Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Coleta / Projeto] Em parceria com a Três Corações, Mercadinhos São Luiz é ponto de coleta do Projeto de reciclagem “Cápsula Verde”

Mercadinhos São Luiz disponibiliza oito de suas lojas para pontos de coleta de cápsulas de café da Três Corações para reutilização

Como grande apoiador e incentivador de práticas sustentáveis, o Mercadinhos São Luiz iniciou uma parceria com a Três Corações no projeto de reciclagem “Cápsula Verde” e agora disponibiliza oito de suas lojas para ponto de coleta de cápsulas de café reutilizáveis. O objetivo do projeto é recolher cápsulas usadas e promover a reutilização inteligente. A mesma experiência já vem sendo feita em duas lojas desde maio deste ano. Assim, os resíduos não-orgânicos e orgânicos são separados e se transformam em acessórios, coletores e outros materiais.

O processo de reciclagem começa em casa: o cliente consome e armazena as cápsulas, depois leva todas elas até os pontos de coleta; em seguida é feita a retirada dessas cápsulas, que acontece duas vezes por semana e armazenagem em local adequado; para finalizar é feita a transformação das cápsulas em materiais para reutilização.

A iniciativa está dentro do apoio a projetos que incentivam a prática dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. É uma parceria que acredita no compartilhamento de boas práticas como a melhor forma de educar a sociedade e de aprender com o exercício da cidadania.

Outras ações de sustentabilidade do Mercadinhos São Luiz

A preocupação com a sustentabilidade nos Mercadinhos São Luiz já vem há algum tempo. Em 2012, a empresa substituiu as sacolas plásticas comuns por sacolas plásticas oxibiodegradáveis. Essas sacolas se degradam em tempo consideravelmente menor, cerca de 18 meses, já que o plástico produzido por este processo possui aditivos que aceleram sua degradação ao reagir com o oxigênio. Contudo, antes disso, a empresa já havia começado a comercializar as sacolas retornáveis próprias, bem como já disponibilizava caixas de papelão para os clientes levarem suas compras.

Em junho de 2015, o Mercadinhos São Luiz iniciou o projeto Costume Sustentável com o objetivo de estimular costumes que protejam o meio ambiente e, além disso, gerem benefícios imediatos para os cidadãos. A primeira ação Costume Sustentável da rede é com o Posto de Coleta de Resíduos Costume Sustentável São Luiz. A partir da coleta seletiva de resíduos, o Costume Sustentável, em parceria com o Ecoelce, gera descontos na conta de energia elétrica. Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica pode se cadastrar no Programa Costume Sustentável, basta levar CPF/CNPJ e a conta de energia. Após o cadastro, o cliente pode levar os resíduos até o ponto de coleta dos Mercadinhos São Luiz, localizado na Av. Ulisses Bezerra, 1300, Cidade dos Funcionários. Neste posto de coleta, os clientes podem trocar papel, vidro, plástico, metal, pilhas, baterias e óleo de cozinha por descontos na conta de energia. O material coletado no Posto é recolhido pela Associação de Catadores de Lixo do Pirambu (SOCRELP), que é licenciada pela Prefeitura de Fortaleza e dá destinação adequada a todos os resíduos. A associação recolhe também o óleo das lojas. Todo mês, aproximadamente 700 litros são coletados, tratados e adquiridos pela Petrobras Biocombustível para produção de biodiesel na Usina de Biodiesel de Quixadá.

Além disso, os Mercadinhos São Luiz possuem também um projeto para a produção de composto orgânico (adubo) a partir de frutas e verduras que não estão próprias para venda. O material é levado para um sítio, próximo a Itaitinga, onde o adubo é processado, deixando de enviar um grande volume de resíduos ao Aterro Sanitário.

Recentemente, em outubro de 2016, o Mercadinhos São Luiz alugou uma usina eólica no Porto das Dunas e a energia produzida nessa usina é contabilizada e transferida para a rede da Enel. O volume energético produzido mensalmente é então abatido do gasto mensal da empresa com a Enel.

Visando a geração de economia, a rede implantou ainda um sistema de economia reversa, o qual concedeu ao Mercadinhos São Luiz, em 07 de fevereiro de 2017, um certificado de acreditação ao sistema Ecoenel Reverse Energy de Logística Reversa de Resíduos Sólidos, integrado ao consumo de energia elétrica, segundo os requisitos estabelecidos da Lei 12.305/10, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Pontos de Coleta:



Nenhum comentário: