Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 25 de abril de 2015

Dança] Dança Contemporânea em Flecheiras (CE) no fim de semana



Festival de Dança do Litoral Oeste encerra a 7ª edição com espetáculos sexta e sábado (24 e 25) na praia de Flecheiras, Trairi.

Com programação na praia de Flecheiras, no município de Trairi, termina neste final de semana, sexta e sábado, 24 e 25, o 7° Festival de Dança do Litoral Oeste - 2ª etapa. A edição de 2015 começou com a 1ª etapa realizada de 30.01 a 03.02 em Trairi, Itapipoca e Paracuru, e 2ª etapa iniciada no dia 17 de abril em Itapipoca. Os três municípios da região do Vale do Curú e Litoral Oeste do Ceará desenvolvem há mais de 20 anos ações continuadas e permanentes em dança.

As apresentações em Flecheiras acontecerão a partir das 20h na Praça Jonas Henrique de Azevedo. Na sexta-feira apresentam-se: Cia Flex (CE) em “Transeuntes”, Cia Rebentos (CE) apresentando “Fruta Cor” e Cia ExperimentandoNUs (BA) no duo “Raimundos”. Encerrando a sétima edição do Festival, apresentam-se na noite de sábado: Cia Arreios (CE) em “Parágrafos e Reticências”,  Ritmo Soul’to (CE) com o espetáculo “Soluto” e o Grupo de Ballet da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (PB) apresentando “Enlaces”.

O Festival de Dança do Litoral Oeste é realizado pela ASSOCIAÇÃO DE ARTES CÊNICAS DE ITAPIPOCA (AARTI), com o incentivo da COELCE, apoio cultural do GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, através da SECRETARIA DE CULTURA (SECULT) e tem a coprodução da WM CULTURAL. O acesso é gratuito.

NA SEXTA-FEIRA (24)

CIA FLEX DE DANÇA CONTEMPORÂNEA (Trairi/CE)

A Cia Flex de Dança Contemporânea, de Trairi, criada em 2003, tem como linha de pesquisa a fusão entre as linguagens da dança, acrobacia, teatro e cultura popular, contando hoje com 11 espetáculos no repertório. Sob direção de Thiago Soares e coordenação de Manoel Saldanha, a companhia tem sede própria no Centro Flex de Arte & Cultura.

CIA REBENTOS (Itapipoca/CE)

Formada por ex-alunos da escola livre de dança balé baião, a Cia Rebentos é um coletivo de pesquisa, criação e difusão de dança atuante desde 2009, residente no Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca. Na escola livre balé baião os integrantes tiveram como bases de formação técnica o Sistema Laban, a dança moderna, as danças tradicionais populares, o teatro físico, contato-improvisação, a performance Arte e as danças negras brasileiras. Em 2012 iniciaram processos de composição que geraram trabalhos inéditos.

EXPERIMENTANDONUS (Salvador/BA)

Criada em 2008 a ExperimentandoNUS Cia. de Dança abarca em seu currículo coreografias abordando corpo-movimento num processo de criação. As inquietações do cotidiano num contexto político e sociocultural é um dos focos do seu trabalho. Com objetivo de construir uma reflexão sobre identidade e representatividade nacional, a Cia alimenta sua linguagem por meio de pesquisas de movimento gestos, quedas, fluxos de movimentos, rolamentos, expressão facial, textos, humor, principalmente diálogo com elementos cênicos. Bruno de Jesus assina a direção e coreografia da ExperimentandoNUS. A equipe é composta por bailarinos de diversas linguagens e experiências artísticas.

NO SABADO (25)

ARREIOS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA (Trairi/CE)

A companhia foi criada em 1998 por Antônio Alves e outros jovens dançarinos de Trairi, sendo hoje uma das principais companhias de contemporânea com base no interior cearense. As primeiras experiências do grupo foram através de movimentos sociais e pastorais religiosas.  Foram despertando para vivenciar mais profundamente a cultura local, passando a fazer parte dos grupos e movimentos culturais do município. Muitos artistas colaboraram no início da Arreios, oferecendo novos cursos, dentre eles o parceiro Gerson Moreno de Itapipoca. A proposta era entender a dança que se queria desenvolver, descobrir corporeidades e difundir suas ações na região e estado do Ceará. Atualmente a Cia Arreios é uma associação jurídica que desenvolve ações de formação e criação em dança contemporânea junto à comunidade.

RITMO SOUL’TO (Fortaleza/CE)

O grupo Ritmo Soul’to agrega dançarinos dos estilos Popping e Locking de Fortaleza e região metropolitana. Comemora em 2015 cinco anos de história celebrando seu reconhecimento e inserção junto ao público cearense.

GRUPO DE BALLET DA UEPB (Universidade Estadual da Paraíba – PB)

O Grupo de Ballet da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) foi criado 2006 a partir de uma iniciativa da professora Cláudia Saboya, com o apoio da professora Marlene Alves, então reitora da universidade, por intermédio do pró-reitor de arte e cultura, na ocasião, professor José Pereira. Em agosto do mesmo ano iniciaram as aulas de balé clássico no Museu Assis Chateubriand. Em outubro do mesmo ano apresentou, no Teatro Municipal Severino Cabral (Campina Grande/PB), o primeiro espetáculo, intitulado “Floresta Amazônica”. Em 2010 passou a integrar o corpo docente do Grupo, o professor Fredson de Sousa (CE), atualmente professor de Balé Clássico e Diretor Artístico.

PROGRAMAÇÃO
Dia 24
- “Transeuntes” - Cia Flex (CE)
- “Fruta Cor”  - Cia Rebentos (CE)
- “Raimundos” - Cia ExperimentadoNUs (BA)
Dia 25
- “Parágrafos e Reticências”  - Cia Arreios (CE)
- “Soluto”  - Ritmo Soul’to (CE)
- “Enlaces” - Cia de Ballet da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (PB)

SERVIÇO

7° Festival de Dança do Litoral Oeste 2015 - Segunda Etapa: Em Flecheiras (Trairi) - Espetáculos nos dias 24 e 25.04, a partir das 20 horas na Praça Jonas Henrique de Azevedo - Centro. Informações: (85)3046-2744. Facebook: Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará. 
GRATUITO.

Nenhum comentário: