Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Janeiro 2020] Tanatólogo Erasmo Ruiz aborda em palestra formas de aceitar a morte e encarar o luto


O tema “morte” ainda é um tabu no Brasil. Apesar de presente na rotina da sociedade, as pessoas não discutem ou conversam sobre ele, sob o pretexto de ser um assunto desagradável.

Para quebrar esse paradigma, além de como podemos mostrar como ter uma vida melhor, o Memorial Funeral Home realiza uma abordagem de desmistificação, debates e movimentação acerca da temática. A ideia é trazer o assunto para a pauta e diminuir gradativamente sua resistência. 

“Em algumas sociedades, no entanto, a morte é considerada um rito de passagem. São celebradas festas no Japão, México e Espanha. Torna-se um dia de lembranças, homenagens e festividades. No Brasil, há quem encare a morte como se ela não existisse”, afirma o tanatólogo e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Erasmo Ruiz.  O especialista ministra no dia 25 de janeiro a palestra Medo da Vida, Medo da Morte. O evento ocorrerá na sede do Memorial Funeral Home, no Papicu.

 “Encarar a morte não é uma maneira de desvalorizar a vida. Um processo natural pelo qual todas as pessoas irão passar. Por isso precisamos discutir mecanismos de conviver de maneira de aceitá-la, assim como refletir sobre o assunto”, pontua Erasmo.

Outro ponto que o especialista destaca é o despreparo com o luto. “Quando as pessoas não vivenciam esse período, ou não dão tempo para si, acabam desenvolvendo crises de ansiedade, depressão e outras situações que poderiam ser evitadas caso houvesse uma melhor preparação para a morte”, argumenta o tanatólogo.

Sobre o professor Erasmo Ruiz:

O professor Erasmo Ruiz possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002).

Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Ceará onde ministra aulas nas graduações de enfermagem, serviço social, psicologia e medicina. Ministra aulas no Programa no Mestrado Profissional de Ensino na Saúde.

Foi coordenador acadêmico da Especialização em Cuidados Paliativos (UECE/Unimed) e consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (PNH/MS). Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Tanatologia e análise institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Tanatologia, Humanização na Saúde, Educação Médica, Morte e Morrer, Saúde Mental e Bioética.

Sobre o Memorial Funeral Home

O Memorial Funeral Home oferece atendimento funerário humanizado e especializado em um dos momentos mais difíceis: a perda de entes queridos. Diante das dificuldades que os familiares enfrentam, se propõe a atender com empatia, dignidade e honestidade, com objetivo de aliviar as dores de parentes e amigos.

 Ao longo dos anos, o Memorial tem como missão diminuir todo e qualquer transtorno decorrente da perda, desenvolvendo um serviço de qualidade, com profissionais habilitados e comprometidos, proporcionando acolhida a todos os clientes que buscam o serviço.


Medo da Morte, Medo da Vida

Quando: 25 de janeiro

Onde: Memorial Funeral Home - Avenida Engenheiro Alberto Sá, 446 - Papicu

Horário: 8h às 12h

Inscrições em: https://bit.ly/2tVz9xT

Valor: R$ 30,00

Informações: (85) 99664-8041


Nenhum comentário: