Alunos conectados em aula
remota, que ocorre desde o dia 18 de março com todos os cursos de graduação
presenciais neste período de quarentena.
Com a suspensão temporária das
aulas presenciais, como medida de proteção contra a proliferação no novo Coronavírus,
o Centro Universitário Ateneu deu início no dia 18 de março ao período chamado
Regime Remoto UniAteneu (R2U), cujo objetivo é manter a rotina de estudos dos
alunos com aulas remotas, de modo que não prejudique o plano de ensino das
disciplinas nem altere o calendário acadêmico deste semestre. As aulas remotas
estão amparadas pela portaria nº 343 do Ministério da Educação (MEC), de 17 de
março de 2020, que autoriza, por 30 dias, a substituição de disciplinas
presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e
comunicação em cursos que estão em andamento. E é por meio do Ambiente Virtual
de Aprendizagem (AVA) que alunos de todos os cursos de graduação tem absorvido
conteúdo das disciplinas, participado de fóruns e de atividades práticas com o
auxílio dos professores, nos mesmos dias e horários que as aulas acontecem
presencialmente, mantendo assim a rotina de estudos.
Na opinião do aluno do 6º
semestre do Curso de Enfermagem, Fernando de Sousa Chagas, as aulas remotas são
a melhor forma para se manter o que está previsto no calendário acadêmico.
“Para mim, as aulas estão no mesmo molde da sala de aula. Os professores ficam
à nossa disposição no mesmo horário da aula e tiram nossas dúvidas. Creio que
no momento em que estamos, as atividades remotas estão substituindo bem as
aulas presenciais”, afirmou o estudante. Já o acadêmico Thiago Lima Costa, que
está no 3ª semestre do Curso de Engenharia de Produção, as aulas estão
satisfatórias, pois estão sendo utilizados recursos de áudio e vídeo para
complementar o conteúdo repassado pelos professores. “A diferença da aula
presencial para a remota é só o quadro branco, que não tem. Se tivesse, estava
completo. Estou conseguindo acompanhar bem as aulas. Até agora, está tudo 100
%”, relatou o aluno.
“Devido a fatores externos que
afetaram a rotina dos alunos, a UniAteneu, preocupada com a nossa saúde e o
bem-estar, conseguiu de forma eficiente e eficaz driblar a situação e
disponibilizou para nós estudantes o Regime Remoto UniAteneu (R2U), que por
meio de plataforma online permite o acesso às aulas em qualquer horário, no
conforto das nossas casas, facilitando assim o contato entre aluno e professor
no esclarecimento de dúvidas”, disse a aluna Francisca Morgana Rodrigues, do 7º
semestre do Curso de Administração. Ela ressaltar ainda que as aulas com os
professores estão sendo “altamente produtivas”, além da participação e do
engajamento por parte dos alunos durante as aulas.
“Em tempos de pandemia, somos
chamados, novamente, a sermos ‘artesãos’ da aprendizagem, não só lecionando,
mas aprendendo. Como? Criando, se adaptando e sendo hábil em todos os
processos, como na produção do conteúdo, na escolha dos recursos tecnológicos,
na escolha da metodologia de ensino e no contato com o aluno. Para o aluno, o
desafio não foi diferente. Ele teve que romper com o hábito de ir até à
instituição e receber o conteúdo e agora foi necessário se adaptar ao uso de
determinadas tecnologias que não eram do seu hábito, assim como toda uma
preocupação em aprender e buscar compreender a preocupação mútua de conseguir
ter experiência semelhante ao que tinha anteriormente”, afirmou o professor
Cláudio Azevedo Peixoto Júnior, do Curso de Processos Gerenciais. Para ele,
protagonismo, resiliência e foco são as palavras do momento e é o que ele
deseja a todos os alunos que estão participando das aulas remotas enquanto dura
a quarentena.
Para a coordenadora dos cursos
de Administração, Logística e Processos Gerenciais, professora Mirele
Cavalcante, vivemos hoje um tempo de mudança de paradigmas. “Nós enquanto
instituição, estamos preocupados nesse momento em entregar um ensino com qualidade,
buscando inovações e ferramentas para que isso aconteça da melhor forma
possível. Estamos nos aperfeiçoando e buscando melhorias contínuas para o nosso
aluno. Enquanto gestora dos cursos os quais coordeno, tenho transmitido para a
minha equipe que esse momento também é propicio para nos conectarmos, estarmos
mais próximos uns dos outros e entender de perto o que o nosso cliente ‘aluno’
deseja”, afirmou a coordenadora.
A prof. Mirele Cavalcante
afirma ainda que o Centro Universitário Ateneu tem trabalhado fortemente para
identificar pontualmente a melhor metodologia e os recursos mais adequados para
potencializar o ensino-aprendizado do aluno. “Quanto ao papel do aluno, estes
estão tendo uma excelente oportunidade de desenvolver melhor algumas habilidades
e competências. No caso dos alunos dos cursos de gestão, acredito que estes
precisem ‘gostar’ de problemas, dificuldade, mudanças e inovações’. Além do
mais, conseguir vislumbrar oportunidades em um cenário difícil e alavancar os
pontos fortes de qualquer situação”, complementou. Ela espera que haja muito
desenvolvimento pessoal de todo o corpo discente e docente nesse momento em que
o Ceará, o Brasil e o mundo enfrentam os impactos causados pelo Covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário