Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 23 de abril de 2020

ABRIL] Fisioterapia é importante aliada no tratamento da Covid-19


Nesse momento que o mundo inteiro tem sofrido com a pandemia da Covid-19 e com suas inúmeras consequências, alguns profissionais têm se destacado pelo trabalho essencial que vêm desenvolvendo. No enfrentamento da doença, é inegável a importância daqueles que atuam na área da saúde, em especial dos que estão na linha de frente do combate à doença. Entre esses profissionais estão os fisioterapeutas, que têm atuado fortemente na reabilitação dos pacientes infectados com o novo coronavírus.

Esses profissionais fazem parte da equipe multidisciplinar que atua no tratamento dos pacientes com Covid-19 e já começam a prestar atendimento desde a chegada do paciente ao hospital. Segundo a gestora da área de fisioterapia do Hospital Unimed, Débora Arnaud, o fisioterapeuta é um dos responsáveis por tratar, prevenir e minimizar os diversos distúrbios relacionados ao sistema cardiovascular e respiratório, ao aparelho locomotor e sua funcionalidade.

“A atuação fisioterápica diante desta pandemia tem ocorrido diretamente nos distúrbios ventilatórios e nas alterações respiratórias, como também no fornecimento de um suporte eficiente para as disfunções cardiorrespiratórias nas primeiras horas, através do monitoramento da oxigenoterapia. Além disso, o fisioterapeuta, pelo conhecimento de interpretação de exames laboratoriais e de imagem que ajudam na definição da melhor estratégia ventilatória, é capaz de identificar um possível agravamento do quadro do paciente, auxiliando no processo de intubação orotraqueal, sendo responsável pelos ajustes e monitoramento contínuo da ventilação mecânica invasiva destes pacientes. Uma vez fora do quadro crítico, somos responsáveis pela retirada da prótese ventilatória deste paciente, acompanhando-o de forma contínua para que ele permaneça respirando espontaneamente”, detalha Débora.

Débora conta ainda que outra atuação muito significativa desses profissionais é na fisioterapia motora, que contribui na prevenção de complicações causadas pela falta de mobilidade destes pacientes. “Os fisioterapeutas também são o ponto central dos protocolos de reabilitação motora do paciente crítico, a ideia de que um paciente está muito doente para ser mobilizado ou sair do leito vêm progressivamente sendo substituída por mobilizações cada vez mais precoces o que tem mitigado eficazmente a manifestação dos fatores adversos da falta de mobilidade”, reforça.

Ciente da importância desses profissionais no tratamento dos pacientes internados, o Hospital Unimed conta com diversos fisioterapeutas que atuam nas diferentes frentes da recuperação dos pacientes. “Atualmente são 80 profissionais trabalhando de domingo a domingo na assistência, incluindo plantões ininterruptos de 24 horas nas UTIs. Os fisioterapeutas, assim como os outros membros da equipe multidisciplinar, sendo na emergência, nas enfermarias e UTIs têm se mostrado fundamentais nos diversos cenários que esta pandemia vem descortinando”, finaliza Débora.




Nenhum comentário: