Na ROIT, economia gerada com
trabalho home office passou de R$1 milhão
Foto: ROIT
Accountech faz balanço das
providências tomadas para o período de pandemia e projeta ampliar sua
produtividade
Na ROIT, previsão de economia
gerada com trabalho home office passa de R$1 milhão por ano.
Com os números sendo cada vez
mais positivos, método de trabalho será incorporado à rotina da empresa após
pandemia acabar.
A ROIT Consultoria e
Contabilidade, seguindo medidas e recomendações fitossanitárias por conta da
pandemia do novo coronavírus, mantém fechadas três de suas quatro unidades em
todo o Brasil. O trabalho de seus 175 colaboradores passou a ser realizado em
casa. Mas, ao contrário do que se costuma pensar, o home office não representou
queda na produtividade.
A accountech (soluções em
inteligência artificial para o segmento de contabilidade), que tem sede em
Curitiba e unidades em São Paulo e Brasília, está utilizando um software para
acompanhamento da produtividade dos colaboradores, que permite a cada um o
controle total de suas atividades. Não se trata de um instrumento de
fiscalização do trabalho realizado pelas equipes. Ao contrário, é uma
ferramenta para que os próprios funcionários possam melhor desempenhar suas
funções, conforme explica o sócio e CEO da ROIT, Lucas Ribeiro.
Segundo ele, cálculos apontam
para um total de até 100 mil horas trabalhadas a mais, por ano, com a atual
sistemática. “Mudamos a política de controle das atividades. Um software mostra
o tempo de produtividade e as próprias pessoas se monitoram. Então todos
conseguem saber quanto tempo estão produzindo e em quais atividades. A
produtividade aumentou, em média 2 horas por dia, por pessoa. Não há tantas
interrupções e as reuniões online têm sido mais eficazes e objetivas”, explica
Lucas Ribeiro.
OUTRAS MEDIDAS E ECONOMIAS
O CEO da accountech acrescenta
ainda outras medidas foram tomadas, para que o home office seja realizado com
eficiência pelas equipes. A ROIT paga uma ajuda de custo de R$ 170,00 e cedeu
mesas e computadores para os colaboradores, de modo a dotar a casa dos
funcionários com infraestrutura adequada, com conforto e ergonomia.
Para manter estreito o
relacionamento com o mercado, a ROIT tem promovido debates virtuais, em tempo
real – as famosas “lives”. São encontros diários, sempre às 17h, em que
integrantes da accountech e convidados trocam experiências e análises sobre
diversos temas relacionados à área contábil e fiscal. “As lives têm atraído um
público espetacular. Para se ter uma ideia, nosso canal no Youtube contava com
300 inscritos; hoje já são mais de 3 mil”, ilustra Lucas Ribeiro.
O sócio-diretor ressalta que
todas essas providências foram tomadas logo no início da crise da pandemia.
Isso permitiu com que a empresa enfrentasse melhor as dificuldades, que
atingiram todas as atividades econômicas. Dessa forma, foi possível à ROIT
estabelecer metas de crescimento para curto e médio prazos.
Além disso, a ROIT criou três
encontros online semanais com 100% dos colaboradores: nas segundas-feiras toda
a empresa tem a pipocada online, nas quartas o cappuccino ROIT e nas
sextas-feiras, é dia de cerveja. Tudo fornecido pela empresa. Mesmo com esses
benefícios novos, a empresa estima uma economia anual superior a R$1 milhão,
graças a redução de custos com duas estruturas físicas, que somavam quase
3.000m².
MAIS INFORMAÇÕES
Sobre a ROIT: https://roit.ai/
Nenhum comentário:
Postar um comentário