Projeto Comprova, festival
online de música, podcast, cartilha prática, newsletter temática e home office
estão entre
as medidas do Grupo
A fim de dar mais segurança
aos colaboradores e assinantes, O POVO vem adotando uma série de medidas,
durante a pandemia do novo coronavírus.
O POVO consultou especialistas
e parceiros de mídia para adotar os protocolos mais seguros e modernos
utilizados no mundo todo. O POVO integra a Associação Nacional de Jornais
(ANJ), principal fórum de discussão de medidas desta natureza, e também faz
parte da Rede Nordeste, que permite a troca de experiências.
Referências internacionais -
de acordo com as pesquisas da International News Media Association (INMA),
todas as evidências científicas sugerem que superfícies de papel porosas, nas
quais estão inclusas o papel de jornal, estão protegidas contra o coronavírus.
Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “é baixa a
possibilidade de uma pessoa ser contaminada pelo vírus que causa covid-19 de
uma caixa que foi movimentada, transportada e exposta a diferentes condições e
temperaturas”, como é o caso das pilhas de jornal impresso.
Reforço das diretrizes de
higienização de ambientes - foram
adotados novos protocolos para os
veículos de transporte e entrega, assim como a área de expedição que funciona
em ambiente com bastante ventilação. Foi intensificada a limpeza de todas as
superfícies com álcool 70% e solução detergente específica.
Cuidado com as pessoas - a
principal medida é, sem dúvida, reduzir o contato humano na produção do O POVO
em sua versão impressa. A prioridade é
aumentar os processos automatizados e semi automatizados. Todos que manuseiam
exemplares do O POVO, em todas as etapas do processo, estão orientados a limpar
as mãos com frequência durante o trabalho. Seja fazendo uso de luvas ou álcool
em gel, os colaboradores redobraram os cuidados com a higiene durante o manejo
do jornal.
O POVO está, permanentemente,
atualizando procedimentos e alinhando todos da Redação para que a informação
seja transmitida em segurança e estejam todos em constante interação. Algo, até
então, inédito nesses 92 anos de existência do O POVO.
Abaixo, outras medidas
tomadas:
- Atendimento ao leitor
O atendimento ao leitor está
disponível apenas nas plataformas digitais: opovo.com.br/falecomagente
- O POVO no projeto Comprova
O Projeto Comprova iniciou
especial sobre o novo coronavírus, causador da covid-19. O POVO integra o time
composto por 24 veículos de comunicação
que agora se dedicam a monitorar redes sociais e aplicativos de mensagens em
busca de informações duvidosas sobre o vírus e a doença. Além de reforçar a
capacidade de verificação dos conteúdos já desenvolvida por diversas
iniciativas no Brasil e no mundo, o objetivo da iniciativa é expandir a
disseminação das informações verdadeiras. Além de veículos impressos, participam
da iniciativa veículos radiofônicos, televisivos e digitais de grande alcance.
No O POVO, os verificadores são os jornalistas Carlos Mazza e Flávia Oliveira.
É possível enviar ao projeto sugestões de conteúdos duvidosos e que podem ser
verificados. No site, há o canal “Pergunte ao Comprova”, e os boatos também
podem ser enviados por WhatsApp (11 97795 0022). Para acompanhar as verificações que serão
produzidas, basta acessar o site do projeto e as redes sociais (Twitter e
Facebook). Os 24 veículos membros da coalizão também replicarão as verificações
em seus canais. O expediente especial sobre o novo coronavírus conta com
patrocínio de Google News Initiative (GNI), Facebook Journalism Project, First
Draft News e WhatsApp e apoio da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
- Abertura dos conteúdos
O POVO liberou o acesso de não
assinantes a seus conteúdos exclusivos sobre o novo coronavírus. A iniciativa
de liberar a todo o público matérias que seriam destinadas apenas aos
assinantes é uma forma de disseminar ao máximo informações que possam
contribuir para a prevenção da pandemia.
- Festival online de música
Com mais de 20 atrações cearenses, O POVO, em parceria com a
VC Eventos, promove, entre os dias 28 e 30 de março, um festival de música gratuito
e online durante a quarentena resultante da pandemia do novo coronavírus. Os
shows serão transmitidos nas redes sociais dos artistas, com programação
especial também as redes sociais do O POVO. Com artistas como Waldonys,
Sargento Pimenta, Giselle Café e Aparecida Silvino, o evento ocorrerá durante
três dias. Os shows começam sempre às 18 horas de cada dia e seguem até às
21h30min.
- 2ª temporada do podcast
Recorte
Estreou a segunda temporada do
podcast Recorte para ampliar a cobertura durante a pandemia do novo
coronavírus. O produto está disponível nas principais plataformas sonoras, como
Spotify, Deezer, Spreaker e Apple Podcasts. O material será publicado de
segunda a sexta-feira, com participação de repórteres da Casa, para traçar
panorama sobre a Covid-19 e trazer os bastidores da notícia.
- Cartilha prática para
download
O POVO preparou uma cartilha
com dicas simples e rápidas sobre como se proteger da Covid-19. O leitor pode
baixar o arquivo em pfd , ter o guia em seu celular e compartilhar com parentes
e amigos.
- Newsletter
Além do envio de notícias
selecionadas para esportes, opinião e notícias em geral, O POVO passa a enviar,
todos os dias, um boletim informativo exclusivo sobre notícias acerca do
coronavírus. É possível assinar a newsletter
ao acessar opovo.com.br
- Vídeos explicativos
Os canais do O POVO nas redes
sociais estão informando, por meio de vídeos, posts e destaques, formas de
prevenir o vírus, assim como lidar no dia a dia para evitar a proliferação da
doença.
- Envio de notícias por
WhatsApp
Os leitores recebem, por meio
do WhatsApp, notícias relacionadas ao novo coronavírus.
- Vida&Arte
Em respeito às orientações
sobre a importância da população permanecer em casa e evitar aglomerações, o
caderno de cultura Vida & Arte deixa de publicar a agenda cultural da
Cidade, temporariamente. Todo o caderno está programado para opções para serem
feitas em casa, com dicas de literatura, filmes, séries e cursos.
- POP
Fortalecendo o conteúdo de
prevenção contra o coronavírus, o caderno POP foca em pautas sobre imóveis,
veículos e empregos voltadas para estratégias de enfrentamento do atual momento
e os conteúdos de entretenimento estimulam o consumo por e-commerce e dentro de
casa. Junto aos classificados O POVO,
agora, em tamanho standart.
- Conexão Nordeste Coronavírus
Como parte das ações da Rede
Nordeste, que reúne O POVO (CE), Jornal do Commercio (PE) e Correio (BA), os jornalistas dos três veículos
apresentam no Facebook, o Conexão Nordeste, programa ao vivo com os três
veículos da região. Com um formato interativo, o programa dura em média 30
minutos e é apresentados por jornalistas. Na edição da última quarta-feira, 18,
as pautas serão em torno do coronavírus. O Conexão Nordeste faz parte da Rede
Nordeste, formato que existe desde 2018 e visa o compartilhamento de
informações e conteúdos entre os grupos de comunicação. Com a integração, é
possível que os leitores tenham acesso a matérias apuradas sobre os estados
vizinhos. Os veículos repercutem os assuntos em uma perspectiva regional.
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