Profª. Soraia Pereira
Com a crescente valorização do
ambiente de trabalho e a sua real importância nas tomadas das decisões, a
inteligência emocional surge como uma ciência de resultados consistentes e de
grande aplicação no ambiente corporativo. De acordo com a Psicologia, a
inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo tem de compreender e
gerenciar as próprias emoções e também de aprender a lidar com as emoções e
sentimentos das pessoas a sua volta, com o objetivo de alcançar resultados
positivos, não só na vida pessoal, como também na profissional, que é o que
vamos focar de forma mais aprofundada neste conteúdo.
Saber gerir as próprias
emoções é muito importante para qualquer profissional, pois assim este saberá o
que realmente está sentindo, será capaz de entender o significado de cada
emoção e como elas podem afetar o seu desempenho e também o dos outros. Além
disso, o desenvolvimento da inteligência emocional facilitará a percepção, por
parte de qualquer tipo de indivíduo, do comportamento de cada pessoa com as
quais ele trabalha e também com as quais se relaciona de uma maneira geral.
Um profissional calmo, que tem
clareza sobre as suas emoções e sentimentos na hora de avaliar determinada
situação, bem como a resiliência, e que sabe gerenciar imprevistos e lidar com
mudanças repentinas em seu dia a dia de trabalho, tem muito mais chances de
alcançar o sucesso do que aquele que vive estressado e resolve os conflitos
pelos quais passa com impulsividade.
Profª. Ma. Soraia Pereira
Jorge de Sousa
Professora do Curso de
Recursos Humanos da UniAteneu
Mestra em Psicologia e
especialista em Administração de Recursos Humanos
Saiba mais sobre o Curso de
Gestão de Recursos Humanos da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/
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