Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 15 de julho de 2020

JULHO] Altas temperaturas aumentam em até 30% o risco de doenças vasculares


O calor é responsável por causar vasodilatação, ou seja, a dilatação dos vasos sanguíneos, com uma sobrecarga nas veias dos membros inferiores. Isto piora os casos de doenças venosas e desencadeiam quadros em pacientes com pré-disposição. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, o aumento destes casos em épocas de altas temperaturas, comuns no verão, chegam até 30%.

O sintomas podem variar entre sentir edemas, dores nas pernas, cansaço, peso, câimbra, ressecamento da pele e coceira, todos intensificadas pelo calor. De acordo com o cirurgião vascular e vice-presidente da SBACV-CE (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional Ceará) Renato Callado, a prevenção dos sintomas deve ser feita através de um estilo de vida saudável, obtido com a prática de atividades físicas regulares, alimentação, ingestão de líquidos equilibrada e controle do peso, além de medidas como o uso de meia elástica e medicamentos que devem ser orientados pelo cirurgião vascular.

Comorbidades já existentes também podem agravar quadros de doenças vasculares neste período. A probabilidade se torna ainda maior para quem já possui colesterol alto, diabetes, hipertensão ou obesidade. Por isso a necessidade de consultar um especialista, caso apresente algum tipo de inchaço, pois apesar de não parecer grave pode representar doenças como varizes, trombose ou edema linfático.

Nenhum comentário: