Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Arte] Exposição internacional “Quem é o Homem do Sudário?” pela primeira vez em Fortaleza

 A mostra gratuita é aberta ao público diariamente, no Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba exibe pela primeira vez, e com exclusividade, no estado do Ceará, a exposição internacional “Quem é o Homem do Sudário?”, que reconstitui a trajetória do Sudário de Turim, o pano que supostamente teria envolvido Jesus Cristo. A exposição está aberta ao público diariamente até o dia 28 de fevereiro​, na expansão do piso L2.​ De segunda a sábado, funciona das 10h às 21h; e aos domingos, das 14h30 às 19h30.

A mostra contém réplicas dos pregos, flagelos, da coroa de espinhos, além de moedas originais da época de Cristo, do mesmo tipo das que foram colocadas sobre os olhos do Homem do Sudário. Além destes itens, mais de 30 painéis estão expostos, os quais incluem estudos sobre o lençol sepulcral, o percurso histórico, a tumba com a escultura de bronze em tamanho real e o holograma em 3D feito pelo cientista holandês Petrus Soons.

Com revelações estudadas desde o século XVI por arqueólogos, paleontólogos, médicos forenses e outros cientistas, a exposição “Quem é o Homem do Sudário?” traz ainda uma réplica do lençol produzido em Turim, catedral da Itália que abriga permanentemente o objeto original. Para comprovar a autenticidade do tecido que envolveu Cristo, painéis, vídeos e infográficos apresentam para o público as pesquisas cientificas realizadas sobre o caso, assim como o estudo do botânico israelense Aminoan Danim sobre as imagens florais presentes no lençol.

De acordo com o curador da mostra, Padre Alexandre Paciolli, após a vinda ao Ceará, a mostra não deverá voltar ao Nordeste, seguindo para Belo Horizonte e outras  cidades do Sul/Sudeste. O padre afirma que existem relatos de alguns milagres atribuídos à escultura de Cristo, que se encontra na exposição. Segundo ele, um dos casos remete inclusive à cura de um câncer. A escultura é uma réplica perfeita do corpo de Jesus, contendo até o ferimento causado pela lança do soldado romano, o qual perfurou o peito do Homem do Sudário, atingindo seu coração.


A entrada da exposição é gratuita, mas os visitantes podem doar alimentos não perecíveis que serão doados a instituições de caridades por meio da Cruz Vermelha, Comunidade Shalom e Paróquia da Parangaba.

Nenhum comentário: