Com tema "Mãos à obra, mãos
à moda", o Dragão Fashion Brasil, evento gratuito e aberto ao público que
nasceu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, lança para a sociedade mais
um equipamento importante para a economia do Estado do Ceará, o Terminal
Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza
Inovação e criatividade não faltam
no Dragão Fashion Brasil. E, neste ano, toda a exuberância do evento extrapola
as passarelas e enche ainda mais os olhos de qualquer visitante, com desfiles
em grande estrutura à beira-mar, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de
Fortaleza. Realizado de 4 a
10 de maio, o DFB apresenta atividades distribuídas entre o Sesc Senac Iracema
e o Terminal, trazendo palestras, workshops, intensa programação multicultural,
além de 32 desfiles.
De 04 a 07 de maio, acontece o
Dragão Pensando Moda (DPM), com a programação educacional do evento, que é
realizada pelo Senac Ceará. No período de 7 a 10 de maio, as ações se concentram no
Terminal, que tem vista surpreendente da Praia Mansa e da Cidade de Fortaleza e
será totalmente decorado e transformado para receber o maior evento de moda
autoral do País. Assim, os desfiles e toda a programação acontecem em cenário
espetacular, levando o público da 16ª edição do DFB a mergulhar em um universo
em que a moda alavanca uma programação cultural intensa e diferenciada, além de
ações que mobilizam profissionais renomados e novos talentos do setor, todos a
convite do evento.
Muito além das passarelas, o DFB
traz em sua concepção toda uma ideologia de ser vitrine para novos talentos da
moda brasileira, a partir da valorização da formação acadêmica e de espaços de
integração e discussão. Fazem parte ainda do evento, projetos como Concurso dos
Novos e Comunidade Moda.
Ao todo, serão 32 desfiles e uma
programação multicultural que se concentra no Terminal. Além da moda e da
produção acadêmica, manifestações diversas como gastronomia, exposições e
música compõem a pauta de ações culturais contempladas pelo DFB 2015. O público
vai se deslumbrar com toda a estrutura montada para receber luaus, bares,
Champanheria, Food Trucks, Jardins das Delícias e até um Lounge Praia
especialmente pensado para o espaço, que vai receber atividades oferecidas ao
público como aulas de Yoga, ginástica etc.
Na contramão da crise em que o
País se encontra, o evento representa um setor que está em alta no mercado,
revelando o diferencial da economia criativa do Estado. Dados do Anuário da
Moda do Ceará, lançado em 2014, mostram que a moda movimenta no Estado 64,9 mil
empregos formais; 1,7 mil empresas do setor de têxteis e confeccionados somente
no Ceará; e a estimativa de crescimento para o segmento é de 8,3% para o nicho
de artigos confeccionados, e 4,6% para o de têxteis. “Há 16 anos, o evento
contribui para o mercado da moda, fomentando a formação dos profissionais e
criando ambientes de network e negócios, mas sempre mantendo o olhar próprio de
valorização da cultura”, ressalta o idealizador e organizador do DFB, Cláudio
Silveira.
A estrutura do DFB 2015 montada
no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza conta com todo o
cuidado e capricho que já é tradicional para a organização do evento,
garantindo conforto e segurança para o público. Além disso, o Governo do Estado
do Ceará, que apresenta o DFB, vai oferecer todos os serviços necessários à
população e ao bom funcionamento do evento, disponibilizando a melhor estrutura
para o público convidado para conhecer o Terminal e a nova plataforma do DFB
2015.
“MÃOS À OBRA, MÃOS À MODA”
O macrotema do DFB 2015 é
"Mãos à obra, mãos à moda" e tem como objetivo incentivar a criação a
partir da apropriação das artesanias pelas mentes inovadoras da moda autoral.
Para explorar o tema, o DFB toma como recorte as relações, vivências e
tradições da cultura da moda no Brasil.
"O DFB compreende a cultura
da moda sob o ponto de vista antropológico: como uma legítima manifestação dos
desejos, da personalidade e da construção histórica de um povo", ressalta
Cláudio Silveira. Com isso, o DFB 2015
vai proporcionar, em todas as suas ações, um resgate dos saberes locais e
valorização das tipologias artesanais produzidas por comunidades de artesãos do
Nordeste do Brasil.
DESFILES
A convite do DFB 2015, estilistas
e marcas nacionais e internacionais se unem a novos talentos lançados ao longo
do evento em um único objetivo: o comprometimento com a moda autoral. Eles
serão responsáveis pela apresentação dos 32 desfiles em salas com capacidade
para mil pessoas cada. Os nomes confirmados no line up do DFB 2015 são:
Aládio Marques (BA): Sediada em
Salvador (BA) e há um ano e meio no mercado, a marca originou-se da vontade do
jovem designer de moda de proporcionar às mulheres roupas com design exclusivo
e autoral, embasado em pesquisas históricas e contemporâneas, criando
indumentárias com conceito sem perder o cunho comercial. Baseado nisto,
iniciou-se, concomitantemente, a criação de uma linha de camisaria masculina,
cuja modelagem é exclusiva e a estamparia diferenciada. No DFB 2015, vai
apresentar a coleção 90º, inspirada no concretismo e na forma da obra de
Hércules Barbosti. A estrutura das peças tem como base formas precisas,
proporções tensas e a tridimensionalidade do espaço.
André Sampaio (CE): Estilista
cearense de 21 anos formado pela Universidade Federal do Ceará. Foi finalista
no concurso Ceará Moda Contemporânea 2014, promovido pelo Sinditêxtil-CE. Vai
estrear no DFB 2015 com uma coleção inspirada na antologia de fotos do clã
cearense "Pontes Vieira", com quem possui parentescos e que traz
registros narrados desde 1870.
Asap (RS): A marca caracteriza-se
por simplificar o conceito do complicado. Que assina é Sérgio Amaro, que busca
reflexões nos movimentos do cotidiano e através de um olhar minimalista procura
trabalhar o espaço corpo/matéria. No DFB 2015, vai apresentar a coleção
"VERSUS", que tem inspiração nos contrapontos entre os campos e as
grandes cidades, ressaltando as características do campo através do uso da
palha de milho trançada, forma de artesanato típico dos índios da região Sul do
Brasil. Somam-se a esse os elementos tricô manual, acrílico, tecidos mais
estruturados e estampas com reflexos dos carros, postes e prédios presenciados
nas grandes cidades.
Almerinda Maria (CE): Produz
peças únicas com o mais alto padrão do segmento handmade. Bordados, rendas,
especialmente a renascença e o richelieu, são confeccionados de acordo com uma
tradição familiar secular e o rigor de uma produção de excelência
internacional. Moda feminina especializada para um mercado de alta costura.
Feitas sob medida, exclusivas, e com corte impecável, as peças são ajustadas à
perfeição. Tecidos, bordados, rendas, aviamentos de cada modelo, tudo é
definido a cada nova criação por uma equipe de designers especializada. O
processo de confecção foi aprimorado no decorrer dos anos pela equipe da
empresa e as técnicas são repassadas para aprendizes da mesma família ao longo
dos anos.
Bikini Society (FR): No verão de
2011, no lugar mais improvável para uma marca de Bikinis, no meio dos Alpes
Suíços em Geneve, nasceu Bikiny Society, fruto de uma paixão pela moda e pela
praia de uma jovem estilista brasileira, Paula Pinto Villas-Boas, que estudou
moda na Universidade Federal do Ceará e na Universite de la Mode de Lyon (FR). Hoje, a
Bikiny Society é vendida em várias boutiques por toda a Europa. Em 2014, Paula
lançou a marca no Brasil, onde abriu a sua primeira loja própria. Atualmente,
Paula vive entre a Europa e o Brasil, seguindo a sua paixão de misturar as
tendências e o bom gosto Europeu com a Bossa do Brasil para Bikiny Society.
Christina Crawford (IT): CEO e
diretora criativa da marca que leva seu nome, Christina Crowford é uma designer
criativa e dinâmica, com paixão por moda, graduada em Design de Moda pela
Istituto Europeo di Design, em Milão, e
École supérieure des arts et techniques de la mode (ESMOD), em Paris. A marca, com sede
em Milão (Itália), descreve-se como britânica, brasileira e italiana.
Gisela Franck (CE): Cearense
inserida no mercado na moda desde 2003, Gisela é formada pela Faculdade
Católica do Ceará e fez seu Mestrado em Fashion Design
durante um ano no conceituado Istituto Marangoni em Milão. Atualmente ,
divide o tempo entre a marca de moda praia Água de Coco por Liana Thomaz e sua
marca homônima. O DNA da estilista são suas texturas criando tecidos numa linha
minimalista e de alfaiataria. No DFB 2015, ela vai apresentar a coleção
"Flor Dalinae - Verão 2016", inspirada no universo surrealista de
Salvador Dalí e que traz peças que valorizam a alfaiataria clássica; a
feminilidade; formas orgânicas; e que trazem tecidos de fibras naturais como
organza de seda pura, linho, crepe e palha.
Ivanildo Nunes (CE) : Estilista
que busca criar peças com sofisticação e feminilidade para todos os tipos de
mulheres. Formado em
Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela UFC, é
pós-graduado em Criação e Desenvolvimento de Produto de Moda. Atualmente atua
como Designer de sua própria marca e presta consultoria em desenvolvimento de
produtos de moda, além de palestras sobre Artesanato, Design e Moda.
Jadson Raniere (SP): Natural de
Cupira, no interior de Pernambuco, começou a ter contato com a moda desde cedo.
Formado no Rio de Janeiro, mas com ascensão profissional em São Paulo , onde foi um
dos destaques da Casa de Criadores. No DFB 2015, vai pela primeira vez lançar
uma coleção. Os looks serão bem apimentados, com um espírito étnico, um tempero
esportivo e uma capa de musselina dos campos floridos com a mistura urbana
típicas de sua coleção.
Jefferson Ribeiro (BA): Criada em
2013, a
marca tem em seu repertório a experiência do designer baiano em direção
criativa e posicionamento de mercado. As coleções são pensadas para mulheres
elegantes e discretas, tendo a seda como a base para roupas de corte reto e
caimento perfeito.
João Paulo Guedes (CE): Nascido
em Quixeramobim, sertão do Ceará, foi para Toronto, no Canadá, onde estudou
Design de Moda na George Brown College e depois passou três meses na Índia em
um intercâmbio de moda. Em 2014, foi indicado para participar da Semana de Moda
Masculina de Toronto e então condecorado como mais novo estilista da moda
masculina daquela cidade. Desde então, passou a ser referência em revistas como
a Vogue Itália e Forbes. No DFB 2015, o estilista que volta consagrado do
mercado internacional vai apresentar sua coleção Outono-Inverno 2015.
Lenita Negrão (CE): Marca
presente há 28 anos no mercado e comandada por duas empresárias da moda
feminina, Lenita e Maria Lúcia Negrão (mãe e filha, respesctivamente). A rede
trabalha com uma moda autêntica, de bom acabamento e preço convidativo.
Trabalhando sempre a relação relação cliente-marca, que consiste em oferecer
muita comodidade aos consumidores, a dupla tem o sistema de “moda rápida” como
outro carro-chefe da marca. Mãe e filha têm o total comprometimento em criar e
manter produtos de qualidade em meio à agilidade das tendências, com trocas
semanais de peças que inovam em suas texturas, formas e estampas.
Lindebergue Fernandes (CE):
Cearense reconhecido por por criar peças inspiradas em suas lembranças afetivas
e na cultura popular brasileira, participa do DFB pela 13ª vez. Sua vontade de
trabalhar com moda surgiu bem cedo, quando assistia as telenovelas.
Lino Villaventura (CE): Foi um
dos primeiros estilistas brasileiros a voltar os olhos para o mercado
internacional. Em 1989, já com pouco mais de dez anos de carreira e referência
na moda brasileira, o paraense, então radicado no Ceará, foi convidado pelo
Itamaraty para representar o Brasil em uma feira internacional em Osaka, no
Japão, a "World Trade Fashion”. Suas criações primam pela mistura de
materiais diversos como escamas de peixe desidratadas, borrachas, couro de
cabra, palha de buriti, rendas, musselines e tafetás.
Lisyane Arize (FR): A LIZZI é uma
marca franco-brasileira que busca em sua essência a preservação do Savor-faire
tradicional e cultura, a fim de apresentar comunidades e organizações
tradicionais que atravessam décadas e gerações de famílias em uma arte pouco
reconhecida e valorizada. Para o DFB 20015, a LIZZI preparou a coleção exclusiva
"Trabalhadores do Mar", que traça um paralelo entre o romance de
Josué Montello, "Cais do Coração", e a obra de Victor Hugo,
Trabalhadores do Mar, homenageando muitos mestres culturais maranhenses, que
sempre desenvolveram a cultura a partir do seu sustento no mar. A ideia é
fortalecer o laço com a cultura nordestina a partir da apropriação de técnicas
manuais desenvolvidas pelos grupos culturais do Maranhão e com a possibilidade
de inserção de couro e peixes em suas peças.
Melk Z-da (PE): Experimentalismo
é a essência da Melk Z-Da. Para criar, o designer, sempre em construção, busca
referências nas artes plásticas, literatura, folclore, cinema, lugares, pessoas
e na própria moda. Para o DFB 2015,
a marca preparou uma coleção inspirada nas flores
regionais, que explora técnicas dos bordados do Brasil e texturas. A ideia é
traduzir a beleza das flores nacionais e suas peculiaridades, cores e formas em
peças sofisticadas e contemporâneas.
Paulo Martins (CE): Vencedor do
Comunidade Moda de 2014, Paulo Martins teve como premiação ter seu nome no line
up do DFB do ano seguinte. Sua coleção que será apresentada tem como inspiração
o objeto “filtro dos sonhos”, um objeto simbólico e usado muito, atualmente,
pelos jovens e adultos com a intenção de canalizar energias positivas através
das penas e deixar as negativas presas em suas teias que foram tecidas por uma
aranha muito inteligente, segundo a lenda. O propósito desta coleção, chamada
“Ojibwe”, é mostrar que somos capazes de sentir ''good vibes'' somente olhando
para algo bom e esplendoroso, principalmente roupas que são confeccionadas com
uma energia positiva. Assim, deixando o público presente no desfile com uma
leveza e serenidade ao ponto de sair com a mente limpa da passarela.
Rebeca Sampaio (CE): Morou em
Londres por quase cinco anos, período em que estudou moda na London College of
Fashion e no Instituto Morangoni. Foi lá onde criou sua identidade estilística,
sempre preferindo recortes inusitados, misturas de materiais rígidos e leves e
inovação a partir de texturas e formas, além de sempre trabalhar com couro. No
DFB 2015, vai apresentar peças com elementos marítimos, trazendo elementos como
bordados metalizados, sobreposição de tecidos, recortes estratégicos, vestidos "bodycon" e peças em couro
pintados a mão.
Riachuelo: Consolidou-se no
mercado como a maior empresa de moda do País, principalmente pelo fato de ser a
única do segmento que pesquisa, cria e produz, entre outras inovações. Com este
modelo inédito de negócios, a empresa - que possui o maior parque fabril da
América Latina - incorporou, com exatidão, o verdadeiro conceito fast fashion,
objetivando democratizar o acesso às últimas tendências das passarelas
nacionais e internacionais. Atualmente, a rede possui mais de 22 milhões de
clientes no cartão Riachuelo e 261 lojas próprias espalhadas pelo Brasil.
Ricardo San Martin (RN): Atua há
18 anos no mercado e já desenvolveu 14 coleções para sua marca própria e
diversas coleções para outras marcas no Brasil e principalmente no exterior. A
característica registrada do designer são os trabalhos de química têxtil e
silhuetas clássicas atemporais. Lançou sua grande primeira coleção no DB e na
edição desse ano apresenta "SACRILÉGIO", que comemora os 18 anos de
profissão do criador e o retorna o retorno ao evento que transformou sua
carreira. Ao todo, serão 20 looks carregados de sentimento e muita arte
inspirados nas vivências San Martini que representam uma fazenda no interior do
Mato Grosso, sua família judaica, o ensino interno em um mosteiro agrícola
católico, o matadouro da família e sua brusca entrada no universo urbano,
luxuoso, fútil e fértil.
Ronaldo Silvestre (MG): Jovem
empresário formação em desenho industrial, design de moda e desenvolvimento
sustentável, possui uma marca de roupas homônima, onde assina coleções de moda
sustentável. Em suas peças, tem sempre a preocupação de envolver questões
atuais vivenciadas pela sociedade, como sustentabilidade, eco designer e a
preocupação sócio-econômica-ambiental dentro da economia criativa. No DFB 2015,
vai apresentar "Flores da Guerra", uma coleção atemporal para o verão
2016 composto por refugos de jeans, camuflados, chitas e seda artesanal que
definem formas e recortes dos looks tendo como inspiração os contornos e
silhuetas das árvores.
Vitonino Campos (BA): Graduado em
Design de Moda pela Universidade de Salvador – Brasil, criou sua marca homônima
em 2008. O cuidado com acabamento, além do olhar e sensibilidade com a costura,
são suas marcas registradas. A simplicidade é o ponto alto da sofisticação em
linhas impecáveis. O trabalho é reflexo da seriedade e do desenvolvimento
primoroso de peças no prêt-à-porter e sob medida, sempre com componentes de
altíssima qualidade. Para mulheres reais, mas com projeção no desejo, somando
inteligência e suavidade.
Wagner Kalieno (RN): Vencedor do
Rio Moda Hype em 2010, o estilista natalense vem conquistando território
nacional elaborando peças com recortes e mistura de materiais, numa linguagem
sexy e contemporânea.
Weider Silveiro (PI): Piauiense de 34 anos radicado em São Paulo e formado em
moda na Universidade Federal do Ceará (CE). Seu contato com a moda começou
quando era comprador para uma multimarca que vendia as grifes nacionais famosas
no inicio dos anos 90. Depois, colocou a própria loja e depois resolveu estudar
moda na UFC. Seu trabalho é inspirado na tendência dos grandes centros
difusores de moda.
PROJETOS DE FORMAÇÃO
O DFB mobiliza também toda
comunidade acadêmica e amadores que almejam inserção no mercado da moda, além
de promover uma integração desses perfis com designers conceituados. Esses
momentos são proporcionados em duas consagradas ações articuladas antes do evento,
que culminam em grandes desfiles: o Concurso dos Novos e o Projeto Comunidade
Moda.
- Concurso dos Novos: A ação
mobiliza alunos dos cursos de Estilismo, Moda e Design de todo o País, que
elaboram peças sob a supervisão de seus docentes. Nessa edição, oito
instituições de quatro estados (Ceará, Pará, Paraná e São Paulo) levam
estudantes para a etapa final do concurso que acontece durante o DFB 2015.
Na seletiva desse ano, os alunos
tiveram que criar peças a partir do tema "O uso inovador e coletivo dos
saberes artesanais", mostrando domínio sobre desejo conceitual e apelo
comercial dos looks. Os trabalhos foram julgados por uma banca composta de
profissionais renomados do meio, comporta pela arquiteta e artista plástica,
Joana Salle; o artista plástico Erico Gondim; o estilista Lindebergue
Fernandes; e o jornalista Charles W. Nessa fase, concorreram alunos de todas as
regiões do País.
Na próxima etapa, as equipes
apresentam uma "coleção-cápsula" (composta de oito looks) que será
apresentada num desfile coletivo na programação do DFB 2015. Os vencedores
levam um prêmio de R$ 8 mil e a instituição vencedora ganha o troféu DFB 2015.
Em 2014, o troféu do Concurso dos Novos foi conquistado por alunos da
Universidade Federal do Ceará (UFC).
Instituições selecionadas para o
Concurso dos Novos 2015:
Centro Universitário Estácio do
Ceará - CE
Faculdade Ateneu - CE
Faculdade Santa Marcelina - SP
IED | Istituto Europeo di Design - SP
UDC | Centro Universitário
Dinâmico das Cataratas - PR
UEL | Universidade Estadual de
Londrina - PR
UFC | Universidade Federal do
Ceará - CE
UNAMA | Universidade da Amazônia
- PA
- Projeto Comunidade Moda: Criado
em 2014, é um reality show exibido pela TV Cidade (afiliada da Rede Record no
Ceará) que revela talentos do Design de Moda em comunidades da periferia de
Fortaleza. Com programas de 30 minutos de duração, o Comunidade Moda traz, no
último episódio, a apresentação dos oito jovens participantes em desfile
realizado durante o próprio DFB. Os
detalhes do reality podem ser conferidos na página:
www.cnews.com.br/comunidademoda.
- Dragão Pensando Moda: O Dragão
Pensando Moda (DPM), correalizado pelo Senac Ceará, é uma programação
educacional com atividades de formação profissional que ocorre durante o DFB,
com foco nos segmentos que compõem o trade da moda. O DPM abre as atividades do
DFB, iniciando no dia 5 de maio, no Sesc Senac Iracema, com cursos, de acordo
com a programação a seguir. De 7
a 10 de maio, o DPM passa a ocorrer em auditório montado
Terminal Marítimo do Porto de Fortaleza.
De 5 a 8 de maio, das 8 horas ao
meio-dia, o DPM ocorre no Senac Iracema com uma programação especial de cursos
pagos, ministrados pelos próprios instrutores da Instituição. Os temas
abordados serão ‘Introdução a Moulage’, com Beth Malveira e Kyko Araújo;
‘Design de Interiores e a Moda: Estilos Vintage, Contemporâneo e Retrô de seu
Ambiente’, com Stékel Bittencourt; ‘Planejamento de Coleção – Técnicas de
Processos Criativos’, com Marcelo Belisário; ‘Pedrarias e seus Bordados’, com
Sara Girão; ‘Inglês Aplicado aos Termos da Moda e do Design’, com Márcio
Correa; ‘Corseteria’, com Ana Leopoldina; ‘Técnica Crazi em Patchwork – Blocos
feitos com Pedaços Irregulares e de forma Harmoniosa’, com Lindimárcia Ramires;
‘Fotografia Gastronômica’, com Mizael Alves.
Já entre os dias 8 e 10, o Senac
realiza no Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe três mesas redondas que
visam fomentar discussões acerca do mercado da moda e do design autoral,
envolvendo toda a cadeia produtiva da moda, estudantes e profissionais do
Ceará. As mesas de discussão ocorrem em um espaço vip, montado especialmente
para o evento, com capacidade para 150 pessoas.
Debates - No primeiro dia de
debates do DPM será realizada a palestra ‘Tendências 2016 por Canatiba’, com
Bia Aydar, às 15h30min e às 16h30min o Debate ‘A Moda Autoral na Cena
Contemporânea’, com Suzana Sauquin (Argentina), Kika Tarelli (Argentina) e Eduardo
Motta, artista plástico e consultor de moda do Senac Núcleo Corporativo
Nordeste. A mediação será feita por Phaedra Brasil, estilista da Marca
Vívere - BA e instrutora do Senac/BA.
No segundo dia de debates do
Dragão Pensando Moda será a vez de discutir ‘O Design e a Autoria em Projetos
de Moda’, às 16h30min. O tema abre espaço para apresentação de experiências do
Centro Municipal de Design de Buenos Aires (CMD). Os convidados para este
momento serão Maximiliano Iriart (Argentina), Eduardo Motta e o estilista
cearense Mark Greiner.
As discussões continuam no último
dia de evento abordando o tema ‘Os Negócios da Moda Autoral’, com Jô Sousa
(Coordenadora da Pós Graduação em Negócios da Moda do Senac/SP), Mario Queiros
(Docente da Pós graduação em Negócios da Moda – Senac/SP) e Eduardo Motta. O
debate ocorre às 16h30min.
Além do Dragão Pensando Moda, o
Senac estará também presente mais uma vez no backstage, com a concepção do
Makeup Hair dos 32 desfiles, onde 28 profissionais, entre cabeleireiros e
maquiadores, já formados pela Instituição, trabalham na preparação das modelos,
sob a coordenação da instrutora Aline Cavalcante. A Instituição leva para o
evento também a Exposição “A Hora do Brasil”,
do estilista Jum Nakao, que traz elementos regionais como couro, crochê,
renda, e surpreende pela beleza e criatividade das peças.
Programação de palestras e cursos
do DPM
Cursos - 05 a 08/05
Horário: 8h às 12h
Investimento: R$ 60,00 (A vista)
ou 2x30,00 (Cartões de crédito)
Matrículas: Em qualquer unidade
do Senac a partir do dia 22 de abril.
Local: Senac Iracema, Rua Boris, 90 C , Praia de Iracema
1. Introdução a Moulage – Beth
Malveira e Kyko
2. Desing de Interiores e a moda:
Estilos Vintage, Contemporâneo e retrô para seu ambiente - Stékel Bittencourt
3. Planejamento de coleção –
Técnicas de processos criativos - Marcelo Belisário (Senac CE)
4. Pedrarias e seus Bordados –
Sara Girão (Senac CE)
5. Inglês aplicado aos termos da
Moda e do Design - Márcio Correa (Senac CE)
6. Corseteria – Ana Leopoldina (
Senac CE)
7. Técnica Crazi em Patchwork- Blocos
feitos com pedaços irregulares de forma harmoniosa – Lindimárcia Ramires (Senac
CE)
8. Fotografia Gastronômica -
Mizael Alves (Senac CE)
Terminal de passageiros Mucuripe
– 08 a
10/05
Dia 08/05
15h30 - TENDÊNCIAS 2016 POR
CANATIBA – Bia Aydar
16h30 - A MODA AUTORAL NA CENA
CONTEMPORÂNEA - A Moda Autoral na Cena Contemporânea’, com Suzana Sauquin
(Argentina), Kika Tarelli (Argentina) e Eduardo Motta, artista plástico e
consultor de moda do Senac Núcleo Corporativo Nordeste. A mediação será feita
por Phaedra Brasil, estilista da Marca Vívere
- BA e instrutora do Senac/BA
Dia 09/05
16h30 - DESIGN E AUTORIA EM PROJETOS DE MODA
- Com apresentação de experiências do Centro Municipal de Design de Buenos
Aires (CMD). Os convidados para este momento serão Maximiliano Iriart
(Argentina), Eduardo Motta e o estilista cearense Mark Greiner.
Dia 10/05
16h30 - OS NEGÓCIOS DA MODA
AUTORAL - Com Jô Sousa (Coordenadora da Pós Graduação em Negócios da Moda do Senac/SP),
Mario Queiros (Docente da Pós graduação em Negócios da Moda – Senac/SP) e
Eduardo Motta.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Transformando o Terminal de
Passageiros de Fortaleza num complexo da moda à beira-mar, o DFB 2015 terá
programação a partir das 16 horas, com música em estruturas montadas com vista
para o mar e para a Cidade de Fortaleza, sempre valorizando a cultural local.
ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA
A megaestrutura do DFB no
Terminal de Passageiros de Fortaleza inclui também espaços montados com o objetivo
de agregar e intensificar a convivência dos participantes do evento. São
eles:
Gastronomia
Além de trazer o melhor da moda
autoral desenvolvida no País, o Dragão Fashion Brasil (DFB) tem entre seus
destaques a gastronomia. Para esta edição, o espaço Jardim das Delícias, com a
curadoria do chef Fernando Barroso, tem como mote a valorização dos
ingredientes regionais e recebe nomes como Rafael Sudatti, Restaurante Le
Marché por Marie Anne Bauer, Restaurante Statvs Art por Pedro Emilio, Rosmarino
Pães por Karliano, Doceria Contemporânea por Anna Paula.
Haverá ainda uma área reservada
para Food Trucks, que tem como curadora Renata Toth, e apresenta Eat on the
Streets (Sanduíches contemporâneos), El Chancho (Sanduíches de porco), Pasta
Urbana (Massas artesanais), Freakdeliks (Sanduíches de salsichão alemão) e
Espetáculo (Espetinho gourmet). Além disso, há Pâtisserie, em bicicletas ou
quiosques, que traz Antoinete Boutique de doces (profiteroles e madeleines),
Criton Pâtisserie e Brigadelli – (brigaderia fina, tortas de biscoito e
sanduíches de brownie) e Dule (churros gourmet). Para fechar a programação, há
ainda o Restaurante Sabores Orgânicos e uma Champanheria por Chandon.
Kza do Dragão
Apresentada pelo Sebrae, a loja
colaborativa Kza do Dragão reúne o trabalho de designers e artesãos. Nessa
edição, 26 expositores, que apresentam acessórios, vestuários, design e
decoração, terão espaço no evento. A popstore abre as portas para novos empreendedores
e os aproxima de um público que quer adquirir produtos que seguem a tendência
da moda sem deixar de valorizar a produção autoral. Confira a lista de marcas
da Kza Dragão:
Acessórios
Mollybloom - Bolsas e acessórios
Bone Ceramics - Acessórios em
cerâmica
Roberto Dias - Acessórios
Claudio Quinderé - Acessórios em
prata
Fridíssima - Sandálias
Thales Angert - Bolsas e
acessórios
Jo de Paula - Bolsas em crochê
Menah - Acessórios
Villa Ricca - Pulseiras de couro
Jomara Cid - Chapéus
Vestuário
Love and Peace Rocks - Roupas e
acessórios
Ahaze - Roupas e acessórios
Cândida Lopes - Roupas
Vida BR - T-shirts
Lucio Áureo - Roupas
Escritório de criação - Roupas e
acessórios
Almerinda Maria - Roupas com
bordados
Lunática - Roupas femininas
Ser Expedita - Roupas femininas
LaPlage - Moda praia
Kala Design - Roupas
Lineup - Sportwear
Quaiiss - T-shirts
Design e Decor
Socorro Silveira - Bancos e
quadros
Erê Design - Artigos de decoração
Efeitos Visuais - Artigos de
coração e design
Adriano Paz - Quadros feitos de
jornal
Lounges DFB
Espaços de convivência central,
onde os patrocinadores do evento realizam ações de ativação e instalam seus
hospitality centers para receber o fluxo de visitantes do DFB. Em estruturas
totalmente ambientadas e com todo conforto para público e jornalistas, o
lounges interno e externo ocupam cerca de 20 mil metros quadrados.
Programação Espaço Lineup
Sportwear no Lounge Praia
07/05
17h30 - Ritmos
18h30 e 19h30 - Kangoo Dance
08/05
17h30 e 19h30 - Crossfit &
Corrida
09/05
17h30, 18h30, 19h30 - Cycling
Indoor
10/05
17h30 - Apresentação de ginástica
olímpica com oficina para as crianças
PATROCINADORES
Grandes marcas apoiam o maior
evento de moda do Estado, contribuindo para o desenvolvimento do mercado de
moda e de todo o trade envolvido no processo, colaborando assim para o
crescimento da economia do Ceará.
Governo do Estado do Ceará
(apresenta o evento)
Riachuello (patrocinador oficial)
Coelce (patrocinador master)
Sebrae (patrocinadores)
Senai (patrocinadores)
Prefeitura de Fortaleza
(patrocinadores)
Canatiba (patrocinadores)
Senac (apoio institucional)
Santa Clara (apoio)
DFB EM NÚMEROS
Evento que envolve uma enorme
gama de profissionais e dá energia ao setor da indústria da moda, confecção e
comércio do Estado do Ceará, o DFB mostra números positivos para o trade.
Confira dados de 2014:
• 1.000 profissionais envolvidos: staff,
montagem, estrutura
• O DFB 2014 reuniu 250 profissionais da
imprensa nacional e internacional
• O DFB 2014 gerou 2.700 empregos
diretos e indiretos durante os 4 dias de evento
• Público de 45.000 pessoas em 2014
• 1.748 é o número oficial de empresas
do setor de têxteis e confecções em atividade no Ceará*
• 1.651 confecções no CE*
• + de 118 mil postos de trabalho
diretos e indiretos foram gerados pelo trade em 2013*
• 80% do segmento de moda íntima é
composto por micro e pequenas empresas
• 66.298 empregos formais diretos são
gerados pela indústria de têxteis e confeccionados*
• São mais de 2 mil confecções cuja
produção anual ultrapassa 60 milhões de peças, mas com altos níveis de
informalidade**
• O segmento de moda íntima gera 30.000
empregos diretos
• O Ceará está entre os três maiores
polos calçadistas do Brasil (ao lado do Rio Grande do Sul e da Paraíba), com
uma produção anual média de 63,9 milhões de pares***
• Nesse segmento, o destaque é a região
do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), que produz mais de 9 milhões
de pares/ano***
• São 9 mil empregos formais, gerados
por 150 fábricas implantadas na região do Cariri, quase todas de pequeno e
médio porte
• Faturamento anual da indústria da moda
do Ceará US$ 11,4 Bi
*Anuário da Moda do Ceará / Abit
- Associação Brasileira da Indústria Têxtil
** Associação da Moda Íntima do
Ceará
***Associação Brasileira das
Indústrias de Calçados (Abicalçados)
PLANO OPERACIONAL
Para garantir segurança e
mobilidade para o público do DFB 2015, o Governo do Estado desenvolve
planejamento especial articulando vários órgãos essenciais. Os números e
programação serão apresentados em coletiva de plano operacional programada para
o dia 05/05, no próprio Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza.
SERVIÇO DFB 2015
DPM (Senac Ceará)
Data: 4 a 7 de maio
Local: Sesc Senac Iracema
Inscrições: www.ce.senac.br
Terminal Marítimo de Passageiros
do Porto de Fortaleza
Data: 07 a 10 de maio
Local: Porto do Mucuripe
Hora: A partir de 16 horas
***Censura para os desfiles 12
anos
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