Foto: Carlos Feldman
Apresentações ocorrem em Recife,
Natal e Fortaleza nos meses de novembro e dezembro
Bolshoi e Mariinsky, em Moscou, e
Mikhailovsky, próximo a São Petersburgo, famosos pela projeção de grandes
estrelas, oferecem a rara oportunidade de ver os principais solistas internacionais
em um só espetáculo. Bárbaro! Fantástico! Maravilhoso! Esses adjetivos são
frequentemente usados para descrever o vigor técnico aliado à graça e a beleza
do espetáculo Joias do Ballet Russo, com grandes nomes da dança clássica. O
show reúne os melhores bailarinos dos principais teatros do velho mundo, como
Bolshoi, Mariinsky e Mikhailovsky, em um repertório majestoso composto por
trechos das obras Lago dos Cisnes, Corsário e Quebra-Nozes. As apresentações
ocorrem dia 29 de novembro, no Teatro RioMar Recife (Recife/PE); dia 1 de
dezembro, no Teatro Riachuelo (Natal/RN) e dia 2 de dezembro, no Teatro RioMar
Fortaleza (Fortaleza/CE). Confira o serviço completo abaixo.
No elenco que passará pelo
Nordeste, cinco dos principais solistas consagrados mundialmente. Entre eles,
Alexander Volchkov, um dos expoentes do balé russo atual e membro do elenco
principal do Bolshoi há 20 anos e a bailarina absoluta do Stanislavsky, Natalia
Ledovskaya. Completam o time Anastasiia Lomachenkova, Nicolay Koripaev e Ekaterina
Didenko.
A quantidade de medalhas e
prêmios que estes solistas já receberam em competições internacionais formam um
verdadeiro tesouro. Eles foram praticamente criados nos grandes teatros, pois
permanecem ensaiando mais de 10 horas por dia, seis dias por semana.
Integram esse espetáculo
bailarinos dispostos a enfrentar uma rígida disciplina de treinos e ensaios,
pois só assim as dificuldades da arte conseguem superar o físico – afinal,
fazer pliês e botar os pés em meia-ponta numa sapatilha apertada não são tarefas
para qualquer um. Toda esta dedicação confere a eles a graça e a sutileza em
cada movimento, próprios de príncipes e princesas dos contos de fadas.
Uma oportunidade singular para os
amantes do bom balé de vê-los juntos em um único show, composto de belas
paisagens e cenários delicados, ingredientes perfeitos para uma noite ao melhor
estilo imperial da corte russa.
BALÉ CLÁSSICO
A arte do balé clássico tem sido
por mais de três séculos favorita entre os príncipes, reis e imperadores.
Embora o balé tenha nascido na Itália e desenvolvido na França – por isso os
passos têm nomes franceses – foi no império russo onde ganhou seu esplendor. Os
famosos czares durante séculos não pouparam esforços para ter o melhor balé no
mundo, tanto que chamaram da França os melhores coreógrafos da época, entre
eles Marius Petipa para mencionar apenas um maior, entre tantos.
Eles também importaram pedagogos,
arquitetos, escultores e pintores para construir teatros luxuosos e o resultado
não poderia ser melhor: o Bolshoi, em Moscou, e o Mariinsky, em São
Petersburgo. As ordens continuaram e eles escolheram Tchaikovsky para compor a
música de um bom Balé e por esse encanto a humanidade conheceu o fantástico
"O Lago dos Cisnes", além da incrível "Bela Adormecida" e
"Quebra-Nozes". Verdade é que os russos nunca pouparam gastos para a
arte. Prova disso é que acabaram de completar os Jogos Olímpicos mais caros da
história até hoje.
Mais informações dos solistas:
Alexander Volchkov
Nascido em Moscou. Em 1997, tendo
ensaiado na Escola Coreográfica de Moscou (hoje a Academia de Coreografia de
Moscou), na turma de Leonid Zhdanov, ele ingressou na Companhia de Ballet
Bolshoi. Seu instrutor é Vladimir Nikonov. Repertórios: 1998 Trubadur (Romeu e
Julieta. Coreografia por Leonid Lavrovsky); Friend to the Prince (Lago dos
Cisnes. Produção de Vladimir Vasiliev). 1999 Prince Fortune (A Bela Adormecida.
Produção de Yuri Grigorovich); ‘Two pairs’ in Part 4 (Sinfonia em Dó Maior) —
criação no Teatro Bolshoi. 2001 Solista (Passacaille para música por Anton von
Webern. Produção de Rolan Petit) — criação no Teatro Bolshoi. 2002 Friend to
Ferkhad (A Lenda do Amor. Música por Arif Melikov. Produção de Yuri
Grigorovich);
Count Albrecht (Giselle. Produção
de Yuri Grigorovich, depois produção de Vladimir Vasiliev); Solista
(Chopiniana). 2003 Phoebus (Notre-Dame de Paris. Produção de Rolan Petit) —
criação no Teatro Bolshoi; Jean de Brienne (Raimonda. Produção de Yuri
Grigorovich); Ferkhad (A Lenda do Amor); Paris (Romeu e Julieta. Criação de
Declan Donnelan e Radu Poklitary). 2004 The Nutcracker-Prince (O Quebra-Nozes.
Produção de Yuri Grigorovich); Prince Desire (A Bela Adormecida); Solista Parte
2 (Sinfonia em Dó Maior); Crassus (Spartacus); Hannan (Lea para música por
Leonard Bernstein. Produção de Alexei Ratmansky). 2005 Lysander (A Midnight’s
Summer Dream. Produção de John Neumeier) — criação no Teatro Bolshoi; Hero (Les
Presages para música por Pyotr Tchaikovsky. Coreografia por Leonide Massine);
Prince Siegfried (Lago dos Cisnes. Nova produção de Yuri Grigorovich). 2006
Boris (The Golden Age. Música por Dmitry Shostakovich. Produção de Yuri
Grigorovich). 2007 Solista em Dança com Leques (Le Corsaire Adolphe Adam;
coreografia Marius Petipa, produção e nova coreografia por Alexei Ratmansky e
Yuri Burlaka); Class Concert (para música por diferentes compositores;
coreografia por Asaf Messerer); Basilio (Dom Quixote, coreografia por Marius
Petipa, Alexander Gorsky em uma versão por Alexei Fadeyechev). 2008 Solor (La
Bayadere. Produção de Yuri Grigorovich); Philippe (As Chamas de Paris de Boris
Asfiev. Produção e nova coreografia por Alexei Ratmansky após Vasily Vainonen)
— criação; Lucien d’Hervilly (Paquita. Encenação e nova versão de coreografia
por Yuri Burlaka); Couple in Red (Temporadas Russas. Música por Leonid
Desyatnikov, coreografia por Alexei Ratmansky). 2009 Lambda (Zakharova Super
Game, de Emiliano Palmieri. Coreografia por Francesco Ventriglia) — criação;
Phoebus (Esmeralda por Cesare Pugni, coreografia por Marius Petipa, encenação e
nova versão de coreografia por Yuri Burlaka e Vasily Medvedev). Em 2002, dançou
o papel principal em Romeu e Julieta de Yuri Grigorovich para a Companhia de
Ballet Kremlin — em uma performance para marcar o jubileu do coreógrafo. No
mesmo ano, no Teatro de Ópera e Ballet de Tbilisi, dançou no papel do Príncipe
Siegfried em Lago dos Cisnes (produção de Konstantin Sergeyev) e do Príncipe em
O Quebra-Nozes (coreografia — Yuri Grigorovich). Em 2003, fez parte do Festival
de Ballet Rudolf Nureyev em Ufa, onde interpretou em A Bela Adormecida e dançou
no papel principal em Romeu e Julieta (coreografia — Yuri Grigorovich). Em
2001, obteve o segundo lugar na Competição Internacional de Dançarinos de
Ballet Jovens, em Kazan.
Natalia Ledovskaya
Natalia Ledovskaya é uma das
melhores representantes da escola de coreografia de Moscou, que combina técnica
de ballet perfeita com uma performance vigorosa e uma arte extraordinária.
Poucas bailarinas da atualidade têm qualidades como o apelo emocional e a
performance brilhante e vigorosa que acentuam a forma clássica perfeita. Seu
talento radiante torna Natalia Ledovskaya uma Kitry ideal: extravagante,
charmosa, pungente em sua dança. Ela desempenha com audacidade variações
extremamente difíceis, de tirar o fôlego, e está absolutamente em seu elemento
como uma atriz de comédia. No entanto, o talento dela é multifacetado: ela pode
transmitir com igual competência lirismo, tragédia e o ardor fervente das
paixões. Suas heroínas clássicas são resultado de seu esforço sutil e
meticuloso, sua devoção altruísta à arte. Sua Julieta (Romeu e Julieta,
coreografia por Vladimir Vasilyev) é uma alma revelada em uma erupção de
emoções. Sua Giselle é um coração ingênuo e vulnerável. A delicada Medora
(Corsário), a encantadora Masha (O Quebra-Nozes), a apaixonada Esmeralda
(Esmeralda) - em todos esses papéis, ela busca em primeiro lugar ser uma atriz
em sua dança; todos os personagens clássicos dela irradiam seu charme
individual. Natalia Ledovskaya impressionou pela leveza e rapidez de seu salto,
a virtuosidade de suas piruetas, a rigidez incrível de suas poses, a precisão
filigrana do desempenho em repertório clássico extremamente difícil. Todas
essas qualidades, combinadas a seu movimento plástico livre e espontaneidade
jovem, tornam as interpretações de papéis clássicos por ela inexplicavelmente
encantadoras. A arte da jovem bailarina é vividamente demonstrada na
performance que ela faz de coreografia moderna. Ela trabalhou com coreógrafos
tão famosos quanto Dmitry Bryantzev (O Cavalinho Corcunda, música por R.
Shchedrin, Bravo Figaro!, música por A. Kolker, Otello, música por A.
Machavariani), Vladimir Vasilyev (Romeu e Julieta), Alex Ursulyak, Alexei
Ratmansky e Marina Nikitina. Natalia Ledovskaya dança brilhantemente em The
evening Dances, por Tom Shilling, em um dueto lírico de O Fantasma da Ópera por
D. Briantzev e no Pas de deux de Tchaikovsky por George Balanchine. A
diversidade da coreografia moderna ajuda a revelar as muitas facetas do talento
da jovem bailarina. Ela está claramente fascinada pelos estilos modernista e
neoclássico, bem como por jazz. Ao aprender novas formas e estilos plásticos,
Natalia Ledovskaya nunca se esquece de que seu forte é o repertório clássico. É
ali que sua feminilidade e a força de sua dança são claramente manifestadas. Esse
estilo permite que ela crie obras-primas e busque a perfeição. Sua Bacchante
irresistível de Noite de Walpurgis ou a Sylphide etérea oferecem dois
argumentos brilhantes a favor do ballet clássico. Uma dançarina determinada e
audaciosa, sempre pronta para correr riscos beirando o impossível, Natalia
Ledovskaya ama a arte da dança pela beleza e expressividade de suas formas. O
talento dela lhe rendeu aclamação internacional. Ela venceu alguns prêmios de
competições internacionais e realizou com êxito turnês por capitais do ballet
como Paris, Tóquio, Madrid, Buenos Aires, Caracas e outras. A frágil e
charmosa, delicada, mas incansável Natalia Ledovskaya é uma genuína
primeira-bailarina e uma estrela.
Duração: 90min.
Classificação: Livre
FORTALEZA
Dia 2 de dezembro
Sábado, às 21h
Teatro RioMar Fortaleza (Rua
Desembargador Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 - Shopping RioMar Fortaleza – Papicu
/ Fortaleza – CE)
www.teatroriomarfortaleza.com.br
INGRESSOS:
Setor
Valor / Meia-Entrada
Plateia Alta
R$ 160,00
R$ 80,00
Plateia Baixa B
R$ 180,00
R$ 90,00
Plateia Baixa A
R$ 200,00
R$ 100,00
*Descontos não cumulativos a
demais promoções e/ou descontos;
** Política de venda de ingressos
com desconto: as compras poderão ser realizadas nos canais de vendas oficiais
físicos, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição de
beneficiário. Nas compras realizadas pelo site e/ou call center, a comprovação
deverá ser feita no ato da retirada do ingresso na bilheteria e no acesso à
casa de espetáculo;
***A lei da meia-entrada mudou:
agora o benefício é destinado a 40% dos ingressos disponíveis para venda por
apresentação. Veja abaixo quem têm direito a meia-entrada e os tipos de
comprovações oficiais no Ceará:
- IDOSOS (com idade igual ou
superior a 60 anos) mediante apresentação de documento de identidade oficial
com foto.
- ESTUDANTES mediante
apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente
padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais
e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios
Acadêmicos. Mais informações: www.documentodoestudante.com.br
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E
ACOMPANHANTES mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação
Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento
emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a
aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº
142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão
estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS
DE BAIXA RENDA (com idades entre 15 e 29 anos) mediante apresentação da
Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de
Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de
identidade oficial com foto.
- JOVENS COM ATÉ 15 ANOS mediante
apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- PROFESSORES DA REDE PÚBLICA
MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA mediante apresentação de carteira funcional
emitida pela Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social (SEDAS).
- DOADORES REGULARES DE SANGUE
mediante apresentação de documento oficial válido, expedido por banco de
sangue. São considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados nos
bancos de sangue e os hospitais do Estado do Ceará.
**** Caso os documentos
necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário
no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro, será exigido
o pagamento do complemento do valor do ingresso.
CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:
Ingresso Rápido: 4003-1212
www.ingressorapido.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário