Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Teatro] Teatro, mímica e humor reunidos no espetáculo No Buraco


Fotos: Ricardo Gabriel

 
 O grupo carioca Centro Teatral e Etc e Tal volta a Fortaleza com uma peça para o público adulto que dispensa palavras, mas não economiza no humor ácido.



A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, de 24 a 26 de abril, No Buraco, um espetáculo formado por cinco pantomimas de 10 minutos, que dispensa palavras, mas não economiza no humor ácido.

A montagem da companhia Centro Teatral e Etc e Tal fica ainda mais interessante por conta de um biombo de um metro de altura por sete metros de comprimento que impossibilita o público de enxergar o corpo inteiro dos três atores – Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo. O objeto de cena é fundamental para criar a sensação de que o trio está flutuando, voando ou afundando. “É como se nós fossemos bonecos de manipulação. E a imaginação do espectador potencializa o fantástico da cena”, explica Assad.

No Buraco começa com a história que dá nome ao espetáculo. Ao mesmo tempo romântica e nonsense, ela gira em torno de um casal que cava um buraco para se encontrar, ideia que acaba se relevando mais complicada do que o previsto.

A seguir vem Patos ou Parque de Diversões?, protagonizada por um trio de patinhos à espera de tiros de espingardas de rolha numa daquelas barracas antigas de parque de diversões. O Circo também carrega um ar de nostalgia ao transportar o público para uma espécie de picadeiro. Além de cenas com o homem bala e o trapezista, haverá uma luta entre o palhaço e o mímico.

Os Pilotos traz uma batalha aérea recheada de piruetas no ar e de perseguições, e a surpreendente Nó encerra a noite com um jogo de disputa física do elenco.

Um dos pontos altos da montagem é a variedade de figurinos. São 35 trocas de roupas ao longo do espetáculo. Algumas delas ocorrem durante a atuação dos colegas. Outras, nos intervalos de 40 segundos entre uma história e outra, nos quais a plateia assiste a projeções paralelas.

Na sexta-feira, 24, os atores vão participar de um bate-papo com o público após o espetáculo, com o auxílio de um intérprete de Libras (Língua brasileira dos sinais). Eles vão abordar o processo criativo do grupo, com a intenção de gerar um intercâmbio cultural e aproximação com o público, em especial, o de deficientes auditivos.

O Grupo: Fundada em 1993, a companhia carioca Centro Teatral e Etc e Tal obteve projeção internacional explorando a tríade teatro-mímica-humor. Atualmente, realiza uma média de 150 apresentações anuais para um público de 25 mil pessoas. O grupo já arrancou gargalhadas de plateias na Alemanha, Dinamarca, França, Portugal, Argentina e Paraguai.

Serviço:

Teatro No Buraco

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Data: 24 a 26 de abril; sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h

Classificação indicativa: 16 anos

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Vendas a partir do dia 23 de abril, das 10h às 20h

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais. 


Informações: (85) 3453-2770

Nenhum comentário: