Com
acesso gratuito, o seminário contará com a participação de nomes de relevância
nacional da área da Educação, como a co-fundadora da Cátedra Unesco de Leitura
PUC-Rio, Eliane Yunes
Abordar diferentes perspectivas que envolvem a formação leitora é a proposta do Seminário Virtual para Educadores, que acontece de 24 a 28 deste mês, com inscrição gratuita. São cinco webinars abordando temas como a leitura literária no contexto escolar, práticas de leitura em contexto remoto, biblioteca escolar e o direito à leitura. O evento online é promovido pelo Ventos do Saber, projeto de incentivo à democratização do acesso ao livro e à leitura, em escolas públicas de ensino infantil e fundamental. Os encontros serão realizados pelo canal do Youtube da Invento Produções Culturais, sempre às 14 horas. Para participar, basta se inscrever no site ventosdosaber.com.br/inscricao/. As vagas são limitadas!
Para ampliar a bagagem de conhecimento dos educadores, o Seminário contará com a participação de profissionais do ramo da Pedagogia, Letras, Psicologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, também escritoras e contadoras de histórias. Os bate-papos serão mediados pelo diretor do Ventos do Saber, Emídio Sanderson, sócio-fundador da Invento Produções Culturais.
Com cerca de uma hora de duração e participação de intérpretes de Libras durante toda a programação, a série de webinars começa na segunda-feira (24) com o tema “A leitura literária na biblioteca escolar: mediação e dinamização do acervo”. A palestrante é a bibliotecária, consultora do Ventos do Saber e doutoranda em Ciência da Informação, Laiana Sousa.
Na terça-feira (25), a psicóloga, mestra em educação e formadora de educadores, Ana Carolina Carvalho, profissional de renome nacional, falará sobre “O papel do professor na formação literária”. Em sua palestra, trará exemplos práticos e discorrerá sobre a importância da conversa, como um espaço de troca de impressões entre os leitores e da ampliação de sentidos na leitura.
O ato da leitura dentro da nova realidade da educação, de ensino à distância por conta da pandemia, é o assunto do webinar “Práticas de leitura no contexto remoto”, na quarta-feira (26), com Carla Tocchet, educadora, mestranda em Escrita e Alfabetização e autora de livros didáticos. No dia seguinte, quinta-feira (27), a pedagoga, contadora de histórias e formadora de professores de educação infantil, Edi Fonseca, falará sobre “A Leitura como Experiência Estética”.
Na sexta-feira (28), o seminário encerra com a participação de um dos nomes de maior relevância nacional da área da Educação, Eliana Yunes. A professora, pós-doutoranda em Leitura e em Formação de Leitores e co-fundadora da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, abordará o tema “O Direito à Leitura”.
O Seminário dará certificado diário de ouvinte aos inscritos que, durante cada webinar, assinar a lista de presença que será feita de forma online.
VENTOS DO SABER
O projeto Ventos do Saber surgiu para mudar a realidade da educação em escolas públicas de ensino infantil e fundamental, buscando incentivar e melhorar a leitura dos alunos, aproximando livros, crianças e adolescentes. O objetivo é democratizar o acesso ao livro, estimular as práticas de leitura, formar bons leitores com um olhar mais crítico não só para a literatura, mas para o mundo, além de melhorar a proficiência em leitura e fortalecer as habilidades de escrita e de argumentação.
O
projeto tem duas fases. Primeiro, a estrutura das bibliotecas das escolas
públicas é reformada e ganham um visual alegre, cheio de cores e conforto com
novos móveis, computadores, TV, livros, brinquedos e jogos educativos. Depois
disso, são realizadas atividades educativo-culturais, como contação de
histórias, oficinas literárias e aulas de violão.
BIBLIOTECAS REFORMADAS
Em 2019, Ventos do Saber transformou bibliotecas de quatro escolas de Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza. As instituições contempladas foram: Escola Aba Tapeba, Escola Alice Moreira de Oliveira, Escola Luiz Rocha Mota e Escola Saul Gomes de Matos. Em seu segundo ano, o projeto entregou, no início de agosto, bibliotecas novas em mais quatro instituições da mesma cidade: Escola Luzia Correia Sales, Escola Antônio Dias Macedo, Escola Domingos Abreu Brasileiro e Escola Plácido Monteiro Gondim.
Ainda em 2020, o projeto pretende realizar atividades educativo-culturais para os alunos. “A ideia é acontecerem quatro oficinas para os alunos de cada uma dessas quatro escolas públicas que receberam bibliotecas novas neste mês, mas estas oficinas só serão realizadas presencialmente após autorização governamental e seguindo as recomendações do protocolo de segurança sanitária. Caso isso não ocorra até setembro, a atividade será virtual”, informa Emídio Sanderson.
RESULTADOS
Com quase dois anos de atuação o projeto vem colhendo muitos frutos através dos alunos, professores e comunidade. Ao longo desse período, o Ventos do saber contabiliza doação de cerca de mil livros, 200 brinquedos, 24 violões e 12 computadores; realizou 16 oficinas literárias, oito contações de histórias e quatro oficinas de violão; e cerca de 1.050 alunos foram assistidos e 130 professores capacitados.
O “Ventos do Saber” é um projeto apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Aeris, tem a parceria do Instituto Seara, da Ação Humanitária, D'grau Produções e da Secretaria de Educação de Caucaia. É uma realização da Invento Produções Culturais, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Aeris, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
PROGRAMAÇÃO
Dia 24/08 (segunda-feira), às 14h: “A leitura literária na biblioteca escolar: mediação e dinamização do acervo” com Laiana Sousa, consultora do Ventos do Saber e doutoranda em Ciência da Informação.
25/08 (terça-feira), às 14h: “O papel do professor na formação literária” com Ana Carolina Carvalho, psicóloga, mestra em educação e formadora de educadores.
26/08 (quarta-feira), às 14h: “Práticas de leitura no contexto remoto” com Carla Tocchet, educadora, mestranda em Escrita e Alfabetização e autora de livros didáticos.
27/08 (quinta-feira), às 14h: “A Leitura como Experiência Estética” com Edi Fonseca, pedagoga, contadora de histórias e formadora de professores de educação infantil.
28/08 (sexta-feira), às 14h: “O Direito à Leitura” com Eliana Yunes, professora com pós-doutorado em Leitura e em Formação de Leitores e co-fundadora da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.
SERVIÇO
Seminário
Virtual para Educadores – De 24 a 28 de agosto de 2020, às 14h, pelo canal do
Youtube da Invento Produções Culturais (https://www.youtube.com/InventoProducoesCulturais).
Inscrição por meio do site ventosdosaber.com.br/inscricao/. Instagram e
Facebook: @ventosdosaber. Informações: 85 9.9991-0474 (Osiel Gomes) / 85
9.9902-2290 (Emídio Sanderson).
VÍDEOS
DO VENTOS DO SABER - 2019
Sobre
o projeto:
Relatório de 2019:
Nenhum comentário:
Postar um comentário