O Boticário fica “invisível”
no Instagram para alertar sobre o risco de desaparecimento das florestas
Neste dia 17 de julho, data em
que é comemorado o Dia de Proteção às Florestas, o perfil de O Boticário no
Instagram amanhecerá vazio para impactar e alertar seus mais de 8 milhões de
seguidores sobre o risco de desaparecimento das florestas. O objetivo da ação é
conscientizar a audiência sobre a importância de proteger essas áreas, que
cobrem 58% do território nacional e têm no desmatamento a sua maior ameaça.
O único post encontrado por
quem acessar o perfil da marca trará um pequeno trecho de floresta. “A sensação
de ‘vazio’ e ‘perda’ que geramos com a ação é uma provocação: nossas florestas,
que garantem inúmeros benefícios sociais e econômicos, podem sumir de uma hora
para outra”, explica a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu
Nunes, ressaltando que a causa do meio ambiente é abraçada pela empresa há 30
anos, quando foi criada a Fundação.
Salto Morato e Figueira
– A Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba (PR), é uma área com 2.253
hectares de Mata Atlântica protegida e mantida pela Fundação Grupo Boticário.
Fotos: José Paiva
Florestas
Dados do Relatório de
Avaliação Global dos Recursos Florestais de 2020 da Organização das Nações
Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), apontam que 12% das florestas do
mundo estão no Brasil, totalizando 497 milhões de hectares. Somente em 2019, de
acordo com o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, do MapBiomas, cerca de
1,2 milhão de hectares foram desmatados em todos os biomas. Mais de 60% estão
relacionados à Amazônia (770 mil hectares), seguido pelo Cerrado (408,6 mil),
Pantanal (16,5 mil), Caatinga (12,1 mil) e Mata Atlântica (10,6 mil).
Considerando apenas as áreas
com vegetação nativa, a economia das florestas gerou, em 2018, 11.638 empregos
formais no Brasil. Em 2017, produtos coletados sem a necessidade de derrubada
de árvores movimentaram R$ 1,3 bilhão. Os dados são do Serviço Florestal
Brasileiro (SFB). “Diante deste contexto, o Grupo Boticário almeja que sociedade,
empresas e órgãos públicos entendam a importância das florestas em pé e
defendam a sua conservação em todo o País. Além do âmbito econômico, elas
minimizam o impacto de gases de efeito estufa, estocam carbono, oferecem
serviços ambientais e garantem maior resiliência e mais saúde para a população.
Pessoas e negócios vivem mais e melhor com florestas conservadas”, afirma Malu.
Vista Tombador – A Reserva
Natural Serra do Tombador, em Cavalcante (GO), é uma área com cerca de 9 mil
hectares de Cerrado protegida e mantida pela Fundação Grupo Boticário.
Foto: José Paiva
Impacto
As pessoas impactadas pela
ação serão conduzidas à página da Fundação Grupo Boticário, onde compreenderão
mais e melhor a relevância do trabalho conduzido pela instituição – uma
história que reflete a causa ambiental abraçada pelo Grupo Boticário como um
todo. A iniciativa foi construída em parceria com a Fundação e a agência
W3Haus, responsável pelos canais digitais da Fundação e O Boticário. “Esse
projeto de conteúdo traz como aprendizado o papel que a discussão em prol da
proteção da natureza pode ter no meio digital, aproximando as conversas sobre o
meio ambiente de uma forma contemporânea”, destaca o diretor de criação da
W3Haus, Andrey Dutra.
Com três décadas de atuação a
favor da proteção do meio ambiente, a Fundação Grupo Boticário é uma das
principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza
brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja
priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem
diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios
ambientais, sociais e econômicos. Protege duas áreas de Mata Atlântica e
Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o
equivalente a 70 Parques do Ibirapuera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário