Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 4 de dezembro de 2012


[Tombamento – CE] Prefeita assina decreto definitivo dos tombamentos aprovados pelo Comphic


Prefeita assina decreto definitivo dos tombamentos aprovados pelo Comphic. Entre os bens tombados consta a Festa de São Pedro, o primeiro bem imaterial de Fortaleza.

A prefeita Luizianne Lins assina nesta terça-feira (4), às 10h, no Paço Municipal, os decretos de tombamento definitivo de 9 (nove) bens histórico-culturais de Fortaleza, indicados pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural – Comphic. Hoje, Fortaleza conta com 53 bens tombados em nível municipal. Destes,  44 foram protegidos ao longo dos dois mandatos da gestão Fortaleza Bela. Se comparado à gestão anterior, que contava apenas com nove tombamentos em nível municipal, a marca atual é significativa não só do ponto de vista numérico como também político e simbólico, já que o patrimônio histórico e cultural da cidade passa a ter amplo espectro de proteção legal. 
Na lista dos patrimônios tombados em definitivo figuram os prédios da Farmácia Oswaldo Cruz, do Sport Club Maguary, do Ideal Clube, do Náutico Atlético Clube, do Colégio Dorotéias, da Santa Casa de Misericórdia, do IMPARH, da Casa do Português, da Igreja de São Pedro dos Pescadores e a Pavimentação da Rua José Avelino.
Além desses bens, também serão assinados os registros da Celebração da Festa de São Pedro dos Pescadores e de Lugar da Igreja de São Pedro e sua área de entorno, que, juntos, caracterizam o primeiro bem imaterial da capital cearense. Durante o evento, será lançado um vídeo-documentário sobre este marco para a cultura de Fortaleza.
No ato, serão anunciados ainda os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, previstos para as obras de restauro da Casa do Barão de Camocim, Casa da Fotografia e para o a elaboração do Mapeamento Cultural. A ação é articulada pela Casa Civil da Presidência da República e coordenada pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O PAC Cidades Históricas abrange 173 municípios, de todos os estados da federação e prevê investimentos iniciais cerca de R$ 250 milhões por ano.


Festejos de São Pedro
A festa de São Pedro – realizada pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secultfor - , a igrejinha homônima e o seu entorno representam, juntos, o primeiro bem imaterial de Fortaleza. O registro, proposto e legitimado pelo Comphic, reconhece e protege a vivência coletiva do trabalho, a religiosidade, o entretenimento, as artes e diversas práticas socioculturais intangíveis e de valor inestimável. Essas expressões são preservadas e protegidas em respeito aos antepassados e gerações futuras, fortalecendo o sentimento de pertence de um povo ao seu lugar.
Instituído o marco legal, a Prefeitura empodera a população para que ela se aproprie e também se responsabilize por mais um bem simbólico protegido em seu nome. A festa de São Pedro dos pescadores, realizada no Mucuripe, é um bem que não podemos tocar com as mãos, que não é palpável, mas que tem imenso valor por ser uma expressão própria do povo do lugar, uma prática que se repete espontaneamente desde 1932, graças à fé, à tradição da comunidade pesqueira que celebra a fartura vinda do mar no dia de São Pedro, protetor dos pescadores.
Devidamente protegida, a festa de São Pedro, que tem como extensão a igreja de São Pedro enquanto lugar de celebração religiosa, agora também pode e deve ser protegida pela população. A Prefeitura quer que cada cidadão se sinta responsável por esse patrimônio, defendendo sua vitalidade em nome dos valores e práticas que construímos coletivamente e do sentimento comum de pertencer a uma comunidade que preserva sua cultura.
:: Saiba Mais
O Comphic traça políticas de preservação no município. Ele tem poder consultivo e deliberativo, ou seja, é ele que decide o que é patrimônio e como devem ser tratadas as questões relativas ao patrimônio material e Imaterial de nossa cidade. É função do conselho: analisar o bem quanto a sua importância para a cidade; aprovar sua condição de patrimônio cultural através do tombamento ou registro do bem, e ainda, fiscalizar a preservação do patrimônio da cidade.
O conselho é composto pelo Secretário Municipal de Cultura, pelo Coordenador do Patrimônio Histórico-Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR) e por representantes dos seguintes órgãos: Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará; Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAM);Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); Câmara Municipal de Fortaleza;Procuradoria Geral do Município; Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-CE); Associação dos Geógrafos do Brasil (AGB-CE); Associação Nacional dos Profissionais Universitários de História (ANPUH-CE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE); Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT); Secretaria de Turismo do Estado (SETUR) e Secretaria de Turismo de Fortaleza (SETFOR).
:: Serviço
Assinatura do decreto definitivo dos tombamentos aprovados pelo Comphic
Local: Paço Municipal (Rua São José, 01, Centro - Fortaleza/CE)
Data: 04/11/2012 (terça-feira)
Horário: 10h


Nenhum comentário: