Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Fevereiro 2020] Programa de Residência Médica em Pediatria da Unimed Fortaleza forma segunda turma


Dra Marina Cavalcante e Dra Laís Macambira


O programa de Residência Médica em Pediatria da Unimed Fortaleza formou, no último dia 17 de fevereiro, sua segunda turma. As duas médicas que concluíram a residência atuaram, por dois anos, no Hospital Unimed, sempre acompanhadas por uma supervisão médica e por seus preceptores, participando de plantões de Pediatria na Emergência do Hospital, fazendo encaminhamento de pacientes internados em enfermarias pediátricas, ambulatórios de puericultura e especialidades pediátricas, bem como participando de discussões científicas e atuando nas UTIs neonatal e pediátrica. A próxima turma, cujos residentes já foram aprovados na última seleção da ARES – Apoio às Residências em Saúde, iniciará as atividades ainda em 2020.

Iniciada em 2016, a residência pediátrica do Hospital Unimed tem sido muito bem avaliada. Uma das concludentes, Dra. Laís Macambira, contou que a experiência foi muito boa e que acredita que o programa deve crescer ainda mais nos próximos anos. “Foi uma residência que não ficou atrás das demais residências do Estado, pois conseguiu alcançar um bom objetivo e nos proporcionou rodízios diversificados e qualificados. Sempre digo que daqui há alguns anos, principalmente após a inauguração do Hospital Materno Infantil, essa residência da Unimed deve se tornar uma referência de Pediatria aqui no Estado e é muito bom saber que a gente está fazendo parte de algo que tem tudo para ser grande, pelo empenho mesmo de todos no hospital, desde a direção aos centros de estudos, de querer realmente que a residência médica cresça e se estabeleça”, conta Dra. Laís.

Já a outra concludente, Dra. Marina Cavalcante, ressalta o acolhimento da equipe e do Hospital como um dos diferenciais do programa. “Desde o início a instituição recebeu bem os residentes, que sempre tiveram o objetivo de crescer e de melhorar o serviço, tornando a experiência da residência mais tranquila e com a sensação de fazer parte de uma família”, relata Dra. Marina.

Com o objetivo de preparar o especialista para melhor acompanhar o crescimento e o desenvolvimento infantil, no programa de Residência Médica em Pediatria do Hospital Unimed, os residentes têm ainda a oportunidade de vivenciar a experiência também no IPREDE - Instituto Primeira Infância - e no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP). Contudo, o grande diferencial do programa é a estrutura encontrada no Hospital Unimed que contribui para oferecer a melhor formação médica e pediátrica.

Para a pediatra e integrante da Comissão de Residência Médica do Hospital, Dra. Graciela Josué, ter um programa de residência médica no Hospital é engrandecedor para todo o corpo clínico. “É muito importante ter esses novos profissionais no convívio diário, pois nós ensinamos, mas também aprendemos com eles”, disse.

A residência médica do Hospital Unimed é um projeto idealizado pela Universidade Corporativa que contou com o apoio e com o empenho do Dr. João Borges, diretor comercial, e do Dr. Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza. Atualmente, além da Residência Médica em Pediatria, o Hospital Unimed conta com a Residência em Clínica Médica.

Dra. Fernanda Colares, diretora geral do Hospital e pediatra, ressalta a importância da iniciativa para a sociedade e reforça a necessidade de constante atualização dos profissionais. “Nunca devemos deixar de estudar. A Medicina tem evoluído de forma muito rápida e, como médicos, é preciso que estejamos atentos aos avanços para melhor cuidar das pessoas”, reforçou.

Desde que foi criada a Residência Médica em Pediatria do Hospital Unimed já formou duas turmas, tendo contribuído para a formação de quatro profissionais. Inicialmente com dois anos de duração, as próximas turmas contarão com três anos de formação.

Nenhum comentário: