadas incas para viajantes. Na estrada, eles encontram um chasqui e recebem a missão de levar a receita do chá do imperador ao próximo tambo.



Episódio: Uma Deusa por um fio

É dia de concurso de tapioca no Goiabão e Pilar será a jurada. Ela vai à Grécia, com Breno e Samba, para aprender critérios de avaliação com Atena, a deusa da Justiça. Lá, eles testemunham uma competição entre Atena e a tecelã Aracne.



Episódio: O Mistério da Flauta Andina

Pilar toca flauta, mas o som é horrível. Ela vai com Breno e Samba para os Andes atrás de aulas. Lá, eles encontram Yma hipnotizada por uma música que vem da floresta; salvam a amiga e descobrem o que estava causando o “defeito” na flauta.



Episódio: Voô Livre

Um cavalo arredio surge no Goiabão, e Pilar viaja com Breno e Samba na rede mágica rumo à Grécia, atrás do cabresto de ouro do Pégaso para domar o animal. Lá, eles conhecem o herói Belerofonte, a deusa Atena e voam com o cavalo alado.



Episódio: O Chá dos Guerreiros

Breno está apavorado com a prova de matemática. Pilar viaja com ele para os Andes, em busca de um chá de autoconfiança. Disfarçados, eles entram em Machu Picchu atrás do chá que é tomado pelos guerreiros incas antes de enfrentarem a mata.



Episódio: O Monstro do Labirinto

O diário de Pilar some e ela se desespera. Depois de encontrá-lo, Pilar decide labirintizar seu diário, e viaja com Breno e Samba rumo à Creta para aprender a fazer um labirinto. Lá, eles conhecem o herói Teseu e enfrentam o Minotauro.



Episódio: Breno Inventor

A Goiabanda vai fazer um show, mas Edu chega com um braço quebrado. Breno apresenta a solução: um músico robô, o Mono Vox. Quando ele dá defeito, Pilar e Breno vão à Grécia pedir ajuda a Hefestos, o deus do Fogo e patrono dos inventores.



Episódio: Fazendo Arte

É dia de exposição de arte na escola, e Pilar e Breno não gostam de suas esculturas. Por isso, viajam para a ilha de Chipre atrás de dicas do grande Pigmalião. Lá, conhecem também a deusa Afrodite e veem à estátua de Galatéia ganhar vida.



Episódio: O Gigante dos 100 olhos

Depois de uma noite de pesadelos, Pilar viaja com Breno e Samba para a Cilícia em busca de conselhos de Argo, o Gigante dos Cem Olhos. Ela quer aprender a dormir com um olho e manter o outro acordado. Lá, eles enfrentam a terrível Equidna.



Episódio: Maratona dos Deuses

É dia de corrida, e Pilar, Breno e Samba vão a Maratona, na Grécia, atrás de dicas dos deuses. Chegando lá, competem com Hermes e Hércules. De volta ao Goiabão, todos correm em um pé só para que Breno, que se machucou, possa participar.



Episódio: A Cinderela Chinesa

Pilar e Breno chegam a China e encontram Yeh Shen triste com a morte de seu peixe. Mágica, a espinha do peixe transforma suas roupas para que possa ir a uma festa. Na volta, ela perde o sapato, e os amigos precisam ajudá-la a encontrá-lo.



Episódio: A Mina dos Desejos 

A turma do Goiabão cria uma árvore dos desejos. Pilar convence Breno e Samba a irem aos Andes para realizar o seu. Lá, eles conhecem o Muqui, um guardião das minas, preso por um homem ambicioso. Junto com Yma, eles conseguem libertá-lo.



Episódio: A Cidade Proibida

Breno deixa um bilhete para Pilar, mas ela não consegue decifrar seus garranchos. Eles viajam para a China, atrás de aulas de caligrafia. Pilar e Breno e Samba chegam à Cidade Proibida, onde impedem uma tentativa de matar o imperador.



Episódio: Abraço de Panda 

Pilar e Breno precisam fazer um trabalho sobre animais para a escola. Ela vê uma foto de seu avô Pedro com um panda e decide viajar para a China com Breno e Samba. A caminho da Floresta de Cheng Du, eles enfrentam um traficante de animais.



Episódio: Um Carnaval na China

Pilar, Breno e Samba vão à China conhecer o calendário lunar. Eles chegam em pleno Ano Novo Chinês, mas uma enchente ameaça a cidade de Fang Fang. Orientados pela deusa Nu Wa, eles têm que achar a Caixa de Xirang para conter a inundação.



Conheça um pouco mais de cada personagem:



Pilar

Com 10 anos, Pilar tem uma visão de mundo muito original. Sua sede de conhecimento não é pouca, por isso, brinca que sofre de “gulodice geográfica”. Muito livre, Pilar defende o meio ambiente e a liberdade de todos, inclusive a dos animais. Tem uma coleção de apitos para chamar passarinhos e guarda muitos objetos em seu superbolso, que parece infinito. Junto com o gato Samba e o grande amigo Breno, embarca na rede mágica que herdou do avô e se aventura pelos quatro cantos do mundo. A cada viagem, descobre algo novo, passando por pequenas transformações que incorpora ao seu cotidiano. Toca guitarra e canta na Goiabanda. Adora brincar com os amigos no Goiabão, o terreno ao lado do prédio onde mora.


Breno

É o melhor amigo de Pilar. Os dois são vizinhos e fazem parte da turma do Goiabão. Ao contrário da protagonista, ele é bastante racional e mais desconfiado que Pilar. Cheio de ideias mirabolantes, vive criando maneiras novas de usar o que já existe ou tentando inventar novidades. Cria mochila com guarda-chuva, robô músico, descascador universal, etc. Quando Pilar tem uma ideia, ele ajuda a realizá-la. E quando se metem em encrenca, é, geralmente, ele que bola planos para saírem da enrascada. É um grande estrategista. Enquanto Pilar mergulha de cabeça nas novas culturas, ele analisa criticamente e considera algumas missões “praticamente impossíveis”. Mas, para Pilar, “praticamente impossível não é totalmente impossível”. Enquanto ela é otimista e esperançosa, ele tem pés fincados no chão. Em geral, Breno faz comentários engraçados e sarcásticos, que trazem humor para a série. Toca ukulelê na Goiabanda.


Samba

O gato de Pilar é guloso e curioso. Experimenta todo tipo de comida e se apaixona com facilidade pelas criaturas que encontra pelo caminho. É medroso, mas não hesita em atacar para defender Pilar, agindo quase como um “gato de guarda”. Impulsivo, se mete em confusões que obrigam Pilar e Breno a se arriscarem para salvá-lo. Tem uma cumplicidade imensa com Pilar e os dois se comunicam rosnando ou miando quando gostam ou implicam com alguém ou alguma coisa.


Susana

Tem 10 anos, mora na rua de Pilar, é muito ligada em números e vive fazendo contas. Bastante racional e organizada, é toda arrumada e não gosta de se sujar. Toca teclado na Goiabanda e ajuda a organizar campeonatos de tapioca e os encontros da galera.


Edu

Todo atlético, só pensa em esportes. Gosta de corrida, tênis, equitação, adora disputas. Um tanto competitivo, às vezes implica com os demais e quer desafiar todos em corridas e outras formas de competição. Toca baixo na Goiabanda.


Yolanda (Yôyô)

Louca por música, Yoyô está sempre com fones de ouvidos, usa roupa tipo jogging, faz um estilo DJ. É alto astral, vive de bem com a vida e não briga com ninguém. Mente aberta às novidades, acha que a música resolve tudo. Meio distraída, às vezes, nem chega a perceber os problemas que acontecem à sua volta. Toca percussão na Goiabanda.


Materiais de divulgação

Fotos da série:
https://foxgroup.app.box.com/s/sp44wi2uzozsoqe2xq8bmyvecku7x374/file/592355256038

Fotos trilha sonora: https://foxgroup.app.box.com/s/gi5l44n0qv0422p9am3xpxfuq2ekdd60

Fotos vozes originais: https://foxgroup.app.box.com/s/smnc2lyymo1hhseojjwrii49061qtd6h

Clipe musical “As Aventuras do Diário de Pilar”: https://www.youtube.com/watch?v=FeM6ANaWSas

Clipe musical “Pilar”: https://www.youtube.com/watch?v=BEVOdChSp1A

Clipe musical “Pilar Além Mar”: https://www.youtube.com/watch?v=uMWUe8MfUwk

Clipe musical “Goiabão”: https://www.youtube.com/watch?v=xmSdZga53eQ


Sobre os diretores da série

Bruno Bask

Diretor e criador na Mono Animation, atua há mais de 16 anos em animação, criando estórias e moldando em narrativas audiovisuais através de diferentes técnicas em Computação Gráfica. Com experiências em filmes de curtas, longas e séries, além de filmes de conteúdo de Marca. Em destaque, dirigiu filmes para marcas Hellmanns, Porto Seguro e Embraer, dirigiu o premiado curta "Buba", e foi diretor de animação do longa "Tropa de Trapo" e da série "Glitter Model" (Disney Channel). É co-criador da série “Mundo Ripilica” (Discovery Kids) e atualmente co-dirige a série "Diário de Pilar" (NatGeo Kids)



Humberto Avelar 

Criador e diretor de cinema de animação e TV. Formado em cinema pela UFF, dirigiu a série animada do “Sítio do Picapau Amarelo” para TV Globo/Mixer, os curtas ”Juro que vi” para Multirio e “Mundo Ripilica, as aventuras de Lilica, a Coala ” para Discovery Kids, entre outras produções. Seus trabalhos receberam premiações dentro e fora do Brasil destacando-se o “Japan Prize” (TV NHK), Prix Jeneusse Iberoamericano, Anima Mundi e CINEPE, além do selo "extremamente recomendado para crianças e adolescentes” pelo ministério da Justiça e Menção especial da UNICEF. Produz e desenvolve projetos com a Mono Animation há mais de 2 anos.



Sobre a autora Flávia Lins e Silva

Flávia Lins e Silva é autora e roteirista, formada em jornalismo com mestrado em Literatura infanto-juvenil pela universidade de Roehampton, UK. Trabalhou por 16 anos na TV Globo, colaborando em novelas, seriados e programas infanto-juvenis. Dirigiu documentários, tem mais de 10 livros publicados e sua série Diário de Pilar foi traduzida para Alemanha, França, México, Argentina, Polônia e vendeu 200 mil exemplares no Brasil. Flávia criou também a série Detetives do Prédio Azul (DPA) para o canal Gloob (há sete anos no ar), escreveu 3 longas-metragens dos mesmos Detetives, criou a série Valentins, junto com Cláudia Abreu. Desenvolveu também os seriados infanto-juvenis 6 na Ilha, produzido pela Hungryman para o canal Prime Box Brazil e Frequência Positiva, produzido pela 3 Tabela filmes para a TV Bahia. Em parceria com Tatiana Salem Levy, escreveu 3 peças infanto-juvenis em homenagem ao centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, encenadas em Portugal, onde a autora vive atualmente.



Sobre o Nat Geo Kids

Nat Geo Kids é o destino multiplataforma (TV e APP) do National Geographic Partners para crianças de 4 a 7 anos. Nat Geo Kids oferece aos pais um destino seguro com o respaldo do National Geographic, uma das marcas de maior prestígio do planeta e com um legado de mais de 130 anos que reúne os melhores cientistas, exploradores, fotógrafos e cineastas para criar histórias que buscam gerar uma mudança no mundo. E nesse sentido, Nat Geo Kids tem como objetivo acompanhar o crescimento dos pequenos, entendendo que a vocação e a paixão pela natureza, aventura, criatividade e ciência começam na infância. A marca inclui a melhor programação de desenhos, como " As Aventuras de Blinky Bill", "Ready Jet Go!", "As escolhas de Chuck", "Javi e o Clube da Árvore" e o "Laboratório Secreto de Thomas Edison" e novas produções originais como “Nat Geo Lab” e “Opa Popa Dupa”. A proposta se completa com os sucessos de bilheteria como "Megamente", "Stuart Little 3", "Aventuras do Avião Vermelho", "Alvin e os Esquilos 3", " Hotel Bom pra Cachorro"



Sobre a Mono Animation

A Mono Animation é uma produtora de animação brasileira que atua há 13 anos no mercado, fundada por Bruno Bask, Eduardo Nakamura e Rui Okusako. Especializada em contar histórias em animação e produção para diferentes formatos e plataformas, a Mono tem experiência na produção de conteúdos para publicidade, entretenimento e educação.



Realizou a produção da 1ª e 2ª temporadas da série "Glitter Model" (2016) para Universal Studios, exibida atualmente no canal Disney Channel Latin America e no SBT.  Cocriou e produziu a série animada "Mundo Ripilica – As Aventuras de Lilica, a Coala" (2017), para a marca Marisol, em exibição no canal Discovery Kids e Amazon Prime. Atualmente, está produzindo o longa-metragem "Tarsilinha", dirigido e produzido pela Pinguim Content, e a série "Diário de Pilar", baseada nos livros de Flávia Lins e Silva, em coprodução com o canal NatGeo Kids.



Mais informações, acesse: www.monoanimation.com.br



Siga-nos nas redes sociais ;)

Facebook: https://www.facebook.com/monoestudiodeanimacao/

Instagram: @monoanimation

Linkedin:  linkedin.com/company/mono-animation



Sobre os livros Diário de Pilar

Escrita em forma de diário, a série criada pela escritora Flávia Lins e Silva, e ilustrada por Joana Penna, conta as aventuras de Pilar, uma menina curiosa que já rodou o mundo em sua rede mágica. Adotados nas escolas de todo o país, os livros despertam a curiosidade dos jovens leitores com relatos de viagens repletos de informações que ampliam o conhecimento e o interesse pela diversidade cultural. Todos os títulos da série incluem mapas, glossários e boxes informativos. Nos livros, Pilar já viajou para Grécia, Egito, Amazônia, Machu Picchu, China e África. Mais informações sobre os livros em zahar.com.br