Enviado digitalmente a
clientes e parceiros da agência, o boletim foi lançado em março deste ano
quando a pandemia chegou ao Ceará e destaca diariamente informações locais,
nacionais e mundiais
A pandemia da Covid-19 alterou
de maneira drástica as rotinas pessoais e profissionais, afetando pessoas e de
empresas em todo o mundo. No Brasil e com o Jornalismo não foi diferente. Em
meados de março, os primeiros casos começaram a aparecer no país e alguns
Estados, como o Ceará, partiram para as medidas de isolamento social. Com muita
gente dentro de casa, empresas paradas e hospitais em ritmo frenético, a
necessidade por informação de qualidade, especialmente sobre a pandemia do novo
coronavírus, ampliou-se e ganhou corpo na sociedade.
Em paralelo, as redações dos
veículos de comunicação tiveram que operar com muitos jornalistas em home
office, as notícias falsas ganharam impulsionamento nas redes sociais e as
pessoas passaram a ser bombardeadas diariamente com uma quantidade enorme de
informações. Com isso, as empresas precisaram se adaptar a novos modelos de
negócio e estar atentas à sua comunicação com os diversos públicos.
Impulsionada pela tecnologia
digital, a rotina de produção jornalística vem agregando o conceito de
curadoria, que ficou mais forte e necessário neste cenário de crise. Neste
processo, o texto informativo é construído a partir de dados e declarações de
outros canais, sempre preservando os critérios jornalísticos na seleção das
informações e na construção do texto, como a indicação da referência às fontes
consultadas.
Com este foco, a AD2M
Engenharia de Comunicação, com sede em Fortaleza (CE), criou o Cenário
Covid-19, um produto de curadoria de notícias, com o panorama informativo do
dia, focado no Ceará, incluindo principais assuntos e manchetes do Brasil e do
mundo; textos exclusivos de análise da crise; notícias locais; checagem e
esclarecimento sobre notícias falsas e divulgação de dados oficiais sobre a
pandemia. O boletim chegou à 100ª edição ininterrupta, desde o dia 23 de março,
sendo distribuído diariamente pelo WhatsApp, disponibilizado para leitura
também na plataforma Issuu e divulgado no Instagram e no Facebook. É a união
entre o Jornalismo de qualidade e a Comunicação Corporativa exercida com
responsabilidade e cidadania.
“A AD2M, atenta à tendência de
mercado de gerar conteúdo de qualidade, inovou com o Cenário Covid-19 enquanto
produto e estratégia, trazendo a seus clientes e parceiros, diariamente, um conteúdo
de qualidade, inteligente e informativo. Queremos contribuir, enquanto
jornalistas e cidadãos, no combate à difusão da desinformação e somarmos forças
aos colegas que, nas redações, têm feito um importante trabalho em favor da
informação correta e confiável”, destaca o diretor Mauro Costa.
São seções do Cenário Covid-19
os Panoramas Ceará, Brasil e Mundo, com os principais assuntos locais,
nacionais e mundiais na data; o editorial; o combate às fake news; as manchetes
do dia, e o Acontece, destacando notícias dos clientes e parceiros da agência,
especialmente campanhas de doações e novas estratégias de negócios. Todos os
dias também o boletim traz a evolução da pandemia com os números de casos e de
mortes no Ceará e no Brasil, total de pessoas recuperadas no mundo e quadros
com conteúdo diverso – dicas de saúde, pesquisas sobre vacinas, estudos sobre o
novo coronavírus, etc.
“Sabemos que a internet
ampliou o acesso a diferentes fontes de informações mas, ao mesmo tempo, gerou
uma proliferação de notícias falsas e também um volume muito grande de dados
que, em tempos como o que vivemos, acabam angustiando as pessoas ao invés de
informá-las bem. O Cenário Covid-19 é um serviço de inteligência da AD2M, sem
fins lucrativos, movido pelo interesse público de propagar a informação de
qualidade. Diante do feedback que estamos recebendo, ele vem promovendo o
alívio do público frente ao fenômeno da obesidade informacional provocada pelo
excesso de informações atual”, comenta Djane Nogueira, diretora da AD2M.
O trabalho desenvolvido está
pautado na busca por fontes oficiais com credibilidade reconhecida. Além deste
pré-requisito básico, o Cenário Covid-19 traz a devida identificação das fontes
das notícias e links para conteúdos originais, reconhecendo e valorizando,
assim, os veículos de comunicação e os especialistas que produziram aquela
informação. Tudo isso vem embalado em uma forma prática de se ler. "A
concepção visual do produto está alinhada com o consumo de informação via
Whatsapp, que permite navegar e dar zoom nas páginas facilmente com os dedos,
abrindo novas dimensões que o impresso e a leitura tradicional em tela não
oferecem", explica Apolônio Aguiar, diretor da AD2M. Assim fica fácil ler
com rapidez e examinar os gráficos e quadros que enriquecem o boletim.
A AD2M, com 24 anos de
mercado, potencializou seus recursos e envolveu boa parte de sua equipe de
jornalistas e designers na elaboração dos quadros, produção do conteúdo,
checagem de informações, revisão e distribuição do boletim. A novidade foi bem
recebida pelo público, que se inscreve para receber o Cenário Covid-19 e
costuma repassá-lo para grupos de sua afinidade.
Entre os feedbacks recebidos,
o empresário Edmilson Pinheiro destaca: “Minha atualização diária sobre a
Covid-19 é feita através do Cenário, pois são informações compiladas dos
acontecimentos diários de maneira muito precisa, imparcial e abordadas de forma
bastante leve”. A executiva da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Clivânia
Teixeira, também acompanha o conteúdo da AD2M. “Parabéns pelos alertas lúcidos,
dados persistentes e consistentes dos relatórios diários do Cenário Covid-19”,
parabeniza.
Sobre AD2M
A AD2M Engenharia de
Comunicação atua desde 1996 no mercado de comunicação, desenvolvendo um amplo
portfólio, mantendo uma forte rede de relacionamentos e com uma equipe
altamente qualificada. Com expertise na área de Relações com a Mídia, através
de atividades de assessoria de imprensa, consultoria em comunicação,
publicações especializadas e treinamento de porta-vozes (Media Training), a
AD2M agrega também outras esferas, prezando pelo desenvolvimento da comunicação
de forma ampla e integrando os serviços de forma estratégica.
Sobre curadoria de notícias
Diante do excesso de
informações e da profusão de fake news, a curadoria digital do jornalismo vem
para organizar a enorme quantidade de dados, gerenciar os conteúdos e
reorganizá-los segundo critérios jornalísticos de seleção das informações e de
construção do texto, devidamente incluindo as referências às fontes consultadas
e, preferencialmente, também os links para o conteúdo original. Neste processo,
verifica-se, interpreta-se e emprega-se sentido a textos, áudios e imagens
produzidos pelo público e por fontes oficiais.
Sobre obesidade informacional
O excesso de conteúdos
disponíveis hoje gerou o conceito de obesidade informacional: o acúmulo de
informações que nunca poderá ser absorvido dada sua quantidade e sua rapidez de
atualização. Dentre os perigos da obesidade informacional estão a difícil
escolha de qual melhor conteúdo absorver e a falta de conteúdo relevante, que
indique soluções inteligentes. Ambos geram perda de uma grande quantidade de
tempo. Uma das saídas para evitar a obesidade informacional é direcionar a
procura para sites confiáveis e que tenham um conteúdo rico sobre o assunto.
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