Manter ativo o diálogo com os
colaboradores sobre a rotina do home office, a saúde emocional e a
produtividade ajuda a aliviar a tensão, recomenda especialista
A pandemia da Covid-19 tem
sido um dos fatores geradores de crises de ansiedade e preocupação no ambiente
de trabalho. Uma pesquisa realizada pela startup Pulses, que desenvolve
ferramentas para medir o clima organizacional, apontou que 54% dos
entrevistados estão tendo níveis de ansiedade médios e altos durante a
quarentena. A nova rotina de trabalho, o receio de não dar conta e as dúvidas
sobre as futuras configurações de trabalho têm tornado o papel do RH
indispensável neste momento, afinal, cuidar das pessoas nunca foi tão
necessário.
Com o home office, muitas
empresas estão tendo que reinventar suas ações de RH buscando estratégias
online para estreitar a comunicação entre os seus setores. De acordo com Ana
Cláudia Medeiros, gerente de Gestão e Gente da Rui Cadete Consultores, “manter
ativo o diálogo com cada colaborador, a fim de se inteirar sobre a rotina de
adaptação ao home office, a saúde emocional e a produtividade, é uma das formas
de gerar interatividade com a empresa”.
Outra estratégia adotada pelo
RH da Rui Cadete, e também pode ser adaptada a outras empresas, é a aplicação
de questionários com o propósito de entender essa nova rotina. Segundo a
especialista, a partir dos resultados pode-se alinhar as ações que devem ser
desenvolvidas em busca das melhorias necessárias no dia a dia do trabalho.
Essas pesquisas têm o objetivo
de apontar dificuldades, algumas delas podem ser facilmente resolvidas pelas
instituições e assim contribuir para a adequação do home office. No caso da Rui
Cadete Consultores, os questionários apresentaram o desconforto ocasionado
pelas cadeiras que estavam sendo utilizadas pelos colaboradores em suas casas.
“A partir disso, a empresa fez a entrega das cadeiras específicas para trabalho
nas casas de cada um que apresentou a dificuldade”, afirma Ana Cláudia.
A comunicação interna das
empresas - por intranet, aplicativo de mensagens e e-mails corporativos -
passou a ser uma ponte essencial no relacionamento interno. “Com todas as
mudanças que vêm acontecendo, estar mais próximo, mesmo distante, tem sido uma
postura institucional na busca por uma ambiente de trabalho saudável e
produtivo. O papel do RH é justamente ser ponte de comunicação e de
fortalecimento entre os colaboradores, a empresa e os próprios gestores”,
concluiu a gestora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário