Com lançamento marcado para o
próximo dia 20 de julho, a segunda fase da campanha Compre do Ceará motiva o
engajamento de toda a sociedade na valorização dos
produtos e serviços do
Estado
Sob o slogan “Movimente a
Economia. Compre do Ceará, Compre da sua Gente”, o setor produtivo do Estado se
unifica na iniciativa de motivar consumidores e toda a sociedade para, no ato
da compra, preferir produtos e serviços das empresas locais. A campanha agrega instituições
representativas de todos os setores produtivos:
Indústria, Comércio, Turismo, Serviços, setor Agrícola e de Transportes,
pequenos e médios empresários (FIEC, FECOMÉRCIO, SEBRAE e FAEC FETRANS).
Com o propósito de
sensibilizar consumidores a priorizar a escolha por produtos feitos no Ceará, a
campanha objetiva o apoio às empresas locais, abertura de novos negócios, além
da manutenção e geração de empregos e o fortalecimento da economia, por meio do
consumo consciente, valorizando o que é produzido, vendido e transportado
dentro do Ceará. Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa e
Desenvolvimento do Ceará (IPDC), com base na Relação Anual de Informações
Sociais (RAIS) e no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de
2018, mostra a existência aproximada de 1,5 milhão de empregos formais no
Estado.
As atividades produtivas que
aderiram à Campanha Compre do Ceará são responsáveis pelos indicadores
macroeconômicos do Estado. De acordo com o IPECE, o setor de Serviços detém a
taxa de 77,18% do PIB cearense, englobando 13 atividades, sendo Comércio e
Transportes as de maior volume. A Indústria corresponde a 17,06% e o setor
primário de Agropecuária a 5,76%.
A retomada gradual e responsável das
atividades econômicas é um papel a ser exercido por todos os cearenses,
empreendedores e consumidores. A conscientização do papel de cada um, contribui
para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva e, consequentemente, para o
crescimento do Ceará.
Segunda fase
A primeira fase da Campanha
Compre do Ceará destacou o potencial das cadeias produtivas cearenses e
mobilizou as lideranças empresariais. Em julho, inicia-se a segunda etapa, que
tem como público direto o consumidor final, despertando valores como:
cearensidade, regionalidade e empatia.
Entre as ações de maior
alcance estão a identificação de lojas que aderiram à campanha com o uso da
logomarca em seus pontos de venda; divulgação de vídeos em apoio e
reconhecimento aos empreendimentos instalados no Ceará, com transmissão pelos
principais canais de imprensa; Também será lançado um site específico para
destacar empresas que atuam em diversos segmentos da economia do Estado,
mostrando como estão se recriando nesse momento de retomada.
A mensagem do Compre do Ceará
estará ainda nos ambientes de grande movimentação de pessoas na cidade. Assim,
10 ônibus circularão com anúncios da campanha, incluindo tophands, painéis
poderão ser vistos nos corredores dos metrôs e cartazes estarão presentes em
cinco terminais rodoviários. A campanha contempla, ainda, mobiliário urbano,
como 50 inserções nas laterais de abrigo e relógios, cinco outdoors, veiculação
na TV, nos meses de julho e agosto, em todo o Ceará, dentre outras ações de
cobertura.
Ao mesmo tempo, as mídias
digitais estarão direcionando as publicações online para os potenciais
compradores dos produtos feitos no Estado. No Instagram das instituições (Fiec,
Fecomércio, Sebrae, Fetrans e FAEC) será disponibilizado, gratuitamente, o filtro
Compre do Ceará para engajar a audiência na ação, que será identificada pelas
tags #CompreDoCeará #MadeInCeará #FortaleçaAEconomia. A cada semana, vídeos que
destacam hábitos, linguagens e comportamentos tipicamente cearenses, de forma
lúdica, mostram o que acontece quando se opta por produtos locais e a extensão
de todos os benefícios para milhares de cearenses.
Artistas em apoio:
A abordagem da campanha
recorre ao humor para despertar a identificação do público. A linguagem
valoriza as expressões regionais, os costumes, assim como as relações de
consumo específicas do Ceará. Para isso, atores e humoristas darão visibilidade
à Campanha ao apresentar a iniciativa e aos seus fãs e incentivar a
participação. Adamastor Pitaco, Falcão, Alex Nogueira, a atriz Solange
Teixeira, o ator Carri Costa e o cantor Fagner são alguns dos artistas que
demonstram apoio às empresas cearenses.
Site Compre do Ceará:
Todo o conteúdo publicitário e
informativo gerado pela Campanha poderá ser acessado no site especial da
Campanha. Na página compredoceara.com.br estão publicados os vídeos sobre a
trajetória das empresas e as notícias que registram como os grandes, os médios,
os micro e os pequenos empreendedores construíram seus negócios.
Além da importância econômica,
é destacada a responsabilidade social das empresas durante a pandemia, ao
apoiar os profissionais de Saúde e contribuir com programas de assistência e
segurança alimentar para a população vulnerável do Estado.
No entretenimento, a
identidade regional está presente com o dicionário de expressões divertidas do
“cearensês”. Toda a identidade visual e peças da campanha estão disponíveis
para download. Empresas, sindicatos e demais organizações que apoiam a economia
do Estado podem utilizar a logomarca em camisas, cartazes e peças de
sinalização em seus estabelecimentos.
Maurício Filizola, presidente
Fecomércio:
Atualmente, a Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará faz a representação
sindical de mais de 150 mil empresas do setor, vinculadas a 34 sindicatos, e
está presente nos 184 municípios do Estado. “Representamos o setor de comércio
e serviços, que gera cerca de 760 mil empregos e é responsável por mais de 75%
do PIB do Estado. Essa pandemia nos convida ao desafio! Cabe a nós ajustarmos
projetos, pensarmos de forma diferente e percebermos o nosso papel e a nossa
missão diante disso tudo”.
Ricardo Cavalcante, presidente
FIEC:
O Sistema FIEC é formado pelo
SESI, SENAI e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e está presente em Fortaleza e em
municípios da Região Metropolitana, Região Norte, Vale do Jaguaribe e Cariri.
Tem em sua base 40 sindicatos industriais. O setor industrial cearense possui
mais de 13 mil indústrias instaladas, o que gera quase 300 mil empregos em
nosso Estado. "Nesse processo de retomada gradual das atividades
econômicas, a FIEC entende ser fundamental valorizar ainda mais nossos produtos
e serviços locais. Assim, toda a cadeia
cearense sai ganhando e fazemos nossa economia se recuperar em menor tempo, garantindo
ainda, a manutenção dos empregos. Daí a
relevância da campanha Compre
do Ceará".
Joaquim Cartaxo,
Superintendente do Sebrae/CE:
O Sebrae Ceará conta com uma
Rede de Atendimento distribuída em Fortaleza, e em 12 Escritórios Regionais:
Região Metropolitana, Maciço do Baturité, Ibiapaba, Crateús, Centro Sul,
Jaguaribe, Sertão Central, Norte, Cariri, Itapipoca e Litoral Leste. Atua com o
objetivo de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos
pequenos negócios, que respondem por mais de 90% das empresas formalizadas no
Estado. “A pandemia impactou fortemente os pequenos negócios, por isso o Sebrae
intensificou ainda mais o trabalho de articulação e implementação de projetos e
ações visando ajudar os microempreendedores individuais, microempresas e
empresas de pequeno porte a enfrentar e vencer esta crise”.
Sobre a FETRANS:
A Federação das Empresas de
Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS) é uma
instituição privada, sem fins lucrativos, que congrega nove sindicatos nos
setores de transporte urbano, interurbano, de fretamento e turismo. A FETRANS
contribui para o desenvolvimento da mobilidade e para os avanços nas políticas
de transporte nos três estados em que atua, mantendo relações institucionais
com outras organizações privadas e também com o setor público.
O transporte é essencial para
o desempenho das demais atividades econômicas, viabilizando o fluxo de pessoas
para atividades de trabalho, consumo e lazer. Somente na Região Metropolitana
de Fortaleza, onde o transporte coletivo urbano e metropolitano de passageiros
se configura como espinha dorsal da mobilidade, o setor movimenta cerca 800
milhões de reais, anualmente, contribuindo com mais de 3% do PIB estadual e
gerando mais de 8 mil postos de trabalho diretos, transportando mais de 200
milhões de passageiros por ano, com uma frota superior a 2 mil veículos, com
base no ano de 2019.
Além da força política com
atuação direta na tomada de decisões sobre o transporte no país, a Federação
atua fortalecendo o setor através de outras frentes. O trabalho da FETRANS é
também de profissionalizar e dar qualidade de vida ao trabalhador do transporte
por meio do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de
Aprendizagem do Transporte); de resgatar a história do transporte com o Centro
Cultural aberto à população para pesquisas e consultas; e ainda de atuar em
defesa do meio ambiente, através do Programa Ambiental do Transporte -
Despoluir, promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e
coordenado regionalmente pela FETRANS.
Flávio Saboya, Presidente
FAEC:
.A Federação da Agricultura e
Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) é uma entidade sindical constituída por 40
Sindicatos e cerca de 400 mil produtores em diversas cadeias produtivas. Atua
para fins de estudos, coordenação, defesa e representação da categoria
econômica dos ramos da agricultura, da pecuária, do extrativismo rural, da
pesca, da silvicultura e da agroindústria. Segundo levantamento feito pela
FAEC, os números na geração de empregos somam mais de 1 milhäo de postos de
trabalho formal no Estado, incluindo a agricultura familiar. Fruticultura,
floricultura, leite, pescados, mel e carnaúba representam cerca de 20% das
exportações totais do Estado nos últimos anos. Castanha de caju, cera de
carnaúba, frutas, lagostas e couros e peles foram o 3º, 4º 5º, 6º 7º produtos
mais exportados do Ceará, em 2019.
O Presidente da FAEC, Flavio
Saboya, disse ser muito importante a campanha Compre do Ceařá, lancada pelo
Sistema S: " ela vem no momento certo, visando apoiar e alavancar as
vendas dos nossos produtos. " Saboya informou que já comunicou aos
presidentes de Sindicatos Rurais e solicitou engajamento e divulgação na
campanha. Durante esse período da pandemia do Covid-19, a FAEC, através do
SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
continuou a oferecer assistência técnica e gerencial a vários produtores
rurais para que as atividades não sofressem solução de continuidade, incluindo
orientações de medidas de combate ao vírus, e distribuição de máscaras e álcool
gel.
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