Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Leitura Dramática] Carlinhos Perdigão apresenta “O Fantástico Literário de Murilo Rubião”

A leitura dramática será realizada nos dias 05 e 12 de novembro, às 17h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Entrada gratuita

O arte-educador Carlinhos Perdigão apresenta nos dias 05 e 12 de novembro a leitura dramática “O Fantástico Literário em Murilo Rubião”. Contemplado pelo edital “Temporada da Arte Cearense”, o evento acontecerá no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 17h.

Na ocasião, Perdigão fará uma análise do trabalho de Rubião a partir do componente fantástico e de suas nuances estéticas. "Vou abordar quatro contos de Rubião relacionados aos temas provocadores das situações dramáticas narradas: metamorfose/zoomorfismo; contaminação homem-objetos; desaparecimento de personagens; tendência ao infinito; e contaminação sonho-realidade", conta o professor.

Segundo o educador, no interior da narrativa muriliana, esses temas fantásticos relacionam-se profundamente com a questão social. Ainda de acordo com ele, o elemento extraordinário assume uma função alegoricamente crítica.

"O dado sobrenatural é um artifício da imaginação que remete a conflitos originários da própria realidade vivenciada. Nesse sentido, Murilo Rubião procura desvendar nos seus contos grandes dramas da existência. E esse aspecto sinaliza que sua literatura merece uma atenção especial para todos aqueles que desejam questionar a realidade e conhecer um pouco mais sobre a história humana", afirma.
      
Murilo Rubião: um dos grandes contistas do Brasil
       
O mineiro Murilo Rubião (1916 – 1991) é considerado um dos grandes contistas brasileiros do gênero fantástico (também conhecido como “realismo fantástico”). Estão presentes em sua obra o inexplicável, o sobrenatural, a fantasia dos sonhos, elementos mágicos e insólitos, a atmosfera onírica das coisas e a lógica do absurdo.

Sua produção permaneceu praticamente inédita durante muito tempo, mas a partir dos anos de 1970, com o lançamento de "O Pirotécnico Zacarias", Rubião viu seu trabalho literário crescer bastante. Apesar deste crescimento, entretanto, a literatura muriliana chega ao século XXI pouco conhecida do grande público.

E isso ocorre apesar do apelo e da reconhecida popularidade de grandes escritores hispano-americanos que tematizam o fantástico, como Jorge Luiz Borges, Júlio Cortazar, Gabriel Garcia Márquez, e dos brasileiros José J. Veiga e Moacyr Scliar.

Sobre Carlinhos Perdigão

É professor da Faculdade Cearense – FaC e da UNIQ – Universidade de Quixeramobim, revisor textual da Escola-Creche Casa da Tia Léa, poeta, músico, produtor cultural, autor do livro “Fragmentos: poemas e ensaios” - de 2011 - e do disco “Palavra”, lançado em 2017. Saiba mais da produção artística-educacional de Carlinhos no site: carlinhosperdigao.com.br

Serviço:

Temporada de Arte Cearense. Leitura dramática “O Fantástico Literário de Murilo Rubião”. Dias 05 e 12 de novembro no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). 17h. Gratuito.

Nenhum comentário: