Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 11 de junho de 2020

ARTIGO] Pós-pandemia impulsionará o conceito de construção enxuta


 
O conceito de produção enxuta foi baseado no Sistema Toyota de Produção e ficou conhecido mundialmente pela publicação “A máquina que mudou o mundo” (WOMACK; JONES; ROOS, 1990). Resumidamente, lean construction tem como objetivo produzir mais valor para o cliente com menos desperdícios agregados. Koskela (1992) foi o pioneiro a adaptar a ideia para o mundo da construção, identificando uma série de princípios que mitigariam problemas tradicionais do setor ao mesmo tempo em que melhorariam a performance produtiva.

As ferramentas enxutas realizam a difusão desse conceito entre os profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Algumas delas são Last Planner System (LPS), mapeamento de fluxo de valor (MFV), Integrated Project Delivery (IPD) e 5S. Benefícios devidos à aplicação dessas ferramentas são melhoria da qualidade, diminuição dos desperdícios, aumento na produtividade da mão de obra, aumento na segurança e saúde no trabalho etc.

Na retomada de investimentos na construção civil, após as restrições da pandemia, é de fundamental importância a discussão de como a lean construction pode contribuir para que as construtoras e os fornecedores de projetos, materiais e serviços possam rever seus modelos de gestão na busca de novos patamares de desempenho para o setor.

Na construção civil, o modelo de gestão dominante define a produção como um conjunto de atividades de conversão, criando assim os quatro fluxos de conversão. Isso significa transformar insumos (informações ou materiais) em produtos intermediários (revestimentos, estrutura, alvenaria), e ao final, a entrega (edificação, obra). E os fluxos são esses: a) fluxo de montagem; b) fluxo de materiais; c) fluxo de informações e d) fluxo de trabalho.

Os quatro fluxos citados auxiliam as empresas da construção civil a buscar melhores resultados e obter benefícios como aumento da confiabilidade de prazos, melhoria da produtividade e também da racionalização nas obras. A proposta do lean construction vai além, ou seja, melhorar o processo removendo as ineficiências, implantando a auto-inspeção e a inspeção sucessiva, a redução do transporte, a melhoria do layout e a eliminação dos tempos ociosos de processo, entre outras providências.

Se adequar à lean construction representa um grande avanço para as empresa de construção civil e isso reflete diretamente na rentabilidade e produtividade da construtora. Com isso, auxilia as empresas da construção civil a retomarem o crescimento após a pandemia. E investir em novas formas de trabalho, segurança e tecnologia não é um custo, é investimento.


Prof. Me. Victor Hugo Fernandes
Coordenador do Curso de Engenharia Civil da UniAteneu
Engenheiro civil e mestre em Administração


Conheça mais sobre o Curso de Engenharia Civil da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/


Nenhum comentário: