Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 21 de março de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO] RH inclui a tecnologia na seleção de novos talentos


Profª. Alexsandra de Matos

As tecnologias inovadoras estão cada vez mais presentes no cotidiano dos profissionais de Recursos Humanos (RH), atuando como minimizadores diante dos inúmeros desafios enfrentados em suas atividades. No contexto empresarial, este setor vem desenvolvendo estratégias e ações de recrutamento e seleção aliada aos avanços tecnológicos e inovações nos processos de triagem de currículos, uma das etapas mais demoradas do processo de recrutamento. Com isso, surge a pergunta: Quais os desafios que o profissional de recrutamento e seleção possui em sua carreira na era da tecnologia?

Para o RH se tornar intra-empreendedor estratégico, deve investir em tecnologia da informação para aliar as exigências de mercado aos valores organizacionais em seus novos projetos, o seu olhar crítico-analítico, o domínio das exigências da função e o autoconhecimento. Não se pode também deixar de destacar o recrutador, que pode utilizar-se de sua experiência passadas para agregar valor contínuo na gestão de dados.

Atualmente, as corporações utilizam sistemas informatizados específicos de RH, aplicativos como o People Analytics para captação talentos, para informar a vaga aberta e para a pré-seleção. Alguns até usam as ferramentas sociais, como o Linkedin, para tal tarefa, onde o processo se torna mais ágil. A atividade de pré-seleção aliada à inteligência artificial, seleciona as informações processadas, tanto técnicas como qualificatórias e comportamentais. Mas profissionais qualificados surgem para desempenhar esta função com mais perfeição.

Mas para que isso seja adequado às exigências empresarias, o analista recrutador deve parametrizar de forma inteligente quais as habilidades que deseja nos candidatos, alinhando os valores e objetivos da instituição às ações dos colaboradores que nela atuam. Assim, conclui-se que a utilização de recursos digitais permite aos profissionais realizarem seu trabalho de forma mais hábil, rápida e eficiente. Além disso, diminui o tempo de espera, que já é bem vantajoso.

Escolha o sistema que melhor te atende e vamos começar a entrar na era digital! Vamos utilizar sistemas tecnológicos a favor da pré-seleção de novos talentos. O setor de recrutamento e seleção agradece!

Referencias:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3 ed. Rev. Atual. Rio de janeiro: Elsevier, 2008.

FERREIRA, Paulo P. Administração de pessoas: 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, A. C. Administração de RH: Um enfoque profissional: São Paulo: Atlas,1994.

KATSURAYAMA, Marlise; SILVA, Samuel Reis; EUFRÁZIO, Washingthon Napoleão; Rita SOUSA, Suely Araújo de; BECKER, Ma. Alice d´Ávilla. Testes informatizados como auxílio na seleção em recursos humanos. Psicologia: Teoria e pratica. vol.14, nº2. São Paulo: 2012. Disponível em : < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872012000200012 >.


Conheça o Curso de Gestão de Recursos Humanos da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/



Profª. Ms. Alexsandra de Matos Gil
Professora do Curso de Gestão de Recursos Humanos da UniAteneu
Doutoranda em Ciências Sociais e mestre em Antropologia de Iberoamérica

Nenhum comentário: