Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Programação de SETEMBRO] Espaço O POVO de Cultura & Arte





Espaço O POVO de Cultura & Arte.

Este local foi pensado a partir da história e das vivências do O POVO – que lhe empresta o nome – e que, ao se renovar com o tempo, acompanha as transformações do mundo com agilidade e inteligência.
Aqui é, portanto, um local de descobertas, de interação, de estímulo a buscar novos conhecimentos, de conversas em torno de temas contemporâneos e dos que envolvem as linguagens das artes. Por isso, algumas das ações do Espaço O POVO estão intimamente ligados ao jornalismo como o Entrevista Aberta e o Encontro de Ideias. As novas formas de leitura e a descoberta do prazer do encontro entre leitores também fazem parte do nosso projeto com as Leituras em Prosa e Verso e o Café-Clube de Leitura. Também é importante lembrar a programação especial dedicada ao público infantil, O POVO conta histórias, voltada para despertar prazerosamente o gosto da leitura pelas crianças. No Ensaio de Cena, abrimos espaço para a produção teatral da cidade, com breves espetáculos, esquetes e monólogos.
O Espaço O POVO de Cultura & Arte se propõe a contribuir com a formação de uma plateia crítica, em constante diálogo com outros espaços de cultura, um aliado ao fomento da produção cultural, e para aqueles que veem a cultura como uma possibilidade de construção de uma cidade mais humana.

Acompanhe a programação mensal pelo site www.opovo.com.br/espacoopovo  



Leituras em Prosa e Verso
Jorge Amado como personagem
Autora da primeira grande biografia do escritor baiano em meio século, prestes a ser lançada, a jornalista e historiadora Joselia Aguiar vai falar sobre como é contar a história do maior contador de histórias. Os bastidores das entrevistas e das pesquisas, as dificuldades e surpresas.
Convidado: Josélia Aguiar, jornalista e pesquisador da obra de Jorge Amado de quem é biógrafa.
Data:  9 de setembro  (terça-feira)
Horário: 19 horas
Entrada Franca

Encontro de Ideias
Editar literatura contemporânea no Brasil hoje
O jornalista, editor e tradutor Paulo Werneck conversa sobre a literatura contemporânea e questões como “Até que ponto os estranhamentos dos novos textos afastam leitores da nova safra de alguns autores contemporâneos? Por que se vende tão pouca literatura contemporânea no Brasil?”.  O encontro é realizado com o apoio do Centro Dragão de Mar de Arte e Cultura. Werneck passou pelas editoras Cosac Naify e Companhia das Letras como editor e este ano, foi o curador da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A mediação será do o pesquisador Humberto Pinheiro.
Data: 10 de setembro (quarta-feira)
Horário:  19 horas
Entrada Franca



O POVO Conta Histórias*
O grupo de contadores de história, CASA DO CONTO, recebe no Espaço O POVO alunos de escolas públicas e privadas, além de instituições que trabalham com crianças e adolescentes.
Data: 5, 12 e 26 de setembro (às sexta-feiras)
Horário: Dias 5 e 26 às 14 horas e dia 12, às 9h30min
(*) Para grupos previamente convidados.


Lançamentos
De Quixeramobim a Belo Monte: Olhares sobre Antônio Conselheiro.Organizado pelos pesquisadores Osvaldo Costa e Danilo Patrício, lançamento do livro contará com debate entre alguns dos autores de artigos que compõem a publicação: Carla Patrícia de Holanda e Ângela Gutierrez, seguido de sessão de autógrafos.
Data: 27 de setembro (sábado)
Horário: 17 horas
Entrada Franca

Café-Clube de Leitura
Um passeio pelo mundo dos livros e da literatura num encontro que tem como objetivo fortalecer o gosto e o prazer pela leitura. Consulte os livros indicados no Café e participe da página do grupo no Facebook: “Café-Clube de Leitura O POVO”.
Mediadoras: Inês Cardoso, professora da UFC, Cleudene Aragão, professora da Uece, e Vânia Vasconcelos, escritora e professora da Uece.
Data: 5 e 19 de setembro (às sextas-feiras), no Espaço O POVO de Cultura & Arte. Horário: 18h30min
Data: 6 e 27 de setembro (aos sábados), no Barca, em Aracati, com a participação dos escritores Pedro Salgueiro (6/9) e Socorro Acioli (20/9)
Data:26/9 (Uece) e 30 (UFC), às 14 horas
Entrada franca


Entrevista Aberta
Como tornar o Brasil um país de leitores
Neste Entrevista Aberta, o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, Fabiano dos Santos Piúba, fala sobre os desafios da leitura do Brasil e sobre as políticas para incentivar a leitura no país.
Convidado:  Fabiano dos Santos, diretor do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura e poeta, participante do grupo Os Internos do Pátio, de Fortaleza.
Mediação:Camila Holanda, jornalista, repórter do Núcleo Cultura & Entretenimento do O POVO e Regina Ribeiro, jornalista, curadora do Espaço O POVO de Cultura &Arte
Data:  24 de setembro(quinta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca


Jardim Suspenso e a cena musical cearense
Neste entrevista aberta, o grupo Jardim Suspenso presta homenagem aos 50 anos deRock´nRoll da cantora  Rita Lee e fala sobre a cena musical do Ceará. A banda é composta pelos músicos Joanice Sampaio, Pedro de Farias, Victor Fontenele e Carlinhos Perdigão.
Convidado:  Banda Jardim Suspenso
Mediação:Marcos Sampaio, jornalista, crítico de música e repórter do Núcleo Cultura & Entretenimento do O POVO
Data:  25 de setembro(quinta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca


Ensaio de Cena
Bárbara Sena – Ultra- Passada
Show com a jovem artista cearense Bárbara Sena interpretando canções próprias e de outros músicos cearenses e do cancioneiro nacional.
Data:11 de setembro(quinta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada Franca


SEPASSANDOrecSound System
Show criado pelo compositor e multi-instrumentista Ivan Timbó é um live de e-music que passeia por diversos estilos e formações musicais. A partir de aparelhos eletrônicos analógicos e digitais, os artistas reproduzem e editam ao vivo tracks que foram compostas em estúdio.
Data: 18 de setembro(quinta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada Franca


Mulheres de Nelson
Texto inédito da atriz e pesquisadora Juliana Carvalho, inspirado na obra teatral de Nelson Rodrigues e em algumas de suas personagens femininas será apresentado com uma leitura dramática pelas atrizes Juliana Carvalho eChristiane de Lavor.
Data: 26 de setembro(sexta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada Franca


Obscura e entrevista Clarice
Transcriação de textos de Clarice Lispector, Júlio Lernner e Ricardo Guilherme
Em cena, um repórter revê e comenta a exibição do tape da entrevista que Clarice Lispector lhe concede na TV Cultura, em fevereiro de 1977, dez meses antes da morte da escritora.
Data: 30 de setembro(terça-feira)
Horário: 19 horas
Entrada Franca


Encontro de blogueiros
Preço da Beleza: Como sentir-se bem por completo?
Convidados: Camila Nascimento, publicitária e blogueira do “P de Perua”, Cido Carvalho,cirurgião plástico e Montiele Arruda, empresária.
Mediadora: Roberta Fontelles Philomeno, jornalista, colunista e blogueira do O POVO
Data: 29 de setembro  (segunda-feira)
Horário: 19h
Entrada franca

Nenhum comentário: