Bioclonagem e produtos biotecnológicos para o agronegócio são apostas das empresas filiadas ao Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos)
Empresas associadas ao Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos) decidiram empreender de forma sustentável para a produção de alimentos de qualidade e ricos em nutrientes. Para isso, as parceiras utilizam a biotecnologia como principal aliada. Conforme o presidente do Sindialimentos, André Siqueira, a biotecnologia tornou-se uma alternativa para as empresas empreenderem com responsabilidade ambiental. “Investir em alternativas para a produção de alimentos atrelada às necessidades ambientais é de extrema importância. Os estudos e projetos desenvolvidos com base na biotecnologia tornaram-se grandes aliados para o mercado da alimentação.”
Um exemplo é a Bioclone. A empresa cearense é especialista na produção de mudas frutíferas clonadas in vitro. Para o diretor executivo da entidade, Roberto Caracas, a técnica permite uma variedade de frutas com alta qualidade genética e fitossanitária, resistentes, além de cores e sabores mais acentuados do que as comuns. “Produzimos as principais variedades de frutas do Brasil: banana java, banana catarina, banana williams e demais variedades, maçã princesa e outras plantadas no País, batata roxa, batata casca branca, abacaxi, abacaxi ornamental também, cana-de-açúcar etc. A produção feita é toda in vitro. O produto originado tem uma qualidade muito forte na parte das condições organolépticas, ou seja, um melhor sabor. Além disso, ele é também superior em relação às doenças”, afirma Roberto.
Atualmente a Bioclone produz batata doce e banana com a melhor qualidade genética do Brasil, além de ser a única biofábrica do Estado. Para inovar o portfólio, a empresa está iniciando a clonagem de mamão hermafrodita. Segundo Roberto Caracas, a produção in vitro permite ainda uma facilidade na transportação do produto. “A questão da logística é muito menor. Não é preciso caminhões para enviar quantidades grandes de mudas in vitro, o transporte pode ser feito em carro pequeno”, relata.
Outra associada do Sindialimentos que aposta no empreendedorismo sustentável é a Biotrends. A empresa atua na fabricação e comercialização de produtos probióticos registrados para alimentação animal. “A Biotrends comercializa produtos aditivos probióticos compostos por micro-organismos (bactéria e leveduras), produtos imunoestimulantes compostos por extratos naturais e ingredientes ativos, dentre outros, para melhoria da sanidade animal e para qualidade ambiental”, explica o diretor presidente da Biotrends, Alysson Lira Angelim. A instituição tem como principal produto o BM-PRO, um probiótico composto por consórcio de micro-organismos desenvolvido para alimentação em sistemas produtivos de camarão e peixe.
Para Alysson Angelim, promover ações em apoio ao meio ambiente é essencial para o desenvolvimento sustentável de uma empresa. “Nossos produtos melhoram a qualidade ambiental e a sanidade animal, o que favorece o crescimento sustentável de nossos clientes. A Biotrends possui um processo de produção enxuta com a mínima geração de resíduos, temos projetos para reutilização de água e para implementação de produção de energia solar em nossa nova sede no Eusébio. Apostar em soluções integradas à melhoria da qualidade ambiental é o único caminho para se ter um crescimento com viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental nas próximas décadas”, detalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário