Promovido pela Unicesumar, evento
terá palestra de Aécio Lira, Ph.D. em Engenharia Civil pela UFMG e professor
visitante da Universidade de Illinois
O mercado de trabalho vem
passando por inúmeras mudanças nos últimos anos. Isso também impacta nas grades
curriculares dos cursos de ensino superior. Há profissões ameaçadas de
extinção, outras que vêm ganhando novas configurações e algumas surgindo. Duas
das áreas que vem ganhando novos contornos são a engenharia e a arquitetura e
urbanismo. Pensando nisso, o Centro Universitário Unicesumar traz a Fortaleza o
prof. Aécio Lira, Ph.D. (Engenheiro Civil /EE.UFMG, Mestre em Estruturas /Coppe-UFRJ,
Doutor em Estruturas/M.S.U/USA, . Pos-Doutor em
Estruturas/M.I.T./USA, Professor
visitante da University of Illinois at Urbana-Champaign) para falar sobre tema
"Tendências e Cenário da Educação das Engenharias, Arquitetura e
Urbanismo". O evento é gratuito e acontece na quarta-feira (24), às 19h30,
no Auditório da Unicesumar (Av. Washington Soares, 3636 – Parque Manibura,
Fortaleza).
A oferta de cursos de Engenharia
presenciais aumentou significativamente nos últimos anos. No setor privado, as
vagas passaram de 125.173 ingressantes em 2010 para 259.811 em 2015, um
crescimento de mais de 100%. Já nas faculdades públicas, o crescimento no mesmo
período foi de 28% - passando de 55.614 para 71.514 vagas. Esse crescimento,
entretanto, não vem acompanhado necessariamente pela qualidade. “Mais de 80%
dos cursos de engenharia do país são de má qualidade”, ressalta o professor
Aécio Lira, embasado por indicadores do Ministério da Educação (MEC). “Além
disso, há outros problemas como alta evasão escolar, a baixa empregabilidade
dos recém-formados e o comprometimento da indústria nacional num futuro bem
próximo”, complementa.
Modelo híbrido
A Unicesumar lançou, em setembro
de 2017, o primeiro modelo híbrido de ensino de Engenharias e Arquitetura e
Urbanismo do Brasil. O Híbrido foi apontado por especialistas como uma das
maiores inovações do ensino superior no país. Desenvolvido ao longo de dois
anos, o novo modelo nasceu da troca de experiências de professores renomados de
Engenharia no Brasil que, juntos, descobriram um novo significado para o ensino
oferecido até hoje no país, seja no modelo presencial, como na educação a
distância. O projeto é coordenado pelo
professor Aécio Lira.
Depois de 30 anos como professor
da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde ocupou a diretoria da
Escola de Engenharia, e 13 anos de atuação no ensino privado, Lira constatou
uma “crise nacional” na formação de engenheiros no Brasil. “A cada ano, cerca
de 300 mil novos alunos ingressam nas centenas de faculdades de Engenharia no
país. De cada 100 alunos que entram na faculdade, apenas 35 concluem o curso. E
dos cinco mil cursos de Engenharia existentes no Brasil, apenas 19% têm nota 4
ou 5 no Enade, contra 51% que têm notas 1 e 2. O ensino de Engenharia no Brasil
só cresce em quantidade, mas não em qualidade; um verdadeiro caos”, explica.
Diante dessa realidade, Lira
começou a buscar parceiros para criar um novo modelo de formação de engenheiros
no Brasil e encontrou as condições necessárias na Unicesumar. “A partir daí, conhecemos
profundamente os modelos híbridos existentes
nos Estados Unidos, no MIT, Stanford, Berkeley, Olin College, Purdue,
Illinois/Urbana, Iowa State University e Northeastern University, e nos
Institutos Indianos de Tecnologia, na Índia, que estão muito avançados nessa
área, e reunimos os melhores profissionais das melhores instituições federais e
públicas de ensino de São Paulo. Depois, validamos o modelo híbrido junto às
principais entidades do setor”, conta o coordenador do projeto.
O Híbrido Unicesumar utiliza
técnicas pedagógicas presenciais e a distância. É uma metodologia inovadora que
oferece qualidade de ensino, tecnologia educacional de ponta, garantia de
aprendizagem, material didático próprio e estrutura física nos polos, que
oferecerão salas de aulas modernas e laboratórios físicos e virtuais, com
recursos em realidade aumentada e práticas programadas. O modelo Híbrido
oferece cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia
Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e
Urbanismo, todos com cinco anos de formação.
O ano letivo será dividido em
quatro módulos, com duração de dez semanas cada e duas disciplinas por módulo.
A semana de aula está estruturada para seis dias de atividades, sendo três dias
de auto estudo, um dia de aula ao vivo (transmitidas via streaming live), dois
dias de encontro presencial no polo e/ou de prática laboratorial, também no
polo. Todas as atividades presenciais terão controle de frequência de no mínimo
60% de presença.
O Híbrido Unicesumar foi
estruturado a partir de metodologias ativas, com aprendizagem baseada na
reflexão sobre a experiência, em projetos e solução de problemas e em timing. A
metodologia reúne, ainda o ensino dirigido e por pesquisa, estudos de caso,
gamificação e peer instruction (instrução entre pares). A sala de aula no
modelo Híbrido é invertida. Antes das aulas, o aluno prepara-se sobre o tema.
Durante as aulas, o aluno pratica os conceitos aprendidos. Depois das aulas, o
aluno revisa o conteúdo e estende seu aprendizado. No início de cada
disciplina, o aluno conhece a sua trilha de aprendizagem, visualizando onde
está e onde vai chegar. Trata-se de um mapa mental que ajuda a orientar as dez
semanas de estudos.
Sobre a Unicesumar
A Unicesumar iniciou suas
atividades em educação a distância em 2006. Desde novembro já está atuando em
Fortaleza, com 45 cursos superiores de Graduação, e 80 cursos de pós-graduação,
além de 400 cursos livres de curta duração. Está lançando ainda, cursos
superiores na modalidade híbrida, o primeiro do país para Engenharias e
Arquitetura, com o melhor do EAD e a prática do presencial, contando com
laboratórios dos mais modernos do país, e professores (engenheiros e
arquitetos) presentes no polo, tornando um curso de engenharia e arquitetura da
mais alta qualidade e com preços mais acessíveis, a partir de 599,00.
Seu corpo docente é formado por
80% de mestres e/ou doutores, enquanto que a exigência do MEC é de apenas 30%.
A Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo sétimo ano
consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5. No ranking dos 149 centros
universitários públicos e privados do Brasil, ocupa a 7ª posição. Segundo o
Guia do Estudante, da Editora Abril, a Unicesumar está entre as três melhores
instituições em número de cursos indicados entre os melhores do Brasil, se
comparada a outras instituições inclusive presenciais com sede em Fortaleza.
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