Ana Paula Mansur - CANAL CURTA
O 3º MAN – Mercado Audiovisual do
Nordeste acontece de 13 a
18/11 em Fortaleza, com abertura no dia 13, às 10h, no BNB Passaré. Produtoras
independentes e profissionais do audiovisual podem se inscrever até o dia 13.
Kamila Ramil - GLOBO FILMES
Séries de ficção, factuais e
dramatúrgicas, entretenimento, animação, live action. Esses são alguns exemplos
de conteúdo audiovisual que os canais de televisão por assinatura estão em
busca para compra. De olho nesse mercado, as produtoras independentes de
audiovisual estão cada vez mais atentas às oportunidades de terem seus produtos
exibidos em canais de tv nacionais, internacionais ou em outras plataformas.
Marina Pompeu - CANAL BRASIL
Rodadas de negócios que podem
resultar nessa compra e venda de conteúdo audiovisual vão acontecer em
Fortaleza durante o 3º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste, de 13 a 18 de novembro na sede do
Banco do Nordeste (BNB) no Passaré, apresentado pelo Ministério da Cultura,
Governo do Estado do Ceará, BNDES e BNB, e realizado pelo 27° Cine Ceará e
CONNE - Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Produtoras dessas três regiões do
país participam do evento, que contará também com palestras e debates sobre o
mercado. Estarão presentes os seguintes canais: ZooMoo, Canal Brasil, Cine
Brasil TV, Box Brazil, TV Rá Tim Bum, Fox Premium, Canal Curta!, National
Geographic, NatGeoKids e Globo Filmes. Produtoras independentes e profissionais
do audiovisual podem se inscrever até o dia 13 (segunda-feira). As inscrições
são gratuitas e a ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site:
www.mercadoaudiovisual.com.br.
Nos dois primeiros dias 13 e 14
(segunda e terça-feira) acontecem oficinas, palestras e discussões sobre a
produção audiovisual e o mercado do conteúdo independente e as políticas de
desenvolvimento do mercado audiovisual e suas potencialidades. No dia 15
(feriado) não haverá programação. O MAN retoma as atividades na quinta-feira,
16, para dois dias de Players, que são as apresentações dos canais e encerrando
esta edição, no dia 18 acontecem as Rodadas de Negócios, já agendadas entre as
produtoras independentes e os canais. É o momento da compra e venda de
produções audiovisuais.
O QUE QUEREM OS CANAIS
Entre os canais participantes do
3º MAN, o FOX, por exemplo, está em busca de séries de ficção. A National
Geographic pretende adquirir conteúdo factual e entretenimento que consiga
aliar ciência, exploração e entretenimento para público jovem, enquanto a
NatGeo Kids busca live action e animação para crianças de 4 a 10 anos. O Canal Curta!,
busca licenciamento de curtas e longas, tendo como foco telefilmes e séries
documentais, preferencialmente afinados com a cultura e focados em música,
artes, cinema e metacinema, pensamento (Literatura, Filosofia, Antropologia e
temas afins) e sociedade (história e política). Já o Canal Brasil, tem como
foco coprodução de longas de ficção e documentário, séries de TV via FSA e
licenciamento de curtas e longas. A Globo Filmes vem com a proposta de adquirir
filmes com temáticas regionais, preferencialmente telefilmes. O Cine Brasil TV
pretende coproduzir séries e longas de ficção e tem como objetivo também a
coprodução de longa documental autoral de foco investigativo, político, etnográfico,
ambientais, indígena, LGBT, educativos e docudramas. O canal Box Premium quer
adquirir longas e curtas de ficção e documentário e obras seriadas, enquanto o
Box Music vem para adquirir Doc e vídeo clips musicais.
Outros canais como History,
A&E, Lifetime e H2 não participarão diretamente do MAN, mas vão receber da
organização do MAN projetos inscritos que podem ser de interesse desses canais.
O History, por exemplo, tem interesse em Conteúdo com entretenimento. Buscam
produções com assuntos interessantes, atuais, polêmicos, que deixem o público
engajado. Séries de aventura, como Homens da Montanha, também serão bem
recebidas para análise do canal History. O canal A&E tem interesse em
séries factuais de conteúdo relacionado a investigação, crime e justiça. Já o
Lifetime busca séries factuais, especialmente realities, com mulheres poderosas
e divertidas, como as séries Pequenas Grandes Mulheres, Dance Moms e Bring It,
além de um novo pilar para a marca: moda.
O MERCADO
O Ceará tem apresentado um
cenário positivo para setor audiovisual independente. Hoje são 164 produtoras
registradas na Ancine, 20 a
mais do que em 2016. Cresceu o número de empresas do ramo, como percebeu-se um
maior empenho dos gestores públicos na compreensão e importância do Mercado
Audiovisual no estado. Um reflexo disso é o Programa Ceará Filmes, lançado este
ano pelo Governo do Estado do Ceará. Segundo números da Ancine, apresentados em
agosto durante o Seminário do CONNE, em Fortaleza, as regiões Norte, Nordeste e
Centro-Oeste possuem 1865 produtoras independentes, representando 20% do total
de produtoras registradas no país.
Lançado em 2015 durante o Cine
Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, o MAN surgiu com o intuito de unir
os protagonistas do audiovisual e promover a troca de experiências e a geração
de negócios. A terceira edição é
apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, BNDES e
BNB, e realizada pelo 27° Cine Ceará e CONNE - Conexão Audiovisual
Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Tem o patrocínio vip do Beach Park Studios,
apoio institucional da Agência de Desenvolvimento do Ceará - ADECE, a Câmara
Setorial do Audiovisual – CSA, ANCINE, Universidade Federal do Ceará, Casa
Amarela Eusélio Oliveira, Associação Cultural Cine Ceará, BRAVI e Secretaria da
Cultura do Estado do Ceará – Secult, através do Mecenato Estadual. Apoio
cultural: UNIFOR. Parceria: Bucanero
Filmes e Magote Produções.
SERVIÇO:
3º MAN - Mercado Audiovisual do
Nordeste –De 13 a
18 de novembro de 2017 (exceto dia 15) no Centro de Treinamento do Banco do
Nordeste – Auditório Celso Furtado (Av. Dr. Silas Munguba, 5700 – Passaré.
Fortaleza/CE). Programação detalhada e mais informações:
www.mercadoaudiovisual.com.br e (85)3055.3465.
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